Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Onde acaba o poder do Grupo Espírito Santo?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Onde acaba o poder do Grupo Espírito Santo?

por Clinico » 24/8/2014 13:54

Desculpem ser mauzinho, mas passados 4 anos sobre este tema, veja-se o que aconteceu ao polvo...

É extraordinário ver a evolução da História e deste grupo ao longo destes anos. Os impérios caiem, por muito tentáculos que tenham.
Reler este tópico agora, e caí nele por acaso em "zapping" no Caldeirão, deu-me imenso que pensar.
Como evolui a História...

Por outro lado, e volto a ser mauzinho, nestes 4 anos assistiu-se ao crescimento maior do islamismo radical, esse sim, que quer transformar e dominar o mundo, fazer retroceder a nossa civilização judaico-cristã 2000 anos ( e com muitos principios sociais da antiga Grécia).

Também é curioso, (e volto a ser mauzinho) ver o que se passa com os conflitos actuais. Infelizmente a guerra de Gaza matou cerca de 400 crianças palestinianas, uma tragédia que levantou vozes por todo o mundo incluindo a senhora da Unicef etc etc. Mas quem levantou a voz para condenar as mais de 9000 crianças mortas até no conflito da Siria, as expulsões bárbaras e as execuções dos cristãos do Iraque, os massacres de crianças, mulheres e velhos por esses lados? Vejam a noticia recente saída em que os criminosos da ISIS enterraram vivos 500 mulheres e filhos..Curioso o cartaz duma manifestante em Londres que dizia isto: "Se Israel não está envolvido, não vale a pena criticar"...

Os judeus, sempre os judeus... :roll:

E o no final, o Império Espirito Santo ruiu, como um baralho de cartas e para desgraça de muitos amigos aqui do nosso Caldeirão...

Desculpem o desabafo, mas acho interessantíssimo ver o que evolução destes 4 anos nos trouxe...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Woodhare » 9/3/2010 22:25

Durante o regime fascista não havia classe média? A ideia que tenho mas não vivi nessa altura é que havia um certo elitismo mas a ascenção social era possível.

Repara que eu não estou a dizer que o fascismo é bom simplesmente não é um sistema que assente exclusivamente no saque a uma parte da população por outra.
É natural que, se o Estado tinha mais poder, houvesse maiores injustiças e exploração de uns por parte de outros que estavam ligados ao poder.

No nosso país actualmente também existem muitas pessoas que são privilegiadas pelo Estado enquanto outras trabalham de graça ou até pagam para trabalhar na esperança de se conseguirem integrar no mercado de trabalho. Tudo porque os governantes querem controlar a econmia e manter o país atrasado economicamente tal como o Salazar fez.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por DareDevil » 9/3/2010 20:18

Bem parece-me que no fascismo apenas existem ricos e pobres (alias como no comunismo) não existe meio termo, não existe classe média, nem média baixa nem média alta, apenas pobres, muito pobres, ricos e muito ricos. Alem que igualmente como no comunismo os pobres não tem direito a nada, tem direito apenas a trabalhar e a não refilar.

Enfim, parece-me que o fascismo é uma forma de exploração também.

Também assim de cabeça não conheço nenhum pais fascista, comunista (no presente ou no passado) que seja/fosse bem sucedido em termos de qualidade de vida da população em geral. Os países com melhor qualidade de vida são os países democráticos que apesar dos defeitos conseguem melhor performance em termos de riqueza que os outros modelos.
Who Dares Wins

Cumprimentos
DD

Registado: 29/11/2007 9:24

por Woodhare » 9/3/2010 19:45

O fascismo tenta controlar o desenvolvimento económico e favorecer uma elite mas não se pode dizer que seja uma forma de capitalismo em que uns vivem à custa do empobrecimento dos outros de forma generalizada.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por DareDevil » 9/3/2010 19:43

e o fascismo?
Who Dares Wins

Cumprimentos
DD

Registado: 29/11/2007 9:24

por Woodhare » 9/3/2010 19:25

As únicas formas de capitalismo "selvagem" que enriquece à custa dos outros que conheço são o esclavagismo, o comunismo, o feudalismo e a pirataria.

por Fenicio » 9/3/2010 13:16

Lion_Heart Escreveu:
Fenicio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:O amigo Fenicio perguntou e eu respondi.
E ainda fui buscar a Wikipedia para ser mais fiavel.

