Dúvida sobre alavancagem e timing
Re: Dúvida sobre alavancagem e timing
Tosh5457 Escreveu:tonirai Escreveu:Também não estou dentro desse mercado em concreto, mas vamos por partes:Tosh5457 Escreveu:A alavancagem do CFD do cobre, como já disse, é de 1:10. O montante minimo permitido para cada negociação é de $350.
Isso está escrito em algum lado?
E estás a referir-te ao montante mínimo de exposição?Tosh5457 Escreveu:Mas eu não quero perder mais que 5% da carteira num trade, o que quer dizer que um movimento de 5% no cobre obriga-me a fechar a posição.
Não quererás dizer que um movimento de 0.5% no cobre te obriga a fechar posição (equivale a perderes 5% da carteira)?
Quanto ao resto, subscrevo o que já foi dito... tens de saber que tipo de volatilidade tens à tua frente, para poderes dimensionar o teu stop em pontos, e depois dimensionar o correspondente tamanho da posição a tomar (de modo a esses pontos do stop equivalerem a uma perda de 5% da tua carteira).
Pela GoBulling Pro a alavancagem é de 1:10 e diz que o montante minimo para o CFD de cobre é de $350.
E queria mesmo dizer 5%, porque só compro $350, não $3500.
Eu sei o que é volatilidade, só pensava que usavam outro método em vez de ser "ao olho".
nunoand, eu já tinha pensado nisso mas o problema é que há um montante mínimo para abrir uma posição, sendo o caso do CFD do cobre de $350. Com uma carteira maior poderia facilmente fazer isso, mas a minha ainda é pequena.
Caro Tosh,
Em qualquer caso, mantêm-se o essencial do meu post
Para uma alavacangem X e uma percentagem do meu capital total Y, num activo de volatilidade Z, estou demasiado exposto?
É esta que deves entender como sendo a mensagem chave

Em última análise até podes usar alavancagem 100x, e estar a ser conservador

Eu não uso stops!
Caso uses stops, o em cima referido perde algum peso, visto que controlas através do stop...embora o stop não seja 100% seguro.
Saudações & Bons Negócios
P.S. Deves usar gráficos com maior time frame para tirar conclusões a olho da volatilidade. Podes também procurar na Net por "Betas" do Cobre e usar como indicador. Usa um "Beta" face a um mercado que domines bem. Não uses "Betas" quando estiveres a investir no muito curto prazo (menos que 3 meses).
- Registado: 16/5/2005 21:38
EhEh, ás vezes temos de fazer reset para reiniciar.
Um CFD corresponde a uma unidade do subjacente neste caso uma acção.
Se compras um CFD de uma Galp e se tens de “comissão” 0.1% e se a Galp está a 13,50€ o CFD custa 13.5135€.
Uma quantidade = quantidade, o preço é que varia porque no caso do CFD tem uma “comissão” na compra e outra na venda incluídos no valor. (+-)
Agora se a alavancagem por defeito na plataforma para CFDS de acções é de até 10 vezes, quer dizer que podes comprar até 10 vezes o valor que tens em euros na conta e por cada compra que faças 1/10 do valor dessa compra é dinheiro teu e esta relação não podes alterar.
Tendo 5.000€ na conta, podes aplicar até 50.000€ (5.000*10=50.000).
Quando aplicares na compra de CFDS da Galp 50.000€ estás a 100% ou seja alavancaste 10* os 5.000€ que são teus, por enquanto, se a Galp não descer, porque se desce, como alavancaste 10*, que dizer que compraste 10* mais Galps que o teu dinheiro permitia e se desce 1 cent. na cotação, nos teus 5.000€ desce 10 cent.
Então se comprares 25.000 de cfds, utilizas metade da alavancagem, 5*, se ficares por aqui, estás a 50%, quer dizer que ainda tens 2.500€ para alavancar até 10*.
Assim ainda podes aplicar mais, por exemplo mais 10.000 em cfds da Altri, ou seja dos 2.500€ que ainda tinhas para alavancar estás a utilizar mais 1.000€ (1.000*10=10.000), e assim ficas com 5.000-(2500+1000)=1500€ teus. Estás 70% do Max, ou seja de 5.000 já utilizaste 3500. Alavancaste 3.500€ 10 vezes, compraste 35.000€ de CFDS, (25.000 de galps e 10.000 de Altris).
