IVA automóvel
Devolução do IVA pago com ISV é falsa
Quem comprou automóvel nos últimos 4 anos ou até à alteração do Imposto sobre Veículos não pode pedir a restituição do IVA liquidado sobre o ISV ou Imposto Automóvel, ao contrário do que circula.
A lei mantém-se. Há apenas uma autorização legislativa para que o IVA deixe de incidir sobre o ISV, mas ainda não entrou em vigor.
Segundo o princípio da não retroactividade da lei fiscal, qualquer mudança aplica-se geralmente a situações futuras sem efeitos retroactivos. O Estado não está assumir nenhum erro ou ilegalidade, nem a Comissão Europeia declarou que Portugal o estava a fazer. Pretende-se assim harmonizar a aplicação das regras do IVA ao nível comunitário. Estas são cada vez mais definidas na União Europeia.
Com o fim da cobrança do IVA sobre o ISV, o preço de venda ao público de um automóvel não irá baixar, dado que o Governo já anunciou a subida do ISV para compensar.
Se tiver dúvidas sobre fiscalidade, contacte-nos pelo 808 200 148 (linha azul) ou 21 841 08 58. Os nossos subscritores podem consultar o Guia Fiscal 2009.
Última actualização em Março de 2010
FONTE DECO
http://www.deco.proteste.pt/automovel/d ... 595151.htm
Quem comprou automóvel nos últimos 4 anos ou até à alteração do Imposto sobre Veículos não pode pedir a restituição do IVA liquidado sobre o ISV ou Imposto Automóvel, ao contrário do que circula.
A lei mantém-se. Há apenas uma autorização legislativa para que o IVA deixe de incidir sobre o ISV, mas ainda não entrou em vigor.
Segundo o princípio da não retroactividade da lei fiscal, qualquer mudança aplica-se geralmente a situações futuras sem efeitos retroactivos. O Estado não está assumir nenhum erro ou ilegalidade, nem a Comissão Europeia declarou que Portugal o estava a fazer. Pretende-se assim harmonizar a aplicação das regras do IVA ao nível comunitário. Estas são cada vez mais definidas na União Europeia.
Com o fim da cobrança do IVA sobre o ISV, o preço de venda ao público de um automóvel não irá baixar, dado que o Governo já anunciou a subida do ISV para compensar.
Se tiver dúvidas sobre fiscalidade, contacte-nos pelo 808 200 148 (linha azul) ou 21 841 08 58. Os nossos subscritores podem consultar o Guia Fiscal 2009.
Última actualização em Março de 2010
FONTE DECO
http://www.deco.proteste.pt/automovel/d ... 595151.htm
Quero ter uma bela reforma
- Registado: 19/4/2008 22:20
Re: Confirmo
Iniciado Escreveu:Confirmo que já houve casos que o estado devolveu o IVA do IA.
Podes colocar a fonte dessa informaçõa?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:Oh Marco, não percebo a tua admiração.
Oh Elias, isso está na primeira página da discussão e já trocamos vários posts depois disso.
Elias Escreveu:Se há coisa que não falta neste fórum são discussões que são recuperadas semanas ou meses mais tarde.
De preferência para trazer algo de novo...
Elias Escreveu:Mas se não quiseres voltar ao tema, na boa
Para voltar a revisitar o que disseste, não vejo o interesse.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Eu não sei o que é que te faz/fez pensar que eu não percebi perfeitamente o que disseste/querias dizer.
Quando escreveste que eu tinha engrossado uma
generalidade, ocorreu-me essa possibilidade, sim.
MarcoAntonio Escreveu:Não sei se isto é uma tentativa de desenterrar a discussão ou quê...
Oh Marco, não percebo a tua admiração. Se há coisa que não falta neste fórum são discussões que são recuperadas semanas ou meses mais tarde.
Neste caso a discussão era de ontem, por isso nem sequer era um assunto morto e enterrado.
