Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cem, Fogueiro, Arnie, etc

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 20/3/2010 20:06

canguru Escreveu:Tu és um excelente analista, o Marco é outro mas tu já não participas activamente desde o Verão passado e o Marco tem descurado dois excelentes tópicos ("situação técnica de índices mundiais" e "situação técnica de papéis do PSI"), embora compensando com o artigo semanal no Negócios.

Embora nem sempre coloque aqui o link, todas as semanas publico na coluna do negócios a minha opinião. Aquela coluna vai sintetizando o que penso e como vejo os mercados a cada momento, o que de certa forma acaba por fazer com que escreva menos (dado que sinto que "já disse" e escrever de novo é repetir-me).

Já agora, aqui ficam os links dos três últimos para quem não leu e se quiser por a par...
:wink:

Revisão Nacional (4 de Março)

Sinais de Retoma (11 de Março)

Mais Máximos (18 de Março)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por canguru » 20/3/2010 18:10

Ulisses Pereira Escreveu:Este género de tópicos aparece mais ou menos de 3 em 3 meses. Ao longo destes anos todos do Caldeirão, sempre aparecem este género de mensagens. As pessoas habituam-se a este e àquele e parece que o fórum nunca mais é o menos. Mas a capacidade de regeneração do Caldeirão é enorme e aparece sempre alguém novo com excelentes análises e nem vou citar nomes para não ser injusto com outros mas tem aparecido aqui muita coisa boa nos últimos tempos.

Acredito que sim. Para mim o rsacramento (apesar de escrever menos) é um desses exemplos. O LTCM é outro que trás mais valias ao caldeirão pelas opiniões que emite e artigos que trás e, quando há cheiro a sangue, o SMALL.

Mas olha que, sinceramente, passamos por um momento menos bom a nível da qualidade. Por exemplo, quem substitui os artigos do FT, do tmms (disciplina, disciplina, disciplina) e do TiagoPT?

Centremo-nos no tópico mais mediático do forúm ("Novos mínimos"). À excepção do Dwer (que aliás já disse que ia abandonar o tópico), o resto, e com todo o respeito pelos outros intervenientes, são análises cheias de ruído (com linhas a mais, macd para cima e para baixo, mais divergências no RSI e no estocástico...

Ulisses Pereira Escreveu: Da minha parte, continuo à espera do OK da CMVM para retomar as minhas análises e creio que a situação se resolverá em breve. Outros não voltarão, outros voltarão, mas é também na ausência de alguns que se abre espaço para novos protagonistas. Sim, porque é assim que eles têm surgido ao longo destes anos.

Tu és um excelente analista, o Marco é outro mas tu já não participas activamente desde o Verão passado e o Marco tem descurado dois excelentes tópicos ("situação técnica de índices mundiais" e "situação técnica de papéis do PSI"), embora compensando com o artigo semanal no Negócios.

As melhoras ao Arnie!

EDIT: Esqueci-me do Champignon. Apesar de entender pouco de AF é bom ter alguém que dê uma opinião, que me parece bastante fundamentada, sobre AF.

Registado: 6/4/2008 22:41

por fnabais.ferro » 20/3/2010 18:09

Sr_SNiper Escreveu:Até acho devia ser aberto um tópico para análises segunda a Elliot... Só não abro eu porque não percebom muito do assunto, mas tenho ido a outros foruns pesquizar o assunto, pena que aqui no caldeirão não haja...

Já houve um tópico para EW no SP500 e que era mesmo muito concorrido (chegou à 3ª edição :mrgreen: ), mas deixou de ser participado em Agosto do ano passado.

Ficam os links para as respectivas edições.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=579977#579977
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=66902
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=68416&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

Abraço e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Chemical_one » 20/3/2010 17:13

Pevide Escreveu:
Chemical_one Escreveu:E o pessoal das Elliot...os amigos, que há um ano atrás analisavam diariamente o S&P, onde andam?

Vais ver que, assim que surgirem correcções, aparecerão novamente por aqui.

Boas mais uma vez!

De todo, não era este o intuito da minha intervenção.

Ao longo destes anos todos do Caldeirão, sempre aparecem este género de mensagens. As pessoas habituam-se a este e àquele e parece que o fórum nunca mais é o menos.

Esta mensagens surgem também como forma de agradecimento...mas o que é certo, é que há um ano que ninguém opina sobre ondas!

Mas a capacidade de regeneração do Caldeirão é enorme e aparece sempre alguém novo com excelentes análises e nem vou citar nomes para não ser injusto com outros mas tem aparecido aqui muita coisa boa nos últimos tempos.

