Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quem será o próximo governador do BdP?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por atomez » 17/2/2010 19:33

É assim que as coisas funcionam:

Constâncio eleito para o BCE no interesse da Alemanha

16.02.2010 - 10h45
Por Isabel Arriaga e Cunha, Bruxelas
...
A escolha do ex-secretário-geral do PS escancara a porta para Axel Weber, governador do Bundesbank, o banco central alemão, aceder à presidência do BCE quando o mandato do actual titular, o francês Jean-Claude Trichet, terminar em Outubro de 2011.

De acordo com a imprensa alemã, a nomeação do português concretizou-se por vontade expressa de Angela Merkel, chanceler federal, de promover a candidatura de Weber. O WirtschaftsWoche afirmou mesmo que a chanceler "orquestrou" um apoio maioritário dos 16 países do euro em favor do candidato português. Afastados ficaram assim os outros dois candidatos - o governador do Banco do Luxemburgo, Yves Mersch, e o director do Banco Nacional da Bélgica, Peter Praet - que ontem ainda se mantinham na corrida.

Segundo as regras tacitamente aceites pelos países do euro, entre os seis membros do comité executivo do BCE, quatro são "cativos" para os quatro maiores países - França, Alemanha, Itália e Espanha -, sendo os outros dois exercidos pelos restantes países com base numa rotação que tem em conta o equilíbrio entre o Norte e o Sul, grandes e pequenos Estados e "pombas" e "falcões", ou seja, os defensores de uma política monetária virada para o controlo intransigente da inflação, e os mais sensíveis à promoção do crescimento económico. Constâncio é geralmente considerado uma "pomba".

Igualmente assente estava a atribuição da nova vaga a um dos países fundadores do euro que nunca tiveram assento no comité executivo. O que limitava a escolha a Portugal, Bélgica, Luxemburgo e Irlanda.

De acordo com o que afirmou em Janeiro o próprio Vítor Constâncio, a escolha não é feita "com base no mérito mas enquanto resultado de uma negociação entre os governos".

No centro da negociação estava, precisamente, a candidatura alemã à presidência do BCE, que, de acordo com a convicção generalizada, só se poderá materializar com a nomeação de Constâncio. Ao invés, se a escolha dos Dezasseis tivesse incidido sobre um dos outros dois candidatos, o respeito pretendido pelos diferentes equilíbrios excluiria Weber, abrindo a porta ao italiano Mario Draghi.

De nada serviram assim os protestos feitos durante o fim-de-semana por Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente do Eurogrupo numa entrevista ao Süddeutsche Zeitung, contra o facto de o seu candidato ser preterido "por razões que estão no futuro".

A nomeação de Constâncio significa que durante os próximos oito anos haverá dois portugueses entre os vinte e dois membros do Conselho de Governadores do BCE - um por cada um dos dezasseis membros do euro - incluindo Portugal -, mais os seis membros do comité executivo.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

O meu palpite é...

por Primvs » 17/2/2010 18:39

Rui Pedro Soares

CV:

boy do PS
Ex-administrador executivo da PT :mrgreen:
(está no JN a renúncia dele ao tacho, logo precisa de um novo)
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

Pela 1a vez na Historia da Humanidade:

por bboniek33 » 17/2/2010 18:30

vamos constatar que Vitor Constancio ee INSUBSTITUIVEL !
O BdP ficaraa entregue "aos bichos", corremos atee o risco (oremos ao Senhor !) de passar a haver regulacao da actividade bancaria, de auditorias competentes !

Estamos perante um perigo tremendo. Por favor travem a saiida de VC !

:shock:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por mais_um » 17/2/2010 18:28

Só uma curiosidade, para vocês o cargo de governador do Banco de Portugal é mais politico ou mais tecnico?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por EALM » 17/2/2010 18:12

E que tal ser... NINGUÉM ?

A ver a falta que faz, só durante um tempo, à experiência, para ver se realmente sentimos a sua falta.