Mas se não quiseres voltar ao tema, na boa

- Registado: 5/11/2002 12:21
Confirmo
Confirmo que já houve casos que o estado devolveu o IVA do IA.
O estado vai agora tirar o IVA sobre o IA,porque a pressão de Bruxelas era enorme....Portugal já tinha esgotado todos os recursos possiveis no tribunal europeu , e agora teve mesmo de ser.
Julgo saber que os unicos países que tinham este "esquema" do IVA sobre o IA eram , a Noruega (que ressarciu todos os compradores de carro desde 2004), a Polonia e Portugal.
Boa páscoa
O estado vai agora tirar o IVA sobre o IA,porque a pressão de Bruxelas era enorme....Portugal já tinha esgotado todos os recursos possiveis no tribunal europeu , e agora teve mesmo de ser.
Julgo saber que os unicos países que tinham este "esquema" do IVA sobre o IA eram , a Noruega (que ressarciu todos os compradores de carro desde 2004), a Polonia e Portugal.
Boa páscoa
Se ocorrer receberes, significará que o Estado estará a fazer uma massiva devolução (os pedidos multiplicar-se-ão se se constatar que o Estado está a devolver) o que significa inevitavelmente que o Estado irá cobrar isso tudo de imediato.
Nesse cenário, uma nova subida do IVA parece-me óbvia e certa (eventualmente entre outras medidas de compensação).
Nesse cenário, uma nova subida do IVA parece-me óbvia e certa (eventualmente entre outras medidas de compensação).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: uau!
jlcosta Escreveu:Arte-Sacra Escreveu:latrinaxxl Escreveu:Gostei da participação, mas alguém mais confirma se esta situação não é viável? Ontem confirmaram na chamada que fiz para a DECO e já conheço pessoas que enviaram o pedido. Como ainda tenho tempo, vou esperar pelas respostas.
Esses pedidos vão levar "sopa".
Vê o site da DECO.
Arte sacra o que queres dizer com sopa?
latrinaxxl tens alguma novidade?
BN
Eu vou enviar, o mínimo que pode acontecer é... nada.
Anexo carta tipo, morada a enviar:
Direcção Geral de Impostos
Rua da Prata, nº 10 2º andar
1100-419 Lisboa
Mas pode acontecer a devolução e ainda podem ser uns €€, em carros de gama alta pode passar os 4000€ (o que não é o meu caso

- Anexos
-
Carta tipo IVA automóvel revisão branco.txt
- (1.64 KiB) Transferido 203 Vezes
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Eu não sei o que é que te faz/fez pensar que eu não percebi perfeitamente o que disseste/querias dizer.
Não sei se isto é uma tentativa de desenterrar a discussão ou quê...
Não sei se isto é uma tentativa de desenterrar a discussão ou quê...
MarcoAntonio Escreveu:Agora como colocaste a questão, cortando o 14º mês à função pública sem concretizar nada, é uma generalidade. Uma generalidade que engrossaste logo a seguir dizendo que o Estado não cria riqueza nenhuma e não dá nada em troca.
Quando eu escrevi que não dá nada em troca queria dizer que os serviços que o Estado supostamente deveria prestar com os impostos que eu pago, simplesmente não os presta (ou então tenho de os pagar!).
Publicado hoje no http://www.pedropais.com/utilidades/med ... da-euribor:
"Autor: Paula Guerreiro
Comentário:
Bom dia a todos,
Este meu contacto destina-se a todos os que:
1. Tenham adquirido uma viatura há 4 anos ou menos;
2. A todos os que pensam adquirir uma viatura brevemente.
Já devem ter ouvido falar do processo que a UE tem contra Portugal relativamente à dupla tributação em sede de IVA e de impostos automóveis.
Nessa sequência solicitei a revisão oficiosa do Imposto às Finanças, tendo requerido a devolução do IVA acrescido de juros desde essa data.
O pedido foi acolhido.
