Se soubesse de uma OPA o que faria?
Elias Escreveu:Bull Bull Escreveu:Devia ser crime, pois não é só a questão de OPA, e sim um conjunto de dados que todos nós confiamos que quando são divulgados sabemos que essa informação não foi partilhada por ninguém.
Repara na contradição em que entras: achas que deve ser crime porque confias que essa informação não foi partilhada por ninguém. Ou seja, admites que o mercado deve funcionar na base da confiança.
Simultaneamente consideras que, havendo oportunidade, tu podes aproveitar uma tal situação de inside trading para ganhares algum e sentires-te bem com a tua consciência.
Ou seja, se forem os outros a aproveitarem-se é mau mas se fores tu já não é mau? Qual é o teu critério?Bull Bull Escreveu:Então diz-me então quais são os lesados por teres adquirido as acções antes da OPA?
Penso que tu próprio já respondeste a essa questão: a partir do momento em que ages com base em informação privilegiada, estás a minar a confiança que dizes defender.Bull Bull Escreveu:Como tal, não deixava de ser crime, mas o não deixar de ser crime é para deixar uma melhor transparecia nos mercados
Mas isso não significa que o meu amigo deixe de aproveitar a oportunidade se souber que tem boas hipóteses de se safar sem ser apanhado, não é verdade?
Só agora é que tive oportunidade de responder.
Elias, acho que não estás a perceber onde quero chegar.
Uma coisa eu achar que deve ser crime tal como ele é e outro é se sou pessoa para cometer esse crime com base no que ele é.
Digo com toda a franqueza que sim, neste crime punível eu cometeria, mas ainda digo mais, o crime é da pessoa que me disse ou sou eu por ter aproveitado dessa informação.
Como mostra os resultados muitos cometeriam esse crime e agora repara já a coisa era diferente se tivesse que roubar a alguém para obter essa informação.
Ter uma informação privilegiada por contra de outra e usar em seu beneficio julgo não ser assim um tão crime que me levasse a pensar duas vezes, a não ser que a pena justificasse, mas isso já estou a fugir um pouco do assunto.
Se for os outros a aproveitar da situação fico chateado com a saída da informação e não daqueles que aproveitaram a situação, como tal a pessoa que tinha dado a informação é que deveria ser punível pois foi ele que passou a informação, o outro só aproveitou, como muitos faziam.
Re: Se soubesse de uma OPA o que faria?
Ulisses Pereira Escreveu:Imagine que um grande amigo seu é o responsável das relações externas de uma empresa cotada no PSI 20 e que lhe garante que hoje, depois do fecho, vai ser anunciada uma OPA sobre a empresa, 20% acima do preço a que está cotada.
Sabe que se negociar está a cometer um crime de "inside trading". O que faria?
AMIGO - bEM dISPOSTO, hoje após o fecho vai haver OPA à Trocopasso, 20% acima do preço a que está cotada!
bEM dISPOSTO - Tens a certeza? Não estás a reinar comigo?
AMIGO - Palavra d'honra, pá!
bEM dISPOSTO - Sabes o que é um gajo comprar de boa fé e entalar-se se não for verdade?
AMIGO - A secretária do presidente garantiu e jurou a pés juntos que é verdade!
bEM dISPOSTO - Vou comprar 50000 euros delas, e para ter a certeza de que não estás no gozo, és tu que mos vais emprestar.
AMIGO - EEEU??? Ah, ah, deixa-te de brincadeiras! Nem eu tenho esse dinheiro!
bEM dISPOSTO - Vou pôr do meu dinheiro, enquanto pedes ao banco e metes o teu pai a fiador. Este é um negócio que não vais poder recusar. E a ordem de compra vai ser ao melhor.
AMIGO - Agora a sério, tu estás no gozo, não estás?
bEM dISPOSTO - Assina aqui este papel, entretanto.
AMIGO - Assinar??? Para quê???
bEM dISPOSTO - Só uma precauçãozita minha, para o caso dos CMVMs me chatearem...
