Se soubesse de uma OPA o que faria?
ul Escreveu:Até hoje qual é o numero de investigados e condenados pelo crime "inside trading "
Pelo menos um, que eu saiba. O filho do Sousa Cintra num negócio com a Jerónimo Martins.
Dizem que foi pouco discreto... Estou a imaginá-lo com uma bandeirinha na cabeça a dizer :
"CMVM = Ceguinhos! Até eu enchi a mula com informação privilegiada"

"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Re: Se soubesse de uma OPA o que faria?
Ulisses Pereira Escreveu:Imagine que um grande amigo seu é o responsável das relações externas de uma empresa cotada no PSI 20 e que lhe garante que hoje, depois do fecho, vai ser anunciada uma OPA sobre a empresa, 20% acima do preço a que está cotada.
Sabe que se negociar está a cometer um crime de "inside trading". O que faria?
(ainda bem que as votações são anónimas)
Quem está a fazer inside trading e devia ser preso ou severamente mulado seria o "meu grande amigo", e não eu, que ia comprar.
A menos que ele me emprestasse uns largos milhares de euros para EU comprar em nome dele.
Aí sim, deveriamos ser ambos severamene punidos.
Mas estamos a falar em conjecturas porque isso nunca aconteceu em Portugal, mesmo apesar de Portugal ser pequeno e todos serem primos ou terem médicos ou amantes partilhadas
- Registado: 3/2/2009 12:21
Ulisses
Eu acho isso muito mal. Uma coisa horrivel, mesmo , uma vez que é injusto para os que não sabem dessa OPA.
Dito isto, eu iria a correr à CMVM delatar o meu amigo e depois ia à Policia delatá-lo outra vez . Assim que ele estivesse preso , iria engravidar a mulher dele e colocar os filhos que ele tivesse,para adopção na Bulgária. Tomava o carro dele e vendia-lhe a casa . Depois , usava o dinheiro da venda pra contratar um gang Ucraniano ( se não estivesse disponivel a máfia Russa ) para limpar o sebo a toda a familia dele até à 5ª geração. Por fim, tornava-me um Religioso fervoroso , de modo a que a entidade máxima fizesse erguer-se um vulcão por baixo da prisão onde ele se encontrásse .
... ou então metia o máximo de guito disponivel na acção de que ele falava e pagava-lhe um jantarzão numa estancia turistica onde iriamos gozar as mais-valias resultantes da informação dele , onde mulheres exóticas nos massajavam e metiam comida na boca , serviam bebidas em barda e outras cenas assim ( tipo o JAS ).
Um abraço ,
The Mechanic
Imagine que um grande amigo seu é o responsável das relações externas de uma empresa cotada no PSI 20 e que lhe garante que hoje, depois do fecho, vai ser anunciada uma OPA sobre a empresa, 20% acima do preço a que está cotada.
Eu acho isso muito mal. Uma coisa horrivel, mesmo , uma vez que é injusto para os que não sabem dessa OPA.
Dito isto, eu iria a correr à CMVM delatar o meu amigo e depois ia à Policia delatá-lo outra vez . Assim que ele estivesse preso , iria engravidar a mulher dele e colocar os filhos que ele tivesse,para adopção na Bulgária. Tomava o carro dele e vendia-lhe a casa . Depois , usava o dinheiro da venda pra contratar um gang Ucraniano ( se não estivesse disponivel a máfia Russa ) para limpar o sebo a toda a familia dele até à 5ª geração. Por fim, tornava-me um Religioso fervoroso , de modo a que a entidade máxima fizesse erguer-se um vulcão por baixo da prisão onde ele se encontrásse .
... ou então metia o máximo de guito disponivel na acção de que ele falava e pagava-lhe um jantarzão numa estancia turistica onde iriamos gozar as mais-valias resultantes da informação dele , onde mulheres exóticas nos massajavam e metiam comida na boca , serviam bebidas em barda e outras cenas assim ( tipo o JAS ).
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Penso que sou uma pessoa honesta, mas acho que compraria.
Se tivesse subornado alguém para ter informação priveligiada, o caso seria diferente.
Assim seria apenas um facto aleatório.
Era uma vantagem, sem dúvida.
Mas Ulisses tu também estás em vantagem em relação às pessoas que estão na Bolsa e sabem menos dos Mercados ou não conhecem a AT. Não estarás a usar uma informação que os outros não têm?
Poderás argumentar que é legal saber AT e é ilegal saber aquilo que o acaso fez, fornecendo-te uma informação priveligiada. Mas será que a Lei é corecta? Ou o ilícito não será obter essa informação dum modo ilegal?
Se tivesse subornado alguém para ter informação priveligiada, o caso seria diferente.
Assim seria apenas um facto aleatório.
Era uma vantagem, sem dúvida.
Mas Ulisses tu também estás em vantagem em relação às pessoas que estão na Bolsa e sabem menos dos Mercados ou não conhecem a AT. Não estarás a usar uma informação que os outros não têm?
Poderás argumentar que é legal saber AT e é ilegal saber aquilo que o acaso fez, fornecendo-te uma informação priveligiada. Mas será que a Lei é corecta? Ou o ilícito não será obter essa informação dum modo ilegal?
Olá,
Acho que esta pergunta é mais dificil do que aparenta. Dizer que sim ou que não, sem efectivamente ter passado por uma situação semelhante, pelo menos para mim é complicado.
Posso pensar que sim, compraria, mas na altura achar melhor não cometer qualquer crime... ou que não compraria, mas 20% em 2 dias (ou muito mais com os derivados) pode ser um incentivo bastante forte.
Actualmente trabalho numa empresa do PSI20, e por esse motivo não costumo sequer olhar para ela. Por analogia, depreendo que escolheria não. Como tal votei não... mas sem qualquer certeza
Mais uma excelente pergunta para pensar
Cumprimentos,
Elgenedy
Acho que esta pergunta é mais dificil do que aparenta. Dizer que sim ou que não, sem efectivamente ter passado por uma situação semelhante, pelo menos para mim é complicado.
Posso pensar que sim, compraria, mas na altura achar melhor não cometer qualquer crime... ou que não compraria, mas 20% em 2 dias (ou muito mais com os derivados) pode ser um incentivo bastante forte.
Actualmente trabalho numa empresa do PSI20, e por esse motivo não costumo sequer olhar para ela. Por analogia, depreendo que escolheria não. Como tal votei não... mas sem qualquer certeza

