O título do ano
24 mensagens
|Página 1 de 1
rmachado Escreveu:Atomez Escreveu:CrashXXI Escreveu:Embora estas duas frases já tenham aqui sido referidas (Fenício e QuimPorta) eu também tenho que as mencionar porque resumem duas constatações (interrogativas) que penso serem as mais importantes:... não percebemos porque é que sendo eles xerifes por conta própria, não têm um "marshall" que os analise. E lhes dê notas segundo o seu comportamento.
De facto são juizes em causa própria e ninguém os avalia!
Mas também, só acredita neles quem quer.
Ou há alguma lei que os obrigue???
Existe... a lei do mercado.
Deixemos de viver com dinheiro emprestado e assim as nossas preocupações com essas agências acabam.
Tão simples quanto isso.
Paulo Moreira
Atomez Escreveu:CrashXXI Escreveu:Embora estas duas frases já tenham aqui sido referidas (Fenício e QuimPorta) eu também tenho que as mencionar porque resumem duas constatações (interrogativas) que penso serem as mais importantes:... não percebemos porque é que sendo eles xerifes por conta própria, não têm um "marshall" que os analise. E lhes dê notas segundo o seu comportamento.
Existe... a lei do mercado.

- Registado: 24/8/2004 10:42
CrashXXI Escreveu:Embora estas duas frases já tenham aqui sido referidas (Fenício e QuimPorta) eu também tenho que as mencionar porque resumem duas constatações (interrogativas) que penso serem as mais importantes:... não percebemos porque é que sendo eles xerifes por conta própria, não têm um "marshall" que os analise. E lhes dê notas segundo o seu comportamento.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
rmachado Escreveu:Eu não estou a culpar as agências de rating pelo nosso "belo estado", mas não deixa de ser curioso que elas 15 dias antes do Lehman estoirar lhe dessem uma notação superior a que nos dão agora.
Ui...ui...ui.....então isso pode ser preocupante.....será que nós nem mais 15 dias vamos aguentar

Cmpts
DS
DS
Para quem gosta de 'malhar' nas agências... Juntem os chineses á festa!
China diz que situação da Grécia é apenas a “ponta do iceberg”
A crise sem precedentes que atinge a Grécia constituiu apenas a “ponta do iceberg”, com o espectro da implosão orçamental a propagar-se ao resto da Europa, advertiu hoje o vice-governador do banco central chinês.
http://economia.publico.pt/Noticia/chin ... rg_1429471[/b]

