Portucel - Tópico Geral
- Registado: 29/11/2007 11:29
BePatience Escreveu:Uma descida de mais de 3%...será uma oportunidade de entrada aqui nesta correcção? quem têm a dizer?
BePatience
Sem querer substituir-me aos administradores do fórum (ao Marco, mais concretamente (que mauzinho...)!

Os colegas de fórum tentam fazer o mesmo para os cerca de 800 pixs. de largura.
É claro que há situações em que isso é difícil e.g. em grandes períodos, mas não é o caso.
Um abraço

Crash
Portucel é a "top pick" do BPI no sector da pasta de papel
-----------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt
O BPI elege a Portucel como a “top pick” entre as empresas de pasta de papel, sector que tem apresentado fortes desempenhos em bolsa à custa da “surpreendente recuperação” nos preços desta matéria-prima.
“Os preços da pasta de eucalipto têm apresentado uma surprendente recuperação, com um aumento de 65% desde Maio último, e tendo já sido anunciada uma nova subida dos preços em 50 dólares por tonelada”, refere o BPI.
Este forte aumento dos preços da matéria-prima, explicado pela menor capacidade de produção, o aumento da procura da China, a maior disciplina de preços, e a alta do dólar, leva o BPI a afirmar que o “outlook” para o sector, na Península Ibérica, é “positivo”.
“As empresas de pasta de papel da Península Ibérica combinam projecções de resultados fortes com baixo investimento e exposição aos mercados domésticos”, sublinham os analistas Eduardo Coelho e José Manuel Rito.
Neste sentido, na nota de “research” emitida hoje, a que o Negócios teve acesso, o BPI afirma que continua “positivo para a indústria como um todo, mas a Altri tem sido a estrela, embora ofereça já um potencial limitado”.
“A Ence deverá beneficiar da melhoria das condições neste mercado”, já a Portucel continua a “ser a mais competitiva do sector e está altamente alavancada aos preços do papel”. A Semapa “continua mais barata que a Portucel”, destaca o BPI.
Assim, a conclusão do BPI é de que “a Ence deverá ser a empresa que terá o melhor desempenho, no curto prazo, enquanto a Portucel e a Semapa apresentam o maior potencial. A Portucel é a nossa ‘top pick’ no sector”, com margem para valorizar 38%.
Empresa Cotação Preço-alvo Potencial Recomendação
Portucel 2,02 € 2,80 € 38,6% Comprar
Semapa 7,72 € 11,70 € 51,5% Comprar
Altri 5,02 € 5,30 € 5,6% Manter
Ence 2,69 € 3,20 € 19,2% Comprar
Fonte: BPI e Bloomberg
-----------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt
O BPI elege a Portucel como a “top pick” entre as empresas de pasta de papel, sector que tem apresentado fortes desempenhos em bolsa à custa da “surpreendente recuperação” nos preços desta matéria-prima.
“Os preços da pasta de eucalipto têm apresentado uma surprendente recuperação, com um aumento de 65% desde Maio último, e tendo já sido anunciada uma nova subida dos preços em 50 dólares por tonelada”, refere o BPI.
Este forte aumento dos preços da matéria-prima, explicado pela menor capacidade de produção, o aumento da procura da China, a maior disciplina de preços, e a alta do dólar, leva o BPI a afirmar que o “outlook” para o sector, na Península Ibérica, é “positivo”.
“As empresas de pasta de papel da Península Ibérica combinam projecções de resultados fortes com baixo investimento e exposição aos mercados domésticos”, sublinham os analistas Eduardo Coelho e José Manuel Rito.
Neste sentido, na nota de “research” emitida hoje, a que o Negócios teve acesso, o BPI afirma que continua “positivo para a indústria como um todo, mas a Altri tem sido a estrela, embora ofereça já um potencial limitado”.
“A Ence deverá beneficiar da melhoria das condições neste mercado”, já a Portucel continua a “ser a mais competitiva do sector e está altamente alavancada aos preços do papel”. A Semapa “continua mais barata que a Portucel”, destaca o BPI.
Assim, a conclusão do BPI é de que “a Ence deverá ser a empresa que terá o melhor desempenho, no curto prazo, enquanto a Portucel e a Semapa apresentam o maior potencial. A Portucel é a nossa ‘top pick’ no sector”, com margem para valorizar 38%.
Empresa Cotação Preço-alvo Potencial Recomendação
Portucel 2,02 € 2,80 € 38,6% Comprar
Semapa 7,72 € 11,70 € 51,5% Comprar
Altri 5,02 € 5,30 € 5,6% Manter
Ence 2,69 € 3,20 € 19,2% Comprar
Fonte: BPI e Bloomberg
Se o seu problema tem solução então não há com que se preocupar.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.
Re: valor
lmmj Escreveu:Boa noite, no site do meu banco surge o valor actual de 1,97 (?), mais alguém tem esse problema?
ela fechou a 1.968; se calhar arredondaram para 2 casas decimais..
Sem dúvida,Tens toda a razão...eu quando disse abrandado foi em relação à prestação nestes últimos dois dias, no muito curto prazo. como temos estado tão habituados a ver subidas fortes nestes últimos dias dá aquela sensação de abrandamento. mas sem dúvida que não tem qualquer influencia na continuação da corrida ascendente.
BePatience Escreveu:Sim pelos indicadores até ontem ninguém adivinhava estas duas descidas de mais de 4%. pode ser apenas uma pequena correcção e provavelmente recuperará rapidamente, embora o sector da pasta de papel tenha abrandado na generalidade. esperar para ver...
Abrandado??? pelo contrario, devido a estas intemperies algumas fabricas nao estão a produzir, o que provoca um aumento da produção daquelas k continuam, inclusivamente subiu bastante o preço da tonelada e com previsões de continuar a subir, o dolar a valorizar em relação ao €...
- Registado: 29/11/2007 2:04
BePatience Escreveu:Essa é a verdadeira questão...parece que aconteceu exactamente o contrário ao BCP e Sonae. Pode tar a adivinhar um rapel...alguns indicadores começam a querer dar sinal...
Tb gostava de entender, mas os indicadores desta senhora são mto bons..., os resultados do primeiro trimestre são certamente bastante bons, estamos a aproximar-nos dos dividendos... Não entendo quais os indicadores que a podem estar a puxar para baixo

