Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A peta do 1 de Abril do Negócios

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 1/4/2010 20:01

Já agora, sobre as listas de preços acima e insistindo no que já foi dito montes de vezes em tópicos sobre supermercados:

1 - Os preços dentro do mesmo supermercado (mesma cadeia) pode variar de local para local e de online para os diversos locais;

2 - Os preços dentro do mesmo supermercado variam ao longo do tempo (para cima e para baixo) de forma significativa em diversos produtos, de forma recorrente.

Acresce que para além desses preços poderem não ser verdadeiramente representativos pelas razões atrás apontadas, existem outras cadeias!

Não se pode tirar uma conclusão Portugal versus Espanha baseado nestes exemplos pontuais, escolhidos de forma discricionária.

Também por isso é extremamente difícil concluir se compensa mesmo ou não. Vai ser determinado caso a caso com base na localização específica e preferências pessoais.

Eu acho que era preferível evitar no discurso "compensa" / "não compensa" quando por base temos estas estatícas do INE mas antes referir tão somente o custo de vida médio em cada país. Porque mesmo que o custo de vida médio em Espanha seja mais elevado, isso não impede que se vá lá buscar produtos específicos que compensem, especialmente se a localização for previligiada para isso...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por defst0ned » 1/4/2010 19:30

comprar ferrero roche na españa é que rende imenso!!

Registado: 15/1/2009 15:14

por MarcoAntonio » 1/4/2010 19:26

Lion_Heart Escreveu:
Não sera? Olha que não sei

Anda ai muita gente a pao e manteiga para ter um Mercedes ou BMW a porta.

Sinais dos tempos!

Quando eu era miúdo a manteiga não era para todos.

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lion_Heart » 1/4/2010 19:17

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Vejamos o mais basico dos basicos , um carro . So ai diferença até doi.

com esta do carro estragaste tudo.

primeiro porque o carro não é básico (não é um bem de primeira necessidade)

segundo porque as diferenças se devem à carga fiscal

Não sera? Olha que não sei

Anda ai muita gente a pao e manteiga para ter um Mercedes ou BMW a porta.

E que dentro de portas ninguém ve mas o carro é status

O gas também é pela carga fiscal.

Eu compro os bens nas lojas , a carga fiscal ja esta incluida. sem carga fiscal nao posso comprar.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 1/4/2010 19:00

Lion_Heart Escreveu:Vejamos o mais basico dos basicos , um carro . So ai diferença até doi.

com esta do carro estragaste tudo.

primeiro porque o carro não é básico (não é um bem de primeira necessidade)

segundo porque as diferenças se devem à carga fiscal

Registado: 5/11/2002 12:21

por Lion_Heart » 1/4/2010 18:59

Elias Escreveu:está bem, podes concluir que alguns produtos são mais baratos no Haley e outros são mais caros, por comparação com o Continente.

NÃO PODES extrapolar que em Espanha é tudo mais barato que em Portugal.

Claro que se o INE comparar Lisboa e Porto com Madrid e Barcelona os preços até podem ser mais baratos por ca, mas dizer de cara que por ca e mais barato ai maezinha.

Vejamos o mais basico dos basicos , um carro . So ai diferença até doi.

Depois o gas .

Nos com 500 euros e eles com cerca de 650 pagamos mais pela maioria das coisas.

So para sustentar os boys.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Elias » 1/4/2010 18:51

está bem, podes concluir que alguns produtos são mais baratos no Haley e outros são mais caros, por comparação com o Continente.

