GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Re: Concorrência acelerada
Eco Tretas Escreveu:Elias Escreveu:Eco Tretas Escreveu:Mas a AdC não se quer meter com a Brisa; já deu aliás sinais no passado de estar completamente submetido a ela!
Podes elaborar?
A8
Estás enganado, a AdC não autorizou o negocio de compra de 40% da A8 e A15 pela Brisa.
A Brisa recorreu e o ministério da economia autorizou a venda.
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx? ... _id=646590
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:Então e o que te considerar que o preço do Jumbo serve de referência?
E já agora diz-me uma coisa: porque não abasteces sempre no Jumbo?
Não é que seja o preço do Jumbo referência, mas por anteriormente quando o petróleo esteve abaixo dos 80$ os preços estiveram na casa de 1.2€ nas bombas “normais”
Por acaso há mais de um ano que só abasteço no Jumbo, eles até são simpáticos, além de poupar 5€ por depósito, por vezes ainda me dão um vale de 1 €

Elias Escreveu:Sim, apresentaram, mas na minha opinião muito pouco sólidos.
Aqui ficam algumas notas que fiz:
deputado do PSD: "Existe a percepção pela opinião pública de que a AdC é incapaz de intervir." - isto não é argumento nenhum, combate-se dados concretos com uma mera percepção sobre o que a AdC supostamente faz; existe um preconceito à partida que impede que seja aceite qualquer conclusão a não ser a de que existe cartel.
novamente o deputado do PSD: "Não considera que existe uma concorrência desleal entre Portugal e Espanha, que deixou na falência e no desemprego muitas pessoas nas zonas de fronteira?" - argumento pouco sólido, isto é uma questão fiscal que nada tem a ver com as gasolineiras ou com a AdC.
deputado do PCP: "os preços em Portugal são generalizadamente mais altos do que no resto da UE, e a culpa é do governo PS e das políticas de direita (preços sem impostos); o que a AdC não faz é ver se a política de preços actual produz lucros especulativos." - isto já nem é argumentação, isto é demagogia barata.
deputado do CDS: apresentou duas facturas da A1 (tal como tu próprio fazes!) para justificar a suposta cartelização. O que se pode concluir a partir de duas facturas??
Ena! Muito triste. Especialmente a do CDS! Isso está no Youtube ou algures? Se não, sabes quem é esse deputado? É que me agradava mandar-lhe uma mensagem!

Elias Escreveu:Ecotretas, em TODAS as auto-estradas deste país tu tens sempre possibilidade de sair e abastecer a preço inferior numa estrada nacional. Não percebo qual é o drama.
Sim, mas há outros factores mais importantes. Nomeadamente saberes se existe uma bomba por perto. E ter portagem obviamente não incentiva muito. Eu, por mim, já sei onde atesto, e garanto-te que é sempre fora das auto-estradas. Sempre! E ando muito pelo país inteiro. É preciso ser como os camionistas: esperto!
Elias Escreveu:Lá está. Escolhes aquela que é mais conveniente para obter as conclusões pretendidas. Chama-se a isso manipulação de amostras.
Não Elias, mais uma vez! Eu rebati a argumentação do Sebastião no Parlamento. Ele é que começou com as auto-estradas, e com a argumentação estúpida a favor dos painéis! O problema é que os deputados nao fizeram o trabalho de casa!
Elias Escreveu:Acabei de ver, mas não no teu blog. Vi no site oficial da DGGE.
E o que vejo é isto:
Mangualde = 1,319
Almeida = 1,325
Viseu = 1,339
Celorico da Beira = 1,359
Aveiro = 1,359
Vouzela = 1,359
Ou seja, em seis bombas tens 4 preços diferentes. E curiosamente, e ao contrário do que pareces defender, a que está junto à fronteira (Almeida) não é a mais barata e a segunda mais próxima da fronteira (Celorico) é a mais cara ex-aequo.
