Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bancos têm 2 mil milhões de euros em casas que não vendem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pmpcpinto » 20/4/2010 8:40

Houve uma altura (em 2005) que me lembro de ir pedir um empréstimo para comprar casa e o dificíl foi sair do banco só com o montante que queria, pois tentaram que trouxesse mais.

Nessa altura, pedia-se empréstimo à habitação para comprar casa, carro, trocar de mobilias e ir de férias, tudo com o incentivo e aval de alguns bancos.

Havia quem contratasse empréstimos, que já nessa altura, quase não conseguia pagar. Muito menos quando a euribor começou a subir.

Claro que quem deixa de pagar é responsável e devia ter "desconfiado" de tantas facilidades, mas quem andou a vender assim, assumui um risco muito grande.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por Pata-Hari » 20/4/2010 7:40

Os spreads mudaram sobretudo porque o custo de financiamento mudou. E se calhar ainda piorará, graças ao nosso governo e às contas publicas.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Garfield » 20/4/2010 0:39

Por isso mudaram de "spreads" de 0,30% para 1,75%! :(

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por rmachado » 19/4/2010 11:38

Oh Pata...

Desculpa lá mas nesta o Lion têm alguma razão..

Existiu muito laxismo na concessão de crédito pelos bancos. É óbvio que algumas situações terão sido inesperadas e o incumprimento derivar disso.

Agora diz-me lá se não te ouvistes histórias deste género:
"Não quer mais um pouco para comprar um carro?"
"Antigamente faziam-se créditos mesmo sem papeis"
"Não se preocupe que não deve ter problemas para esse montante"...

Etc..

Digo-te que eu ouvi as três...

E como agora estive metido num processo de empréstimo digo-te que agora até estão com cuidados exagerados...

Talvez agora é que estejam bem.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Lion_Heart » 18/4/2010 11:37

O incumprimento é sempre lamentavel em qualquer situação, tanto na banca como no construtor que fez uma casa e so recebeu metade do valor contratado.

Eu fiz mais de uma centena de créditos com quase todos os bancos em Portugal e acredita existem coisas de bradar aos céus (clientes a quem se fosse eu não concedia crédito, eles concediam, isto no tempo dos spread quase 0).

Eu não tenho ódio a banca, mas também acho exagerado tratarem a banca como uns coitadinhos que só por estarem no sector em que estão não são culpados por nada. E que tudo depende deles . Por isso andam com a banca ao colo.

Mais uma vez digo , se o sector é demasiado sensivel então os Estados deveriam ter a responsabilidade sobre ele.

Também critico o nosso sector de construção por exemplo , mas não existem muitos tópicos sobre o assunto aqui.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por mais_um » 18/4/2010 11:37

Pata-Hari Escreveu:A banca assume os seus, constitui provisões e assume prejuizos. Não é por isso que deixa de ser lamentável o incumprimento. Aliás, se hoje pagas mais à banca, a isso se deve.

O ponto 1 pode ser verdadeiro nos estados unidos mas não é exactamente o caso de Portugal. Portugal pode ter sido ligeiramente mais flexivel, mas o mercado também tinha apreciado significativamente.

No ponto 2, não é exactamente verdade. As casas passam para a banca (tal como se diz na noticia) e os particulares passam o problema à banca.

Não entendo esse teu ódio à banca, temos sempre a escolha de não a usar. É um serviço que és livre de não usar/comprar.

os meus 5 centimos para a discussão:

Ponto 1 - penso que entre a opinião da Pata e a opinião do Lion, no meio estará correcto.

Houve bancos portugueses que tiveram uma atitude prudente e outros não. Por exemplo recebi emprestimos aprovados sem pedir nada de 2 bancos e de outros 2 não recebi nada. Mas basta analisar a evolução do credito mal parado e comparar com outros paises para ver se os nossos bancos foram mais ou menos prudentes. A ideia que eu tenho é que foram mais prudentes, dentro do €, fomos dos países que menos dinheiro utilizou nas ajudas à Banca.

Ponto 2 - O facto da hipoteca ser executada não liberta o devedor/fiador das suas responsabilidades (nos casos em que o valor da venda do imovel fica abaixo do valor em dvida).
Editado pela última vez por mais_um em 18/4/2010 11:41, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Pata-Hari » 18/4/2010 11:21

A banca assume os seus, constitui provisões e assume prejuizos. Não é por isso que deixa de ser lamentável o incumprimento. Aliás, se hoje pagas mais à banca, a isso se deve.

