Salazar e Marcelo, saudades....
DEUPATFAM Escreveu:... não passa de mais um belo produto da DEMOcracia.
Já reparou que a palavra provem de DEMO.
Talvez por isso não funcione.
...
O que funciona então? a ditadura? prefere um regime totalitário? Bem se voce estiver do lado dos totalitários talvez lhe agrade esse regime mas se tiver azar e lhe calhar um regime totalitário contrario ao seu posicionamento politico/social aposto que vai gritar por Liberdade, por democracia.
Eu também não gosto dos defeitos da democracia, o aumento da criminalidade, da impunidade, da delonga ou mesmo falta de justiça. Se esse é o preço pela Liberdade, continuo mesmo assim a preferir um sistema democrático com os seus defeitos a um sistema ditatorial com as suas supostas virtudes.
Seria útil contribuir com ideias e pressões para que a democracia evolua, para que corrija ou minimize os seus defeitos, mas defender um regresso ao passado (se é isso que alguns aqui neste tópico defendem)é na minha opinião muito errado.
Who Dares Wins
Cumprimentos
DD
Cumprimentos
DD
Para entender o estado novo , tem que se analisar , o que aconteceu no século XIX ,e na I República.
Já no século XVIII , as contas do estado não estavam equilibradas, e havia atrasos nos pagamentos, salários ,etc.
No século XIX . a perda do monopólio do comercio com o Brasil , foi uma perda substancial.
Guerra civil, instabilidade, com o Fontes Pereira Melo, com o dinheiro dos negreiros e endividamento externo, dá-se um impulso na modernização do país, mas poucos anos depois o país está fortemente endividado.
surgem os primeiros defaults , com o Barings á mistura, e a grande fatia dos dos impostos era para pagar juros da divida.
Na I República , foi um descalabro, falências de bancos, agitação social, bombas , os arruaceiros da carbonária , o caso da camioneta fantasma , em que António Granjo é assassinado , e outros politicos têm o mesmo destino, os culpados nunca foram presos, Portugal perde o crédito externo e a credibilidade dos junto dos credores ,etc.
O golpe de estado de 28 maio , Salazar impõe as suas condições, e nasce o mito.
A geração do estado novo , imprime uma nova dinâmica, a confiança regressa aos agentes económicos, o escudo começa a valorizar contra a libra , e os capitais refugiados em Londres regressam ao país, as pensões e reformas , começam a ser pagas pontualmente, reformas no sistema publico.
O segredo foi a confiança, contas publicas equilibradas, e poucos anos depois com Duarte Pacheco, começa o grande programa de obras públicas.
Eram pessoas que estavam com o espírito de missão e patriótico, e com o objectivo mudar o rumo do "normal" e combater desalento do país.
O país nos anos 20 , estava num beco sem saída , e o estado novo abriu a porta da saída.
Já no século XVIII , as contas do estado não estavam equilibradas, e havia atrasos nos pagamentos, salários ,etc.
No século XIX . a perda do monopólio do comercio com o Brasil , foi uma perda substancial.
Guerra civil, instabilidade, com o Fontes Pereira Melo, com o dinheiro dos negreiros e endividamento externo, dá-se um impulso na modernização do país, mas poucos anos depois o país está fortemente endividado.
surgem os primeiros defaults , com o Barings á mistura, e a grande fatia dos dos impostos era para pagar juros da divida.
Na I República , foi um descalabro, falências de bancos, agitação social, bombas , os arruaceiros da carbonária , o caso da camioneta fantasma , em que António Granjo é assassinado , e outros politicos têm o mesmo destino, os culpados nunca foram presos, Portugal perde o crédito externo e a credibilidade dos junto dos credores ,etc.
O golpe de estado de 28 maio , Salazar impõe as suas condições, e nasce o mito.
A geração do estado novo , imprime uma nova dinâmica, a confiança regressa aos agentes económicos, o escudo começa a valorizar contra a libra , e os capitais refugiados em Londres regressam ao país, as pensões e reformas , começam a ser pagas pontualmente, reformas no sistema publico.
O segredo foi a confiança, contas publicas equilibradas, e poucos anos depois com Duarte Pacheco, começa o grande programa de obras públicas.
Eram pessoas que estavam com o espírito de missão e patriótico, e com o objectivo mudar o rumo do "normal" e combater desalento do país.
O país nos anos 20 , estava num beco sem saída , e o estado novo abriu a porta da saída.
- Registado: 21/3/2009 15:45
mais_um Escreveu:DEUPATFAM Escreveu:Eu estava a estranhar tanta passividade de alguns meninos.
Muito bem, vou deixar uma frase fabulosa de mais um anarquista de esquerda:
"...A maior parte da malta que anda aqui já passou a idade de acreditar na historia da Carochinha e do João Ratão, arranja outra..."
Ora aqui está um individuo que sabe debater as questões de forma correcta.