Elias. Vá lá, sê rigoroso. Não estamos a falar de gasolina. O Sebastião não falou da Gasolina porque não lhe dá jeito. Falemos de gasóleo. Mesmo nos dados que apresentas, faz um gráfico com esses dados e analisa a tendência. Não bate certo num único posto? Elias, será que o facto dos dados dessa estação estarem completamente desactualizados tem impacto?
Elias Escreveu:E tu achas que o preço da gasolina nas auto-estradas devia ser igual ao dos outros postos?
Isso é matéria para a AdC. Estão-nos a roubar, na minha opinião.
Elias Escreveu:Eco Tretas Escreveu:Mas a AdC não se quer meter com a Brisa; já deu aliás sinais no passado de estar completamente submetido a ela!
Podes elaborar?
A8
Elias Escreveu:Eco Tretas Escreveu:4-Não sei como podes dizer essa frase. O que eu disse é que os combustíveis nas auto-estradas portuguesas, à medida que se aproximam de Espanha, vão ficando mais baratos. E também fora das auto-estradas. É tão evidente!
Para mim não é nada evidente.
Os números que apresentei acima para a A25 não corroboram essa tua afirmação.
Se meteres gasolina num carro de gasóleo, também não bate certo.
Elias Escreveu:Não tenho números de Espanha. Mas olha que o mercado em Espanha é muito diferente, há variações substancias de umas comunidades autónomas para outras, pois a carga fiscal varia regionalmente.
É diferente sobretudo porque não há portagens, nem muitas estações de serviço. Nas poucas auto-estradas pagas, é a mesma porcaria que cá.
Eco Tretas Escreveu:Não, não sabe. O público em geral está muito mal informado sobre este assunto (a maioria das pessoas nem sequer sabe que o ISP é um valor fixo!)
E tu também misturas tudo, porque primeiro apontas baterias às gasolineiras e ao M. Sebastião e depois vens dizer que afinal o problema são os impostos (e isso já não é um problema de concorrência!)
Afinal o que é que tu defendes para os combustíveis?
Se a tua percepção é essa, de que não sabem, é preciso mais divulgação. Eu, cá por mim, faço esse serviço público no meu blog.
Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/
- Registado: 22/10/2008 22:08
Eco Tretas Escreveu:Engano-me? Mas não foste tu que disseste: "Aliás com argumentos pouco sólidos, diga-se... " Se viste, explica-me lá: os deputados apresentaram alguma argumentação consistente contra o Sebastião? Se sim, quais foram esses argumentos?
Sim, apresentaram, mas na minha opinião muito pouco sólidos.
Aqui ficam algumas notas que fiz:
deputado do PSD: "Existe a percepção pela opinião pública de que a AdC é incapaz de intervir." - isto não é argumento nenhum, combate-se dados concretos com uma mera percepção sobre o que a AdC supostamente faz; existe um preconceito à partida que impede que seja aceite qualquer conclusão a não ser a de que existe cartel.
novamente o deputado do PSD: "Não considera que existe uma concorrência desleal entre Portugal e Espanha, que deixou na falência e no desemprego muitas pessoas nas zonas de fronteira?" - argumento pouco sólido, isto é uma questão fiscal que nada tem a ver com as gasolineiras ou com a AdC.
deputado do PCP: "os preços em Portugal são generalizadamente mais altos do que no resto da UE, e a culpa é do governo PS e das políticas de direita (preços sem impostos); o que a AdC não faz é ver se a política de preços actual produz lucros especulativos." - isto já nem é argumentação, isto é demagogia barata.
deputado do CDS: apresentou duas facturas da A1 (tal como tu próprio fazes!) para justificar a suposta cartelização. O que se pode concluir a partir de duas facturas??
Eco Tretas Escreveu:1-Na A29 é, porque há concorrência. Sais facilmente da autoestrada se quiseres. Aliás, nem sequer é paga (por enquanto), pelo que sou um grande adepto dela! E depois, a zona de Aveiro deve ser onde há mais competição nos preços dos combustíveis, sendo que um leitor me disse que essa é a razão para os preços serem igualmente mais baixos na ES Antuã, na A1. É que logo a seguir a Antuã, nos dois sentidos, há entradas/saídas da auto-estrada muito utilizadas, e o pessoal começa a apreender. E então os camionistas já não se fala!
