Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - agente constituido arguido

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 16/3/2010 5:14

Lion_Heart Escreveu:
A polícia não sabia, mas Nuno Rodrigues, 30 anos, estava referenciado por tráfico. E terá estado envolvido num recente tiroteio junto à discoteca Kremlin. O agente M., interrogado na PJ, aguarda a conclusão do inquérito em liberdade.

"NÃO PODE MATAR O MEU FILHO ASSIM"

Maria Manaças, 64 anos, chorava ontem à tarde a morte do filho mais novo à porta da Polícia Judiciária. "O polícia não podia matar o meu filho desta maneira. Ele não era nenhum criminoso ", disse ao CM com os olhos rasos de água. Nuno Miguel era o mais novo de quatro irmãos. Nuno esteve até à 01h30 a jantar com um irmão e depois seguiu com amigos para o bar Café da Ponte, nas Docas. Vivia com a mãe em Chelas e era conhecido por ‘MC Snake’. Participou em vários videoclips com Sam The Kid e projectava uma carreira a solo.

"Logo agora fizeram-lhe uma coisa destas. É muita maldade. Não se pode matar assim à queima-roupa. Não há justificação", gritava a mãe, revoltada. Ao lado, mantinha-se em silêncio Cadija, a namorada de Nuno, que deixa uma filha de apenas dois anos.

PORMENORES

Actuou em Angola

A última actuação de Nuno Miguel, ‘MC Snake’, foi em Dezembro, em Angola, numa digressão musical de Sam The Kid.

"O carro mal andava"

O Lancia Y10 em que seguia Nuno Miguel tinha estado numa oficina há pouco tempo. "O carro mal andava. Não acredito em perseguição", disse a irmã, Núria Paula.

"Era um puto bom"

Sam The Kid esteve ontem com a família de Nuno. Ao CM apenas disse: "Era um puto bom, com gosto pela vida."

in Correiodamanha

Afinal parece que o rapaz além de traficante também gostava de andar aos tiros, mas era bom rapaz.
Se calhar foi por isso que fugiu.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Lion_Heart » 16/3/2010 5:00

Polícia mata rapper a tiro em perseguição
Nuno Rodrigues tinha carta de condução e não levava droga ou armas no carro, o Lancia Y10 da mãe com os documentos em dia. Só a autópsia dirá hoje se tinha álcool no sangue, mas não parou na operação stop da PSP, junto às docas de Santo Amaro, em Lisboa – e foi morto. O cantor rap, que actuava com Sam The Kid, foi perseguido oito quilómetros pela carrinha de uma Equipa de Intervenção Rápida (EIR) e, à chegada a Benfica, um polícia abriu o vidro, disparou e uma bala acabou por atingir o condutor pelas costas.

O agente M., 27 anos, está colocado na EIR da 4ª Divisão desde o início do ano. Pelas 05h00, ia na carrinha em perseguição ao suspeito (ver infografia) e, mal este entrou na travessa de São Domingos, junto à Radial de Benfica, sacou da sua pistola de serviço e disparou três vezes – duas para o ar e uma terceira bala, que seria para atingir os pneus do carro, perfurou a chapa da bagageira e matou o condutor.

A polícia não sabia, mas Nuno Rodrigues, 30 anos, estava referenciado por tráfico. E terá estado envolvido num recente tiroteio junto à discoteca Kremlin. O agente M., interrogado na PJ, aguarda a conclusão do inquérito em liberdade.

"NÃO PODE MATAR O MEU FILHO ASSIM"

Maria Manaças, 64 anos, chorava ontem à tarde a morte do filho mais novo à porta da Polícia Judiciária. "O polícia não podia matar o meu filho desta maneira. Ele não era nenhum criminoso ", disse ao CM com os olhos rasos de água. Nuno Miguel era o mais novo de quatro irmãos. Nuno esteve até à 01h30 a jantar com um irmão e depois seguiu com amigos para o bar Café da Ponte, nas Docas. Vivia com a mãe em Chelas e era conhecido por ‘MC Snake’. Participou em vários videoclips com Sam The Kid e projectava uma carreira a solo.