Assim quem pretenda apoio jurídico nesta matéria, no sentido de recuperar o IVA que foi pago indevidamente, podem contactar-me (paula_pguerreiro@hotmail.com)
Cumprimentos
PG"
"Autor: Paula Guerreiro
Comentário:
Bom dia a todos,
Este meu contacto destina-se a todos os que:
1. Tenham adquirido uma viatura há 4 anos ou menos;
2. A todos os que pensam adquirir uma viatura brevemente.
Já devem ter ouvido falar do processo que a UE tem contra Portugal relativamente à dupla tributação em sede de IVA e de impostos automóveis.
Nessa sequência solicitei a revisão oficiosa do Imposto às Finanças, tendo requerido a devolução do IVA acrescido de juros desde essa data.
O pedido foi acolhido.
Assim quem pretenda apoio jurídico nesta matéria, no sentido de recuperar o IVA que foi pago indevidamente, podem contactar-me (paula_pguerreiro@hotmail.com)
Cumprimentos
PG"
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
O que o Arte-Sacra quer dizer é que ninguém receberá nada...
Arte-Sacra Escreveu:latrinaxxl Escreveu:Gostei da participação, mas alguém mais confirma se esta situação não é viável? Ontem confirmaram na chamada que fiz para a DECO e já conheço pessoas que enviaram o pedido. Como ainda tenho tempo, vou esperar pelas respostas.
Vê o site da DECO.
Arte sacra o que queres dizer com sopa?
latrinaxxl tens alguma novidade?
BN
- Registado: 12/2/2008 20:38
latrinaxxl Escreveu:Gostei da participação, mas alguém mais confirma se esta situação não é viável? Ontem confirmaram na chamada que fiz para a DECO e já conheço pessoas que enviaram o pedido. Como ainda tenho tempo, vou esperar pelas respostas.
Vê o site da DECO.
uau!
Gostei da participação, mas alguém mais confirma se esta situação não é viável? Ontem confirmaram na chamada que fiz para a DECO e já conheço pessoas que enviaram o pedido. Como ainda tenho tempo, vou esperar pelas respostas.
edit: ontem liguei à DECO, da qual sou associado e disseram para enviar para os serviços centrais. Já vi o que diz no site, daí querer esclarecer a contradição da informação.
edit: ontem liguei à DECO, da qual sou associado e disseram para enviar para os serviços centrais. Já vi o que diz no site, daí querer esclarecer a contradição da informação.
Editado pela última vez por latrinaxxl em 30/3/2010 20:16, num total de 1 vez.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
carf2007 Escreveu:O meu pai é presidente da junta de uma freguesia com 2km2 e 118 hab.
Ele próprio acha ridiculo e é a favor de uma reestruturação.
Só por curiosidade:
Segundo o Censos 2001
Freguesias com menos de 140 habitantes
Distrito de Viseu - 16
Lamego:
Bigorne - 39
Meijinhos - 104
Melcões - 126
Pretarouca - 103
Armamar:
Coura - 65
Goujuim - 102
Moimenta da Beira:
Paradinha - 133
Segões - 114
Mortágua:
Almaça - 95
Penalva do Castelo:
Mareco - 128
Resende:
Feirão - 131
SJ Pesqueira:
Pereiros - 118
Sátão:
Forles - 93
Sernancelhe:
Macieira - 117
Tabuaço:
Granjinha - 52
Santa Leocádia - 132