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Xuly Escreveu:Estou a gostar da discussão!!![]()
Mas o que não entendo é o porquê de já se estar a descambar no do costume: A "Mentalidade Portuguesa".
Não tem rigorosamente nada a ver!
Ou acham que nos EUA, na França, Alemanha, etc, seria diferente? Penso que não.
Provavelmente nesses países há uma entidade que fiscaliza a sério. Mas isso são outros quinhentos! De nada vale a pena haver leis, se não meios de fiscalização. É assim em todo o mundo.
Todos estão aqui para fazer dinheiro. E, numa ocasião dessas, quase todos iriam aproveitar para o fazer!
Agora, estar a cair no mesmo de sempre (algo errado no meu ver) que o Portugês é isto e aquilo..
Eh pá!
Deixem lá o Portugês em pás e pensem na vertente humana e emocional! Nas contas por pagar, na crédito da casa, na escola/Universidade dos filhos...
Enfim, está visto que isto vai dar pano para mangas!
Cumprimentos
Uly
Perfeitamente ao lado da placa.
Nos países que cita, em França um pouco menos, mas acima ainda assim da média Portuguesa.
Pois, é que é mesmo diferente, os estudos e os índices de corrupção, bem-estar social, civilidade, respeito e satisfação com as instituições, entre outros, provam-no e apoiam a realidade visível e ressentida.
Depreendo que para elaborar este comentário nunca viveu em nenhum dos países que citou e não consulta com regularidade as estatísticas e estudos. A UE tem alguns bastante interessantes nos diversos sites.
Entre outros que poderia fazer deixo este reparo em relação ao "fazer dinheiro" que não me concerne e por isso me excluo do "todos". Nunca fiz dinheiro, o que fui tendo ganhei-o e assim é que deve ser, em meu entender, respeitando as regras, em Portugal e nos vários países por onde fui passando e não me reconheço nessa ciganice chico esperta de como afirma "Todos estão aqui para fazer dinheiro. E, numa ocasião dessas, quase todos iriam aproveitar para o fazer!" e felizmente que nem "todos" mesmo em Portugal somos dessa opinião e não partilhamos da ideia de que um crime só é crime se se for apanhado ou se forem os outros a comete-lo.
No que diz respeito ao inside trading, continuo a dizer que é algo que é grave porque normalmente parte de pessoas que estão obrigadas por questões legais e profissionais a uma isenção e sigilo e ao quebra-lo estão a contribuir para a descredibilização de todo o mercado e a causar danos nas empresas, nos seus acionistas e investidores, na economia em geral e claro, idem para quem colabora.`
Penso até que em Portugal as penas deviam ser equiparadas a crimes muito graves com molduras panais pesadas, como em alguns países, asiáticos, entre outros.
Só posso compreender este apoiar de uma barabaridade destas, de duas formas: Ou não investem e nunca amargaram a dura realidade de perceber que alguem usou informação que não devia, ou investem e quereriam um pretexto para deixar de o fazer e inconscientemente sabem que que estando de acordo com este tipo de crimes e se eles passassem impunes, ainda mais, os mercados onde tal sucedesse desapareceriam em menos de nada.
- Registado: 29/11/2007 4:15
A pergunta é realmente interessante pela discussão que provocou.
Não sei qual o motivo que levou a ser criado o crime de “inside trading”, talvez algum membro do Caldeirão possa explicar mas não me parece que situações semelhantes, com outro tipo de bens seja considerado crime, por exemplo, tenho uma casa num determinado local, sei que em principio vão construir um aterro próximo, decido vender a casa antes que a noticia seja de conhecimento publico, estou a cometer um crime?
Sei que está previsto haver uma alteração do PDM em que determinados terrenos onde actualmente não se pode construir, vão ficar em área que passa a ser possível construir, valorizando imenso esses terrenos, antes que a informação seja publica compro os terrenos a preço bastante mais baixo, estou a cometer um crime?
Sobre os pequenos delitos, não sei se alguns de presentes nunca cometeu um “pequeno” delito, mas eu já cometi muitos quando era jovem ...