Ecotretas, em TODAS as auto-estradas deste país tu tens sempre possibilidade de sair e abastecer a preço inferior numa estrada nacional. Não percebo qual é o drama.
Eco Tretas Escreveu:2-Não, é apenas a mais longa, a que tem mais painéis, e aquela que refuta completamente os argumentos do Sebastião!
Lá está. Escolhes aquela que é mais conveniente para obter as conclusões pretendidas. Chama-se a isso manipulação de amostras.
Eco Tretas Escreveu:Então a da A25 é clamorosa. Vai ver pelos teus próprios olhos na imagem que tenho no blog, e que agora coloco de seguida abaixo.
Acabei de ver, mas não no teu blog. Vi no site oficial da DGGE.
E o que vejo é isto:
Mangualde = 1,319
Almeida = 1,325
Viseu = 1,339
Celorico da Beira = 1,359
Aveiro = 1,359
Vouzela = 1,359
Ou seja, em seis bombas tens 4 preços diferentes. E curiosamente, e ao contrário do que pareces defender, a que está junto à fronteira (Almeida) não é a mais barata e a segunda mais próxima da fronteira (Celorico) é a mais cara ex-aequo.
Eco Tretas Escreveu:3-Eu apenas rebati o Sebastião. Foi ele que analisou as auto-estradas e os painéis. E já referi aqui que as auto-estradas têm os combustíveis mais caros do país.
E tu achas que o preço da gasolina nas auto-estradas devia ser igual ao dos outros postos?
Eco Tretas Escreveu:Mas a AdC não se quer meter com a Brisa; já deu aliás sinais no passado de estar completamente submetido a ela!
Podes elaborar?
Eco Tretas Escreveu:4-Não sei como podes dizer essa frase. O que eu disse é que os combustíveis nas auto-estradas portuguesas, à medida que se aproximam de Espanha, vão ficando mais baratos. E também fora das auto-estradas. É tão evidente!
Para mim não é nada evidente.
Os números que apresentei acima para a A25 não corroboram essa tua afirmação.
Eco Tretas Escreveu:Desconheço? Porque não dás o exemplo de Espanha, aqui ao lado? É igual ao de França, ou é porque em França o modelo das auto-estradas é muito semelhante ao nosso?
Não tenho números de Espanha. Mas olha que o mercado em Espanha é muito diferente, há variações substancias de umas comunidades autónomas para outras, pois a carga fiscal varia regionalmente.
Eco Tretas Escreveu:Claro que são os impostos, as taxas e as taxinhas, que já referi inúmeras vezes no blog! Ainda ontem saiu mais uma taxinha, agora para o gás. Toda a gente sabe o que está em causa!
Não, não sabe. O público em geral está muito mal informado sobre este assunto (a maioria das pessoas nem sequer sabe que o ISP é um valor fixo!)
E tu também misturas tudo, porque primeiro apontas baterias às gasolineiras e ao M. Sebastião e depois vens dizer que afinal o problema são os impostos (e isso já não é um problema de concorrência!)
Afinal o que é que tu defendes para os combustíveis?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Enganas-te.
Se começares a ver a ArTV mais vezes, rapidamente perceberás que aquilo que aparece nos jornais é geralmente uma pequena selecção daquilo que por lá se disse. Muitas das intervenções mais interessantes ou relevantes são omitidas.
Por isso se queres realmente formular opiniões sobre o que lá se passou não vás por artigos de jornais: vê com os teus próprios olhos.
Engano-me? Mas não foste tu que disseste: "Aliás com argumentos pouco sólidos, diga-se... " Se viste, explica-me lá: os deputados apresentaram alguma argumentação consistente contra o Sebastião? Se sim, quais foram esses argumentos?
Elias Escreveu:Desculpa dizer-te isto, mas a tua análise está mal feita.
E está mal feita por várias razões:
1 - Não tens em conta outras auto-estradas paralelas. A gasolina na A29, por exemplo, é mais barata que na A1.
