Portucel - Tópico Geral
Re: Resistencia/suporte
AxeRiver Escreveu:AFACTURAR Escreveu:AxeRiver Escreveu:É um dos pontos defendidos por Fernando Braga de Matos no seu livro Ganhar em Bolsa. (pág. 324)
Mais, uma vez que o título "pagou" o seu dividendo à bem pouco tempo e as ordens de compra/venda foram canceladas, é natural que ainda não se tenha formada uma resistência ou suporte junto dos 2,10€.
Não fiz nenhum estudo, mas de modo geral noto que quando um título quebra em alta uma importante resistência ( normalmente fá-lo com forte volume ), os volumes tendem a manter-se altos nos dias seguintes.
Por outro lado, nas quebras de suportes as quedas costumas ser abruptas, mas não obrigatóriamente acompanhadas de um volume tão forte quanto nas resistências. Muito devido à ausência de força compradora nos níveis exactamente abaixo.
Mas se tiveres outra opinião, estou sempre pronto a aprender.
Cumprimentos,
AxeRiver
Não vejo as coisas dessa maneira, nem concordo com essa teoria, nem trabalho com esse metodo... já expressei o meu ponto de vista.
Até porque se nao tivesse havido dividendo, o fecho de ontem, teria sido, de grosso modo, de 2.18€.
Se não tivesse havido dividendo nem aos 2,18€ chegava. Aqui não se pode colocar a hipotese de não haver dividendo. O mercado sabia dessa informação e agiu em conformidade.
Não digo que a minha análise seja a mais correcta. É a minha opinião e apenas estava a justificá-la como o "Gerente" aqui do Caldeirão pediu.
Cumprimentos,
AxeRiver
Por isso é que eu disse "de grosso modo", mas também não podemos dizer que não chegava aos 2.18€. Na minha opinião podemos tirar certas ilações, alias tenho seguido este meu método, de forma mto regradae atenta, já há mtos anos, e globalmente tem sido frutuoso. O mercado tem a sua tendencia, podemos fazer previsões, como acho que todos fazemos, caso contrario nao andariamos nestas andanças, agora garantias futuras, quem as fizer não passa de especulação.
- Registado: 29/11/2007 2:04
AFACTURAR Escreveu:AxeRiver Escreveu:É um dos pontos defendidos por Fernando Braga de Matos no seu livro Ganhar em Bolsa. (pág. 324)
Mais, uma vez que o título "pagou" o seu dividendo à bem pouco tempo e as ordens de compra/venda foram canceladas, é natural que ainda não se tenha formada uma resistência ou suporte junto dos 2,10€.
Não fiz nenhum estudo, mas de modo geral noto que quando um título quebra em alta uma importante resistência ( normalmente fá-lo com forte volume ), os volumes tendem a manter-se altos nos dias seguintes.
Por outro lado, nas quebras de suportes as quedas costumas ser abruptas, mas não obrigatóriamente acompanhadas de um volume tão forte quanto nas resistências. Muito devido à ausência de força compradora nos níveis exactamente abaixo.
Cumprimentos,
AxeRiver
Não vejo as coisas dessa maneira, nem concordo com essa teoria, nem trabalho com esse metodo... já expressei o meu ponto de vista.
Até porque se nao tivesse havido dividendo, o fecho de ontem, teria sido, de grosso modo, de 2.18€.
Se não tivesse havido dividendo nem aos 2,18€ chegava. Aqui não se pode colocar a hipotese de não haver dividendo. O mercado sabia dessa informação e agiu em conformidade.
Não digo que a minha análise seja a mais correcta. É a minha opinião e apenas estava a justificá-la como o "Gerente" aqui do Caldeirão pediu.
Cumprimentos,
AxeRiver
AxeRiver Escreveu:É um dos pontos defendidos por Fernando Braga de Matos no seu livro Ganhar em Bolsa. (pág. 324)
Cumprimentos,
AxeRiver
Resistencia/suporte
É um dos pontos defendidos por Fernando Braga de Matos no seu livro Ganhar em Bolsa. (pág. 324)
Cumprimentos,
AxeRiver
Cumprimentos,
AxeRiver
AFACTURAR Escreveu:E depois, pelo menos até agora, embora esteja a quebrar um pouco, é com um volume mto fraco, se continuar assim não acredito mto nesta queda
Quebras de suportes não são necessários grandes volumes. Se quebrarem os suportes sem volumes, é porque o suporte não era suporte. Para a quebra de resistências ( as grandes pelo menos ) é que será necessário um forte volume para superar o nº de posições vendedoras.
