Questionário TESE DE MESTRADO
Pata-Hari Escreveu:Tonirai, no teu caso, e para quem tem poupanças significativas e rendimentos das mesmas, o resultado/retorno dessas poupanças é parte do teu rendimento líquido mensal (mesmo que recebido com outra frequência, é mensualizavel). Acho que a interpretação correcta de rendimento líquido não é apenas o ordenado de cada um, é a totalidade dos rendimentos de cada um, nem outra coisa faria sentido. O problema está na interpretação e não na questão.
Sim Pata, também acho que essa é a interpretação correcta de rendimento líquido mensal;
Porém, fiquei com a nítida impressão que não é essa interpretação que a autora queria transmitir (e ela já o confirmou no post abaixo), e considerava apenas o "salário" (até porque qualquer outro retorno/poupança, nesta óptica bolsista, é incerto, variável e irregular), pretendendo calcular quanto desse é posto de parte, investido, poupado.
Tonirai, no teu caso, e para quem tem poupanças significativas e rendimentos das mesmas, o resultado/retorno dessas poupanças é parte do teu rendimento líquido mensal (mesmo que recebido com outra frequência, é mensualizavel). Acho que a interpretação correcta de rendimento líquido não é apenas o ordenado de cada um, é a totalidade dos rendimentos de cada um, nem outra coisa faria sentido. O problema está na interpretação e não na questão.
- Registado: 29/11/2007 3:49
questionário
Respondido.
Boa sorte para o mestrado..
Cumprimentos
Boa sorte para o mestrado..
Cumprimentos
- Registado: 29/11/2007 12:58
Boas,
obrigado pelo contributo.
queria apenas responder às criticas (construtivas) e ideias que me colocaram:
1.em relação à questão sobre o rendimento, de facto foi mal formulada. deveria dar hipotese à % de pessoas que não poupa mensalmente, mas que tem dinheiro para investir. mas qdo o questionário foi elaborado pensou-se numa óptica de poupança mensal, para fazer análises rendimento vs poupança.
2. em relação à questão da escolaridade - de facto a licenciatura antiga equivale agora ao Mestrado de Bolonha, mas em termos actuais é igual 1 licenciatura de bolonha de uma licenciatura pré-bolonha. as hipoteses dadas foram baseadas nas alternativas propostas pela CMVM. obviamente que cada caso é um caso.
mais uma vez, obrigado pelo contributo e continuem a responder já consegui 550 respostas.
obrigado pelo contributo.
queria apenas responder às criticas (construtivas) e ideias que me colocaram:
1.em relação à questão sobre o rendimento, de facto foi mal formulada. deveria dar hipotese à % de pessoas que não poupa mensalmente, mas que tem dinheiro para investir. mas qdo o questionário foi elaborado pensou-se numa óptica de poupança mensal, para fazer análises rendimento vs poupança.
2. em relação à questão da escolaridade - de facto a licenciatura antiga equivale agora ao Mestrado de Bolonha, mas em termos actuais é igual 1 licenciatura de bolonha de uma licenciatura pré-bolonha. as hipoteses dadas foram baseadas nas alternativas propostas pela CMVM. obviamente que cada caso é um caso.
mais uma vez, obrigado pelo contributo e continuem a responder já consegui 550 respostas.

- Registado: 17/3/2010 21:52
Comecei a preencher mas não vale a pena. A tal questão que manda 'saltar' para a última invalida a determinação do perfil do investidor porque tal como já foi apontado nem toda a gente que investe tem obrigatoriamente de o fazer retirando mensalmente uma percentagem do seu salário. Alias, a esmagadora maioria dos utilizadores deste forum deve investir e quase que apostava que a esmagadora maioria desses não o faz à custa de uma fatia do ordenado mensal.
Se ainda fores a tempo sugiro que seja feita essa alteração no questionário.
Cumprimentos
Se ainda fores a tempo sugiro que seja feita essa alteração no questionário.
Cumprimentos
PairOfJacks
Estou a responder agora.
Porém, deixa-me focar uma particularidade do inquérito, quanto a mim um lacuna:
A questão nº 8 pergunta se alocamos mensalmente uma percentagem do nosso rendimento líquido, e manda passar para a última questão caso respondamos que não;
Reparo depois que a última questão investiga porque não investimos/poupamos;
Ora eu (e provavelmente muitos) não retiro mensalmente nenhuma quantia para investir, simplesmente porque retirei 1 ou 2 vezes, no passado, algum capital mais significativo (quando comparado ao rendimento líquido mensal), e desde então invisto regularmente (numa base diária ou semanal) com esse capital, sem tocar no meu rendimento líquido mensal (salário).
Ou seja, uma grande parte dos investidores que encontrarás por aqui têm uma carteira (quantia) dedicada a investimentos, criada numa determinada altura, e não retiram mensalmente uma percentagem do seu salário para tal. Mas não deixam de ser investidores regulares, talvez mesmo os mais regulares.
Porém, deixa-me focar uma particularidade do inquérito, quanto a mim um lacuna:
A questão nº 8 pergunta se alocamos mensalmente uma percentagem do nosso rendimento líquido, e manda passar para a última questão caso respondamos que não;
Reparo depois que a última questão investiga porque não investimos/poupamos;
Ora eu (e provavelmente muitos) não retiro mensalmente nenhuma quantia para investir, simplesmente porque retirei 1 ou 2 vezes, no passado, algum capital mais significativo (quando comparado ao rendimento líquido mensal), e desde então invisto regularmente (numa base diária ou semanal) com esse capital, sem tocar no meu rendimento líquido mensal (salário).
Ou seja, uma grande parte dos investidores que encontrarás por aqui têm uma carteira (quantia) dedicada a investimentos, criada numa determinada altura, e não retiram mensalmente uma percentagem do seu salário para tal. Mas não deixam de ser investidores regulares, talvez mesmo os mais regulares.
- Registado: 24/7/2009 12:13
Também já fiz.
Pequena nota no ponto "4.Qual a sua escolaridade?"
O Mestrado actual de Bolonha é equivalente à licenciatura de 5 anos.
Certo devia ser:
Pequena nota no ponto "4.Qual a sua escolaridade?"
Licenciatura
Mestrado/Pós-Graduação
O Mestrado actual de Bolonha é equivalente à licenciatura de 5 anos.
Certo devia ser:
Licenciatura/Mestrado Integrado Bolonha
antigo Mestrado/Pós-Graduação
- Registado: 30/6/2008 20:42
- Registado: 24/7/2009 12:13
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, drealeya, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, Musus, nunorpsilva, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trend=friend, trilhos2006 e 405 visitantes