, consumi drogas quando era crime, conduzi alcoolizado, fiz pirataria de músicas, filmes e software (para uso pessoal), roubei postais dos postos de turismo e aldrabava os pesos das frutas nos supermercados da Noruega, Suécia e Finlândia (pesávamos, tirávamos o ticket e depois metíamos a mais fruta dentro do saco) quando fiz Inter Rail, estive em Inglaterra a trabalhar numa quinta durante 3 meses, conseguimos ter licença para requisitar livros da biblioteca local e trouxemos alguns connosco quando regressamos a Lisboa, (passado 4 meses os pais do meu amigo receberam um telefonema da embaixada britânica em Lisboa a pedir para devolver os livros) e fujo aos impostos sempre que posso (este é o único que ainda cometo...
).
Em relação à questão que o Ulisses colocou respondi sim, mas não ia hipotecar tudo e mais alguma coisa, nem pedir dinheiro emprestado para comprar acções, mas o dinheiro que eu tenho disponível para especular com acções seria utilizado nessa dica, não ficaria rico, mas provavelmente pagava umas férias.
Um abraço,
Alexandre Santos
Não sei qual o motivo que levou a ser criado o crime de “inside trading”, talvez algum membro do Caldeirão possa explicar mas não me parece que situações semelhantes, com outro tipo de bens seja considerado crime, por exemplo, tenho uma casa num determinado local, sei que em principio vão construir um aterro próximo, decido vender a casa antes que a noticia seja de conhecimento publico, estou a cometer um crime?
Sei que está previsto haver uma alteração do PDM em que determinados terrenos onde actualmente não se pode construir, vão ficar em área que passa a ser possível construir, valorizando imenso esses terrenos, antes que a informação seja publica compro os terrenos a preço bastante mais baixo, estou a cometer um crime?
Sobre os pequenos delitos, não sei se alguns de presentes nunca cometeu um “pequeno” delito, mas eu já cometi muitos quando era jovem ...

Em relação à questão que o Ulisses colocou respondi sim, mas não ia hipotecar tudo e mais alguma coisa, nem pedir dinheiro emprestado para comprar acções, mas o dinheiro que eu tenho disponível para especular com acções seria utilizado nessa dica, não ficaria rico, mas provavelmente pagava umas férias.
Um abraço,
Alexandre Santos
Editado pela última vez por mais_um em 9/3/2010 23:26, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
... ou então metia o máximo de guito disponivel na acção de que ele falava e pagava-lhe um jantarzão numa estancia turistica onde iriamos gozar as mais-valias resultantes da informação dele , onde mulheres exóticas nos massajavam e metiam comida na boca , serviam bebidas em barda e outras cenas assim ( tipo o JAS ).
O jas vai AMAR!

Um curioso... Escreveu:Penso que sou uma pessoa honesta, mas acho que compraria.
Se tivesse subornado alguém para ter informação priveligiada, o caso seria diferente.
Assim seria apenas um facto aleatório.
Era uma vantagem, sem dúvida.
Mas Ulisses tu também estás em vantagem em relação às pessoas que estão na Bolsa e sabem menos dos Mercados ou não conhecem a AT. Não estarás a usar uma informação que os outros não têm?
Poderás argumentar que é legal saber AT e é ilegal saber aquilo que o acaso fez, fornecendo-te uma informação priveligiada. Mas será que a Lei é corecta? Ou o ilícito não será obter essa informação dum modo ilegal?
Então Ulisses estás a gostar da polémica?
Respondi da forma mais sincera possível. Li todos os posts escritos até agora e acho que ao fim do dia mantenho a opinião que formulei pela manhã.
A compararação que achei mais próxima do quadro proposto foi -fazer um download duma música ou dum vídeo da net- todos fazemos e assumimos como sendo uma ilegalidade consentida.
Quem está inocente que atire a primeira pedra...
Tendo em conta que eu não pertencia aos quadros da empresa, seria bem tentado a comprar.
Muito provavelmente compraria, depende da "intimidade" - confiança - amizade que tinha com o amigo-informador.
Se comprasse, compraria um número de acções sem ficar com posição "relevante" na empresa.
