Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Concorrência acelerada

por Elias » 11/2/2010 22:03

mais_um Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:Porque não idênticos? Falamos dos custos mais elevados, mas não serão também as receitas superiores às habituais? É que estão quase sempre carros a abastecer, o que não acontece sempre nas outras bombas... E da parte da restauração já nem se fala, com muitas até muitas vezes entupidas, o que francamente dantes acontecia na Estrada Nacional 1, e noutros locais. Tomaram muitos estabelecimentos esse afluxo de clientes interessados (excepto pessoas como eu, que só vão aos WC)!

Se é assim tão bom negocio porque não concorres à exploração de uma area de serviço?

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

mais_um Escreveu:Percorro a A8 todos os dias e vejo as areas de serviço às moscas, claro que quando há pontes e alturas festivas há muita afluencia, em contrapartida tenho duvidas que durante a noite o movimento dê para pagar os empregados, quanto mais os custos fixos....

Já aqui há tempos relatei neste tópico a minha experiência ver verificar que no painel antes de Óbidos se anunciavam os preços das áreas de serviço. A primeira (a da CEPSA) era mais barata que a segunda (a da Nazaré). No entanto, a da CEPSA só lá tinha um carro (o do empregado?) e na da Nazaré havia uma data deles.

O que levará tantas pessoas a abastecer no posto mais caro? Serão masoquistas? :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 11/2/2010 21:29

Eco Tretas Escreveu:
mais_um Escreveu:O que seria para ti concorrência ideal numa autoestrada como a A8? Neste momento tem 4 areas de serviço (de 40 em 40 km +/-)de 4 marcas diferentes, com 4 entidades distintas a explorar a parte de restauração. Explica o que consideras razoavel e o que deveria ser feito pela AdC.

Primeiro, AdC: "aplicação das regras de concorrência em Portugal, no respeito pelo princípio da economia de mercado e de livre concorrência, tendo em vista o funcionamento eficiente dos mercados a repartição eficaz dos recursos e os interesses dos consumidores,"

Queres que o Estado passe a subsidiar as areas de serviço ou que a AdC passe a explorar todos os negocios de modo a criar concorrencia artifical? Não obrigado.
Eco Tretas Escreveu:Em termos razoáveis, porque não mais áreas de serviço, por exemplo? Não dependentes das concessionárias, por exemplo? É o que se vê aqui ao lado, em Espanha.

Mais uma vez estás equivocado, em Espanha tens 2 conceitos distintos, um são as areas de serviço fora das autoestradas em regime SCUT, ou seja estão junto a saidas destas vias e por isso servem não só os utilizadores das Scut como a população local e depois tens as areas de serviço identicas às nossas, se fores a www.viamichelin.com e pedires para mostrar as areas de serviço verificas que em Espanha a distancia entre areas de serviço é semelhante a Portugal.

Eco Tretas Escreveu:Porque não idênticos? Falamos dos custos mais elevados, mas não serão também as receitas superiores às habituais? É que estão quase sempre carros a abastecer, o que não acontece sempre nas outras bombas... E da parte da restauração já nem se fala, com muitas até muitas vezes entupidas, o que francamente dantes acontecia na Estrada Nacional 1, e noutros locais. Tomaram muitos estabelecimentos esse afluxo de clientes interessados (excepto pessoas como eu, que só vão aos WC)!

Se é assim tão bom negocio porque não concorres à exploração de uma area de serviço?

Percorro a A8 todos os dias e vejo as areas de serviço às moscas, claro que quando há pontes e alturas festivas há muita afluencia, em contrapartida tenho duvidas que durante a noite o movimento dê para pagar os empregados, quanto mais os custos fixos....

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 11/2/2010 21:26

65489 Escreveu:Ok tens razão em dizer que se a Galp/Bp estivesse a vender na casa de 1.2€ o Jumbo estaria a vender a 1.1 é um bocado “esticado”, exagerei um pouco, e actuei ignorantemente por não ter apresentado todo o “trabalho de casa” como deve de ser num tópico que até é bastante técnico. As minhas desculpas.

Espero que entendas o quão frustrante é estar há dois dias a responder-te, a apontar dados e indicar-te links de onde podes tirar os dados e tu insistir sempre em números sem substancial significado...

É exactamente no sentido de começares a fazer esse trabalho de casa que eu estou a actuar assim. Porque, como já disse atrás, para atirar números que na verdade não têm significado nenhum não vale a pena!

Desculpa o meu tom mas já começava a ficar aborrecido e já agora deixo o registo pela forma como acabaste por responder porque nem sempre as pessoas têm a tua atitude na altura de reconhecer o erro...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por 65489 » 11/2/2010 21:13

Ok tens razão em dizer que se a Galp/Bp estivesse a vender na casa de 1.2€ o Jumbo estaria a vender a 1.1 é um bocado “esticado”, exagerei um pouco, e actuei ignorantemente por não ter apresentado todo o “trabalho de casa” como deve de ser num tópico que até é bastante técnico. As minhas desculpas.

