Mais-valias mobiliárias taxadas a 20%
Podem ver como são os impostos sobre mais valias (capital gains tax) em quase todos oa países neste link:
Capital Gains Tax
Nos States até este ano de 2010 para invetimentos a menos de 1 ano é a taxa geral aplicada a cada pessoa, a mais de 1 ano é 15%. Isto esteve assim durante toda a década, mas este ano vai mudar.
Capital Gains Tax
Nos States até este ano de 2010 para invetimentos a menos de 1 ano é a taxa geral aplicada a cada pessoa, a mais de 1 ano é 15%. Isto esteve assim durante toda a década, mas este ano vai mudar.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Re: Sou eu que estou a perceber algo errado?
elgenedy Escreveu:Boa tarde,
Sempre tive a ideia que, a tributação diferente consoante o tempo que se detinha um activo estava directamente relacionado com um "incentivo" ao "investimento", ou visto de outra forma, um desincentivo à "especulação"...
Se ficar tudo igual, qual é o incentivo que eu tenho em "investir" em vez de "especular"?
Podendo uma medida destas ter como reacção mais imediata algum afastamento de investidores da praça Portuguesa, não poderá trazer, a mais longo prazo, um maior nível de "especulação" que, oficialmente, tanto se tenta combater, uma vez que deixa de haver vantagens em fazer investimentos de longo prazo?
Cumprimentos,
Elgenedy.
Ps. Este post não é uma crítica à "especulação", actividade tão fortemente criticada, quanto a mim de forma errada (gostava de ver o funcionamento de um mercado sem especuladores....), mas sim aquilo que me parece ser uma espantosa contradição.....
O incentivo para mim (que é sempre o incentivo neste país) é que não vale a pena investir nem poupar porque mais cedo ou mais tarde vão-nos ao bolso para ajudar os outros que andaram a torrar...
O melhor mesmo é gastar em copos, chapa e viagens.
- Registado: 8/3/2010 17:39
Sou eu que estou a perceber algo errado?
Boa tarde,
Sempre tive a ideia que, a tributação diferente consoante o tempo que se detinha um activo estava directamente relacionado com um "incentivo" ao "investimento", ou visto de outra forma, um desincentivo à "especulação"...
Se ficar tudo igual, qual é o incentivo que eu tenho em "investir" em vez de "especular"?
Podendo uma medida destas ter como reacção mais imediata algum afastamento de investidores da praça Portuguesa, não poderá trazer, a mais longo prazo, um maior nível de "especulação" que, oficialmente, tanto se tenta combater, uma vez que deixa de haver vantagens em fazer investimentos de longo prazo?
Cumprimentos,
Elgenedy.
Ps. Este post não é uma crítica à "especulação", actividade tão fortemente criticada, quanto a mim de forma errada (gostava de ver o funcionamento de um mercado sem especuladores....), mas sim aquilo que me parece ser uma espantosa contradição.....
Cumprimentos,
Elgenedy.
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]
- Registado: 17/12/2002 22:25
Infelizmente não é como estão a dizer...
Se o governo decidir que a lei das mais valias se deve reflectir já no IRS de 2010 então todas as mais valias feitas em 2010 serão já taxadas a 20%...
Mesmo as que foram feitas em Janeiro ou Fevereiro e independentemente de já termos acções há 5 ou 10 anos...
Apenas se decidirem colocar em vigor a partir de 2011 nos "safamos" disto ao vender no decorrer de 2010.
Mas tudo indica que vão entalar aqueles, que tal como eu, entra long... É a justiça deste nosso país...
Mesmo as que foram feitas em Janeiro ou Fevereiro e independentemente de já termos acções há 5 ou 10 anos...
Apenas se decidirem colocar em vigor a partir de 2011 nos "safamos" disto ao vender no decorrer de 2010.
Mas tudo indica que vão entalar aqueles, que tal como eu, entra long... É a justiça deste nosso país...
- Registado: 8/3/2010 17:39
- GOE - Escreveu:Tenho ideia que noutros países a taxa sobre as mais-valias bolsistas é bem mais alta?
Se alguém tivesse dados relativamente à Alemanha, França, U.S.A. penso que seria interessante colocar aqui
Alemanha ronda os 30% assim como França CONTUDO em França mais valias até 40 mil euros estão isentas de tributação.
Na Alemanha pode criar-se contas com deferimento de impostos, isto implica que só és taxado os 25-30% de imposto no último ano. Isto é benéfico visto que o valor anual dos impostos que seriam cobrados são também eles capitalizados. Esta conta tem um valor máximo de 200 mil €. Esta medida está também disponivel em França.
Do que conheço, nenhuma destas medidas estão previstas cá em Portugal, ou seja estaas medidas com vista a proteger o pequeno investidor não existem de todo ao contrário de outros países.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Olá a todos.
Como nuns lados ouvimos umas coisas noutros outras, fiquei aqui baralhado quanto a uma questão relativametne a esta tributação de 20% das mais valias de acções q temos há mais de um ano:
Tenho uma série de titulos que detenho há mais de um ano e que tenho actualmente uma mais-valia potencial bastante considerável no seu todo. Se hoje vender estes titulos e recomprar, esta mais valia que tive está ainda sujeita aos 20% ou, como ainda não está nada bem definido, estou isento?