Distrito da Guarda - 46
Almeida:
Ade - 98
Aldeia Nova - 53
Azinhal - 82
Cabreira - 77
Castelo Mendo - 134
Leomil - 134
Mesquitela - 58
Mido - 59
Monte Perobolço - 79
Naves - 101
Porto de Ovelha - 83
Senouras - 57
Vale de Coelha - 48
Figueira de Castelo Rodrigo:
Cinco Vilas - 103
Colmeal - 58
Escarigo - 124
Vale de Afonsinhos - 122
Fornos de Algodres:
Fuinhas - 110
Vila Chã - 93
Gouveia:
Freixo da Serra - 138
Guarda:
Avelâs de Ambom - 91
Carvalhal Meão - 67
Gagos - 134
Monte Margarida - 44
Pero Soares - 89
Ribeira dos Carinhos - 136
Rocamondo - 110
Seixo Amarelo - 126
Vila Soeiro - 58
Mêda:
Carvalhal - 134
Pai Penela - 95
Pinhel:
Bogalhal - 68
Cidadelhe - 52
Póvoa D'El Rei - 74
Sorval - 88
Sabugal:
Badamalos - 99
Forcalhos - 108
Lomba - 74
Ruivós - 68
Ruvina - 127
Vale de Éguas - 48
Vale Longo - 68
Trancoso:
Feital - 80
Terrenho - 137
VNF Côa:
Murça - 135
Santo Amaro - 94
Distrito de Castelo Branco - 1
Idanha-a-Nova:
Idanha-a-Velha - 79
Distrito de Lisboa - 0
Zero/Nicles
Distrito de Setúbal - 0
Zero/Nicles
Distrito de Santarém - 0
Zero/Nicles
Distrito de Leiria - 0
Zero/Nicles
Distrito de Faro - 0
Zero/Nicles
Distrito de Coimbra - 2
Condeixa-a-Nova:
Bem da Fé - 117
Pampilhosa da Serra:
Vidual - 93
Distrito do Porto - 0
Zero/Nicles
Distrito de Aveiro - 1
Águeda:
Macieira de Alcoba - 110
Distrito de Braga - 4
Fafe:
Felgueiras - 135
Gontim - 127
Terras de Bouro:
Brufe - 57
Vila Verde:
Gondomar - 87
Distrito de Vila Real - 12
Alijó:
Amieiro - 104
Boticas:
Curros - 87
Chaves:
Bobadela - 124
Mondim de Basto:
Pardelhas - 109
Montalegre:
Contim - 100
Donões - 72
Fervidelas - 116
Fiães do Rio - 104
Meixide - 127
Pedroso - 119
Valpaços:
Nozelos - 122
VP Aguiar:
Parada de Monteiros - 101
Distrito de Bragança - 37
Alfândega da Fé:
Pombal - 127
Saldonha - 102
Sendim da Ribeira - 118
Sendim da Serra - 110
Vale Pereiro - 92
Vales - 70
Bragança:
Calvelhe - 137
Pombares - 59
Rio de Onor - 126
Carrazeda de Ansiães:
Ribalonga - 115
Macedo de Cavaleiros:
Burga - 88
Edroso - 131
Santa Combinha - 72
Soutelo Mourisco - 60
Vilarinho do Monte - 72
Miranda do Douro:
Cicouro - 105
Constantim - 117
Mirandela:
Avantos - 123
Freixeda - 115
Navalho - 130
Vila Boa - 118
Vila Verde - 100
Mogadouro:
Brunhozinho - 138
Castanheira - 102
Vilar de Rei - 99
Moncorvo:
Souto da Velha - 125
Vila Flor:
Carvalho de Egas - 132
Mourão - 139
Vinhais:
Alvaredos - 83
Fresulfe - 100
Mofreita - 44
Ousilhão - 135
Pinheiro Novo - 127
Santa Cruz - 72
São Jomil - 62
Soeira - 120
Travanca - 119
Distrito de Portalegre - 1
Avis:
Maranhão - 98
Distrito de Évora - 2
Estremoz:
Santo Estevão - 112
São Bento de Ana Loura - 46
Distrito de Beja - 1
Beja:
São Brissos - 101
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Elias Escreveu:habanero04 Escreveu:Elias,
Se calhar a um funcionário, seja ele público ou privado, que receba 500 ou 600€ por mês dá jeito receber o 14º mês, digo eu!
habanero,
Totalmente de acordo. É claro que dá jeito (mas isso nunca esteve em causa).
