Irs - Mais/menos valias - Ajuda
Completamente errada é a tua afirmação e é aborrecido que a faças com um ar tão convencido. Para efeito de apuramento, as que contam são as primeiras compradas segundo o critério FIFO. Há milhares de lugares onde podes encontrar a confirmação do que afirmo.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 3/4/2010 12:29, num total de 1 vez.
Pata-Hari Escreveu:A mais valia é calculada acção a acção e pelo critério do FIFO. Depois farás o somatório desses valores para apurar o total.
Completamente errado.
Exemplos
A detêm 2000 acções do BCP em duas instituições.
Em 2008/01 comprou 1000 no Banco XPS a 1 U.M.:
Em 2010/02 comprou 1000 no Banco XPTM a1 U.M.;
Em 2010/03 vendeu 1000 no Banco XPTM a 2 U.M.;
Ficou em carteira com 1000 do BANCO XPS, adquiridas em 2008/01
Conclusão: Para efeitos de mais valias, são consideradas as vendas da respectiva carteira, ou seja, apura uma mais valia de 1000 U.M. Deve preencher o anexo G, e não o G1.
Cara Pata, veja o código do IRS.
Cumps.
- Registado: 10/1/2010 14:26
bolo, os bancos não o podem fazer porque não têm acesso à informação do que detêm em todo lado (imagina que tens acções do BCP em vários bancos e que comprar primeiro num e vendes primeiro noutro). Em compensãção, o fisco tem essa informação compilada porque lhe é enviada pelas instituições.... basta querer verificar (o ridiculo é se não o faz já de modo automático).
bolo Escreveu:A minha questão era mesmo básica, mas é real: temos mesmo que fazer as contas à unha?! Numa altura em que recebo os resumo de quase tudo o que é ganhos, deduções e contribuições, e enviando-nos, o banco, o extracto das operações, não seria espectável que nos enviasse o valor das mais ou menos valias?
Não sei se sei fazer essas contras...
Também me faz alguma confusão enviarem uma listagem sem o saldo das mais ou menos-valias. Trabalhava com um que além de cobrar 4 e 5 vezes mais comissões, só enviava listagem com os movimentos. Na Gobulling além da listagem mandaram também os totais de compra/venda e mais/menos-valias por empresa e total global.
Se não, vais ter mesmo que...!
Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"
Elmer Letterman"
bolo Escreveu:Boa Tarde,
Anualmente, no início de cada ano, e julgo que para efeitos do IRS, o meu banco envia-me um dossier com a descrição dos movimentos de compra e venda de acções que fiz no ano anterior.
Relativamente ao cálculo das valias nas operações de bolsa, há alguma fonte para obter a informação do total das mais ou menos-valias obtidas no ano?
não me vão dizer que...?!
A minha questão era mesmo básica, mas é real: temos mesmo que fazer as contas à unha?! Numa altura em que recebo os resumo de quase tudo o que é ganhos, deduções e contribuições, e enviando-nos, o banco, o extracto das operações, não seria espectável que nos enviasse o valor das mais ou menos valias?
Não sei se sei fazer essas contras...
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Boa Tarde,
Anualmente, no início de cada ano, e julgo que para efeitos do IRS, o meu banco envia-me um dossier com a descrição dos movimentos de compra e venda de acções que fiz no ano anterior.
Relativamente ao cálculo das valias nas operações de bolsa, há alguma fonte para obter a informação do total das mais ou menos-valias obtidas no ano?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
toutatis Escreveu:Boas,
Reforço a pergunta. É necessário declarar os fundos de investimento?
Tive mais valias em fundos, tanto comercializados cá como no estrangeiro, mas tenho ideia que fazem logo a retenção do IRS na venda.
Não, a menos que decidas englobar os rendimentos.
Os Fundos Portugueses já têm o IRS incorporado nas unidades de participação. Os fundos estrangeiros são logo sujeitos a taxa liberatória de 20%.
