Se soubesse de uma OPA o que faria?
Bull Bull Escreveu:Desculpa Elias, mas são casos diferentes.
No Inside trading não estava a lesar alguém, estava a sim a beneficiar de algo. No outro caso é bastante diferente.
Se achas que não estás a lesar ninguém, então responde à seguinte pergunta: em tua opinião o inside trading deveria deixar de ser crime?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Não comprava. Inside trading é crime.
Mesmo se souber que 90% das pessoas optaria por esse caminho, a minha posição mantém-se. Acredito que é possível fazer dinheiro na bolsa legalmente.
(Esta pergunta poderia também ser colocada da seguinte forma: "imagine que vê uma carrinha de transporte de valores desguarnecida e tem a oportunidade roubar uns maços de notas sem ninguém dar conta; 90% das pessoas aproveita a oportunidade e mete uns maços de notas ao bolso; sabendo desse facto, roubaria também?")
No fundo estamos perante o velho ditado: a ocasião faz o ladrão.
Desculpa Elias, mas são casos diferentes.
No Inside trading não estava a lesar alguém, estava a sim a beneficiar de algo. No outro caso é bastante diferente.
Na OPA, no dia seguinte todos que tinham as acções ficavam benefeciados com a OPA, o que eu tinha feito era aproveitar a noticia que sabia antes.
No caso da OPA, e como demonstra os resultados, pelo menos a mim não ficava com a consciência pesada.
Elias Escreveu:O exemplo que dei de facto não é perfeito, mas o princípio é o mesmo: trata-se de a pessoa se apropriar de algo que legalmente não lhe pertence.
Não concordo contigo, tu não estás a tirar nada a ninguem, estás a tirar partido de informação privilegiada para fazer negocio, neste caso com acções, mas podia ser com terrenos, materias-primas, etc...não é roubo.
Elias Escreveu:O que o resultado deste inquérito demonstra (para mim não é novidade e pelo que tens escrito para ti também não é) é que os portugueses aceitam os pequenos crimes, como conduzir alcoolizado, fugir aos impostos, copiar musicas e filmes da net, usar software pirateado, etc....O inside trading é apenas mais um.
Concordo com tudo menos com uma parte: quando escreves "os portugueses". Este inquérito não demonstra que os portugueses sejam mais propensos a este tipo de pequenos crimes que os cidadãos de outras nacionalidade.
Correcto, não é possivel tirar essa conclusão do inquérito mas tendo em conta a minha experiencia de vida é essa a minha percepção(quando comparando com outros paises do norte da europa)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
O exemplo que dei de facto não é perfeito, mas o princípio é o mesmo: trata-se de a pessoa se apropriar de algo que legalmente não lhe pertence.
Concordo com tudo menos com uma parte: quando escreves "os portugueses". Este inquérito não demonstra que os portugueses sejam mais propensos a este tipo de pequenos crimes que os cidadãos de outras nacionalidade.
O que o resultado deste inquérito demonstra (para mim não é novidade e pelo que tens escrito para ti também não é) é que os portugueses aceitam os pequenos crimes, como conduzir alcoolizado, fugir aos impostos, copiar musicas e filmes da net, usar software pirateado, etc....O inside trading é apenas mais um.
Mesmo se souber que 90% das pessoas optaria por esse caminho, a minha posição mantém-se. Acredito que é possível fazer dinheiro na bolsa legalmente.
(Esta pergunta poderia também ser colocada da seguinte forma: "imagine que vê uma carrinha de transporte de valores desguarnecida e tem a oportunidade roubar uns maços de notas sem ninguém dar conta; 90% das pessoas aproveita a oportunidade e mete uns maços de notas ao bolso; sabendo desse facto, roubaria também?")
Compreendo o teu raciocinio mas não é bem a mesma coisa, o que o Ulisses pergunta é mais do genero, tu alugas um filme ou fazes o download? Todo o software que utilizas é legal ou tens copias piratas?
O exemplo que dás é um roubo, um crime sem duvida, o inside trading é crime mas não é roubo, tal como conduzir alcoolizado é um crime (se ultrapassares uma determinada taxa) mas não é roubo.
O que o resultado deste inquérito demonstra (para mim não é novidade e pelo que tens escrito para ti também não é) é que os portugueses aceitam os pequenos crimes, como conduzir alcoolizado, fugir aos impostos, copiar musicas e filmes da net, usar software pirateado, etc....O inside trading é apenas mais um.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Lion_Heart Escreveu:Numa logica realista , racinal e economica uma acção so deveria ver a sua cotação variar em determinadas situações assim como :
Noticias relevantes , resultados , investimentos e trocas de posições accionistas.
Isso era se os mercados fossem eficientes. Mas não são.
Lion_Heart Escreveu:No entanto todos os dias os preços variam , e porque?
Por especulação, inside trading , manipulação e etc . Sendo todas estas situações ilegais . Mas com estas ninguem se preocupa.
Os mercados variam porque as expectativas dos investidores e dos agentes económicos estão permanentemente a variar. De onde é que se depreende que haja manipulação?