O "meu amigo" não passa de mais um belo produto da DEMOcracia.
Claro, só tenho de acreditar no que o meu amigo quer.
DEMOcracia é assim mesmo.
Meu caro,
Eu não quero que acredite em nada do que eu escrevo, quero é que prove o que escreveu, porque eu quando faço acusações apresento factos, é uma questão de respeito, de valores. Algo que algumas pessoas que frequentam, este forum desconhecem, como é o seu caso.
mais_um, o utilizador com o qual estás a argumentar foi criado recentemente (neste momento vai apenas na terceira mensagem) pelo que, muito provavelmente, foi criado especificamente para espicaçar este tópico em especial.
Pode muito bem ser um utilizador mais antigo do fórum que está a esconder-se por detrás de um outro nickname só para poder expressar as suas ideias sem comprometer-se.
Uma sugestão: não percas tempo com contra-argumentações. Há intervenções muito mais interessantes e coerentes neste tópico que merecem a atenção.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
DEUPATFAM Escreveu:Eu estava a estranhar tanta passividade de alguns meninos.
"...A maior parte da malta que anda aqui já passou a idade de acreditar na historia da Carochinha e do João Ratão, arranja outra..."
Meu caro,
Eu não quero que acredite em nada do que eu escrevo, quero é que prove o que escreveu, porque eu quando faço acusações apresento factos, é uma questão de respeito, de valores. Algo que algumas pessoas que frequentam, este forum desconhecem, como é o seu caso.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Eu estava a estranhar tanta passividade de alguns meninos.
- Registado: 19/2/2010 8:34
Há coisas que estão documentadas, por isso não vale a pena estar a aqui a enumerá-las.
Quanto à parte militar, aqui fica a minha opinião:
Angola e Moçambique está militarmente controladas, sendo que em Angola praticamente nem haviam combates.
Na Guiné e ao contrário do que alguns dizem, penso que estava perdida e talvez por isso, tenham tentado negociar uma situação de transição com o PAIGC.
O Spínola, fez um excelente trabalho como governador, tendo conseguido passar a populaçao para o lado dele e teve uma visão politica para o conflito. Penso que saiu da Guiné por não ter conseguido por em prática o que tinha em mente.
Pedro
Quanto à parte militar, aqui fica a minha opinião:
Angola e Moçambique está militarmente controladas, sendo que em Angola praticamente nem haviam combates.
Na Guiné e ao contrário do que alguns dizem, penso que estava perdida e talvez por isso, tenham tentado negociar uma situação de transição com o PAIGC.
O Spínola, fez um excelente trabalho como governador, tendo conseguido passar a populaçao para o lado dele e teve uma visão politica para o conflito. Penso que saiu da Guiné por não ter conseguido por em prática o que tinha em mente.
Pedro
Que estamos todos a viver muito melhor do que há 40 anos, acho que ninguém tem dúvidas. Ou seja houve um enorme aumento do nível e da qualidade de vida, em praticamente todos os aspectos.
O problema é que as expectativas de bem-estar aumentaram ainda mais. Há 40 anos essas expectativas eram modestas, hoje são altíssimas (sonhamos com um nível de vida comparável aos países mais ricos do mundo).
Por isso, embora estejamos muitíssimo melhor em termos absolutos do que estávamos há 40 anos atrás, na verdade essa melhoria não é valorizada e até parece que estamos pior, quando na verdade o problema são as novas e exigentes expectativas que passaram a constituir a referência.
Razão tem o Medina Carreira quando diz que o melhor que temos a fazer é reduzir substancialmente as nossas expectativas de bem-estar.
O problema é que as expectativas de bem-estar aumentaram ainda mais. Há 40 anos essas expectativas eram modestas, hoje são altíssimas (sonhamos com um nível de vida comparável aos países mais ricos do mundo).
Por isso, embora estejamos muitíssimo melhor em termos absolutos do que estávamos há 40 anos atrás, na verdade essa melhoria não é valorizada e até parece que estamos pior, quando na verdade o problema são as novas e exigentes expectativas que passaram a constituir a referência.
Razão tem o Medina Carreira quando diz que o melhor que temos a fazer é reduzir substancialmente as nossas expectativas de bem-estar.
- Registado: 5/11/2002 12:21
DEUPATFAM Escreveu:Já agora por falar em guerra.
E a traição que o...como direi?...bem, que o Manel, o alegre fez à pátria?
Como é possivel denunciar aos turras posições no terreno das nossas tropas?
Isso é que a comunicação dita social deveria falar.
Assim como o espezinhar da bandeira pelo outro senhor que tambem mal serviu o país durante tanto tempo.
A maior parte da malta que anda aqui já passou a idade de acreditar na historia da Carochinha e do João Ratão, arranja outra.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Já agora por falar em guerra.
Assim como o espezinhar da bandeira pelo outro senhor que tambem mal serviu o país durante tanto tempo.