- Registado: 15/4/2008 14:12
JAPO Escreveu:Canguru,
Não sei se tás a ser sarcástico ou não, mas a minha dúvida provém do facto de nos fundos de investimento se pagar 20% de IRS quando se faz o resgate dos mesmos, ao passo que, por exemplo, em ETFs isso não acontece.
Abraço.
De todo!
A ideia que tenho é que nos fundos de investimento de instituições sediadas em PT, o valor das unidades de participação já inclui a % de IRS correspondente.
Se estou equivocado, tenho-me escapado bem ao fisco.
Boa noite,
Ainda tenho uma dúvida sobre este assunto. Normalmente vejo informação sobre as mais/menos valias aplicadas a acções e derivados (CFDs, warrants, ETFs, etc), mas não me recordo de incluirem fundos de investimento (talvez por já estar sub-entendido?).
Portanto, e usando o meu exemplo, se tiver menos valias em fundos de investimento (com mais de um ano) e mais valias em ETFs e acções (com menos de um ano) como faço? Declaro todos eles e, se a soma der positiva, incluo na declaração da 2ª fase? E se for negativa? Nem sequer preciso de declarar e posso entregar já na 1ªa fase?
Desde já, obrigado pela ajuda,
Abraço.
Ainda tenho uma dúvida sobre este assunto. Normalmente vejo informação sobre as mais/menos valias aplicadas a acções e derivados (CFDs, warrants, ETFs, etc), mas não me recordo de incluirem fundos de investimento (talvez por já estar sub-entendido?).
Portanto, e usando o meu exemplo, se tiver menos valias em fundos de investimento (com mais de um ano) e mais valias em ETFs e acções (com menos de um ano) como faço? Declaro todos eles e, se a soma der positiva, incluo na declaração da 2ª fase? E se for negativa? Nem sequer preciso de declarar e posso entregar já na 1ªa fase?
Desde já, obrigado pela ajuda,
Abraço.
Re: Mais uma dúvida
Primvs Escreveu:Primvs Escreveu:Mesmo que venda acções com mais de um ano, com a respectiva mais valia, tenho de declarar e fico isento de pagamento de imposto ou não declaro?
Volto a colocar a dúvida, já que ninguém teve a bondade de me auxiliar
Sim, tens de declarar, tal como o pmpcpinto disse, mas não pagarás imposto.
- Registado: 30/6/2008 20:42
Re: Mais uma dúvida
Primvs Escreveu:Mesmo que venda acções com mais de um ano, com a respectiva mais valia, tenho de declarar e fico isento de pagamento de imposto ou não declaro?
Volto a colocar a dúvida, já que ninguém teve a bondade de me auxiliar

É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
Mais uma dúvida
Mesmo que venda acções com mais de um ano, com a respectiva mais valia, tenho de declarar e fico isento de pagamento de imposto ou não declaro?
É da vida...
Re: Duvida
Primvs Escreveu:Tenho uma duvida...
Quem tem rendimentos de trabalho dependente e quer declarar as transacções em bolsa...como faz?
Declara os rendimentos dependentes na 1ªfase e depois as transacções de bolsa na 2ªfase; ou então faz tudo na 2ªfase?
Foi duvida que nunca vi aqui esclarecida (a nao ser que me tenha escapado, é possivel)
faz tudo na 2ª fase.
a 1ª fase é para quem tem exclusivamente rendimentos das categorias A ou H.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Duvida
Tenho uma duvida...
Quem tem rendimentos de trabalho dependente e quer declarar as transacções em bolsa...como faz?
Declara os rendimentos dependentes na 1ªfase e depois as transacções de bolsa na 2ªfase; ou então faz tudo na 2ªfase?
Foi duvida que nunca vi aqui esclarecida (a nao ser que me tenha escapado, é possivel)
É da vida...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Akinfiev, darkreflection, Google Adsense [Bot], Jonas74, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, PMP69, serdom, Shimazaki_2, zulu404 e 290 visitantes