Vou aproveitar aqui a sua deixa e mandar mais um bitaite ca dos meus.
Numa logica realista , racinal e economica uma acção so deveria ver a sua cotação variar em determinadas situações assim como :
Noticias relevantes , resultados , investimentos e trocas de posições accionistas.
No entanto todos os dias os preços variam , e porque?
Por especulação, inside trading , manipulação e etc . Sendo todas estas situações ilegais . Mas com estas ninguem se preocupa.
Ja agora que andam todos a falar nos cds e em regular aquilo como antes se falava e cortaram nos short selling, eu pergunto para que existem? ou em ultimo caso para que existe bolsa? Faziam como dantes cada um tinha os papeis e vendia de mao em mao.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Não comprava. Inside trading é crime.
Abordando o tema de outro ponto de vista a análise técnica é uma análise de preguiçosos (eu inclusivé) pois estuda quem estuda realmente os activos.
Os indicadores técnicos, as resistencias, as LTA's e tudo não é mais do que ler o que os outros andam a fazer.
E a análise técnica a meu ver não só estuda o que os analistas fundamentais andam a fazer mas também estuda indicios de inside trading, e sublinho indícios pois meros rumores transformam-se em grandes movimentos de bolsa que depois colapsam por serem meros rumores.
<b>Quando se lançam noticias de possiveis OPA's na comunicação social não é inside trading também?</b>
isto tudo para dizer que o inside trading existe e sempre existirá. E obviamenste se não tirarmos partido disso estamos ainda mais em desvantagem perante a concorrencia (ou seja todos os outros).
Para finalizar a questão do "amigo" que é o responsável das relações externas de uma empresa cotada no PSI 20.
Qual é o interesse desse meu amigo ao divulgar tal situação?
Confiaria a 100% no meu amigo ao ponto de desfazer de todas os outros investimentos e fazer um all in?
Eu mesmo baseado num rumor de um melhor amigo nunca entraria com tudo, faria um investimento parecido ao que os "meus amigos indicadores" e a "minha amiga estratégia" me segreda ao ouvido (e muitas vezes tb são enganadores).
Os indicadores técnicos, as resistencias, as LTA's e tudo não é mais do que ler o que os outros andam a fazer.
E a análise técnica a meu ver não só estuda o que os analistas fundamentais andam a fazer mas também estuda indicios de inside trading, e sublinho indícios pois meros rumores transformam-se em grandes movimentos de bolsa que depois colapsam por serem meros rumores.
<b>Quando se lançam noticias de possiveis OPA's na comunicação social não é inside trading também?</b>
isto tudo para dizer que o inside trading existe e sempre existirá. E obviamenste se não tirarmos partido disso estamos ainda mais em desvantagem perante a concorrencia (ou seja todos os outros).
Para finalizar a questão do "amigo" que é o responsável das relações externas de uma empresa cotada no PSI 20.
Qual é o interesse desse meu amigo ao divulgar tal situação?
Confiaria a 100% no meu amigo ao ponto de desfazer de todas os outros investimentos e fazer um all in?
Eu mesmo baseado num rumor de um melhor amigo nunca entraria com tudo, faria um investimento parecido ao que os "meus amigos indicadores" e a "minha amiga estratégia" me segreda ao ouvido (e muitas vezes tb são enganadores).
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
PequenoInvest Escreveu:Comprar significa prejudicar alguém?
Eu acho que é só tirar partido de uma informação "extra" e sendo assim tal como escrevi assim, nem hesitava.
Comprar significa prejudicar, obviamente. Porque estás a pressionar o preço de compra sem que a outra parte saiba o porquê, e isso influencia o mercado.
Senão também não podes vir acusar um político de comprar terrenos que não valem nada nesse dia, mas que ele "sabe" que vão ser usados para instalar o novo aeroporto, por exemplo.
E olha que essa é uma das maiores razãos para existir tanta gente bem montada em Portugal. Tanta estrada e construção pública que se fez desde os tempos do Cavaco....
- Registado: 3/2/2009 12:21
1-Não comprava.
2-Questionava-me se esse meu "amigo" seria mesmo meu amigo para me estar a enfiar numa trapalhada e num dilema desses.
3-Talvez me arrependesse de seguida, mas como no dia a dia na bolsa, preocupa-me mais uma eventual perda que o que deixo de ganhar, e esse não teria dado muito gozo a ganhar por isso também nunca me deixaria muita pena.
4-Preocupa-me o facto de não cometer um crime e estar á vontade em qualquer situação na minha vida quotidiana, não a circunstancia de ser acusado por o ter cometido como parece ser a opinião quase geral.
5-A avaliar por alguns comentários precedentes é facil perceber porque existe tanto descontentamento em Portugal; Uma das razões de tanta lamúria deve ser a frustração sentida pelos portugueses pela falta de oportunidade de prevaricar e depois como terapia, ralham contra tudo e contra todos. (La Fontaine, a raposa e as Uvas).
2-Questionava-me se esse meu "amigo" seria mesmo meu amigo para me estar a enfiar numa trapalhada e num dilema desses.