Concordo plenamente.

Da minha parte, continuo à espera do OK da CMVM para retomar as minhas análises e creio que a situação se resolverá em breve.

Boas noticias...já temos todos saudades daqueles gráficos a azul, com uns bonecos sorridentes,uns ursinhos...

BN,

Chemical_one

Registado: 21/2/2009 18:26

por Ulrich » 20/3/2010 17:00

arnie Escreveu:
u3lk5 Escreveu:Nao sei se e verdade mas parece-me que agora ha mais blogues que antigamente. (alguem que ande nisto ha mais tempo e queira opinar)

Toda a gente tem um blog hoje em dia :?

Foi algo que eu nunca entendi. Porque razão, escrevendo num forum onde a audiência é infindavelmente maior, se cria um blog? Será que essas pessoas pensam que levam os leitores atrás?

Quanto mais a informação estiver centrada melhor. O dia apenas tem 24 horas e há que geri-las o melhor possivel.
Andar de blog em blog, ou de forum em forum a ler e/ou escrever mensagens não é a melhor gestão de tempo.

Viva,
Eu, pessoalmente partilho a opinião do Arnie.
A própria definição do conceito "Fórum" (antes da internet)implica uma exposição de um ponto de vista perante uma "plateia".
Eu já referi algumas vezes que não sou mais opinativo por ter a certeza que não vou acrescentar valor concreto, mas faço parte da imensa "plateia" que permite e dá sentido à exposição de opiniões.

Entendo o sentido das palavras do Ulisses (the show must, and will always ,go on).

Em relação aos Blogs,e espero não ser mal interpretado,penso que uma grande parte nasce de uma vontade narcisista que leva a emitir opiniões demasiado pessoais.Espero que não tenham uma ideia redutora desta análise.

Já agora um abraço para o Arnie e para o Elias do "Platoon" pelo seu feito, que sobretudo representa a sua entrega a este belo espaço opinativo.

Abraço

Registado: 8/11/2008 15:54

por tugatuga11 » 20/3/2010 17:00

E mais uma coisinha...é que num blog a informação do autor fica concentrada enquanto que num forum não.
Existem vantagens e desvantagens para um lado e outro. :wink:
Editado pela última vez por tugatuga11 em 20/3/2010 17:01, num total de 1 vez.

Registado: 27/4/2009 19:07

por tugatuga11 » 20/3/2010 16:53

arnie Escreveu:Os blogs têm por norma toda aquela "poluição" visual de anuncios e afins. Eu fujo deles a sete pés.

Também não gosto e por norma tira-me o interesse de ler

arnie Escreveu:Num site, a pessoa pode organizar tudo a seu belo prazer, com um visual simples, de facil leitura e acesso ao leitor e claro, sem toda aquela "poluição".

Um blog também pode ser assim.
Abraço. :wink:

por arnie » 20/3/2010 16:46

tugatuga11 Escreveu:Um blog é um espaço de liberdade e criação para o autor. Um forum não é igual.

Eu estava a referir-me aos nicks que escrevendo analises aqui no forum, criaram blogs para publicar essas mesmas analises, tendo até alguns abandonado por completo o forum.

Se o autor quer um espaço seu para dar asas à imaginação então o ideal seria um site de raiz.

Os blogs têm por norma toda aquela "poluição" visual de anuncios e afins. Eu fujo deles a sete pés.

Num site, a pessoa pode organizar tudo a seu belo prazer, com um visual simples, de facil leitura e acesso ao leitor e claro, sem toda aquela "poluição".
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por tugatuga11 » 20/3/2010 16:40

u3lk5 Escreveu:
Penso que algumas pessoas ao nao conviverem bem com a critica, criam um blogue, assim controlam o feedback, num forum nao. Algumas pessoas sao demasiado agressivas a comunicar, o conflito torna-se muito facil.

Também é verdade.

por u3lk5 » 20/3/2010 16:32

[quote]Um forum não é igual[quote]

Neste caso penso que nao, pois o objectivo da coisa e partilhar e receber feedback, para evoluir.

Penso que algumas pessoas ao nao conviverem bem com a critica, criam um blogue, assim controlam o feedback, num forum nao. Algumas pessoas sao demasiado agressivas a comunicar, o conflito torna-se muito facil.

Registado: 20/8/2009 12:27

por tugatuga11 » 20/3/2010 16:19

arnie Escreveu:Toda a gente tem um blog hoje em dia :?

Foi algo que eu nunca entendi. Porque razão, escrevendo num forum onde a audiência é infindavelmente maior, se cria um blog? Será que essas pessoas pensam que levam os leitores atrás?