Estranho...
Estranho é ter feito cerca de um terço do volume no pós-fecho com uma queda de 2,24%... isto quererá dizer o quê?
- Registado: 10/2/2009 20:03
bEMdISPOSTO Escreveu:AFACTURAR Escreveu:Acertei na prespectiva que estava a ter, agora não contava é que tivesse uma queda destas. Alguem tem justificação ou sabe o motivo???Será so mesmo a barreira dos 2.06€ que está a assustar quem está dentro ou haverá algo mais?
Ora viva!
Os sinais bullish justificaram-se hoje, com ela a querer forçar o limite na zona dos dos 2,066 que fez no outro dia. Nas últimas 2 horas não acompanhei e não sei com que quantidades a deitaram abaixo, mas uma coisa posso dizer (que é a minha opinião):
* Pelo historial que vi, parece que a queda dos mercados e os problemas da Grécia devem ter levado uns quantos a verem-se livres de algumas receando que o mercado a arraste para baixo (basta que um tenha decidido despachar um bom punhado delas, que outros em igua estado emocional tenham seguido para não serem os últimos);
* Pessoalmente não me preocupa muito, dado que o seu comportamento está bullish e isto pode ter sido um episódio sem consequências (há dias, a BRI desatou a cair no fim da sessão e fechou a 5,96 - no dia seguinte subiu mais de 5% lá para os 6,28!Nota que não estou insinuar que ela dispare amanhã, mas sim a mostrar que uma destas quedas de fim de sessão pode ser coisa de alguns preocupados, por exemplo.
* Como tive que sair, tive que "deixar a comida feita", pelo que quando cheguei vi que tinha vendido um punhado a 2,063 e comprado no final a 2,031. E se amanhã volta a cair, compro mais. Isto não é peta nem conversa fiada. É que os fundamentais desta menina estão melhores que nunca, e se há altura em que não tenho medo de comprar, é agora (não gastando tudo, claro, guardando um pouco para o caso de cair mais). Quando digo agora, já é desde Fevereiro, e ainda continua atractiva porque há interesse comprador que vai se manifestando dia sim dia não... A força que viste no outro dia a fazê-la subir não foi em vão (idem para a Brisa, também), força dos bons fundamentais atrai os graúdos. Agora, não queiras é que ela se ponha a subir assim todos os dias. Hoje mostrou força mas no fim houve quem dissesse "fixe, já chega, venham as mais-valias, que isto vai mas é virar para baixo". Supõe que até cai amanhã mais alguma coisa: não é decerto caso para despenhar-se, mas é uma questão de (pouco) tempo para voltar aos máximos e, penso eu, rompê-los. Esta empresa está numa conjuntura excelente, com tudo para aumentar bastante os resultados a começar jáneste trimestre.
Lê os meus posts anteriores, tenho dado alguns argumentos neste sentido.
![]()
Abraço!
Claro que não Bemdisposto, a questão não ela fazer alguma correcção, isso é normal e até positivo, porque muitas vezes vai ganhar ainda mais força, a questão é que aconteceu na ultima meia hora, cerca das 16h estava a 2.069€, daí a minha pergunta. Mas o que é certo é que hoje vai no mesmo caminho de ontem e mais cedo.
AFACTURAR Escreveu:Acertei na prespectiva que estava a ter, agora não contava é que tivesse uma queda destas. Alguem tem justificação ou sabe o motivo???Será so mesmo a barreira dos 2.06€ que está a assustar quem está dentro ou haverá algo mais?
Ora viva!
Os sinais bullish justificaram-se hoje, com ela a querer forçar o limite na zona dos dos 2,066 que fez no outro dia. Nas últimas 2 horas não acompanhei e não sei com que quantidades a deitaram abaixo, mas uma coisa posso dizer (que é a minha opinião):
* Pelo historial que vi, parece que a queda dos mercados e os problemas da Grécia devem ter levado uns quantos a verem-se livres de algumas receando que o mercado a arraste para baixo (basta que um tenha decidido despachar um bom punhado delas, que outros em igua estado emocional tenham seguido para não serem os últimos);
* Pessoalmente não me preocupa muito, dado que o seu comportamento está bullish e isto pode ter sido um episódio sem consequências (há dias, a BRI desatou a cair no fim da sessão e fechou a 5,96 - no dia seguinte subiu mais de 5% lá para os 6,28!