Não podes escolher e decidr que queres comprar com 1.000 alavancado 3 vezes ou 4 ou 7, etc. Se queres investir 1.000€ teus tens de negociar uma compra (longo) ou uma venda (curto) de 10.000€.
Se tens 5.000 e compras 25.000 automaticamente está a utilizar 2.500€ teus. (e o inverso, se tens 5.000 e vendes 25.000 (curto) estás a utilizar 2.500 teus).
Agora por exemplo, as Altris, hoje valorizaram bem, deu para toda a gente ganhar. Compraste 10.000€ de Altris e valorizaram 2.5%, quer dizer que deu 250€, em relação aos 10.000, mas em relação aos teus 1.000, rendeu 25%.
Se fosse o inverso, desceu 2.5% e tiveste de vender para não ires á falencia, eheh, então perdeste 250€ mas estes 250 são 25% dos teus 1.000, ficaste com 750, menos 25% para uma desvalorização de 2.5%. Porquê? pois, porque alavancaste 10* e é sempre assim.
Bem, nunca tinha pensado nisto assim, com este pormenor, mas espero que alguem perceba.
Um CFD corresponde a uma unidade do subjacente neste caso uma acção.
Se compras um CFD de uma Galp e se tens de “comissão” 0.1% e se a Galp está a 13,50€ o CFD custa 13.5135€.
Uma quantidade = quantidade, o preço é que varia porque no caso do CFD tem uma “comissão” na compra e outra na venda incluídos no valor. (+-)
Agora se a alavancagem por defeito na plataforma para CFDS de acções é de até 10 vezes, quer dizer que podes comprar até 10 vezes o valor que tens em euros na conta e por cada compra que faças 1/10 do valor dessa compra é dinheiro teu e esta relação não podes alterar.
Tendo 5.000€ na conta, podes aplicar até 50.000€ (5.000*10=50.000).
Quando aplicares na compra de CFDS da Galp 50.000€ estás a 100% ou seja alavancaste 10* os 5.000€ que são teus, por enquanto, se a Galp não descer, porque se desce, como alavancaste 10*, que dizer que compraste 10* mais Galps que o teu dinheiro permitia e se desce 1 cent. na cotação, nos teus 5.000€ desce 10 cent.
Então se comprares 25.000 de cfds, utilizas metade da alavancagem, 5*, se ficares por aqui, estás a 50%, quer dizer que ainda tens 2.500€ para alavancar até 10*.
Assim ainda podes aplicar mais, por exemplo mais 10.000 em cfds da Altri, ou seja dos 2.500€ que ainda tinhas para alavancar estás a utilizar mais 1.000€ (1.000*10=10.000), e assim ficas com 5.000-(2500+1000)=1500€ teus. Estás 70% do Max, ou seja de 5.000 já utilizaste 3500. Alavancaste 3.500€ 10 vezes, compraste 35.000€ de CFDS, (25.000 de galps e 10.000 de Altris).
Não podes escolher e decidr que queres comprar com 1.000 alavancado 3 vezes ou 4 ou 7, etc. Se queres investir 1.000€ teus tens de negociar uma compra (longo) ou uma venda (curto) de 10.000€.
Se tens 5.000 e compras 25.000 automaticamente está a utilizar 2.500€ teus. (e o inverso, se tens 5.000 e vendes 25.000 (curto) estás a utilizar 2.500 teus).
Agora por exemplo, as Altris, hoje valorizaram bem, deu para toda a gente ganhar. Compraste 10.000€ de Altris e valorizaram 2.5%, quer dizer que deu 250€, em relação aos 10.000, mas em relação aos teus 1.000, rendeu 25%.
Se fosse o inverso, desceu 2.5% e tiveste de vender para não ires á falencia, eheh, então perdeste 250€ mas estes 250 são 25% dos teus 1.000, ficaste com 750, menos 25% para uma desvalorização de 2.5%. Porquê? pois, porque alavancaste 10* e é sempre assim.
Bem, nunca tinha pensado nisto assim, com este pormenor, mas espero que alguem perceba.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Sniper, se queres alavancar em vez de comprares 10 compras 100.
Imagina que tens 1000 euros na conta, estás a negociar CFd`s sobre uma acção com alavancagem de 10 vezes e esse CFD está cotado a 100 euros.