Aliás porque nas alturas em que a Galp/Bp não estão a “abusar tanto” dos consumidores constatei que a diferença dos preços para das gasolineiras de hipermercados é menor e não se situa entre 11 a 14 cts como agora, sendo apenas uns 5 a 7 cts.

Da última vez que lá fui abastecer metia a 1.209, mas já vi que agora está a 1.219 e aparecem como dos mais baratos na região de Lisboa, se bem que noutras zonas a Cepsa também tem bons preços, há que procurar:

http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/

Eu também usava os descontos Galp/Continente, e que depois a Bp também iniciou esse tipo de promoção com a Lidl, só que fica-se dependente de exercer lá as compras para poder usufruir disso e ser necessário julgo que uns 15€ de compras no Continente para ter desconto na Galp (além de que eu prefiro os produtos e preços do Jumbo).
Da Bp para o Jumbo aqui são 13 cts de diferença, não me compensa os vales da Lidl, onde também faço compras e ofereço-os.
Para quem usar o cartão da Galp além desses descontos pode aproveitar para trocar pontos por mais desconto que compensa nessa altura.

Registado: 6/12/2007 20:29

por MarcoAntonio » 11/2/2010 20:07

65489 Escreveu:Estou a queixar-me que o Jumbo compra (supostamente) a gasolina ao mesmo preço dos revendedores da Galp, se estes já a estivessem a vender na casa de 1.2€, no Jumbo estaria a 1.1€

65489, por vezes não dá para agir de outra forma e há que ser frontal: tu andas por aqui a passear a tua ignorância e não perdes 5 minutos a ler, a aprender e esclarecer-te quando já te dei uma série de respostas que serviam para começares a fazê-lo o que é lamentável pois para postar disparates encontras tempo.

Neste momento os combustíveis à saída da refinaria encontram-se a custar 35 centimos por litro por esse mundo fora. Não "em Portugal" mas em todo o lado...

Ora, armazenagem, distribuição e retalho tem custos (quanto mais não seja custos de transporte, custos com pessoal, etc). Cifremos esses custos em 5 centimos à falta de melhor esclarecimento e chegamos a um valor base de 40 centimos.

Agora apliquemos os impostos na gasolina 95 sobre este preço base: acrescido o ISP de 58.3 centimos por litro chegamos a 98.3 centimos por litro; acresce agora o IVA de 20% e chegamos a 1.18 euros por litro!

Falar neste momento em 1.1 euros é pura ignorância. Mesmo que ignorasse todos os custos, mesmo que ignorasse o custo de 5 centimos que coloquei acima (não devem estar muito longe dos reais, creio que pecam por defeito contudo pois se não me falha a memória relatórios da AdC assumem 7 ou 8 centimos de custo nesta parte da cadeia) daria sempre mais de 1.1 euros. Uma entidade para vender neste momento combustível Gasolina 95 a 1.1 euros teria de estar a praticar dumping (vender abaixo do preço de custo) o que é ilegal em Portugal.

Sobre os preços do Jumbo: fui verificar no site da DGGE e o Jumbo está a praticar preços que vão dos 1.219 euros aos 1.239 euros e não os convenientemente arredondados para baixo 1.2 euros que não te cansas de repetir.

Este valor de 1.22~1.24 euros está bastante próximo daquele valor a que cheguei atrás de 1.18 de cálculo preliminar do custo básico do combustível em causa. Portanto, podemos assumir que o Jumbo (como de resto estas superfícies em geral assumem) vende os combustíveis praticamente sem lucro como uma prática de atrair os clientes para a sua actividade principal.

Mais ainda: uma comparação honesta com a GALP ou a BP não deve ser feita com o preço de referência uma vez que realmente em média estas empresas não vendem o combustível a este preço. Mais uma vez, convenientemente esqueces-te dos descontos que estas entidades praticam e que muitos clientes aproveitam. Eu por exemplo abasteço na BP (como já referi aqui inúmeras vezes) e obtenho um desconto de 6 centimos por litro (o LIDL oferece-me no ambito da mesma promoção ainda um outro desconto de 6 centimos por litro). Portanto, mesmo ignorando o desconto do LIDL, eu estou a abastecer na BP a ~1.28 euros por litro, o que na verdade já não está muito distante do preço do Jumbo. Se contabilizar agora o desconto do LIDL então os preços são perfeitamente identicos. A GALP, por sua vez, pratica uma promoção de moldes semelhantes em parceria com outro grupo de distribuição (refira-se que ambas as empresas disponibilizam ainda outras promoções - como cartões de fidelização - com algum valor ainda que bastante reduzido, qq coisa como 1 centimo por litro.