Mas para a esquerda chique são heróis.
Serão?
Mas para a esquerda chique são heróis.
Serão?
DEUPATFAM Escreveu:Li com atenção este tópica e reparei que existe por aqui gente com forte influência da lavagem pós 25 de Abril.
Reparei por um lado, que o jovem que iniciou o tópico, para muitos, por sê-lo (jovem) não tem legitimidade para falar bem, da época antes do 25 de Abril, no entanto, creio eu, andar por aqui “gente”, que por sê-lo também (jovem), não terão assim também eles, legitimidade para falarem mal dessa mesma época.
Curioso também o facto, de eventualmente em outra situação, poderem falar na época dos descobrimentos ou até na idade da pedra como se tivessem vivido nesses tempos. Pronto, neste caso já toda a gente poderia falar, foi tão recente não é assim?
Democracia é isto mesmo, só fala quem diz bem dela, com ou sem erros.
Para mim, a coragem deste “jovem”, só prova uma coisa, é que ainda existem gente, que consegue filtrar a informação proveniente nos pós 25 de Abril, fugindo assim à vergonhosa lavagem cerebral a que foram sujeitos nas escolas, para além do massacre a que os media nos sujeitam no dia-a-dia.
Isto é assim mesmo, a esquerda chique não perdoa.
Curioso ainda o facto de alguém ter falado no Ballet Rose como uma prova da vergonha que reinava naquelas épocas de miséria. Pois é, foi realmente uma vergonha. Prenderem gente ligada à política daquela forma não se faz não é assim? Correcto é o que se está a fazer no que concerne ao processo CASA PIA, aí sim, a justiça agiu de forma correcta e célere. Agora resolver as coisas com a rapidez que foi resolvido o caso Ballet Rose? Ó meus meninos, isso só mesmo num regímen ditatorial.
Curioso ainda como aparecem logo os professores de Português a emendar os “analfabetos” dos ditadores que proliferam por aqui. Realmente é importantíssimo, até porque o conteúdo não interessa a partir da altura em que tiver erros. Em democracia é assim mesmo, ou se escreve como deve de ser ou não tem palavra (escrita, claro).
Outra coisa que me deixa algo perplexo, é o facto de constantemente se comparar as épocas com a evolução tecnológica e tal blá blá blá...quero eu dizer...é pá...pronto,..Afonso Henriques era estúpido que nem um carapau, afinal o pessoal não tinha um computadorzinho nem nada, que chatice pá. Foi uma época muito má, não se compara em nada com os tempos que correm em que Portugal atravessa um período de grande hegemonia económica.
É pá, e que tal falarmos do período em que o Salazar tomou o poder? Quando havia atentados em Lisboa todos os santos dias e os governos entravam e saíam a grande velocidade estando o país na ruína? E que tal? Hã?
Ok, já sei, isso não conta.
Há!...e que tal falarmos nos IBERISTAS que lutavam contra o Franco e que obrigaram a que o Salazar tivesse de apoiar este ultimo de forma a defender a nossa independência?
E já agora, porque não falar da marcha do Gomes da Costa com 20.000 homens sobre Lisboa?
Porque será que parte da história do nosso país não é contada nas nossas escolas?
É esta a vossa liberdade?
É lavagem meus amigos, lavagem pura.
Um bem haja para todos, mesmo sabendo que vou ter pouco tempo de fórum.
Já agora e que tal falar da PIDE?
E falar dos milhares de jovens portugueses mortos na guerra colonial?
E na desigual distribuição de riqueza?
E da miséria?
E de um ministro da educação que afirmou na assembleia nacional que o povo portugues não precisava de ter mais que a 4ª classe?
E das centenas de milhares de portugueses que tiveram que emigrar?
E dos grupos economicos que viviam na sombra do regime?
O documentário "A Guerra" do Joaquim Furtado é um bom testemunho de parte da história de Portugal dos anos 60/70.
Para quem gosta de história militar, aconselho o livro "Operação Mar Verde" do Luís Marinho, que relata a incursão portuguesa na Guiné-Conacry no início dos aos 70.
Uma operação "demasiado arrojada" para a altura.
Pedro
Para quem gosta de história militar, aconselho o livro "Operação Mar Verde" do Luís Marinho, que relata a incursão portuguesa na Guiné-Conacry no início dos aos 70.
Uma operação "demasiado arrojada" para a altura.
Pedro
DEUPATFAM Escreveu:Li com atenção este tópica e reparei que existe por aqui gente com forte influência da lavagem pós 25 de Abril.
Reparei por um lado, que o jovem que iniciou o tópico, para muitos, por sê-lo (jovem) não tem legitimidade para falar bem, da época antes do 25 de Abril, no entanto, creio eu, andar por aqui “gente”, que por sê-lo também (jovem), não terão assim também eles, legitimidade para falarem mal dessa mesma época.