Um blog é um espaço de liberdade e criação para o autor. Um forum não é igual.
Arnie, as melhoras para ti.

por Ulisses Pereira » 20/3/2010 16:13

Este género de tópicos aparece mais ou menos de 3 em 3 meses. Ao longo destes anos todos do Caldeirão, sempre aparecem este género de mensagens. As pessoas habituam-se a este e àquele e parece que o fórum nunca mais é o menos. Mas a capacidade de regeneração do Caldeirão é enorme e aparece sempre alguém novo com excelentes análises e nem vou citar nomes para não ser injusto com outros mas tem aparecido aqui muita coisa boa nos últimos tempos.

Da minha parte, continuo à espera do OK da CMVM para retomar as minhas análises e creio que a situação se resolverá em breve. Outros não voltarão, outros voltarão, mas é também na ausência de alguns que se abre espaço para novos protagonistas. Sim, porque é assim que eles têm surgido ao longo destes anos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por arnie » 20/3/2010 16:04

u3lk5 Escreveu:Nao sei se e verdade mas parece-me que agora ha mais blogues que antigamente. (alguem que ande nisto ha mais tempo e queira opinar)

Toda a gente tem um blog hoje em dia :?

Quanto mais a informação estiver centrada melhor. O dia apenas tem 24 horas e há que geri-las o melhor possivel.
Andar de blog em blog, ou de forum em forum a ler e/ou escrever mensagens não é a melhor gestão de tempo.
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Supermann » 20/3/2010 15:55

Pevide Escreveu:
Chemical_one Escreveu:E o pessoal das Elliot...os amigos, que há um ano atrás analisavam diariamente o S&P, onde andam?

O "pessoal das Elliot" são ursos, que, ou foram expulsas do fórum, ou simplesmente deixaram de escrever no fórum devido à porrada que levaram nos últimos meses.

Isso é incorrecto. De facto o pessoal das Elliots foi dos primeiros a ficar bull e a avisar de um rally que começaria em Março e que provavelmente duraria 1 ano com uma grande subida. Portanto categorizar de ursos apenas porque no longo prazo assim se mantêm é incorrecto quando muitos já esperavam um grande rally de 50-80% de subida

Registado: 18/12/2009 18:54

por arnie » 20/3/2010 15:46

Razao_Pura Escreveu:Entraste na idade do "gelo". lol

Por acaso estás a chamar-me de velho?

Eu, no auge dos meus 34 anos (e sentado na cama de robe vestido, chavena de chá e paletes de lenços de papel ao lado para ajudar a descarregar a sinusite) e vem esta Sra. Dra, chamar-me de velho.

Isto realmente...

:P
Bons negocios,
arnie

por Razao_Pura » 20/3/2010 15:29

Oi Arnie,

Entraste na idade do "gelo". lol

Espero que consigas ultrapassar esta fase rapidamente. As melhoras para ti sport.
Abraço.
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por u3lk5 » 20/3/2010 15:21

Ola,

sem tirar o merito a estas pessoas, antes pelo contrario! Uns desaparecem, aparecem outros, sao ciclos.

Talvez nao tenham tanta motivacao para participar, ou talvez como o Arnie disse
Depois há também a velha questão de fazer uma analise por fazer. Eu já não consigo funcionar dessa maneira.
Ou há algo de importante a dizer/analisar ou então é melhor ficar calado.

Nao sei se e verdade mas parece-me que agora ha mais blogues que antigamente. (alguem que ande nisto ha mais tempo e queira opinar)

Registado: 20/8/2009 12:27

por Sr_SNiper » 20/3/2010 14:32

Até acho devia ser aberto um tópico para análises segunda a Elliot... Só não abro eu porque não percebom muito do assunto, mas tenho ido a outros foruns pesquizar o assunto, pena que aqui no caldeirão não haja...

Registado: 27/6/2009 22:08

por Sr_SNiper » 20/3/2010 13:57

JLMF Escreveu:
Pevide Escreveu:

O "pessoal das Elliot" são ursos, que, ou foram expulsas do fórum, ou simplesmente deixaram de escrever no fórum devido à porrada que levaram nos últimos meses.