Muito provavelmente compraria, depende da "intimidade" - confiança - amizade que tinha com o amigo-informador.
Se comprasse, compraria um número de acções sem ficar com posição "relevante" na empresa.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Concordo totalmente que isto não é uma idiossincrasia portuguesa.
Se a pergunta fosse feita nos EUA, o resultado seria, provavelmente, semelhante, pois há estudos que mostram que nesse país a mentalidade dominante também é a de tolerar os pequenos delitos.
Se a pergunta fosse feita nos EUA, o resultado seria, provavelmente, semelhante, pois há estudos que mostram que nesse país a mentalidade dominante também é a de tolerar os pequenos delitos.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Reflectindo mais um pouco acrescento, uma vez que perguntas fora do contexto não têm 1 só resposta possível, ainda por cima no contexto da bolsa, onde no mais básico é um jogo de ganância entre quem tem mais ou menos informação ou a sabe compreender:
-Se tivesse um cargo público, não comprava e denunciava quem eu descobrisse que o andava a fazer.
-Se tivesse que entrar no escritório de alguém para "olhar" para a informação que sabia que lá estava, não o fazia.
-Se o pudesse fazer por sistema dado a empresa onde trabalhava ou grupo de amigos que tivesse (ex:consultora, investidora, CEO de empresas importantes, etc.) não comprava.
Em muitas outras situações, acho que comprava.
Se fosse apanhado, acho que devia ser preso ou ter uma multa enorme.
-Se tivesse um cargo público, não comprava e denunciava quem eu descobrisse que o andava a fazer.
-Se tivesse que entrar no escritório de alguém para "olhar" para a informação que sabia que lá estava, não o fazia.
-Se o pudesse fazer por sistema dado a empresa onde trabalhava ou grupo de amigos que tivesse (ex:consultora, investidora, CEO de empresas importantes, etc.) não comprava.
Em muitas outras situações, acho que comprava.
Se fosse apanhado, acho que devia ser preso ou ter uma multa enorme.
- Registado: 3/2/2009 12:21
JLMF Escreveu:Não é novidade, mas não deixa de ser interessante.
Em relação ao geral eu já sabia, é conhecido, que a mentalidade dos portugueses está, as estatísticas confirmam-no, bem impregnada de pequenos delitos, desrespeito pelas regras, batota, clientelismo, desenrasca, desrespeito pelos outros, pouca cultura cívica, desprezo pela logística e metodologia, etc. etc.,
Isso mesmo, mais uma vez se prova que em cada país a realidade politica, económica e social, tende a estar em sintonia com a mentalidade desse povo, ou seja, em democracia, pelo menos, cada povo tem os dirigentes e o país que merece, por isso e vendo todos os dias exemplos destes, não percebo como podem haver tantos portugueses a protestar todos os dias. Está tudo bem assim.
Creio que num recente estudo, Europa + países do Magreb, os nórdicos, suíços e Europa central de uma maneira geral á frente, (os USA e Oceânia não entravam no estudo) e o nosso lugar estava mais no meio dos marroquinos e restantes africanos.
O que é novo é a evidência, a conclusão é minha, de que 90% dos frequentadores deste fórum e que supostamente são investidores, não se importariam que o inside trading fosse autorizado e não fosse considerado crime e manifestam mesmo a vontade de o poder praticar, se tiverem ocasião, livremente e conscientemente.
Esquecem-se que em meia dúzia de dias podiam escolher outro passatempo, penso eu de que.
Num País de ignorantes , hipocritas , malandros , insurretos, mal educados a sondagem só podia dar nisto.
Deois claro, em cada País o governo reflecte a maioria da sua população.
So assim se entende como neste País o governo continua a governar depois de tudo o que fez.
E isto começa no basico , como deitar papeis para o chão , estacionar em dupla fila , chatear o vizinho do lado .
Isto faz parte do quotidiano de todos que nem pensar em alguém dizer que isso não se faz.Partimos logo para a ignorancia.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Estou a gostar da discussão!!
Mas o que não entendo é o porquê de já se estar a descambar no do costume: A "Mentalidade Portuguesa".