Curioso também o facto, de eventualmente em outra situação, poderem falar na época dos descobrimentos ou até na idade da pedra como se tivessem vivido nesses tempos. Pronto, neste caso já toda a gente poderia falar, foi tão recente não é assim?
Para mim, a coragem deste “jovem”, só prova uma coisa, é que ainda existem gente, que consegue filtrar a informação proveniente nos pós 25 de Abril, fugindo assim à vergonhosa lavagem cerebral a que foram sujeitos nas escolas, para além do massacre a que os media nos sujeitam no dia-a-dia.
Curioso ainda o facto de alguém ter falado no Ballet Rose como uma prova da vergonha que reinava naquelas épocas de miséria. Pois é, foi realmente uma vergonha. Prenderem gente ligada à política daquela forma não se faz não é assim? Correcto é o que se está a fazer no que concerne ao processo CASA PIA, aí sim, a justiça agiu de forma correcta e célere. Agora resolver as coisas com a rapidez que foi resolvido o caso Ballet Rose? Ó meus meninos, isso só mesmo num regímen ditatorial.
Curioso ainda como aparecem logo os professores de Português a emendar os “analfabetos” dos ditadores que proliferam por aqui. Realmente é importantíssimo, até porque o conteúdo não interessa a partir da altura em que tiver erros. Em democracia é assim mesmo, ou se escreve como deve de ser ou não tem palavra (escrita, claro).
Outra coisa que me deixa algo perplexo, é o facto de constantemente se comparar as épocas com a evolução tecnológica e tal blá blá blá...quero eu dizer...é pá...pronto,..Afonso Henriques era estúpido que nem um carapau, afinal o pessoal não tinha um computadorzinho nem nada, que chatice pá. Foi uma época muito má, não se compara em nada com os tempos que correm em que Portugal atravessa um período de grande hegemonia económica.
É pá, e que tal falarmos do período em que o Salazar tomou o poder? Quando havia atentados em Lisboa todos os santos dias e os governos entravam e saíam a grande velocidade estando o país na ruína? E que tal? Hã?
Há!...e que tal falarmos nos IBERISTAS que lutavam contra o Franco e que obrigaram a que o Salazar tivesse de apoiar este ultimo de forma a defender a nossa independência?
E já agora, porque não falar da marcha do Gomes da Costa com 20.000 homens sobre Lisboa?
Porque será que parte da história do nosso país não é contada nas nossas escolas?

Bem haja pela coragem.
Não tenho qualquer dúvida que um país onde reina a indisciplina e a desorganização anseia por um líder forte e carismático apoiado num regime forte disciplinado e disciplinador,só assim todos podem dar o seu melhor na senda da evolução.
Mais vale um exército de ovelhas comandadas por um leão do que um exército de leões comandados por uma ovelha.
A estes argumentos muitos poderão contrapor os seus conceitos de liberdade, mas tenham atenção se esse conceito de liberdade que possuem não foi forjado e impingido por esse bando de pederastas efeminados de esquerda que corroem todos os valores da sociedade e da família e olhem bem que eles estão por todo o lado com a sua retórica típica.
Space Migration, Intelligence Increase, Life Extension. The Next Stage of Evolution.
ursopolar11
ursopolar11
PequenoInvest
Hehehe, muito bom...
Vamos lá "vaguear" tambem e mandar uma posta de pescada nº5 pra cozer .
Portugal , está cheio de Portugueses . Aguentem-se ! Temos de viver uns com os outros .
Somos Portugueses que evoluiram ao longo de 800 anos e cuja história se pode resumir tambem assim ( de maneira pouco correcta ), em 3 fases :
1ª Fase - D. Afonso Henriques começou a querer tomar aos outros o que não tinha . Foi por aí abaixo a martelar nos Mouros até que os seus descendentes pararam lá para o Algarve por já não haver nem terra nem ninguem pra martelar .
2ª Fase - Em 1385 , altura em que Portugal poderia ter acabado à mão dos Espanhóis ( Castelhanos ), os Portugueses "entranharam" que se não continuassem a martelar em alguem, seriam martelados . Vái daí , desatam a galgar o mar pra martelar gajos e começam em Ceuta e desatam a fazer barcos pra ir buscar as cenas dos outros. Começam os Descobrimentos e começamos a ser "subsidiados" por Africa, depois pelas Indias e Brasil. Inicia-se assim um processo que se alia ao já entranhado "posso , quero e vou buscar" , que tambem se irá entranhar na nossa gente e que se chama " subsidio" .São 500 gloriosos anos de Subsidiação das Colonias.
3ª Fase - As colonias acabam . Para um pais sem industria de relevo , sem cerebros activos e sem recursos naturais , é uma chatice .Começamos a ser subsidiados pelos paises Europeus mais fortes .O dominio mundial deixa de ser territorial e passa a ser Economico/Cultural .A malta anda contente porque tem playstations e telemoveis de ultima geração. No entanto, andam lixados porque não podem comprar o novo modelo automovel .
