GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Re: Concorrência acelerada
Eco Tretas Escreveu:mais_um Escreveu:Parece-me que também tens alguns problemas com contas, vejamos, no 1º semestre de 2009 a concessão Brisa rendeu 4,9 milhões de €, em 25 areas de serviço (nos 2 sentidos) o que dá 32666,00 por area de serviço (nos 2 sentidos) ou 16333,00 por area de serviço individual (só num sentido).
Explica como consegues transformar 32666,00€ em aproximadamente um valor médio de meio milhão de euros por mês por area de serviço....
Eheheheh![]()
![]()
Eu tinha utilizado o valor das receitas, e fiz de cabeça. Mas OK, vamos utilizar os teus novos 4.900.000 euros. Multiplicas por 2 e dá 9.800.000. Divides po 25 e dá 392.000. Se utilizasse os valores que TU referiste originalmente, então dava 440.000 euros/mês. Está próximo de meio milhão de euros, mas tu enganaste-te por muito mais de uma grandeza! Que modelo de máquina de calcular utilizas? Deita fora!Grande cabeça dura! Investigar esta situação, como deve ser, ora essa!mais_um Escreveu:Eco Tretas Escreveu: fica muito mais claro o que é que a AdC devia fazer!
Que é?
Ecotretas
Não te quero ofender mas andaste a beber hoje de manhã, não? A conta que acabaste de fazer é o valor por area de serviço por ano, tu referiste anteriormente e passo a citar:
Eco Tretas Escreveu:Confesso que não sou o melhor para olhar para estes documentos financeiros. Mas os valores que pus foram os do slide 20 que referiste. Os valores que agora referes devem ser os do slide 40.
Como referes, os valores são por semestre, o que na verdade duplica o custo médio por estação de serviço, aproximando-se de um valor médio de meio milhão de euros por mês!!!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Eco Tretas Escreveu:Investigar esta situação, como deve ser, ora essa!
Ecotretas
Isso significa obter a conclusão que tu e muitos pretendem, que é a de afirmar que há cartel?
- Registado: 5/11/2002 12:21
mais_um Escreveu:Parece-me que também tens alguns problemas com contas, vejamos, no 1º semestre de 2009 a concessão Brisa rendeu 4,9 milhões de €, em 25 areas de serviço (nos 2 sentidos) o que dá 32666,00 por area de serviço (nos 2 sentidos) ou 16333,00 por area de serviço individual (só num sentido).
Explica como consegues transformar 32666,00€ em aproximadamente um valor médio de meio milhão de euros por mês por area de serviço....
Eheheheh

Eu tinha utilizado o valor das receitas, e fiz de cabeça. Mas OK, vamos utilizar os teus novos 4.900.000 euros. Multiplicas por 2 e dá 9.800.000. Divides po 25 e dá 392.000. Se utilizasse os valores que TU referiste originalmente, então dava 440.000 euros/mês. Está próximo de meio milhão de euros, mas tu enganaste-te por muito mais de uma grandeza! Que modelo de máquina de calcular utilizas? Deita fora!
Grande cabeça dura! Investigar esta situação, como deve ser, ora essa!mais_um Escreveu:Eco Tretas Escreveu: fica muito mais claro o que é que a AdC devia fazer!
Que é?
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
Eco Tretas Escreveu:Obviamente, tinhas que aparecer.
Depois de estares a dizer mal de mim, esperavas que ficasse calado?
Eco Tretas Escreveu:Já te dei a resposta no thread das barragens
Não, Ecotretas, não deste resposta nenhuma.
Tu não respondes às perguntas (nem às minhas, nem às do mais_um).
Eco Tretas Escreveu: mas quem não segue esse thread, e se não a quiser ir ver, fica a saber que eu não te vou dar mais atenção. Não a mereces.
Ecotretas
Estás no teu direito de não me querer dar mais atenção. Se quiseres amuar, amuas.
De qualquer forma quem segue este thread (e o das barragens) também não terá dificuldade em perceber que tu não respondeste às perguntas.
Eco Tretas Escreveu:Confesso que não sou o melhor para olhar para estes documentos financeiros. Mas os valores que pus foram os do slide 20 que referiste. Os valores que agora referes devem ser os do slide 40.
Como referes, os valores são por semestre, o que na verdade duplica o custo médio por estação de serviço, aproximando-se de um valor médio de meio milhão de euros por mês!!!
Parece-me que também tens alguns problemas com contas, vejamos, no 1º semestre de 2009 a concessão Brisa rendeu 4,9 milhões de €, em 25 areas de serviço (nos 2 sentidos) o que dá 32666,00 por area de serviço (nos 2 sentidos) ou 16333,00 por area de serviço individual (só num sentido).
