Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - telemóveis e condução

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 1/4/2010 19:06

Elias Escreveu:Já observei esta situação centenas de vezes: o condutor que vê cair o vermelho resolve arriscar e passar (o outro a seguir já não tem essa ousadia).

Já observei esta situação centenas de vezes: o condutor que está "à espera do verde" arranca quando vê o vermelho do sentido/direcção concorrente ou o vermelho da passadeira de peões.

Se estiver um condutor de cada tipo num mesmo cruzamento em direcções concorrentes, existe uma probabilidade razoável de chocarem.

As estatísticas de acidentes que me vão passando ao longo dos anos pela frente parecem mostrar solidamente que muitos dos acidentes resultam (ou dão-se na presença) de prevaricações sobre as regras de transito em vigor.

Aqui o que há a determinar é se uma determinada prática é prejudicial ou não. Isso é que é relevante e não se existem prevaricadores ou não.

Se é prejudicial e existem (muitos) prevaricadores, o que se tem de alterar é a fiscalização e aumentar a sensibilização para que exista menos prevaricação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 1/4/2010 18:59

JLMF Escreveu:E o que é propõe?
Que se acabe com os semáforos, com os passeios, com os limites de velocidade, ou que se exija ás autoridades, e não falo só das policias, que façam cumprir a lei e que se algum cidadão ou associação conseguir provar que há leis que estão mal feitas a forma de resolver a questão é intervir para alterar e não desrespeitar?

Não vale a pena contar com as autoridades num país onde grassa a corrupção.

Penso que a lei (código da estrada) não se adequa à mentalidade vigente e que deveria ser revisto de modo a ir ao encontro das expectativas da população em geral.

Por exemplo: se toda a gente estaciona em cima do passeio, porque não legalizar isso? se toda a gente circula conscientemente em excesso de velocidade, porque não despenalizar isso? se as pessoas (peões e condutores) não respeitam as passadeiras, porque não acabar com elas?

Eu sei que estou a exagerar, mas quero apenas alertar para esta incongruência que é estarmos a defender normas que sistematicamente não respeitamos...

Registado: 5/11/2002 12:21

por jlmf » 1/4/2010 18:53

Elias Escreveu:Marco, eu digo-te mais: as pessoas não só não se revêem nesse aspecto concreto da lei como não se revêem numa data de outros aspectos.

Pegando especificamente no código da estrada, basta ver que quase ninguém cumpre os limites de velocidade, nomeadamente nas zonas urbanas. Basta circulares por exemplo na avenida da república, no campo grande, ou na avenida infante dom henrique (só para dar alguns exemplos de Lisboa) para ver que são RAROS os carros que respeitam os 50. Aliás a maioria circula a mais de 80, reduz no radar e depois volta a pôr o pedal no fundo.

Como eu não acredito que ande toda a gente distraída (especialmente porque reduzem nos radares), só posso concluir que os 90 e muitos por cento de condutores que eu observo não se revêem nos limites de velocidade actual.

Outro exemplo: em todas as zonas de Lisboa são abundantes os carros estacionados em cima do passeio, apesar de ser proibido. Dado que é necessário subir o passeio com o carro para aí poder estacionar, não acredito que andem todos distraídos. Logo, sou forçado a concluir que todos os condutores que aí estacionam não se revêem na proibição de estacionar nos passeios.

Terceiro exemplo: num dos cruzamentos onde frequentemente atravesso a pé, junto à estação do Oriente, observo habitualmente o seguinte: quando cai o laranja para os carros, passam mais 4 carros. Depois de cair o vermelho, passam invariavelmente mais dois (um em cada uma das duas filas de trânsito). Já observei esta situação centenas de vezes: o condutor que vê cair o vermelho resolve arriscar e passar (o outro a seguir já não tem essa ousadia). Dado que não acredito que andem todos distraidos, sou forçado a concluir que os condutores consideram que passar com o vermelho não tem importância se for nos primeiros 2 segundos após o vermelho cair. Repito: são RAROS os condutores que páram quando cai o vermelho.

