Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic - camara de video

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Txuky » 12/8/2010 11:36

Talvez!
De momento a minha carteira não pode ir tão longe.

Registado: 30/6/2008 12:25

por carf2007 » 12/8/2010 11:05

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Txuky » 12/8/2010 10:12

Boas pessoal.
Aproveitando este topico, queria pedir vos uma opinião porque já vi que são bem mais entendidos que eu.
Estou em vias de comprar uma camara de video e queria saber se estou a fazer uma compra razoavel ou nem por isso.
Deixo vos os dois modelos que vi e apenas comparei preços e zoom, pouco mais percebo para poder comparar caracteristicas tecnicas!

Sony DCR-SX33E
Samsung SMX-K40

Obrigado!

Registado: 30/6/2008 12:25

por Elias » 19/3/2010 17:12

Obrigado a todos pelos comentários.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Fipo » 15/3/2010 13:27

Saudações,
Aqui está um gadget interessante, que me entusiasmou. Com outra funcionalidade é certo, mas muito mais barato que um bom telescópio... algo que cheguei a ponderar comprar.

Que tipo/marca de tripé aconselham?? O ideal seria algo versátil, leve, boa angulação da "cabeça", etc
Um abraço, bons negócios.
Fipo

Registado: 12/2/2008 13:39

por cannot » 11/3/2010 2:10

Panasonic SDR-H80 Zoom 70x Test

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ATPNSHsCdOQ&hl=en_US&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ATPNSHsCdOQ&hl=en_US&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/qjO8BNZcTQ0&hl=en_US&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/qjO8BNZcTQ0&hl=en_US&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por cannot » 11/3/2010 1:57

Fica um vídeo que demonstra a capacidade da Panasonic SDR-S26 70x. É impressionante ter um zoom destes numa camera de menos de 200eur!

A qualidade da h80 é basicamente igual a esta pois tem o mesmo sensor e lentes julgo eu. (se calhar não pois a H80 parece-me um bocado melhor. esta tem mesmo má qualidade, este vídeo pelo menos está muito mau, vou ver se arranjo um da H80...)

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/8fKzOo3jlrg&hl=en_US&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/8fKzOo3jlrg&hl=en_US&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

tens tambem a H80 (que descrevi acima) e H90 com 70x.

por cannot » 11/3/2010 1:44

Elias Escreveu:HD não é necessário. Mas preciso de zoom óptico com alguma potência pois o objectivo é captar alvos pequenos a alguma distância.

se a qualidade nao é essencial tens a Panasonic SDR-H80 com 70x. Tem qualidade standard, com um sensor de 1/8" (bastante fraco) e grava JPEG 640 x 480. Mas o preço para um zoom de 70x é apetecível e faz esquecer um pouco a qualidade da imagem.

Se for para usar com luz exterior até disfarça e fica razoável. Se tiveres pouca, ou má luz, esquece lá a camera. Mas custa menos de 300eur por um zoom óptico de 70x, que na realidade é a única coisa boa da camera, mas por este preço acho que não tens muitas opçoes para este tipo de zooms...

Abraço

por Rics » 10/3/2010 18:21

Sabendo para que fim é, realmente fica mais fácil...
A vantagem de filmar vida selvagem ou paisagens é que, tipicamente, não há muito movimento (ao contrário de, por exemplo, desporto). Assim sendo, os comentários que fiz acerca da estabilização da imagem são um pouco menos relevantes pois normalmente a câmara estará fixa (idealmente num tripé).

Mesmo assim, talvez optasse por uma Superzoom com modo de vídeo.
Os preços de referência das Superzoom mais interessantes, encontram-se no link deixado acima (de certeza que se consegue mais barato na net). Por 300€ já se deve conseguir uma jeitosa (as mais interessantes actualmente, estão listadas no tal link).

Para ajudar (ou complicar) aqui fica um vídeo do youtube filmado com uma dessas camcorders de zoom óptico elevado (é fácil de perceber que está a ser usado um tripé):
http://www.youtube.com/watch?v=VxzId7rs8ns&NR=1

E aqui outro filmado com uma máquina fotográfica Superzoom (Olympus SP-590UZ):
http://www.youtube.com/watch?v=3gJhGucQjyw&feature=related

Registado: 8/11/2002 12:16

por tonando » 10/3/2010 18:11

Rics Escreveu:...Este tipo de câmaras é muito popular na malta que gosta de observar aves, pois têm zoom óptico de 20x a 30x e a qualidade das lentes é jeitosinha. Não sei se é esse o propósito.

