Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bancos vão ser obrigados a indicar probabilidade dos retorno

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Bancos vão ser obrigados a indicar probabilidade dos retorno

por LTCM » 17/2/2010 15:09


A CMVM colocou hoje em consulta pública um regulamento onde pretende obrigar os bancos a darem aos investidores informação que lhes permita aferir o grau de probabilidade de ocorrência dos cenários de que depende a remuneração dos produtos estruturados.

Os produtos estruturados assumem tipicamente a forma de títulos de dívida, cuja rendibilidade está associada ao desempenho de outros instrumentos financeiros e ao cumprimento de determinadas condições. Factores que, na maior parte dos casos, acabam por comprometer o retorno e mesmo o capital, que nem sempre é garantido.

A CMVM analisou nove produtos à luz de dois métodos estatísticos. Em média, apresentavam uma rendibilidade máxima de 13%. Na prática, e dada a muito baixa probabilidade de conseguir o retorno indicado, a rentabilidade mais provável é, em média, de 0,59%.

“Os cenários mais optimistas têm uma probabilidade de ocorrência muito baixa, em alguns casos próxima de zero”, afirmou hoje Carlos Tavares, presidente do regulador, num encontro com jornalistas. O responsável salientou também que “o grau de opacidade e complexidade dos produtos estruturados não tem vindo a diminuir”, apesar da crescente oferta no mercado.

A CMVM decidiu por isso avançar para a obrigatoriedade dos bancos informarem os clientes sobre a probabilidade de ocorrência da rentabilidade condicional do produto. Recorde-se que a entidade liderada por Carlos Tavares é responsável pela aprovação prévia da publicidade a estes instrumentos financeiros.

Por decidir está se esta informação será quantitativa, como no estudo da CMVM, ou se será qualitativa. A consulta pública decorre até ao dia 19 de Março.

Segundo o regulador, “o peso destes instrumentos no total da poupança dos particulares tem apresentado um forte crescimento, ao passo que o peso dos depósitos tradicionais tem estagnado ou mesmo decrescido”. Uma das razões é a descida das taxas de juro dos depósitos para níveis pouco atractivos.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Heldroo, Investor Tuga, marketisnotefficient, navaldoc, Pmart 1, PXYC, VALHALLA e 246 visitantes