Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - agente constituido arguido

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 16/3/2010 22:46

charles Escreveu:
charles Escreveu:[
Tonando

Ás 5 e tal da manhã não é propriamente a hora de se andar a passear com a família...E muito menos de fugir da polícia!

Nunca andaste na rua a pé ou de carro a estas horas?

Nunca andaste na rua a pé ou a estas horas com amigos ou familia?

Qual é a lei que proibe que qualquer cidadão ande na rua acompanhado ou não a estas horas?

Fenicio
Epah... o gajo fugiu! Se fugiu, é pq estava a esconder alguma coisa!

O que achas que escondia?

Drogado? Alcolizado? Portava alguma arma ilegal? Não sabemos! Sabemos apenas que ele fugiu à polícia, não abrandou após os insistentes sinais de luz e depois de 2 disparos para o ar.

Por não saberes e por não sabermos é que deviamos aguardar para saber o que se passou ao certo, até podia ser que essas tuas três perguntas fossem todas elas razões da fuga, mas continuamos sem saber, pode não ser nehuma dessas, até podiamos divagar um pouco mais e afirmar já em cima do acontecimento que o gajo era da ETA,

porque não!?

tudo o que se possa dizer é pura especulação pois ninguem sabe ao certo o que se passou, olha no meu caso estou a ler aqui pela primeira vez

agora sobre estas coisas, existe tambem normalmente as versões dos acontecimentos que normalmente são corporativas.

Quem é que não pára o veículo depois de ouvir uma sirene e ver luzes a piscar?

Numa situação normnal eu parava, ou melhor nem sequer fugia.

Naquela altura os policiais não sabiam quem estava a conduzir aquela viatura. Sabiam apenas que o condutor havia desrespeitado a lei e que estava a colocar a vida de inocentes em perigo.

Por não saberem no teu entender isso dá-lhes o direito de disparar sobre a viatura, se leste o que eu escrevi eu deixei sugestões muito concretas sobre o que devia ser a actuação policial nestes casos, no entanto tem mais impacto que o policia tenho baleado o individuo, é um espécie de revange sobre todos o criminosos da sociedade, como se esta actuação resolva o problema da criminalidade!

A acção do policial esteve de acordo com o "manual", mas infelizmente houve um acidente que custou a vida ao fugitivo.

Qual manual?

Sabes o que se passou ao certo para formulares de imediato um juizo de valor a favor de uma das partes?

A polícia tem que agir como polícia! Senão, como disseram aqui, mais vale andarem com bananas nos coldres.

Como deve agir um policia?

No caso BES achei bem e os bandidos ainda haviam de ser obrigados a pagar a bala, agora nestes casos não me quero repetir as sugestões estão escritas, não me parece que a policia não tenha meios adequados a estas situações.

NOTA: Eu não estou a defender a opinião de ninguem o que entendo é que estas são as minhas preocupações, limito-me a opinar pela minha cabeça.

Tonando e Fenicio em relação ao tema nem um nem outro se dignaram responder às questões colocadas, já agora gostava de ver respondidas.

Cumprimentos

LOL Charles! :) Já que fazes mesmo mesmo tanta questão em ouví-las, cá estão as tuas respostas:

"Nunca andaste na rua a pé ou de carro a estas horas?

Qual é a lei que proibe que qualquer cidadão ande na rua acompanhado ou não a estas horas?"

Sim, já andei na rua a essas horas, mas nunca a fugir da polícia! :D

"O que achas que escondia?"

Não sei o que escondia, mas então pq fugiu? Já ouviste aquele famoso ditado "quem não deve não teme"? Se ele fugiu é porque... ?? ;)

"Qual manual?

Sabes o que se passou ao certo para formulares de imediato um juizo de valor a favor de uma das partes?"

E tu, sabes o que se passou para fazeres um juízo de valor a favor da parte do defunto? :) Estás aí a dizer que o cidadão era inocente e não temia nada, então pq raios o gajo não parou a viatura?? Pq, Charles? :)

"Como deve agir um policia?"