Ou seja, se não queres estares a investir mais dinheiro do que o que tens, simplesmente compras 10 CFD`s e estás com uma exposição de 1000 euros. Mas se queres estar mais exposto, em vez de comprares 10, podes comprar 20, 30 ou 100...
Um abraço,
Ulisses
Imagina que tens 1000 euros na conta, estás a negociar CFd`s sobre uma acção com alavancagem de 10 vezes e esse CFD está cotado a 100 euros.
Ou seja, se não queres estares a investir mais dinheiro do que o que tens, simplesmente compras 10 CFD`s e estás com uma exposição de 1000 euros. Mas se queres estar mais exposto, em vez de comprares 10, podes comprar 20, 30 ou 100...
Um abraço,
Ulisses
Sr_SNiper Escreveu: , mas se 10 cfd´s são o equivalente a ter 10 acções, então onde esta a alavancagem? para que serve os cfd,s?
A alavancagem está em que para comprar esses 10 CFDs, gastaste (ou reservaste, em margem) o equivalente à compra de 1 acção.
Ou seja, pelo preço de 10 acções, podes expôr-te à variação de 100 acções, através do CFD (falando para alavancagens de 1:10).
Ulisses Pereira Escreveu:Estás a complicar.Claro que se comprar 10cfd´s estou exposto aos 10 cfd´s, mas os mesmos equivalem a ter 100 acções.
Aqui é que está o teu erro. Se compras 10 CFD`s é semelhante a comprares 10 acções e não 100 como dizes.
Por isso, se queres entrar curto num CFD sobre uma acção, basta venderes exactamente o número de CFD`s que queres para ficares curto na tal paridade 1:1 que pretendes.
Um abraço,
Ulisses
Eu si que posso ser um bocado limitado

Se uma acção cotar a 100 euros e eu tiver 2 acções, e elas valorizarem 1% ganho 2euros. Se eu tiver um cfd da mesma acção nessa valorização vou ganhar 20euros, ou seja era a mesma coisa que tivesse 20 acções.
Já estou a ser chato

Lose your opinion, not your money
Estás a complicar.
Aqui é que está o teu erro. Se compras 10 CFD`s é semelhante a comprares 10 acções e não 100 como dizes.
Por isso, se queres entrar curto num CFD sobre uma acção, basta venderes exactamente o número de CFD`s que queres para ficares curto na tal paridade 1:1 que pretendes.
Um abraço,
Ulisses

Claro que se comprar 10cfd´s estou exposto aos 10 cfd´s, mas os mesmos equivalem a ter 100 acções.
Um abraço,
Ulisses
Desculpa insistir, mas ainda não estou totalmente elucidado.
Se calhar não me exprimi bem.
Claro que se comprar 10cfd´s estou exposto aos 10 cfd´s, mas os mesmos equivalem a ter 100 acções.
Por exemplo
avalancagem 1:10
ou seja, comprar 1 cfd, é igual a comprar 10 acções.
Se eu tiver 200 unidades monetárias e comprar 4 lotes de 50 acções cada com um custo de 50 euros cada lote ou comprar 5 cfd´s de cada acção subjacente não estou a ter a mesma exposição? Ou seja comparando as duas tenho uma alavancagem 1:1?
O que pretendo é saber muito bem como funciona este derivado para poder entrar curto, mas tendo uma alacancagem de 1:1, ou seja no meu método cada entrada longa o número de acções que compro é 100 unidades monetárias a dividir pelo preço da acção, e quando entrar curto quero que seja igual, isto é, se compro 10.000 euros de cada acção ( quando cai 10% perco 1000euros quero quando entrar curto quando o cfd subir 10% quero perder no máximo os mesmos 1000 euros.
Um abraço e obrigado
Se calhar não me exprimi bem.
Por exemplo
avalancagem 1:10
ou seja, comprar 1 cfd, é igual a comprar 10 acções.
Se eu tiver 200 unidades monetárias e comprar 4 lotes de 50 acções cada com um custo de 50 euros cada lote ou comprar 5 cfd´s de cada acção subjacente não estou a ter a mesma exposição? Ou seja comparando as duas tenho uma alavancagem 1:1?