Eco Tretas Escreveu: E embora não sabendo a que respeitam os 400 mil € da A do Atlântico, que é para 5 áreas de serviço,
os 400 mil € é a receita das 5 areas de serviço da A8 e A15 em 6 meses, o que dá 13333€ por mês, por area de serviço (dupla)
Eco Tretas Escreveu: fica muito mais claro o que é que a AdC devia fazer!
Que é?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Elias Escreveu:Eco Tretas Escreveu:Já estás como o Elias. Só fazes perguntas desnecessárias! Porque é que eu havia de opinar sobre uma invenção tua, dum cenário de cinemas, que não está claramente relacionado com o que estamos a discutir???
Eu tenho mais que fazer!
Ecotretas
Ecotretas,
Lamento que metas o meu nome ao barulho, e lamento ainda mais que o faças para evitares responder ao que te é perguntado.
Se realmente tens mais de fazer, porque é que continuas a participar no thread?
Obviamente, tinhas que aparecer. Já te dei a resposta no thread das barragens, mas quem não segue esse thread, e se não a quiser ir ver, fica a saber que eu não te vou dar mais atenção. Não a mereces.
Ecotretas
mais_um Escreveu:Tu defendes a intervenção da AdC, eu só quero saber o que pensas o que a AdC deve fazer. Sobre os cinemas é algo que aocntece neste país em muitas cidades, só há um cinema.
Abre um thread para cinemas, se estás preocupado. Eu não participarei!
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:Já estás como o Elias. Só fazes perguntas desnecessárias! Porque é que eu havia de opinar sobre uma invenção tua, dum cenário de cinemas, que não está claramente relacionado com o que estamos a discutir???
Eu tenho mais que fazer!
Ecotretas
Ecotretas,
Lamento que metas o meu nome ao barulho, e lamento ainda mais que o faças para evitares responder ao que te é perguntado.
Se realmente tens mais de fazer, porque é que continuas a participar no thread?
Eco Tretas Escreveu:mais_um Escreveu:Eu só quero saber o que pretendes o que a AdC faça, quer no caso das AE quer no caso do cinema.
Já estás como o Elias. Só fazes perguntas desnecessárias! Porque é que eu havia de opinar sobre uma invenção tua, dum cenário de cinemas, que não está claramente relacionado com o que estamos a discutir???
Eu tenho mais que fazer!
Ecotretas
Tu defendes a intervenção da AdC, eu só quero saber o que pensas o que a AdC deve fazer. Sobre os cinemas é algo que aocntece neste país em muitas cidades, só há um cinema.
mais_um Escreveu:Eu só quero saber o que pretendes o que a AdC faça, quer no caso das AE quer no caso do cinema.
Já estás como o Elias. Só fazes perguntas desnecessárias! Porque é que eu havia de opinar sobre uma invenção tua, dum cenário de cinemas, que não está claramente relacionado com o que estamos a discutir???
Eu tenho mais que fazer!
Ecotretas
mais_um Escreveu:Eco Tretas Escreveu:mais_um Escreveu:Só não vês se não quiseres, não o lucro propriamente mas a receita consegues ver:
http://www.brisa.pt/ResourcesUser/Inves ... _PT%20.pdf
Slide 20
Não é a Brisa que explora as areas de serviço, eles limita-se a alugar o espaço, tal como um centro comercial, quem define o preço de venda é quem vende.
Obrigado pelo link. Ora são 5.5 milhões euros/ano, o que dividindo equitativamente (note-se que isto não será assim, dado que há estações muito melhores que outras) pelas 25 estações de serviço, dá 220.000 euros/ano por estação de serviço...
Ecotretas
Estás equivocado, os valores apresentado são para o 1º semestre de 2009 e incluiem todas as areas de serviço, da concessão Brisa e das restantes em que a Brisa tem participação. Se considerares apenas as 25 a receita é de 4,9 M€. Mas se verificaras as da A do Atlantico, a receita é de 400 mil € para 5 areas de serviço. Não esquecer que cada area de serviço na realidade são 2, uma em cada sentido.
Confesso que não sou o melhor para olhar para estes documentos financeiros. Mas os valores que pus foram os do slide 20 que referiste. Os valores que agora referes devem ser os do slide 40.
Agora está-se a entender melhor isto... E embora não sabendo a que respeitam os 400 mil € da A do Atlântico, que é para 5 áreas de serviço, fica muito mais claro o que é que a AdC devia fazer!