Deve agir de modo a defender os cidadão inocentes e respeitadores da lei. Cidadãos que fogem da polícia são inocentes e respeitadores da lei? Não me parece! :) E tu, Charles, o que achas? :) Um homem a fugir da polícia é, à primeira vista o que?

a) Um cidadão honesto e respeitador das leis;

b) Um possível infrator.

O homem fugiu à polícia, a polícia perseguiu-o e disparou para parar a viatura, não para executá-lo. Ocorreu um acidente e o fugitivo acabou morto. Se ele tivesse parado na operação stop ou, no pior dos casos, assim que percebeu que estava a ser perseguido, hoje ele não estaria numa morgue.

Se a polícia mandar parar, então paras! Ponto final! Epah... o que é tão difícil de perceber nisso? :)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Nyk » 16/3/2010 22:20

PSP reforça segurança na esquadra de Chelas

A família do rapper morto a tiro por um agente da PSP está à espera de familiares e amigos vindos de Espanha, Londres e Angola para fazer o funeral de Nuno Rodrigues, mais conhecido por "Mc Snake" - que cantava com "Sam The Kid". Entretanto a PSP já reforçou a segurança da esquadra de Chelas, em Lisboa, temendo tumultos.

De acordo com Jorge Rodrigues, irmão da vítima, o corpo já foi libertado do Instituto Nacional de Medicina Legal, em Lisboa, mas só será levantado amanhã. O velório vai decorrer na igreja de Chelas, junto ao Liceu D. Dinis. O funeral só deverá realizar-se na quinta-feira, quando todos os familiares e amigos estiverem presentes.

Nuno Rodrigues, ou Snake, 30 anos, foi abatido a tiro pelas 5.00 de segunda-feira após ter desobedecido a uma ordem de paragem da PSP junto às Docas de Alcântara. Seguia num carro Lancia Y10, da mãe, e não tinha armas, droga ou qualquer objecto suspeito consigo.

O condutor foi perseguido por uma carrinha da Equipa de Intervenção Rápida da PSP do Calvário. A perseguição terminou junto à Radial de Benfica, onde um agente da PSP saiu da carrinha e disparou três tiros contra as traseiras do carro. Um dos projécteis trespassou os bancos e atingiu o condutor pelas costas.

A família e os amigos da vítima estão revoltados com a acção policial. Ontem no bairro de Chelas, onde vivia Snake, os amigos falavam em retaliação. A PSP já reforçou a segurança na esquadra de Chelas, junto ao bairro, para prevenir qualquer tumulto
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por charles » 16/3/2010 20:45

charles Escreveu:[
Tonando

Ás 5 e tal da manhã não é propriamente a hora de se andar a passear com a família...E muito menos de fugir da polícia!

Nunca andaste na rua a pé ou de carro a estas horas?

Qual é a lei que proibe que qualquer cidadão ande na rua acompanhado ou não a estas horas?

Fenicio
Epah... o gajo fugiu! Se fugiu, é pq estava a esconder alguma coisa!

O que achas que escondia?

Drogado? Alcolizado? Portava alguma arma ilegal? Não sabemos! Sabemos apenas que ele fugiu à polícia, não abrandou após os insistentes sinais de luz e depois de 2 disparos para o ar.

Por não saberes e por não sabermos é que deviamos aguardar para saber o que se passou ao certo, até podia ser que essas tuas três perguntas fossem todas elas razões da fuga, mas continuamos sem saber, pode não ser nehuma dessas, até podiamos divagar um pouco mais e afirmar já em cima do acontecimento que o gajo era da ETA,

porque não!?

tudo o que se possa dizer é pura especulação pois ninguem sabe ao certo o que se passou, olha no meu caso estou a ler aqui pela primeira vez

agora sobre estas coisas, existe tambem normalmente as versões dos acontecimentos que normalmente são corporativas.