O que pretendo é saber muito bem como funciona este derivado para poder entrar curto, mas tendo uma alacancagem de 1:1, ou seja no meu método cada entrada longa o número de acções que compro é 100 unidades monetárias a dividir pelo preço da acção, e quando entrar curto quero que seja igual, isto é, se compro 10.000 euros de cada acção ( quando cai 10% perco 1000euros quero quando entrar curto quando o cfd subir 10% quero perder no máximo os mesmos 1000 euros.
Um abraço e obrigado
Mas se eu abrir uma posição de 5000$ em cfd´s e sendo a alavancagem 1:10 estou exposto no montante de 50 000$.
Não, se abrires uma posição de 5000$ en CFD`s tens que ter em margem 500$. A exposição é 5000$.
1- tenho 100 unidades
abro 4 posições de 1 unidade, logo tenho uma exposição das 40 unidades ( estou exposto em 40 (10+10+10+10)
Se abrir uma posição de 10 unidades, tenho uma exposição de 100 unidades, ou seja, a diferença em ter 10 unidades de cfs e ter 100 da acção respectiva é praticamente igual.
Estou correcto?
Não estás correcto. Se abres 4 posições de 1 unidade tens 4 unidades. Estás a confundir as margens com a exposição. Se compras 10 CFD`s estás exposto apenas a esses 10 CFD´s e não a 100. E se a alavancagem é de 1 para 10, terás que ter apnenas 1 euro em margem. Mas, sublinho, a quantidade de CFD`s que compras é aquela a que estás exposto.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Não, Sniper. Se queres ter 5000$ de exposição, tens que abrir uma posição de 5000$.
O facto da alavancagem ser de 10x significa que podes abrir posições até 10x mais do valor da tua carteira, mas se não queres alavancar mais do que uma vez, o total das tuas posições (tal como nas acções) não pode exceder o valor da tua carteira.
Um abraço,
Ulisses
Mas se eu abrir uma posição de 5000$ em cfd´s e sendo a alavancagem 1:10 estou exposto no montante de 50 000$.
Imaginemos este caso:
1- tenho 100 unidades
abro 4 posições de 1 unidade, logo tenho uma exposição das 40 unidades ( estou exposto em 40 (10+10+10+10)
Se abrir uma posição de 10 unidades, tenho uma exposição de 100 unidades, ou seja, a diferença em ter 10 unidades de cfs e ter 100 da acção respectiva é praticamente igual.
Estou correcto?
Não, Sniper. Se queres ter 5000$ de exposição, tens que abrir uma posição de 5000$.
O facto da alavancagem ser de 10x significa que podes abrir posições até 10x mais do valor da tua carteira, mas se não queres alavancar mais do que uma vez, o total das tuas posições (tal como nas acções) não pode exceder o valor da tua carteira.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Sr_SNiper Escreveu:Então nunca posso perder mais de 10%?
Imaginamos a situação
1 - abertura do mercvado em gap down de 11%.
Aqui todos os cfd´s são fechados e ainda me descontao 10% do meu dinheiro depositado ?
2- abertura do mercado em gap down de 9%, mas eu quero poder ficar a perder 15% sem fecha a posição. ( como faço?
Obrigado
Se te referes ao exemplo exposto, perdes 100% da margem (que são 10% da tua conta);
Mas se investisses mais (com alavancagem), perdias mais.
Quanto às situações de gaps, normalmente:
- Se tiveres stops, penso que a posição é fechada se o gap tiver ultrapassado o stop, mas ao preço possível no momento (portanto, maior que o stop);
- Se não tiveres stop, abra a 9% ou 11% de gap, como ainda tens saldo na conta para cobrir a margem, esta é aumentada retirando-te fundos ao saldo.
Então nunca posso perder mais de 10%?
Imaginamos a situação
Aqui todos os cfd´s são fechados e ainda me descontao 10% do meu dinheiro depositado ?
2- abertura do mercado em gap down de 9%, mas eu quero poder ficar a perder 15% sem fecha a posição. ( como faço?
Obrigado
Imaginamos a situação
Obrigado
Tosh5457 Escreveu:Então mas eu tenho ao todo $3500, e só compro $350 em cobre com 1:10 de alavancagem. Se descer 5%, isto vai me fazer perder 50% de $350, $175. $175 correspondem a 5% da minha carteira, que é $3500.