Para resumir dado que tu não te vais dar ao trabalho de ler o que está atrás:

> O valor a que fazes uma referência no post seria (legalmente) impossível neste momento e demonstra ignorância sobre o tema;

> O valor do Jumbo que citas não é exacto e está convenientemente arredondado para baixo;

> As comparações que fazes entre entidades (para além destas entidades terem carácter diferente) não são honestas pois referes as promoções de um lado e esqueces-te convenientemente de referir qualquer promoção do outro lado quando elas existem em valor relevante.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Eco Tretas » 11/2/2010 19:26

mais_um Escreveu:O que seria para ti concorrência ideal numa autoestrada como a A8? Neste momento tem 4 areas de serviço (de 40 em 40 km +/-)de 4 marcas diferentes, com 4 entidades distintas a explorar a parte de restauração. Explica o que consideras razoavel e o que deveria ser feito pela AdC.

Primeiro, AdC: "aplicação das regras de concorrência em Portugal, no respeito pelo princípio da economia de mercado e de livre concorrência, tendo em vista o funcionamento eficiente dos mercados a repartição eficaz dos recursos e os interesses dos consumidores,"
Em termos razoáveis, porque não mais áreas de serviço, por exemplo? Não dependentes das concessionárias, por exemplo? É o que se vê aqui ao lado, em Espanha.

mais_um Escreveu:Relembro, considerando o serviço oferecido pelas areas de serviço não podes querer que os preços sejam identicos já que os custos também são superiores.

Porque não idênticos? Falamos dos custos mais elevados, mas não serão também as receitas superiores às habituais? É que estão quase sempre carros a abastecer, o que não acontece sempre nas outras bombas... E da parte da restauração já nem se fala, com muitas até muitas vezes entupidas, o que francamente dantes acontecia na Estrada Nacional 1, e noutros locais. Tomaram muitos estabelecimentos esse afluxo de clientes interessados (excepto pessoas como eu, que só vão aos WC)!

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por 65489 » 11/2/2010 19:15

Elias Escreveu:
65489 Escreveu:Não é que seja o preço do Jumbo referência, mas por anteriormente quando o petróleo esteve abaixo dos 80$ os preços estiveram na casa de 1.2€ nas bombas “normais”

Por acaso há mais de um ano que só abasteço no Jumbo, eles até são simpáticos, além de poupar 5€ por depósito, por vezes ainda me dão um vale de 1 € ;)

Então se abasteces no Jumbo, estás a queixar-te de quê?

Estou a queixar-me que o Jumbo compra (supostamente) a gasolina ao mesmo preço dos revendedores da Galp, se estes já a estivessem a vender na casa de 1.2€, no Jumbo estaria a 1.1€

Incrível como neste país os carros têm de “sustentar” tudo, é os impostos altos na compra, os de circulação, inspecções, taxas e tachinhas, os enormes impostos de combustíveis e depois ainda temos de pagar portagens e parqueamento (em destaque nas zonas residenciais). Pelos impostos cobrados aos veículos e combustíveis em Portugal as auto-estradas e parqueamento a céu aberto deviam ser gratuitos, ou então baixem os mesmos.

Registado: 6/12/2007 20:29

por mais_um » 11/2/2010 17:26

Eco Tretas Escreveu:Manifestamente, nas auto-estradas, a concorrência é reduzida, a vários níveis. E a AdC deve investigar. E nós, contribuintes, devemos agir. Indo pelas auto-estradas mais baratas, ou mesmo pelas estradas nacionais. Indo apenas aos WC das estações de serviço, como já referi atrás. Basicamente, podemos actuar pela redução da procura, ficando os restantes (os inteligentes) a pagar as consequências deste acto nosso...
Ecotretas

O que seria para ti concorrência ideal numa autoestrada como a A8? Neste momento tem 4 areas de serviço (de 40 em 40 km +/-)de 4 marcas diferentes, com 4 entidades distintas a explorar a parte de restauração. Explica o que consideras razoavel e o que deveria ser feito pela AdC.

Relembro, considerando o serviço oferecido pelas areas de serviço não podes querer que os preços sejam identicos já que os custos também são superiores.

Já agora eu só consumo nas areas de serviço das AE quando sou obrigado pelas circunstancias.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 11/2/2010 17:19

Eco Tretas Escreveu:Manifestamente, nas auto-estradas, a concorrência é reduzida, a vários níveis. E a AdC deve investigar.

A AdC já investiga.

Eco Tretas Escreveu:E nós, contribuintes, devemos agir. Indo pelas auto-estradas mais baratas, ou mesmo pelas estradas nacionais. Indo apenas aos WC das estações de serviço, como já referi atrás. Basicamente, podemos actuar pela redução da procura, ficando os restantes (os inteligentes) a pagar as consequências deste acto nosso...
Ecotretas

Ecotretas, tu já procedes da forma que consideras mais adequada aos teus interesses.
E eu não vejo nada de mal nisso.
Mas se os outros preferem continuar a circular pelas auto-estradas e a abastecer nos postos que aí existem, o que queres fazer: convencê-los de que é uma má opção?

por Eco Tretas » 11/2/2010 17:13

mais_um Escreveu:Repara, as concessionarias das AE, concessionam por sua vez a exploração das areas de serviço, quer a parte de combustiveis quer a parte de restauração, é feito um leilão (presumo). É em tudo semelhante a um centro comercial, em que cada loja paga uma renda ao CC e ainda paga uma percentagem da sua facturação, quem paga? O cliente final, como em tudo, as empresas são feitas para dar lucro, estamos todos de acordo sobre isso, certo?

