Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Deco "Não sou Portugues"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Quico » 16/3/2010 12:17

Xi! Caro Elias: tem calma. Parece-me que, ao contrário do que é teu hábito, estás a "sobre-reagir".

Há aqui duas questões que convém não misturar:

1 - As declarações do Deco são correctas ou não? Penso que ele fez bem em enveredar por ser honesto com a sua consciência.

2 - É aceitável ou não naturalizarem-se jogadores para jogarem numa selecção? Ponto que será discutível e em que poderei concordar contigo.

Abraço, e tem calma que há assuntos mais sérios que este; fossem todos os problemas nacionais como este...
:wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por vaskovic » 16/3/2010 12:17

Se ele nao se sente portugues, para que se naturalizou? Por uma questao de conveniencia...

Nao sou contra as naturalizacoes e o facto de vestirem a camisola nacional, mas devera ser uma situacao de excepcao, em que efectivamente a pessoa se sente portuguesa. Um jogador que queira adoptar Portugal como nacao (e seleccao, notem que a selccao nao devera ser o fim ultimo de uma naturalizacao) devera querer ser portugues. Um jogador quer ser portugues se para alem da vida de futebol dele, se sente de facto bem em viver em Portugal e como tal, queira tornar essa a sua patria.

alguma vez o Deco se nao fosse pelo futebol adoptaria a nacionalidade portuguesa? Alguem me consegue garantir que sim? obviamente que nao... Entao nao e uma farsa o facto dele jogar pela nossa seleccao? Ja no caso de outros jogadores: Eusebio, Coluna, Nani, Bosingwa, Makukula... e mesmo o Pepe, que e casado com uma portuguesa. epa ai a historia e diferente, ou nao? Nao e por causa do futebol, mas sim por uma questao de identificacao com o pais. E por muito estranho que possa parecer no nosso dia a dia, o futebol e so uma pequena(?) parte do que e o nosso pais.

fica a minha opiniao.

1 abraco a todos

Registado: 17/6/2009 11:06

por Elias » 16/3/2010 12:17

Fenicio Escreveu:Elias, ele já não pode jogar pela selecção do Brasil. Nenhum jogador pode jogar em outra selecção, uma vez que já tenha jogado em uma qualquer.

Está nas regras da FIFA.

Deco, Liedson e cia., fizeram todos uma opção e essa opção é irrevogável.

Pela selecção não pode. Mas em termos de clubes pode jogar pelos que quiser.

Peço-te que me corrijas se eu estiver errado,mas ele está na selecção portuguesa não por amar Portugal mas porque veio para o FCP (que lhe pagava bem) e se naturalizou português para poder jogar pelo FCP na qualidade de português. Ou seja, jogou na selecção por acréscimo.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Eco Tretas » 16/3/2010 12:15

The Mechanic Escreveu:Eu acho piada aos "puritanos da Selecção Portuguesa " , sem ofensa , áqueles que defendem uma Selecção 100% de Portugueses .

Qual foi o ,ainda ,considerado "melhor jogador Português de todos os tempos " ?

Eusébio .
Nasceu na Damaia !? Em Vila do Conde !? Em Evora !? Não. Nasceu em Moçambique . Moçambique é Portugal !? Não. É um país que Portugal colonizava .Vamos retirar então Eusébio do titulo de melhor jogador Português de todos os tempos , uma vez que já não somos colonizadores ?! Não. O homem defendeu Portugal em campo. Só isso, já fazia dele mais Português que muitos outros por cá nascidos.

Mas , parece que há mais "estrangeirada" na Selecção : Coluna , Peyroteo , Oceano , Abel Xavier , Matateu , José Águas , Shéu ,Jordão ,Petit , Nani , Bosingwa , Makukula ...

O que interessa é que defendam as cores de Portugal . Se nasceram cá ou em França , se vieram pra cá pequeninos ou grandes , se jogam cá há 7 anos ou há 14 não interessa assim tanto . Eu por mim , pode até ser Chinês , nascido em Zeng Dung , criado cá numa loja de 300 e chamado Ping Pong Pato à Pequim ! Desde que jogue e nos faça ganhar ! Desde quando é que nós somos Xenofobos ? Se formos a ver , da maneira como nós colonizámos o mundo a partir de 1500 e da maneira como "povoámos" por todo o lado, 60% da população mundial deve ser descendente de Portuguêses , pá !! Podem vir de Fortazela, Taipé ou Manga Kalanga...mas têm lá sangue Português metidos nas veias quase de certeza !

Um abraço ,

The Mechanic

Ps- passo já agora a corrigir os que pensam que o Deco é Brasileiro . Não é . O gajo é Chinês .Basta olhar-le para a tromba e vê-se logo que andou ali homem da loja de 300 a " fazele dispalates" ...