O ponto 1 pode ser verdadeiro nos estados unidos mas não é exactamente o caso de Portugal. Portugal pode ter sido ligeiramente mais flexivel, mas o mercado também tinha apreciado significativamente.

No ponto 2, não é exactamente verdade. As casas passam para a banca (tal como se diz na noticia) e os particulares passam o problema à banca.

Não entendo esse teu ódio à banca, temos sempre a escolha de não a usar. É um serviço que és livre de não usar/comprar.
Administrador Fórum

por Lion_Heart » 18/4/2010 11:02

Pata-Hari Escreveu:Vou citar-te:

Não tenho pena nenhuma deles.

1º Porque parte da culpa é deles : avaliaram imóveis acima preço e não foram rigorsos suficiente na altura de conceder crédito.

2º Os clientes e fiadores é que vão pagar a diferença entre a venda e o valor em divida para o resto das suas vidas

E mesmo os valores desse imóveis estão ja incorporados e descontados nos seus balanços e provisões que são obrigados a fazer.

Desculpa, e isso é alguma inverdade?

Quem comete erros que os assuma, eu assumo os meus. A banca que assuma os deles.

O ponto 1 ja o discutimos noutros posts e tu sabes muito bem que é verdade. Alias vemos pela reacção que a banca teve e nos spreads que hoje em dia cobra.

O ponto 2 também é obvio. Este ponto é mais para contestar o titulo da noticia "Bancos têm 2 mil milhões de euros em casas que não vendem" . Porque quem le isto parece o fim do mundo e diz : "coitados" e fica sem saber que apenas uma infima parte deste valor não será cobrada.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Pata-Hari » 18/4/2010 10:50

Vou citar-te:

1º Porque parte da culpa é deles : avaliaram imóveis acima preço e não foram rigorsos suficiente na altura de conceder crédito.

2º Os clientes e fiadores é que vão pagar a diferença entre a venda e o valor em divida para o resto das suas vidas

E mesmo os valores desse imóveis estão ja incorporados e descontados nos seus balanços e provisões que são obrigados a fazer.
Administrador Fórum

por Lion_Heart » 18/4/2010 10:48

Pata-Hari Escreveu:Ó Lion, essa do não teres pena, que "mesmo os valores desse imóveis estão já incorporados e descontados nos seus balanços e provisões que são obrigados a fazer. " é engraçada. Pelos teus comentários, a partir do momento em que emprestas a alguém que se releva caloteiro e te apercebes que é difícil reveres o teu dinheiro, o problema e a culpa é tua por teres sido burro. Uma espécie de imposto de estupidez. A partir do momento em que entra nas provisões porque te apercebes que é difícil cobrar, é como se a divida tivesse deixado de existir e a perda não fosse uma realidade que alguém que não o caloteiro, tem que assumir. Francamente.

Igual a dizer que a partir do momento em que a tua casa foi assaltada, não há problema nenhum porque os donos partem do principio que nunca recuperarão nada e deixaram de contar com as suas coisas.

Francamente quando leio esse tipo de comentário pergunto-me se as pessoas têm a mínima noção do que seria o mundo se acesso aos burros que fazem crédito, o mundo sem acesso a liquidez e a financiamento. Espero que nunca ninguém caia no disparate de te fazer crédito, porque com essa atitude, farás certamente parte do grupo que acha normal não se pagar.

O Pata, se queres continuar a discutir o assunto da banca de outros posts podemos faze-lo, já aqui disse que o negócio da banca é um negócio como outro qualquer , portanto tem os seus riscos , se assim não for a banca está no mercado errado e não deveria ser privada.
Portanto se é um negócio como outro qualquer se comete erros como todos os outros que os assuma.

E tu particularmente sabes que a banca arriscou demasiado, senão esta crise não existiria. E tu sabes ainda melhor que a banca não é estupida mas é muito gananciosa e avida de lucros. E isso leva a cometer erros.E grandes.

Sabes ainda que em cada x emprestimos que a banca faz existe sempre alguns que não vão ser pagos na totalidade. É o risco do negócio .E é inevitavel. Mas também sabes que esse prejuizo é recuperado pelos outros clientes.