Se quiseres mais exemplos, também se arranja.

E o que é propõe?
Que se acabe com os semáforos, com os passeios, com os limites de velocidade, ou que se exija ás autoridades, e não falo só das policias, que façam cumprir a lei e que se algum cidadão ou associação conseguir provar que há leis que estão mal feitas a forma de resolver a questão é intervir para alterar e não desrespeitar?

Registado: 29/11/2007 4:15

por Laaz Rockit » 1/4/2010 18:47

PequenoInvest Escreveu:acho mais perigoso fumar enquanto se conduz do que falar ao telemóvel.

Como??? Esta não lembra nem ao diabo. E sou ex-fumador.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por Elias » 1/4/2010 18:38

Marco, eu digo-te mais: as pessoas não só não se revêem nesse aspecto concreto da lei como não se revêem numa data de outros aspectos.

Pegando especificamente no código da estrada, basta ver que quase ninguém cumpre os limites de velocidade, nomeadamente nas zonas urbanas. Basta circulares por exemplo na avenida da república, no campo grande, ou na avenida infante dom henrique (só para dar alguns exemplos de Lisboa) para ver que são RAROS os carros que respeitam os 50. Aliás a maioria circula a mais de 80, reduz no radar e depois volta a pôr o pedal no fundo.

Como eu não acredito que ande toda a gente distraída (especialmente porque reduzem nos radares), só posso concluir que os 90 e muitos por cento de condutores que eu observo não se revêem nos limites de velocidade actual.

Outro exemplo: em todas as zonas de Lisboa são abundantes os carros estacionados em cima do passeio, apesar de ser proibido. Dado que é necessário subir o passeio com o carro para aí poder estacionar, não acredito que andem todos distraídos. Logo, sou forçado a concluir que todos os condutores que aí estacionam não se revêem na proibição de estacionar nos passeios.

Terceiro exemplo: num dos cruzamentos onde frequentemente atravesso a pé, junto à estação do Oriente, observo habitualmente o seguinte: quando cai o laranja para os carros, passam mais 4 carros. Depois de cair o vermelho, passam invariavelmente mais dois (um em cada uma das duas filas de trânsito). Já observei esta situação centenas de vezes: o condutor que vê cair o vermelho resolve arriscar e passar (o outro a seguir já não tem essa ousadia). Dado que não acredito que andem todos distraidos, sou forçado a concluir que os condutores consideram que passar com o vermelho não tem importância se for nos primeiros 2 segundos após o vermelho cair. Repito: são RAROS os condutores que páram quando cai o vermelho.

Se quiseres mais exemplos, também se arranja.

por MarcoAntonio » 1/4/2010 18:27

Antes de mais nada, porque existem prevaricadores não se pode assumir que "as pessoas" (generalização) não acreditam na Lei.

Mais ainda, é perfeitamente possível prevaricar conscientemente, isto é, tendo consciência que se está a cometar uma falta, a fazer algo que não se devia fazer, que é errado fazer.

Portanto, nada aqui baseado na tua experiência pessoal nos diz que as pessoas não se revêm na lei. Apenas nos dias que tu vês prevaricadores todos os dias. Não conhecemos as percentagens nem sabemos dentro desses prevaricadores como se distribuem as suas próprias opiniões quanto aos seus actos para sequer sabermos no que esse subgrupo acredita.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 1/4/2010 18:23

Sem dúvida.

Mas a melhor forma de uma lei ser cumprida é desenhar uma lei na qual as pessoas se revejam.

Re: Off-topic - telemóveis e condução

por jlmf » 1/4/2010 18:22

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Assim como vês condutores em excesso de velocidade, a não respeitar sinais de transito, a não parar nas passadeiras, etc...

Mas se calhar mais valia mudar a lei, porque claramente as pessoas não acreditam na lei que têm...