Quem é que não pára o veículo depois de ouvir uma sirene e ver luzes a piscar?

Numa situação normnal eu parava, ou melhor nem sequer fugia.

Naquela altura os policiais não sabiam quem estava a conduzir aquela viatura. Sabiam apenas que o condutor havia desrespeitado a lei e que estava a colocar a vida de inocentes em perigo.

Por não saberem no teu entender isso dá-lhes o direito de disparar sobre a viatura, se leste o que eu escrevi eu deixei sugestões muito concretas sobre o que devia ser a actuação policial nestes casos, no entanto tem mais impacto que o policia tenho baleado o individuo, é um espécie de revange sobre todos o criminosos da sociedade, como se esta actuação resolva o problema da criminalidade!

A acção do policial esteve de acordo com o "manual", mas infelizmente houve um acidente que custou a vida ao fugitivo.

Qual manual?

Sabes o que se passou ao certo para formulares de imediato um juizo de valor a favor de uma das partes?

A polícia tem que agir como polícia! Senão, como disseram aqui, mais vale andarem com bananas nos coldres.

Como deve agir um policia?

No caso BES achei bem e os bandidos ainda haviam de ser obrigados a pagar a bala, agora nestes casos não me quero repetir as sugestões estão escritas, não me parece que a policia não tenha meios adequados a estas situações.

NOTA: Eu não estou a defender a opinião de ninguem o que entendo é que estas são as minhas preocupações, limito-me a opinar pela minha cabeça.

Tonando e Fenicio em relação ao tema nem um nem outro se dignaram responder às questões colocadas, já agora gostava de ver respondidas.

Cumprimentos
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por whitebala » 16/3/2010 16:26

Tendo em vista não só este caso, mas sim a permanente tentativa de alguns sectores da sociedade tentarem "anarquizar" a mesma pondo permanentemente em causa os valores policiais, apenas coloco este post para me solidarizar com a familia do agente e disponibilizar-me para que caso necessite suporte legal contribuir com o que seja necessário.

Acreditam que vamos a algum lado quando a noticia é (e é isto que fica):

POLICIA DETIDO POR MATAR FUGITIVO!!!!!!!

Já chega de tretas...
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

E assim...

por bboniek33 » 16/3/2010 15:12

..morreu mais um pobre adolescente, indefeso, aas maos da repressao policial.

Ee preciso muita coragem para matar, assim, uma crianc,a !!! :shock:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por MERCW125 » 16/3/2010 13:44

TheTraveler Escreveu:
BULIM123 Escreveu:Simplesmente tem de se fazer operações de STOP a sério com lagartas, ETC..
O que está aqui em causa, não é nada contra a Policia, mas sim o uso indevido das armas de fogo.

Tretas! Se se usassem lagartas e um fugitivo se despistasse e morresse por causa delas, vinham os mesmos do costume atacar a polícia.

Mas ai ja seria o Estado responsavel, não como irá a contecer, o coitado do policia é que irá paga-las, enquanto se fossem utilizadas lagartas e ele se despistasse e falecesse, já seria o estado, entendes a diferença.

Registado: 14/3/2009 21:36

por otangas » 16/3/2010 13:42

TheTraveler Escreveu:Claro que não estava a colocar ninguém em perigo, só um parvo é que pode pensar que sim. Qualquer pessoa sabe que os carros em fuga param em tudo o que é stops, sinais vermelhos e passadeiras.

Nada foi dito sobre a fuga. Não se sabe se foi fuga em alta velocidade (com aquele carro duvido), não se sabe se foi uma fuga dentro de rua "urbanas", não se sabe se o carro passou sinais vermelhos. Duvido que a polícia estivesse já pronta a perseguir o veículo em fuga, pelo que o carro deve ter passado pela operação stop e só depois alcançado pelo carro da polícia. Se calhar até só alcançado pouco antes de ser alvejado.

