A mudança de rumo
Médio prazo
Pois médio prazo considero menos de meio ano, mas a ideia é referir que desde os 8900 que o mercado está a descer ....
- Registado: 29/11/2007 1:48
Sinais do mercado
Hoje o psi20 deu alguns sinais positivos.
Os minimos feitos em 7 de Fevereiro parecem aguentar o mercado.
O BCP deu um sinal de força, o suporte de .70 parece estar a servir de base.
Motivos para o mercado ir para baixo:
-Estar abaixo dos 8000 pontos.
-Tendencia descendente de medio prazo.
- bear market desde 2008
Motivos para o mercado ir para cima.
- Correcção de 20% desde os máximos.
- tendencia lateral nos suportes .
- Bull market desde março de 2009.
No spx a situação é diferente.
A saga continua....
Os minimos feitos em 7 de Fevereiro parecem aguentar o mercado.
O BCP deu um sinal de força, o suporte de .70 parece estar a servir de base.
Motivos para o mercado ir para baixo:
-Estar abaixo dos 8000 pontos.
-Tendencia descendente de medio prazo.
- bear market desde 2008
Motivos para o mercado ir para cima.
- Correcção de 20% desde os máximos.
- tendencia lateral nos suportes .
- Bull market desde março de 2009.
No spx a situação é diferente.
A saga continua....
Re: As dúvidas de um trader
alcides Escreveu:Mesmo com um plano traçado as dúvidas surgem, levando um trader por vezes a colocar em causa o seu plano.
Em causa está a disciplina e por vezes abortamos o plano e depois verificamos que o plano estava correcto.
Aí está uma grande verdade. Por mais que um plano faça sentido, o trader é um ser humano e, se é trader, é ganancioso. Como tal, está sempre a querer maximizar os ganhos, e a tentação de "acrescentar" ganhos ao plano (fazendo transacções não contidas nele) é muito forte. E quando constata que o plano é que estava certo, (isto é recorrente), o trader vai ficando a saber que além de ganancioso é teimoso.
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
As dúvidas de um trader
Mesmo com um plano traçado as dúvidas surgem, levando um trader por vezes a colocar em causa o seu plano.
Em causa está a disciplina e por vezes abortamos o plano e depois verificamos que o plano estava correcto.
Bom neste momento o mercado deu sinais de fraqueza e as posições curtas no DAX e no Psi devem manter-se.
Bom neste momento o mercado deu sinais de fraqueza e as posições curtas no DAX e no Psi devem manter-se.
Mente Aberta
O que faz um trader de ter sucesso é não tentar adivinhar o futuro mas conseguir aproveitar os sinais que o mercado dá e numa perspectiva de aumentar as probabilidades e de diminuir o risco, ir de negocio em negocio tirando mais proveitos do que perdas; não se pode querer ter rentabilidades de 100% ao ano sem correr riscos elevadisssimos;
Com isto pretendo dizer que neste momento não tenho certezas do rumo que o mercado vai ter.
Aguardo por sinais dele.
Há pouco tempo estava convicto numa descida a médio prazo; neste momento estou neutro ;
Caso tenha sinais de fraqueza nos 7900 pontos do psi então não terei dúvidas em abrir uma posição curta.
Até lá aguardo serenamente.
Com isto pretendo dizer que neste momento não tenho certezas do rumo que o mercado vai ter.
Aguardo por sinais dele.
Há pouco tempo estava convicto numa descida a médio prazo; neste momento estou neutro ;
Caso tenha sinais de fraqueza nos 7900 pontos do psi então não terei dúvidas em abrir uma posição curta.
Até lá aguardo serenamente.
O rumo do mercado
No PSi 20 podemos ter uma ida aos 7900-8000 pontos onde teremos uma boa altura para abrir shorts.
No dax uma ida aos 5700-5800 pode servir para abrir posiçõs curtas.
No spx os 1100-1110 pode servir de ponto para abrir posiçoes curtas.
A quebra destes pode alterar a tendência de descida de médio prazo. Por isso acolocação de stops acima destes valores é uma atitude sensata.
Repare-se que o psi2 desceu mais do que os outros indices por isso é natural que o rebound seja mais forte do que nos outros.
No dax uma ida aos 5700-5800 pode servir para abrir posiçõs curtas.
No spx os 1100-1110 pode servir de ponto para abrir posiçoes curtas.
A quebra destes pode alterar a tendência de descida de médio prazo. Por isso acolocação de stops acima destes valores é uma atitude sensata.
Repare-se que o psi2 desceu mais do que os outros indices por isso é natural que o rebound seja mais forte do que nos outros.
Ulisses Pereira Escreveu:asrael, ao dizeres que tens acções e perguntas como podes shortar, parece-me que tens que começar por perceber o conceito.
Quando abres posições curtas, a ideia é tentares aproveitares as quedas do mercado, ganhando com elas e perdendo com as subidas. No "short selling" normal (pouco aplicável em Portugal) o conceito é o seguinte: Vendes primeiro e compras depois, ou seja, é tuido igual a uma compra e venda de acções mas feito de uma forma cronologicamente inversa.
Imagina que a acção X está a 10 euros e tu vendes 500 acções. Ficas, por isso, com uma posição curta de 500 acções. Se a acção cair 1 euro e tu comprares as 500 acções, fechas a tua posição e ganharás 500 euros, se subir 1 euro, perderás 500 euros.
Um abraço,
Ulisses
Tenho de estudar melhor o assunto. Obrigado.
Nunca digas nunca.