Se vais ao estadio ver um jogo de futebol e comes/bebes dentro do estadio também pagas mais caro do que num cafe de bairro, porquê? Porque a exploração dos comes e bebes é dada em concessão (no Benfica é) logo quem ganha a concessão tenta ganhar o maximo possivel, mas só consome no estadio quem quer, assim é nas AE e em muitas outras situações.

Eu vivo nas Caldas da Rainha e os combustiveis são cerca de 10 centimos mais baratos do que os preços de referencia das varias marcas, sempre que vou para algum lado de automovel, encho sempre o deposito, quando não é suficiente para voltar coloco apenas o minimo para chegar às Caldas.

Defendes que seja o Estado a decidir os preços de todos os produtos e serviços comercializados em Portugal?

A Autoridade da COncorrência tem na sua Natureza e Finalidade:
A Autoridade tem por missão assegurar a aplicação das regras de concorrência em Portugal, no respeito pelo princípio da economia de mercado e de livre concorrência, tendo em vista o funcionamento eficiente dos mercados a repartição eficaz dos recursos e os interesses dos consumidores, nos termos previstos na lei e nos presentes Estatutos.

Manifestamente, nas auto-estradas, a concorrência é reduzida, a vários níveis. E a AdC deve investigar. E nós, contribuintes, devemos agir. Indo pelas auto-estradas mais baratas, ou mesmo pelas estradas nacionais. Indo apenas aos WC das estações de serviço, como já referi atrás. Basicamente, podemos actuar pela redução da procura, ficando os restantes (os inteligentes) a pagar as consequências deste acto nosso...
Ecotretas

por MarcoAntonio » 11/2/2010 16:59

Já agora, como voltaram os posts de pessoas não esclarecidas em força... aqui vão alguns dos números que essas pessoas não querem ver nem se dão ao trabalho de calcular:

Valor médio semanal do Crude Oil em Euros:

Semana de 22 de Janeiro: 54.4
Semana de 29 de Janeiro: 52.8
Semana de 5 de Fevereiro: 53.9

O valor mais próximo destes em meados de 2009 ocorreu na semana de 19 de Junho e foi de 51.1 euros (um pouco mais baixo que o actual). Na semana seguinte os preços de referência eram os seguintes: 1.339 na Gasolina 95 (o que quer dizer que estava relativamente mais cara); 1.059 no Gasóleo (o que quer dizer que estava relativamente mais barato).

Note-se que o preço do petróleo não é exactamente o mesmo, trata-se de um preço passado próximo mas mais baixo (51 euros contra 54 euros).

Se recuarmos porém a 2008, na semana de 24 de Outubro de 2008 o valor médio semanal foi de 54.2 euros (praticamente o mesmo). Na semana seguinte a gasolina 95 encontrava-se a 1.269 euros (-7.5 centimos) e o gasóleo a 1.159 (+6.4 centimos). A gasolina estava relativamente mais barata e o gasóleo relativamente mais caro. Estes derivados seguem a sua própria curva de preço conforme as procuras/ofertas do momento e circunstâncias do mercado. Entre os dois verifica-se que o preço médio é semelhante há um ano e alguns meses atrás para preços idênticos do petróleo.

Mas continuemos a recuar no tempo. Em 2007, na semana de 17 de Agosto, o preço médio situou-se nos 53.4 euros por exemplo (praticamente os valores actuais novamente). A gasolina 95 encontrava-se a 1.325 euros na semana seguinte, o gasóleo a 1.089. São valores igualmente bastante próximos dos actuais (ligeiramente mais baixos mas já estamos a recuar 2 anos e meio, a inflação começa a ter algum peso e expectavelmente devemos encontrar valores ligeiramente mais baixos).

Por último, para finalizar, em 2006 na semana de 1 de Outubro (já lá vão quase 3 anos e meio) o crude sitou-se nos 54.8 euros. Na semana seguinte, os preços praticados nas bombas era de 1.348 euros na gasolina 95 e 1.094 euros no gasóleo. Mais uma vez, praticamente os preços actuais para valores muito semelhantes no Crude em euros.

Esta é uma comparação algo superficial mas com valores exactos, médias semanais, um desfazamento mínimo de uma semana e preços convertidos em euros. Mas mesmo numa comparação superficial, desde que minimamente cuidada, verifica-se que os preços têm estado a maior parte do tempo bastante semelhantes ao longo deste período para valores idênticos do petróleo. Apenas num dos anos os números distanciam-se consideravelmente mas ocorre um distanciamento para cima num dos combustíveis e um distanciamento em sentido contrário da mesma ordem de grandeza no outro combustível. Isto é, naquela altura a gasolina estava mais barata mas o gasóleo estava mais caro, o que deve ser entendido como uma circunstância própria do mercado dos combustíveis como um todo.

