Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ministro da Economia diz algo Muito Grave

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por boramasela » 16/4/2010 11:46

concordo que a análise possa ser bem simplista - foi o senso comum a funcionar, sorry :oops:

Registado: 16/9/2008 15:24

Re: Preços justos

por EALM » 16/4/2010 0:32

Então e ninguém corrige este post?

A matéria prima é responsável aí duns 25% do preço final, pelo que a ideia do post está errada. Pelo raciocínio simplista do mesmo seria então que o aumento do preço deveria ser apenas 25% x 9.4 = 2.35% pelo que estariam claramente a ir-nos ao bolso quando a matéria prima aumentou 9.4%...

Registado: 1/5/2008 2:21

por hmaavv » 16/4/2010 0:17

ferradura Escreveu:A Gasolina deveria ser mais cara !!

Sabem porque há tantos impostos nos combustiveis, e o governo sabe disso muito bem...

Para não agravar a nossa balança comercial...

Por isso, é preferivel essa situação do que ter combustiveis baratos.

Eu concordo, quem não tem dinheiro não tem vicios.

Portanto está na hora de andar-se de carro quando for mesmo necessa´rio e não por qualquer motivo ou desculpa.

Por isso meus senhores, o governo sabe muito bem de tudo isso, mas é de proposito e para nosso bem

Mas que grande disparate ,
meu caro e os consumos intermédios ????
Ao tributar mais os combustíveis o Estado retira competitividade à economia , resultado, piora a nossa balança comercial .

O estado tributa os combustíveis ,não para nosso bem, mas porque é fácil rápido e dá milhões !!!!

Registado: 14/1/2008 0:05

por ferradura » 15/4/2010 23:52

A Gasolina deveria ser mais cara !!

Sabem porque há tantos impostos nos combustiveis, e o governo sabe disso muito bem...

Para não agravar a nossa balança comercial...

Por isso, é preferivel essa situação do que ter combustiveis baratos.

Eu concordo, quem não tem dinheiro não tem vicios.

Portanto está na hora de andar-se de carro quando for mesmo necessa´rio e não por qualquer motivo ou desculpa.

Por isso meus senhores, o governo sabe muito bem de tudo isso, mas é de proposito e para nosso bem

Registado: 5/4/2010 21:14

por MarcoAntonio » 15/4/2010 20:00

Lion_Heart Escreveu:Margem Estado - 74 centimos

Margem gasolineiras - 20 centimos

A margem das gasolineiras não é de 20 centimos, andará mais pelos 10 a 15 centimos (ver por exemplo os relatórios da AdC).

Lion_Heart Escreveu:E saber a evolução desde o ano de 2008 até agora .

Como já disse, a comparação com 2008 é algo infeliz (até porque os valores variaram consideravelmente nesse ano, portanto, qual mês de 2008?).

Em todo o caso, é só olhar para o meu gráfico no outro tópico para perceber como evoluíram nestes últimos 4 anos as margens nos combustíveis (o meu gráfico é uma margem bruta, mas é o suficiente para perceber, apenas há que entender que a aqueles 14~18 centimos ainda há que deduzir custos de armazenagem, transporte, retalho).

Lion_Heart Escreveu:E já agora se o preço do barril de crude não esta directamente ligado , o preço da gasolina e do gasoleo.

O preço da gasolina e do gasóleo à saída da refinaria seguem de relativamente perto o preço do petróleo bruto mas não é obviamente igual. Existe um mercado e procuras/necessidades diferentes para cada um dos dois ao longo do tempo...

Lion_Heart Escreveu:O que preocupa toda a gente é o preço da gasolina estar a +- 7 centimos do maximo historico e o barril de crude muito abaixo.

A gasolina está cerca de 10 centimos abaixo do pico e o gasóleo mais de 20 centimos abaixo.

Para perceber porquê basta ler os meus posts anteriores.

Os preços actuais estão dentro (mais centimo, menos centimo) do que era de esperar, desde que se entenda quais são as componentes do preço do combustível até chegar ao depósito.

Infelizmente, o grande público nunca entenderá (isso é algo que já percebi há cerca de dois anos). E claro, atrás disso vem imensa gente a capitalizar sobre o tema, dizendo ao "povo" precisamente aquilo que ele quer ouvir, em vez de explicar como realmente se chega ao preço dos combustíveis!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lion_Heart » 15/4/2010 19:52

Oh Marco, todos nós agradecemos o teu trabalho neste assunto e as muitas explicações que ja deste sobre o mesmo.

Como ja disse noutro tópico , como não posso comprar nada sem iva ou outros impostos , o que interessa saber é:

Margem Estado - 74 centimos

Margem gasolineiras - 20 centimos

E saber a evolução desde o ano de 2008 até agora .

