Sonae Capital - Tópico Geral
Resultados 2009
O resultado líquido da Sonae Capital diminuiu 7,8% no ano passado, para 26,2 milhões de euros, contra 28,4 milhões um ano antes, anunciou a empresa em comunicado à CMVM.
Segundo a empresa, este resultado reflecte uma significativa alteração da composição do resultado líquido consolidado, com um maior contributo dos resultados das operações e um menor contributo de resultados relativos a investimentos.
“Em 2009, o resultado relativo a investimentos inclui a mais-valia de 8,7 milhões de euros resultante da venda da totalidade da participação na Sonae Indústria e o ganho de 1,4 milhões de euros decorrente do aumento de capital com redução de percentagem de interesses no Fundo Imosede”, diz o comunicado.
“No ano de 2008, o resultado relativo a investimentos incluía as mais-valias apuradas na venda da Contacto Construções (46,4 milhões de euros) e da Choice Car (9,1 milhões de euros) e o impacto negativo estimado decorrente da desconsolidação do negócio de contraplacados (9,3 milhões de euros negativos)”, acrescenta o documento da empresa liderada por Belmiro de Azevedo (na foto).
Numa base comparável, o volume de negócios aumentou 18,1%, de 230,5 para 272,2 milhões de euros, refere a empresa do universo Sonae.
O EBITDA ascendeu a 51,5 milhões de euros em 2009, contra 13,6 milhões no ano precedente, “impulsionado pelo impacto das vendas de unidades residenciais no Troiaresort”, salienta a Sonae Capital. “O EBITDA foi positivamente impactado pelos 7,5 milhões de euros recebidos a título de adiantamento retidos por motivo da rescisão do contrato promessa de compra e venda relativo à parcela de terreno onde será construído o Hotel Resort de Tróia”, sublinha a Sonae Capital.
A demonstração de resultados consolidada da Sonae Capital a 31 de Dezembro de 2009 inclui o contributo de 12 meses da Elmo (accionista único da Plysorol), sendo este identificado como actividades descontinuadas, realça a empresa.
Com a alienação, em 30 de Dezembro de 2009, da participação financeira detida na Elmo (accionista único da Plysorol), e a consequente perda de controlo sobre o Grupo Plysorol (negócio de contraplacados), estes negócios deixaram de contribuir para o balanço consolidado da Sonae Capital no final de 2009, explica o comunicado.
Imobiliário deve recuar em 2010
Atendendo às perspectivas de evolução da conjuntura macroeconómica, e ao facto de o número de contratos promessa por escriturar, à data de 31 de Dezembro de 2009, ser pouco significativo, é expectável que o contributo das vendas de projectos de imobiliário turístico no Troiaresort possa diminuir em 2010, comparativamente com os anos anteriores, salienta a empresa.
Isto sem prejuízo da manutenção dos esforços de comercialização até agora prosseguidos em Portugal e nos mercados estrangeiros, acrescenta a Sonae Capital.
A empresa, que está cotada no PSI Geral, encerrou a sessão de hoje em Lisboa a valer 0,63 euros. Desde quinta-feira que tem fechado sempre neste valor.
Alguma reacção???
À primeira vista nada animadores.
Bons negócios
Segundo a empresa, este resultado reflecte uma significativa alteração da composição do resultado líquido consolidado, com um maior contributo dos resultados das operações e um menor contributo de resultados relativos a investimentos.
“Em 2009, o resultado relativo a investimentos inclui a mais-valia de 8,7 milhões de euros resultante da venda da totalidade da participação na Sonae Indústria e o ganho de 1,4 milhões de euros decorrente do aumento de capital com redução de percentagem de interesses no Fundo Imosede”, diz o comunicado.
“No ano de 2008, o resultado relativo a investimentos incluía as mais-valias apuradas na venda da Contacto Construções (46,4 milhões de euros) e da Choice Car (9,1 milhões de euros) e o impacto negativo estimado decorrente da desconsolidação do negócio de contraplacados (9,3 milhões de euros negativos)”, acrescenta o documento da empresa liderada por Belmiro de Azevedo (na foto).
Numa base comparável, o volume de negócios aumentou 18,1%, de 230,5 para 272,2 milhões de euros, refere a empresa do universo Sonae.
O EBITDA ascendeu a 51,5 milhões de euros em 2009, contra 13,6 milhões no ano precedente, “impulsionado pelo impacto das vendas de unidades residenciais no Troiaresort”, salienta a Sonae Capital. “O EBITDA foi positivamente impactado pelos 7,5 milhões de euros recebidos a título de adiantamento retidos por motivo da rescisão do contrato promessa de compra e venda relativo à parcela de terreno onde será construído o Hotel Resort de Tróia”, sublinha a Sonae Capital.
A demonstração de resultados consolidada da Sonae Capital a 31 de Dezembro de 2009 inclui o contributo de 12 meses da Elmo (accionista único da Plysorol), sendo este identificado como actividades descontinuadas, realça a empresa.
Com a alienação, em 30 de Dezembro de 2009, da participação financeira detida na Elmo (accionista único da Plysorol), e a consequente perda de controlo sobre o Grupo Plysorol (negócio de contraplacados), estes negócios deixaram de contribuir para o balanço consolidado da Sonae Capital no final de 2009, explica o comunicado.
Imobiliário deve recuar em 2010
Atendendo às perspectivas de evolução da conjuntura macroeconómica, e ao facto de o número de contratos promessa por escriturar, à data de 31 de Dezembro de 2009, ser pouco significativo, é expectável que o contributo das vendas de projectos de imobiliário turístico no Troiaresort possa diminuir em 2010, comparativamente com os anos anteriores, salienta a empresa.
Isto sem prejuízo da manutenção dos esforços de comercialização até agora prosseguidos em Portugal e nos mercados estrangeiros, acrescenta a Sonae Capital.
A empresa, que está cotada no PSI Geral, encerrou a sessão de hoje em Lisboa a valer 0,63 euros. Desde quinta-feira que tem fechado sempre neste valor.
Alguma reacção???
À primeira vista nada animadores.
Bons negócios
- Registado: 24/4/2008 12:20
Olá a todos,
Como é sabido tenho um enorme interesse nesta cotada e como tal gosto sempre de saber a opinião de todos aqueles que têm algo para me ensinar!
Quais serão as perspectivas futuras, visto que as noticias da Grécia estão de volta? E o volume que tem tido neste ano, será que pode colocar este título no PSI 20 para o próximo ano?
Alguma alma caridosa que coloque aqui um gráfico, sff
Obrigado e até breve
Como é sabido tenho um enorme interesse nesta cotada e como tal gosto sempre de saber a opinião de todos aqueles que têm algo para me ensinar!
Quais serão as perspectivas futuras, visto que as noticias da Grécia estão de volta? E o volume que tem tido neste ano, será que pode colocar este título no PSI 20 para o próximo ano?
Alguma alma caridosa que coloque aqui um gráfico, sff
Obrigado e até breve
- Registado: 30/11/2007 21:12
Capital
Efectivamente tivemos uma semana de bandeira bem desfraldada e sempre de vento em popa.
Será que e MA 50 continua como meta a atingir.....
Cumprimentos bolsistas
.
Será que e MA 50 continua como meta a atingir.....
Cumprimentos bolsistas

