Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vulcão na Islandia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 18/4/2010 8:23

mais um, no meu caso, os putos ficaram em terra antes da partida. Mas se tivesse sido ao contrário, se estivessem "do lado de lá", sim, estariam a ser alojados pela companhia aérea.

Ao anularem o voo, permitem-te receber o reembolso se preferires. Se preferires o reembolso, claro que deixam de te pagar os extras. Se não, sim, faz sentido que paguem até te fazerem chegar ao destino. E haverá certamente exemplos pontuais de voos que se "atrasam" durante dias até arranjos nos próprios aviões serem feitos.

De qualquer modo, os prejuizos são espantosos mesmo não incluindo esses custos. São as pessoas e as mercadorias que não chegam aos destinos e são os custos das empresas estarem imobilizadas sem que por isso os custos se reduzam.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por mais_um » 18/4/2010 2:02

Pata-Hari Escreveu:mais_um, não viste o telejornal? quem está a alojar os passageiros (e a alimentar), que estão presos cá, são as companhias aereas.


Pata,


Presumo que os passageiros que foram apanhados nos aeroportos e os voos cancelados, que as companhias aereas tenham a obrigação de assegurar alimentação e dormida conforme está estipulado nos direitos dos passageiros de transporte aereo mas não me parece que se o voo for cancelado com alguma antecedencia (não sei o que é considerado razoavel) os passageiros tenham alojamento e alimentação pagas pelas companhias, por exemplo se tu és informada na sexta que o teu voo de domingo está cancelado não sei se a companhia aerea paga o teu alojamento e alimentação. Se por hipotese os voos ficarem cancelados durante uma semana ou duas ou mesmo 1 mês, ficas a viver à conta da companhia aerea? Se estiveres onde vives, vais dormir e comer fora até o problema estar resolvido?

Deixo aqui o aviso da BA:

Following further information from the Met Office about the path of the volcanic ash affecting UK airspace and airlines, there will continue to be severe disruption to our schedule.

All British Airways flights to and from London airports are cancelled on Saturday 17 and Sunday 18 April.

Please do not go to the airport if your flight is cancelled, check the status of your flight. Check-in on ba.com is currently suspended.

If your flight is operated by another airline, please contact the operating carrier for information. We regret that we are unable to currently display accurate information for other carriers.

You are advised to check the status of your flight before leaving for the airport.

> Check the status of your flight

We are keeping our flying schedule under constant review and will aim to give you as much notice as possible once we receive more information from NATS.

If you are booked to travel on a cancelled flight you can choose one of the options set out immediately below.

If you wish to travel to your original destination, you may re-book on another British Airways or BA franchise flight at your convenience, subject to availability.

The change in booking must take place no later than three weeks after the original flight.
Travel must be completed within ticket validity or within three months from the original flight, whichever is longer.
Other flights in the same booking, if applicable, can be re-booked at the same time, and no extra fare is payable.
If you wish to travel to a different destination, you can contact our call centre and rebook to an alternative destination.

The change in booking must take place no later than three weeks after the original flight.
The alternative destination must be in the same country or a destination close by in a neighbouring country e.g. Lyon and Geneva.
Onward travel from the alternative destination is at the customers own expense.
You may instead claim a refund for the unflown flights in your booking.

The refund will be credited to the original form of payment.




How do I change or cancel and refund my booking ?
If you made your booking with a travel agent you should contact them directly to make any changes.

If you made your booking on ba.com or through a BA call centre you may be able to change your booking online using Manage My Booking.

> Manage My Booking


Due to the exceptionally high level of calls to our call centres you are encouraged to try and change your booking yourself online before calling us. Please note that we cannot service change requests sent to us via email.

You can call us -

In the UK: 0800 727 800

In the US: 1 800 247 9297 (1 800 AIRWAYS)

> Contact details for other British Airways offices

We apologise for any delay in handling your queries in our call centres and regret the inconvenience caused by these circumstances out of our control. We have extended our call centre opening hours to manage the extra call volumes.
http://www.britishairways.com/travel/fl ... faqid=4002


De qualquer modo parece-me que as companhias aereas tem estas situações ao abrigo de seguros.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por mcarvalho » 17/4/2010 23:14

Nuvem vulcânica já causou mais prejuízos que os ataques do 11 de Setembro
22h46m
A nuvem de cinza que resultou da erupção vulcânica na Islândia continuou hoje, sábado, a perturbar o tráfego aéreo em toda a Europa, levando ao cancelamento de cerca de 17 mil voos, divulgou a Organização da Aviação Civil Internacional.