E já agora se o preço do barril de crude não esta directamente ligado , o preço da gasolina e do gasoleo.

O que preocupa toda a gente é o preço da gasolina estar a +- 7 centimos do maximo historico e o barril de crude muito abaixo.

Segundo entendo é o isp e a margem de lucro(custos, inflação,cartel) mais a variaçao no o seu próprio mercado da gasolina e gasoleo.

Estamos quase a abrir os noticiarios com o preço da gasolina (quando chegar a 1,50) e ai é que vai ser bonito.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MarcoAntonio » 15/4/2010 19:42

Eu recordo, também para quem se começa a debruçar sobre este assunto pela primeira vez que mesmo que a gasolina à saída da refinaria custasse zero (ou seja, caísse 100%), nos postos a gasolina custaria no mínimo dos mínimos: 0,7 euros (ou seja, nos postos só cairia cerca de 50%)

Isto é o que se pagaria em impostos com gasolina a custo zero.

Se considerarmos que mesmo com a gasolina a custo zero, existem custos que pouco seriam afectados e para ir um pouco mais longe, presumirmos que a empresa mantém a sua margem (afinal é sobre a margem de lucro que as pessoas têm duvidas), a gasolina dificilmente seria vendida a menos de algo como 0,9 euros (ou seja, menos 37%).

Portanto: mantendo custos, margens e impostos, se a gasolina passasse a ser de borla (baixasse 100%), continuariamos a pagar 90 centimos por litro (só baixava ~37% nos postos).

Isto serve para mostrar como a variação da gasolina (matéria prima) afecta muito menos o preço final do que o que as pessoas esperam à partida!

Também este tipo de exercício foi realizado por diversas vezes no outro tópico que eu aconselho a ler se realmente quiserem entender como funciona o preço dos combustiveis...

Nada do que estou a dizer aqui é novo e tudo isto já foi explicado para cima de uma duzia de vezes.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 15/4/2010 19:52, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/4/2010 19:31

Já agora, no mesmo período o gasóleo baixou 35% à saída da refinaria em igual período.

Outra questão que vai caindo no esquecimento ou passando despercebido a quem não acompanhava os combustiveis nessa altura: a comparação discricionária com 2008 é também algo infeliz porque 2008 foi um ano muito conturbado nos combustíveis, em especial na área da refinação, com importantes oscilações de margens. Aparentemente, em 2008, refinar até dava prejuízo (isto foi mencionado por diversas vezes no meu tópico e está até perfeitamente visível no meu gráfico da evolução da margem bruta).

Eu aconselho a que façam uma comparação mais abrangente para que se tenha uma visão mais completa (vulgo "big picture") da evolução dos preços. Por exemplo, comparando com vários períodos/anos e não apenas com um determinado mês há xis tempo atrás.
Imagem

Administrador Fórum

Re: Dados Históricos

por MarcoAntonio » 15/4/2010 19:23

AxeRiver Escreveu:11/6/2008 - Petróleo atingiu o máximo de 147,50 tendo "fechado" o dia a 144,40.
Nesse mesmo dia o par €/$ cotava nos 1,55 aproximadamente.
Fazendo as contas com o 144,40 dá um preço por barril em € de 93,16€.

Os preços derivam de médias semanais e não de picos diários (dados de um dado dia).

A média semanal mais alta no crude oil foi de 90.5 euros.

Em todo o caso, uma comparação com o petróleo é insuficiente dado que gasolina e gasóleo são derivados do petróleo bruto e não o petróleo bruto em si. Têm o seu próprio mercado e seguem curvas de preço próprias. Por exemplo, neste momento a gasolina está nos postos cerca de 10 centimos mais baixa que no pico de 2008 mas o gasóleo está mais de 20 centimos.

AxeRiver Escreveu:14/4/2010 - Petróleo termina o dia a 86,21$(Usd).

O preço de hoje só será relevante para a semana que vem (e mesmo assim, inserido numa média semanal).

AxeRiver Escreveu:O preço da gasolina em Euros está 32% mais barato.

O preço da gasolina não está 32% mais barato...

O preço actual da gasolina situa-se nos 0,44 euros litro (média da semana passada).

O pico atingido em Julho de 2008 foi de 0,56.

Portanto, a matéria prima à saída da refinaria baixou 21,5%...

AxeRiver Escreveu:O preço nas bombas está 6% abaixo.

O preço nas bombas inclui além da matéria prima: margens, custos e impostos que têm componentes fixas. As variações vão sempre ser menores em termos percentuais e uma comparação percentual só por si é equívoca, não revela nada de substancial!