Portanto, somos o produtos de gerações de gente com desenvoltura pra ir buscar aos outros o que não temos .Está é cada vez mais dificil , porque mais dificil se torna sacar as cenas aos outros !! Começaremos então a fazer como os paises sub-desenvolvidos e começamos a sacar-nos uns aos outros até que uns sejam muito ricos e outros não tenham nada . Mas isso ainda é um processo mais ou menos longo .
Um abraço,
The Mechanic
Salazar e Marcelo, saudades....
ursopolar11
É verdade que nasci depois (no ano) da revolução.
PequenoInvest
Estou há vários minutos a tentar perceber como é que se pode ter saudades de uma época em que não se viveu
Hehehe, muito bom...
Vamos lá "vaguear" tambem e mandar uma posta de pescada nº5 pra cozer .
Portugal , está cheio de Portugueses . Aguentem-se ! Temos de viver uns com os outros .
Somos Portugueses que evoluiram ao longo de 800 anos e cuja história se pode resumir tambem assim ( de maneira pouco correcta ), em 3 fases :
1ª Fase - D. Afonso Henriques começou a querer tomar aos outros o que não tinha . Foi por aí abaixo a martelar nos Mouros até que os seus descendentes pararam lá para o Algarve por já não haver nem terra nem ninguem pra martelar .
2ª Fase - Em 1385 , altura em que Portugal poderia ter acabado à mão dos Espanhóis ( Castelhanos ), os Portugueses "entranharam" que se não continuassem a martelar em alguem, seriam martelados . Vái daí , desatam a galgar o mar pra martelar gajos e começam em Ceuta e desatam a fazer barcos pra ir buscar as cenas dos outros. Começam os Descobrimentos e começamos a ser "subsidiados" por Africa, depois pelas Indias e Brasil. Inicia-se assim um processo que se alia ao já entranhado "posso , quero e vou buscar" , que tambem se irá entranhar na nossa gente e que se chama " subsidio" .São 500 gloriosos anos de Subsidiação das Colonias.
3ª Fase - As colonias acabam . Para um pais sem industria de relevo , sem cerebros activos e sem recursos naturais , é uma chatice .Começamos a ser subsidiados pelos paises Europeus mais fortes .O dominio mundial deixa de ser territorial e passa a ser Economico/Cultural .A malta anda contente porque tem playstations e telemoveis de ultima geração. No entanto, andam lixados porque não podem comprar o novo modelo automovel .
Portanto, somos o produtos de gerações de gente com desenvoltura pra ir buscar aos outros o que não temos .Está é cada vez mais dificil , porque mais dificil se torna sacar as cenas aos outros !! Começaremos então a fazer como os paises sub-desenvolvidos e começamos a sacar-nos uns aos outros até que uns sejam muito ricos e outros não tenham nada . Mas isso ainda é um processo mais ou menos longo .
Um abraço,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
DEUPATFAM Escreveu:
.
Não sei se isto é para mim, mas mordo o isco. Que tem o facto de se escrever bem a ver com tudo o resto? Lá por ter corrijido o amigo rmachado (ou pedido para ele corrigir) consegues inferir a minha opinião sobre o tópico?
Eu odeio erros graves como aquele. Não é um "typo" ou falha de acento, é algo mais profundo e se reparares é constante a minha intervenção no fórum nestas questões.
Sobre o assunto do tópico, não me exprimi. Queres saber a minha opinião? É mais parecida com a tua do que com qualquer outra, sobretudo sobre a "lavagem" que os media fazem constantemente. Por isso, não infiras que os "professores de Português" têm esta ou aquela opinião. Foi um off-topic dentro dum off-topic; não consegui evitar intervir, tantas foram as vezes que o erro foi repetido em tão poucas linhas.
- Registado: 1/5/2008 2:21
Ne tudo foram rosas, não podemos esquecer que o pós 25 de Abril, teve coisas muito más:
- Perseguições e torturas politicas;
- Portugal esteve à beira de uma guerra civil;
- Saneamentos e destruição do tecido empresarial;
- Abandono das populações, quer portuguesas da metrople, quer portugueses africanos;
- Guerra civil em Angola, Moçambique e Guiné;
- Fuga/abandono de Timor;
- etc
Não quero dizer que existisse um regime perfeito ou bom, pois na altura era um miudo e não percebia muitas coisas, mas o pós 25 de Abril/PREC foi muito mau para alguns, por isso acho que não podemos esquecer as más e lembramo-nos das boas.
A liberdade é boa, pelo menos permite ao Otelo estar em liberdade.