NÃO PODES extrapolar que em Espanha é tudo mais barato que em Portugal.

por Lion_Heart » 1/4/2010 18:50

Atenção que estamos a comparar uma media superficie a uma das maiores superficies Portuguesas (onde o preço deveria ser mais barato)

Mas para ter preços do al campo Vigo tinha que meter codigo postal

Lion_Heart

por Lion_Heart » 1/4/2010 18:36

O meu cabaz anda mais a volta disto:

Gelado Magnum Mini 6 unidades :

Haley tuy - 3.38
Continente - 3.99

Iogurte magro Sveltesse

Haley tuy- 1,75
Continente -2.04

Keloggs all bran plus

Haley tuy (750gr)- 3.09
Continente (375gr) - 2.45

Corn flakes original

Haley tuy (500gr) - 1.99
Continente (500gr)- 2.69

Coca Cola (eu compro Kas , aqui não existe)

Haley tuy 2lt. - 1.36
Continente 2lt - 1.39

Shampoo fructis

Haley tuy 300ml - 2.74
Continente 250ml. - 3.29

Gel banho Nivea ( Creme soft, happy time , pure energy)

Haley tuy 750ml. - 3.29
Continente 750ml. - 4.29

Peixe e carnes não comparo.

Onde a diferença compensa mesmo, em produtos basicos é nos shampoos e gel de banho (compro la toja 600ml a 1.99! ) , iogurtes , flakes.

Ter em atenção que muitas marcas espanholas com a crise baixaram os preços

Lion_Heart

por jeso » 1/4/2010 18:17

RandomWalk Escreveu:este tópico fundiu :shock:

Não é só o tópico, estamos todos... fundidos(ou quase) :cry:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Elias » 1/4/2010 18:04

Está bem, mas só podes comparar produtos das mesmas marcas. Caso contrário não é o mesmo produto.

por KIMBALA » 1/4/2010 18:00

Elias Escreveu:Assim ao acaso, usando o teu pdf e o site do continente online, comparei os seguintes produtos

Cornetto
Espanha - 4 unidades = 2,75 (dá 68,8 cent / unidade) - 7,64 eur / litro
Continente Online - 6 unidades = 2,97 (dá 49,5 cent /unidade) - 3,96 eur / litro

muito mais barato em Portugal

Nescafé café solúvel clássico 100 gr
Espanha - 2,94
Continente Online - 2,62

Nescafé café solúvel descafeinado 100 gr
Espanha - 3,28
Continente Online - 3,10

ambos mais baratos em Portugal

Donuts Glacé emb. 288g.
Espanha - 2,97
Continente Online - 2,64

mais barato em Portugal

Já tens aqui vários exemplos.

Agora cabe-te a ti demonstrar que a minha amostra está toda mal feita. :twisted:

Não é para incendiar :) mas não tens dados de produtos que tem de ser consumidos diariamente. Esses são os produtos que não são indispensáveis.

Por exemplo, gás, agua, luz, arroz, batatas, carne, champo, sabonete.. isto é o minimo indispensável que se podia comparar.

Registado: 24/8/2009 17:17

por RandomWalk » 1/4/2010 17:41

este tópico fundiu :shock:

Registado: 16/1/2008 20:09

por Elias » 1/4/2010 17:27

Assim ao acaso, usando o teu pdf e o site do continente online, comparei os seguintes produtos

Cornetto
Espanha - 4 unidades = 2,75 (dá 68,8 cent / unidade) - 7,64 eur / litro
Continente Online - 6 unidades = 2,97 (dá 49,5 cent /unidade) - 3,96 eur / litro

muito mais barato em Portugal

Nescafé café solúvel clássico 100 gr
Espanha - 2,94
Continente Online - 2,62

Nescafé café solúvel descafeinado 100 gr
Espanha - 3,28
Continente Online - 3,10

ambos mais baratos em Portugal

Donuts Glacé emb. 288g.
Espanha - 2,97
Continente Online - 2,64

mais barato em Portugal

Já tens aqui vários exemplos.

