Off Topic - Pres. Polónia entre 87 mortos/acidente de avião
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O que são "reverses"?
Há várias formas de parar um avião e normalmente utiliza-se a conjugação delas para isso acontecer.
1 - ground flaps ( erradamente também se diz ground spoilers e speed brakes ):
http://www.airliners.net/photo/United-Airlines/Airbus-A319-131/0078730/M/
Extensões hidraulicas nas asas que, quando abertas, são barreiras à passagem do ar. Abertas no ar são speed brakes e permitem conter a velocidade em descida ( um avião grande é uma pedra a cair ).
2 - Reverses:
Erradamente, muita gente pensa que em dado momento na aterragem os motores " trabalham ao contrário ".
Os motores trabalham sempre, mas sempre, do mesmo modo e no mesmo sentido, isto é, aspiram ar pela frente e expelem-no para trás.
O reverse mais não é que um mecanismo hidraulico que, quando accionado, desvia o ar para os lados, impedindo que vá para trás.
Dependendo do tipo, em pista quando a velocidade baixa para cerca de 100/120 knots, armam-se os reverses, dá-se cerca de 70% de potência aos motores e aquele monstro quase que pára em três dúzias de metros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reversor_de_empuxo
http://www.airliners.net/photo/Air-Fran ... 1641669/M/
http://www.airliners.net/photo/TAP-Port ... 1630703/M/
O tupolev têm reverses em concha.
3 - travões:
Maxilas que pressionam discos de carbono, tal como nos carros.
São muito eficientes mas aquecem em demasia e só quando voltam à temperatura normal é que o avião pode voltar a saír, não há forma de acelerar o processo e às vezes só bastantes horas depois, pelo que convêm não exagerar.
. Ja era altura de comprar um airbus ou boeing para o efeito.
É muito caro e a utilização não o justifica. Podia-se era pensar no estado ser cliente da netjets.
Cumprimentos,
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Em primeiro lugar deixo aqui as minhas condolencias a todos os familiares e amigos das pessoas que morreram neste tragico acidente de aviação.
Conheço alguns polacos , alias um amigo meu é casado com uma polaca e eles são um povo bastante alegre apesar de ter sido o que mais sofreu no sec. XX a par com os judeus.
O avião era mau, mas segundo todas as indicações os pilotos insistiram em aterrar quando as condições eram muito adversas.
Ja agora para terminar, por ca os nossos falcon também não me parecem muito modernos. Ja era altura de comprar um airbus ou boeing para o efeito.
Conheço alguns polacos , alias um amigo meu é casado com uma polaca e eles são um povo bastante alegre apesar de ter sido o que mais sofreu no sec. XX a par com os judeus.
O avião era mau, mas segundo todas as indicações os pilotos insistiram em aterrar quando as condições eram muito adversas.
Ja agora para terminar, por ca os nossos falcon também não me parecem muito modernos. Ja era altura de comprar um airbus ou boeing para o efeito.
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Lion_Heart
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MozHawk Escreveu:Pikas,
Uma das coisas que acho imensamente anormal, entre várias neste assunto, é um presidente de um país pertencente à UE ainda voar num Tupolev 154!
Um abraço,
MozHawk
É um avião de facto antigo (início dos anos 70) mas que sofreu muitos upgrades ao longo da sua vida. O último, se não me engano, foi há uns 12 ou 13 anos atrás. É também um avião de manutenção simples e barata, dada a imensa quantidade de peças de reposição disponíveis por aí.
O acidente teria ocorrido se o aparelho fosse outro?
Só saberemos a resposta após a conclusão do inquérito.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
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Vídeo do tupolev, filmado em Praga, dois dias antes do acidente.
http://www.planesvideo.cz/?dl_id=219
Acho pouco normal é os reverses serem armados com o avião no ar, antes ainda de começar a comer pista.
Cumprimentos,
http://www.planesvideo.cz/?dl_id=219
Acho pouco normal é os reverses serem armados com o avião no ar, antes ainda de começar a comer pista.