Segundo estimativas da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), os prejuízos causados ao tráfego aéreo mundial pela nuvem de cinza vulcânica ultrapassam os que foram causados pelos atentados de 11 de Setembro.

Os 16 aeroportos da Alemanha continuam fechados e o espaço aéreo deste país vai manter-se encerrado até às 13 horas de domingo. A Lufthansa anulou todos os seus voos a nível mundial até às 11 horas de domingo.

O espaço aéreo da Letónia, da Lituânia e da Estónia também está fechado e o tráfego aéreo suspenso na Letónia e na Estónia até às 2 horas de domingo.

Na Bielorrússia foram cancelados vários voos e outros partiram com atraso de Minsk enquanto na Rússia o espaço aéreo mantém-se aberto mas os voos para o norte e ocidente foram cancelados e na Roménia o espaço aéreo foi totalmente encerrado a partir das 17 horas.

A Bulgária encerrou o espaço aéreo a partir das 20 horas, a Hungria mantém o seu encerrado até às 09:00 de domingo, a Polónia tem o espaço aéreo fechado até nova ordem e a Croácia teve o seu espaço aéreo encerrado desde as 2:00.

A Bélgica e a Dinamarca têm o espaço aéreo fechado até às 5 horas de domingo.

Em Espanha foram encerrados sete aeroportos durante a tarde mas que já reabriram e a companhia aérea Ibéria cancelou todos os voos europeus, com excepção dos que tinham como destino Portugal, o sul de Itália, a Grécia e a Turquia.

Portugal cancelou desde quinta feira 849 voos.

A Finlândia anulou os voos até às 11 horas de domingo. Em França os aeroportos parisienses vão estar encerrados até segunda feira de manhã.

O Reino Unido manteve hoje o seu espaço aéreo fechado, que assim permanecerá pelo menos até às 5 horas de domingo.

O espaço aéreo irlandês vai manter-se encerrado até às 11 horas de domingo e a companhia aérea Ryanair cancelou todos os seus voos para a Europa do Norte e países bálticos até pelo menos às 11 horas de domingo.

Os aeroportos da Islândia mantém-se abertos dependendo da direcção que a nuvem de cinza vulcânica toma em função do vento que se faz sentir.

No norte de Itália está encerrado o espaço aéreo até às 5 horas de segunda-feira

A companhia escandinava SAS cancelou todos os seus voos previstos para o fim-de-semana, com excepção dos voos internos para norte da Noruega, totalizando já um total de 630 cancelamentos.

As nuvens de cinzas que assolam o norte da Europa foram provocadas pela erupção, na quarta feira de manhã, de um vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, no Sul da Islândia.

Por todo o mundo foram cancelados vários voos com destino ao Norte e Centro da Europa devido a preocupações de segurança.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Lion_Heart » 17/4/2010 23:02

Não sei se existe algum tipo de seguro para estas situações, mas pode existir.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por MERCW125 » 17/4/2010 22:55

Já cai cinza na Gra-bretanha. Isto está lindo está.
Nem imagino quais serão as consequências disto se o vulcão não acalmar, e se continuar assim masi de 15 dias, quais os efeitos nas empresas aéreas??
Ainda vamos ver aéreas a cotar nos centimozitos????
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1003
Registado: 14/3/2009 21:36
Localização: 15

por mcarvalho » 17/4/2010 22:37

Vê um cisco no olho do vizinho mas não vê a trave que tem na frente e bate lá com a cabeça :(
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Pata-Hari » 17/4/2010 22:21

mais_um, não viste o telejornal? quem está a alojar os passageiros (e a alimentar), que estão presos cá, são as companhias aereas.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por mais_um » 17/4/2010 22:11

Pata-Hari Escreveu:Bem, para já isto é um pesadelo para as companhias aereas (o warren Buffett é que costuma ter essa máxima como regra: nunca investir nas companhias aereas): estão a suportar os custos de alojamento de milhões de pessoas espalhadas pela Europa...


Os direitos dos passageiros que ficaram em terra


A Comissão Europeia alertou que os passageiros, com voos afectados pela nuvem de cinzas proveniente da Islândia, têm "direitos básicos" como o reembolso do bilhete ou a marcação de uma nova rota.