2 – Apenas tomas o exemplo da A1 porque é o mais conveniente para as conclusões que queres retirar. Contudo, se comparares por exemplo os preços nas auto-estradas A28 e A3 ou A8 ou A12+A2 ou até a A25 rapidamente concluis que os preços variam ao longo dessas vias. Porque será que não fazes a análise desses casos?
3 - Não tens em conta os postos fora das auto-estradas. Qualquer comparação para ser bem feita tem de os levar em consideração porque são uma alternativa válida para os condutores (quem quer abastecer mais barato pode sempre sair da auto-estrada para abastecer).
4 - Invocas a concorrência de Espanha para justificar a homogeneidade de preços na auto-estrada quando a relação com Espanha nada tem a ver.
1-Na A29 é, porque há concorrência. Sais facilmente da autoestrada se quiseres. Aliás, nem sequer é paga (por enquanto), pelo que sou um grande adepto dela! E depois, a zona de Aveiro deve ser onde há mais competição nos preços dos combustíveis, sendo que um leitor me disse que essa é a razão para os preços serem igualmente mais baixos na ES Antuã, na A1. É que logo a seguir a Antuã, nos dois sentidos, há entradas/saídas da auto-estrada muito utilizadas, e o pessoal começa a apreender. E então os camionistas já não se fala!
2-Não, é apenas a mais longa, a que tem mais painéis, e aquela que refuta completamente os argumentos do Sebastião! Mas as outras não são melhores. Não leste obviamente a minha análise, senão não perguntavas por ela. Então a da A25 é clamorosa. Vai ver pelos teus próprios olhos na imagem que tenho no blog, e que agora coloco de seguida abaixo.
3-Eu apenas rebati o Sebastião. Foi ele que analisou as auto-estradas e os painéis. E já referi aqui que as auto-estradas têm os combustíveis mais caros do país. Mas não é só culpa da Galp e petrolíferas. A Brisa tem muita culpa neste processo. Não é por acaso que fora da Brisa encontramos combustíveis mais baratos. Mas a AdC não se quer meter com a Brisa; já deu aliás sinais no passado de estar completamente submetido a ela!
4-Não sei como podes dizer essa frase. O que eu disse é que os combustíveis nas auto-estradas portuguesas, à medida que se aproximam de Espanha, vão ficando mais baratos. E também fora das auto-estradas. É tão evidente!
Elias Escreveu:Pelos vistos desconheces como funciona o mercado.
Se fores a França, por exemplo, também podes constatar que os preços de venda de gasolina nas auto-estradas são mais elevados que nas restantes vias. O mesmo acontece com o café: se beberes um café numa auto-estrada pagas bastante mais que num café à beira da estrada.
Desconheço? Porque não dás o exemplo de Espanha, aqui ao lado? É igual ao de França, ou é porque em França o modelo das auto-estradas é muito semelhante ao nosso?
Elias Escreveu:Mais uma vez demonstras um total desconhecimento sobre a estrutura de preços dos combustíveis. A gasolina é mais barata na Grécia, na Espanha e na Bulgária porque os impostos são mais baixos. Por isso se queres lutar por preços mais baixos em Portugal, que tal dirigires os teus protestos ao governo, nomeadamente ao ministro das finanças?
Claro que são os impostos, as taxas e as taxinhas, que já referi inúmeras vezes no blog! Ainda ontem saiu mais uma taxinha, agora para o gás. Toda a gente sabe o que está em causa!
- Anexos
-
- combustíveis auto-estrada.PNG (215.04 KiB) Visualizado 6084 vezes
Eco Tretas Escreveu:Sim, não assisti...
Bingo

Eco Tretas Escreveu:As conclusões que eu tirei derivam do facto de que todos os artigos que eu vi, nem um apareceu com alguma tirada de algum deputado. Se eles tivessem dito alguma coisa de jeito, acredito que isso tivesse aparecido nos jornais. Por tudo o que li, foi mais um passeio do Sebastião. Por isso, compreendo realmente a tua última frase![]()
Enganas-te.