Obrigado.
Como nuns lados ouvimos umas coisas noutros outras, fiquei aqui baralhado quanto a uma questão relativametne a esta tributação de 20% das mais valias de acções q temos há mais de um ano:
Tenho uma série de titulos que detenho há mais de um ano e que tenho actualmente uma mais-valia potencial bastante considerável no seu todo. Se hoje vender estes titulos e recomprar, esta mais valia que tive está ainda sujeita aos 20% ou, como ainda não está nada bem definido, estou isento?
Obrigado.
- Registado: 29/5/2009 20:45
pedro29 Escreveu:Esta medida só vai entrar em vigor para transacções a partir de 2011 certo?
Essa pergunta não é idêntica a esta ?
Pevide Escreveu:Eu tenho acções detidas desde 2000.
Outras desde 2002, 2004 e 2007.
Estas passarão agora também a ser taxadas a 20% ?
Ou só acções que serão compradas a partir deste momento ?
- Registado: 30/6/2008 20:42
Pevide Escreveu:Eu tenho acções detidas desde 2000.
Outras desde 2002, 2004 e 2007.
Estas passarão agora também a ser taxadas a 20% ?
Ou só acções que serão compradas a partir deste momento ?
Ainda não se conhecem pormenores sobre a alteração mas diria que, em princípio, o que interessará será o momento a partir do qual vendes as acções, independentemente do momento em que as mesmas foram compradas.
No passado recente só houve benefícios, tendo em conta o momento em que foram compradas, quando se deram as privatizações e mesmo assim esse benefício já acabou.
Bom dia,
Isto vai ter claramente impacto no volume de transacções ou seja na liquidez da nossa praça já que 1/5 de qualquer ganho irá para o Estado apesar de não haver ganhos garantidos.
Suponho que haverá muito mais cruzamentos de dados e fiscalização para uma aplicação real desta medida já que provavelmente ainda haverá muita gente a omitir o preenchimentos dos anexos G na declaração de IRS.
Para que usa sistemas automaticos, haverá que alterar este parametro para ver se o sistema ainda é globalmente rentavel.
BN,
ljbk.
Isto vai ter claramente impacto no volume de transacções ou seja na liquidez da nossa praça já que 1/5 de qualquer ganho irá para o Estado apesar de não haver ganhos garantidos.
Suponho que haverá muito mais cruzamentos de dados e fiscalização para uma aplicação real desta medida já que provavelmente ainda haverá muita gente a omitir o preenchimentos dos anexos G na declaração de IRS.
Para que usa sistemas automaticos, haverá que alterar este parametro para ver se o sistema ainda é globalmente rentavel.
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
O fim do ano promete..
Sei que ainda é cedo mas pelo menos no final do ano de 2010 esta medida promete.
Duas considerações imediatas:
Uma vez que a partir de 2010 as mais valias de investimentos superiores a um ano passam também a ser tributadas haverá muitos investidores, eu incluido que irão desfazer-se de investimentos de longo prazo em situação de mais valia para não ser tributado em 2011.
Além disso a rentabilidade esperada dos investimentos em activos mobiliários terá de ser também superior para compensar o aumento da carga fiscal (quando comparado com investimentos sem risco).
Cumps
Kuby
Duas considerações imediatas:
Uma vez que a partir de 2010 as mais valias de investimentos superiores a um ano passam também a ser tributadas haverá muitos investidores, eu incluido que irão desfazer-se de investimentos de longo prazo em situação de mais valia para não ser tributado em 2011.
Além disso a rentabilidade esperada dos investimentos em activos mobiliários terá de ser também superior para compensar o aumento da carga fiscal (quando comparado com investimentos sem risco).
Cumps
Kuby
- Registado: 29/11/2007 9:35
Coloco a seguinte questão:
Detidas à menos de 12 meses eram taxadas a 10%. Agora também serão taxadas a 20%, assim como as detidas à mais de 12 meses? É este o principio, correcto?
The Wave
Detidas à menos de 12 meses eram taxadas a 10%. Agora também serão taxadas a 20%, assim como as detidas à mais de 12 meses? É este o principio, correcto?
The Wave
Editado pela última vez por The Wave em 8/3/2010 13:56, num total de 2 vezes.
- Registado: 20/8/2009 20:53
Ulisses Pereira Escreveu:A relevância desta decisão justifica claramente a criação de um tópico específico sobre isso.
Um abraço,
Ulisses
Boas!
Não sei se podes responder ou não, mas consideras que esta medida pode afastar investidores portugueses dos mercados?
Obrigado,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
- Registado: 24/7/2009 12:13
O ministro das Finanças revelou esta manhã que as mais-valias conseguidas através de vendas mobiliárias será tributadas a 20%.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt
Helena Garrido
Helenagarrido@negocios.pt
O ministro das Finanças revelou esta manhã que as mais-valias conseguidas através de vendas mobiliárias será tributadas a 20%.
As mais-valias obtidas com operações realizadas num período superior a um ano também passam a ser tributadas.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt
Helena Garrido
Helenagarrido@negocios.pt
As mais-valias obtidas com operações realizadas num período superior a um ano também passam a ser tributadas.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dc team, Google [Bot], Google Feedfetcher, Shimazaki_2 e 186 visitantes