- Anexos
-
- Capital+.PNG (52.94 KiB) Visualizado 10678 vezes
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Capital
Por uma questão de liquidez,não aprecio abrir posições fora do PSI 20( e mesmo aí há cotadas e cotadas......).
No entanto com um RSI abaixo de 20, a semana passada lá "me fiz ao mar"......
Com a apresentação de resultados daqui a 2 semanas será que hasteou a bandeira até à MA 50..... era bom.... era.
Cumprimentos bolsistas
.
No entanto com um RSI abaixo de 20, a semana passada lá "me fiz ao mar"......
Com a apresentação de resultados daqui a 2 semanas será que hasteou a bandeira até à MA 50..... era bom.... era.
Cumprimentos bolsistas

- Anexos
-
- Capital In.PNG (55.93 KiB) Visualizado 10861 vezes
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
Buffett acredita
que o Imobiliário vai recuperar dentro de um ano, mas os movimentos que descrevem são suspeitos e infelizmente por vezes normais............E além disso bastam 500.000 acções compradas a 0,59 e vendidas a 0,60 e já arrecadam 5000 euros!!!!!
- Registado: 29/11/2007 11:18
Piston Escreveu::cry: Dansousa não era isto que queria dizer mas sim os Trade's onde há 38.000 a serem negociadas e pouco tempo depois há negocios de 1 (uma) até mais que uma vez! O que estão mesmo a "puxar" a SonC para baixo...
Vai bater outra vez nos ,40 como o ano passado!
Ah! Ok, pensei que te estavas a referir ao grafico semanal como sendo o diário