Se começares a ver a ArTV mais vezes, rapidamente perceberás que aquilo que aparece nos jornais é geralmente uma pequena selecção daquilo que por lá se disse. Muitas das intervenções mais interessantes ou relevantes são omitidas.
Por isso se queres realmente formular opiniões sobre o que lá se passou não vás por artigos de jornais: vê com os teus próprios olhos.
Eco Tretas Escreveu:Não podes descer tão baixo Elias. Pelo menos em relação à minha análise. Descarreguei os dados de todas as estações de serviço das auto-estradas, exactamente as mesmas da análise da AdC. Demonstrei que o intervalo de preços é função das auto-estradas da A25, e do impacto de concorrência que sofrem de Espanha. Desmontei o argumento do gasóleo, porque o Sebastião não utilizou a gasolina, onde os diferenciais são menores. E depois o argumento de que os paineis são só três postos, máximo, peguei na maior auto-estrada do país, e uma das mais percorridas, e certamente a mais emblemática, e verifiquei que as conclusões da AdC não se aplicam... A única que destoa, Antuã, já dois leitores me disseram porquê
Desculpa dizer-te isto, mas a tua análise está mal feita.
E está mal feita por várias razões:
1 - Não tens em conta outras auto-estradas paralelas. A gasolina na A29, por exemplo, é mais barata que na A1.
2 – Apenas tomas o exemplo da A1 porque é o mais conveniente para as conclusões que queres retirar. Contudo, se comparares por exemplo os preços nas auto-estradas A28 e A3 ou A8 ou A12+A2 ou até a A25 rapidamente concluis que os preços variam ao longo dessas vias. Porque será que não fazes a análise desses casos?
3 - Não tens em conta os postos fora das auto-estradas. Qualquer comparação para ser bem feita tem de os levar em consideração porque são uma alternativa válida para os condutores (quem quer abastecer mais barato pode sempre sair da auto-estrada para abastecer).
4 - Invocas a concorrência de Espanha para justificar a homogeneidade de preços na auto-estrada quando a relação com Espanha nada tem a ver.
Eco Tretas Escreveu:Ora aí está! É que ao contrário do que disse o Sebaastião na Assembleia da República, isto dos paineis não serve para nivelar por baixo. Basta verificar na DGEG que os preços nas auto-estradas são os mais elevados do país.
Pelos vistos desconheces como funciona o mercado.
Se fores a França, por exemplo, também podes constatar que os preços de venda de gasolina nas auto-estradas são mais elevados que nas restantes vias. O mesmo acontece com o café: se beberes um café numa auto-estrada pagas bastante mais que num café à beira da estrada.
Eco Tretas Escreveu:Ora aí está! É que ao contrário do que disse o Sebaastião na Assembleia da República, isto dos paineis não serve para nivelar por baixo. Basta verificar na DGEG que os preços nas auto-estradas são os mais elevados do país.
Pois, mas quando surgiu a ideia dos painéis toda a gente aplaudiu…
Eco Tretas Escreveu: Fácil. Porque é que pagamos dos combustíveis mais caros da Europa? Somos o país com a sexta gasolina mais cara hoje (fonte: energy.eu) em 27 países. Está a 1.31. Na Grécia está a 1.11. Em Espanha a 1.10. Na Bulgária a 0.95. Que tal na média, para não pedir mais???
Mais uma vez demonstras um total desconhecimento sobre a estrutura de preços dos combustíveis. A gasolina é mais barata na Grécia, na Espanha e na Bulgária porque os impostos são mais baixos. Por isso se queres lutar por preços mais baixos em Portugal, que tal dirigires os teus protestos ao governo, nomeadamente ao ministro das finanças?
1 abraço,
Elias
Elias Escreveu:Pois... isso só pode ter escrito por quem não tenha assistido ao depoimento.
Sim, não assisti...
Elias Escreveu:Eu por acaso assisti em directo e posso dizer-te que os deputados de todos os grupos parlamentares questionaram as conclusões do M. Sebastião. Aliás com argumentos pouco sólidos, diga-se...