"Logo agora fizeram-lhe uma coisa destas. É muita maldade. Não se pode matar assim à queima-roupa. Não há justificação", gritava a mãe, revoltada. Ao lado, mantinha-se em silêncio Cadija, a namorada de Nuno, que deixa uma filha de apenas dois anos.

PORMENORES

Actuou em Angola

A última actuação de Nuno Miguel, ‘MC Snake’, foi em Dezembro, em Angola, numa digressão musical de Sam The Kid.

"O carro mal andava"

O Lancia Y10 em que seguia Nuno Miguel tinha estado numa oficina há pouco tempo. "O carro mal andava. Não acredito em perseguição", disse a irmã, Núria Paula.

"Era um puto bom"

Sam The Kid esteve ontem com a família de Nuno. Ao CM apenas disse: "Era um puto bom, com gosto pela vida."

in Correiodamanha
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por atomez » 16/3/2010 4:44

Isto parece Guns Don't Kill People, Rappers Do ... ao contrário !!!

Homem morto pela PSP era músico e trabalhava com Sam The Kid

Nuno Rodrigues, o homem que esta segunda-feira de madrugada foi morto a tiro por um agente da PSP em Lisboa, era conhecido no hip hop nacional como MC Snake, sobretudo pela parceria com o rapper e produtor Sam The Kid.

Jorge Rodrigues, irmão da vítima, manifestou-se inconformado com a situação, declarando não encontrar explicações para o sucedido, já que Nuno Rodrigues, 30 anos, tinha carta de condução e o carro que conduzia estava legalizado.

Segundo relatou Jorge Rodrigues, citado pela Lusa, a vítima seguia num Lancia Y10, de cilindrada 1000, carro com mais de dez anos e com problemas mecânicos, razão pela qual seria fácil à polícia interceptar a viatura em andamento.

O tiro disparado pelas forças de segurança perfurou a chapa traseira do carro e atravessou dois bancos antes de penetrar nas costas de Nuno Rodrigues, segundo a família, que diz ter informação de que a bala terá atingido os pulmões.

Segundo os familiares, não há porém sinais de sangue no interior do automóvel e o carro só apresenta um buraco de bala, aquele que vitimou mortalmente o jovem, e nenhum dos pneus ficou furado, versão que será apurada com rigor no inquérito interno da PSP e no inquérito-crime aberto pelo Ministério Público para averiguar se houve homicídio por negligência por parte do polícia.

Fonte policial revelou à Lusa que o atirador é um polícia com pouca experiência profissional e que já foi constituído arguido.
Nuno Miguel Manaças Rodrigues nasceu em Lisboa em 1979 e era solteiro. MC Snake, como era conhecido no mundo do hip hop, tinha um feito «apaziguador», segundo palavras do irmão, nada fazendo prever o acontecimento da última madrugada.

Os familiares desconhecem os motivos pelos quais Nuno Rodrigues terá desobedecido a uma operação stop da polícia, quando seguia sozinho ao volante do Lancia Y10.

A família não adiantou pormenores relativos ao funeral da vítima, cuja autópsia estava marcada para esta segunda-feira.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por mais_um » 16/3/2010 1:22

carf2007 Escreveu:
Pelos vistos o individuo conduzia um velho lancia 1000, se a policia nao tem capacidade para perseguir uma "lata" dessas, e para nao por em perigo terceiros deixava o ir, e de certeza que com a matricula e outras informações chegavam a ele no dia seguinte.

Só podes estar a brincar, o carro podia ser roubado, como por exemplo os da ETA.

Parece-me que o policia tem um problema....

http://www.igai.pt/publicdocs/MJNogueira_Nov2003.pdf
D)