"A maior parte dos direitos dos passageiros previstos na regulamentação europeia aplica-se neste caso", explicou a porta-voz dos Transportes.

Helen Kearns acrescentou que, dado que as circunstâncias são excepcionais e as perturbações não podem ser imputadas à companhia aérea, não há lugar a qualquer indemnização monetária.

Os passageiros afectados têm, assim, direito a "receber informações das companhias aéreas", por exemplo sobre os seus próprios direitos ou sobre a situação em matéria de cancelamentos e atrasos nos voos.

As pessoas têm também direito a bens básicos como bebidas, refeições e alojamento.

Finalmente, os passageiros podem escolher entre ser reembolsados do bilhete de avião ou ser reencaminhados para o destino final através de uma outra rota.

As nuvens de cinzas de um vulcão em erupção na Islândia obrigaram, desde quinta-feira, ao encerramento de uma parte importante do espaço aéreo e aeroportos europeus, deixando dezenas de milhar de passageiros em terra.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/I ... id=1545464


Com efeito, os passageiros de um voo cancelado prevenidos com pouca antecedência têm direito a uma indemnização, mesmo quando são reencaminhados pela companhia aérea para outro voo, desde que percam três horas ou mais em relação à duração inicialmente prevista. Não há justificação para que os passageiros de voos atrasados, quando chegam ao seu destino final três horas ou mais após a hora de chegada inicialmente prevista, sejam tratados de maneira diferente.

Por último, o Tribunal de Justiça observa que tal atraso não confere direito a uma indemnização, se a transportadora aérea puder provar que o atraso se ficou a dever a circunstâncias extraordinárias que escapam ao seu controlo efectivo e que não poderiam ter sido evitadas mesmo que tivessem sido tomadas todas as medidas razoáveis. A este respeito, o Tribunal de Justiça recorda que um problema técnico numa aeronave não pode ser considerado uma circunstância extraordinária, salvo se esse problema decorrer de eventos que, pela sua natureza ou a sua origem, não sejam inerentes ao exercício normal da actividade da companhia aérea e escapem ao seu controlo efectivo.”

Mas nada melhor que ler o acordão na totalidade para perceber a extensão do mesmo. Consulte o acordão aqui:
http://curia.europa.eu/jcms/upload/docs ... 0102pt.pdf



Parece-me que neste caso as companhias aereas apenas tem que devolver o dinheiro dos bilhetes e nada mais.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por mcarvalho » 17/4/2010 21:44

PIKAS Escreveu:Site bem catita para ver o que voa na europa.

http://www.radarvirtuel.com/

Isto está bonito, está.....

Cumprimentos,



agora já abriu mas mal..

Neste mapa Portugal nunca será afectado porque... simplesmente não existe
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por mcarvalho » 17/4/2010 21:26

comentário em

http://aeiou.expresso.pt/nuvem-de-cinza ... commentbox


Eremitão (seguir utilizador), 1 ponto , hoje às 19:31
Operação de resgate 'Back Home' face ao embasbacamento dos Governos e UE.
.
Nem os passageiros, nem a Aviação nem os Operadores são ou fizeram o 'vulcão' ou a 'nuvem'. Ninguém tem sustentabilidade financeira para acudir aos 'bail-outs' para evitar a falência de Seguradoras e Companhias Aereas que a Natureza impôs. Nem para pagar os pesados prejuizos aos Cidadãos, Familias e Empresas que facilmente se adivinham.

Atingiu-se o ponto rotura no espaço aéreo europeu. A Comunicação Social tem desempenhado muito bem a sua função.
.

Temos de nos antecipara a mais esterismos de 'bail-outs' e 'ataques ao Euro'.
.
Os Governos, e especialmente a UE, têm de lançar ainda este fim de semana uma 'rescue operation' com recurso a transportes terrestres e a meios militares (marinha no Canal da Mancha e Mar do Norte) para todos os Cidadãos retidos nos Aeroportos regressarem a casa (BACK HOME OPERATION).