Mas volto a dizer, se não sabemos os factos não devemos "escolher" um lado. Nesta discussão já chegámos ao ridículo de dizer que se fosse a outra hora o rapaz ia atropelar as pessoas que estavam no passeio!!!

TheTraveler Escreveu:Não sabia que a polícia só podia disparar se fosse atacada antes. Assim abre-se um bom precedente, pode-se andar em fuga e a passar stops, sinais vermelhos e passadeiras que desde que não se ataque a polícia ninguém tem nada a ver com isso.

Felizmente não estamos num país de "dispara primeiro e faz perguntas depois". Mais uma vez, quem diz que o veículo em fuga colocou outras pessoas em perigo? E os disparos da polícia não colocaram outras pessoas em perigo?

TheTraveler Escreveu:
otangas Escreveu:- Havia um mandato de captura do rapaz, que estava identificado como sendo perigoso.

Pois, outra falha da polícia. Comprovaram isto quando ele parou na operação STOP e mostrou a identificação, não tinham nada que o seguir...

Talvez tenha sido má escolha de palavras da minha parte. Referia-me ao facto de haver um "alerta" sobre um indíviduo perigoso com o aspecto XYZ, a conduzir o veículo ZYX. Algo que fizesse a polícia pensar que estava perante alguém perigoso.

TheTraveler Escreveu:
otangas Escreveu:Nada justifica o disparo do polícia.

Pelo menos é a minha opinião. Estamos a falar de uma mera operação stop, em que o condutor não parou.

Coitadinho dele, podia ter atropelado pessoas ou ter causado algum acidente na fuga mas não tinham nada que o parar assim à força. Podiam ter pedido com jeitinho que ele parava.

Peço desculpa de me repetir, mas se não sabemos os factos porque estamos a especular? Ninguém conformou que o veículo colocou em perigo outras pessoas. E existem sempre outras formas de fazer parar um veículo, para mim o recurso a um tiroteio tem que ser mesmo um último recurso!

Registado: 25/3/2009 22:02

por pmpcpinto » 16/3/2010 13:40

Penso que o que está em causa é a impunidade com que os CRIMINOSOS actuam, devido a um código penal que os favorece.

Vou contar um episódio, que se passou comigo à poucos meses.

Depois de um dia de trabalho, estava parado no meio do trânsito em plena A5, quando fui albarroado por um Cabo Verdiano, com um visto de turista, com o carro em nome de outra pessoa, sem seguro, alcoolizado (pelo menos o cheiro a alcool era intenso) e com a carta apreendida na madrugada anterior.

Chamei a Brigada de Trânsito, e quando questionei os guardas sobre todas estas situações, limitaram-se a encolher os ombros, tomaram conta da ocorrência e mandaram-no embora.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por TheTraveler » 16/3/2010 13:36

BULIM123 Escreveu:Simplesmente tem de se fazer operações de STOP a sério com lagartas, ETC..
O que está aqui em causa, não é nada contra a Policia, mas sim o uso indevido das armas de fogo.

Tretas! Se se usassem lagartas e um fugitivo se despistasse e morresse por causa delas, vinham os mesmos do costume atacar a polícia.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por MERCW125 » 16/3/2010 13:31

Fenicio Escreveu:
BULIM123 Escreveu:
otangas Escreveu:A não ser que uma das seguintes coisas tenha acontecido:

- O rapaz estava armado dentro do carro, e o polícia confirmou isso.

- O rapaz estava a colocar outros cidadãos em perigo eminente com a sua condução.

- O rapaz tentou, de alguma forma, atacar o polícia (ou o seu carro).

- Havia um mandato de captura do rapaz, que estava identificado como sendo perigoso.

Nada justifica o disparo do polícia.

Pelo menos é a minha opinião. Estamos a falar de uma mera operação stop, em que o condutor não parou.