Dei-me ao trabalho de apresentar números minimamente tratados e momentos minimamente comparáveis. Mas é claro que não tardará nada e voltam a aparecer posts com "petróleo estava abaixo dos $80" e "gasolina na casa dos 1.2€".
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 11/2/2010 16:53

Eco Tretas Escreveu:
mais_um Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:

A percepção que me fica, e que me foi dita, mas que não posso confirmar, é que os preços elevados das auto-estradas têm a ver com o fee pago às concessionárias... Fica, presumo pois, nos bolsos da Brisa...

Se tivesses lido um relatorio de contas da Brisa, saberias que as areas de serviço são uma fonte de receitas das concessionárias das auto-estradas.

Claro que quem paga esse custo é o cliente final, dai ser normal que os preços das areas de serviço das auto estradas sejam superiores.

Antes de começarem a chamar ladrões a quem explora as areas de serviço, não se esqueçam que independentemente do nº de clientes as areas de serviço (cafetaria e combustiveis) estão abertas 24 horas(obrigação contratual), claro que isso tem um custo superior a quem só está aberto durante 17 horas.

É importante ter sentido critico MAS não menos importante é estudar bem as questões ANTES de criticar, penso eu de que.... :wink:

Sim, o que dizes é verdade! Mas porque não investiga a AdC estes contratos? E porque não promove a concorrência??????
Ecotretas

Repara, as concessionarias das AE, concessionam por sua vez a exploração das areas de serviço, quer a parte de combustiveis quer a parte de restauração, é feito um leilão (presumo). É em tudo semelhante a um centro comercial, em que cada loja paga uma renda ao CC e ainda paga uma percentagem da sua facturação, quem paga? O cliente final, como em tudo, as empresas são feitas para dar lucro, estamos todos de acordo sobre isso, certo?

Se vais ao estadio ver um jogo de futebol e comes/bebes dentro do estadio também pagas mais caro do que num cafe de bairro, porquê? Porque a exploração dos comes e bebes é dada em concessão (no Benfica é) logo quem ganha a concessão tenta ganhar o maximo possivel, mas só consome no estadio quem quer, assim é nas AE e em muitas outras situações.

Eu vivo nas Caldas da Rainha e os combustiveis são cerca de 10 centimos mais baratos do que os preços de referencia das varias marcas, sempre que vou para algum lado de automovel, encho sempre o deposito, quando não é suficiente para voltar coloco apenas o minimo para chegar às Caldas.

Defendes que seja o Estado a decidir os preços de todos os produtos e serviços comercializados em Portugal?

Re: Os gajos das gasolineiras e a AdC...

por bboniek33 » 11/2/2010 16:42

MarcoAntonio Escreveu:
bboniek00 Escreveu:devia levar tudo uma valente carga de porrada.

As gasolineiras enchem o papo aa nossa custa e a Autoridade da Pesporrencia cobre-lhes as nadegas.

Porrada nessa esculalha !

E já agora as Padarias, as Farmácias, os Cafés, os Restaurantes, os Hiper-Mercados...

É correr com essa malta toda que anda a encher o papo à custa das nossas necessidades!

:roll: :roll: :roll:

Eu sei que a minha proposica,o tem caracter radical e ee, aparentemente, anti-democratica. Mas, atendendo aos desmandos das entidades que provocam o empobrecimento geral (nao estaa tudo incluiido ! farmacias, horecas, estes tambem se alambazam mas dentro de limites que se aceitam); esses que delapidam a economia dos individuos, das empresas e da Nac,ao, esses, deviam ser corridos com meios drasticos. Sempre se refere: NAO AA VIOLENCIA !, sim, nao advogamos o recurso aa ilegalidade que a violencia sempre acarreta. Apenas, e tao somente, se admite a utilizac,ao de medidas eficazes que ponham fim ao estado-de-siitio que transformou Portugal numa Republica de Bananas.

E iss, muito possivelmente, nao seraa jaa alcanc,avel sem o recurso a meios de presso proporcional aquela que a Nac,ao sofre desses esbirros para quem a Lei ee um obstaculo facilmente transponivel por quem a pode ignorar.

Porrada. Quer dizer: Justic,a.
Se houverem outros meios de a aplicar neste Paiis desgrac,ado... digam.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Eco Tretas » 11/2/2010 16:33

mais_um Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:

A percepção que me fica, e que me foi dita, mas que não posso confirmar, é que os preços elevados das auto-estradas têm a ver com o fee pago às concessionárias... Fica, presumo pois, nos bolsos da Brisa...

Se tivesses lido um relatorio de contas da Brisa, saberias que as areas de serviço são uma fonte de receitas das concessionárias das auto-estradas.