O valor com que entro também importa, porque tendo eu de pôr $350 no minimo (10% da carteira), não quero que uma variação de umas décimas active a stop loss, ou estou errado? O meu problema é esse: eu não quero usar gráficos intraday, quero saber se usar gráficos diários chega, tendo em conta a alavancagem do investimento e a volatilidade do cobre.
Espero que me tenha explicado bem, digam se não perceberem a questão. Obrigado
O que eu não tinha entendido era quanto compravas... dizes "só compro 350$", mas depois falas em teres de pôr no mínimo 350$ para esse trade...
Se tens de pôr 350$ para esse trade, então compraste 3500$ (é essa a posição que tens) - tu compras 10x mais que a quantia que "pões".
No caso que descreves, 3500$ é o tamanho da tua posição, e 350$ é a tua margem.
No fundo, não estás a usar nenhuma alavancagem (usas 1:1), pois tens uma posição igual ao valor da tua carteira.
O valor com que entras (margem) continua a não ser o mais importante... para o teu exemplo, o teu stop tem de estar a 17.5 pontos de distância - cada 17.5 pontos de movimentação equivalem a 175$ de variação na tua carteira.
Quanto ao que pretendes saber, depende da volatilidade e do teu horizonte temporal do trade... tens de ver em quanto tempo o Cobre se move montantes (pontos) desta ordem.
Pelo que vejo no gráfico, enquanto o Cobre está calmo ou lateraliza, tudo bem... mas quando começa a mexer, em 1 ou 2 dias percorre essa distância.
tonirai Escreveu:Tosh5457 Escreveu:Pela GoBulling Pro a alavancagem é de 1:10 e diz que o montante minimo para o CFD de cobre é de $350.
OK... perguntei porque achei curioso a quantia ser exactamente 10% da que tens disponível, sendo que a alavancagem é 10x... achei que pudesses estar a confundir qualquer coisa.Tosh5457 Escreveu:E queria mesmo dizer 5%, porque só compro $350, não $3500.
Isto é que está incorrecto, por isso não consigo perceber onde queres chegar...
Numa alavancagem de 1:1 (ou seja, sem alavancagem), uma variação de 5% no subjacente implica a mesma variação no teu investimento;
Mas com alavancagem, esta aumenta em x vezes a variação do teu investimento:
- Se algo valer 100$ e aumentar 5%, passa a valer 105$;
- Se investiste 1 unidade com alavancagem 1:10, significa que entraste com 10$ para margem... e no fim, ganhaste 50$, passando a ter 150$.
De qualquer forma, como já referido, o que conta não é o valor com que entras (margem) - o que interessa é o valor de stop que aplicas.
É esse que deves usar para dimensionar a tua posição segundo o teu Money Management.
Então mas eu tenho ao todo $3500, e só compro $350 em cobre com 1:10 de alavancagem. Se descer 5%, isto vai me fazer perder 50% de $350, $175. $175 correspondem a 5% da minha carteira, que é $3500.
O valor com que entro também importa, porque tendo eu de pôr $350 no minimo (10% da carteira), não quero que uma variação de umas décimas active a stop loss, ou estou errado? O meu problema é esse: eu não quero usar gráficos intraday, quero saber se usar gráficos diários chega, tendo em conta a alavancagem do investimento e a volatilidade do cobre.
Espero que me tenha explicado bem, digam se não perceberem a questão. Obrigado

Tosh5457 Escreveu:Pela GoBulling Pro a alavancagem é de 1:10 e diz que o montante minimo para o CFD de cobre é de $350.
OK... perguntei porque achei curioso a quantia ser exactamente 10% da que tens disponível, sendo que a alavancagem é 10x... achei que pudesses estar a confundir qualquer coisa.
Tosh5457 Escreveu:E queria mesmo dizer 5%, porque só compro $350, não $3500.
Isto é que está incorrecto, por isso não consigo perceber onde queres chegar...
Numa alavancagem de 1:1 (ou seja, sem alavancagem), uma variação de 5% no subjacente implica a mesma variação no teu investimento;
Mas com alavancagem, esta aumenta em x vezes a variação do teu investimento:
- Se algo valer 100$ e aumentar 5%, passa a valer 105$;
- Se investiste 1 unidade com alavancagem 1:10, significa que entraste com 10$ para margem... e no fim, ganhaste 50$, passando a ter 150$.
