Mais-valias mobiliárias taxadas a 20%
dvck Escreveu:Pevide Escreveu:charles Escreveu:Só para lembrar que mais valia é tributada a 20%depois de apurada a matéria colectável, havendo várias variantes para se apurar a matéria colectável.
A taxa anterior de 10% era por tributação autónoma.
Subiu agora de 10% para 20%, mas continua a ser por tributação autónoma e consequentemente a matéria colectável não entra aqui em questão.
Mas apesar de ser tributação autónoma já hoje se pode optar pelo englobamento. Se continuar a ser possível a opção do englobamento esta medida pode revelar-se completamente contraproducente e até lesiva para os cofres do estado.
Apenas para os escaloes abaixo dos 20% de IRS o que vamos ser um popuco realistas, da maioria do pessoal que investe, não são esses os escaloes que se inserem... logo nao haveria qualquer tipo ode beneficio em englobar
- Registado: 18/12/2009 18:54
Pevide Escreveu:charles Escreveu:Só para lembrar que mais valia é tributada a 20% depois de apurada a matéria colectável, havendo várias variantes para se apurar a matéria colectável.
Subiu agora de 10% para 20%, mas continua a ser por tributação autónoma e consequentemente a matéria colectável não entra aqui em questão.
No seguimento do exemplo anterior desses 100k reinvestes metade dessa mais valia na compra de outro imóvel sobram 50k de mais valia bruta, menos as despesas que vamos supôr seriam de 10k, neste outro exemplo esses 10% ( ano 2009) iriam incidir sobre que valor?
Há que apurar o valor sobre o qual vai incidir esses 10% não se trata de aplicar 10% sobre a mais valia bruta certo!
Cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Pevide Escreveu:charles Escreveu:Só para lembrar que mais valia é tributada a 20%depois de apurada a matéria colectável, havendo várias variantes para se apurar a matéria colectável.
Mas apesar de ser tributação autónoma já hoje se pode optar pelo englobamento. Se continuar a ser possível a opção do englobamento esta medida pode revelar-se completamente contraproducente e até lesiva para os cofres do estado.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
charles Escreveu:Só para lembrar que mais valia é tributada a 20%depois de apurada a matéria colectável, havendo várias variantes para se apurar a matéria colectável.
- Registado: 30/6/2008 20:42
Se querem mesmo ser investidores de longo prazo, basta viverem dos dividendos (onde pagam 20%) e nunca venderem as açcões.
De resto, acho justo. Corrigia talvez a possibilidade das menos valias abaterem, de alguma forma, directamente à colecta, em vez de apenas descontarem em futuras mais valias.
O que acho injusto é alguns já estarem ricos e nunca terem pago 1 cêntimo.
E isto é como tudo. Refila-se, vende-se tudo, e passado algum tempo voltam todos, ou pelo menos 95% dos investidores.
De resto, acho justo. Corrigia talvez a possibilidade das menos valias abaterem, de alguma forma, directamente à colecta, em vez de apenas descontarem em futuras mais valias.
O que acho injusto é alguns já estarem ricos e nunca terem pago 1 cêntimo.
E isto é como tudo. Refila-se, vende-se tudo, e passado algum tempo voltam todos, ou pelo menos 95% dos investidores.
- Registado: 3/2/2009 12:21
Boas,
Claro que, como já foi dito, esta medida tenderá a reduzir as operações feitas na nossa bolsa, comportando uma série de efeitos negativos já aqui mencionados.
Por seu lado, o Estado poderá não vir a ter um acréscimo significativo das suas receitas, apesar desta medida ter também uma base moralista.
De facto, não me parecia que a situação fiscal anterior fizesse muito sentido, na medida em que taxar os rendimentos do trabalho da maior parte da população activa numa taxa superior a 20% e isentar ou taxar a somente 10% os rendimentos provenientes do factor capital constituía, a meu ver, uma situação não muito lógica.
Vai doer a todos, mas tem mesmo que ser assim...
Cumprimentos
Claro que, como já foi dito, esta medida tenderá a reduzir as operações feitas na nossa bolsa, comportando uma série de efeitos negativos já aqui mencionados.
Por seu lado, o Estado poderá não vir a ter um acréscimo significativo das suas receitas, apesar desta medida ter também uma base moralista.
De facto, não me parecia que a situação fiscal anterior fizesse muito sentido, na medida em que taxar os rendimentos do trabalho da maior parte da população activa numa taxa superior a 20% e isentar ou taxar a somente 10% os rendimentos provenientes do factor capital constituía, a meu ver, uma situação não muito lógica.