Não gostei deste comentário porque creio que contraria a intenção do autor do tópico e porque não me parece nada construtivo,talvez mesmo o inverso.
Parte do principio de que opiniões divergentes obrigam á exclusão ou auto exclusão de uma parte dos opinadores e se assim fosse os foruns estariam todos condenados, apesar de alguns meios de debate padecerem desta causa, não quer dizer que tenha de ser assim.
Não ando por aqui há muito tempo mas fico admirado com tanto conhecimento de causa para fundamentar a sua opinião sobretudo tendo em conta a antiguidade da sua inscrição, mas talvez seja eu que ande distraído ou não me preocupe com este tipo de temas.

100% de acordo... Pareceu-me depreciativo, o que nada traduz a enorme contribuição dos autores referidos para o caldeirão.

Registado: 27/6/2009 22:08

por jlmf » 20/3/2010 13:45

Pevide Escreveu:

Não gostei deste comentário porque creio que contraria a intenção do autor do tópico e porque não me parece nada construtivo,talvez mesmo o inverso.
Parte do principio de que opiniões divergentes obrigam á exclusão ou auto exclusão de uma parte dos opinadores e se assim fosse os foruns estariam todos condenados, apesar de alguns meios de debate padecerem desta causa, não quer dizer que tenha de ser assim.
Não ando por aqui há muito tempo mas fico admirado com tanto conhecimento de causa para fundamentar a sua opinião sobretudo tendo em conta a antiguidade da sua inscrição, mas talvez seja eu que ande distraído ou não me preocupe com este tipo de temas.

Registado: 29/11/2007 4:15

por arnie » 20/3/2010 13:24

Olá.

Relativamente à minha pessoa, este meu aparente "afastamento" do forum prende-se com varias questões.

A 1ª é que os ultimos 4 meses, em termos de saude, a vida não me tem sido favoravel. Tem sido problemas uns atrás dos outros. Ainda não estando curado de um problema, surge logo outro :(
Em 34 anos de vida, nunca tinha passado tantas horas em hospitais como tenho passado nestes ultimos 4 meses :(

Já pareço aqueles carros que depois do 4º ano começam a dar problemas e apenas conhecem o caminho da oficina :P

Desta ultima vez que lá estive (no hospital, não na oficina) disse à enfermeira que em 3 meses, era a 3ª vez que via o tecto do hospital e as luzes a passar, ao que ela respondeu... é interessante como a maioria dos homens faz referencia a esse facto, ao que eu respondi, demasiadas horas a ver o ER :P

Depois há também a velha questão de fazer uma analise por fazer. Eu já não consigo funcionar dessa maneira.
Ou há algo de importante a dizer/analisar ou então é melhor ficar calado.

Nas minhas analises gosto de incluir ideias que possam ser adoptadas pelos leitores nos seus sistemas de trading, de dar novas ideias de olhar para um grafico.

O simples facto de dizer que pode subir se isto acontecer ou descer se aquilo acontecer não trás nada de util à discussão. Qualquer um olhando para um grafico pode chegar a essa conclusão.

Nestes ultimos anos as minhas analises têm-se destacado das demais (não estando aqui a tirar o merito de ninguém) pela diferente maneira de olhar para um grafico, focando mais no simples OHLCV e fugindo dos indicadores "standard".
Quero que as minhas analises continuem a manter esse "status" e se isso obrigar a estar por vezes afastado das mesmas, então assim farei.

Apesar de tudo, tenho-me mantido activo no que diz respeito ao research. Continuo a investir fortemente na relação preço/volume, relação essa que se tem mostrado bastante interessante no desenvolvimento de alguns indicadores especificos para essa mesma leitura. Tenho estado a estudar alguns indicadores de sentimento que deverão ser integrados nos indicadores de volume...

Resumindo, não estou afastado dos mercados, apenas fiz uma pausa.
Bons negocios,
arnie

por MatildeSerrano » 20/3/2010 12:24

Registado: 30/6/2008 20:42

por Chemical_one » 20/3/2010 12:00

Má há mais....

ULISSES PEREIRA, Enslaved, pH Neutral, Paionense, Flying Turtle, TRSM...... e por ai fora!

E o pessoal das Elliot...os amigos, que há um ano atrás analisavam diariamente o S&P, onde andam?

Contudo, foi bonito ver que a grande maioria apareceu no topico "Informo a comunidade", a deixar um abraço para o amigo OPPI.

Regressem!
Bons Negócios.

Chemical_one

Registado: 21/2/2009 18:26

Cem, Fogueiro, Arnie, etc

por Tojo » 20/3/2010 10:54

Caros forenses, desde que estes três elementos deixaram de participar activamente no forum, acho que este perdeu bastante qualidade. Vamos fazer com que estes três elementos voltem a participar activamente!...

Registado: 8/1/2004 13:14

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jcpequeno, silva_39 e 142 visitantes