Disparos dirigidos a coisas que vem a atingir pessoas.
O último grupo de casos respeita ao uso de arma de fogo em situação de desobediência por parte do condutor à ordem de paragem, o que já aconteceu no âmbito de puras acções de fiscalização de trânsito, através de disparos efectuados na direcção do veículo em fuga, os quais visando, embora, os pneus vem a atingir o condutor ou um passageiro.
Nesta matriz incluem-se, ainda, as situações de perseguição auto de suspeitos da prática de crime, no decurso da qual, com vista a fazer deter a marcha do veículo em fuga, foram realizados disparos numa
primeira fase para o ar e posteriormente dirigidos ao veículo, em alguns casos com o desfecho acima enunciado.
Não cuidando da situação de disparo de arma de fogo na sequência de desobediência, numa pura acção de fiscalização de trânsito, na medida em que a temos por desprovida de suporte legal, detenhamo-nos nos casos em que o mesmo ocorre para atingir um dos objectivos enunciados nas várias alíneas do n.º 1, do art. 3º, designadamente para impedir a fuga de um suspeito, verificados os demais pressupostos.
Nos trabalhos preparatórios do DL n.º 457/99, a título de exemplo de uso de arma de fogo contra coisas, surge o disparo contra os rodados de um camião e não já contra os pneus de um automóvel, o que não será por acaso.
Com efeito, o grau de perigosidade inerente a cada uma das situações não é por razões óbvias, comparável.
O elevado grau de risco para a vida e integridade física que os disparos dirigidos a viaturas em fuga encerra, constituirá certamente a justificação da formação ministrada às forças de segurança relativamente aos procedimentos a adoptar na abordagem das viaturas em movimento, no sentido de não ser usada arma de fogo para forçar a imobilização da viatura perseguida, salvo se do interior desta houver reacção com recurso a tais armas “ou se, não havendo cessado o flagrante delito, se torne imperioso evitar danos maiores” caso em que será admissível como último recurso, de preferência com munições adequadas 30
E, se o risco da ofensa dos direitos fundamentais à vida e à integridade física é grande quando o disparo é efectuado por um agente apeado, maior será quando o mesmo ocorre no âmbito de uma perseguição auto, situação em que factores aleatórios, aumentam exponencialmente.
Do que se acaba de referir, alicerçado na experiência que a análise dos casos concretos nos tem fornecido, exclui-se, em principio, a possibilidade do disparo dirigido aos pneus de uma viatura em fuga, admitindo-o em situações excepcionalíssimas, designadamente quando ocorra perigo de vida ou de grave ofensa à integridade física, perigos estes a aferir com base nas circunstâncias do caso. Se assim não acontecer corre-se o risco de censurar ou aplaudir situações idênticas, consoante o resultado, quando a eventual infracção se situa, desde logo, no recurso indevido à arma de fogo.

Provavelmente neste caso o policia vai ser condenado, infelizmente.

Considero que a nossa legislação criminal é demasiado branda. Toda a gente fala nos direitos dos suspeitos e os direitos das vitimas?

Uma pessoa normal teria parado o carro à 1ª, este não parou, temos pena. A legislação em vigor não permite às forças de segurança serem eficazes por isso defendo que deve ser alterada, para alguns casos como crime organizado violento devia existir a pena de prisão perpetua.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Las_Vegas » 16/3/2010 0:50

Arte-Sacra Escreveu:Policias e criminosos. Diferenças entre Portugal e China.

Exigências de sequestrador para libertar um refém na china:
'Tenho 3 exigências. Cumprem ou mato o miúdo!'

Os negociadores chegam ao local pela janela do lado para cumprir as exigências.
Negociador em posição

Inicio das negociações

Negociações concluídas
Caso Encerrado com poupança de recursos públicos.

Em Portugal, a rua seria fechada, o homem teria a maior cobertura mediática, as negociações durariam 12 horas, viriam os gajos dos Direitos Humanos, da CDSPPM (Comissão de Defesa dos Sequestradores Portadores de Perturbações Mentais), etc... O preso custaria dezenas de milhares de euros para ter um julgamento 'justo', comida e boa vida na cadeia.

E O POLICIA SERIA CONSTITUÍDO ARGUIDO. TAL COMO NO CASO DOS GOE EM SETÚBAL.

Só não percebi o que tem o filme do Bruce Lee a ver com o caso de um polícia portugues que acidentalmente mata um suspeito em fuga.

Registado: 4/11/2002 23:12

por Arte-Sacra » 16/3/2010 0:45

Policias e criminosos. Diferenças entre Portugal e China.