Agora cabe-te a ti demonstrar que a minha amostra está toda mal feita. :twisted:

por Elias » 1/4/2010 17:06

Lion_Heart Escreveu:Ja agora o gas da galp ca gusta 20.55 em espanha 12

A diferença do preço do gás está estritamente relacionada com a carga fiscal (mesma situação que a gasolina). Não vamos generalizar para outros produtos.

por KIMBALA » 1/4/2010 17:03

otangas Escreveu:
KIMBALA Escreveu:
otangas Escreveu:Sinceramente não vejo razões nenhumas para duvidar da notícias.

Quem de facto vive perto das fronteiras não pode cometer a ingenuidade de dizer que o custo de vida em Espanha é inferior. Dentro da própria Espanha (que tem a dimensão que tem), o custo de vida varia imenso de região para região.

Obviamente os dados oficiais a nível nacional dão uma visão bastante mais acertada que a visão enviesada dada por quem vai ocasionalmente às povoações Espanholas que ficam perto da nossa fronteira...

O que estás a dizer faz todo o sentido. Mas penso eu que nenhum portugues vai a Madrid ou a Barcelona comprar uma botija de Gás, ou outra coisa qualquer para consumo diário.

Se eu vivo na fronteira interessa-me saber se poupo mais comprando do lado de lá (junto da fronteira como é obvio) ou do lado de cá.

De acordo. Mas atacar a credibilidade de um estudo oficial de uma entidade nacional credível, assim como o profissionalismo do jornalista, com base na experiência pessoal de quem faz compras do outro lado da fronteira não é honesto. Daí o meu comentário.

O estudo evidencia que na globalidade os preços em Espanha são mais elevados (inicialmente nem tinha interpretado desta forma, dado ter-me colado à zona fronteiriça), por outro lado o titulo da noticia diz sem margem para duvidas que comprar em Espanha não compensa.

Eu não tenho qualquer duvida que na zona fronteiriça os preços espanhois de uma forma geral são mais apetecíveis, tal como não tenho qualquer duvida no que afirmei anteriormente, ou seja, ninguém vai a Madrid comprar botijas de gás(por exemplo).

Desta forma, não posso concordar com a noticia que foi redigida, acreditando ou não no estudo.

por Lion_Heart » 1/4/2010 17:02

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Se quer ser credivel ponha um cabaz com produtos iguais e ai vemos a diferença de preços.

então e porque não colocas esse cabaz?

Abres esse pdf que eu cloquei em cima e abres um de ca , continente por exemplo e depois compara produtos iguais (mesma marca)

So assim se pode comparar.

Ja agora o gas da galp ca gusta 20.55 em espanha 12
Editado pela última vez por Lion_Heart em 1/4/2010 17:04, num total de 1 vez.

Lion_Heart

por Elias » 1/4/2010 17:00

Lion_Heart Escreveu:Se quer ser credivel ponha um cabaz com produtos iguais e ai vemos a diferença de preços.

então e porque não colocas esse cabaz?

por RandomWalk » 1/4/2010 16:57

Lion_Heart Escreveu:Querem uma prova como o INE é falivel e tendencioso?

Vejam o numero de desempregados por exemplo.

So é contabilizado que esta inscrito no instituto de emprego.

E quem não esta? e os socios e gerentes de empresas que fecharam ou faliram?

Pois, esses não são desempregados não é, são patrões.

misturas alhos com bugalhos e queres reclamar a ti alguma credibilidade!

como vejo q ainda n foste ler o que criticas :idea: :shock: :roll: , deixo aqui o preambulo do relatorio:

O Instituto Nacional de Estatística de Espanha e o Instituto Nacional de Estatística de Portugal apresentam pelo 5º ano consecutivo, a publicação “La Península Ibérica en Cifras / A Península Ibérica em Números – 2008”.
Esta publicação apresenta um conjunto sugestivo de indicadores estatísticos oficiais, que permite observar diferenças e semelhanças entre estes dois países vizinhos, bem como a posição ocupada por cada um deles no contexto da União Europeia.