Peço desculpa mas esta comparação está carregada de erros de análise.
Imagem

Administrador Fórum

Dados Históricos

por AxeRiver » 15/4/2010 19:11

11/6/2008 - Petróleo atingiu o máximo de 147,50 tendo "fechado" o dia a 144,40.
Nesse mesmo dia o par €/$ cotava nos 1,55 aproximadamente.
Fazendo as contas com o 144,40 dá um preço por barril em € de 93,16€.

14/4/2010 - Petróleo termina o dia a 86,21$(Usd).
Par Euro/dólar a rondar os 1,36$ por cada Euro.
Calculando dá 63.38€.

Preço médio Actual 1,422€. [ fonte: http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/ e http://www.maisgasolina.com/estatisticas/ ]

O preço máximo que me recordo de visualizar foi 1,56( se bem me lembro ). Vou utilizar o valor médio mais alto do ano de 2008 que é 1,51€ (http://www.maisgasolina.com/estatisticas/).

O preço da gasolina em Euros está 32% mais barato.
O preço nas bombas está 6% abaixo.

Poderá (não estou informado) haver alguma influência derivada dos impostos.

Mas ainda assim...

AxeRiver

Registado: 17/8/2009 18:36

por MarcoAntonio » 15/4/2010 18:56

MarcoAntonio Escreveu:Eu vou ver se ainda hoje actualizo as minhas tabelas para verificar realmente como se comparam os preços hoje com os que eram praticados em 2008...

Quem quiser visualizar como está a evolução da margem bruta, está actualizado no tópico habitual:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=2125
Imagem

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 15/4/2010 18:33

Adrox Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Adrox Escreveu:Com o IVA mesmo que não seja igual, igual,no máximo deve ir para qualquer coisa como 23 para o Estado, 2 para a gasolineira.

24

Está o cálculo em cima...
:wink:

Eu, em nome do Estado portugues, dos 24 centimos que o Estado "rouba", dou 1 centimo às gasolineiras, de modo a ampliar a raiva dos portugueses em relação aos abusos das gasolineiras...

Onde é que já se viu,as gasolineiras cobrarem 1 centimo a mais que os espanhois...
Já para não falar, de todos os outros custos que as gasolineiras têm em Portugal maior que em Espanha, transporte, pessoal, etc... Por exemplo pelo facto do IVA ser maior...

Cumprimentos.

Não esquecer que em Espanha em muitas gasolineiras temos pessoal para nos abastecer (começa logo em Tuy)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Adrox » 15/4/2010 18:25

MarcoAntonio Escreveu:
Adrox Escreveu:Com o IVA mesmo que não seja igual, igual,no máximo deve ir para qualquer coisa como 23 para o Estado, 2 para a gasolineira.

24

Eu, em nome do Estado portugues, dos 24 centimos que o Estado "rouba", dou 1 centimo às gasolineiras, de modo a ampliar a raiva dos portugueses em relação aos abusos das gasolineiras...

Onde é que já se viu,as gasolineiras cobrarem 1 centimo a mais que os espanhois...
Já para não falar, de todos os outros custos que as gasolineiras têm em Portugal maior que em Espanha, transporte, pessoal, etc... Por exemplo pelo facto do IVA ser maior...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por MNFV » 15/4/2010 18:25

Nunca ninguém disse que o Cartel era um exclusivo português :wink: ainda para mais com os vilões da GALP a comprarem lá postos :lol:

Obrigado pelos esclarecimentos, já me sinto mais informado do que o ministro da tutela :)

Registado: 28/12/2007 17:02

por MarcoAntonio » 15/4/2010 18:19

24

Imagem

Administrador Fórum

por Adrox » 15/4/2010 18:18

mnfv Escreveu:Diferença de €0,18 nos impostos contra €0,25 no preço final.

Ainda assim sobra uma diferença de €0,07 por explicar.

«No mercado português, o responsável da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis, Virgílio Constantino, questiona a razão pela qual os preços dos combustíveis conseguem descer durante os fins-de-semana, para fomentar o consumo, enquanto durante os dias úteis não têm, habitualmente, descidas.»
in
http://aeiou.expresso.pt/concorrencia-diz-que-o-preco-da-gasolina-antes-de-impostos-subiu-449-num-ano=f576688

Branc0 Escreveu:
mnfv Escreveu:Agora não tenho tempo de investigar os impostos sobre o combustivel nos dois paises mas a diferença fará os 21%?

ISP em Portugal: 0.583€ / litro
ISP em Espanha: 0.396€ / litro

Diferença: 68%

Depois mete o IVA em cima disso.

Portanto, ainda sem contar com IVA:

O Estado "rouba-te" 18 centimos, tudo bem.
A gasolineira "rouba-te" 7 centimos é um escandalo!

Com o IVA mesmo que não seja igual, igual,no máximo deve ir para qualquer coisa como 23 para o Estado, 2 para a gasolineira.