Exigências de sequestrador para libertar um refém na china:
'Tenho 3 exigências. Cumprem ou mato o miúdo!'

Imagem

Os negociadores chegam ao local pela janela do lado para cumprir as exigências.

Imagem

Negociador em posição

Imagem

Inicio das negociações

Imagem

Negociações concluídas
Caso Encerrado com poupança de recursos públicos.

Imagem

Em Portugal, a rua seria fechada, o homem teria a maior cobertura mediática, as negociações durariam 12 horas, viriam os gajos dos Direitos Humanos, da CDSPPM (Comissão de Defesa dos Sequestradores Portadores de Perturbações Mentais), etc... O preso custaria dezenas de milhares de euros para ter um julgamento 'justo', comida e boa vida na cadeia.

E O POLICIA SERIA CONSTITUÍDO ARGUIDO. TAL COMO NO CASO DOS GOE EM SETÚBAL.

Registado: 4/5/2008 16:15

por MarcoAntonio » 16/3/2010 0:44

carf2007 Escreveu:Bandidos matarem inocentes é "normal"
Policias matarem inocentes não é habitual nem desejavel.

Destacar particularmente as mortes causadas pela polícia como indesejáveis parece-me idiota... eu supunha que eram todas indesejáveis.

Por outro lado, bandidos e polícias são passíveis de causar a morte de inocentes: os primeiros no decurso de uma actividade indesejável (o crime); os segundos no decurso de uma actividade desejável (a prevenção e luta contra o crime).

Salvando as devidas excepções.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por carf2007 » 16/3/2010 0:41

tonirai Escreveu:
carf2007 Escreveu:
tonirai Escreveu:E é desse tipo de situação que estamos a falar... não de passar pela polícia mais depressa que o devido, e levar imediatamente um tiro por isso.
Trata-se de discutir se é legítimo, num caso como o descrito (com os dados que possuímos), usar arma de fogo para imobilizar uma viatura.

Assim está melhor, assim concordo contigo ...
Mas acho que neste caso e conforme diz a lei, não utilizaram todos os meios possiveis antes de usar arma de fogo para imobilizar a viatura.

É só com este fundamento que estou a argumentar... longe de mim defender que a polícia andasse por aí a disparar por tudo e por nada!

O que sabemos:
- Houve um operação stop;
- O condutor não parou e pôs-se em fuga;
- Perseguiram-no, dando claros sinais de pretenderem que parasse (sirene, seguí-lo, etc);
- Deram 1 ou 2 tiros para o ar;
- Finalmente, apontaram 1 tiro à viatura (supostamente, e vamos acreditar que sim, aos pneus), que atingiu mortalmente o fugitivo.

É legítimo ou não este procedimento? É essa, para mim, a questão.
Eu digo que sim. E se algo na lei o impede, acho que a lei é que está mal... (como na história que contei acima, em que nem com todas as testemunhas deitaram a porta abaixo para ir buscar o tipo, porque a lei não lhes permite).

Se podiam ter feito mais coisas antes de atirar?
Podiam... mas provavelmente as que estás a pensar e que já foram sugeridas acima, não são válidas no nosso país (aqui e agora), ou por não equiparem as polícias todas, ou por financeiramente serem custosas (seja para a polícia ou para os agentes), ou por não haver condições... falo das "lagartas", ou de albarroarem viaturas fugitivas.

A primeira, provavelmente não faz parte do "arsenal" das operações stop;
A segunda só é válida em grandes e largas auto-estradas... não pensem que aquelas cenas "à la USA" se poderiam reproduzir por cá - se eles tivessem as nossas VCIs, CRELs, etc, também não o fariam de certeza. É preciso espaço para fazer essas coisas em segurança;
Depois é preciso saber quem pagaria os estragos... o contribuinte? O agente?

Concordo com os procedimentos, menos o último , porque se não têm a certeza que vão acertar no pneu, e acho dificil numa perseguição a alta velocidade que alguem tenha essa certeza, mais vale não disparar e evitar a morte de alguem ( se apontou para o pneu e acertou 1 metro acima, tambem podia ter disparado 1 metro ao lado e acertado em algum transeunte inocente), nem que isso custe a fuga do infractor.