Quanto aos movimentos, há uma coisa muito curiosa que se passou na S.Capital que reparei (tenho-a acompanhado muito de perto, porque como disse é uma das que gostaria de ter em carteira) e que também se passou noutras cotadas, o que suscitou um comentário de outro colega aqui do fórum (noutro tópico)...estou a referir-me aos carregamento dos Cof`s...............esse colega alertou para o facto de muitas vezes os cof`s estarem carregados do lado para o qual se pretende que a cotação vá, dando a falsa sensação de pressão daquele lado, aproveitando esse facto para que outros corram a comprar/vender ao vendedor/comprador que muitas das vezes é o mesmo que está do outro lado e olha que o raciocínio até faz todo o sentido..............
A S.Capital chegou a ter do lado da compra vários patamares com 500.000/600.000, nos dias em que mais transaccionou, dando a sensação de haver muita pressão de compra enquanto alguém ia descarregando, depois daqueles dias de forte movimentação, rapidamente esse patamares desapareceram deixando de criar aquela ilusão de forte pressão de compra, eu sei que podem dizer que a pressão estava lá e que esses patamares foram transaccionados, daí os fortes volumes, mas eu posso garantir que a maior parte desses patamares desapareceu de um momento para o outro, deixando os patamares praticamente vazios.......
Resumindo:
Qual era o objectivo? Não sei nem faço a mínima ideia;
O que é se estava a passar? Nem imagino;
O Raciocínio do tal colega fez sentido? Todo.
Enfim, são os movimentos estranhos da bolsa que os novatos como eu não conhecem mas gostavam de conhecer (pode ser que o tempo ajude)
Cmpts
DS
DS

Vai bater outra vez nos ,40 como o ano passado!
Re: mais um dia negro
Piston Escreveu:mais um dia negro, e o volume BRUTAL ... não será fácil voltar a subir nos próximos tempos e os 0,55 são já alí...
Mas hoje não se passou grande coisa!?!?!? Há dois dias que fecha nos 0,59 sem grande volumes.....

Abr
DS
DS
mais um dia negro
mais um dia negro, e o volume BRUTAL ... não será fácil voltar a subir nos próximos tempos e os 0,55 são já alí...
Bom dia, não há mesmo muito a dizer, estava curioso para ver se a iam fazer fechar em mínimos semanais mas afinal isso não aconteceu, de qualquer forma o aspecto dela não é nada bom, até podemos considerar uma zona de ligeiro suporte nos 0,6~~0,61 apenas pelo simples facto de ser um numero redondo e por ter reagido por duas vezes a essa zona, de qualquer forma a força com que acelerou na descida e os fortes volumes transaccionados fazem adivinhar mais quedas, será que isso se verificará, esperemos para ver, mas se eu tivesse de apostar, apostava em mais queda, o aumento dos volumes com a queda da cotação a isso nos leva a crer......
No gráfico diário, embora não tenha atingido o target da ultima bandeira (0,58) parece que começa a entrar novamente numa lateralização, será para reagir em alta??? Será para consolidar para mais quedas??? O futuro nos dirá......
P.S. Não detenho qualquer posição nesta cotada, embora seja uma das gostaria de ter em carteira, ponderei seriamente entrar nela esta semana mas olhando para o aspecto do gráfico, principalmente do semanal, fiquei muito apreensivo.....vamos ver como corre esta semana..........
Cmpts
DS
No gráfico diário, embora não tenha atingido o target da ultima bandeira (0,58) parece que começa a entrar novamente numa lateralização, será para reagir em alta??? Será para consolidar para mais quedas??? O futuro nos dirá......
P.S. Não detenho qualquer posição nesta cotada, embora seja uma das gostaria de ter em carteira, ponderei seriamente entrar nela esta semana mas olhando para o aspecto do gráfico, principalmente do semanal, fiquei muito apreensivo.....vamos ver como corre esta semana..........
Cmpts
DS
- Anexos
-
- SONAE CAPITAL200210s.png (13.96 KiB) Visualizado 11335 vezes
DS
alvesricardo
Acho sinceramente que só devias de dar o proximo passo quando ela desse o tal sinal de tendencia.
1 conselho de amigo: usa stops, nao sei a quantidade que tens aplicada, mas acho que compensa pagar as comissoes a ficar com as perdas, se tinhas comprado a 0.75 devias de ter posto 1 stop nos 0.70 no max!
Mas pronto isso e so 1 conselho de amigo, obviamente que irias alterando o preço do stop a medida que a cotada fosse subindo
Cumps e bn's
Acho sinceramente que só devias de dar o proximo passo quando ela desse o tal sinal de tendencia.
1 conselho de amigo: usa stops, nao sei a quantidade que tens aplicada, mas acho que compensa pagar as comissoes a ficar com as perdas, se tinhas comprado a 0.75 devias de ter posto 1 stop nos 0.70 no max!
Mas pronto isso e so 1 conselho de amigo, obviamente que irias alterando o preço do stop a medida que a cotada fosse subindo