Abraço
Abraço
IMPRESA-ONGOING
Boas...Alguem faz prognosticos para a IPR sobre os efeitos da venda da partecipação (20%?) que a Ongoing tem...sdc bolsistas
- Registado: 29/11/2007 10:57
Em bolsa tudo é possivel
Pois tens razão. Em bolsa temos de estar á espera de tudo. Quanto aos 8000 ponto´s caso sejam ultrapassados não ficaria totalmente bull pois esperaria pelos 8900. Caso quebrem aí sim podemos dizer que temos o bull .
Mas acho dificil atendendo á conjuntura que os 8000 quebrem.
Mas acho dificil atendendo á conjuntura que os 8000 quebrem.
Re: Rumo do Psi
alcides Escreveu:Parece-me que uma eventual ida aos 7900-8000 pode dar uma boa entrada curta.
Ou então uma boa entrada longa

- Registado: 30/6/2008 20:42
Rumo do Psi
Parece-me que uma eventual ida aos 7900-8000 pode dar uma boa entrada curta.
pmpcpinto Escreveu:Obrigado pela explicação.
No entanto parece-me que há um risco elevado para todos, por exemplo, eu peço ao meu intermediário para vender 1000 accções da empresa A, sem as ter, a € 1,00.
Acontece algo que faz mudar o sentido da cotação, ficando estas a € 1,25, no entanto eu não tenho esse valor, pois não estava à espera dessa subida.
Fica o intermediário sem as accções, pois já as entregou, correcto? (Apesar de me custar a acreditar que alguém assume riscos destes, sem garantias)
Fico eu com uma dívida para a correctora.
Já agora, se colocar um preço de venda muito acima da cotação, as minhas acções ficam "bloqueadas", ou seja, não conseguem entrar nesse "esquema"?
Pedro
È por isso que existe a margem para cada instrumento, e no caso de teres um saldo quase igual á margem qualquer movimento contrario ao teu é fechado automaticamente a posição
Obrigado pela explicação.
No entanto parece-me que há um risco elevado para todos, por exemplo, eu peço ao meu intermediário para vender 1000 accções da empresa A, sem as ter, a € 1,00.
Acontece algo que faz mudar o sentido da cotação, ficando estas a € 1,25, no entanto eu não tenho esse valor, pois não estava à espera dessa subida.
Fica o intermediário sem as accções, pois já as entregou, correcto? (Apesar de me custar a acreditar que alguém assume riscos destes, sem garantias)
Já agora, se colocar um preço de venda muito acima da cotação, as minhas acções ficam "bloqueadas", ou seja, não conseguem entrar nesse "esquema"?
Pedro
Pedro
Nos Estados Unidos, esse processo é fácil. Em Portugal não (daí terem aqui sugerido outros instrumentos financeiros para o fazer).
Naturalmente que as corretoras ganham dinheiro com as comissões... Se "usarem" as acções de uns clientes como garantia para o outro, está feito.
Quais as garatias de que quem vai ter que comprar mais caro o vai conseguir fazer? Se quiseres comprar PT hoje, não tens a garantia de que o vais conseguir fazer? É a mesma coisa.
Um abraço,
Ulisses
Naturalmente que as corretoras ganham dinheiro com as comissões... Se "usarem" as acções de uns clientes como garantia para o outro, está feito.
Quais as garatias de que quem vai ter que comprar mais caro o vai conseguir fazer? Se quiseres comprar PT hoje, não tens a garantia de que o vais conseguir fazer? É a mesma coisa.
Um abraço,
Ulisses
asrael, ao dizeres que tens acções e perguntas como podes shortar, parece-me que tens que começar por perceber o conceito.
Quando abres posições curtas, a ideia é tentares aproveitares as quedas do mercado, ganhando com elas e perdendo com as subidas. No "short selling" normal (pouco aplicável em Portugal) o conceito é o seguinte: Vendes primeiro e compras depois, ou seja, é tuido igual a uma compra e venda de acções mas feito de uma forma cronologicamente inversa.
Imagina que a acção X está a 10 euros e tu vendes 500 acções. Ficas, por isso, com uma posição curta de 500 acções. Se a acção cair 1 euro e tu comprares as 500 acções, fechas a tua posição e ganharás 500 euros, se subir 1 euro, perderás 500 euros.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
zon; soni e edpr
Tal como todo o mercado a tendencia é descendente pelo que a minha opinião é:
- evitar entradas longas.
- shortar quando atingir resistências que são anteriores suportes.
- zon - 4,20- caso quebre os 3.60 fica sem suportes.
- edpr-- 6,20
- soni-2.45
Espero ter sido útil.
- evitar entradas longas.
- shortar quando atingir resistências que são anteriores suportes.
- zon - 4,20- caso quebre os 3.60 fica sem suportes.
- edpr-- 6,20
- soni-2.45
Espero ter sido útil.
Rápido como um relampago
Tal como um relampago entrei e saí do mercado . Não costumo fazer trades contra a tendencia mas acabaram por ser be sucedidos.
Já agora refiro que entrei na brisa e no bcp.
Pode eventualmente subir mais um pouco mas fica por aqui.
Sobre essas acções não as tenho acompanhado mas mais tarde posso dar a minha opinião.
Quanto ao mercado parece-me que a tendencia descendente vai acabar por prevalecer; já agora se o mercado for aos 7900-8000 pontos parece-me um excelente local para abri posições curtas.
Já agora refiro que entrei na brisa e no bcp.
Pode eventualmente subir mais um pouco mas fica por aqui.
Sobre essas acções não as tenho acompanhado mas mais tarde posso dar a minha opinião.
Quanto ao mercado parece-me que a tendencia descendente vai acabar por prevalecer; já agora se o mercado for aos 7900-8000 pontos parece-me um excelente local para abri posições curtas.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Google [Bot], m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Tiago2006, trilhos2006 e 111 visitantes