Para terminar por hoje ...

Os agentes deviam ter melhores meios e mais autoridade(não implica mais permissões para disparar) e serem respeitados.

Acho impensável para o bom cumprimento dos deveres do agente que tenham que ser eles a suportar estragos nas viaturas, fardas, etc...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Las_Vegas » 16/3/2010 0:27

carf2007 Escreveu:
tonirai Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:É extraordinário que o tópico já vai com 3 páginas quando muitos participantes devem saber tão pouco em concreto do caso quanto eu.

Se se tratasse de um operário de uma bomba de gasolina morto a tiro no seu local de trabalho por um delinquente, possivelmente o tópico nem existia!

Ora nem mais, disseste tudo...
Neste país um delinquente matar é normal e nem é notícia... mas um polícia matar um fugitivo já cai o Carmo e a Trindade.

Bandidos matarem inocentes é "normal"

Já me vou antecipar e para os que vão responder que ele não era inocente ...
- Ok era culpado de que ?
- Ah de não ter parado numa operação Stop ?!!
- Ok Matem-no então !!

Pois, se vivessemos num mundo perfeito tudo seria melhor.
Mas não vivemos, e exemplo disso é o típico condutor tuga que não há maneira de aprender por exemplo a parar nas passadeiras.

E claro, que os nossos PSPs não têm todos um MBA... com melhor formação e maior investimento estes deslizes podiam acontecer menos vezes... pois podíamos não fosse o problema de não termos dinheiro nem para mandar tocar um cego...

Mas o Sr. Jaquim Snake tambem se podia ter lembrado que ao furar uma operação stop num país que não é propriamente o mais avançado do mundo, que teria fortes hipoteses, se resolvesse dar baile aos policias durante uns kilometros, de levar com um balázio na cornadura...

Eu acho que é uma tragédia, mas tem de se ver o lado positivo das coisas, este "acidente" até pode ter um benéfico efeito didático e prevenir que futuros Jaquins se lembrem de furar operações stop.

Registado: 4/11/2002 23:12

por tonirai » 16/3/2010 0:25

carf2007 Escreveu:
tonirai Escreveu:E é desse tipo de situação que estamos a falar... não de passar pela polícia mais depressa que o devido, e levar imediatamente um tiro por isso.
Trata-se de discutir se é legítimo, num caso como o descrito (com os dados que possuímos), usar arma de fogo para imobilizar uma viatura.

Mas acho que neste caso e conforme diz a lei, não utilizaram todos os meios possiveis antes de usar arma de fogo para imobilizar a viatura.

É só com este fundamento que estou a argumentar... longe de mim defender que a polícia andasse por aí a disparar por tudo e por nada!

O que sabemos:
- Houve um operação stop;
- O condutor não parou e pôs-se em fuga;
- Perseguiram-no, dando claros sinais de pretenderem que parasse (sirene, seguí-lo, etc);
- Deram 1 ou 2 tiros para o ar;
- Finalmente, apontaram 1 tiro à viatura (supostamente, e vamos acreditar que sim, aos pneus), que atingiu mortalmente o fugitivo.

É legítimo ou não este procedimento? É essa, para mim, a questão.
Eu digo que sim. E se algo na lei o impede, acho que a lei é que está mal... (como na história que contei acima, em que nem com todas as testemunhas deitaram a porta abaixo para ir buscar o tipo, porque a lei não lhes permite).

Se podiam ter feito mais coisas antes de atirar?
Podiam... mas provavelmente as que estás a pensar e que já foram sugeridas acima, não são válidas no nosso país (aqui e agora), ou por não equiparem as polícias todas, ou por financeiramente serem custosas (seja para a polícia ou para os agentes), ou por não haver condições... falo das "lagartas", ou de albarroarem viaturas fugitivas.

A primeira, provavelmente não faz parte do "arsenal" das operações stop;
A segunda só é válida em grandes e largas auto-estradas... não pensem que aquelas cenas "à la USA" se poderiam reproduzir por cá - se eles tivessem as nossas VCIs, CRELs, etc, também não o fariam de certeza. É preciso espaço para fazer essas coisas em segurança;
Depois é preciso saber quem pagaria os estragos... o contribuinte? O agente?

