Parlamento espanhol aprova aumento do IVA
Re: Tenho estudos feitos !
bboniek00 Escreveu: Conforme expliquei existem rendimentos Globais que nao podem ser taxados, justamente, de forma separada.
Aii, os DIRECTOS, cumprem a func,ao final de redistribuic,ao.
Por uma Sociedade mais justa !
Ou seja: uns pagam directos e indirectos e outrosnão pagam nada porque nada declaram e não pedem facturas.
Que raio de justiça

- Registado: 5/11/2002 12:21
Re: Imposto Único
agany Escreveu:Um Imposto único sobre os Rendimentos (10%, 12,5% ou até 15%) seria o ideal, para todos os escalões (em Macau o IRS é 10% sobre o montante total, o resto é dinheiro limpo).
Abatimentos e outras Deduções ao IRS, não há. Já bastam as comparticipações e outros subsídios dados pelo Estado e, só ás pessoas de menores rendimentos (comprovadamente).
Um Governo que castra quem mais trabalha e/ou ganha, gera um povo sem ambição.
Cabeças pensadoras!!!
Concordo contigo. Também sou adepto do imposto único.
Agora não concordo com a subida da taxa de IVA. Apesar de afectar todas as classe sociais independentemente dos seus rendimentos, provoca um retraimento na economia nacional.
Numa altura que estamos a tentar sair de uma crise grave em que muitas empresas fecharam portas, subir o IVA e provocar um retraimento do consumo é suicídio. O que precisamos neste momento é que os portugueses comprem produtos a empresas portuguesas.
Cada vez mais a taxa de IVA deixa de fazer sentido, principalmente, por causa da livre circulação de pessoas e bens na União Europeia. Eu pessoalmente faço mais compras através da internet em sites internacionais, do que propriamente nas lojas portuguesas. Quem bate os descontos que a Amazon faz todos os dias?
- Registado: 26/2/2008 20:42
Elias Escreveu:bboniek00 Escreveu: Directos, tal como IVA e ISPP, nivela-se com base no consumo.
Esses são indirectos.
Directo é o IRS. Ou o IRC.
mas já agora porque não taxar apenas com base no consumo e esquecer o IRS?
Troquei-me, como um verdadeiro "trocas-me"...
Conforme expliquei existem rendimentos Globais que nao podem ser taxados, justamente, de forma separada.
Aii, os DIRECTOS, cumprem a func,ao final de redistribuic,ao.
Por uma Sociedade mais justa !

- Registado: 22/4/2003 23:12
bboniek00 Escreveu: Directos, tal como IVA e ISPP, nivela-se com base no consumo.
Esses são indirectos.
Directo é o IRS. Ou o IRC.
mas já agora porque não taxar apenas com base no consumo e esquecer o IRS?
Elias Escreveu:bboniek00 Escreveu: 25% ee o ponto de corte, a partir daii eles vao comprar a os Aston Martin a Gibraltar e os Paus de Agua ao Nordeste Brasileiro.
Isso foi tudo analisado em pormenor...
Ou seja, estabeleces o limite de 25% arbitrariamente?
Podia ser 15 ou 35, tanto faz?
E não me explicaste porque é que, em tua opinião, eu devo ter de pagar ao Estado sobre o meu rendimento e depois sobre o meu consumo...?
Directos, tal como IVA e ISPP, nivela-se com base no consumo. Nos indirectos faz-se uma segunda correccao em funcao do rendimento Global, existindo varias fontes nao tributaveis singularmente.
Ee um metodo facil de entender.
25% ee um valor calculado (de corte) a partir do qual o estiimulo ao contrabando e ao mercado paraleleo compensa.
Tudo muito simples, diria cristalino.
Mas... os sistemas de cristalizacao sao vistos conforme a facetas que nos talharam ao crescermos: jaa vi Hexagonais portarem-se como cuubicos e atee ortorombicos.
Cada um vee a Vida com os olhos que lhe "puseram" na tolinha.
E vee bem, aa sua maneira.

bboniek00 Escreveu: 25% ee o ponto de corte, a partir daii eles vao comprar a os Aston Martin a Gibraltar e os Paus de Agua ao Nordeste Brasileiro.
Ou seja, estabeleces o limite de 25% arbitrariamente?
Podia ser 15 ou 35, tanto faz?
E não me explicaste porque é que, em tua opinião, eu devo ter de pagar ao Estado sobre o meu rendimento e depois sobre o meu consumo...?
Tenho estudos feitos !
Elias Escreveu:bboniek já agora porque não IVA a 50%?
25% ee o ponto de corte, a partir daii eles vao comprar a os Aston Martin a Gibraltar e os Paus de Agua ao Nordeste Brasileiro.

Ri-te, ri-te...
marianonunes Escreveu:Pois... realmente só se for para isso... destruir para depois reconstruir. Vamos meter fogo a isto tudo. Tudo a arder!
Há cada uma... iva a 25%? lol
Para certos artigos, sumptuarios, porque nao o IVA a 25% ? Vee laa se passavas fome !
Quanto ao fogo... bom jaa estaa muita gente a arder e, nao demora nada, alguns que se julgavam imunes, tambem vao sentir a brasa no sim-senhor.
lol ? Vai-te rindo... mas prepara-te para levares no Pacote de Empobrecimento Continuado...