Em relação as outras questões.

Todos sabemos que o lobby judeu é muito poderoso.

Controla a politica Americana e controlava muitos dos primeiros grandes bancos dos Eua e da Europa.

Não é ser depreciativo e até dar valor ao seus feitos.

O problema foi que isso levou ao capitalismo selvagem.

Ja aqui disse que sou capitalista , sempre fui o que não suporto é capitalismo selvagem e enriquecer a custa do empobrecimento dos outros ou com manobras encapotadas.

Peço desculpas, mas continuo sem perceber a tua intenção com aquele post.

Estavam a falar do grupo Espírito Santo (nome mais cristão do que este não há!) quando fizeste aquela referência aos judeus que, à primeira vista, soou-me depreciativa.

Se não foi depreciativa como me pareceu, então qual foi o objectivo daquele teu comentário?

Desculpe Fenicio, troquei o seu nome pelo do clinico.

Vou colocar novamente a informção da wikipedia

http://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese ... h_surnames

E encontramos isto:

The question of Portuguese Jewish surnames

Another family name usually pointed out as denoting Jewish ancestry is Espírito Santo (Holy Spirit or Holy Ghost).

Whatever! Isso não explica a questão central:

Se não foi "depreciativo", como estás a dizer, qual o objectivo do teu comentário?

Querias demonstrar o que ao citar que "Os judeus mandam muito e não é so aqui"?

Peço desculpas mas não soou bem, lion_heart! Acredita quando te digo que de facto não soou nada bem.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Lion_Heart » 9/3/2010 13:09

Fenicio Escreveu:

Controla a politica Americana e controlava muitos dos primeiros grandes bancos dos Eua e da Europa.

Ja aqui disse que sou capitalista , sempre fui o que não suporto é capitalismo selvagem e enriquecer a custa do empobrecimento dos outros ou com manobras encapotadas.

Estavam a falar do grupo Espírito Santo (nome mais cristão do que este não há!) quando fizeste aquela referência aos judeus que, à primeira vista, soou-me depreciativa.

Se não foi depreciativa como me pareceu, então qual foi o objectivo daquele teu comentário?

Desculpe Fenicio, troquei o seu nome pelo do clinico.

Vou colocar novamente a informção da wikipedia

E encontramos isto:

Another family name usually pointed out as denoting Jewish ancestry is Espírito Santo (Holy Spirit or Holy Ghost).
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Fenicio » 9/3/2010 13:06

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por Lion_Heart » 9/3/2010 12:51

O amigo Fenicio perguntou e eu respondi.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por mais_um » 9/3/2010 12:46

Lion_Heart Escreveu:Os judeus mandam muito e não é so aqui.

Sim, claro não só os judeus, como os cristãos, os muçulmanos, etc...todos tem dinheiro, grandes fortunas, influencias, etc...e qual é o problema?

Mais uma teoria da conspiração? Fico estupefacto que no século XXI, na Europa, num país como Portugal, ainda existam pessoas que se referem aos judeus de uma forma depreciativa. :shock: :shock: :shock:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por ja vou » 9/3/2010 12:32

Fenicio Escreveu:

Lion_Heart, podes esclarecer-me uma dúvida, sff?

Este teu post está carregado com um tom depreciativo ou foi só impressão minha?

Tenho a certeza que o amigo Lion não teve qualquer intenção em referir-se aos judeus de forma depreciativa... até porque ele, como qualquer um de nós portugueses, tem uma forte probabilidade de ser descendente de judeus ( e já agora de árabes , negros, etc etc)...