Também creio que nada obrigava a que o policia tivesse disparado contra a viatura, simplesmente deveri a ter sido pedido reforços, ela de ceteja que não fugia até muito longe, e ninguém perdia a vida.
Aliás creio que enventualmente as perseguiçoes nestes casos, nas vias publicas, colocam em perigo os outros utilizadores, e por vezes acaba em tragédia.

Queres então dizer que, em casos assim, deixar o fugitivo escapar para evitar uma perseguição é o mais acertado?

Simplesmente tem de se fazer operações de STOP a sério com lagartas, ETC..

por Batistock » 16/3/2010 13:31

Las_Vegas Escreveu:
Também se podia ter esperado que acabasse a gasolina.

Passado uns 100 ou 200 km o gajo lá havia de parar.

exacto... e ir alguem ao lado deles a fornecer umas sandes mistas não fossem eles ter fome!

Estas perseguições costumam ser a que velocidade?? 20? 30 km/h? o carro até era velhinho e não devia aleijar ninguem se houvesse um acidente! :shock: :shock: :shock:
<i>"if you really want something in this life, you have to work for it. Now quiet! They're about to announce the lottery numbers"</i>

by Homer Simpson

Registado: 25/5/2009 15:17

por Las_Vegas » 16/3/2010 13:21

TheTraveler Escreveu:

Deve ter comprovado quando ele parou na operação STOP...

otangas Escreveu:- O rapaz estava a colocar outros cidadãos em perigo eminente com a sua condução.

Claro que não estava a colocar ninguém em perigo, só um parvo é que pode pensar que sim. Qualquer pessoa sabe que os carros em fuga param em tudo o que é stops, sinais vermelhos e passadeiras.

otangas Escreveu:- O rapaz tentou, de alguma forma, atacar o polícia (ou o seu carro).

Não sabia que a polícia só podia disparar se fosse atacada antes. Assim abre-se um bom precedente, pode-se andar em fuga e a passar stops, sinais vermelhos e passadeiras que desde que não se ataque a polícia ninguém tem nada a ver com isso.

otangas Escreveu:- Havia um mandato de captura do rapaz, que estava identificado como sendo perigoso.

Pois, outra falha da polícia. Comprovaram isto quando ele parou na operação STOP e mostrou a identificação, não tinham nada que o seguir...

Coitadinho dele, podia ter atropelado pessoas ou ter causado algum acidente na fuga mas não tinham nada que o parar assim à força. Podiam ter pedido com jeitinho que ele parava.

Também se podia ter esperado que acabasse a gasolina.

Passado uns 100 ou 200 km o gajo lá havia de parar.

Registado: 4/11/2002 23:12

por Euromilhoes » 16/3/2010 13:19

POLICIA :clap:
Quero ter uma bela reforma

Registado: 19/4/2008 22:20

por TheTraveler » 16/3/2010 13:13

Deve ter comprovado quando ele parou na operação STOP...

otangas Escreveu:- O rapaz estava a colocar outros cidadãos em perigo eminente com a sua condução.

Claro que não estava a colocar ninguém em perigo, só um parvo é que pode pensar que sim. Qualquer pessoa sabe que os carros em fuga param em tudo o que é stops, sinais vermelhos e passadeiras.

otangas Escreveu:- O rapaz tentou, de alguma forma, atacar o polícia (ou o seu carro).

Não sabia que a polícia só podia disparar se fosse atacada antes. Assim abre-se um bom precedente, pode-se andar em fuga e a passar stops, sinais vermelhos e passadeiras que desde que não se ataque a polícia ninguém tem nada a ver com isso.

Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Navete » 16/3/2010 13:05

ul Escreveu:Em qualquer parte do mundo uma operação STOP é para parar , LENDO O QUE MUITOS ESCREVEM , que defendem deve parar se lhe apetecer é grave.

Já tive parar no Pais Basco , o poder de fogo da policia era de tal forma intimidatório que ninguém pensara em fugir, sabendo que a policia pode utilizar a artilharia.