AxeRiver
A Portucel, ao deslizar -0,62% para os € 2,10, voltou a testar em força o seu suporte dos € 2,10 (ainda indicado nos gráficos como resistência).
Recentemente a cotação tem vindo a apresentar um aumento muito grande da sua volatilidade e, nas últimas 2 sessões, tem violado de forma sistemática os € 2,10 no intraday, uma situação que pode vir a afastar os bulls no futuro a curto prazo.
Os seus indicadores técnicos já denunciam uma certa deterioração da sua tendência bullish de médio prazo, algo que, na minha opinião, coloca a cotação numa situação bastante delicada já que a quebra em baixa dos € 2,10 poderá abrir caminho a um novo ciclo de quedas continuadas.
[/quote]
Caro amigo,
não podemos esquecer que houve a distribuição dos dividendos e o ajustamento do preço devido a esse facto, só a partir daí é que passou a visitar valores inferiores a 2.10€, no que respeita a intraday's.
E porque é que valorisa tanto a queda de 0.62% e não valorisa a subida da ultima 6ª-feira de 2.20% em resposta ao ajuste..., poderei estar a ver mal, mas não consigo ver nenhum indicador tecnico ou fundamental que me diga que vai entrar, ou que há fortes indicios de entrar em período de quedas.[/quote]
afacturar, peço-te que leias com atenção o meu post, nomeadamente o trecho em que digo:
Numa situação de distribuição de dividendos é "normal" a ocorrência de correcções pontuais, mas os suportes e as resistências continuam a existir.
Os € 2,10 correspondem a um suporte que, na minha opinião, é bastante relevante para o futuro da cotação no curto prazo.[/quote]
Não vejo as coisas da mesma forma, uma vez que apenas com o desconto do dividendo a tras para baixo dos 2.10€, mais concretamente aos 2.06€, muito bem reagiu ela ao regressar de imediato aos 2.11€. Posso estar errado, mas considero que o suporte, apos o desconto do dividendo na casa dos 2.05/ 2.06€. É a minha prespectiva, posso estar errado.
Recentemente a cotação tem vindo a apresentar um aumento muito grande da sua volatilidade e, nas últimas 2 sessões, tem violado de forma sistemática os € 2,10 no intraday, uma situação que pode vir a afastar os bulls no futuro a curto prazo.
Os seus indicadores técnicos já denunciam uma certa deterioração da sua tendência bullish de médio prazo, algo que, na minha opinião, coloca a cotação numa situação bastante delicada já que a quebra em baixa dos € 2,10 poderá abrir caminho a um novo ciclo de quedas continuadas.

Caro amigo,
não podemos esquecer que houve a distribuição dos dividendos e o ajustamento do preço devido a esse facto, só a partir daí é que passou a visitar valores inferiores a 2.10€, no que respeita a intraday's.
E porque é que valorisa tanto a queda de 0.62% e não valorisa a subida da ultima 6ª-feira de 2.20% em resposta ao ajuste..., poderei estar a ver mal, mas não consigo ver nenhum indicador tecnico ou fundamental que me diga que vai entrar, ou que há fortes indicios de entrar em período de quedas.[/quote]
afacturar, peço-te que leias com atenção o meu post, nomeadamente o trecho em que digo:
já que a quebra em baixa dos € 2,10 poderá abrir caminho a um novo ciclo de quedas continuadas.
Numa situação de distribuição de dividendos é "normal" a ocorrência de correcções pontuais, mas os suportes e as resistências continuam a existir.
Os € 2,10 correspondem a um suporte que, na minha opinião, é bastante relevante para o futuro da cotação no curto prazo.[/quote]
Não vejo as coisas da mesma forma, uma vez que apenas com o desconto do dividendo a tras para baixo dos 2.10€, mais concretamente aos 2.06€, muito bem reagiu ela ao regressar de imediato aos 2.11€. Posso estar errado, mas considero que o suporte, apos o desconto do dividendo na casa dos 2.05/ 2.06€. É a minha prespectiva, posso estar errado.
AFACTURAR Escreveu:Fenicio Escreveu:Portucel - 12/04/2010
A Portucel, ao deslizar -0,62% para os € 2,10, voltou a testar em força o seu suporte dos € 2,10 (ainda indicado nos gráficos como resistência).
Caro amigo,
E porque é que valorisa tanto a queda de 0.62% e não valorisa a subida da ultima 6ª-feira de 2.20% em resposta ao ajuste..., poderei estar a ver mal, mas não consigo ver nenhum indicador tecnico ou fundamental que me diga que vai entrar, ou que há fortes indicios de entrar em período de quedas.
já que a quebra em baixa dos € 2,10 poderá abrir caminho a um novo ciclo de quedas continuadas.