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:mais_um Escreveu:Eco Tretas Escreveu:
Mas isto começou com a intervenção da AdC no parlamento. E o que eles deviam fazer, na minha opinião, era garantir que a Brisa (e outras concessionárias) não abusavam desta posição dominante que detém na gestão dos seus "centros comerciais". É claro que temos sempre a opção das "mercearias" fora das auto-estradas...
Ecotretas
Podes explicar como é que a AdC pode ou deve fazer?
Imagina a seguinte situação, tens uma cidade em que não há cinemas, entretanto há alguém que vê ai uma oportunidade de negocio e quer abrir um cinema.
Sendo o unico cinema (não tem concorrencia), consideras que deve ser dada autorização ou não?
Caso seja dada autorização, o dono verifica a quantos km é que outros cinemas e em função disso coloca um preço mais elevado do que o cinema mais proximo, porque mesmo assim para os habitants dessa cidade compensa pagar mais pelo bilhete do que deslocar-se para o cinema da cidade vizinha.
Tu queres que AdC faça o quê sobre este assunto? Proiba o cinema? Defina os preços dos bilhetes? Abra um cinema para criar concorrência?
A analogia com as auto-estradas é insuficiente. No teu caso pode aparecer rapidamente outro cinema na cidade. No caso das auto-estradas, não vai ser fácil aparecerem outras estações de serviço (não me admirava que isso estivesse blindado em termos jurídicos).
Ecotretas
Eu só quero saber o que pretendes o que a AdC faça, quer no caso das AE quer no caso do cinema.
Eco Tretas Escreveu:mais_um Escreveu:Só não vês se não quiseres, não o lucro propriamente mas a receita consegues ver:
Slide 20
Não é a Brisa que explora as areas de serviço, eles limita-se a alugar o espaço, tal como um centro comercial, quem define o preço de venda é quem vende.
Obrigado pelo link. Ora são 5.5 milhões euros/ano, o que dividindo equitativamente (note-se que isto não será assim, dado que há estações muito melhores que outras) pelas 25 estações de serviço, dá 220.000 euros/ano por estação de serviço...
Ecotretas
Estás equivocado, os valores apresentado são para o 1º semestre de 2009 e incluiem todas as areas de serviço, da concessão Brisa e das restantes em que a Brisa tem participação. Se considerares apenas as 25 a receita é de 4,9 M€. Mas se verificaras as da A do Atlantico, a receita é de 400 mil € para 5 areas de serviço. Não esquecer que cada area de serviço na realidade são 2, uma em cada sentido.
mais_um Escreveu:Eco Tretas Escreveu:
Mas isto começou com a intervenção da AdC no parlamento. E o que eles deviam fazer, na minha opinião, era garantir que a Brisa (e outras concessionárias) não abusavam desta posição dominante que detém na gestão dos seus "centros comerciais". É claro que temos sempre a opção das "mercearias" fora das auto-estradas...
Ecotretas
Imagina a seguinte situação, tens uma cidade em que não há cinemas, entretanto há alguém que vê ai uma oportunidade de negocio e quer abrir um cinema.
Sendo o unico cinema (não tem concorrencia), consideras que deve ser dada autorização ou não?
Caso seja dada autorização, o dono verifica a quantos km é que outros cinemas e em função disso coloca um preço mais elevado do que o cinema mais proximo, porque mesmo assim para os habitants dessa cidade compensa pagar mais pelo bilhete do que deslocar-se para o cinema da cidade vizinha.
Tu queres que AdC faça o quê sobre este assunto? Proiba o cinema? Defina os preços dos bilhetes? Abra um cinema para criar concorrência?
A analogia com as auto-estradas é insuficiente. No teu caso pode aparecer rapidamente outro cinema na cidade. No caso das auto-estradas, não vai ser fácil aparecerem outras estações de serviço (não me admirava que isso estivesse blindado em termos jurídicos).
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:
Ecotretas
mais_um Escreveu:Só não vês se não quiseres, não o lucro propriamente mas a receita consegues ver:
Slide 20
Ecotretas
mais_um Escreveu:Qualquer pessoa que leia esta afirmação conclui que tu consideras as areas de serviço um bom negocio mas posso estar errado....
Qualquer pessoa que leia essa afirmação tem obrigação de ler o thread que lhe diz respeito. Pegar numa frase fora de contexto dá para dar cabeçadas na parede...
mais_um Escreveu:Quanto à concessionária da auto-estrada vende a utilização de um espaço comercial, tal como os donos de um centro comercial vendem espaço comercial.
Também tens a noção que quando fazes compras num centro comercial estás a pagar mais devido a isso não?
Ou quando utilizas o cartão multibanco ou visa para fazer compras. Como eu sei o que a casa gasta, quando faço determiando tipo de compras e peço desconto, a 1ª pergunta que o comerciante faz é se vou pagar com dinheiro ou cartão, se eu pagar com dinheiro ele desconta-me o valor que teria que pagar ao banco.