Registado: 19/4/2007 18:26

por carf2007 » 16/3/2010 0:11

tonirai Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:É extraordinário que o tópico já vai com 3 páginas quando muitos participantes devem saber tão pouco em concreto do caso quanto eu.

Se se tratasse de um operário de uma bomba de gasolina morto a tiro no seu local de trabalho por um delinquente, possivelmente o tópico nem existia!

Neste país um delinquente matar é normal e nem é notícia... mas um polícia matar um fugitivo já cai o Carmo e a Trindade.

Bandidos matarem inocentes é "normal"

Já me vou antecipar e para os que vão responder que ele não era inocente ...
- Ok era culpado de que ?
- Ah de não ter parado numa operação Stop ?!!
- Ok Matem-no então !!
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por carf2007 » 16/3/2010 0:05

por tonirai » 16/3/2010 0:02

por carf2007 » 16/3/2010 0:02

Sargotronss Escreveu:Se os policias albarroarem o carro em fuga, quem paga os estragos do carro da policia?

É que se é o policia que toma a acção, eu também preferia disparar para os pneus...principalmente de tem um salário de princípio de carreira!

Talvez uma solução fosse terem que pagar 1000 euros por cada bala disparada, assim talvez só disparassem para defender a própria vida.

por charles » 16/3/2010 0:00

O homem atingido mortalmente por um agente da PSP esta madrugada, em Lisboa, era um cantor "rap" que costumava actuar com o músico "Sam The Kid". Conhecido por "Snake", Nuno Rodrigues teve ainda uma participação no filme o "Crime do Padre Amaro".

Snake, de 30 anos, deixa uma filha com dois anos. Ontem à noite, domingo, tinha estado a jantar com a família. Terá saído da casa de familiares pela 1.30 horas.

Ao JN, o cantor de "hip hop" Sam The Kid afirmou estar "espantado. Nunca esperava que uma coisa destas acontecesse", afirmou. "Há uma semana, esteve em minha casa", recorda o "rapper".

O agente da PSP atingiu o cantor mortalmente a tiro na Radial de Benfica, Lisboa, após perseguição policial. O polícia foi ouvido pela PJ e constituído arguido, disse fonte da polícia.

De acordo com um comunicado da PSP, tudo começou quando um homem desobedeceu a uma operação de fiscalização de trânsito na doca de Santo Amaro, em Alcântara, Lisboa, tendo a polícia perseguido o condutor e imobilizado a viatura na Radial de Benfica. O homem morreu no local cerca das 5.00 horas.

Segundo a mesma fonte policial contactada pela Lusa, o agente que disparou o tiro que atingiu mortalmente a vítima no corpo tinha pouca experiência e estava há pouco tempo na corporação.
Agora, adiantou a fonte, vai ser aberto um inquérito interno pela PSP que correrá em paralelo com um processo crime, dirigido pelo Ministério Público, para apurar se foi cometido o crime de homicídio involuntário. A viatura apreendida vai também ser peritada por elementos da PJ.

JN.SAPO
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por tonirai » 15/3/2010 23:59

carf2007 Escreveu:
tonirai Escreveu:
E se neste caso os fugitivos não atentaram contra a vida dos agentes, podiam muito bem vir de um sítio onde tivessem atentado contra a vida de alguém - estão a fugir, algo escondem, e é preciso apanhá-los/pará-los para descobrir.

Se vamos pensar assim, entao qualquer dia passas a 80Km numa rua de limite 40Km e um policia na esquina dispara contra a tua viatura, porque PODIAS estar a fugir de algo grave ...

"Se a minha avó tivesse pénis era o meu avô"

Em Portugal como na maioria dos países Civilizados o que prevalece é : "Mais vale um bandido na rua do que um inocente na prisão" !!

Eu passar a 80km/h numa rua de 40km/h é, primeiro de tudo, algo muito improvável... no pior dos casos, iria a 50 ou, no máximo, 60km/h :lol:

Agora a sério, estás a desconversar...
- SE o polícia na esquina me fizesse sinal para parar, e;
- SE eu (tivesse visto ou não) não parasse e ele montasse na sua moto e me perseguisse, e;
- SE eu, após verificar que estava a ser perseguido pela polícia que me estava a mandar parar, não parasse...