Claro que quem paga esse custo é o cliente final, dai ser normal que os preços das areas de serviço das auto estradas sejam superiores.

Antes de começarem a chamar ladrões a quem explora as areas de serviço, não se esqueçam que independentemente do nº de clientes as areas de serviço (cafetaria e combustiveis) estão abertas 24 horas(obrigação contratual), claro que isso tem um custo superior a quem só está aberto durante 17 horas.

É importante ter sentido critico MAS não menos importante é estudar bem as questões ANTES de criticar, penso eu de que.... :wink:

Sim, o que dizes é verdade! Mas porque não investiga a AdC estes contratos? E porque não promove a concorrência??????
Ecotretas

Re: Os gajos das gasolineiras e a AdC...

por MarcoAntonio » 11/2/2010 16:32

bboniek00 Escreveu:devia levar tudo uma valente carga de porrada.

As gasolineiras enchem o papo aa nossa custa e a Autoridade da Pesporrencia cobre-lhes as nadegas.

E já agora as Padarias, as Farmácias, os Cafés, os Restaurantes, os Hiper-Mercados...

É correr com essa malta toda que anda a encher o papo à custa das nossas necessidades!

:roll: :roll: :roll:
Imagem

Administrador Fórum

Os gajos das gasolineiras e a AdC...

por bboniek33 » 11/2/2010 16:29

devia levar tudo uma valente carga de porrada.

Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por mais_um » 11/2/2010 16:26

Eco Tretas Escreveu:

por Crómio » 11/2/2010 16:05

65489,

Aconselho-te fortemente a leres o primeiro post deste tópico de forma a que possas ter uma visão mais esclarecida.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Elias » 11/2/2010 15:49

MarcoAntonio Escreveu:No mínimo, isto. Falar em números com menos do que isto não serve para absolutamente nada...

Discordo de ti, Marco Antonio. Serev para fazer demagogia barata 8-)

por Elias » 11/2/2010 15:49

Eco Tretas Escreveu:É isso que faço há anos. Não meto combustível, saio fora quando tenho que o fazer. Não como nem bebo nas estações de serviço. Pensando bem, a única coisa que me leva a entrar numa estação de serviço é para ir aos WC. Ainda dou prejuízo!!!

Bem-vindo ao clube 8-)

Eco Tretas Escreveu:Não, estes dados só confirmam o que eu disse no meu post. Primeiro, a utilidade do Sebastião utilizar o gasóleo como exemplo. Segundo, o factor distância a Espanha como factor inversamente decisivo à Concorrência (quanto mais perto, mais concorrência com os Espanhóis). Terceiro, a inutilidade dos painéis, a não ser como indicador da distância a que está a fronteira, para atestar.

Não concordo com o segundo ponto, pois a bomba de Celorico é mais cara que a de Viseu e a de Mangualde. Além disso, gostaria de notar que a bomba da Guarda (no final da A23) ainda é mais cara.

Quanto ao terceiro ponto, estamos totalmente de acordo. Mas também aqui me parece importante frisar que as pessoas, de uma forma geral, não se dão ao trabalho de comparar os preços de produtos e serviços.

Eco Tretas Escreveu:Sou muito a favor do mercado livre. Cafés não tomo como disse acima. A percepção que me fica, e que me foi dita, mas que não posso confirmar, é que os preços elevados das auto-estradas têm a ver com o fee pago às concessionárias... Fica, presumo pois, nos bolsos da Brisa...

Não sei se é ou se não é.
Mas se for, não me choca de todo. Como referi anteriormente, a alternativa existe sempre que é a de abastecer fora das auto-estradas.

E mais: quem vai de Lisboa ao Porto paga 25 euros de portagem. Se abastecer na auto-estrada (uns 20 litros para essa viagem), gasta mais 60 cêntimos em gasolina do que se abastecer fora.

Ou seja, a poupança por abastecer fora representa apenas 2,5% do valor gasto em portagens. Será assim tão relevante?

Eco Tretas Escreveu:Como não gosto de ser roubado, ajo em consonância, como refiro acima. Não sou eu que estou a ser roubado...

Fazes bem.

Mas já pensaste que aqueles que abastecem na auto-estrada poderão fazê-lo por conveniência e por estarem dispostos a pagar o prémio de 3 cêntimos?

Eco Tretas Escreveu:o Estado também resolveu, ao longo dos tempos, ir sugando por aí também...

Claro. Nesta parte estou totalmente de acordo.

por MarcoAntonio » 11/2/2010 15:44

65489 Escreveu:
Não é que seja o preço do Jumbo referência, mas por anteriormente quando o petróleo esteve abaixo dos 80$ os preços estiveram na casa de 1.2€ nas bombas “normais”

> Datas e valores exactos dos preços de referência dos combustíveis.

> Valores exactos do preço médio do petróleo em euros na semana anterior.

