Próxima bolha
Pode-se dizer que as renováveis estarão directamente relacionadas com as especulações feitas nas áreas ambientais e das empresas/fundos relacionados com o CO2.
Porém, creio que essa bolha já arrebentou para algumas empresas ligadas às renováveis... ou seja, logo após as acções serem colocadas em bolsa tiveram o crescimento e uma queda brutal... veja-se os preços da Martifer e da EDP Renováveis... que desde que entraram em bolsa têm andado sempre baixas...
Pode ser que para estas o futuro seja melhor... dado que não poderão cair muito mais...
Porém, creio que essa bolha já arrebentou para algumas empresas ligadas às renováveis... ou seja, logo após as acções serem colocadas em bolsa tiveram o crescimento e uma queda brutal... veja-se os preços da Martifer e da EDP Renováveis... que desde que entraram em bolsa têm andado sempre baixas...
Pode ser que para estas o futuro seja melhor... dado que não poderão cair muito mais...
- Registado: 7/4/2007 17:13
Também penso que a próxima bolha seja a das renováveis, ou melhor, pelo menos haverá uma forte correcção nas acções ligadas a este sector dentro de algum tempo.
Nestes últimos anos os governos do Ocidente têm "investido" e apoiado tudo quanto é "energias renováveis", muitos destes negócios nem sequer seriam viáveis sem o dinheiro dos contribuintes...
Portanto numa altura em que os défices estão em grande escala e que temos problemas de poluição bem mais graves que o CO2, mais tarde ou mais cedo os fundos vão escassear e muitos estes negócios vão ter de fechar portas.
De qualquer forma tentar adivinhar qual vai ser a próxima bolha antes de ela se começar a formar é perder tempo, será melhor deixar o movimento desenvolver-se e só depois entrar longo.
Take Soros's advice. Ride the tide of falsehood and get off before the truth be known
Nestes últimos anos os governos do Ocidente têm "investido" e apoiado tudo quanto é "energias renováveis", muitos destes negócios nem sequer seriam viáveis sem o dinheiro dos contribuintes...
Portanto numa altura em que os défices estão em grande escala e que temos problemas de poluição bem mais graves que o CO2, mais tarde ou mais cedo os fundos vão escassear e muitos estes negócios vão ter de fechar portas.
De qualquer forma tentar adivinhar qual vai ser a próxima bolha antes de ela se começar a formar é perder tempo, será melhor deixar o movimento desenvolver-se e só depois entrar longo.
Take Soros's advice. Ride the tide of falsehood and get off before the truth be known
- Registado: 9/2/2010 6:36
Choça para as negociatas de Carbono
As fraudes envolvendo as negociatas das emissões de carbono estão a disparar. Recentemente abordamos os impactos das falcatruas da Hungria, depois de anteriormente nos termos referido ao esquema dinamarquês. Como os espanhóis não querem deixar os dinamarqueses liderar isto da economia verde, não fizeram a coisa por menos. 9 pessoas foram presas, acusadas de uma fraude de 50 milhões de euros no IVA.
Estão envolvidas vinte empresas espanholas, entre as quais os dois maiores brokers da intermediação deste tipo de produtos, que no âmbito da operação Blue Sky, envolvendo a Guardia Civil e a Agencia Tributaria, foram expostas num esquema de encubrimento do IVA, no âmbito do comércio de emissões. Tal esquema durou pelo menos de Maio a Outubro de 2009, sendo todavia a sua extensão provavelmente muito maior. O registo de emissões estava principalmente centrado na Dinamarca, e a re-exportação dos direitos fazia-se através da Bluenext, a nossa já conhecida bolsa de emissões francesa.
Kepa Solaun, director da empresa Factor CO2, um dos maiores intermediários em Espanha, explica no El Pais como esta fraude é muito simples: Uma empresa compra os direitos de emissão num qualquer país europeu, e introduz os direitos em Espanha. Esta operação não paga IVA, como em todo o comércio intra-comunitário. Ao facturar em Espanha, cobra os 16% de IVA, mas quando acaba o semestre, a empresa fecha, não faz declaração de IVA, e fica com os 16%! O CO2 é ideal para esta fraude porque não é necessário transporte nem logística. Segundo esta notícia, a fraude pode atingir os 5000 milhões de euros em toda a Europa, com 90% deste mercado envolvido nestas actividades fraudulentas.
Para quando uma investigação semelhante em Portugal?
Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2010/04/choca-para-as-negociatas-de-carbono.html
Estão envolvidas vinte empresas espanholas, entre as quais os dois maiores brokers da intermediação deste tipo de produtos, que no âmbito da operação Blue Sky, envolvendo a Guardia Civil e a Agencia Tributaria, foram expostas num esquema de encubrimento do IVA, no âmbito do comércio de emissões. Tal esquema durou pelo menos de Maio a Outubro de 2009, sendo todavia a sua extensão provavelmente muito maior. O registo de emissões estava principalmente centrado na Dinamarca, e a re-exportação dos direitos fazia-se através da Bluenext, a nossa já conhecida bolsa de emissões francesa.
Kepa Solaun, director da empresa Factor CO2, um dos maiores intermediários em Espanha, explica no El Pais como esta fraude é muito simples: Uma empresa compra os direitos de emissão num qualquer país europeu, e introduz os direitos em Espanha. Esta operação não paga IVA, como em todo o comércio intra-comunitário. Ao facturar em Espanha, cobra os 16% de IVA, mas quando acaba o semestre, a empresa fecha, não faz declaração de IVA, e fica com os 16%! O CO2 é ideal para esta fraude porque não é necessário transporte nem logística. Segundo esta notícia, a fraude pode atingir os 5000 milhões de euros em toda a Europa, com 90% deste mercado envolvido nestas actividades fraudulentas.
Para quando uma investigação semelhante em Portugal?
Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2010/04/choca-para-as-negociatas-de-carbono.html
- Registado: 22/10/2008 22:08
Bolha de Carbono
Nos últimos dias tenho recolhido e recebido várias notícias sobre a implosão dos mercados de carbono. Não é que seja propriamente uma novidade... Mas à medida que se vão descobrindo os meandros destes esquemas, a inevitabilidade da bolha estoirar está aí.
Comecemos pelos esquemas. Anteriormente havíamos referido os esquemas dos carrosséis do IVA. Agora descobriram-se formas rápidas de extorquir dinheiro. Para alguns é mesmo dinheiro caído do céu! Algumas empresas suspenderam mesmo o seu funcionamento, o que lhes permitiu vender os direitos de emissão! Algumas descobriram que ganham mais dinheiro estando paradas que a laborar! Outras estão a especular com esses direitos, esperando que se valorizem no futuro...
Entretanto estes direitos e todos os produtos financeiros ligados ao mercado de carbono já estão a ser negociados em bolsas especializadas. Há uma semana descobriu-se que a Hungria andava a manipular o mecanismo, envolvendo 2 milhões de CER reutilizados (Certificates of Emission Reduction). A BlueNext e a Nord Pool, onde se negoceiam este produtos, foram obrigadas a suspender a negociação, depois de o valor desses CER ter caído a pique, de 12€ por tonelada de carbono, para menos de 1€ em função do pânico que atingiu os investidores. Na reabertura as regras foram alteradas, porventura para manter o esquema funcionando.
Estas notícias seguem-se às de Janeiro passado, onde vigaristas utilizaram correios electrónicos forjados para obter códigos de acesso aos sistemas ETS (Emission Trading System), e depois os utilizaram para obter certificados electrónicos, ganhando uns milhões no processo.
A esta velocidade, a fraude de Madoff até vai ser pequenina, quando comparada com esta...
Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2010/03/bolha-do-carbono.html
Comecemos pelos esquemas. Anteriormente havíamos referido os esquemas dos carrosséis do IVA. Agora descobriram-se formas rápidas de extorquir dinheiro. Para alguns é mesmo dinheiro caído do céu! Algumas empresas suspenderam mesmo o seu funcionamento, o que lhes permitiu vender os direitos de emissão! Algumas descobriram que ganham mais dinheiro estando paradas que a laborar! Outras estão a especular com esses direitos, esperando que se valorizem no futuro...
Entretanto estes direitos e todos os produtos financeiros ligados ao mercado de carbono já estão a ser negociados em bolsas especializadas. Há uma semana descobriu-se que a Hungria andava a manipular o mecanismo, envolvendo 2 milhões de CER reutilizados (Certificates of Emission Reduction). A BlueNext e a Nord Pool, onde se negoceiam este produtos, foram obrigadas a suspender a negociação, depois de o valor desses CER ter caído a pique, de 12€ por tonelada de carbono, para menos de 1€ em função do pânico que atingiu os investidores. Na reabertura as regras foram alteradas, porventura para manter o esquema funcionando.
Estas notícias seguem-se às de Janeiro passado, onde vigaristas utilizaram correios electrónicos forjados para obter códigos de acesso aos sistemas ETS (Emission Trading System), e depois os utilizaram para obter certificados electrónicos, ganhando uns milhões no processo.
A esta velocidade, a fraude de Madoff até vai ser pequenina, quando comparada com esta...
Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2010/03/bolha-do-carbono.html
bolhas
E se vissemos o problema ao contrário?