É que durante 2008/09 foi mesmo essa personagem que eu senti que estava lá no BdP... NINGUÉM.

Registado: 1/5/2008 2:21

Re: ...

por OLDMAN » 17/2/2010 17:52

Kifko Escreveu:...
Bem por ultimo posso ir eu, para ganhar uma pipa e fazer o que o outro fazia até acho que sou capaz...
:P

:shock: ....:shame: que eu cheguei primeiro e até já fui indicado para o lugar (obrigado tugatuga11!) :lol:

Abraço
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por djovarius » 17/2/2010 13:20

Olá,

Pouco relevante o nome a ser escolhido. O BCE é claramente o que importa nesta fase das coisas, sendo mais importante o facto de Constâncio ser agora um nome forte em Frankfurt, como vice-presidente do Banco, claramente uma espécie de "representante" dos PIIGS na mesa da Instituição. Curiosamente, essa nomeação, segundo uma revista semanal alemã dedicada à Economia e aos mercados, terá sido parte de um "negócio" em que a própria Alemanha terá apoiado esta nomeação em troca do apoio para o nome do futuro presidente do BCE, que deverá ser o presidente do BundesBank. Trichet dará assim lugar a uma voz mais dura e rigorosa, sendo Constâncio um nome mais "soft" e claramente não integrante da linha dura, que inclui a Alemanha, o Benelux e em menor escala, a França.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por nunoand99 » 17/2/2010 11:30

Parece que o nome só terá de ser escolhido daqui a algum tempo ainda...3 meses ou coisa parecida...

O cargo tem pouco de politico...como aliás o Constâncio deixou evidente (não equecer que tinha sido Secretário Geral do PS).

Espero que não se lembrem do Bagão Felix, não gosto particularmente do homem...e não lhe reconheço grande competência.

Gosto do Silva Lopes, mas tem tendência a ser muito Social, e um Governador do BP não pode ter opinião Social (isso é Politica).

O Campos e Cunha, de facto, parece-me uma boa escolha. A Manuela também, mas não será ela.

Varro o espectro possivel,e não consigo lembrar-me de melhor que o Campos e Cunha.

Saudações & Bons Negócios

Registado: 16/5/2005 21:38

por Mcmad » 17/2/2010 2:53

Bull Bull Escreveu:
Mcmad Escreveu:Vale e Azevedo, para enganar a UE com as contas..

:lol: :mrgreen:

Se bem que agora com o Constancio lá não será dificil...

Fartou-se de não ver nada cá...

Registado: 29/11/2007 10:26

por Bull Bull » 17/2/2010 2:45

Mcmad Escreveu:Vale e Azevedo, para enganar a UE com as contas..

:lol: :mrgreen:

Registado: 21/12/2009 18:46

por sargotrons » 17/2/2010 2:16

Jobs for the boys?!!?

Aqui esta' um verdadeiro boy!
2 em 1, tal como o Pinho tb encorna! O "boy" com "i".
Anexos
rui_pedro_soares.jpg
rui_pedro_soares.jpg (14.28 KiB) Visualizado 1448 vezes
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Mcmad » 17/2/2010 1:49

Vale e Azevedo, para enganar a UE com as contas..

Registado: 29/11/2007 10:26

...

por Kifko » 17/2/2010 1:49

Fico contente que mais um incompetente tenha ido ganhar uma pipa de massa para a Europa, que ele coitado para fazer a borrada que andou a fazer até já ganhava bem...

Agora para variar vamos ter mais uma guerrinha entre os dois principais partidos para ver quem vai ser o próximo incompetente a ganhar mais que todos nós e a fazer mais porcaria...