Pedro
- Perseguições e torturas politicas;
- Portugal esteve à beira de uma guerra civil;
- Saneamentos e destruição do tecido empresarial;
- Abandono das populações, quer portuguesas da metrople, quer portugueses africanos;
- Guerra civil em Angola, Moçambique e Guiné;
- Fuga/abandono de Timor;
- etc
Não quero dizer que existisse um regime perfeito ou bom, pois na altura era um miudo e não percebia muitas coisas, mas o pós 25 de Abril/PREC foi muito mau para alguns, por isso acho que não podemos esquecer as más e lembramo-nos das boas.
A liberdade é boa, pelo menos permite ao Otelo estar em liberdade.
Pedro
Li com atenção este tópica e reparei que existe por aqui gente com forte influência da lavagem pós 25 de Abril.
Acho patético e hilariante ao que chega esse discurso da evolução e riqueza. Não há maior riqueza que a liberdade nem maior evolução do que a tolerância e igualdade. Quem assim não pensa provavelmente será porque nunca sentiu tais coisas e muito certamente vive preso a algo que não tolera o desvio da estratificação. Eu julgo que todos nos acabamos por dar conta disto, nem que seja nos últimos segundos de vida...
Abraço
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
rmachado Escreveu:A discussão do antigamente é que é bom parece-me sempre curta... tanto para o lado dos saudosistas como para os anti saudosistas.
Tudo se resume a uma frase que o meu pai disse:
"Não queiram comparar os tempos, as preocupações que eu tinha quando era jovem não são as que o meu filho tem agora, mas são ambas preocupações e valem no contexto em que as vivemos".
A 100 anos não havia praticamente carros...
A 80 não havia medicamentos
A 50 não se faziam transplantes
A 30 raramente se faziam ecografias
A 15 o que era a internet...
Dito isto será que eu acho que a 50 é que era bom?
Não, era mau e bom depende de muita coisa e não vou comparar.
Este post não se percebe!
Rmachado, corrije lá isso s.f.f, conjugando correctamente o verbo "Haver" (com H) onde realmente queres. Assim é uma salganhada.
- Registado: 1/5/2008 2:21
Re: Salazar e Marcelo, saudades....
ursopolar11 Escreveu:É verdade que nasci depois (no ano) da revolução.
E penso que realmente existe mais liberdade...para roubar, destruir e aniquilar.
Para mim a classe politica actual é podre, não tem valores nem conhecimentos.
Não sanem o que é trabalho, nem tem mérito, vivem das J's e dos cargos dos amigos.
Salazar e Marcelo eram grandes estadistas e intelectuais, com um brilhante percurso académico.
Eu pessoalmente não acredito nos politicos actuais, são mentirosos, só querem encher os bolsos e enganar as pessoas.
Só existe corrupção, e a sensação que estupido é quem trabalha.Este é o exemplo que vem de cima.
Antes do 25 de Abril havias casos BPP e BPN a cairem em nada ?
Corrupção em toda a sociedade ?
Governantes a governarem para o seu bolso ?
Pensemos bem, e não estejamos com a mania e preconceitos da "ditadura", porque ditadura é quando quem governa enriqueçe à custa do povo...Salazar não deixou herdeiros e Marcelo morreu relativamente pobre.
Vejam-se os politicos actuais, qual o mais rico ?
Valores meus senhores , valores, é o que se quer.
Só li o primeiro post e chega, nem me atrevo a continuar a ler.

"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Quando o Salazar morreu este jovem tinha 15 anos, nem mais nem menos.
Não vou falar de política social e económica, vou sim deixar alguns exemplos da sociedade da época em relação aos nossos dias.
Todos dizem que estamos na maior crise de sempre será?
Então os nossos filhos os nossos netos não têm de tudo, se calhar até demais, claro dir-me-ão este tipo é doido, as finanças em ruptura e faz estas afirmações, mas olhem que ao longo da minha vida sempre ouvi dizer o mesmo, isto agora é que está mau
e no tempo do Salazar era assim:
-Gastar milhões de escudos na guerra do Ultramar, para ficar lá tudo.
-Gastar milhões numa ponte(sobre o Tejo) para lá passarem meia dúzia de carros.
-Fazer uma barragem em Moçambique para ser entregue aos africanos(Cabora Bassa).
-Fazer um estádio no meio da floresta(Estádio Nacional)
-Fazer uma marginal Lisboa-Cascais para os ricos.
-Av.Liberdade, tão grande para tão pouco trânsito.
-Gastos com submarinos, aviões etc.
Esta conversa não vos é familiar não parece uma história dos nossos dias.
É verdade que em Portugal ao longo da nossa história sempre existiu uma Santa Casa da Misericórdia, senão vejamos:Foi o ouro, o açucar, a pimenta. No tempo do
Salazar foi o Ultramar, mais recentemente a C.E.E.
E como pessoa muito positiva acredito na descoberta de petróleo na nossa costa, para voltarmos a ser um grande país, quem sabe.