Cumps e bn's
Viva.
eu entrei nesta acção quando ela estava nos 0.75 e admito que foi uma entrada demasiado forçada, irresponsável e ingénua... sem grande estudo... :S
no entanto, estava a pensar reforçar nos 0.6 /0.61 para me baixar o preço medio para os 0.68, tb porque me parece que o mercado está a começar a ter algumas subidas, depois das grandes descidas que teve nas ultimas semanas e porque me parece ter um suporte nos 60 61 centimos... nao desrespeitando a opiniao do Dansousa
consideram que seria um bom ponto de entrada? ou será mais sensato esperar mais uns tempos?
Cumprimentos
eu entrei nesta acção quando ela estava nos 0.75 e admito que foi uma entrada demasiado forçada, irresponsável e ingénua... sem grande estudo... :S
no entanto, estava a pensar reforçar nos 0.6 /0.61 para me baixar o preço medio para os 0.68, tb porque me parece que o mercado está a começar a ter algumas subidas, depois das grandes descidas que teve nas ultimas semanas e porque me parece ter um suporte nos 60 61 centimos... nao desrespeitando a opiniao do Dansousa
Quanto aos valores, sinceramente os 0,6 na minha opinião não tem qualquer valor técnico
consideram que seria um bom ponto de entrada? ou será mais sensato esperar mais uns tempos?
Cumprimentos
- Registado: 26/2/2009 11:29
Re: grande volume.....
rasteiro Escreveu:mas não sai dos 0.61.
Alguém queira opinar sobre esta menina, visto ela ter uma perda anual de 26.5%
Estou fora
Abraços
Não há muito mais a dizer.........por acaso estou curioso para ver o fecho, sei que não terá muita importância mas estou curioso por ver se fecha em mínimos 0.60.......mínimo semanal.............
Cmpts
DS
DS
grande volume.....
mas não sai dos 0.61.
Estou fora
Abraços
Estou fora
Abraços
- Registado: 29/11/2007 12:24
Piston Escreveu:Boa noite,
Já se começa a perceber a corrida ao titulo, sempre que ela desce mais uns cêntimos é só Tubarões, se ela se mantêm como hoje ninguém lhe toca!
Dansousa: Será que pode colocar mais um gráfico?
Já agora estes 0,60 é um suporte ou é uma "resistência" mas, para não descer até aos 0,58 ou até aos 0,55?
Olá Piston, aqui ficam mais dois bonequitos, um diário com a projecção da bandeira praticamente alcançada (falhou, até ver por 0,02) e outro semanal, onde o cenário não augura nada de bom, o aspecto é tudo menos bom, sinceramente estive para entrar hoje contra todos os indicadores mas para já preferi manter-me de fora (entretanto havia vendido a posição que tinha com ganhos muito residuais, precisamente por não gostar do comportamento dela).
Quanto aos valores, sinceramente os 0,6 na minha opinião não tem qualquer valor técnico, a única particularidade que tem é o facto de ser um numero redondo, de resto...nada de especial, para além disso os 0,61 serviram por duas vezes de mola à cotação, tendo proporcionado um bom ressalto, aquando do seu toque, desta vez não me parece nada que isso aconteça, mas....posso estar redondamente enganado (o que não era de espantar), mas com as quedas a surgir e o volume a aumentar, parece-me que pode não ficar por aqui.........não sei o que se passa mas os volumes estão estranhamente elevados e as cotações no geral a cair o que significa maior pressão de venda...........será que ela não desce porque aparecem logo "os tubarões" (como dizes) a comprar ou pelo contrário, ela não sobe porque por muitas compras que apareçam esses "tubarões" descarregam as deles?????? Aqui está a questão e nem eu nem tu sabemos responder...........esta questão foi debatida hoje no tópico do bes porque outro colega frisou este mesmo aspecto...........
Cmpts
DS
- Anexos
-
- SONAE CAPITAL180210s.png (13.9 KiB) Visualizado 9763 vezes
-
- SONAE CAPITAL180210d.png (17.27 KiB) Visualizado 9768 vezes
DS
Boa noite,
Já se começa a perceber a corrida ao titulo, sempre que ela desce mais uns cêntimos é só Tubarões, se ela se mantêm como hoje ninguém lhe toca!
Já agora estes 0,60 é um suporte ou é uma "resistência" mas, para não descer até aos 0,58 ou até aos 0,55?
Re: Travão
Dansousa Escreveu:Mas afinal, quem é que mandou tirar o travão de mão?!?!?!?!![]()
![]()
Por estes lados...nada de novo...quedaconsolidação
mais queda
mais consolidação e
...o resto já sabem...proximo target 0,58 (hoje já lá roçou)...daqui para a frente (leia-se baixo) só mesmo os mínimos...)..
Nota: o boneco não tem a sessão de hoje que está a ser (muito) negra (leia-se vermelha) e com um volume anormalmente alto, ainda mais num dia de feriado...muito estranho...
É o dia de hoje também não está melhor e continua o volume anormal, será que esse mesmo volume não é o que prejudica?
Acredito que até ao fim desta semana possa bater nos 0,58, espero que seja para se manter depois!
Ps: Agarrem-me senão vou-me a elas!
Re: Travão
Piston Escreveu:Será que alguém pode tirar o travão de mão? É que esta menina está paráda à quase uma semana nos 0,66!
Neste momento não posso ir às compras mas se ficar por aqui mais uma semana, vou ter que abrir os cordões!
Mas afinal, quem é que mandou tirar o travão de mão?!?!?!?!