Vai doer a todos, mas tem mesmo que ser assim...
Cumprimentos
- Registado: 26/8/2008 16:36
qualnhick Escreveu:Para quem ainda à muitissimo pouco tempo disse:
Não vou aumentar os impostos para controlar o defice
Não está mal ...
- aumento de imposto sobre as mais-valias mobiliarias - de 10% para 20% (menos de 1 ano) ou de 0% para 20% (mais de 1 ano)
- novo escalão de IRS de 45 % - aumento para o escalão de mais de 150.000 € de 42% para 45%. Se bem se recordam o escalão dos 42% já foi criado pelo primeiro ministro Socrates depois de ter assegurado que não ia aumentar impostos !! Ou seja, com este não aumento de impostos já passou dos 40 para os 45%
- redução de deduções fiscais - na pratica são aumentos de impostos
Não está em causa a justiça, ou injustiça, destas medidas, CONTINUA em causa a relação dificil deste primeiro ministro e do seu governo com a verdade.
Somos enganados diariamente com mentiras descaradas deste primeiro-ministro e do seu governo, mentiras essas enroladas em meias-verdades para "ver se passa" ! Falta saber até quando aguentamos este estado de coisas, por mim já tinham ido embora à muito tempo ...
Pois, mas isto já não é de agora, não percebo é como que ganham sempre as eleições... quer dizer... uma oposição como o PSD também não é uma alternativa credível...
uma pergunta que já foi feita
A agora prevista incidência de 20% de imposto sobre as mais valias resultante de vendas de títulos detidos há mais de um ano, seguirá o regime idêntico ao actual regime sobre as mais valias de títulos detidos há menos de um ano?
Ou seja, aplicar-se-á 20% sobre 50% do total das mais valias?......ou será 20% sobre a totalidade do capital?
Creio que isto ainda não foi respondido.
Agradecia uma conjectura?
cumps
Ou seja, aplicar-se-á 20% sobre 50% do total das mais valias?......ou será 20% sobre a totalidade do capital?
Creio que isto ainda não foi respondido.
Agradecia uma conjectura?
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
Há algum país na Europa onde a taxação dos rendimentos seja inferior a 20%.
O melhor é fora da Europa porque deve haver algum acordo entre nações que assegura que a banca tem que responder ao fisco de qualquer país da UE se for solicitada informação sobre algum cliente.
Pelo menos foi o que me disseram no Saxo Bank da Dinamarca...
É desta que abro uma conta em Euros nos USA...
stock
O melhor é fora da Europa porque deve haver algum acordo entre nações que assegura que a banca tem que responder ao fisco de qualquer país da UE se for solicitada informação sobre algum cliente.
Pelo menos foi o que me disseram no Saxo Bank da Dinamarca...
É desta que abro uma conta em Euros nos USA...
stock
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
Para quem ainda à muitissimo pouco tempo disse:
Não está mal ...
- aumento de imposto sobre as mais-valias mobiliarias - de 10% para 20% (menos de 1 ano) ou de 0% para 20% (mais de 1 ano)
- novo escalão de IRS de 45 % - aumento para o escalão de mais de 150.000 € de 42% para 45%. Se bem se recordam o escalão dos 42% já foi criado pelo primeiro ministro Socrates depois de ter assegurado que não ia aumentar impostos !! Ou seja, com este não aumento de impostos já passou dos 40 para os 45%
Não está em causa a justiça, ou injustiça, destas medidas, CONTINUA em causa a relação dificil deste primeiro ministro e do seu governo com a verdade.
Somos enganados diariamente com mentiras descaradas deste primeiro-ministro e do seu governo, mentiras essas enroladas em meias-verdades para "ver se passa" ! Falta saber até quando aguentamos este estado de coisas, por mim já tinham ido embora à muito tempo ...
Não está mal ...
- Registado: 19/12/2002 2:50
Penso que vai ser como na Alemanha,pois não faz sentido mudar as regras no meio do jogo.
Germany
Germany has introduced a very strict capital gains tax for shares, funds, certificates etc. in January 2009 (called as Abgeltungsteuer in German). Capital gains tax will only apply to financial instruments (shares, bonds etc) if they have been bought after 31.12.2008. Instruments bought before this date are capital gains tax exempt (assuming that they are held for at least 12 months), even if they are sold in 2065 or later, barring a change of law. Special treatments of certificates, which only qualify for tax exemption if they have been bought before 15.03.2007.