Provavelmente nesses países há uma entidade que fiscaliza a sério. Mas isso são outros quinhentos! De nada vale a pena haver leis, se não meios de fiscalização. É assim em todo o mundo.
Todos estão aqui para fazer dinheiro. E, numa ocasião dessas, quase todos iriam aproveitar para o fazer!
Agora, estar a cair no mesmo de sempre (algo errado no meu ver) que o Portugês é isto e aquilo..
Eh pá!
Deixem lá o Portugês em pás e pensem na vertente humana e emocional! Nas contas por pagar, na crédito da casa, na escola/Universidade dos filhos...
Cumprimentos
Uly

Eh pá!
Cumprimentos
Uly
- Registado: 27/3/2009 23:12
Não é novidade, mas não deixa de ser interessante.
Em relação ao geral eu já sabia, é conhecido, que a mentalidade dos portugueses está, as estatísticas confirmam-no, bem impregnada de pequenos delitos, desrespeito pelas regras, batota, clientelismo, desenrasca, desrespeito pelos outros, pouca cultura cívica, desprezo pela logística e metodologia, etc. etc.,
Isso mesmo, mais uma vez se prova que em cada país a realidade politica, económica e social, tende a estar em sintonia com a mentalidade desse povo, ou seja, em democracia, pelo menos, cada povo tem os dirigentes e o país que merece, por isso e vendo todos os dias exemplos destes, não percebo como podem haver tantos portugueses a protestar todos os dias. Está tudo bem assim.
Creio que num recente estudo, Europa + países do Magreb, os nórdicos, suíços e Europa central de uma maneira geral á frente, (os USA e Oceânia não entravam no estudo) e o nosso lugar estava mais no meio dos marroquinos e restantes africanos.
O que é novo é a evidência, a conclusão é minha, de que 90% dos frequentadores deste fórum e que supostamente são investidores, não se importariam que o inside trading fosse autorizado e não fosse considerado crime e manifestam mesmo a vontade de o poder praticar, se tiverem ocasião, livremente e conscientemente.
Esquecem-se que em meia dúzia de dias podiam escolher outro passatempo, penso eu de que.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Dou a minha opinião.
Não comprava.
Como aliás não comprei na OPA mais recente ocorrida na praça portuguesa, apesar de saber o que se iria passar de véspera (e não foi por ter medo da justiça...).
Embora desgostoso com muitas coisas que se passam no meu país, ainda gosto de acreditar nas (algumas) instituições que o regem, e nas leis que nele imperam. Posso não concordar, mas o caminho (no meu entender) não é não fazer aquilo com que não concordo. Se assim for que país é que as minhas filhas herdarão?
RG
Como aliás não comprei na OPA mais recente ocorrida na praça portuguesa, apesar de saber o que se iria passar de véspera (e não foi por ter medo da justiça...).
Embora desgostoso com muitas coisas que se passam no meu país, ainda gosto de acreditar nas (algumas) instituições que o regem, e nas leis que nele imperam. Posso não concordar, mas o caminho (no meu entender) não é não fazer aquilo com que não concordo. Se assim for que país é que as minhas filhas herdarão?
RG
OLDMAN Escreveu:Não será demais recordar: "... não basta ser sério, é preciso parecer!"
e estes amigos...... Bom, na verdade, recordaram-me a história da paragem do autocarro
:
- A menina por um milhão de dólares fazia amor comigo? - perguntava à formosura que estava à frente na fila
- Bem,... (sorrindo)...por um milhão de dólares...
- e por um dólar? -atalhou
- (irritada) mas pensa que sou uma prostitut a, ou quê?
- Bom, isso já ficou claro na primeira pergunta. Agora é só uma questão de preço.
A verdade é que no fundo somos todos umas put@as, e cada qual tem o seu preço...

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Bull Bull Escreveu:Devia ser crime, pois não é só a questão de OPA, e sim um conjunto de dados que todos nós confiamos que quando são divulgados sabemos que essa informação não foi partilhada por ninguém.