Sabes que o maior burro é aquele que não quer ver. Aquele a quem puseram umas palas e olha sempre em frente pois não tem capacidade para a tirar e olhar para os lados.

Mal está o capitalismo se existe um sector de actividade (bancos) que não podem falir nem ter prejuizos enquanto todos os outros ja podem. A banca ao contrario de muitos outros pode dar-se ao luxo de cobrar aos outro clientes o que alguns não pagam .

Eu não percebi é porque dizes que eu acho normal não pagar, nunca em nenhum dos meus posts disse isso.
Alias eu acho que qualquer pessoa deve honrar os seus compromissos.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 18/4/2010 10:53, num total de 1 vez.

Lion_Heart

por Pata-Hari » 18/4/2010 8:58

Ó Lion, essa do não teres pena, que "mesmo os valores desse imóveis estão já incorporados e descontados nos seus balanços e provisões que são obrigados a fazer. " é engraçada. Pelos teus comentários, a partir do momento em que emprestas a alguém que se releva caloteiro e te apercebes que é difícil reveres o teu dinheiro, o problema e a culpa é tua por teres sido burro. Uma espécie de imposto de estupidez. A partir do momento em que entra nas provisões porque te apercebes que é difícil cobrar, é como se a divida tivesse deixado de existir e a perda não fosse uma realidade que alguém que não o caloteiro, tem que assumir. Francamente.

Igual a dizer que a partir do momento em que a tua casa foi assaltada, não há problema nenhum porque os donos partem do principio que nunca recuperarão nada e deixaram de contar com as suas coisas.

Francamente quando leio esse tipo de comentário pergunto-me se as pessoas têm a mínima noção do que seria o mundo se acesso aos burros que fazem crédito, o mundo sem acesso a liquidez e a financiamento. Espero que nunca ninguém caia no disparate de te fazer crédito, porque com essa atitude, farás certamente parte do grupo que acha normal não se pagar.
Administrador Fórum

!

por bboniek33 » 18/4/2010 0:45

Tanta casa sem gente e tanta gente sem casa !

Paiis de Miseeria.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Dialmedia » 17/4/2010 23:10

mfsr1980 Escreveu:Caros amigos, tenho uma pergunta a fazer, os bancos pagam IMI das casas penhoradas?

No código não encontro legislação para estes casos, mas mais uma vez a vantagem está para os lados do banco:

:arrow: Quem paga IMI é o proprietário, pelo que enquanto a casa não estiver totalmente na posse do banco, quem leva com os encargos é o devedor.

:arrow: Se o banco ficar com a casa, pode usufruir de isenção de IMI se a alocar a um fundo imobiliário, de pensões ou PPR. Aqui já não tenho noção de como a legislação actua, mas de certeza que devem aproveitar-se desta situação para beneficiarem da isenção.

Os bancos também não pagam IMT de casas hipotecadas.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por Lion_Heart » 17/4/2010 23:04

O incumprimento continua dentro de limites aceitaveis.

Lion_Heart

por Parassimpático » 17/4/2010 21:40

2000000000/100000EUR=20000 casas.
número aceitável

Registado: 29/11/2007 11:29

por mfsr1980 » 17/4/2010 20:49

Caros amigos, tenho uma pergunta a fazer, os bancos pagam IMI das casas penhoradas?

Registado: 3/5/2007 13:55

por Lion_Heart » 17/4/2010 19:27

Pevide Escreveu:Essas casas ficarão a conta dos Bancos até os clientes pagarem as dívidas, ou os Bancos estão a meter essas casas à venda ?

Caso as estejam a pôr à venda, onde poderei ver as casas e os respectivos preços ? Estava a precisar de uma casa nova...

Essas casas são normalmente vendidas em leilões (as piores).
Hoje em dia parece que existem leilões todas as semanas.
O mais facil é ir a um balcão de um banco pedir a listagem ou informações sobre imóveis que eles estejam a vender.

Lion_Heart

por MatildeSerrano » 17/4/2010 19:24

Essas casas ficarão a conta dos Bancos até os clientes pagarem as dívidas, ou os Bancos estão a meter essas casas à venda ?

Caso as estejam a pôr à venda, onde poderei ver as casas e os respectivos preços ? Estava a precisar de uma casa nova...