Ou então, como não acreditam, não cumprem, como não cumprem muda-se a lei, ou talvez ainda melhor, apagam-se as leis, ou elaboram-se leis personalizadas, para os que acreditam e para os que não acreditam, ou talvez ainda melhor, com as leis personalizadas, algumas excepções já previstas a acompanhar, e imunidade, (tipo deputados ou alguns exemplos que temos no nosso Direito), para os dias em que cada um estiver verdadeiramente mal disposto, numa do contra, ou então, deixamos de asneirar e mesmo que não estejamos de acordo com uma ou outra lei, cumprimos, pelo menos enquanto a lei não for posta em causa através das regras previstas e exigimos unanimemente que dezenas de milhares de funcionários que nós pagamos para fazer cumprir a lei aos mais variados niveis, façam o seu trabalho.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Pata-Hari » 1/4/2010 18:16

Elias, é como as outras leis. Quando não são reforçadas com multas e com controlos, não são cumpridas. É uma regra universal.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por mais_um » 1/4/2010 18:13

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Assim como vês condutores em excesso de velocidade, a não respeitar sinais de transito, a não parar nas passadeiras, etc...

Mas se calhar mais valia mudar a lei, porque claramente as pessoas não acreditam na lei que têm...

Eu não vejo da mesma forma, para mim não se trata de acreditar ou deixar de acreditar, mas sim de respeitar ou não respeitar.

Penso que é unanime que o alcool altera a nossa capacidade de conduzir e a maioria das pessoas concordam que assim é, tanto que são mais as que respeitam do que as que desrespeitam, assim pelo facto de existir uns quantos que não respeitam não me parece que a lei esteja em causa.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 1/4/2010 17:54

por mais_um » 1/4/2010 12:06

Elias Escreveu:Nos últimos tempos tenho estado a reparar na quantidade de gente que fala descaradamente ao telemóvel enquanto conduz. Todos os dias vejo vários condutores a falar, até em vias rápidas.

Assim como vês condutores em excesso de velocidade, a não respeitar sinais de transito, a não parar nas passadeiras, etc...

Elias Escreveu:Interrogo-me se fará sentido a lei proibir o uso do telemóvel, pois está visto que os condutores não acreditam que essa seja uma boa lei.

O que acham?

Já fui multado por ir a conduzir e a falar ao telemovel mas considero a lei util, porque é realmente um factor de distracção.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por PequenoInvest » 1/4/2010 10:46

Respondendo indirectamente à pergunta, acho mais perigoso fumar enquanto se conduz do que falar ao telemóvel.

Foi uma moda e uma fonte de receitas muito interessante que se criou.

Registado: 24/7/2009 12:13

Off-topic - telemóveis e condução

por Elias » 1/4/2010 10:42

Nos últimos tempos tenho estado a reparar na quantidade de gente que fala descaradamente ao telemóvel enquanto conduz. Todos os dias vejo vários condutores a falar, até em vias rápidas.

Interrogo-me se fará sentido a lei proibir o uso do telemóvel, pois está visto que os condutores não acreditam que essa seja uma boa lei.

O que acham?

As principais causas de distracção ao volante
31 de Março de 2010
diario.iol.pt

Conduzir automóveis exige toda a concentração, mas são muitos os factores de distracção quando se tem um volante nas mãos.

Falar ao telemóvel, mexer no rádio, comer, ver acidentes ou ler painéis publicitários e até fazer a maquilhagem no trânsito são tudo distracções que podem causar acidentes.

Um estudo inédito em Portugal revela que uma em cada cinco pessoas já teve um acidente por distracção.

O estudo feito a 1005 condutores revela que as mulheres consideram a maquilhagem o principal factor de distracção no trânsito e os homens o uso do telemóvel.

Há distracções que podem ser evitadas mas prevenção passa acima de tudo pela consciência de cada condutor dos perigos que uma simples falta de atenção pode provocar.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 130 visitantes