Cumprimentos,
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Especulando, acredito que a ordem para avançar tenha partido de cima, pois não acredito que pensassem "desistir" da viagem, contra tudo e contra todos.
Os polacos sofreram mais nas mãos dos russos, do que dos próprios nazis, pois foram invadidos, ocupados, a sua classe politica e militar dizimadas, para não falar nas dezenas de milhares que foram levadas para os Gulacs.
Tudo isto, com a fechar de olhos dos aliados.
Perante tal passado, não acredito que alguma vez tenham considerado a possibilidade de não avançar.
Pedro
Os polacos sofreram mais nas mãos dos russos, do que dos próprios nazis, pois foram invadidos, ocupados, a sua classe politica e militar dizimadas, para não falar nas dezenas de milhares que foram levadas para os Gulacs.
Tudo isto, com a fechar de olhos dos aliados.
Perante tal passado, não acredito que alguma vez tenham considerado a possibilidade de não avançar.
Pedro
PIKAS Escreveu:não quiseram obedecer aos controladores russos
Não se trata de obdecer ao não aos CTA's.
A decisão de derivar para o alternante compete, apenas e tão só, ao comandante da aeronave.
Há muitas variáveis a ter em conta quando se decide recorrer ao alternante e as razões poderão ter ido para o tumulo com o comandante.
Os CTA's têm muito pouca informação da big picture que se apresenta face aquela que o captain dispõe que é muito mais vasta.
Os CTA's não mandam. Apenas aconselham e se o comandante decidir aterrar eles apenas lhe tem que facultar a informação que ele necessita.
Os CTA's só mandam quando se prevê situação que, sem dúvidas, irá resultar em incidente ou acidente e, mesmo assim, ainda podem ser relegados pelos equipamentos automáticos do avião, designadamente o TCAS.
Se o comandante desta aeronave decidiu aterrar após os borregos é porque estava na posse de informação que lhe validavam essa decisão, essencialmente o flight envelope da aeronave. O que é válido para determinado avião muitas das vezes já não é para outro tipo, nomeadamente ventos e visibilidade.
Cumprimentos,
Efectuar 3 tentativas de aterragem com 3 borregos e ainda ir á 4ª,revela que o cockpit se sentiu pressionado pela "carga" que transportava e pelo simbolismo da viagem.
Os cta´s não dão ordens é um facto,dão instruções.
Voar em espaço aéreo controlado significa isso mesmo,controlado,logo,cumprir com as instruções dos cta´s,para além como é obvio dos procedimentos da companhia.
Duvido que algum piloto a voar em espaço aéreo controlado se recuse a cumprir com uma instrução do controlador.Pode questionar,pode dizer que não têm condições para cumprir,mas têm a perfeita noção que os reportes se fazem no chão e não no ar,logo,primeiro cumpre-se e depois obtêm-se as explicações devidas se assim se entender.
cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
não quiseram obedecer aos controladores russos
Não se trata de obdecer ao não aos CTA's.
A decisão de derivar para o alternante compete, apenas e tão só, ao comandante da aeronave.
Há muitas variáveis a ter em conta quando se decide recorrer ao alternante e as razões poderão ter ido para o tumulo com o comandante.
Os CTA's têm muito pouca informação da big picture que se apresenta face aquela que o captain dispõe que é muito mais vasta.
Os CTA's não mandam. Apenas aconselham e se o comandante decidir aterrar eles apenas lhe tem que facultar a informação que ele necessita.
Os CTA's só mandam quando se prevê situação que, sem dúvidas, irá resultar em incidente ou acidente e, mesmo assim, ainda podem ser relegados pelos equipamentos automáticos do avião, designadamente o TCAS.
Se o comandante desta aeronave decidiu aterrar após os borregos é porque estava na posse de informação que lhe validavam essa decisão, essencialmente o flight envelope da aeronave. O que é válido para determinado avião muitas das vezes já não é para outro tipo, nomeadamente ventos e visibilidade.