3-Talvez me arrependesse de seguida, mas como no dia a dia na bolsa, preocupa-me mais uma eventual perda que o que deixo de ganhar, e esse não teria dado muito gozo a ganhar por isso também nunca me deixaria muita pena.
4-Preocupa-me o facto de não cometer um crime e estar á vontade em qualquer situação na minha vida quotidiana, não a circunstancia de ser acusado por o ter cometido como parece ser a opinião quase geral.
5-A avaliar por alguns comentários precedentes é facil perceber porque existe tanto descontentamento em Portugal; Uma das razões de tanta lamúria deve ser a frustração sentida pelos portugueses pela falta de oportunidade de prevaricar e depois como terapia, ralham contra tudo e contra todos. (La Fontaine, a raposa e as Uvas).
- Registado: 29/11/2007 4:15
Presa35 Escreveu:Eu assumo: Não comprava!
A sério que não comprava porque:
1º É crime;
2º Pode ser falso e o "meu amigo" poderia ele sim saber mais qq coisa e querer despacha-las;
3º Se comprasse tinha que ser quantidade enorme e isso mais tarde seria investigado.
E estou a falar a sério.
Presa35
Que belo "amigo"

- Registado: 24/7/2009 12:13
Soubeste de uma OPA e o que fizeste?
Não posso precisar o ano e data. Mas penso que foi em 2001.
Diz-me o amigo NUNO, cliente da casa.
Queres ganhar umas massas? No dia x vai ser lançado uma OPA sobre a Colep, (Salvo erro a 3,30)
Nos dia seguintes até à data andei a acompanhar a menina, mas achei que a dica do meu amigo era treta. Não liguei mais ao assunto
2 dias antes da data o meu amigo liga-me a perguntar se já comprei acções. Respondi-lhe que não e que não acreditava muito no que ele me estava a dizer.
Pelo sim , pelo não, nesse mesmo dia comprei 1000 acções a 2,90 e tal e coloquei a venda salvo erro a 3,26.
No dia D passei o dia a olhar para a dita cuja eram quase 16h00 e nada tinha acontecido.Pensei cá para mim. Grande treta este NUNO me enfiou.
Anulo a ordem vejo que existe um comprador perto dos 3,00 aí vão elas.
Entre as 16,10/15, "catrapum". Alguém faz uma compra que as leva precisamente ao valor que o meu amigo tinha referido
Já faz muitos anos, posso estar a ser impreciso nos valores, e nem lembro se foi lançado OPA durante a sessão ou se foi depois da sessão. Uma coisa é certa o valor que o amigo NUNO dizia foi feito na perfeição e eu fiquei a chuchar no dedo
Podia ter comprado mais? podia, mas NUNCA acreditei no meu amigo
Era uma vez uma OPA
Não posso precisar o ano e data. Mas penso que foi em 2001.
Diz-me o amigo NUNO, cliente da casa.
Queres ganhar umas massas? No dia x vai ser lançado uma OPA sobre a Colep, (Salvo erro a 3,30)
Nos dia seguintes até à data andei a acompanhar a menina, mas achei que a dica do meu amigo era treta. Não liguei mais ao assunto
2 dias antes da data o meu amigo liga-me a perguntar se já comprei acções. Respondi-lhe que não e que não acreditava muito no que ele me estava a dizer.
Pelo sim , pelo não, nesse mesmo dia comprei 1000 acções a 2,90 e tal e coloquei a venda salvo erro a 3,26.
No dia D passei o dia a olhar para a dita cuja eram quase 16h00 e nada tinha acontecido.Pensei cá para mim. Grande treta este NUNO me enfiou.
Anulo a ordem vejo que existe um comprador perto dos 3,00 aí vão elas.
Entre as 16,10/15, "catrapum". Alguém faz uma compra que as leva precisamente ao valor que o meu amigo tinha referido
Já faz muitos anos, posso estar a ser impreciso nos valores, e nem lembro se foi lançado OPA durante a sessão ou se foi depois da sessão. Uma coisa é certa o valor que o amigo NUNO dizia foi feito na perfeição e eu fiquei a chuchar no dedo
Podia ter comprado mais? podia, mas NUNCA acreditei no meu amigo
Era uma vez uma OPA
- Registado: 29/11/2007 2:05
Não quero nem saber
Vendia tudo que tivesse com menos de 20% de lucro e metia tudo nessa cotada.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Re: Se soubesse de uma OPA o que faria?
SMALL1969 Escreveu:
Quem está a fazer inside trading e devia ser preso ou severamente mulado seria o "meu grande amigo", e não eu, que ia comprar.
Penso que seja precisamente ao contrário... Quem efectua transacções é que faz inside trading... É quem negoceia com base em informação ainda não divulgada.
O amigo, à partida estaria a violar possíveis acordos de confidencialidade relativos à empresa, ao passar informação ainda não divulgada. Se negociasse, então *também* estaria a cometer o crime de inside trading...
Cumprimentos,
Elgenedy
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]
- Registado: 17/12/2002 22:25
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 57 visitantes