Registado: 3/6/2008 14:11

por Fenicio » 9/3/2010 12:15

Lion_Heart, podes esclarecer-me uma dúvida, sff?

Este teu post está carregado com um tom depreciativo ou foi só impressão minha?

Espirito Santo

por Clinico » 9/3/2010 11:54

LTCM,
Esqueceu-se do financiamento e armamento dos patriotas americanos na guerra da Independencia da América através das Caraíbas.
Esqueceu-se do contributo nas areas das Ciencias e Medicina entre outras, que lhes atribuiu proporcionalmente, um enorme número de prémios Nobel (que não era judeu).

Cá para mim, tudo isto só abona a favor deles e não como factor de exclusão, inveja ou que sejam apontados como a causa dos males financeiros (e outros) que vem ao Mundo.

A razão da minha intervenção inicial aqui mantem-se e não é para transformar este tópico numa discussão sobre judeus.

O que me incomodou foi o Lion ter trazido "judeus" para uma família de enorme influencia, que não é judia (e se fosse), importantíssima á economia portuguesa, ao emprego etc e numa referencia que me pareceu depreciativa e num contexto de "influencia" em vários sectores.

Quer dizer, como é influente e manipula é "judia". Afirmação infeliz, injusta, descabida e falsa. Tanto para a fmília Espirito Santo, como para "judeus".

Foi só isso que quis realçar
Abraço
Clinico

Re: Espirito Santo

por LTCM » 9/3/2010 11:33

Clinico Escreveu: - Os judeus constituem cerca de 14 milhões nesta Terra (só), ao todo, e não mandam mais que qualquer outra religião, povo ou etnia.

Se excluirmos os sectores financeiros, cuidados de saúde e política externa em países como os EUA, ou o controlo do comércio dos diamantes a nível mundial, ou o comércio do algodão oriundo da América do Norte para as tecelagens da Grã-Bretanha na revolução industrial, ou o financiamento dos Estados nas guerras napoleónicas, ou o comércio e expedições acessórias no tempo das descobertas, em Castela, Portugal e Holanda, ou o sistema financeiro na época dourada de Veneza...

The Ascent of Money: The Financial History of the World - Harvard professor Niall Ferguson's tenth book, published in 2008
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Nao tenho a certeza...

por Primvs » 9/3/2010 10:01

Eu tenho lá em casa, o 1º volume da história da família ES. Li ainda umas primeiras páginas.

Ganhei o livro quando trabalhava no BES e faz parte da biblioteca da família ou coisa parecida.

A génese da família ES não tem nada a ver com Judeus. Isso acho que o Clínico explicou muito bem donde vem o mito.

Segundo o livro, o 1º ES (acho que era Ricardo também) pensa-se que é um filho bastardo de uma família nobre/burguesa e foi dado à protecção de um padre ou de um seminário qualquer. O nome Espírito Santo foi um nome arranjado pelo padre pois não se podia assumir a identidade dos pais.

Era uma pessoa com alguma educação (sou seja, era instruido para os padrões da época) e foi sempre protegido e amparado. Começou no negócio da venda da lotaria e para se começar nesse negócio tinha-se de ter capital, o que para um bastardo, só acontecia se o dinheiro aparecesse da família de onde nasceu.

Depois passou para os câmbios e tal...e o resto já sabem. Diamantes, sobreiros e submarinos :mrgreen:
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

Espirito Santo

por Clinico » 9/3/2010 9:18

Lion, mantenho o que disse! A Familia Espirito Santo é tão judia como meu sou chinês.

- Os nomes portugueses que derivam de nomes de árvores de frutos (Pereiras, Macieiras, Laranjeiras, Oliveiras etc) diz-se serem todas de origem judaica. Verdade ou não, não sei. Mas não conheço nenhum deles judeus. E que fossem...

- A família Espirito Santo é tudo menos judia. E que fossem! São Católicos praticantes. Ou talvez ainda tivessem que ser expulsos porque há uns bons séculos poderiam ter judeus na família? E??