Aí sim, aceito perfeitamente que dispare contra a minha viatura para tentar imobilizá-la;
E sim, compreendo que com isso, um acidente poderia acontecer e eu ser atingido.

E é desse tipo de situação que estamos a falar... não de passar pela polícia mais depressa que o devido, e levar imediatamente um tiro por isso.

por Mariachi » 15/3/2010 23:56

Qual a função da autoridade?
Entre muitas uma delas é manter a ordem pública. Alguém que não respeite isso, deve ser chamado a responsabilidade...
Não acredito que o policia numa perseguição fosse fazer logo pontaria as costas de quem conduzia... Agora aconteceu e isso ninguem pode voltar atras para o mudar!
O que se deve tirar daqui? Que "antigamente" toda a gente respeitava a autoridade e que agora são apenas os bófias...
Aqui há uns tempos atras, tive outros comentários neste mesmo fórum, onde se debatia a condução e como se conduz em Portugal! Alguem dizia, "nunca te distrais na estrada?", alguem aqui acha que se pode distrair na estrada? Um objecto que pese 500kg a 100km/h faz muitos estragos...
A meu ver o polícia fez o seu trabalho. Bem ou mal, não sou eu que tenho capacidades para o avaliar!
Entrando pelos "ses", imaginem que ele escapava a esta operação STOP. No dia a seguir vai conduzir e apanha outra operação STOP, porque não fugir outra vez? Se a anterior correu tão bem, porque não fugir outra vez??? Se já fugiu 2x, porque não tentar furtar um carro com uma pistola e fugir e por aí fora...

Registado: 25/6/2007 11:05

por sargotrons » 15/3/2010 23:53

Se os policias albarroarem o carro em fuga, quem paga os estragos do carro da policia?

É que se é o policia que toma a acção, eu também preferia disparar para os pneus...principalmente de tem um salário de princípio de carreira!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por mmpereira » 15/3/2010 23:53

A sociedade é dirigida por regras, quando as mesmas são quebradas não se admirem que sofram consequências.

carf2007 Escreveu:Pelos vistos o individuo conduzia um velho lancia 1000, se a policia nao tem capacidade para perseguir uma "lata" dessas, e para nao por em perigo terceiros deixava o ir, e de certeza que com a matricula e outras informações chegavam a ele no dia seguinte.

Se calhar o correto era, não se fazerem mais operações stop, assim, já não se detectavam o inúmeros condutores sobre o efeito de álcool e drogas, os condutores sem habilitações para conduzirem entre outras situações,não fazer nada também não custa nada.

Registado: 5/10/2009 23:02

por MarcoAntonio » 15/3/2010 23:51

Sr_SNiper Escreveu:Acho engraçado que ultimamente em Portugal a culpa é sempre das víitmas e dos polícias, os gatunos e assassinos são uns coitadinhos e a culpa é da sociedade... enfim...

É extraordinário que o tópico já vai com 3 páginas quando muitos participantes devem saber tão pouco em concreto do caso quanto eu.

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por carf2007 » 15/3/2010 23:47

tonirai Escreveu:
E se neste caso os fugitivos não atentaram contra a vida dos agentes, podiam muito bem vir de um sítio onde tivessem atentado contra a vida de alguém - estão a fugir, algo escondem, e é preciso apanhá-los/pará-los para descobrir.

Se vamos pensar assim, entao qualquer dia passas a 80Km numa rua de limite 40Km e um policia na esquina dispara contra a tua viatura, porque PODIAS estar a fugir de algo grave ...

"Se a minha avó tivesse pénis era o meu avô"

Em Portugal como na maioria dos países Civilizados o que prevalece é : "Mais vale um bandido na rua do que um inocente na prisão" !!

por MERCW125 » 15/3/2010 23:44

Mariachi Escreveu:
Melhor seria terem, ou serem autorizadas lagartas para essa Operação de STOP, provalvelmente imobilizariam a viatura e o suspeito, sem a perda da vida do mesmo, que me dizem a isto???