Claro. Até há muitos pontos mais. É óbvio que deve ter sido a concessionária a pagar algumas das infra-estruturas; os terrenos não sei quem os paga (imagino que paguem pouco, ou pior, sejam expropriados), etc. Podíamos continuar indefinidamente...
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Eco Tretas Escreveu:Para mim, para os lados da concessionária da auto-estrada!
Eco Tretas, cada um pode dizer o que lhe apetecer.
Sem nada que o susbtancie não passa de um "acho que"...
Sem dúvidas. Mas ainda não fomos capazes (eu pelo menos) de ver quanto é que a Brisa (e outras) lucram no processo. Talvez não seja o thread mais adequado.
Ecotretas
Só não vês se não quiseres, não o lucro propriamente mas a receita consegues ver:
Slide 20
MarcoAntonio Escreveu:Eco Tretas Escreveu:Para mim, para os lados da concessionária da auto-estrada!
Sem dúvidas. Mas ainda não fomos capazes (eu pelo menos) de ver quanto é que a Brisa (e outras) lucram no processo. Talvez não seja o thread mais adequado.
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu: Eu não afirmei que era bom negócio! Repara na frase acima: "Falamos dos custos mais elevados, mas não serão também as receitas superiores às habituais?" O que eu penso é que os custos são elevados e as receitas também. Para que lado pende o fiel da balança? Para mim, para os lados da concessionária da auto-estrada!
Em vez de se divertirem a marrar com a cabeça nas paredes, deêm mais atenção ao que é referido!
Bom dia Eco Tretas,
Eu dei atenção ao que foi referido e enquadrei TUDO o que escreveste, nomeadamente:
Porque não idênticos? Falamos dos custos mais elevados, mas não serão também as receitas superiores às habituais? É que estão quase sempre carros a abastecer, o que não acontece sempre nas outras bombas... E da parte da restauração já nem se fala, com muitas até muitas vezes entupidas, o que francamente dantes acontecia na Estrada Nacional 1, e noutros locais. Tomaram muitos estabelecimentos esse afluxo de clientes interessados (excepto pessoas como eu, que só vão aos WC)!
Qualquer pessoa que leia esta afirmação conclui que tu consideras as areas de serviço um bom negocio mas posso estar errado....
Quanto à concessionária da auto-estrada vende a utilização de um espaço comercial, tal como os donos de um centro comercial vendem espaço comercial.
Também tens a noção que quando fazes compras num centro comercial estás a pagar mais devido a isso não?
Ou quando utilizas o cartão multibanco ou visa para fazer compras. Como eu sei o que a casa gasta, quando faço determiando tipo de compras e peço desconto, a 1ª pergunta que o comerciante faz é se vou pagar com dinheiro ou cartão, se eu pagar com dinheiro ele desconta-me o valor que teria que pagar ao banco.
Eco Tretas Escreveu:Para mim, para os lados da concessionária da auto-estrada!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:Respirar fundo......![]()
![]()
Tu é que afirmaste que era um bom negocio, não fui eu...dahhhh
Mais um que escreve depressa demais, sem sequer enquadrar o que é referido. Eu não afirmei que era bom negócio! Repara na frase acima: "Falamos dos custos mais elevados, mas não serão também as receitas superiores às habituais?" O que eu penso é que os custos são elevados e as receitas também. Para que lado pende o fiel da balança? Para mim, para os lados da concessionária da auto-estrada!
Em vez de se divertirem a marrar com a cabeça nas paredes, deêm mais atenção ao que é referido!
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:mais_um Escreveu:Se é assim tão bom negocio porque não concorres à exploração de uma area de serviço?
Se é mau negócio, porque mo sugeres? Se é bom negócio, porque não avançaste tu primeiro????![]()
![]()
![]()
Ecotretas
Respirar fundo......

Tu é que afirmaste que era um bom negocio, não fui eu...dahhhh

Eco Tretas Escreveu:mais_um Escreveu:Se é assim tão bom negocio porque não concorres à exploração de uma area de serviço?
Se é mau negócio, porque mo sugeres? Se é bom negócio, porque não avançaste tu primeiro????![]()
![]()
![]()
Ecotretas
Daaaah!

mais_um Escreveu:Se é assim tão bom negocio porque não concorres à exploração de uma area de serviço?
Se é mau negócio, porque mo sugeres? Se é bom negócio, porque não avançaste tu primeiro????

Ecotretas
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, Mar58, OCTAMA, Phil2014, VALHALLA e 157 visitantes