China diz que situação da Grécia é apenas a “ponta do iceberg”
A crise sem precedentes que atinge a Grécia constituiu apenas a “ponta do iceberg”, com o espectro da implosão orçamental a propagar-se ao resto da Europa, advertiu hoje o vice-governador do banco central chinês.
http://economia.publico.pt/Noticia/chin ... rg_1429471[/b]
carrancho Escreveu:Quimporta,
Quando ele nos afecta negativamente não é própriamente a altura certa para resolver esse problema, não há legitimidade para o fazer agora quando antes estavamos caladinhos. Por mais que agora se esperneie, nunca terá o mesmo efeito que teria quando eles até nos eram favoráveis.
Abraço,
Carrancho
PS- enquanto a casa do vizinho era assaltada, ficávamos escondidos e não era nada com a gente. Agora que é a nossa, ai que ninguem nos acode!!!
Carrancho, não podia estar mais de acordo!
Só nos faz bem que existam alguns semáforos postos pelo exterior que senão a gente só não se governa!
O que digo, e já o fiz em vários tópicos, é que o tema da agências que fazem ratings, recomendações e odiaboasete tem que levar uma volta. A melhor forma de o fazer não é criar outra agência, potencialmente tão enviezada como as outras, como por lapso freudiano saíu a uma eurodeputada há dias...
Acho bem mais útil que se avalie e divulgue o desempenho desta gente. Claro que a regra de separar quem investe de quem recomenda também era avisada...
Abraço,
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Quimporta,
Quando ele nos afecta negativamente não é própriamente a altura certa para resolver esse problema, não há legitimidade para o fazer agora quando antes estavamos caladinhos. Por mais que agora se esperneie, nunca terá o mesmo efeito que teria quando eles até nos eram favoráveis.
Abraço,
Carrancho
PS- enquanto a casa do vizinho era assaltada, ficávamos escondidos e não era nada com a gente. Agora que é a nossa, ai que ninguem nos acode!!!
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
ul Escreveu:Mas estas agências se merecem uma critica é pelo oposto , por terem sido pouco exigentes na atribuição de notas , é caso para dizer preso por ter cão e..........
A nova notação da Fitch à dívida portuguesa não me merece nenhum comentário. Nem veio surpreender ninguém porque está até atrasada em relação a outras agências. Talvez até tenha prestado um bom serviço ao mercado (quem sou eu...)
A discussão sobre uma agência de rating dita "Europeia" levantou-se há semanas pela suspeita (mais uma vez "suspeita"...) de concertação entre a alteração das notações de risco efectuadas por algumas agências e os "ataques" à moeda, cds, etc... da zona Euro, por parte de especuladores "do lado de lá" que pareceram antecipar essa jogada.
Seja para cima ou para baixo, quem tem capacidade de influenciar o mercado deve estar sujeito a regras.
Alguns não estão, e isso é um problema...
Embora estas duas frases já tenham aqui sido referidas (Fenício e QuimPorta) eu também tenho que as mencionar porque resumem duas constatações (interrogativas) que penso serem as mais importantes:
Até quando continuaremos a estar sujeitos e subservientes aos ditames anglo-saxónicos que, desde sempre, se julgam superiores aos demais (neo-arianos de forma encapotado e sub-reptícia!)?
Crash
... não percebemos porque é que sendo eles xerifes por conta própria, não têm um "marshall" que os analise. E lhes dê notas segundo o seu comportamento.
Compreende-se que o Governo português seja um bom filho da Fitch. Não se percebe porque a UE ainda o é.
Até quando continuaremos a estar sujeitos e subservientes aos ditames anglo-saxónicos que, desde sempre, se julgam superiores aos demais (neo-arianos de forma encapotado e sub-reptícia!)?
Crash
Editado pela última vez por CrashXXI em 25/3/2010 19:14, num total de 1 vez.
Mas estas agências se merecem uma critica é pelo oposto , por terem sido pouco exigentes na atribuição de notas , é caso para dizer preso por ter cão e..........
Agora que elas estão mais atenta chovem as criticas , alguém acredita que uma europeia seria menos isenta , quando se tentou a meia dúzia de anos que uma agencia europeia tivesse acesso aos orçamentos de cada estado , a Grécia não quis nem nenhum outro governo , eram assuntos internos .
Agora que elas estão mais atenta chovem as criticas , alguém acredita que uma europeia seria menos isenta , quando se tentou a meia dúzia de anos que uma agencia europeia tivesse acesso aos orçamentos de cada estado , a Grécia não quis nem nenhum outro governo , eram assuntos internos .
QuimPorta Escreveu:Compreende-se que o Governo português seja um bom filho da Fitch. Não se percebe porque a UE ainda o é.
A mecânica das agências de rating sempre me intrigou. E nem é pelos casos recentes com Lehman Brothers, e afins. Toda a gente desconfia que há algo de podre no reino das recomendações e notações de risco, e por isso muito investidor encartado nem liga.
Mas neste artigo é mais uma vez lançada outra ideia que não me tranquiliza mais, antes pelo contrário. O Autor defende implicitamente a criação da famosa agência de rating europeia, que me palpita que irá funcionar como um instrumento ao serviço do poder político, ao invés do poder económico, como é agora...
Seja como for, será usada como uma forma artificial de influir nos mercados, ou pelo menos corre para esse risco.
Deixo uma pergunta: alguém já se dedicou a analisar a credibilidade destas recomendações ao longo do tempo?! Porque não publicar rating sobre estas agências?!? Seria um bom papel para esta pseudo-agência europeia, não? Mais que isso... praquê?!?
- Registado: 14/3/2009 0:19
Eu não estou a culpar as agências de rating pelo nosso "belo estado", mas não deixa de ser curioso que elas 15 dias antes do Lehman estoirar lhe dessem uma notação superior a que nos dão agora.
E fecharam por isso? Foram penalizadas por isso?
E fecharam por isso? Foram penalizadas por isso?
Pronto, agora a culpa é das agência de rating.
Foram elas que nos puseram nesta situação.
Deixem-me rir.
Se calhar a culpa de uma acçao descer e subir também é dos researches ou dos private bankers ?
Devem ser eles que nos fazem ganhar ou perder dinheiro.
As agência de rating existem assim como existem os mercados , para servir os donos do capital!
E convenhamos , Portugal não faz parte desse grupo.
Portugal é pobre e o pobre é o que paga sempre.
Portugal já foi rico , muito rico.
A culpa é do povo, sim de TODOS NÓS.
Deixem lá as fitch, as S&P as moodys , e olhem para o própio umbigo.
Foram elas que nos puseram nesta situação.
Deixem-me rir.
Se calhar a culpa de uma acçao descer e subir também é dos researches ou dos private bankers ?
Devem ser eles que nos fazem ganhar ou perder dinheiro.
As agência de rating existem assim como existem os mercados , para servir os donos do capital!
E convenhamos , Portugal não faz parte desse grupo.
Portugal é pobre e o pobre é o que paga sempre.
Portugal já foi rico , muito rico.
A culpa é do povo, sim de TODOS NÓS.
Deixem lá as fitch, as S&P as moodys , e olhem para o própio umbigo.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Isto é totalmente ridículo.
A culpa é sempre dos outros...
E é sempre mais fácil matar o carteiro que traz as más notícias
A culpa é sempre dos outros...
E é sempre mais fácil matar o carteiro que traz as más notícias