* Como tive que sair, tive que "deixar a comida feita", pelo que quando cheguei vi que tinha vendido um punhado a 2,063 e comprado no final a 2,031. E se amanhã volta a cair, compro mais. Isto não é peta nem conversa fiada. É que os fundamentais desta menina estão melhores que nunca, e se há altura em que não tenho medo de comprar, é agora (não gastando tudo, claro, guardando um pouco para o caso de cair mais). Quando digo agora, já é desde Fevereiro, e ainda continua atractiva porque há interesse comprador que vai se manifestando dia sim dia não... A força que viste no outro dia a fazê-la subir não foi em vão (idem para a Brisa, também), força dos bons fundamentais atrai os graúdos. Agora, não queiras é que ela se ponha a subir assim todos os dias. Hoje mostrou força mas no fim houve quem dissesse "fixe, já chega, venham as mais-valias, que isto vai mas é virar para baixo". Supõe que até cai amanhã mais alguma coisa: não é decerto caso para despenhar-se, mas é uma questão de (pouco) tempo para voltar aos máximos e, penso eu, rompê-los. Esta empresa está numa conjuntura excelente, com tudo para aumentar bastante os resultados a começar jáneste trimestre.
Lê os meus posts anteriores, tenho dado alguns argumentos neste sentido.

Abraço!
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
fitas Escreveu:Está-se a aguentar no range dos 2,055/2,060.
Será se conseguir passar os 2,070 € terá de vencida a sua ascenção.![]()
Ela anda (parece) muito segura.
Quem opina algo sobre a mesma?
Grato.
Fitas
Tenho a impressão que se está a formar uma barreira estrategica nos 1.06€, posso enganar-me, mas vai fechar abaixo deste valor.
JonhyRico Escreveu:Análise técnica da Portucel
17 de Março de 2010
A Portucel parece estar a pedir para ser comprada. A minha maior dúvida é se o deveremos fazer imediatamente ou apenas quando cortar a resistência dos 2,100.
Qual a vossa opinião?
Tenho essa mesma dúvida... É um titulo que tenho observado com atenção e estou nesse impasse, talvez seja desta

De qualquer forma parabéns e obrigado pela análise pela análise!
- Registado: 21/1/2010 20:40
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], darkreflection, Google Adsense [Bot], Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, yggy e 204 visitantes