Esta mortes são causadas pela ideia que a policia não pode disparar , nos países onde a policia tem verdadeiro poder estes casos só acontecem com criminosos , pois toda a gente sabe que a policia DISPARA em caso de fuga.

Olha, quem chega à entrada de Barcelona vê o poder de fogo que eles têm, stop´s aleatórias nas portagens, no pais Basco tambem mostram o seu poder, e realmente ninguem pensa em fugir...
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por pmpcpinto » 16/3/2010 12:52

Quem não para numa "operação stop", não o faz por estar atrasado para o trabalho, e quando o faz sabe, ou devia saber, que corre alguns riscos.

Não sei a que horas de deu a situação, mas passei no local às 7:00, como passo todos os dias, e já estava a estrada cortada e com muitos policias e 2/3 pessoas a tentar tirar fotografias ao longe.

Posso dizer que a essa hora vê-se algumas pessoas a correr nas bermas, em direcção ao monsanto, pelo que, se o que aconteceu fosse mais tarde, provavelmente estavamos a falar de um atropolamento, mas claro sem a dimensão do que se passou.

Pedro

por otangas » 16/3/2010 12:45

ul Escreveu:Em qualquer parte do mundo uma operação STOP é para parar , LENDO O QUE MUITOS ESCREVEM , que defendem deve parar se lhe apetecer é grave.

Tirar essa "conclusão" é a mesma coisa que dizer que você defende que quem não parar numa operação stop deve ser abatido a tiro...

Temos que ter cuidado com posições "extremas", e não tirar conclusões precipitadas. Não há razões para falar logo como se fossemos conhecedores da verdade absoluta.

A mim parece-me que têm que existir fortes razões para um agente abrir fogo sobre um cidadão, e julgo que ninguém aqui defenderá o contrário. No caso em discussão, pelo que saiu nas notícias, não parecem existir essas razões. Contudo é vital que se apure o que aconteceu ao certo (algo que pode ser difícil de fazer).

por Opcard » 16/3/2010 11:51

Em qualquer parte do mundo uma operação STOP é para parar , LENDO O QUE MUITOS ESCREVEM , que defendem deve parar se lhe apetecer é grave.

Já tive parar no Pais Basco , o poder de fogo da policia era de tal forma intimidatório que ninguém pensara em fugir, sabendo que a policia pode utilizar a artilharia.

Esta mortes são causadas pela ideia que a policia não pode disparar , nos países onde a policia tem verdadeiro poder estes casos só acontecem com criminosos , pois toda a gente sabe que a policia DISPARA em caso de fuga.

Registado: 14/3/2009 0:19

por pmpcpinto » 16/3/2010 11:39

A policia devia esperar que ele escapasse ou provocasse algum acidente, não devia perseguir alguém que apenas não parou numa "operação stop".

Além do mais, apesar de ter cadastrado, apesar de ter fugido à polícia e caso se venha a confirmar que ia sob efeito de alcool e/ou drogas, hoje estaria na rua.

Vimos num país em que as leis protegem os criminosos e ai e quem tocar neles.

Pedro

por Fenicio » 16/3/2010 11:35

BULIM123 Escreveu:

- O rapaz estava a colocar outros cidadãos em perigo eminente com a sua condução.

- Havia um mandato de captura do rapaz, que estava identificado como sendo perigoso.

Também creio que nada obrigava a que o policia tivesse disparado contra a viatura, simplesmente deveri a ter sido pedido reforços, ela de ceteja que não fugia até muito longe, e ninguém perdia a vida.
Aliás creio que enventualmente as perseguiçoes nestes casos, nas vias publicas, colocam em perigo os outros utilizadores, e por vezes acaba em tragédia.

Queres então dizer que, em casos assim, deixar o fugitivo escapar para evitar uma perseguição é o mais acertado?
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Batistock » 16/3/2010 11:35

BULIM123 Escreveu:Também creio que nada obrigava a que o policia tivesse disparado contra a viatura, simplesmente deveri a ter sido pedido reforços, ela de ceteja que não fugia até muito longe, e ninguém perdia a vida.