Desculpa, não concordo com a tua abordagem. Primeiro, que eu saiba, Moçambique era à data Portugal. Podes discutir o que quiseres, mas esses eram os factos! E se daqui a uns anos a Madeira for independente, o Cristiano Ronaldo também já não será português? E quando nos integrarmos em Espanha, como será? Tiraremos os títulos a todos os portugueses?
Depois, não inclui na minha lista alguns jogadores, que tendo nascido no estrangeiro, são filhos de pais portugueses. Isto não parece ser o caso de Pepe, Deco e Liedson!
E o que é que isto tem a ver com xenofobia, explica-me lá? Isto tem a ver com regras, e segundo as regras estamos OK. Mas as regras foram criadas com determinados objectivos...
Resumindo: segundo a tua lógica, D. Afonso Henriques não era português também...

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por MarcoAntonio » 16/3/2010 12:12

The Mechanic Escreveu:Ps- passo já agora a corrigir os que pensam que o Deco é Brasileiro . Não é . O gajo é Chinês .Basta olhar-le para a tromba e vê-se logo que andou ali homem da loja de 300 a " fazele dispalates" ...

Ou, como dizia o Artur Jorge, a "fazer coisas bonitas".
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Fenicio » 16/3/2010 12:09

Elias Escreveu:
The Mechanic Escreveu:O que interessa é que defendam as cores de Portugal.

Exacto. É tudo uma questão de dinheiro.

No ano seguinte até pode estar a jogar pela selecção do Brasil, contra Portugal e eliminando Portugal de uma competição qualquer.

No fundo, no fundo, não há clubes nem selecções do coração: há é aqueles que pagam e depois há os que pagam melhor.

Elias, ele já não pode jogar pela selecção do Brasil. Nenhum jogador pode jogar em outra selecção, uma vez que já tenha jogado em uma qualquer.

Está nas regras da FIFA.

Deco, Liedson e cia., fizeram todos uma opção e essa opção é irrevogável.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Elias » 16/3/2010 12:07

The Mechanic Escreveu:O que interessa é que defendam as cores de Portugal.

Exacto. É tudo uma questão de dinheiro.

No ano seguinte até pode estar a jogar pela selecção do Brasil, contra Portugal e eliminando Portugal de uma competição qualquer.

No fundo, no fundo, não há clubes nem selecções do coração: há é aqueles que pagam e depois há os que pagam melhor.

por The Mechanic » 16/3/2010 12:04

Eu acho piada aos "puritanos da Selecção Portuguesa " , sem ofensa , áqueles que defendem uma Selecção 100% de Portugueses .

Qual foi o ,ainda ,considerado "melhor jogador Português de todos os tempos " ?

Eusébio .
Nasceu na Damaia !? Em Vila do Conde !? Em Evora !? Não. Nasceu em Moçambique . Moçambique é Portugal !? Não. É um país que Portugal colonizava .Vamos retirar então Eusébio do titulo de melhor jogador Português de todos os tempos , uma vez que já não somos colonizadores ?! Não. O homem defendeu Portugal em campo. Só isso, já fazia dele mais Português que muitos outros por cá nascidos.

Mas , parece que há mais "estrangeirada" na Selecção : Coluna , Peyroteo , Oceano , Abel Xavier , Matateu , José Águas , Shéu ,Jordão ,Petit , Nani , Bosingwa , Makukula ...

O que interessa é que defendam as cores de Portugal . Se nasceram cá ou em França , se vieram pra cá pequeninos ou grandes , se jogam cá há 7 anos ou há 14 não interessa assim tanto . Eu por mim , pode até ser Chinês , nascido em Zeng Dung , criado cá numa loja de 300 e chamado Ping Pong Pato à Pequim ! Desde que jogue e nos faça ganhar ! Desde quando é que nós somos Xenofobos ? Se formos a ver , da maneira como nós colonizámos o mundo a partir de 1500 e da maneira como "povoámos" por todo o lado, 60% da população mundial deve ser descendente de Portuguêses , pá !! Podem vir de Fortazela, Taipé ou Manga Kalanga...mas têm lá sangue Português metidos nas veias quase de certeza !

Um abraço ,

The Mechanic

Ps- passo já agora a corrigir os que pensam que o Deco é Brasileiro . Não é . O gajo é Chinês .Basta olhar-le para a tromba e vê-se logo que andou ali homem da loja de 300 a " fazele dispalates" ...
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Eco Tretas » 16/3/2010 11:38

Sim, eu sei! E haverá outras também. Mas eu não defendo isso, e acho que não devíamos portugueses defender isso. Agora já não podemos expôr estas situações, pois somos como eles. É assim a Sociedade Moderna: um dia, todas as selecções serão iguais!