Por estes lados....nada de novo........queda

Nota: o boneco não tem a sessão de hoje que está a ser (muito) negra (leia-se vermelha) e com um volume anormalmente alto, ainda mais num dia de feriado.....muito estranho.....
Cmpts
DS
- Anexos
-
- SONAE CAPITAL160210.png (15.93 KiB) Visualizado 10245 vezes
DS
Gostei do que li... mas até que isso altere o seu valor! Bom seria se eles entrassem no capital e não comprar um ou dois hotéis!
Nesta parte, desculpa-me o que te digo mas, eu acredito nos patos!
vamos ver se temos um ressalto para aproveitar um bocadinho ou se as reacções dos mercados foi só para "caçar mais alguns patos" (como eu)...
Nesta parte, desculpa-me o que te digo mas, eu acredito nos patos!
Piston Escreveu:Olá boa tarde,
mais um dia no vermelho... mas hoje fui à luta, voltei a reforçar a minha posição! Como disse antes acredito na subida, vamos ver o que me espera para a semana!
Olá Piston, estás bom?
Depois de ter saído e ela ter corrigido bastante mais, fiquei bastante apreensivo para ver até onde é que ela ia, mas com as fortes reacções que os mercados no geral tiveram, recuperando de perdas elevadas decidi dar mais um tirinho a ver se a coisa corre melhor, vamos ver se temos um ressalto para aproveitar um bocadinho ou se as reacções dos mercados foi só para "caçar mais alguns patos" (como eu

Independentemente do rumo dos mercados, acredito que se gere um ressalto ou consolide por estes níveis, depois de ter alcançado o target da bandeira, talvez para ganhar fôlego para novas descidas, digo eu...........a ver vamos.........
Entretanto deixo ficar esta noticia que pode trazer alguma força adicional ao titulo e quem sabe dar-lhe um pouco mais de vida............e alegria aos seus accionistas.................ainda que pequeninos (como eu.....).....tanto se fala da Sonae e dos Angolanos que um dia o rumor passa a noticia......
http://pt.online.pt/infomail2//recorte. ... cle=859709
Cmpts

DS
DS
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, VALHALLA e 153 visitantes