Germany
Germany has introduced a very strict capital gains tax for shares, funds, certificates etc. in January 2009 (called as Abgeltungsteuer in German). Capital gains tax will only apply to financial instruments (shares, bonds etc) if they have been bought after 31.12.2008. Instruments bought before this date are capital gains tax exempt (assuming that they are held for at least 12 months), even if they are sold in 2065 or later, barring a change of law. Special treatments of certificates, which only qualify for tax exemption if they have been bought before 15.03.2007.
- Registado: 29/5/2009 22:05
quando colocas o teu capital na bolsa, corres um Risco!
Ao colocar-se o capital na Bolsa corre-se um risco. Para um investidor, tem de valer a pena correr esse risco. Se agravam o imposto, se tributam o que antes não tributavam, vão fazer pensar o investidor se valerá a pena correr esse risco,por terem subido o imposto, tem de fazer contas que ficará sem 20% do seu potencial lucro, se chegar á conclusão que não vale a pena, quem é que fica prejudicado?...muitos ficarão: os bancos e as corretoras receberão menos comissões de transacção (com eles não estou preocupado), o mercado ressente-se por uma eventual falta de liquidez. O Estado não recebe o imposto de uma eventual mais valia. E principalmente as empresas, elas terão dificuldades se quiserem financiar-se no mercado de capitais... novas empresas se calhar não vão achar atractivo entrar em bolsa. As cotações das empresas poderão baixar pq não há investidores interessados. E Haverá mais concerteza. Penso que a questão de porque é que os que investem na bolsa não há-de pagar a mesma taxa de imposto que os outros trabalhadores (a mulher da limpeza, o gestor, o bancário...) e dos Depósitos a prazo, nem se coloca, é uma estupidez raciocionar desse modo, pq ou o investidor investe ou não investe, não se trata de um trabalho, é simples, ele não investindo não coloca o seu capital em risco nem paga o imposto sobre uma eventual mais valia que pudesse ter. Por essa razão é que existem os incentivos fiscais, para levarem as pessoas a investir, se os tiram o investimento baixa ou deixa de existir, e com isso tb as poupanças são canalizadas para outros lados. Agora haver quem diga que está de acordo que se taxem as mais valias do mesmo modo que as outras aplicações, não está a perceber o que se está a discutir.
Editado pela última vez por hollies em 8/3/2010 20:09, num total de 2 vezes.
- Registado: 29/11/2007 3:49
trigger Escreveu:Procurei na internet (http://en.wikipedia.org/wiki/Capital_gains_tax) e ao que parece no Mundo desenvolvido paga-se mais... que os 20%, portanto estamos tramados. Fica a lista resumida de alguns paises desenvolvidos:
Alemanha:
Mais de 25%...
Espanha:
18%
França:
30.1% para residentes (dos quais 12.1% para seg. social).
Se tiver uma conta especial chamada PEA, que tem de ser aberta por pelo menos 5 anos, pode ter até 132.000€, só paga os 12.1%.
Holanda:
Propriedades e poupanças são taxadas a 1.2% como substituto do imposto sobre ganhos capitais. Os dividendos para quem tenha, por exemplo, mais de 5% de uma empresa são taxados a 25%
Itália::
27.5%
Japão:
Há duas modalidades:
- 1,05% sobre todos os movimentos (ganhos e perdas)
- 26% sobre ganhos
Muitos declaram os negócios com ganhos no primeiro método e os negócios com perdas no 2º... baixando a carga de imposto a pagar!
Suécia:
30%
Tudo o que escrevi foi transcrito da wikipedia, poderão haver alguns lapsos. De qualquer forma, em traços gerais, parece que se paga mais
in http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... c&start=50
As empresas onde se vão financiar, ao Estado?
A partir de agora as empresas quando se quiserem financiar vão ter mais dificuldades se quiserem ir aos mercados em busca de capital, novas privatizações vão estar em causa, novas 'ofertas publicas de acções', nestas condições não me parece.Esqueceram-se que Portugal é um pequeno pais, com um mercado minusculo, que práticamente não existe para os investidores estrangeiros, um dos atractivos era esse, o de ter uma tributação mais baixa, agora, fica práticamente ao mesmo nível da dos outros paises, que razões vão ter os investidores estrangeiros para investir em Portugal?...vêm cá comprar a Inapa, ou a Zon, talvez o BCP... heheheeh... Os Investidores portugueses que expressão têm?...nenhuma e muitos já deixaram de transacionar em títulos portugueses, porque de nada valem, e a partir de agora menos ainda.
Editado pela última vez por hollies em 8/3/2010 19:42, num total de 1 vez.
Pevide Escreveu:Só não estou de acordo em que o investidor a longo prazo tenha que pagar também os 20%.
Gostava de saber o que é que o Investidor de longo prazo tem a mais ( ou a menos) que uma empregada de limpeza, um gestor de uma empresa ou uma pessoa que tem o seu dinheiro num deposito a prazo, em que ambos pagam impostos!!!
<i>"if you really want something in this life, you have to work for it. Now quiet! They're about to announce the lottery numbers"</i>
by Homer Simpson
by Homer Simpson
Pevide Escreveu:Teria que haver uma diferenciação entre o investidor (longo prazo) e o especulador (curto prazo), que basicamente era o facto do primeiro não ter que pagar imposto e o segundo sim.
Qual é a diferença entre "investidor" e "especulador"?
Para mim é a mesma coisa. As motivações de cada um são as qua são, há milhentas e de um ponto de vista económico não interessam nada.
Limitar o investimento de curto prazo é reduzir a concorrência e retirar liquidez ao sistema.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Só não estou de acordo em que o investidor a longo prazo tenha que pagar também os 20%.
Teria que haver uma diferenciação entre o investidor (longo prazo) e o especulador (curto prazo), que basicamente era o facto do primeiro não ter que pagar imposto e o segundo sim.
Teria que haver uma diferenciação entre o investidor (longo prazo) e o especulador (curto prazo), que basicamente era o facto do primeiro não ter que pagar imposto e o segundo sim.
- Registado: 30/6/2008 20:42
A mim parece-me uma medida justa, ou pelo menos tão justa como qualquer outro imposto sobre os nossos rendimentos. Não fazia sentido nenhum tributar 20% em depósitos e apenas 10% sobre as mais-valias. Rendimentos de capital devem ser todos taxados igualmente.
Para mim a situação ideal e mais justa seria taxar IRS sobre o somotário de todos os rendimentos de uma família: salários, rendas, rendimentos de capitais, pensões, etc. Se num dado ano houvesse menos-valias, reduzia-se o rendimento colecável.
Para mim rendimentos, são rendimentos. Não percebo a razão de não termos um sistema de IRS muito mais simplificado.
Para mim a situação ideal e mais justa seria taxar IRS sobre o somotário de todos os rendimentos de uma família: salários, rendas, rendimentos de capitais, pensões, etc. Se num dado ano houvesse menos-valias, reduzia-se o rendimento colecável.
Para mim rendimentos, são rendimentos. Não percebo a razão de não termos um sistema de IRS muito mais simplificado.
Podes crer, vão-nos sempre ao Bolso.
Se fosse um País Sério, esta medida nunca seria tomada, pelo menos tributar as mais valias das acções com mais de um ano, eles não podem mudar só assim as regras de um momento para o outro. MAs como este não é um País Sério, basta perceber o governo que temos, e fica tudo claro, eles decidem, está decidido, e há-de vir um palhaço falar às oito da noite, hora dos Telejornais, aos portugueses explicar as decisões deste Governo Maravilha, e os portugueses, cordeirinhos que são, vão ouvir e calar, hão-de estar mais interessados na novela que vai dar a seguir, já á espera do jogo de amanha, e o do benfica na quinta, e é esta a triste história de que são feitos os portugueses, uns frouxos.
Não é bem assim.
Se colocares em depósitos também pagas 20%.
O que acho mais "injusto" são 2 coisas:
1º Desta forma digamos que o investidor em acções não recebe um "prémio de risco" relativamente aos depósitos.
2º A inflacção não é tida em conta. Se comprar acções a 1€ e passado 5 anos a vender por 1,10€....mesmo que a cotação "acompanhe" a inflacção, pago imposto à mesma.
Se for investir numa habitação o fisco desconta x% por ano.
Se colocares em depósitos também pagas 20%.
O que acho mais "injusto" são 2 coisas:
1º Desta forma digamos que o investidor em acções não recebe um "prémio de risco" relativamente aos depósitos.
2º A inflacção não é tida em conta. Se comprar acções a 1€ e passado 5 anos a vender por 1,10€....mesmo que a cotação "acompanhe" a inflacção, pago imposto à mesma.
Se for investir numa habitação o fisco desconta x% por ano.
- Registado: 3/2/2009 12:21
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Google [Bot], PacoNasssa, Pmart 1, Shimazaki_2 e 154 visitantes