Os € 2,10 correspondem a um suporte que, na minha opinião, é bastante relevante para o futuro da cotação no curto prazo.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Fenicio Escreveu:Portucel - 12/04/2010
Caro amigo,
E porque é que valorisa tanto a queda de 0.62% e não valorisa a subida da ultima 6ª-feira de 2.20% em resposta ao ajuste..., poderei estar a ver mal, mas não consigo ver nenhum indicador tecnico ou fundamental que me diga que vai entrar, ou que há fortes indicios de entrar em período de quedas.
Portucel - 12/04/2010

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
- Registado: 20/1/2008 20:32
Estudo
Estive a tentar perceber qual a razão de a Altri ter subido bastante desde o ínicio do Bull em Março passado e a Portucel não ter acompanhado o comboio.
Este site pareceu-me importante : http://www.foex.fi/
O principal produto de venda da Portucel, segundo o seu relatório de contas é PIX “A4-copy B” (fonte: Relatório Contas 2009, pág 25 ).
Por seu lado a Altri vende produtos relacionados com o indice BHKP. Deste modo podemos comprovar que a Altri é duplamente beneficiada, não só pelo aumento do preço PIX BHKP como pela valorização do Dolar face ao Euro.
Cumprimentos,
AxeRiver
Este site pareceu-me importante : http://www.foex.fi/
O principal produto de venda da Portucel, segundo o seu relatório de contas é PIX “A4-copy B” (fonte: Relatório Contas 2009, pág 25 ).
Por seu lado a Altri vende produtos relacionados com o indice BHKP. Deste modo podemos comprovar que a Altri é duplamente beneficiada, não só pelo aumento do preço PIX BHKP como pela valorização do Dolar face ao Euro.
Cumprimentos,
AxeRiver
Re: RE: Cario Ulisses
Deep Puple Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Deep, mas alguém leva a sério essa afirmação. A minha pergunta é: Com esse grau de certeza sobre os movimentos do mercado como não estás ainda rico?
Quem afirma conhecer o que vai fazer o mercado com 99% de certeza das duas uma: Ou anda a ver se engana os outros ou tem muito pouca experiência do mercado. Quem anda nisto há muitos anos, sabe que a grande incerteza dos mercados é a sua grande característica.
Achas que alguém leva a sério alguém que diz que com 99% de certeza vai acontecer isto?
Podia não dizer nada. Mas no Caldeirão sempre tivemos preocupações pedagógicas. E preocupa-me sempre que haja pelo menos um participante do Caldeirão que acredite neste género de certezas.Deep Puple Escreveu:Não quero nesta participação no Caldeirão dar conselhos a ninguém, somente dar a minha opinião.
Todos nós somos livres de opinar sobre os mais diversos assuntos.Nunca censurei ninguém.Agora que há pessoas que gostam de censurar, como acontece na distrital do PSD em Viseu.
Quanto afirmei que eram 99% garantidos, era no pressuposto que na próxima semana a Portucel chegue ao valor do último dia de negociação dos dividendos, ou seja, atinja os 2,15,
Caro Ullisses, espero que ninguém o tenha levado a sério, quando a Portucel estava ser negociada a 1,47 e tenha afirmado que só valia a pena comprar a Portucel quando o seu valor rompesse o suporte dos 1,82. È que o ganho é totalmente diferente ter comprado nos 1,47, e nos 1,82. Ainda mantenho Portucel.
No meu caso e como não levei a sério os seus conselhos relativamente a entradas em diversos títulos (SONAE, PORTUCEL etc), ver os seus vídeos, espero sinceramente que muitos caldeirões não o tenham feito.
Boa noite
Antes de comentar alguns posts e se não tenho presente a matriz interventiva característica do autor, acordo-me por vezes o tempo de pesquisar o seu historial.
E neste caso, fiquei perplexo.
Que atrevimento o de comparar opiniões fundamentadas, estudos disciplinarmente exemplares, plenos de provas dadas e reconhecidas, nas diversas temáticas, com as suas próprias, que nem são opiniões, serão no máximo palpites desproporcionados e desgarrados de qualquer lógica ou racionalidade, tipo não vale um chavo, eu avisei, vai disparar, etc., etc.
O conceito de liberdade é tão mal tratado quando julgamos que serve para impor aos demais qualquer coisa como certezas a 99% de algo futuro em adivinhação e em relação ao que, manifestamente não possuímos conhecimento abrangente sequer para entender o presente, e ainda por cima dele nos servimos, deste conceito que não compreendemos, (talvez falta de maturidade, precisaremos de mais algumas gerações mentais), para desprezar os deveres a que estamos obrigados a cada momento e em cada lugar, seja por códigos de conduta, regras que aceitamos pelo simples facto de participarmos ou, na falta de uma carta publicada, pelos usos e costumes vulgarmente aceites como tradicionais do contexto, porque, digo eu a primeira liberdade são duas: respeitarmos as regras e quem as aplica se queremos ser e estar, e a segunda é a de podermos abdicar de estar e ser.