Cumprimentos,
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Penso que terá sido erro de piloto.
As notícias dão conta de 4 tentativas de aterragem e nevoeiro.
O piloto terá sido aconselhado a aterrar algures mas insistiu.
...
Uma fonte das forças de segurança russas, citada pela agência noticiosa RIA Novosti, afirmou que “um erro da tripulação no momento das manobras de aproximação à pista para aterragem terá estado na origem da catástrofe”. A agência Interfax, que cita a televisão polaca Polsat, adianta, por sua vez, que as autoridades russas propuseram à tripulação do Tupolev que aterrassem em Minsk ou em Moscovo devido às condições meteorológicas, nomeadamente a existência de nevoeiro, mas o piloto decidiu manter a aterragem em Smolensk . O avião acabou por despenhar-se à quarta tentativa de aterragem, segundo a Interfax.
A confirmarem-se estas informações a responsabilidade do acidente poderá ser atribuída ao piloto por não ter alterado a rota apesar das recomendações das autoridades aeroportuárias russas.
...
http://www.publico.pt/Mundo/presidente- ... lico.pt%29
As notícias dão conta de 4 tentativas de aterragem e nevoeiro.
O piloto terá sido aconselhado a aterrar algures mas insistiu.
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Uma fonte das forças de segurança russas, citada pela agência noticiosa RIA Novosti, afirmou que “um erro da tripulação no momento das manobras de aproximação à pista para aterragem terá estado na origem da catástrofe”. A agência Interfax, que cita a televisão polaca Polsat, adianta, por sua vez, que as autoridades russas propuseram à tripulação do Tupolev que aterrassem em Minsk ou em Moscovo devido às condições meteorológicas, nomeadamente a existência de nevoeiro, mas o piloto decidiu manter a aterragem em Smolensk . O avião acabou por despenhar-se à quarta tentativa de aterragem, segundo a Interfax.
A confirmarem-se estas informações a responsabilidade do acidente poderá ser atribuída ao piloto por não ter alterado a rota apesar das recomendações das autoridades aeroportuárias russas.
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http://www.publico.pt/Mundo/presidente- ... lico.pt%29
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AFP - le 10 avril 2010, 11h09
Le président de la Banque centrale polonaise Slawomir Skrzypek, ainsi que plusieurs hauts responsables, comme des députés et le chef d'état-major, figuraient sur la liste des passagers de l'avion qui s'est écrasé samedi près de Smolensk (ouest de la Russie), selon les autorités polonaises.
La délégation polonaise se rendait à Katyn, près de Smolensk, où ont été massacrés il y a 70 ans des milliers d'officiers polonais sur ordre de Joseph Staline.
Selon la liste des passagers fournie par le Comité polonais veillant sur les lieux de la mémoire nationale, chargé de l'organisation du voyage à Katyn, il y avait à bord du Tupolev 154 le président Lech Kaczynski et son épouse Maria Kaczynska.
Outre le président de la banque centrale de Pologne (NBP), le chef d'état-major polonais Franciszek Gagor et l'ancien président polonais en exil à Londres Ryszard Kaczorowski se trouvaient parmi les passagers.
Le président de ce comité, Andrzej Przewoznik, des députés et des historiens figuraient aussi parmi les 85 membres de la délégation polonaise.
L'avion s'est écrasé lors de son atterrissage près de Smolensk. Le gouverneur de la région russe a déclaré à la télévision qu'il n'y avait pas de survivant.
Le président de la Banque centrale polonaise Slawomir Skrzypek, ainsi que plusieurs hauts responsables, comme des députés et le chef d'état-major, figuraient sur la liste des passagers de l'avion qui s'est écrasé samedi près de Smolensk (ouest de la Russie), selon les autorités polonaises.
La délégation polonaise se rendait à Katyn, près de Smolensk, où ont été massacrés il y a 70 ans des milliers d'officiers polonais sur ordre de Joseph Staline.