As crises são cíclicas e sempre existirão. É verdade que não acredito muito nos políticos que têm governado o nosso país, e penso que 99% dos portugueses não sabem da situação económica do país que ouro que endividamento real o país atravessa, vejam o caso da Grécia e o arranjinho que fizeram com a banca para disfarçar o deficit. E tu como estás
Portugal?
É verdade que não sei, o que sei é que a minha infância foi danada e olhem que eu não era dos piores
do meu bairro.
Deixo aqui alguns poucos exemplos do passado em relação aos nossos dias. Aqui vai:
Numca andei descalço, fome também não passei mas os meus pais passaram para criarem os filhos. Televisão em minha casa só aos 14 anos, o meu pai numca teve automóvel ou casa própria, tinha sim um isqueiro que para o acender tinha de se esconder num vão de escada
para que não o vissem acender o cigarro pois não tinha licença do isqueiro logo seria multado(isto é verdade).
Casei pouco tempo antes da revolução e por essa altura fiz un pedido de empréstimo para compra de casa , com a revolução todo o processo se atrasou.
Voltei ao empréstimo em 1977-78, pedi á C.Geral Depósitos 1.700 000 escudos fiquei a pagar 32,5% de juros menos 1,5% que na época era suportado pelo Banco de Portugal. Ganhava na T.A.P. 18.500 escudos
a minha esposa como Educadora Infantil no particular
auferia 15.000 escudos, a C.G.D. pediu-me mensalmente
uma renda de 18.000 escudo. Já tinha um filho.
PORRA PARA O NEGÓCIO, PARA O TEMPO DO SALAZAR-CAETANO
E PARA OS ANOS LOGO A SEGUIR AO 25 de ABRIL.
Não quero que fiquem a pensar muito nisto, mas olhem que eu era todas as noites a pensar como me ia safar.
Um abraço.
Estou na Bolsa por Loucura.
Não vou falar de política social e económica, vou sim deixar alguns exemplos da sociedade da época em relação aos nossos dias.
Todos dizem que estamos na maior crise de sempre será?
Então os nossos filhos os nossos netos não têm de tudo, se calhar até demais, claro dir-me-ão este tipo é doido, as finanças em ruptura e faz estas afirmações, mas olhem que ao longo da minha vida sempre ouvi dizer o mesmo, isto agora é que está mau
e no tempo do Salazar era assim:
-Gastar milhões de escudos na guerra do Ultramar, para ficar lá tudo.
-Gastar milhões numa ponte(sobre o Tejo) para lá passarem meia dúzia de carros.
-Fazer uma barragem em Moçambique para ser entregue aos africanos(Cabora Bassa).
-Fazer um estádio no meio da floresta(Estádio Nacional)
-Fazer uma marginal Lisboa-Cascais para os ricos.
-Av.Liberdade, tão grande para tão pouco trânsito.
-Gastos com submarinos, aviões etc.
Esta conversa não vos é familiar não parece uma história dos nossos dias.
É verdade que em Portugal ao longo da nossa história sempre existiu uma Santa Casa da Misericórdia, senão vejamos:Foi o ouro, o açucar, a pimenta. No tempo do
Salazar foi o Ultramar, mais recentemente a C.E.E.
E como pessoa muito positiva acredito na descoberta de petróleo na nossa costa, para voltarmos a ser um grande país, quem sabe.
As crises são cíclicas e sempre existirão. É verdade que não acredito muito nos políticos que têm governado o nosso país, e penso que 99% dos portugueses não sabem da situação económica do país que ouro que endividamento real o país atravessa, vejam o caso da Grécia e o arranjinho que fizeram com a banca para disfarçar o deficit. E tu como estás
Portugal?
É verdade que não sei, o que sei é que a minha infância foi danada e olhem que eu não era dos piores
do meu bairro.
Deixo aqui alguns poucos exemplos do passado em relação aos nossos dias. Aqui vai:
Numca andei descalço, fome também não passei mas os meus pais passaram para criarem os filhos. Televisão em minha casa só aos 14 anos, o meu pai numca teve automóvel ou casa própria, tinha sim um isqueiro que para o acender tinha de se esconder num vão de escada
para que não o vissem acender o cigarro pois não tinha licença do isqueiro logo seria multado(isto é verdade).
Casei pouco tempo antes da revolução e por essa altura fiz un pedido de empréstimo para compra de casa , com a revolução todo o processo se atrasou.
Voltei ao empréstimo em 1977-78, pedi á C.Geral Depósitos 1.700 000 escudos fiquei a pagar 32,5% de juros menos 1,5% que na época era suportado pelo Banco de Portugal. Ganhava na T.A.P. 18.500 escudos
a minha esposa como Educadora Infantil no particular
auferia 15.000 escudos, a C.G.D. pediu-me mensalmente
uma renda de 18.000 escudo. Já tinha um filho.
PORRA PARA O NEGÓCIO, PARA O TEMPO DO SALAZAR-CAETANO
E PARA OS ANOS LOGO A SEGUIR AO 25 de ABRIL.