Imposto Único
Um Imposto único sobre os Rendimentos (10%, 12,5% ou até 15%) seria o ideal, para todos os escalões (em Macau o IRS é 10% sobre o montante total, o resto é dinheiro limpo).
Abatimentos e outras Deduções ao IRS, não há. Já bastam as comparticipações e outros subsídios dados pelo Estado e, só ás pessoas de menores rendimentos (comprovadamente).
Cabeças pensadoras!!!
Cabeças pensadoras!!!
- Registado: 29/11/2007 1:44
Elias Escreveu:Já agora sugiro a consulta ao seguinte site: http://www.anesaportugal.org/?p=artigo&a=173
Tens razão em relação aos Yogurtes.
Os refrigerantes pagam 5%, tal como está no Decreto que referes.
A tabela foi realmente corrigida em 2005 -Lei 39/2005 e os yogurtes passaram para o escalão de 5%, mas estiveram 21 anos no grupo dos 12%.
Obrigado pelo reparo.
Já agora sugiro a consulta ao seguinte site: http://www.anesaportugal.org/?p=artigo&a=173
Um curioso... Escreveu:Fui agora mesmo ver um talão de hoje do Pingo Doce:
-Refrigerante lima-limão -5% de IVA!!!!!!!!
Eu julgo que as bebidas de fruta que não tenham açúcar pagam 5%; se tiverem açúcar passa para 20% (acho que é esta a regra)
Elias Escreveu:Um curioso... Escreveu:Quando se fala em subida do IVA, está-se a referir ao escalão mais alto do IVA.
Os bens essenciais, nomeadamente os alimentares têm IVA a 5% e assim se deverão manter.
Os consumidores compulsivos são na verdade os mais afectados.
Sim, é verdade, mas muitos dos bens que consumimos são essenciais e no entanto pagam IVA de 20%. Alguns exemplos: telefone e vestuário à cabeça e depois muitos outros produtos semi-essenciais, tais como gasolina, computadores, televisão por cabo, electrodomésticos (frigorífico, etc.) e muitos outros que fazem parte do nosso dia-a-dia. Claro que é altamente discutível até que ponto são essenciais, mas não me parece que quem compra estas coisas seja consumidor compulsivo!
Um curioso... Escreveu:Penso no entanto que deveria haver uma correcção da lista de produtos que integram o referido cabaz.
Não faz qualquer sentido que os refrigerantes, que não têm qualquer benefício para a saúde paguem IVA de 5% e os yogurtes 12% (Só num país do 3º mundo...).
Deve haver aí alguma confusão. Os refrigerantes pagam 20% e os iogurtes pagam 5%.
Fui agora mesmo ver um talão de hoje do Pingo Doce:
-Refrigerante lima-limão -5% de IVA!!!!!!!!
Quando comprar yogurtes, digo qualquer coisa.
É inacreditável, mas é verdade!!!
Um curioso... Escreveu:Quando se fala em subida do IVA, está-se a referir ao escalão mais alto do IVA.
Os bens essenciais, nomeadamente os alimentares têm IVA a 5% e assim se deverão manter.
Sim, é verdade, mas muitos dos bens que consumimos são essenciais e no entanto pagam IVA de 20%. Alguns exemplos: telefone e vestuário à cabeça e depois muitos outros produtos semi-essenciais, tais como gasolina, computadores, televisão por cabo, electrodomésticos (frigorífico, etc.) e muitos outros que fazem parte do nosso dia-a-dia. Claro que é altamente discutível até que ponto são essenciais, mas não me parece que quem compra estas coisas seja consumidor compulsivo!
Um curioso... Escreveu:Penso no entanto que deveria haver uma correcção da lista de produtos que integram o referido cabaz.
Não faz qualquer sentido que os refrigerantes, que não têm qualquer benefício para a saúde paguem IVA de 5% e os yogurtes 12% (Só num país do 3º mundo...).
Deve haver aí alguma confusão. Os refrigerantes pagam 20% e os iogurtes pagam 5%.
Pessoalmente sou mais adepto da subida do IVA, em detrimento do agramento do IRS, que foi o que na prática aconteceu.
O argumento de que a subida do IVA é prejudicial para as classes mais carenciadas, é um argumento que de tanto ser repetido, acabou por ser assimilado pela generalidade das pessoas.
No entanto não passa duma falácia!!!
Quando se fala em subida do IVA, está-se a referir ao escalão mais alto do IVA.
Penso no entanto que deveria haver uma correcção da lista de produtos que integram o referido cabaz.
Há uns anos atrás na Itália era obrigatória e altamente penalizado a não entrega de factura por toda e qualquer transacção. Era normal ver o empregado do café atrás do cliente para lhe entregar o "papelinho". Havia fiscais das Finanças, que se faziam passar por clientes e que caso não houvesse a entrega da factura de imediato aplicavam uma pesada multa aoprevaricador.
"Pidesco"? Talvez, mas muito eficaz (actualmente não sei se ainda se passa deste modo).
Uma fiscalização capaz, certamente tornaria até dispensável a subida dos impostos. O ano passado fiquei pasmado com a descida de cobrança do IVA, que foi muito superior ao abrandamento económico.
O argumento de que a subida do IVA é prejudicial para as classes mais carenciadas, é um argumento que de tanto ser repetido, acabou por ser assimilado pela generalidade das pessoas.
No entanto não passa duma falácia!!!
Quando se fala em subida do IVA, está-se a referir ao escalão mais alto do IVA.
Penso no entanto que deveria haver uma correcção da lista de produtos que integram o referido cabaz.
Há uns anos atrás na Itália era obrigatória e altamente penalizado a não entrega de factura por toda e qualquer transacção. Era normal ver o empregado do café atrás do cliente para lhe entregar o "papelinho". Havia fiscais das Finanças, que se faziam passar por clientes e que caso não houvesse a entrega da factura de imediato aplicavam uma pesada multa aoprevaricador.
"Pidesco"? Talvez, mas muito eficaz (actualmente não sei se ainda se passa deste modo).
Uma fiscalização capaz, certamente tornaria até dispensável a subida dos impostos. O ano passado fiquei pasmado com a descida de cobrança do IVA, que foi muito superior ao abrandamento económico.
Re: Mas qual ricos qual pobres qual carapuc,a !
bboniek00 Escreveu:Quem consome PAGA ! Ee simples, ou ee preciso meter dicionaario ?
É simples e é preciso meter dicionário.