Para quem n reparou a responsabilidade do relatorio é do INE Espanhol e do INE Portugues..... Os totos dos espanhois deixam nos por no relatorio aquilo nos da mais jeito, he he he ....são uns tansos! :wink:

Registado: 16/1/2008 20:09

por Lion_Heart » 1/4/2010 16:55

Elias Escreveu:Lion,

Até podes discordar da metodologia do INE.

Mas se não concordas e achas que o estudo está mal feito, então deves contrapor algo com mais substancia do que simplesmente escrever "isto está tudo mal porque eu vou às compras do outro lado da fronteira e sei muito bem que é mais barato". Isto não tem substância por dois motivos: primeiro, porque é uma amostra diminuta (n=1); segundo, porque se baseia na tua percepção e não numa metodologia padrão; e quer queiras quer não a tua percepção é enviesada (como aliás a de qualquer pessoa).

Desculpa, a minha é enviesada e a do INE é o que, eu ainda pus ai um pdf com alguns exemplos o INE diz por dizer.

Se quer ser credivel ponha um cabaz com produtos iguais e ai vemos a diferença de preços.

é claro que se compararmos alhos com bogalhos temos preços para todos os gostos.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 1/4/2010 16:57, num total de 1 vez.

Lion_Heart

por Elias » 1/4/2010 16:43

Lion,

Até podes discordar da metodologia do INE.

Mas se não concordas e achas que o estudo está mal feito, então deves contrapor algo com mais substancia do que simplesmente escrever "isto está tudo mal porque eu vou às compras do outro lado da fronteira e sei muito bem que é mais barato". Isto não tem substância por dois motivos: primeiro, porque é uma amostra diminuta (n=1); segundo, porque se baseia na tua percepção e não numa metodologia padrão; e quer queiras quer não a tua percepção é enviesada (como aliás a de qualquer pessoa).

por otangas » 1/4/2010 15:54

Lion_Heart Escreveu:Querem uma prova como o INE é falivel e tendencioso?

Recomendo a leitura de um documento oficial do INE, onde estão claramente identificados os pressupostos assumidos no cálculo da taxa de desemprego. A taxa de desemprego divulgada pelo INE não é calculada com base nos inscritos nos Centros de Emprego.

Obviamente pode desconfiar de todas as notícias, de todos os dados, de todos os estudos, de tudo... Mas sendo assim é um pouco difícil pensar/fazer estudos sobre o quer que seja, pois não há dados credíveis para nada.

Registado: 25/3/2009 22:02

por Lion_Heart » 1/4/2010 15:43

Querem uma prova como o INE é falivel e tendencioso?

Lion_Heart

por otangas » 1/4/2010 15:40

KIMBALA Escreveu:
otangas Escreveu:Sinceramente não vejo razões nenhumas para duvidar da notícias.

Quem de facto vive perto das fronteiras não pode cometer a ingenuidade de dizer que o custo de vida em Espanha é inferior. Dentro da própria Espanha (que tem a dimensão que tem), o custo de vida varia imenso de região para região.

Obviamente os dados oficiais a nível nacional dão uma visão bastante mais acertada que a visão enviesada dada por quem vai ocasionalmente às povoações Espanholas que ficam perto da nossa fronteira...

O que estás a dizer faz todo o sentido. Mas penso eu que nenhum portugues vai a Madrid ou a Barcelona comprar uma botija de Gás, ou outra coisa qualquer para consumo diário.

Se eu vivo na fronteira interessa-me saber se poupo mais comprando do lado de lá (junto da fronteira como é obvio) ou do lado de cá.

De acordo. Mas atacar a credibilidade de um estudo oficial de uma entidade nacional credível, assim como o profissionalismo do jornalista, com base na experiência pessoal de quem faz compras do outro lado da fronteira não é honesto. Daí o meu comentário.

Registado: 25/3/2009 22:02

por KIMBALA » 1/4/2010 15:36

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, Garfield, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, Nuno V, OCTAMA, Shimazaki_2, silva_39, smog63, trilhos2006, yggy e 264 visitantes