Não quero que fiquem a pensar muito nisto, mas olhem que eu era todas as noites a pensar como me ia safar.
Um abraço.
Estou na Bolsa por Loucura.
rmachado escreveu:
"A 100 anos não havia praticamente carros...
Dito isto será que eu acho que a 50 é que era bom? "
Curiosamente HÁ 50 anos este erro não era tão comum!
LOL!
"A 100 anos não havia praticamente carros...
Dito isto será que eu acho que a 50 é que era bom? "
Curiosamente HÁ 50 anos este erro não era tão comum!
LOL!

- Registado: 4/2/2010 19:57
Caro Elias,
pois, eu concordo contigo, como tu dizes e muito bem já se percebeu que o estado social não é viável no mundo de hoje. O problema é muitos dos nossos políticos ainda não perceberam (ou não querem perceber isso).
Quanto ao comentário do LTCM, agradeço a utilização do seu dicionário e da menção daquilo que ele considera ser pérolas, e em relação a estes dois pontos só faço os seguintes comentários:
- O que eu quis dizer com o facto de usar a liberdade de expressão para dizer que o que os outros dizem é patético é bem perceptível. Além disso, quanto aos significados da palavra patético, esse são os formais. Mas como sabes, hoje em dia essa palavra é mais conotada com a sua variante inglesa: "os Ingleses deram outro significado a pathos que também está na origem da palavra paixão (sofrimento, amor, sofrimento por amor) que em seu tempo eram motivo de gozo as pessoas que sofriam pelo pathos, tavez conotadas, coloquialmente, como idiotas. " in Dicionário Informal. Mas sendo assim, se utilizaste a palavra no sentido literal, peço desculpa...
- Relativamente às pérolas, agradeço o facto de as considerares como tal. Aliás, decidi ir ao teu dicionário e extraír os significados:
pérola
s. f.
1. Glóbulo calcário que se forma dentro de certas conchas.
2. Aljôfar.
3. Fig. Pessoa muito bondosa.
4. Diz-se de uma casta de uva e de uma variedade de pêra!.
5. Diz-se de uma qualidade de chá verde.
pérolas
s. f. pl.
6. Poét. Lágrimas.
7. Arquit. Pequenos glóbulos, dispostos em série (nas molduras).
dizer pérolas: falar eloquentemente.
pérola apingentada: pérola periforme.
pérola oriental: pérola das mais finas.
pérolas a porcos: algo precioso ou importante disponível ou atribuído a quem não aprecia ou não merece.
pérolas da aurora: orvalho da manhã.
pérolas de estilo: belezas de estilo.
Desde já o meu obrigado por considerares as minhas frases como tal.
pois, eu concordo contigo, como tu dizes e muito bem já se percebeu que o estado social não é viável no mundo de hoje. O problema é muitos dos nossos políticos ainda não perceberam (ou não querem perceber isso).
Quanto ao comentário do LTCM, agradeço a utilização do seu dicionário e da menção daquilo que ele considera ser pérolas, e em relação a estes dois pontos só faço os seguintes comentários:
- O que eu quis dizer com o facto de usar a liberdade de expressão para dizer que o que os outros dizem é patético é bem perceptível. Além disso, quanto aos significados da palavra patético, esse são os formais. Mas como sabes, hoje em dia essa palavra é mais conotada com a sua variante inglesa: "os Ingleses deram outro significado a pathos que também está na origem da palavra paixão (sofrimento, amor, sofrimento por amor) que em seu tempo eram motivo de gozo as pessoas que sofriam pelo pathos, tavez conotadas, coloquialmente, como idiotas. " in Dicionário Informal. Mas sendo assim, se utilizaste a palavra no sentido literal, peço desculpa...
- Relativamente às pérolas, agradeço o facto de as considerares como tal. Aliás, decidi ir ao teu dicionário e extraír os significados:
pérola
s. f.
1. Glóbulo calcário que se forma dentro de certas conchas.
2. Aljôfar.
3. Fig. Pessoa muito bondosa.
4. Diz-se de uma casta de uva e de uma variedade de pêra!.
5. Diz-se de uma qualidade de chá verde.
pérolas
s. f. pl.
6. Poét. Lágrimas.
7. Arquit. Pequenos glóbulos, dispostos em série (nas molduras).
dizer pérolas: falar eloquentemente.
pérola apingentada: pérola periforme.
pérola oriental: pérola das mais finas.
pérolas a porcos: algo precioso ou importante disponível ou atribuído a quem não aprecia ou não merece.
pérolas da aurora: orvalho da manhã.
pérolas de estilo: belezas de estilo.
Desde já o meu obrigado por considerares as minhas frases como tal.
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Google [Bot], Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, Masterchief, MR32, navaldoc, nunorpsilva, OCTAMA, silva_39, TTM62 e 147 visitantes