Quais foram os sectores que mais cairam com esta crise e que têm maior potencial de vir a subir?
Para mim são os bancos.
Há-de haver "o ano dos bancos" em que subirão para patamares que darão bons ganhos.
Adivinhar uma próxima bolha é um exercício de pura imaginação para fim de semana. Não sei se será a melhor forma de escolher activos para investir...
Abraços
Clinico
Quais foram os sectores que mais cairam com esta crise e que têm maior potencial de vir a subir?
Para mim são os bancos.
Há-de haver "o ano dos bancos" em que subirão para patamares que darão bons ganhos.
Adivinhar uma próxima bolha é um exercício de pura imaginação para fim de semana. Não sei se será a melhor forma de escolher activos para investir...
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
whitebala Escreveu:Estou de acordo como já aqui defendi várias vezes sobre a bolha das renováveis.
Por 3 razões fundamentalmente:
1) Toda a gente pensa que é o futuro
2) São extremamente vulneráveis a alterações tecnológicas (amanhã alguem coloca em prática a fusão fria ou outra "treta qualquer" e lá se vão os multimilionários investimentos em moinhos de vento, paineis solares e outras geringonças ficar obsoletos![]()
3) As empresas que conheço (EDP e Iberdrola) ambas que considero com excelente gestão decidiram desfazer-se do negócio do seu core business já para diminuir riscos
Abraço
Acho que há outra razão mais fundamental: Quando os consumidores se derem conta de como andam a ser aldrabados!
Vejam o abstract de um estudo sobre as renováveis na Alemanha:
The allure of an environmentally benign, abundant, and cost-effective energy source has led an increasing number of industrialized countries to back public financing of renewable energies. Germany’s experience with renewable energy promotion is often cited as a model to be replicated elsewhere, being based on a combination of far-reaching energy and environmental laws that stretch back nearly two decades. This paper critically reviews the current centerpiece of this effort, the Renewable Energy Sources Act (EEG), focusing on its costs and the associated implications for job creation and climate protection. We argue that German renewable energy policy, and in particular the adopted feed-in tariff scheme, has failed to harness the market incentives needed to ensure a viable and cost-effective introduction of renewable energies into the country’s energy portfolio. To the contrary, the government’s support mechanisms have in many respects subverted these incentives, resulting in massive expenditures that show little long-term promise for stimulating the economy, protecting the environment, or increasing energy security. In the case of photovoltaics, Germany’s subsidization regime has reached a level that by far exceeds average wages, with per-worker subsidies as high as 175,000 € (US $ 240,000)
Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2010/03/e ... alema.html
Estou de acordo como já aqui defendi várias vezes sobre a bolha das renováveis.
2) São extremamente vulneráveis a alterações tecnológicas (amanhã alguem coloca em prática a fusão fria ou outra "treta qualquer" e lá se vão os multimilionários investimentos em moinhos de vento, paineis solares e outras geringonças ficar obsoletos
3) As empresas que conheço (EDP e Iberdrola) ambas que considero com excelente gestão decidiram desfazer-se do negócio do seu core business já para diminuir riscos
Abraço
2) São extremamente vulneráveis a alterações tecnológicas (amanhã alguem coloca em prática a fusão fria ou outra "treta qualquer" e lá se vão os multimilionários investimentos em moinhos de vento, paineis solares e outras geringonças ficar obsoletos

Abraço
Let´s Cruise forever
Re: Próxima bolha
Bull Bull Escreveu:Elias Escreveu:Bull Bull Escreveu:As três ultimas foram das dot.com, brent e por ultima todos nós já sabemos.
A das dot.com foi em 1999-2000 agora as outras duas não estou bem a ver como as identificas pois parece-me que se sobrepuseram no tempo.
Podes concretizar melhor?
O brent foi quando chegou aos 150usd e já se falava em 200 e até mais e depois já todos sabemos para onde foi.
A ultima foi a bolha imobiliária dos estados unidos que por sua influenciou todo o mercado. Temos o caso de Espanha tambem mas esse pouco teve a nível mundial.
Estou interessado em bolhas que possam influenciar o mercado em geral ou em produtos e acções conhecidas a nível geral. Todas as small caps não tem interesse pelo menos para mim pois não irá influenciar o mercado em geral
Cronologicamente estás errado.
Primeiro foi a bolha imobiliária que rebentou em 2005, o pico da imobiliária nos EUA foi ai e começou a descer ai, obviamente o pico do crash foi quando todos os activos estavam em uníssono. Em 2007 tiveste as commodities com a aceleração final no 1º semestre de 2008. A próxima a meu ver será o chamado public debt.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Champignon Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Champignon Escreveu:Acredito que a próxima seja a das energias renováveis
Podes explicitar???