E continuas-te a sentir roubado pela gasolineira??
O Estado rouba-te 10 vezes mais que a gasolineira, mas os tipos da gasolineira é que são os ladrões, né?

Só falta vir com o argumento que temos muito melhor serviços prestados pelo Estado do que Espanha, e que portanto os 0.23€ que o Estado portugues te "rouba" é muito bem empregue...
Pergunta isso aos valencianos que eles dizem-te...

Cumprimentos.
Editado pela última vez por Adrox em 15/4/2010 18:20, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 1:43

por MarcoAntonio » 15/4/2010 18:10

boramasela Escreveu:Portanto a variação dos combustíveis cá, até tem sido menor do que a do barril

A variação nos combustiveis é sempre menor que no barril por uma série de motivos (seja a subir, seja a descer). É perfeitamente natural e isso só por si não significa absolutamente nada!

Por favor façam os cálculos relevantes e utilizem os procedimentos correctos e adequados...

Existe um longuíssimo tópico sobre o assunto se quiserem entender a formação dos preços dos combustiveis.
Imagem

Administrador Fórum

por rmachado » 15/4/2010 18:10

Eu acho que isto se resolvia facilmente e ainda por cima podiamos dispensar a AdC se o Marco imprimisse o tópico dele (e tabelas) e enviasse ao ministro.

Infelizmente anda tudo a discutir o sexo dos anjos mas não apontam as reais causas das coisas.

E pior é termos jornais que só quando isto acontece é que fazem um alarido mas ainda não vi nenhum a fazer um estudo sério e comparado entre Portugal e Espanah por exemplo.

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 15/4/2010 18:08

Está errado.

Em ambos os paises (e por toda a europa de resto) o IVA recai sobre o ISP.

A diferença do ISP+IVA = 0.24 euros

0.583*1.2 = 0.70
0.396*1.16 = 0.46
Imagem

Administrador Fórum

por boramasela » 15/4/2010 18:08

então ainda me dás mais razão,
O preço do gasoleo só subiu 8.7%!!!

por Branc0 » 15/4/2010 18:06

boramasela Escreveu:Dados concretos:

Preço barril em Janeiro = 79 €
Preço barril hoje = 86,4 €

- aumento: 9,4 %

Preço gasóleo Janeiro= 1,094 €
Preço gasóleo hoje = 1,189

- aumento: 8,7 %

Portanto até a variação dos combustíveis cá, até tem sido menor do que a do barril

Estás a misturar euros com dolares. O preço do barril subiu mais de 14% quando medido em euros.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Branc0 » 15/4/2010 18:05

Eu disse para meteres o IVA em cima disso.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

Preços justos

por boramasela » 15/4/2010 18:05

Editado pela última vez por boramasela em 15/4/2010 18:21, num total de 2 vezes.

por MarcoAntonio » 15/4/2010 18:05

mnfv Escreveu:Agora não tenho tempo de investigar os impostos sobre o combustivel nos dois paises mas a diferença fará os 21%?

Eu não consigo entender como é que alguém pode estar preocupado com o preço dos combustíveis ou a diferença de preços entre Portugal e Espanha e nãõ estar já por esta altura na posse desses dados, quando o assunte se discute há uns bons 2 ou 3 anos.

O ISP em Espanha é bastante mais baixo na gasolina (quase 20 centimos de diferença) e acresce um IVA também mais baixo (16% contra os nossos 20%).

No gasóleo a diferença é menor (2.4 centimos), depois ainda com a afectação do IVA.

Os preços têm sido essencialmente os mesmos ao longo destes últimos anos entre Portugal e Espanha (mais centimo, menos centimo). E se umas vezes está um bocadinho mais alto cá, nem tem sido tão pouco frequente quanto isso estarem até mais baixos do lado de cá.

Antes de impostos, é claro...
Imagem

Administrador Fórum

por MNFV » 15/4/2010 18:00

Diferença de €0,18 nos impostos contra €0,25 no preço final.

«No mercado português, o responsável da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis, Virgílio Constantino, questiona a razão pela qual os preços dos combustíveis conseguem descer durante os fins-de-semana, para fomentar o consumo, enquanto durante os dias úteis não têm, habitualmente, descidas.»
in
http://aeiou.expresso.pt/concorrencia-diz-que-o-preco-da-gasolina-antes-de-impostos-subiu-449-num-ano=f576688

Branc0 Escreveu:

ISP em Portugal: 0.583€ / litro
ISP em Espanha: 0.396€ / litro

Diferença: 68%

Depois mete o IVA em cima disso.

Registado: 28/12/2007 17:02

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Burbano, Carrancho_, castrojjf, Goya777, IX Hispana, jls1, latbal, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA e 259 visitantes