No mínimo, isto. Falar em números com menos do que isto não serve para absolutamente nada...
Imagem

Administrador Fórum

por Eco Tretas » 11/2/2010 15:39

Elias Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:Ena! Muito triste. Especialmente a do CDS! Isso está no Youtube ou algures? Se não, sabes quem é esse deputado? É que me agradava mandar-lhe uma mensagem! :evil: :evil: :evil:

Foi o Helder Amaral.
Não sei se está no Youtube.

8-) Já seguiu.

Elias Escreveu:Há sempre bombas por perto (tens 2500 postos por todo o país!)
Além disso deixa-me dizer-te isto: quem estiver realmente interessado em abastecer mais barato só tem de abastecer o depósito na localidade de partida antes de realizar uma viagem em auto-estrada. Logo aí poupa 3 ou 4 cêntimos por litro. Isto é tão elementar que só não vê quem não quer (não é por acaso que não vês camiões a abastecer nas auto-estradas!). Só que a maioria das pessoas, mesmo tendo oportunidade, não o faz (seja lá por preguiça ou por esquecimento) e depois prefere andar a dizer que a gasolina nas auto-estradas é um roubo.
Não me revejo de todo neste tipo de atitude.

É isso que faço há anos. Não meto combustível, saio fora quando tenho que o fazer. Não como nem bebo nas estações de serviço. Pensando bem, a única coisa que me leva a entrar numa estação de serviço é para ir aos WC. Ainda dou prejuízo!!!

Elias Escreveu:Se fizeram o trabalho de casa, não sei.
O que me parece é que os deputados não estão ali para apurar a verdade, mas sim para agradar à opinião pública com as suas bojardas :evil:

Sem dúvidas!

Elias Escreveu:Está bem. Então aqui ficam os dados do gasóleo para a A25:
Almeida = 1,069
Mangualde = 1,069
Viseu = 1,079
Aveiro = 1,104
Celorico = 1,104
Vouzela = 1,104
As conclusões são exactamente as mesmas: há variações de preços e não é só a bomba junto à fronteira que é mais barata (em Viseu e Mangualde também é!)

Não, estes dados só confirmam o que eu disse no meu post. Primeiro, a utilidade do Sebastião utilizar o gasóleo como exemplo. Segundo, o factor distância a Espanha como factor inversamente decisivo à Concorrência (quanto mais perto, mais concorrência com os Espanhóis). Terceiro, a inutilidade dos painéis, a não ser como indicador da distância a que está a fronteira, para atestar.

Elias Escreveu:Achas que é roubar?
Devo depreender que és contra o mercado livre?
Então e já agora qual é a tua opinião sobre os 90 cêntimos que são pedidos por um café na auto-estrada?

Sou muito a favor do mercado livre. Cafés não tomo como disse acima. A percepção que me fica, e que me foi dita, mas que não posso confirmar, é que os preços elevados das auto-estradas têm a ver com o fee pago às concessionárias... Fica, presumo pois, nos bolsos da Brisa...

Elias Escreveu:Pois meu caro Ecotretas, aqui temos opiniões distintas.
Eu acho legítimo que a gasolina seja mais cara nas auto-estradas (tal como o café). Estás a pagar a comodidade e a localização.
Tu pareces achar isso um roubo. É a tua opinião, que respeito, mas na qual não me revejo.

Como não gosto de ser roubado, ajo em consonância, como refiro acima. Não sou eu que estou a ser roubado...

Elias Escreveu:Mas existe divulgação!
O site da DGGE tem os preços das bombas todas.
O que acontece (como aliás o M. Sebastião referiu e bem no seu depoimento) é que a grande maioria das pessoas não tem pachorra para ir consultar os preços ao site.
As pessoas recusam-se a aceitar a ideia de que a gasolina mais barata existe em muitos sítios e que aprender onde ficam esses sítios requer algum investimento em tempo. Querem a gasolina mais barata à porta de casa!
Lamento mas não é assim que o mercado funciona. Quem quer mais barato tem de estar disposto a procurar (e eventualmente a esperar algum tempo em filas)...

Totalmente de acordo. Diria mais, há aqueles que pensam que 4/5 euros por depósito não vale a pena. O problema é a espiral que se desenvolveu ao longo do tempo por via desse comportamento. Por isso estamos na frente da Europa nos preços dos combustíveis, porque o Estado também resolveu, ao longo dos tempos, ir sugando por aí também...

Ecotretas

por Eco Tretas » 11/2/2010 15:20

mais_um Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:
Elias Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:Mas a AdC não se quer meter com a Brisa; já deu aliás sinais no passado de estar completamente submetido a ela!

Podes elaborar?

A8

Estás enganado, a AdC não autorizou o negocio de compra de 40% da A8 e A15 pela Brisa.

A Brisa recorreu e o ministério da economia autorizou a venda.