De qualquer forma, como já referido, o que conta não é o valor com que entras (margem) - o que interessa é o valor de stop que aplicas.
É esse que deves usar para dimensionar a tua posição segundo o teu Money Management.
tonirai Escreveu:Também não estou dentro desse mercado em concreto, mas vamos por partes:Tosh5457 Escreveu:A alavancagem do CFD do cobre, como já disse, é de 1:10. O montante minimo permitido para cada negociação é de $350.
E estás a referir-te ao montante mínimo de exposição?Tosh5457 Escreveu:Mas eu não quero perder mais que 5% da carteira num trade, o que quer dizer que um movimento de 5% no cobre obriga-me a fechar a posição.
Não quererás dizer que um movimento de 0.5% no cobre te obriga a fechar posição (equivale a perderes 5% da carteira)?
Quanto ao resto, subscrevo o que já foi dito... tens de saber que tipo de volatilidade tens à tua frente, para poderes dimensionar o teu stop em pontos, e depois dimensionar o correspondente tamanho da posição a tomar (de modo a esses pontos do stop equivalerem a uma perda de 5% da tua carteira).
Pela GoBulling Pro a alavancagem é de 1:10 e diz que o montante minimo para o CFD de cobre é de $350.
E queria mesmo dizer 5%, porque só compro $350, não $3500.
Eu sei o que é volatilidade, só pensava que usavam outro método em vez de ser "ao olho".
nunoand, eu já tinha pensado nisso mas o problema é que há um montante mínimo para abrir uma posição, sendo o caso do CFD do cobre de $350. Com uma carteira maior poderia facilmente fazer isso, mas a minha ainda é pequena.
- Anexos
-
- cobre.jpg (138.83 KiB) Visualizado 1936 vezes
Também não estou dentro desse mercado em concreto, mas vamos por partes:
E estás a referir-te ao montante mínimo de exposição?
Tosh5457 Escreveu:A alavancagem do CFD do cobre, como já disse, é de 1:10. O montante minimo permitido para cada negociação é de $350.
E estás a referir-te ao montante mínimo de exposição?
Tosh5457 Escreveu:Mas eu não quero perder mais que 5% da carteira num trade, o que quer dizer que um movimento de 5% no cobre obriga-me a fechar a posição.
Caro Tosh,
Sabes o que é a volatilidade?
Caso saibas, podes ver facilmente a olho num gráfico do cobre (usa candlesticks), pelo menos para o efeito de ver mais ou menos a alavancagen.
Caso queiras ser mais cientifico, para introdução do valor num modelo qualquer, pesquisa na Net.
Arranja gráficos fidedignos, que se calhar no cobre não são fáceis de arranjar
Quanto ao resto, tem presente que podes antes considerar a alavancagem uma constante, e variar antes o capital aplicado no movimento especifico em causa.
Eu prefiro este método de controle, de longe
Assim sendo, a questão correcta que deves colocar é:
Para uma alavacangem X e uma percentagem do meu capital total Y, num activo de volatilidade Z, estou demasiado exposto?
Sabes o que é a volatilidade?
Caso saibas, podes ver facilmente a olho num gráfico do cobre (usa candlesticks), pelo menos para o efeito de ver mais ou menos a alavancagen.
Caso queiras ser mais cientifico, para introdução do valor num modelo qualquer, pesquisa na Net.
Arranja gráficos fidedignos, que se calhar no cobre não são fáceis de arranjar

Quanto ao resto, tem presente que podes antes considerar a alavancagem uma constante, e variar antes o capital aplicado no movimento especifico em causa.
Eu prefiro este método de controle, de longe

Assim sendo, a questão correcta que deves colocar é:
nunoand99 Escreveu:Carissimo,
Na minha opinião, para avaliar da justeza da alavancagem, teriamos de ter um histórico da volatidilidade do cobre, no minimo.
Ora como desconheço esse mercado, não sei avaliar.
Deverás primeiro conhecer a volatilidade, caso ainda não o tenhas feito
E como é que posso saber essa volatilidade?
Carissimo,
Na minha opinião, para avaliar da justeza da alavancagem, teriamos de ter um histórico da volatidilidade do cobre, no minimo.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, cali010201, castrojjf, Google [Bot], iniciado1, lito, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Rafael Abreu, slbnnbobadela, trilhos2006 e 174 visitantes