.
As Companhias de Aviação devem comparticipar com o reembolso do transporte aéreo não usado e contribuirem para esta operação. Fica-lhes mais barato e posteriormente também à União Europeia que a actual postura das 'elites' e 'cientistas' andarem embasbacadas a olhar para o vulcão.
.
É preciso agir já a bem da estabilidade monetária, economica e social da União Europeia no Mundo.
.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por acintra » 17/4/2010 21:26

Fingerspitzengefuhl Escreveu:
acintra Escreveu:O segundo vulcão, que é o principal, se entar em erupção é o colapso total!
Por aqui podemos ver quanto frageis nós somos!


Boas, já me disseram que existe um segundo vulcão, maior , que costuma entrar em erupção após o "pequeno".

Mas "colapso"?


Sim, colapso!
Consegues imaginar mais uma semana de aeroportos fechados? Ou duas caso o Katla entre em erupção.
Os aeroportos ao barrote, problemas de alojamento e alimentação para quem está nos aeroportos, negocios adiados, mercadorias estragadas por não poderem ser enviadas ou recebidas na Europa, quebra no turismo em toda a Europa...
Acho que dá para um colapso, mas espero que não aconteça!
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3144
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

por Pata-Hari » 17/4/2010 21:25

Bem, para já isto é um pesadelo para as companhias aereas (o warren Buffett é que costuma ter essa máxima como regra: nunca investir nas companhias aereas): estão a suportar os custos de alojamento de milhões de pessoas espalhadas pela Europa...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Marco Martins » 17/4/2010 21:15

Marco Martins Escreveu:Como este fórum é ligado à bolsa e como tudo tem sempre um impacto negativo e positivo, esta situação da erupção não sairá da regra.

Especulando, acho que poderá acontecer o seguinte:
- descida das cotações da companhias aéreas
- eventual falência de alguma companhia aérea
- queda das reservas nas agências de viagens
- quebra de turismo
- quebra do volume de investimento estrangeiro
- descida acentuada das bolsas

- subida da cotação de transportadoras terrestres de mercadorias e correios
- subida da cotação de empresas ligadas a cruzeiros
- subida do gasóleo
- melhoria do volume de carga e passageiros nos portos


Pelos últimos posts, a área de "artigos" para a saúde poderá também ser muito beneficiada no caso destas poeiras serem prejudiciais quando se começarem a misturar com as chuvas... assim, ante-vejo:
- subida da cotação das empresas que vendem máscaras e outros produtos de limpeza (à semelhança do que aconteceu com a gripe A)
- descida das cotações das seguradoras e dos bancos (face aos custos que irão aumentar)
- se as cinzas afectarem a agricultura (seja pelo filtro solar, seja pela contaminação) então teremos aqui um problema bastante complicado para a UE, mas que poderá ser benéfico para Portugal (se não for afectado)
 
Mensagens: 6450
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por mcarvalho » 17/4/2010 20:26

Vulcão/Islândia
Cinzas na zona de controlo assegurado pelos Açores
por LusaHoje

As cinzas causadas pelo vulcão em erupção na Islândia entraram hoje numa pequena área do espaço afecto ao controlo aéreo assegurado a partir da ilha de Santa Maria, nos Açores.


Uma fonte do Instituto de Meteorologia no aeroporto de Ponta Delgada garantiu, porém, à Agência Lusa não se prever que nas próximas horas a situação tenha reflexos no tráfego aéreo no arquipélago.

A nuvem de cinzas detectada no espaço aéreo controlado a partir de Santa Maria está localizada a cerca de 780 quilómetros a norte dos Açores, adiantou a meteorologia Patrícia Navarro.

Segundo acrescentou, as cinzas ocupam uma área de cerca de 110 quilómetros, calculados a partir do limite norte da zona afecta ao controlo garantido a partir de Santa Maria.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por mcarvalho » 17/4/2010 19:50

Pikas .. eu não consigo abrir .. será problema meu ou já fechou?

abraço

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por PIKAS » 17/4/2010 19:36

Site bem catita para ver o que voa na europa.

http://www.radarvirtuel.com/

Isto está bonito, está.....

Cumprimentos,
 
Mensagens: 1821
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

por mcarvalho » 17/4/2010 19:32

Incrível.. Tanta ciencia, tanta tecnologia e basta um pouco de cinza e ... já não sabem o que fazer..
e aqueles que tudo prometem.. até um mundo novo ..

são os primeiros a tremer e a fugir


:( :( :( :( .. serve para refletir

abraço

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por mcarvalho » 17/4/2010 19:29

http://aeiou.expresso.pt/nuvem-de-cinza ... es=f577185


http://dn.sapo.pt/inicio/globo/Interior ... cao=Europa

O que se faz para chegar a casa sem andar de avião
por LusaHoje

Comboio, carro e até táxi: tudo vale, dependendo da imaginação, da esperteza e, claramente, do dinheiro, para evitar o caos aéreo na Europa e procurar chegar onde se pretende.