É este país que temos, neste cantinho sul-americano da Europa...
Olhem que tal o Hugo Chavez vir aqui dar uma perninha, ou a Manuela Moura Guedes, ou o Mário Crespo que tem bons espiões nos restaurantes INs de Lisboa, aonde vão políticos que já não conseguem vestir ARMANI porque já tem barriga de tanto encher... ou o João Rendeiro que já tem muita experiência na banca.
Bem fico por aqui porque não faltam candidatos ao lugar e posso parecer chato...
Bem por ultimo posso ir eu, para ganhar uma pipa e fazer o que o outro fazia até acho que sou capaz...

Abraços a todos.

kifko. :P

Registado: 13/4/2009 23:40

por xtech » 17/2/2010 1:43

Se fosse eu a escolher:

1º Vitor Bento
2º Campos e Cunha

Mas como não sou... provavelmente os políticos vão pôr alguém com o qual possam mexer bem os cordelinhos..

Imagem
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)

Registado: 29/11/2007 14:30

por tugatuga11 » 17/2/2010 1:29

hmaavv Escreveu:Eu acho que deveria ser alguém com experiência e conhecedor das zonas obscuras do sistema financeiro Português ,
alguém como o Dr João Rendeiro ou Dr Oliveira e Costa .

Pelo menos estes sabem das coisas e não são ingénuos como o Constâncio .

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 27/4/2009 19:07

por hmaavv » 17/2/2010 1:17

Eu acho que deveria ser alguém com experiência e conhecedor das zonas obscuras do sistema financeiro Português ,
alguém como o Dr João Rendeiro ou Dr Oliveira e Costa .

Pelo menos estes sabem das coisas e não são ingénuos como o Constâncio .

Registado: 14/1/2008 0:05

por OLDMAN » 16/2/2010 23:33

tugatuga11 Escreveu:Vendo bem as coisas também podia ser o OLDMAN. 8-)

\:D/ Eu sabia!... Eu sabia!.... :mrgreen:

por tugatuga11 » 16/2/2010 23:01

Vendo bem as coisas também podia ser o OLDMAN. 8-)

por tugatuga11 » 16/2/2010 23:00

Se é para lá estar uma pessoa competente então apostaria no Pinto da Costa! :wink:

por bmiranda » 16/2/2010 22:26

Gostaria que fosse o Campos e Cunha

Registado: 29/11/2007 2:17

por OLDMAN » 16/2/2010 21:13

:cry: ...eh pá!.... mas porque é que não posso ser eu!?.... :oops:

por nunoand99 » 16/2/2010 20:40

charles Escreveu:
rsacramento Escreveu:tinha a sua piada convidarem o Medina..

Deves estar do lado curto, não :lol: , eu aposto no... :wink:

:lol: :lol:
Adoro ouvir o Medina, mas isso também eu achava piada ao Louçã nos primeiros anos. Sempre achei graça à capacidade oratória.

Outra coisa é ser do BP.

Quanto a Manuel Pinho, se for ele, acho que vou viver para Londres (é desta)

por charles » 16/2/2010 19:22

rsacramento Escreveu:tinha a sua piada convidarem o Medina..

Deves estar do lado curto, não :lol: , eu aposto no... :wink:
Anexos
manuel-pinho-gesto.jpg
manuel-pinho-gesto.jpg (74.88 KiB) Visualizado 1781 vezes
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

ferreira leite

por GilbertoGil » 16/2/2010 18:58

é a vez do psd;
cavaquista;
já trabalhou no banco e como vai perder o emprego...

Registado: 25/7/2008 21:44

por nunoand99 » 16/2/2010 18:27

Pata-Hari Escreveu:Campos e Cunha?

Boas Pata,

Tinha estado agora noutro sitio a discutir o assunto, e não me tinha lembrado desse ;)

Parece-me um bom nome, mas talvez tenha sido critico demais do Governo após a sua saida.

O nosso país não tem assim tantos economistas excelentes que seja dificil adivinhar.

Isto partindo do principio que serão mantidos os "standards".

Saudações & Bons Negócios

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, iniciado1, malakas, marketisnotefficient, smog63, StockRider!, trilhos2006, VALHALLA e 215 visitantes