Nop...é mesmo para observar a vizinha que mora no 12º andar do prédio da frente!! hi hi hi :wink:

Mas isso da estabilização quando se está com zoom no máximo é mesmo uma chatice. Tenho algumas filmagens que forçosamente tiveram de ser feitas a alguma distância e realmente é desagradável ver assim o filme....além do mais, ao fim de algum tempo ficamos com dores de cabeça!
Bons Negócios
Tó Nando

Registado: 29/11/2007 13:56

por Elias » 10/3/2010 18:07

Sim, o propósito é filmar paisagens e vida selvagem (aves e não só).

Já tens ideia dos preços das super-zoom?

obrigado.

por Rics » 10/3/2010 18:03

Nesse caso, se calhar a melhor opção é mesmo uma câmara de fotos digital Super-Zoom.

O tamanho do sensor (e consequentemente a qualidade obtida) não dá hipóteses a uma camcorder!
Hoje, muitas Super-Zoom permitem gravar vídeo em HD.
Neste link tem um resumo das melhores câmaras deste tipo (está em Espanhol e saiu ontem mesmo):
http://www.xatakafoto.com/analisis-y-pruebas/comparativa-de-las-compactas-ultrazoom-mas-interesantes

Este tipo de câmaras é muito popular na malta que gosta de observar aves, pois têm zoom óptico de 20x a 30x e a qualidade das lentes é jeitosinha. Não sei se é esse o propósito.

por Elias » 10/3/2010 17:50

HD não é necessário. Mas preciso de zoom óptico com alguma potência pois o objectivo é captar alvos pequenos a alguma distância.

por Rics » 10/3/2010 17:48

O problema é mesmo manter a imagem estável quando se fazem zooms muito elevados. Para tal é imprescindível um tripé e o corpo da camâra deveria ser mais pesado e maior que as camcorders domésticas, para ajudar a estabilizar a imagem.

Por esse preço deve dar para comprar uma camcorder SD jeitosa e uma HD nada má...
Filmar em HD é um requisito?

por Elias » 10/3/2010 17:35

Obrigado Rics.

Também existem vários modelos com zoom 34x, o que achas?

por Rics » 10/3/2010 17:22

Bem, parece que afinal tanto a Panasonic como a Sony tem alguns modelos com zoom óptico 60x-70x...
De qualquer forma não há milagres: a esse preço a qualidade do vidro da lente não pode, de forma alguma, ser muito boa. Além disso, e apesar de terem OIS (optical image stabilization), será quase impossível de manter a imagem estável à medida que se aumenta o zoom.

A menos que o zoom elevado seja mesmo necessário eu preferiria uma boa camãra com um zoom de apenas 12x... Se for mesmo preciso, então o melhor é comprar junto um tripé e mesmo assim não será fácil ter uma imagem estável com um corpo do tamanho de uma camcorder doméstica.

por Rics » 10/3/2010 17:11

Do pouco que sei sobre o tema, posso quase garantir que um zoom óptico de 70x é impossível numa câmara de vídeo corrente. Se existir, apenas a lente deve custar mais de dez vezes o budget mencionado. Já para não falar no tamanho da mesma (seria um monstro). Tipicamente,uma câmara de vídeo "normal" deve ter um zoom óptico a rondar 12x. Já o zoom digital, esse sim pode ir de 30x a 700x! Obviamente que a qualidade é tão pior, quanto maior for o zoom digital usado.

Eu limitaria as minhas opções às marcas: Panasonic, Canon e Sony... O melhor é dar uma espreitadela ao Pixmania e filtrar por preço e depois tentar sacar uma shortlist de 2-3, e pesquisar por reviews.

Outra alternativa seria comprar uma câmara de fotografar to tipo Super-Zoom que grave vídeo. Nesse caso, será necessário ter em atenção que a maior parte não permite operar o zoom ao mesmo tempo que se grava (o que qualquer camcorder faz) e são também muito limitadas quanto à duração dos clips gravados. No entanto, tem também vantagens: melhor qualidade do sensor e maior profundidade de campo, o que permite ser mais criativo...

De qualquer forma, por esse preço eu compraria uma camcorder das marcas referidas em cima. O zoom máximo não deveria ser factor de decisão uma vez que nenhuma terá um zoom óptico próximo do valor pretendido e quase todas terão um zoom digital que lá chegue e ultrapasse...

off-topic - camara de video

por Elias » 10/3/2010 16:17

Olá a todos,

Pretendo comprar uma câmara de video para fazer filmagens de exterior.

Concretamente, procuro um aparelho na gama dos 250-300€ que tenha zoom óptico elevado para poder obter boas ampliações. Existem no mercado aparelhos com zoom óptico até 70x, contudo também já li que zoom muito elevado nem sempre é sinónimo de imagens de qualidade.

Se alguém tiver experiência neste tipo de aparelhos e quiser dar uma opinião, desde já agradeço.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Ferreiratrade, Google [Bot], kknd2, Majestic-12 [Bot], MP65 e 119 visitantes