Repara na contradição em que entras: achas que deve ser crime porque confias que essa informação não foi partilhada por ninguém. Ou seja, admites que o mercado deve funcionar na base da confiança.
Simultaneamente consideras que, havendo oportunidade, tu podes aproveitar uma tal situação de inside trading para ganhares algum e sentires-te bem com a tua consciência.
Ou seja, se forem os outros a aproveitarem-se é mau mas se fores tu já não é mau? Qual é o teu critério?
Bull Bull Escreveu:Então diz-me então quais são os lesados por teres adquirido as acções antes da OPA?
Penso que tu próprio já respondeste a essa questão: a partir do momento em que ages com base em informação privilegiada, estás a minar a confiança que dizes defender.
Bull Bull Escreveu:Como tal, não deixava de ser crime, mas o não deixar de ser crime é para deixar uma melhor transparecia nos mercados
Mas isso não significa que o meu amigo deixe de aproveitar a oportunidade se souber que tem boas hipóteses de se safar sem ser apanhado, não é verdade?

- Registado: 5/11/2002 12:21
Bull Bull Escreveu:canguru Escreveu:Bull Bull Escreveu:No Inside trading não estava a lesar alguém, estava a sim a beneficiar de algo.
mas mas mas... e a malta que tava a shortar?
O que é que uma coisa tem a ver com a outra.
Que eu saiba haverá sempre quem esteja a shortar
A minha informação privilegiada evitava essa OPA? Evita a aberturas de posições curtas de outros investidores?
Claro que não
afinal estavas a lesar ou não?
canguru Escreveu:Bull Bull Escreveu:No Inside trading não estava a lesar alguém, estava a sim a beneficiar de algo.
mas mas mas... e a malta que tava a shortar?
O que é que uma coisa tem a ver com a outra.
Que eu saiba haverá sempre quem esteja a shortar
A minha informação privilegiada evitava essa OPA? Evita a aberturas de posições curtas de outros investidores?
Claro que não
Não será demais recordar: "... não basta ser sério, é preciso parecer!"
e estes amigos...
... Bom, na verdade, recordaram-me a história da paragem do autocarro
:
- A menina por um milhão de dólares fazia amor comigo? - perguntava à formosura que estava à frente na fila
- Bom, isso já ficou claro na primeira pergunta. Agora é só uma questão de preço.
e estes amigos...

"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
Elias Escreveu:Bull Bull Escreveu:Desculpa Elias, mas são casos diferentes.
No Inside trading não estava a lesar alguém, estava a sim a beneficiar de algo. No outro caso é bastante diferente.
Se achas que não estás a lesar ninguém, então responde à seguinte pergunta: em tua opinião o inside trading deveria deixar de ser crime?
Devia ser crime, pois não é só a questão de OPA, e sim um conjunto de dados que todos nós confiamos que quando são divulgados sabemos que essa informação não foi partilhada por ninguém.
Embora não acredito em nada que isso aconteça assim mesmo.
Então diz-me então quais são os lesados por teres adquirido as acções antes da OPA?
Poderão haver sim, como é óbvio, investidores a dizerem que não tiveram a oportunidade desse ganho por não ter essa informação privilegiada, como tal sente-se lesados artificialmente.
Como tal, não deixava de ser crime, mas o não deixar de ser crime é para deixar uma melhor transparecia nos mercados
Elias Escreveu:Bull Bull Escreveu:Desculpa Elias, mas são casos diferentes.
No Inside trading não estava a lesar alguém, estava a sim a beneficiar de algo. No outro caso é bastante diferente.
Se achas que não estás a lesar ninguém, então responde à seguinte pergunta: em tua opinião o inside trading deveria deixar de ser crime?

Muito bem, muito bem...
Estou deliciado com o desenvolvimento do tópico e a variar de opinião a cada resposta, muito bom mesmo.
É mau, n é mau, crime? roubar?
Faz-me lembrar a velha questão da fidelidade conjugal... em que criticamos que os outros sejam infiéis, mas que um dia, quando nos calha "a sorte grande", não resistimos...
LOL
Abraço e por aqui vou continuar a assistir da plateia

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein