Salazar e Marcelo, saudades....
Elias Escreveu:..Sob esse ponto de vista não me parece muito diferente de muitas figuras que passaram pela cadeira do poder, aqui e em quase todos os países do mundo.
nisso até concedo, mas não são os outros que estão agora em causa...
Ainda sobre o D. João I: outros tempos,... as coisas resolviam-se à espadeirada e a independência era um valor muito superior ao do direito à sucessão (e ainda bem que assim foi, tal como ainda bem que no 1º de Dezembro de 1640 alguns voaram pela janela

Abraço
OLDMAN
Nota: sobre as comparações: eu li pá! relê o que publicaste às 15:14

"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
ursopolar11 Escreveu:
A Pide foi um elemento importante, pois como sabem, havia o objectivo da URSS controlar Portugal de modo a ter uma frente oriental de comunismo.
Epá, penso andas a ler muitos romances, podes concretizar com factos essa afirmação?
ursopolar11 Escreveu:Graças a Salazar, isso não aconteceu.Custou vidas é verdade, copmo se viu essa situação foi preferivel a termos comunismo por cá.Alias porque acham que os EUA nunca nos condenaram ?
Hum, estás enganado, lê o seguinte estudo:
http://www.ipri.pt/eventos/pdf/FLAD05_LNR.pdf
ursopolar11 Escreveu:Hitler matou e foi um assassino terrível, mas para ou outros.
Achas? Os judeus alemães eram o quê? Portugueses??? E os alemães que não concordavam com ele e foram mortos eram o quê? Franceses???
O Estaline esteve muitos mais anos no poder que o Hitler e tinha muito mais materia prima para se divertir...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:ursopolar11 Escreveu:Faço um desafio ao Senhor Ulisses.
Que coloque aqui uma votação com a seguinte questão:
Acha que Salazar e MArcelo eram homens mais integros dos que os politicos actuais ?
Nota que não estou a dizer se eram bons ou maus ou se fizeram bem ou mal.
Para mim é tudo uma questão de integridade e de exemplo para a sociedade.
ó urso, mas isso não tem jeito nenhum. Como é que tu queres votar numa pessoa que não tiveste sequer oportunidade de conhecer a não ser através dos manuais de história?
Imagina que colocávamos uma votação semelhante, mas em vez de ser sobre o Salazar era sobre o Dom Afonso Henriques. Qual era a tua opinião, quem achas que foi mais íntegro, o Sócrates ou o Dom Afonso Henriques? Certamente o nosso primeiro rei era um homem íntegro, porque correu com a moirama. Pensando melhor, talvez não fosse assim tão íntegro, pois andou à batatada com a mãe para tomar o poder tendo então decidido autoproclamar-se rei, mas isso agora não interessa nada, o que interessa é que garantiu que o território era ocupado pelos "nossos" (hum, isto soa-me familiar...)
Hum.mm.. se calhar o Dom Afonso Henriques não é um bom exemplo. Quem era íntegro era o Dom João I, que expulsou os espanhóis de cá do burgo na batalha de Aljubarrota e defendeu a pátria. Pera aí, seria mesmo íntegro? Afinal de contas, os espanhóis até tinham direito ao trono de Portugal, pois a filha do Dom Fernando tinha casado com o rei de Castela. Não, isso não interessa para nada, o que interessa é que ele correu com os espanhóis que eram maus e assegurou o poder aos "nossos" (onde é que eu já ouvi isto?). O que achas, quem era mais íntegro, o Sócrates ou o Dom João I?
LOL! Vendo bem não há nada que se aproveite...
pmpcpinto Escreveu:Na sequência do teu comentário, acrescento o seguinte:
Penso que nem foi tanto o Marcelo, mas sim a ala mais conservadora do governo, bem como, alguns elementos mais radicais do PAIGC, que fizeram fracassar a solução do Spínola.
A Guiné era/é uma caso muito especial, pois tem várias etnias que não se podem ver e na altura os altos comandos do PAIGC eram Cabo Verdianos, o que não era bem visto pelos guinienses que combatiam.
Hoje em dia, a Guiné é uma porta de entrada de droga para a europa, muito devido à instabilidade interna que vive, para mim, fruto dos antigos combantentes portugueses, que fizeram a guerra do ultramar e a seguir foram para a África do Sul, tendo depois regressado à Guiné.
Mas o Marcelo Caetano era a cara à frente do regime e um governo não é um homem só.
Pois, na Guiné sempre houve problemas entre guineenses e caboverdianos, a razão também é simples, os caboverdianos sempre estiveram fora da guerra porque em Cabo Verde esta nunca existiu. A maioria era a favor da continuação de Portugal como administrador do território. Além disso, tiveram acesso a formação que na Guiné não existia. A Guiné era um destino de emigração para os caboverdianos e estes ocupavam muitos cargos públicos e eram vistos pelos guineenses como "lacaios" dos portugueses. No PAIGC era a questão de os caboverdianos estarem à frente do partido e os guineenses é que entravam em combate, mas o que é certo é que se não tivesse sido assim o PAIGC nunca tinha feito o que fez...
Continuo a dizer, esses homens, transmitiam integridade de estado, coisa que hoje não existe.
A Pide foi um elemento importante, pois como sabem, havia o objectivo da URSS controlar Portugal de modo a ter uma frente oriental de comunismo.Tal como a CIA ou o KGB, era importante ter uma policia politica/secreta para tratar estes casos.
Graças a Salazar, isso não aconteceu.Custou vidas é verdade, copmo se viu essa situação foi preferivel a termos comunismo por cá.Alias porque acham que os EUA nunca nos condenaram ?
UMA PERGUNTA MUITO SÈRIA:
Quem foi pior
Hitler ou Estaline
Preferia viver com hitler, ou Estaline.
Motivo:
Hitler matou e foi um assassino terrível, mas para ou outros.
Estaline foi igualmente um assassino...mas para o seu próprio povo...
Por isso, honestamente, ainda bem que o comunismo acabou.E estou certo que foi a nossa boa estrela que colocou esse regime em Portugal.
Mas isso foi história, em causa está a integridade que hoje não se vê na classe politica.
Por exemplo:
Se eu fosse aluno de escola e desse uma estalada e apalpasse as mamas de uma professora...o que me acontecia...mais vontade de a apalpar, e essa professora levava um processo porque tinha mamas.
Onde está o respeito e valores ?
Uma sociedade sem valores é uma sociedade perdida.
A Pide foi um elemento importante, pois como sabem, havia o objectivo da URSS controlar Portugal de modo a ter uma frente oriental de comunismo.Tal como a CIA ou o KGB, era importante ter uma policia politica/secreta para tratar estes casos.
Graças a Salazar, isso não aconteceu.Custou vidas é verdade, copmo se viu essa situação foi preferivel a termos comunismo por cá.Alias porque acham que os EUA nunca nos condenaram ?
UMA PERGUNTA MUITO SÈRIA:
Quem foi pior
Hitler ou Estaline
Preferia viver com hitler, ou Estaline.
Motivo:
Hitler matou e foi um assassino terrível, mas para ou outros.
Estaline foi igualmente um assassino...mas para o seu próprio povo...
Por isso, honestamente, ainda bem que o comunismo acabou.E estou certo que foi a nossa boa estrela que colocou esse regime em Portugal.
Mas isso foi história, em causa está a integridade que hoje não se vê na classe politica.
Por exemplo:
Se eu fosse aluno de escola e desse uma estalada e apalpasse as mamas de uma professora...o que me acontecia...mais vontade de a apalpar, e essa professora levava um processo porque tinha mamas.
Onde está o respeito e valores ?
Uma sociedade sem valores é uma sociedade perdida.
Primvs Escreveu:ursopolar11 Escreveu:Faço um desafio ao Senhor Ulisses.
Acha que Salazar e MArcelo eram homens mais integros dos que os politicos actuais ?
Para mim é tuod uma questão de integridade e de exemplo para a sociedade.
Integridade engloba o facto de mandar assasinar pessoas como o General Humberto Delgado?
- Registado: 9/12/2009 13:04
OLDMAN Escreveu:Os reis que citaste, D. Afonso Henriques e D. João I foram, a seu tempo, positivamente determinantes na nossa história
É discutível.
No caso do Dom João I então é gritante: foi um dos primeiros grandes exemplos da nossa história em que se atropelaram as leis / regras de sucessão vigentes, promovendo um bastardo ao trono a fim de beneficiar certos interesses (porque o legítimo herdeiro não convinha). É aquela abordagem tão antiga e tão actual segundo a qual "a lei é para cumprir, excepto quando não dá jeito". E é actual porque ainda recentemente testemunhámos uma situação parecida nos EUA com a eleição do Bush em Novembro de 2000.
OLDMAN Escreveu:O outro... bem,... cada vez me convenço mais (eu e muitos mais!) que não sabe bem o que anda a fazer..., mas o que sei, meu caro Elias, é que não é seguramente bom para Portugal!!!!
Oldman, eu acho que ele sabe muito bem o que anda a fazer. Anda a servir uma data de interesses. Sob esse ponto de vista não me parece muito diferente de muitas figuras que passaram pela cadeira do poder, aqui e em quase todos os países do mundo.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Fenicio Escreveu:Para além do que, comparar um politico dos tempos modernos com um monarca... parece-me assim um bocadinho para o ridículo!
lol, Fenício, eu não quis falar tão alto para não acordar os nuestros vecinos

Elias Escreveu:OLDMAN Escreveu:![]()
... parece óbvia a resposta... mas há quem tenha dúvidas!?...
...
Eu tenho... E muitas. Não por achar que o Sócrates é íntegro ou deixa de o ser, mas porque não disponho de informação suficiente sobre qualquer um dos monarcas referidos a ponto de considerar que posso fazer uma comparação legítima e justa. Só isso.
O problema, Elias, é que a um primeiro ministro não basta ser..., é preciso parecer...!
e o que citas (ainda pensei que estivesses a comparar reis com o filósofo grego

Os reis que citaste, D. Afonso Henriques e D. João I foram, a seu tempo, positivamente determinantes na nossa história
O outro... bem,... cada vez me convenço mais (eu e muitos mais!) que não sabe bem o que anda a fazer..., mas o que sei, meu caro Elias, é que não é seguramente bom para Portugal!!!!
Abraço
OLDMAN
Elias Escreveu:OLDMAN Escreveu:![]()
...
Eu tenho... E muitas. Não por achar que o Sócrates é íntegro ou deixa de o ser, mas porque não disponho de informação suficiente sobre qualquer um dos monarcas referidos a ponto de considerar que posso fazer uma comparação legítima e justa. Só isso.
Para além do que, comparar um politico dos tempos modernos com um monarca... parece-me assim um bocadinho para o ridículo!

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
OLDMAN Escreveu:![]()
...
varus Escreveu:Salazar e Marcelo , eram de uma grande honestidade e seriedade .
Salazar tinha contadores separados de agua e luz. uns eram para vida pessoal e outros de estado.
Quanto passava férias em S. Julião da Barra , pagava aluguer, em férias na sua terra utilizava o seu carro pessoal , e parava o carro oficial, as despesas de gasolina,e manutenção eram por sua conta.
Isto até faz corar os políticos, que estão habituados as mordomias ( não posso falar mais...).
O homem mandou matar e encarcerar adversários políticos.
Mandou fechar jornais e deportou jornalistas com uma opinião diferente da sua.
Mandou para a morte certa toda uma geração de jovens, obrigados a combater numa campanha militar já de partida condenada ao fracasso (basta ver os exemplos de outras potências européias que por esta altura já tinham ou estavam a perder as suas colonias).
O homem queria e, em certa medida conseguiu, criar uma país fechado sobre si próprio. Um país de camponeses analfabetos no qual apenas uma parcela população sabia ler e escrever.
Não construiu estradas (Portugal precisou entrar na UE para que se construísse uma auto-estrada ligando o Porto ao Algarve).
Não construiu escolas.
Não construiu hospitais.
...
Parafraseando o varus, "não posso falar mais..."
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
- Registado: 20/1/2008 20:32
varus Escreveu:Salazar tinha contadores separados de agua e luz. uns eram para vida pessoal e outros de estado.
Quanto passava férias em S. Julião da Barra , pagava aluguer, em férias na sua terra utilizava o seu carro pessoal , e parava o carro oficial, as despesas de gasolina,e manutenção eram por sua conta.
Qual é a base de todas estas afirmações?
"Integridade engloba o facto de mandar assasinar pessoas como o General Humberto Delgado?"
Claro que sim, não vês os exemplos lá fora? Como Israel fez, que aquele país democrático e íntegro, onde a mossad assassinou um líder palestiniano. É assim que esta gente trabalha.
Julgavas que o tarrafal era uma colónia de férias?

Claro que sim, não vês os exemplos lá fora? Como Israel fez, que aquele país democrático e íntegro, onde a mossad assassinou um líder palestiniano. É assim que esta gente trabalha.
Julgavas que o tarrafal era uma colónia de férias?

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Salazar e Marcelo , eram de uma grande honestidade e seriedade .
Salazar tinha contadores separados de agua e luz. uns eram para vida pessoal e outros de estado.
Isto até faz corar os políticos, que estão habituados as mordomias ( não posso falar mais...).
- Registado: 21/3/2009 15:45
ursopolar11 Escreveu:Faço um desafio ao Senhor Ulisses.
Integridade engloba o facto de mandar assasinar pessoas como o General Humberto Delgado?
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
Tenho pena que Cabo-Verde, São Tomé e - embora a outro nível - até mesmo Timor , não tenham permanecido como parte integrante do território Português. Era perfeitamente plausível, e julgo que bastante positivo para as populações locais, nomeadamente no que concerne ao turismo. Já a França e o Reino Unido tiveram a inteligência para conservar alguns dos seus territórios ultramarinos.
É por situações destas que tenho respeito pela maior parte dos militares que fizeram o 25 de Abril, mas não pelos políticos que, como abutres vieram recolher o mérito de quem deu o peito ás balas. Além do mais esses políticos eram/são fraquinhos, fraquinhos, fraquinhos, basta atentar que se no tempo do Estado Novo éramos os mais pobres da Europa Ocidental, meio século depois ainda continuamos na mesma cauda da Europa.
É por situações destas que tenho respeito pela maior parte dos militares que fizeram o 25 de Abril, mas não pelos políticos que, como abutres vieram recolher o mérito de quem deu o peito ás balas. Além do mais esses políticos eram/são fraquinhos, fraquinhos, fraquinhos, basta atentar que se no tempo do Estado Novo éramos os mais pobres da Europa Ocidental, meio século depois ainda continuamos na mesma cauda da Europa.
In God we trust, all others bring data.
ursopolar11 Escreveu:Faço um desafio ao Senhor Ulisses.
Para mim é tudo uma questão de integridade e de exemplo para a sociedade.
ó urso, mas isso não tem jeito nenhum. Como é que tu queres votar numa pessoa que não tiveste sequer oportunidade de conhecer a não ser através dos manuais de história?
Imagina que colocávamos uma votação semelhante, mas em vez de ser sobre o Salazar era sobre o Dom Afonso Henriques. Qual era a tua opinião, quem achas que foi mais íntegro, o Sócrates ou o Dom Afonso Henriques? Certamente o nosso primeiro rei era um homem íntegro, porque correu com a moirama. Pensando melhor, talvez não fosse assim tão íntegro, pois andou à batatada com a mãe para tomar o poder tendo então decidido autoproclamar-se rei, mas isso agora não interessa nada, o que interessa é que garantiu que o território era ocupado pelos "nossos" (hum, isto soa-me familiar...)
Hum.mm.. se calhar o Dom Afonso Henriques não é um bom exemplo. Quem era íntegro era o Dom João I, que expulsou os espanhóis de cá do burgo na batalha de Aljubarrota e defendeu a pátria. Pera aí, seria mesmo íntegro? Afinal de contas, os espanhóis até tinham direito ao trono de Portugal, pois a filha do Dom Fernando tinha casado com o rei de Castela. Não, isso não interessa para nada, o que interessa é que ele correu com os espanhóis que eram maus e assegurou o poder aos "nossos" (onde é que eu já ouvi isto?). O que achas, quem era mais íntegro, o Sócrates ou o Dom João I?
Editado pela última vez por Elias em 19/2/2010 15:15, num total de 1 vez.
Faço um desafio ao Senhor Ulisses.
- Registado: 9/12/2009 13:04
O mais importante é a reflexão , face ao presente e ao futuro do país, tentando aprender com o passado .
O estado novo e Salazar ,tinham uma visão de progresso e desenvolvimento das colónias, em que eram apoiados por uma larga maioria dos portugueses.
A maior manifestação alguma vez realizada em Portugal teve lugar em 1963. em apoio ao regime e á sua politica colonial, e os banhos de multidão no período de Marcelo caetano.
Como actualmente está na moda ser de esquerda, esquecem-se que muitos que actualmente, são de esquerda apoiaram o antigo regime, muitos deles até concordavam com as suas politicas .
O estado novo e Salazar ,tinham uma visão de progresso e desenvolvimento das colónias, em que eram apoiados por uma larga maioria dos portugueses.
A maior manifestação alguma vez realizada em Portugal teve lugar em 1963. em apoio ao regime e á sua politica colonial, e os banhos de multidão no período de Marcelo caetano.
Como actualmente está na moda ser de esquerda, esquecem-se que muitos que actualmente, são de esquerda apoiaram o antigo regime, muitos deles até concordavam com as suas politicas .
- Registado: 21/3/2009 15:45
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Esquinas3, GamesOver, Goya777, junas, latbal, m-m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, silva_39, ze couves e 452 visitantes