Editado pela última vez por atomez em 25/3/2010 18:50, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
carrancho Escreveu:Machado,
Isso tudo é muito lindo mas, quando lhes agradava, batiam palmas agora falta-lhes legitimidade. Uma maçã podre estraga o cesto, depois de nada vale retira´-la.
E ainda não sei até que ponto não terão mesmo razão... se calhar somos nós a maçã podre!!!
Exactamente!... Infelizmente a maioria do povo ainda não entendeu que a 'maçã podre' está do nosso lado e fazemos parte dela.
Na minha opinião este caso revela bem as nossas fragilidades ao nível da compreensão das nossas responsabilidades e conhecimento da nossa realidade. Estas agências possuem mais anos de actividade nos mercados do que qualquer um de nós em vida e vivemos os nossos 'melhores' anos de democracia suportados pelas mesmas agências que agora nos condenam.
Eu compreendo a ignorância e a incompreensão das pessoas, porque a esmagadora maioria nunca esteve formação sobre as regras da economia capitalista da qual fazemos parte e mesmo os que possuem essa formação só tem acesso no período académico.
Já não compreendo, que depois de explicadas as regras, descobrirmos os nossos pecados e que afinal fazemos parte do problema, continuamos a fazer de conta que não somos a ‘maça podre’.
Se não formos capazes de identificar e assumir os nossos erros, nunca seremos capaz de corrigir e afastar os nossos males. NUNCA!... Porque ninguém o irá fazer por nós.
Esta dialéctica é curiosa e parece que toda a gente concorda mas ng muda nada.
Os tipos (agências de rating) metem água como o raio mas toda a gente (entenda-se mercados) continua a levar a sério o que eles dizem. E claro está que se nós não fizermos por subir o rating tamos tramados...
Dito isto, não seria útil como ele advoga que a UE (a do Euro) mandasse uma vassourada nestas agências e começasse a fazer uma deste lado?
Os tipos (agências de rating) metem água como o raio mas toda a gente (entenda-se mercados) continua a levar a sério o que eles dizem. E claro está que se nós não fizermos por subir o rating tamos tramados...
Dito isto, não seria útil como ele advoga que a UE (a do Euro) mandasse uma vassourada nestas agências e começasse a fazer uma deste lado?
FENOMENAL!!! :)
Se o futuro deste país não fosse tão deprimente, até dava para rir da realidade aqui descrita.
Agora estamos dependentes deste especuladores, que também estiveram na origem desta crise.
Não entendo é porque este mundo ainda se submete a este tipo de empresas que nada produzem e apenas jogam com a vida e desespero da pessoas "reais" que trabalham.
Triste futuro que nos espera (pobreza...).
Agora estamos dependentes deste especuladores, que também estiveram na origem desta crise.
Não entendo é porque este mundo ainda se submete a este tipo de empresas que nada produzem e apenas jogam com a vida e desespero da pessoas "reais" que trabalham.
Triste futuro que nos espera (pobreza...).
- Registado: 13/6/2008 10:22
JMHP Escreveu:O que eu não compreendo é porque razão todos que agora se sentem mal como «Filhos da Fitch»... No passado não muito longínquo quando Portugal aderiu ao Euro sentiam-se bem e confortáveis quando a Fitch e as restantes agências melhoraram o Outlook da nossa economia, que resultou na melhoria da nossa qualidade de vida durante a ultima década (Aumentos salariais, benefícios, mais direitos, mais e melhor habitação, carros de segmento superior, casas de praia, viagens, férias, plasmas, etc, etc, etc.....).
Já não gostam do 'Padrinho'?!...
Não compreendes, JMHP? Mas a razão é óbvia: quando as agência de rating aumentam a nossa notação, é bom, mas quando diminuem a notação, é mal!