Então se calhar deveria cortar-se na despesa por outros lados, mesmo que a contribuição de cada um seja pequena, juntando todas essas pequenas contribuições já deve dar uma boa redução de gastos. Grão a grão enche a galinha o papo.
A nossa organização administrativa vem do tempo do Passos Manuel, que referendou o código administrativo de 1836.
Esta é uma organização algo descentralizada, embora possivelmente desajustada da realidade actual face às alterações na distribuição populacional.
Esta é uma organização algo descentralizada, embora possivelmente desajustada da realidade actual face às alterações na distribuição populacional.
O municipio do RJ por exemplo tem uma area de 1.182,296 Km2 e uma populaçao de +- 6.200.000 hab.
e é gerida com 1 prefeitura (equivalente à camara municipal) e 19 sub-prefeituras (equivalente as juntas de freguesia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Subprefeitura
Nos num pais tão pequeno temos 308 presidentes de Câmara; 4257 presidentes de Junta de Freguesia. Actualmente são 6885 os eleitos das 308 assembleias municipais.
As juntas de freguesia têm um total de 13.646 elementos e as assembleias de freguesia 34.489. No total, são 57.075 os autarcas do país.
e é gerida com 1 prefeitura (equivalente à camara municipal) e 19 sub-prefeituras (equivalente as juntas de freguesia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Subprefeitura
Nos num pais tão pequeno temos 308 presidentes de Câmara; 4257 presidentes de Junta de Freguesia. Actualmente são 6885 os eleitos das 308 assembleias municipais.
As juntas de freguesia têm um total de 13.646 elementos e as assembleias de freguesia 34.489. No total, são 57.075 os autarcas do país.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
habanero04 Escreveu:Elias,
Se calhar a um funcionário, seja ele público ou privado, que receba 500 ou 600€ por mês dá jeito receber o 14º mês, digo eu!
habanero,
Totalmente de acordo. É claro que dá jeito (mas isso nunca esteve em causa).
Elias Escreveu:carf2007 Escreveu:- Acabar com os governos civis (hoje em dia não fazem sentido, o que eles fazem pode ser feito pelas lojas do cidadão e/ou camaras municipais)
Pois, mas como são só 18 o impacto no erário público é mínimo.carf2007 Escreveu:- Diminuir o numero de camaras municipais e juntas de freguesia, Portugal é um pais muito pequeno para tantas camaras e juntas.
Até concordo em diminuir algumas em zonas pouco populosas (por exemplo agregando os concelhos com menos de 10 mil habitantes), mas por outro lado nas zonas muito povoadas deverias criar novos municípios...carf2007 Escreveu:- Reduzir o numero de deputados para metade ( acreditem que ninguem ia dar pela diferença).
São 115 cabeças, tem um impacto negligenciável.carf2007 Escreveu:- Encerrar institutos inuteis ou com serviços duplicados.
Estás a pensar em quais?carf2007 Escreveu:- Alterar a regra de 2 para 1 por 4 para 1 (talvez quando a taxa de desemprego for menor)
Qual é a poupança que obténs? Os que se reformam continuam a receber do Estado...carf2007 Escreveu:- Investir ainda mais em informatica ( já evoluiu bastante nos ultimos anos ) Um estado mais "electronio" é um estado mais eficiente e menos dispendioso
Será mesmo? Se calhar é ao contrário... Desde que foi informatizada a justiça está mais leeeeeenta...carf2007 Escreveu:- Privatizar as empresas que não tem necessidade de estar sob a alçada do estado tipo TAP e RTP, e que ainda por cima dão prejuizo.
Quem é que quer comprar empresas que dão prejuízo?
Fonix Elias ... Es mesmo do contra !!!

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, fincas, Garfield, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Nuno V, OCTAMA, silva_39, trilhos2006 e 225 visitantes