Praticamente desde quinta feira, primeiro dia de encerramento de espaços aéreos na Europa, que os principais serviços de comboio transfronteiriço estão completamente cheios, com muitas empresas de autocarros a reportarem também um aumento de viajantes.

Turistas, empresários, pelo menos um presidente da República, Cavaco Silva, e um primeiro ministro, Ângela Merkel, ministros e jornalistas um pouco por toda a Europa, têm passado os últimos dias à caça de alternativas para o cancelamento de voos.

E neste processo vale tudo, com transbordos de autocarros para comboios regionais, destes para fronteiriços, procurando entrar, em algum momento, num meio para ir directo ao destino.

Um dos casos mais caricatos (e mais caros) já conhecidos é o do antigo 'Monty Python' John Cleese que pagou 3800 euros a um taxista para o levar os 1500 quilómetros entre Oslo e Bruxelas.

Movimentos que se notam, por exemplo, em Madrid onde muitas delegações oficiais e dos 500 jornalistas que vieram para a ECOFIN (reunião dos ministros Finanças da UE) estão sem alternativas para regressar aos seus países.

Na sala de imprensa é frequente ver muitos dos jornalistas à procura de alternativas para viajar, um processo que além da nuvem de cinza pode também ser afectado pelas paralisações parciais que afectam, a partir de domingo, o serviço ferroviário de alta velocidade.

A ministra da Economia espanhola, Elena Salgado, já disse que o Governo está a tentar todas as alternativas para ajudar as delegações, aproveitando, ao mesmo tempo, para promover a cidade.

"Aproveitem Madrid e fiquem durante o fim de semana", disse.

Também no sentido de entrada em Madrid se nota o impacto do caos aéreo e várias delegações ministeriais - entre elas a da China - cancelaram já a sua participação no encontro de responsáveis das finanças da UE e da Ásia, que começa hoje à tarde.

Fonte do Ministério da Economia espanhol explicou à Lusa que as delegações ministeriais serão substituídas por delegações das embaixadas dos vários países e que uma lista final de ausências "ainda está a ser compilada".



http://www.ionline.pt/conteudo/55733-su ... erca-feira

Sud Expresso Lisboa-Paris lotado até terça-feira

Perante a paralisação do tráfego aéreo europeu devido à nuvem de cinzas vinda da Islândia, aumenta a procura de meios de transporte alternativos. Em Portugal, o Sud Expresso no sentido Lisboa-Paris está lotado até à próxima terça-feira.

Uma situação atípica, de acordo com o que a porta-voz da CP, Ana Portela, adiantou ao Jornal de Notícias: "A lotação acontece normalmente em épocas festivas e no Verão, mas não podemos afirmar que é uma alternativa aos voos cancelados. O Lusitânia, por exemplo, que faz a ligação Lisboa-Madrid, não teve qualquer aumento de procura".

A ANTROP, ao contrário da CP, não tem visto aumentar a procura das viagens de autocarro. O encerramento dos aeroportos pela Europa fora está, aliás, a ter "um impacto negativo por incumprimento de diversos transportes que estavam previstos, entre aeroportos e hotéis e o contrário", adiantou ao JN o presidente Luís Martins. O cancelamento de voos e o encerramento de aeroportos por tempo indeterminado estão a atrasar as chegadas dos turistas e a afectar as ligações terrestres previamente agendadas

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior ... cao=Europa

Comboios esgotados pela Europa


De barragem ainda não vem ninguém... mas não deve faltar muito... então as que estão em zonas sismicas
Editado pela última vez por mcarvalho em 17/4/2010 19:47, num total de 4 vezes.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

e.. rezar...

por mcarvalho » 17/4/2010 19:22

Cientistas: nuvens de cinza são perigosas para a saúde
por LusaHoje

Um cientista norte-americano alertou hoje que as nuvens de cinzas vulcânicas provenientes da Islândia, que estão afectar o espaço aéreo de vários países europeus, são um perigo para a saúde pública.