Não mexas no meu queijo!!

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
O que eu não compreendo é porque razão todos que agora se sentem mal como «Filhos da Fitch»... No passado não muito longínquo quando Portugal aderiu ao Euro sentiam-se bem e confortáveis quando a Fitch e as restantes agências melhoraram o Outlook da nossa economia, que resultou na melhoria da nossa qualidade de vida durante a ultima década (Aumentos salariais, benefícios, mais direitos, mais e melhor habitação, carros de segmento superior, casas de praia, viagens, férias, plasmas, etc, etc, etc.....).

Compreende-se que o Governo português seja um bom filho da Fitch. Não se percebe porque a UE ainda o é.
A mecânica das agências de rating sempre me intrigou. E nem é pelos casos recentes com Lehman Brothers, e afins. Toda a gente desconfia que há algo de podre no reino das recomendações e notações de risco, e por isso muito investidor encartado nem liga.
Mas neste artigo é mais uma vez lançada outra ideia que não me tranquiliza mais, antes pelo contrário. O Autor defende implicitamente a criação da famosa agência de rating europeia, que me palpita que irá funcionar como um instrumento ao serviço do poder político, ao invés do poder económico, como é agora...
Seja como for, será usada como uma forma artificial de influir nos mercados, ou pelo menos corre para esse risco.
Deixo uma pergunta: alguém já se dedicou a analisar a credibilidade destas recomendações ao longo do tempo?! Porque não publicar rating sobre estas agências?!? Seria um bom papel para esta pseudo-agência europeia, não? Mais que isso... praquê?!?
Como filhos da Fitch também não percebemos porque é que sendo eles xerifes por conta própria, não têm um "marshall" que os analise.
Boa pergunta! Muito boa pergunta mesmo!

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
- Registado: 20/1/2008 20:32
AHhhhhhhhhhhhhhh
E eu a pensar que o título do ano é a vitória do campeonato de futebol por parte do SLB 

É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
O título do ano
Não, não vou falar de nenhuma acção. Estou apenas a citar o Pedro Guerreiro, no seu Facebook, comentando um artigo de hoje do Fernando Sobral, no Negócios:
"Sons of a Fitch":
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=416751
Um abraço,
Ulisses
"Sons of a Fitch":
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=416751
Um abraço,
Ulisses
24 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, alucinado, boavista, drcentimo, Google [Bot], malakas, Manchini888, Nuno V, OCTAMA, silva_39, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 177 visitantes