- Os judeus constituem cerca de 14 milhões nesta Terra (só), ao todo, e não mandam mais que qualquer outra religião, povo ou etnia. A ideia de que "judeus mandam em tudo e muito mais" tem origens antigas anti-semitas que os nazis souberam aproveitar muito bem, e não me parece que tenham lugar em Foruns como este. Ou se a afirmação for feita, que nos explique o que quer dizer que "mandam aqui", aonde?

Porque é que alguem de sucesso e influencia tem que levar sempre o epiteto de "judeu" no sentido depreciativo???

- Os Espiritos Santos são portugueses e católicos, têm um império com tentáculos que perfaz cerca de 5% do PIB nacional. Parabens. Precisamos de mais uns 20 assim e temos um enorme PIB. Impérios deste calibre têm que ter influencia, ou não vão a parte nenhuma. Se é bom ou mau é outro assunto, mas não tem nada a ver com "judeus". Veja lá o tio Belmiro se conseguiu alguma coisa hostilizando influentes! Ou o Rebelo de Sousa hostilizando o Belmiro etc etc.

Foi só este o meu ponto de vista.

O "judeu" não é para aqui chamado para nada.

Abraço
Clinico

Re: BES

por Lion_Heart » 9/3/2010 3:56

Clinico Escreveu:Lion, em vez de dizer asneiras, leia o artigo todo do Público! Os ascendentes dos Espirito Santo, tinham simpatia pelos nazis indirectasmente, tal como explica o artigo.
Que tem os judeus a ver com o assunto??
Mandam aonde???
Abraço
Clinico

O meu amigo pergunta e eu respondo.
Asneiras? Antes de falar saiba o que diz!
Basta ir aqui a este site:

E encontramos isto:

Lion_Heart

BES

por Clinico » 8/3/2010 23:18

Lion, em vez de dizer asneiras, leia o artigo todo do Público! Os ascendentes dos Espirito Santo, tinham simpatia pelos nazis indirectasmente, tal como explica o artigo.
Que tem os judeus a ver com o assunto??
Mandam aonde???
Abraço
Clinico

por dvck » 8/3/2010 22:43

Adamhedge Escreveu:Ola boa tarde.

E há quem afirme a pé juntos,que a Ongoing,liderado pelo drº Nuno Vasconcelos é um testa de ferro do BES,pensando bem onde é que ele tem tanto dinheiro para ter 5% da pt,participação na media capital,impresa,zon etc.????!

Dá que pensar...

Ele é, salvo erro, o herdeiro da antiga Companhia Nacional de Sabões.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por Woodhare » 8/3/2010 22:33

Só acredito que o BES controla o governo quando publicarem escutas que revelem isso.

por Lion_Heart » 8/3/2010 17:16

Os judeus mandam muito e não é so aqui.

Lion_Heart

por Adam hedge » 8/3/2010 15:36

Ola boa tarde.

E há quem afirme a pé juntos,que a Ongoing,liderado pelo drº Nuno Vasconcelos é um testa de ferro do BES,pensando bem onde é que ele tem tanto dinheiro para ter 5% da pt,participação na media capital,impresa,zon etc.????!

Dá que pensar...
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por mais_um » 8/3/2010 13:22

Manu Escreveu:Não tenho a certeza, mas penso que foi naquele programa da TSF, que se chama "Governo sombra" que ouvi dizerem algo como isto:

- Quem manda em Portugal é o Governo e quem manda no Governo é o BES.
- Agora?
- Não, há 30 anos.

:roll:

Humm..estão equivocados, não é à 30, no minimo à 60 anos... :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Manu » 8/3/2010 13:19

Não tenho a certeza, mas penso que foi naquele programa da TSF, que se chama "Governo sombra" que ouvi dizerem algo como isto:

- Quem manda em Portugal é o Governo e quem manda no Governo é o BES.
- Agora?
- Não, há 30 anos.

:roll:

Registado: 17/1/2006 20:25

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Heldroo, Phil2014 e 175 visitantes