As conclusões que eu tirei derivam do facto de que todos os artigos que eu vi, nem um apareceu com alguma tirada de algum deputado. Se eles tivessem dito alguma coisa de jeito, acredito que isso tivesse aparecido nos jornais. Por tudo o que li, foi mais um passeio do Sebastião. Por isso, compreendo realmente a tua última frase

Elias Escreveu:O que eu acho fantástico é que as supostas análises feitas por quem quer demonstrar que há cartel são sempre feitas escolhendo amostras cuidadosamente seleccionadas que conduzem à conclusão desejada.
Não podes descer tão baixo Elias. Pelo menos em relação à minha análise. Descarreguei os dados de todas as estações de serviço das auto-estradas, exactamente as mesmas da análise da AdC. Demonstrei que o intervalo de preços é função das auto-estradas da A25, e do impacto de concorrência que sofrem de Espanha. Desmontei o argumento do gasóleo, porque o Sebastião não utilizou a gasolina, onde os diferenciais são menores. E depois o argumento de que os paineis são só três postos, máximo, peguei na maior auto-estrada do país, e uma das mais percorridas, e certamente a mais emblemática, e verifiquei que as conclusões da AdC não se aplicam... A única que destoa, Antuã, já dois leitores me disseram porquê

Elias Escreveu:Porque será que os defensores da suposta cartelização nunca referem que a gasolina é sistematicamente mais cara nas auto-estradas do que nos postos das estradas nacionais ou nas localidades?
Ora aí está! É que ao contrário do que disse o Sebaastião na Assembleia da República, isto dos paineis não serve para nivelar por baixo. Basta verificar na DGEG que os preços nas auto-estradas são os mais elevados do país.
É também muito fácil explicar isso num fórum de economia. É a lei da oferta/procura. Pouca oferta + Muita procura o que é que dá? Será que o Sebastião não sabe esta coisa tão básica? E se sabe, acha ele que é com painéis que se incentiva a concorrência? Francamente!
Fácil. Porque é que pagamos dos combustíveis mais caros da Europa? Somos o país com a sexta gasolina mais cara hoje (fonte: energy.eu) em 27 países. Está a 1.31. Na Grécia está a 1.11. Em Espanha a 1.10. Na Bulgária a 0.95. Que tal na média, para não pedir mais???Elias Escreveu:E já agora, Ecotretas, diz-me o seguinte: em tua opinião qual seria o preço justo da gasolina?
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:Não rezam as crónicas que os deputados tenham questionado as suas conclusões...
Pois... isso só pode ter escrito por quem não tenha assistido ao depoimento.
Eu por acaso assisti em directo e posso dizer-te que os deputados de todos os grupos parlamentares questionaram as conclusões do M. Sebastião. Aliás com argumentos pouco sólidos, diga-se...
Eco Tretas Escreveu:Mas vamos a factos. Vejamos os postos da A1:
* GALP AVEIRAS: 1.124€
* BP SANTARÉM: 1.124€
* REPSOL LEIRIA: 1.124€
* GALP POMBAL: 1.124€
* BP MEALHADA: 1.124€
* REPSOL ANTUÃ: 1.099€
Não há dúvidas que todos os postos, com a notável excepção da estação de Antuã, têm o mesmo preço. A Antuã voltaremos. E se observarem a imagem ao lado com atenção, vão ver que o preço apresentado para estas estações da A1 são as mais elevadas em todas as auto-estradas do país. Como justificará a AdC que na principal auto-estrada do país se pratiquem os preços mais elevados? Será regido pela oferta/procura?
O que eu acho fantástico é que as supostas análises feitas por quem quer demonstrar que há cartel são sempre feitas escolhendo amostras cuidadosamente seleccionadas que conduzem à conclusão desejada.
Porque será que os defensores da suposta cartelização nunca referem que a gasolina é sistematicamente mais cara nas auto-estradas do que nos postos das estradas nacionais ou nas localidades?
E já agora, Ecotretas, diz-me o seguinte: em tua opinião qual seria o preço justo da gasolina?