VOu ja vender a edprenováveis ao melhor
Como disse num post em outro tópico, passo a citar:
Dentro das renováveis, ao contrário da maior parte das pessoas, eu não estou muito optimista. Vou explicar porquê.
Com esta moda e crescente procura, acho que levou a um sobrepovoamento do sector. Isto leva a uma concorrência feroz e a margens muito apertadas para ser competivo.
Isto leva a prejuízos ou magros resultados. Muitas empresas irão ter que fechar, para se limpar o sistema. Um pouco á imagem das tecnológicas em 2000.
Estas empresas estão a trabalhar com múltiplos muito altos (PER) pois há a expectativa que o EPS venha a subir nos próximos anos a ritmos elevados.
Eu não partilho dessa visão...
Nenhuma dúvida em relação à bolha. Agora, pode não ser exactamente a próxima. Leiam o conjunto de artigos que tenho agrupados na label abaixo, especialmente o relativo a Richard Tol, no post de ontem, e que também linko abaixo:
http://ecotretas.blogspot.com/search/label/economia%20verde
http://klimazwiebel.blogspot.com/2010/02/richard-tol-on-wg3-of-ipcc.html
Ecotretas
Sr_SNiper Escreveu:Champignon Escreveu:Acredito que a próxima seja a das energias renováveis
Podes explicitar???
VOu ja vender a edprenováveis ao melhor
Como disse num post em outro tópico, passo a citar:
Dentro das renováveis, ao contrário da maior parte das pessoas, eu não estou muito optimista. Vou explicar porquê.
Com esta moda e crescente procura, acho que levou a um sobrepovoamento do sector. Isto leva a uma concorrência feroz e a margens muito apertadas para ser competivo.
Isto leva a prejuízos ou magros resultados. Muitas empresas irão ter que fechar, para se limpar o sistema. Um pouco á imagem das tecnológicas em 2000.
Estas empresas estão a trabalhar com múltiplos muito altos (PER) pois há a expectativa que o EPS venha a subir nos próximos anos a ritmos elevados.
Eu não partilho dessa visão...
Penso que por norma não é usual anteciparmos uma bolha, elas costumam apanhar-nos de surpresa.
Eu ando com receio das obrigações relacionadas com dívida pública de vários países, em geral. Bem sei que não são acções, mas se um país for à falência isso afectará os mercados. Mas eu sou um pouco ignorante nisto... o que aconteceu ao certo com a Argentina aqui há poucos anos e que consequências nos mercados houve na altura? Alguém sabe com mais rigor?
Eu ando com receio das obrigações relacionadas com dívida pública de vários países, em geral. Bem sei que não são acções, mas se um país for à falência isso afectará os mercados. Mas eu sou um pouco ignorante nisto... o que aconteceu ao certo com a Argentina aqui há poucos anos e que consequências nos mercados houve na altura? Alguém sabe com mais rigor?
- Registado: 1/5/2008 2:21
Próxima bolha?
Imobiliário e bolsa na China
Imobiliário e bolsa na China
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Re: Próxima bolha
Bull Bull Escreveu:Elias Escreveu:Bull Bull Escreveu:As três ultimas foram das dot.com, brent e por ultima todos nós já sabemos.
A das dot.com foi em 1999-2000 agora as outras duas não estou bem a ver como as identificas pois parece-me que se sobrepuseram no tempo.
Podes concretizar melhor?
O brent foi quando chegou aos 150usd e já se falava em 200 e até mais e depois já todos sabemos para onde foi.
A ultima foi a bolha imobiliária dos estados unidos que por sua influenciou todo o mercado. Temos o caso de Espanha tambem mas esse pouco teve a nível mundial.
Estou interessado em bolhas que possam influenciar o mercado em geral ou em produtos e acções conhecidas a nível geral. Todas as small caps não tem interesse pelo menos para mim pois não irá influenciar o mercado em geral
A bolha no crude rebentou depois de ter rebentado a bolha nos mercados de capitais. Aliás, enquanto os mercados de capitais caíam a pique o crude subia a pique, muito fruto do refugio dos investidores no crude, mesmo contrariando a lógica. Na verdade, o crude não poderia ser refugio nenhum e era expectável que mais tarde ou mais cedo a racionalidade viesse à superfície. Como podia ser o crude um refugio numa das piores crises? O consumo do crude seria (e foi mesmo) realmente afectado, era só uma questão da bolha estoirar e regressarem à realidade.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, darkreflection, farami, Garfield, Heldroo, m-m, malakas, Manchini888, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PMP69, silva_39, trilhos2006 e 183 visitantes