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx? ... _id=646590

Contra factos não há argumentos...
Mea culpa,
Ecotretas

por Elias » 11/2/2010 14:28

Eco Tretas Escreveu:Ena! Muito triste. Especialmente a do CDS! Isso está no Youtube ou algures? Se não, sabes quem é esse deputado? É que me agradava mandar-lhe uma mensagem! :evil: :evil: :evil:

Foi o Helder Amaral.
Não sei se está no Youtube.

Eco Tretas Escreveu:Sim, mas há outros factores mais importantes. Nomeadamente saberes se existe uma bomba por perto. E ter portagem obviamente não incentiva muito. Eu, por mim, já sei onde atesto, e garanto-te que é sempre fora das auto-estradas. Sempre! E ando muito pelo país inteiro. É preciso ser como os camionistas: esperto!

Há sempre bombas por perto (tens 2500 postos por todo o país!)
Além disso deixa-me dizer-te isto: quem estiver realmente interessado em abastecer mais barato só tem de abastecer o depósito na localidade de partida antes de realizar uma viagem em auto-estrada. Logo aí poupa 3 ou 4 cêntimos por litro. Isto é tão elementar que só não vê quem não quer (não é por acaso que não vês camiões a abastecer nas auto-estradas!). Só que a maioria das pessoas, mesmo tendo oportunidade, não o faz (seja lá por preguiça ou por esquecimento) e depois prefere andar a dizer que a gasolina nas auto-estradas é um roubo.
Não me revejo de todo neste tipo de atitude.

Eco Tretas Escreveu:Não Elias, mais uma vez! Eu rebati a argumentação do Sebastião no Parlamento. Ele é que começou com as auto-estradas, e com a argumentação estúpida a favor dos painéis! O problema é que os deputados nao fizeram o trabalho de casa!

Se fizeram o trabalho de casa, não sei.
O que me parece é que os deputados não estão ali para apurar a verdade, mas sim para agradar à opinião pública com as suas bojardas :evil:

Eco Tretas Escreveu:Elias. Vá lá, sê rigoroso. Não estamos a falar de gasolina. O Sebastião não falou da Gasolina porque não lhe dá jeito. Falemos de gasóleo. Mesmo nos dados que apresentas, faz um gráfico com esses dados e analisa a tendência. Não bate certo num único posto? Elias, será que o facto dos dados dessa estação estarem completamente desactualizados tem impacto?

Está bem. Então aqui ficam os dados do gasóleo para a A25:
Almeida = 1,069
Mangualde = 1,069
Viseu = 1,079
Aveiro = 1,104
Celorico = 1,104
Vouzela = 1,104
As conclusões são exactamente as mesmas: há variações de preços e não é só a bomba junto à fronteira que é mais barata (em Viseu e Mangualde também é!)

Eco Tretas Escreveu:Isso é matéria para a AdC. Estão-nos a roubar, na minha opinião.

Achas que é roubar?
Devo depreender que és contra o mercado livre?
Então e já agora qual é a tua opinião sobre os 90 cêntimos que são pedidos por um café na auto-estrada?

Eco Tretas Escreveu:A8

O mais_um já respondeu, e bem, a essa questão: a AdC era contra esse negócio. O Pinho é que desautorizou a AdC.

Eco Tretas Escreveu:É diferente sobretudo porque não há portagens, nem muitas estações de serviço. Nas poucas auto-estradas pagas, é a mesma porcaria que cá.

Pois meu caro Ecotretas, aqui temos opiniões distintas.
Eu acho legítimo que a gasolina seja mais cara nas auto-estradas (tal como o café). Estás a pagar a comodidade e a localização.
Tu pareces achar isso um roubo. É a tua opinião, que respeito, mas na qual não me revejo.

Eco Tretas Escreveu:Se a tua percepção é essa, de que não sabem, é preciso mais divulgação. Eu, cá por mim, faço esse serviço público no meu blog.

Mas existe divulgação!
O site da DGGE tem os preços das bombas todas.
O que acontece (como aliás o M. Sebastião referiu e bem no seu depoimento) é que a grande maioria das pessoas não tem pachorra para ir consultar os preços ao site.
As pessoas recusam-se a aceitar a ideia de que a gasolina mais barata existe em muitos sítios e que aprender onde ficam esses sítios requer algum investimento em tempo. Querem a gasolina mais barata à porta de casa!
Lamento mas não é assim que o mercado funciona. Quem quer mais barato tem de estar disposto a procurar (e eventualmente a esperar algum tempo em filas)...

por Elias » 11/2/2010 14:12

65489 Escreveu:Não é que seja o preço do Jumbo referência, mas por anteriormente quando o petróleo esteve abaixo dos 80$ os preços estiveram na casa de 1.2€ nas bombas “normais”

Por acaso há mais de um ano que só abasteço no Jumbo, eles até são simpáticos, além de poupar 5€ por depósito, por vezes ainda me dão um vale de 1 € ;)

Então se abasteces no Jumbo, estás a queixar-te de quê?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Pedromoreiraaaa, Phil2014 e 210 visitantes