Mais uma excelente pergunta para pensar

Cumprimentos,
Elgenedy
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]
- Registado: 17/12/2002 22:25
Re: Se soubesse de uma OPA o que faria?
Ulisses Pereira Escreveu:Imagine que um grande amigo seu é o responsável das relações externas de uma empresa cotada no PSI 20 e que lhe garante que hoje, depois do fecho, vai ser anunciada uma OPA sobre a empresa, 20% acima do preço a que está cotada.
Crime é , como tembém é crime divulgar escutas , roubar e etc.
Sabes muito bem que em todas as OPAs o inside trade exitiu , existe e existira. O que não falta são bufos. lol.
Se queres dar pouco nas vistas fazem como fazem os outros, off shores ou sociedades obscuras. lol . E eu a ensinar a missa ao padre.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Ulisses....
Ulisses , imagina que hoje no fecho do mercado existia MESMO um anuncio de uma opa
Era uma grande coincidencia...

Era uma grande coincidencia...

Compro. Independentemente de ter ou não essas informações. Desde que esteja convicto de que suba e que o mercado esteja aberto, ninguém me pode acusar de crime.
Na OPA ao Benfica, aquilo foi para ajudar os amigos do Berardo Benfiquistas. Os benfiquistas que compraram acções antes do anúncio fizeram algum crime?
Na OPA ao Benfica, aquilo foi para ajudar os amigos do Berardo Benfiquistas. Os benfiquistas que compraram acções antes do anúncio fizeram algum crime?

Editado pela última vez por EuroVerde em 9/3/2010 13:44, num total de 1 vez.
Se soubesse de uma OPA o que faria?
Imagine que um grande amigo seu é o responsável das relações externas de uma empresa cotada no PSI 20 e que lhe garante que hoje, depois do fecho, vai ser anunciada uma OPA sobre a empresa, 20% acima do preço a que está cotada.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 605 visitantes