Ecotretas

por Fenicio » 16/3/2010 11:33

Eco Tretas Escreveu:Infelizes somos nós todos quando permitimos que a nossa selecção já tenha 3 seleccionáveis indiscutíveis (Pepe, Deco e Liedson) não portugueses. Não falta muito para sermos a selecção B do Brasil...

Ecotretas

Já foste dar uma vista d'olhos à selecção francesa de futebol? :)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por Eco Tretas » 16/3/2010 11:22

Infelizes somos nós todos quando permitimos que a nossa selecção já tenha 3 seleccionáveis indiscutíveis (Pepe, Deco e Liedson) não portugueses. Não falta muito para sermos a selecção B do Brasil...

Ecotretas

Re: Off Topic - Deco "Não sou Portugues"

por Fenicio » 16/3/2010 11:10

Elias Escreveu:
Fenicio Escreveu:Amo Portugal por tudo o que me deu. Mas não sou português”

Onde é que está a mentira ou a vergonha desta afirmação? :roll:

A partir do momento em que se naturalizou português, dizer que não é português passa a ser falso.

hehe :) De um ponto de vista legal, sim! Mas ele não estava a prestar nenhum depoimento num tribunal, Elias. :)

O homem é brasileiro, nascido e criado naquele país, portanto, ele nunca será um "português" na verdadeira acepção da palavra.

Pelas declarações que eu li, ele diz que ama Portugal e que agradece ao país pelas oportunidades que lhe foram oferecidas. Até aí fixe! Porreiro! E depois ele diz uma verdade: "não sou português".

Eu pessoalmente acharia muito estranho se ele dissesse que não era brasileiro e que era português.

por Elias » 16/3/2010 11:03

Fenicio Escreveu:Amo Portugal por tudo o que me deu. Mas não sou português”

A partir do momento em que se naturalizou português, dizer que não é português passa a ser falso.

por Fenicio » 16/3/2010 10:56

carf2007 Escreveu:“Sou brasileiro. E não consigo ver a minha vida sem Portugal”, disse Deco em entrevista à Globo. “Amo Portugal por tudo o que me deu. Mas não sou português”, afirmou.

Gostava dele até porque o conheci pessoalmente quando iniciou no FCP, mas agora desceu na minha consideração.

Queiroz abre os olhos!

http://globoesporte.globo.com/Esportes/ ... 21,00.html

Mas ele disse alguma mentira? :)

Amo Portugal por tudo o que me deu. Mas não sou português”

E respondendo ao Elias, eu acho que sim, que foi em grande parte uma conveniência para o FCP e para o próprio Deco que não via espaço para o seu talento na equipa brasileira.

por Elias » 16/3/2010 10:41

Pessoalmente acho as afirmações dele infelizes.

Se ele diz que não é português, então porque é que se naturalizou português? Foi para fingir que era português? Ou foi estritamente uma questão de conveniência para o FCP? :roll:

por sliver » 16/3/2010 10:38

Também me parece correcta a afirmação do Deco. Para mim seria estranho se ele dissesse que era Português desde pequenino...

Registado: 28/10/2008 18:18

por Quico » 16/3/2010 10:09

Para mim, sobretudo pela forma como o diz, até subiu.
Cheiraria a hipocrisia oportunística renegar o país onde nasceu, só para nos massajar o patrioteirismo parolo.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Laaz Rockit » 16/3/2010 9:51

carf2007 Escreveu: mas agora desceu na minha consideração.

Não vejo porquê. O nosso país natal, é sempre o nosso país do coração. Ainda que gostemos muito de outros.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por MarcoAntonio » 16/3/2010 1:08

Mais uma vez, tenham lá a atenção aos off-topics. Eu não creio que isto justifique um off-topic...

Já agora, alguma perpelexidade porque não vejo aqui nada que me faça baixar a consideração (bem antes pelo contrário). Mas não quero alimentar o debate porque o assunto diz-me muito pouco!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Off Topic - Deco "Não sou Portugues"

por carf2007 » 16/3/2010 0:57

“Sou brasileiro. E não consigo ver a minha vida sem Portugal”, disse Deco em entrevista à Globo. “Amo Portugal por tudo o que me deu. Mas não sou português”, afirmou.

Gostava dele até porque o conheci pessoalmente quando iniciou no FCP, mas agora desceu na minha consideração.

Queiroz abre os olhos!

http://globoesporte.globo.com/Esportes/ ... 21,00.html
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Crissssx, Heldroo, LACSIM, navaldoc, niceboy, TTM62 e 193 visitantes