Jesus saves. Moses invest.
Re: Mas qual ricos qual pobres qual carapuc,a !
bboniek00 Escreveu:Quem consome PAGA ! Ee simples, ou ee preciso meter dicionaario ?
Mas que coisa tao basica. Seraa assim tao dificil de perceber ?
Quem pode consumir: PAGA.
Essa é a parte com que eu não concordo: porque raio é que o Estado, sem fazer puto, deve receber sobre o meu rendimento e depois ainda sobre o meu consumo?
Mas qual ricos qual pobres qual carapuc,a !
Eu nao quero saber se um tipo ee rico ou pobre (neste contexto !).
Quem consome PAGA ! Ee simples, ou ee preciso meter dicionaario ?
Se for pobre e estiver a consumir que nao consuma... se forr rico o dinheiro soo lhe serve para consumir (a menos que seja estuupido ou Amish), e se consumir... PAGA !
(Mas que Clarividencia ! a minha !
)
Quem consome PAGA ! Ee simples, ou ee preciso meter dicionaario ?
Se for pobre e estiver a consumir que nao consuma... se forr rico o dinheiro soo lhe serve para consumir (a menos que seja estuupido ou Amish), e se consumir... PAGA !
(Mas que Clarividencia ! a minha !

Re: Oxalaa !!!
Paulo Moreira Escreveu:JMHP Escreveu:Elias Escreveu:bboniek00 Escreveu:O Parlamento da Republica Portuguesa tenha igualmente a coragem de aumentar o imposto IVA (indirecto) o qual nivela o poder de compra, penalizando proporcionalmente quem mais consome.
Eu aventaria uma taxa de 23 ou mesmo 25%.
Oxalaa eles tenham essa Coragem.
Do ponto de vista social, os impostos indirectos são do mais injusto que há, pois tanto paga o rico como o pobre.
A sua existência constitui um atestado á incapacidade do Estado de se conseguir financiar pelos rendimentos por via dos impostos directos.
Mas essa incapacidade não é desde os longos 35 anos de democracia uma norma habitual, uma pseudo-excepção que passou a regra?!... Não vejo nada aqui que justifique uma critica a este procedimento.
A subida do IVA só prejudica os mais pobres e a classe média. Os ricos pouco importa se é mais euros para aqui ou para ali.
Mas não estou a discutir se prejudica pobres ou ricos, somente referi que este tipo de decisões politicas são habituais e recorrentes entre nós, que faz juz á incompetência e incapacidade da acção do nosso Estado.
Eu não sou rico nem pobre, mas tenho amigos que posso considerar como ricos e sinto que eles se importam com o dinheiro que gastam 'aqui ou ali'... De outra forma nunca chegariam a 'ricos'.
Taxar com IVA, penaliza quem consome...
ou estou a ver sombras ???
Quem nao consome, nao paga !
Olha que pourra...

Quem nao consome, nao paga !
Olha que pourra...

Re: Parece que estamos a falar Chines (Mandarim pro' caso !)
Elias Escreveu:bboniek00 Escreveu:Mas o que eu gosto mais em Portugal (...), ee do entrecosto grelhado (nao confundir com a entremeada !) acompnahada de um bom tinto (Dao, Douro, os novos Alentejanos, atee os de Setubal (Periquitas aldrabadas) e Oeste.
Um bom tinto faz Portugal parecer um Paraiiso.
Nao sei se me fiz entender...
Fizeste-te entender perfeitamente.
Só fiquei com uma dúvida, que é a de saber se essas almoçaradas bem regadas são com ou sem recibo

Bons Negócios
Tó Nando
Tó Nando
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: TTM62 e 330 visitantes