Segundo Jay Miller, investigador da Universidade do Texas (Estados Unidos) que estudou durante mais de 25 anos a actividade vulcânica na Islândia, as cinzas produzidas podem ser "um verdadeiro assassino" caso sejam inaladas pelas pessoas.

"Acontece quando a lava do vulcão a uma temperatura de 1200 graus bate na água, que regista níveis de temperatura muito mais baixos", explicou o investigador, citado pelo site internacional de ciência, EurekAlert.

"O que é produzido é uma cinza muito fina que contém pequenas partículas de vidro e podem muito facilmente entupir um motor de avião. Se as pessoas inalarem as cinzas seria como rasgar literalmente os seus pulmões", reforçou Jay Miller.

O cientista disse ainda que a maioria das erupções dos vulcões na Islândia ocorrem, em média, de cinco em cinco anos e são relativamente moderadas.

As erupções mais violentas ocorreram em 934 A.C e em 1783 e cobriram então a Europa com uma grande nuvem de cinza.

"Ben Franklin era embaixador em França em 1783 e testemunhou os efeitos das grandes nuvens de cinza que invadiram a Europa. O diplomata escreveu mais tarde que nesse ano não houve verão", concluiu o cientista.

Cerca de 17 mil voos foram cancelados na Europa desde quinta feira passada devido às nuvens de cinzas vulcânicas provenientes da Islândia, segundo cálculos efectuados na sexta feira pela agência europeia de tráfego aéreo
Editado pela última vez por mcarvalho em 17/4/2010 19:57, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Vais ajoelhar

por mcarvalho » 17/4/2010 19:14

Três sismos atingem sul do Chile

Três fortes sismos, de magnitudes que variaram entre os 5 e os 5,5 graus na escala de Richter, abalaram este sábado a região chilena de Biobío.

http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=56851
Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, o primeiro abalo foi sentido às 18 horas e 38 minutos, hora local, e teve uma magnitude de cinco graus. O epicentro deste sismo foi registado a 94 quilómetros de Concepción e a 18 quilómetros de profundidade.

Poucos minutos depois foram sentidos outros dois abalos com uma magnitude semelhante.

Até ao momento não existe registos de qualquer vítimas.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por mcarvalho » 17/4/2010 18:51

se alguém em algum lugar está à espera de uma resposta de alto nível tipo Sócrates ou Pinho..

mais uma vez se enganou
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Caros amigos

por mais_um » 17/4/2010 18:16

mcarvalho Escreveu:e amigas .. Pata, Susaninha, ou vice versa, scpnuno,razão etc..

nem que tenha de pôr todos os vulcões em erupção, fazer tremer a terra ou até provocar uma diarreia em publico ao Sócrates and Cº ... eu hei-de salvar a

LINHA DO TUA

abraços e bjs

mcarvalho

:mrgreen: :mrgreen:

www.linhadotua.net


Apesar de ser off topic, queres salvar a linha do Tua para quê? Não chega o exemplo de Foz Coa?

Sou a favor da barragem no Tua assim como sou a favor das outras barragens e lamento que o Guterres tenha cancelado a de Foz Coa.

As barragens são estrategicas para o nosso futuro, a linha do Tua não é garantidamente.

Como ficou demonstrado em Foz Coa.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Caros amigos

por mcarvalho » 17/4/2010 14:20

e amigas .. Pata, Susaninha, ou vice versa, scpnuno,razão etc..

nem que tenha de pôr todos os vulcões em erupção, fazer tremer a terra ou até provocar uma diarreia em publico ao Sócrates and Cº ... eu hei-de salvar a

LINHA DO TUA

abraços e bjs

mcarvalho

:mrgreen: :mrgreen:

www.linhadotua.net
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Pata-Hari » 17/4/2010 13:35

Aeroporto de paris agora já está fechado até às 8 da manhã de amanhã.

Flights departing from and arriving to Paris-Charles de Gaulle and Paris-Orly airports are cancelled at least until Monday April 19th at 6:00 AM UTC (08:00 AM Paris local time).
Appropriate measures are being taken as the situation evolves and updated information are being made available on this web site.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 17/4/2010 12:27

Francamente acho que isto a prolongar-se pode ter um impacto importante nos mercados.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Shimazaki_2 e 148 visitantes