Concordo 100000%!
A perda de uma vida humana é sempre de lastimar.
Agora quem é que provocou toda a situação?

O problema é esse, e agora de quem é a culpa, terá de certamente existir responsaveis, sejam eles quais forem??

Registado: 14/3/2009 21:36

por charles » 15/3/2010 23:43

[
quote="Fenicio"]

Ás 5 e tal da manhã não é propriamente a hora de se andar a passear com a família...E muito menos de fugir da polícia!

Nunca andaste na rua a pé ou de carro a estas horas?

Nunca andaste na rua a pé ou a estas horas com amigos ou familia?

Qual é a lei que proibe que qualquer cidadão ande na rua acompanhado ou não a estas horas?

Epah... o gajo fugiu! Se fugiu, é pq estava a esconder alguma coisa!

O que achas que escondia?

Drogado? Alcolizado? Portava alguma arma ilegal? Não sabemos! Sabemos apenas que ele fugiu à polícia, não abrandou após os insistentes sinais de luz e depois de 2 disparos para o ar.

Por não saberes e por não sabermos é que deviamos aguardar para saber o que se passou ao certo, até podia ser que essas tuas três perguntas fossem todas elas razões da fuga, mas continuamos sem saber, pode não ser nehuma dessas, até podiamos divagar um pouco mais e afirmar já em cima do acontecimento que o gajo era da ETA,

porque não!?

tudo o que se possa dizer é pura especulação pois ninguem sabe ao certo o que se passou, olha no meu caso estou a ler aqui pela primeira vez

agora sobre estas coisas, existe tambem normalmente as versões dos acontecimentos que normalmente são corporativas.

Quem é que não pára o veículo depois de ouvir uma sirene e ver luzes a piscar?

Numa situação normnal eu parava, ou melhor nem sequer fugia.

Naquela altura os policiais não sabiam quem estava a conduzir aquela viatura. Sabiam apenas que o condutor havia desrespeitado a lei e que estava a colocar a vida de inocentes em perigo.

Por não saberem no teu entender isso dá-lhes o direito de disparar sobre a viatura, se leste o que eu escrevi eu deixei sugestões muito concretas sobre o que devia ser a actuação policial nestes casos, no entanto tem mais impacto que o policia tenho baleado o individuo, é um espécie de revange sobre todos o criminosos da sociedade, como se esta actuação resolva o problema da criminalidade!

A acção do policial esteve de acordo com o "manual", mas infelizmente houve um acidente que custou a vida ao fugitivo.

Qual manual?

Sabes o que se passou ao certo para formulares de imediato um juizo de valor a favor de uma das partes?

A polícia tem que agir como polícia! Senão, como disseram aqui, mais vale andarem com bananas nos coldres.

Como deve agir um policia?

No caso BES achei bem e os bandidos ainda haviam de ser obrigados a pagar a bala, agora nestes casos não me quero repetir as sugestões estão escritas, não me parece que a policia não tenha meios adequados a estas situações.

NOTA: Eu não estou a defender a opinião de ninguem o que entendo é que estas são as minhas preocupações, limito-me a opinar pela minha cabeça.
Editado pela última vez por charles em 16/3/2010 20:44, num total de 6 vezes.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Sr_SNiper » 15/3/2010 23:40

Acho engraçado que ultimamente em Portugal a culpa é sempre das víitmas e dos polícias, os gatunos e assassinos são uns coitadinhos e a culpa é da sociedade... enfim...

Registado: 27/6/2009 22:08

por Mariachi » 15/3/2010 23:35

Melhor seria terem, ou serem autorizadas lagartas para essa Operação de STOP, provalvelmente imobilizariam a viatura e o suspeito, sem a perda da vida do mesmo, que me dizem a isto???

Concordo 100000%!
A perda de uma vida humana é sempre de lastimar.
Agora quem é que provocou toda a situação?

Registado: 25/6/2007 11:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, aaugustobb_69, carlosdsousa, darkreflection, Google Adsense [Bot], icemetal, jls1, latbal, m-m, malakas, Manchini888, MR32, Musus, nunorpsilva, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2 e 341 visitantes