Continuavas a ter a mesma opinião se a noticia fosse:
Carro em fuga mata jovem condutor que regressava a casa do trabalho.
:?
<i>"if you really want something in this life, you have to work for it. Now quiet! They're about to announce the lottery numbers"</i>

by Homer Simpson

Registado: 25/5/2009 15:17

por MERCW125 » 16/3/2010 11:27

por MERCW125 » 16/3/2010 11:23

mais_um Escreveu:
carf2007 Escreveu:
Pelos vistos o individuo conduzia um velho lancia 1000, se a policia nao tem capacidade para perseguir uma "lata" dessas, e para nao por em perigo terceiros deixava o ir, e de certeza que com a matricula e outras informações chegavam a ele no dia seguinte.

Só podes estar a brincar, o carro podia ser roubado, como por exemplo os da ETA.

Parece-me que o policia tem um problema....

http://www.igai.pt/publicdocs/MJNogueira_Nov2003.pdf
D)

Disparos dirigidos a coisas que vem a atingir pessoas.
O último grupo de casos respeita ao uso de arma de fogo em situação de desobediência por parte do condutor à ordem de paragem, o que já aconteceu no âmbito de puras acções de fiscalização de trânsito, através de disparos efectuados na direcção do veículo em fuga, os quais visando, embora, os pneus vem a atingir o condutor ou um passageiro.
Nesta matriz incluem-se, ainda, as situações de perseguição auto de suspeitos da prática de crime, no decurso da qual, com vista a fazer deter a marcha do veículo em fuga, foram realizados disparos numa
primeira fase para o ar e posteriormente dirigidos ao veículo, em alguns casos com o desfecho acima enunciado.
Não cuidando da situação de disparo de arma de fogo na sequência de desobediência, numa pura acção de fiscalização de trânsito, na medida em que a temos por desprovida de suporte legal, detenhamo-nos nos casos em que o mesmo ocorre para atingir um dos objectivos enunciados nas várias alíneas do n.º 1, do art. 3º, designadamente para impedir a fuga de um suspeito, verificados os demais pressupostos.
Nos trabalhos preparatórios do DL n.º 457/99, a título de exemplo de uso de arma de fogo contra coisas, surge o disparo contra os rodados de um camião e não já contra os pneus de um automóvel, o que não será por acaso.
Com efeito, o grau de perigosidade inerente a cada uma das situações não é por razões óbvias, comparável.
O elevado grau de risco para a vida e integridade física que os disparos dirigidos a viaturas em fuga encerra, constituirá certamente a justificação da formação ministrada às forças de segurança relativamente aos procedimentos a adoptar na abordagem das viaturas em movimento, no sentido de não ser usada arma de fogo para forçar a imobilização da viatura perseguida, salvo se do interior desta houver reacção com recurso a tais armas “ou se, não havendo cessado o flagrante delito, se torne imperioso evitar danos maiores” caso em que será admissível como último recurso, de preferência com munições adequadas 30
E, se o risco da ofensa dos direitos fundamentais à vida e à integridade física é grande quando o disparo é efectuado por um agente apeado, maior será quando o mesmo ocorre no âmbito de uma perseguição auto, situação em que factores aleatórios, aumentam exponencialmente.
Do que se acaba de referir, alicerçado na experiência que a análise dos casos concretos nos tem fornecido, exclui-se, em principio, a possibilidade do disparo dirigido aos pneus de uma viatura em fuga, admitindo-o em situações excepcionalíssimas, designadamente quando ocorra perigo de vida ou de grave ofensa à integridade física, perigos estes a aferir com base nas circunstâncias do caso. Se assim não acontecer corre-se o risco de censurar ou aplaudir situações idênticas, consoante o resultado, quando a eventual infracção se situa, desde logo, no recurso indevido à arma de fogo.