Registado: 30/6/2008 20:42

por Lion_Heart » 17/4/2010 19:20

Marco Martins Escreveu:Alguém sabe que consequências existem para a pessoa se deixar de pagar a casa?

Será que entra para alguma lista negra e fica impedida de pedir empréstimos noutros bancos?

obrigado.

Se deixar de pagar a casa, fica sem ela, tem que pagar todas as custas mais os juros e etc .

Se não puder pagar de nenhuma forma por não ter rendimentos fica como abatido ao activo e permanentemente na CRC. ( e no seu banco fica para toda a vida, eles até clientes com 1 euro tem)

Mas para estar na CRC é muito "facil" , basta ter uma conta a ordem com saldo negativo no final do mes , não pagar o cartão de crédito, atrasar alguma prestação mais de 2 meses (casa, carro , cred. pessoal etc. (alguns bancos é so um mês)).

Qualquer banco consulta a crc , a credinformações e etc. antes de fazer qualquer tipo de crédito a um cliente.

Se tiver la informação negativa esqueça, NINGUÉM faz crédito . O seu banco se quiser pode fazer , mas duvido MUITO.

Lion_Heart

por Mcmad » 17/4/2010 18:51

2 mil milhões que devem ser praí só mil.

Em quase todas as zonas do país, vejo casas com preços inflacionados, e as dos bancos não devem ser excepção.

Registado: 29/11/2007 10:26

por bolo » 17/4/2010 17:14

Só 2 mil milhões?! Pensei que fosse mais.
Homem que é homem, não se prende com coisas pequenas!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por mais_um » 17/4/2010 16:53

Marco Martins Escreveu:Alguém sabe que consequências existem para a pessoa se deixar de pagar a casa?

Será que entra para alguma lista negra e fica impedida de pedir empréstimos noutros bancos?

obrigado.

Entra para uma lista do BdP, mas por si só não impede de obter outros empréstimos, é uma decisão do Banco.

8. As pessoas singulares ou colectivas que figurem na CRC podem obter créditos?
O facto de uma pessoa singular ou colectiva estar incluída na CRC não afecta, por si só, a concessão de crédito a essa pessoa. É o acordo entre o cliente e a instituição financeira que determina a concessão, ou não, de crédito, bem como as respectivas condições. Mesmo que um cliente esteja em situação de incumprimento de pagamento, trata-se de uma negociação entre as partes, na qual o Banco de Portugal não exerce qualquer intervenção.

http://clientebancario.bportugal.pt/pt- ... A9dito.pdf

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Marco Martins » 17/4/2010 16:29

Alguém sabe que consequências existem para a pessoa se deixar de pagar a casa?

obrigado.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Dialmedia » 17/4/2010 16:16

Lion_Heart Escreveu:2º Os clientes e fiadores é que vão pagar a diferença entre a venda e o valor em divida para o resto das suas vidas

Esse ponto poderia ser alterado para que, em caso de execução de hipoteca, o banco ter de assumir a diferença negativa entre valor de venda e valor de dívida, e restituir o excesso (líquido de comissões) caso contrário.

As duas grandes vantagens que identifico:

:arrow: Já é mau as famílias ficarem sem casa e estarem mal financeiramente, ainda terem que pagar a dívida do valor da diferença é absurdo. Essa medida evitava que as famílias caíssem na bancarrota, muitas até conseguiriam dar a volta à situação se não ficassem com a dívida extra.

:arrow: Exigia aos bancos avaliações mais rigorosas e criteriosas na compra de casa, e haveria menos euforias nas épocas altas do imobiliário. Esta medida minimizava, por exemplo, situações que aconteceram na crise do subprime.

Ter imóveis parados nestas situações não é benéfico para ninguém, mesmo para os bancos: Torna o mercado mais burocrático, é dinheiro empatado no activo que não está a gerar riqueza e montes de famílias em degradação social.

Registado: 26/1/2007 17:07

por Lion_Heart » 17/4/2010 15:45

Estranho ou talvez não é aparecer o BES na segunda posição pois o mercado é dividido em mais de 50% pelo BCP e CGD .

Lion_Heart

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, carlosdsousa, darkreflection, Google [Bot], m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, silva_39, trilhos2006 e 660 visitantes