- Registado: 29/11/2007 4:15
BePatience Escreveu:eu penso que ninguém aqui no caldeirão fala ou escreve para dar conselhos aos outros. aqui debate-se, analisa-se e tomam-se decisões pessoais de acordo com as perspectivas pessoais. É uma pena este tipo de discussão.
Abraços
Não quero nesta participação no Caldeirão dar conselhos a ninguém, somente dar a minha opinião.
Todos nós somos livres de opinar sobre os mais diversos assuntos.Nunca censurei ninguém.Agora que há pessoas que gostam de censurar, como acontece na distrital do PSD em Viseu.
- Registado: 10/1/2010 14:26
Qual a data de ex-dividendo da Portucel ?
Se comprarmos na Segunda-feira ainda teremos direito ao dividendo ?
edit: Já vi que já não fui a tempo.
Se comprarmos na Segunda-feira ainda teremos direito ao dividendo ?
edit: Já vi que já não fui a tempo.
Editado pela última vez por Visitante em 11/4/2010 20:47, num total de 1 vez.
- Registado: 30/6/2008 20:42
RE: Cario Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Deep, mas alguém leva a sério essa afirmação. A minha pergunta é: Com esse grau de certeza sobre os movimentos do mercado como não estás ainda rico?
Quem afirma conhecer o que vai fazer o mercado com 99% de certeza das duas uma: Ou anda a ver se engana os outros ou tem muito pouca experiência do mercado. Quem anda nisto há muitos anos, sabe que a grande incerteza dos mercados é a sua grande característica.
Achas que alguém leva a sério alguém que diz que com 99% de certeza vai acontecer isto?
Podia não dizer nada. Mas no Caldeirão sempre tivemos preocupações pedagógicas. E preocupa-me sempre que haja pelo menos um participante do Caldeirão que acredite neste género de certezas.
Quanto afirmei que eram 99% garantidos, era no pressuposto que na próxima semana a Portucel chegue ao valor do último dia de negociação dos dividendos, ou seja, atinja os 2,15,
Caro Ullisses, espero que ninguém o tenha levado a sério, quando a Portucel estava ser negociada a 1,47 e tenha afirmado que só valia a pena comprar a Portucel quando o seu valor rompesse o suporte dos 1,82. È que o ganho é totalmente diferente ter comprado nos 1,47, e nos 1,82. Ainda mantenho Portucel.
No meu caso e como não levei a sério os seus conselhos relativamente a entradas em diversos títulos (SONAE, PORTUCEL etc), ver os seus vídeos, espero sinceramente que muitos caldeirões não o tenham feito.
Boa noite
Deep, mas alguém leva a sério essa afirmação. A minha pergunta é: Com esse grau de certeza sobre os movimentos do mercado como não estás ainda rico?
Podia não dizer nada. Mas no Caldeirão sempre tivemos preocupações pedagógicas. E preocupa-me sempre que haja pelo menos um participante do Caldeirão que acredite neste género de certezas.
Ulisses Pereira Escreveu:Deep, 99% garantido? Desculpa dizer-te que isso não é correcto. E a forma como dás isso como certo é completamente contra o intuito pedagógico que o Caldeirão tem. É que quem ler isso com tanta certeza ainda acredita que será mesmo assim.
Se calhar, convinha explicares porquê...
99%, com I.C. de 1%.
Deep Puple Escreveu:Flecha Escreveu:Pois é todo o mercado sabe, o certo é que está tudo na mesma. Pode ser que na semana que vem as coisas começem a melhorar e as noticias negativas parem.
Será que a cotação da Portucel após Ex. Dividendo, vai ter o caminho para SUl?
Basta ver o que aconteceu no ano passado. Assim, e de acordo com a minha metodologia em Bears market, não vale apena ir a " correr" aos dividendos, em Bull Market, as acções após ex. dividendo têm tendência ascendente.
Conclusão. Manter as acções após dividendo. A valorização é 99% garantida.
99%??? Caro amigo deve estar a pensar mal... Talvez uns 70%, a Ren ontem corrigiu bastante, hoje recuperou pouco. A Portucel lá subiu qualquer coisa mas dizeres que é 99% certo não acho certo...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
- Registado: 6/4/2010 19:04
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], karaya75, LMMV, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006, trilhos2006 e 205 visitantes