Provavelmente neste caso o policia vai ser condenado, infelizmente.

Considero que a nossa legislação criminal é demasiado branda. Toda a gente fala nos direitos dos suspeitos e os direitos das vitimas?

Uma pessoa normal teria parado o carro à 1ª, este não parou, temos pena. A legislação em vigor não permite às forças de segurança serem eficazes por isso defendo que deve ser alterada, para alguns casos como crime organizado violento devia existir a pena de prisão perpetua.

Dizes que o carro podia ter sido roubado, pelos vistos não o era, aliás a policia pode verificar em tempo real se o carro é furtado ou não desde que esteja apresentada queixa certo?? Falas na ETA, aí está a diferença, no caso da ETA, a carrinha não parou a ordem do agente, e simplesmente deve ter sido montado um certo à mesma, tanto que eles abandonaram posteriormente e já detiveram um individuo, não mataram ninguém certo??

E agora, o rapaz até se tinha regenerado, uma filha de 2 anos; não é assim que a policia consegue estima dentro destes bairros certamente, certo??

por otangas » 16/3/2010 11:18

A não ser que uma das seguintes coisas tenha acontecido:

por mancha preta » 16/3/2010 9:53

Dirão temos aqui um padre?
Nã sou padre nem dado a religiões, o que falo é de consciência e de alguém quando mais novo praticou muitas inconsciências, e certamente pela vida fora cometerá outros erros.
Eu com 20 anos estava no serviço militar em Sacavém na E.P.S.M. (Escola Prática de Serviço de Material). Eu mais uns camaradas,(militares) metiamo-nos no carro de um deles e iamos ao Estoril jogar nas máquinas do casino, pelas três da manhã regressavamos ao quartel, em 76 podiamos entrar a qualquer hora na unidade, fiz isto várias vezes, o dono do automóvel não tinha carta, mas tinha 20 anos assim como eu. Se nos mandassem parar, numa qualquer operação stop, nã sei o que ele faria, se calhar não obedeceria à ordem, uma coisa eu sei, era o que o meu pai me faria, só que ele nem sonhava com estas aventuras.
Suponhamos que nessa malfadada operação stop, como não tinhamos carta colocavamo-nos em fuga, acabando por embater noutra viatura e matando alguém, que só queria chegar a casa depois de um dia de trabalho.
A nossa inconsciência felizmente numca deu maus resultados, a não ser o dinheiro que deixamos no casino, tivemos a sorte que nâo teve este cantor.
O polícia está desgraçado, a sua carreira destruida, seja ou não penalizado em tribunal. Como homem terá sempre na consciência a vida roubada de outro homem pai de uma criança e isso irá persegui-lo toda a vida.
Dizia um jornal que era um polícia novo, com pouca experiência. Pois é se fosse um polícia já maduro, se calhar deixava seguir a viatura sem problemas (fechava os olhos como se diz na gíria), mas seria esta a atitude correcta?
O que pretendo demonstrar é que numa situação destas é tudo tão rápido, todo o nosso sistema se altera, chamem-lhe adrenalina, medo, tensão, nervos, seja lá o que for, isto quer do polícia ou do condutor.
Dir-me-ão, mas foram 7km, acreditem que é um tempo muito curto para que possa haver uma descompressão, ainda por cima para quem não têm muita experiência destas situações. É que o nosso cérebero é uma caixinha de surpresas sob pressão.
E porque não parou o condutor, algo no sangue em demasia?
São inúmeras as hipóteses. Agora está morto e podia estar vivo se tem parado.

Na minha opinião não é fácil fazer juízos de valor nesta situação, especialmente quando os contornos do caso ainda não são totalmente connhecidos.

Estou na Bolsa por Loucura.

Registado: 1/11/2009 1:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Purificaçao, PXYC, Shimazaki_2, TTM62, yggy e 351 visitantes