Selon la liste des passagers fournie par le Comité polonais veillant sur les lieux de la mémoire nationale, chargé de l'organisation du voyage à Katyn, il y avait à bord du Tupolev 154 le président Lech Kaczynski et son épouse Maria Kaczynska.
Outre le président de la banque centrale de Pologne (NBP), le chef d'état-major polonais Franciszek Gagor et l'ancien président polonais en exil à Londres Ryszard Kaczorowski se trouvaient parmi les passagers.
Le président de ce comité, Andrzej Przewoznik, des députés et des historiens figuraient aussi parmi les 85 membres de la délégation polonaise.
L'avion s'est écrasé lors de son atterrissage près de Smolensk. Le gouverneur de la région russe a déclaré à la télévision qu'il n'y avait pas de survivant.
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La TV russe montre les images de l'avion écrasé du président polonais
AFP - le 10 avril 2010, 11h22
La télévision russe a diffusé en direct les images des débris de l'avion du président polonais, Lech Kaczynski, qui s'est écrasé samedi en Russie, éparpillés dans une forêt et dont certaines parties étaient toujours en feu.
Sur ces images, on apercevait des débris encore fumants de l'appareil éparpillés dans la forêt, tels une aile brisée et une partie du train d'atterrissage, ainsi que des secouristes russes et des pompiers avec des pompes à incendie, versant de l'eau sur des éléments de l'avion en feu.
Selon l'agence Interfax, l'avion s'est écrasé en raison d'un épais brouillard. Tous ses occupants, de 85 à plus de 130 personnes selon les sources, ont été tués.
AFP - le 10 avril 2010, 11h22
La télévision russe a diffusé en direct les images des débris de l'avion du président polonais, Lech Kaczynski, qui s'est écrasé samedi en Russie, éparpillés dans une forêt et dont certaines parties étaient toujours en feu.
Sur ces images, on apercevait des débris encore fumants de l'appareil éparpillés dans la forêt, tels une aile brisée et une partie du train d'atterrissage, ainsi que des secouristes russes et des pompiers avec des pompes à incendie, versant de l'eau sur des éléments de l'avion en feu.
Selon l'agence Interfax, l'avion s'est écrasé en raison d'un épais brouillard. Tous ses occupants, de 85 à plus de 130 personnes selon les sources, ont été tués.
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Off Topic - Pres. Polónia entre 87 mortos/acidente de avião
Rússia
Presidente da Polónia entre 87 mortos em acidente de avião
O avião que transportava o Presidente da Polónia, Lech Kaczinski, e mais 86 pessoas despenhou-se ao aterrar no aeroporto de Smolensk, não tendo ninguém sobrevivido ao acidente, anunciou o Ministério para Situações de Emergência da Rússia
«Hoje, às 10h56 (7h56 em Portugal Continental), quando tentava aterrar no aeroporto, o avião Tupolev-154, que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk, despenhou-se nos arredores da cidade», precisou Irina Andrianova, porta-voz do Ministério para Situações de Emergência.
Segundo dados divulgados, morreram todos os 87 passageiros e membros da tripulação do aparelho de fabrico soviético.
Lusa / SOL
Presidente da Polónia entre 87 mortos em acidente de avião
O avião que transportava o Presidente da Polónia, Lech Kaczinski, e mais 86 pessoas despenhou-se ao aterrar no aeroporto de Smolensk, não tendo ninguém sobrevivido ao acidente, anunciou o Ministério para Situações de Emergência da Rússia
«Hoje, às 10h56 (7h56 em Portugal Continental), quando tentava aterrar no aeroporto, o avião Tupolev-154, que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk, despenhou-se nos arredores da cidade», precisou Irina Andrianova, porta-voz do Ministério para Situações de Emergência.
Segundo dados divulgados, morreram todos os 87 passageiros e membros da tripulação do aparelho de fabrico soviético.
Lusa / SOL
Editado pela última vez por jlmf em 10/4/2010 10:56, num total de 1 vez.
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