65489 Escreveu:pelo menos ao preço que é praticada nas bombas do Jumbo cerca 1.2€ e não a 1.34 da Galp/BP
Este tema já passou por aqui (como praticamente tudo o que é disparate).
Todas as pessoas informadas sabem que (ess)as grandes superfícies vendem os combustíveis virutalmente sem lucro (os mesmos já o admitiram por diversas vezes nos média).
Obviamente, a GALP e a BP não podem "concorrer" com empresas que vendem sem lucro e se podem dar ao luxo de o fazer porque o seu lucro vem de outra actividade.
Essas empresas também (além de viverem da distribuição de produtos genéricos e não da venda de combustíveis) também não investem no sector dos combustíveis onde é necessário: não fazem prospecção e extracção de petróleo, não o refinam (portanto não constroem refinarias nem têm de as manter) e (também importante) não instalam postos de abastecimento em todos os locais onde são precisos (apenas onde têm pontos de venda).
Portanto, se tu estivesses dependente dessas empresas tinhas o carro fechado na garagem com o depósito vazio...
Quer dizer, eu estou a recuperar de uma gripe e estou para aqui a escrever esclarecimentos que já foram explicados vezes sem conta e que de resto aos quais as pessoas deveriam chegar a eles sozinhas!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
65489 Escreveu:Realmente dos máximos da gasolina 95 não me lembro ao certo e é difícil encontrar gráficos portugueses sobre isso, creio que se situava entre 1.5-1.6€, mas se souberem, já agora estou curioso.
Quanto ao petróleo o máximo foi 1.47, sendo assim, por exemplo no dia 3-7-2008, o petróleo cotava a 145.29 e o euro a 1.57$, ou seja o barril custava 92,54€ e hoje custa 54.4€
O valor de referência mais alto que tenho registado é 1.525 euros (semana de 11 de Julho de 2008).
Qnt aos preços, deves calcular médias semanais pois são médias semanais que são utilizadas para indexar os preços. A média semanal do crude oil na semana anterior (deves aplicar no mínimo um desfazamento de uma semana) foi de 90.5 euros.
Contudo, gasolina e gasóleo são derivados do petróleo e não o petróleo em si.
Podes verificar os preços destes derivados do petróleo ao longo do tempo aqui:
http://tonto.eia.doe.gov/dnav/pet/PET_PRI_SPT_S1_D.htm
Não te esqueças de efectuar o cambio e converter galões para litros para obteres valores que nos digam respeito directamente (o mercado que te interessará ver é o A-R-A).
Aí poderás notar que a gasolina baixou apenas 35% (já o gasóleo baixou 48%).
Claro que podes poupar todo o trabalho e olhar para o gráfico que eu disponibilizo mais acima e que fui actualizando aqui ao londo tempo.
Ou se quiseres, tens o trabalho de fazeres as contas todas e chegarás a algo semelhante...
O que é escusado é atirar com um par de números como se tivessem muito significado e explicassem muita coisa.
65489 Escreveu:Já agora encontrei um economista também a falar sobre o abuso dos preços:
Não existe nenhum abuso de preços em Portugal. A média em portugal antes de impostos está muito próxima da média europeia. As diferenças têm-se cifrado na ordem dos 2 centimos, por vezes um pouco mais, por vezes um pouco menos.
Certamente que não era nesta ordem de grandeza de valores que estavas a pensar quando atiraste com aqueles números num post mais atrás...
A localização geográfica poderá explicar (entre outros factores) porque é que são um pouco mais elevados em Portugal. Note-se que antes de impostos os preços dos combustíveis em Portugal têm sido perfeitamente semelhantes aos preços praticados na nossa vizinha Espanha (por perfeitamente semelhantes entenda-se diferenças de 1 centimo ou até menos).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Concorrência acelerada
Imagem e post inicial em http://ecotretas.blogspot.com/2010/02/concorrencia-acelerada.html
Ecotretas
O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Manuel Sebastião, esteve ontem novamente na Assembleia da República, para reafirmar que não existem indícios de cartel nos combustíveis. Manuel Sebastião fez uma apresentação, sendo que uma das principais linhas de argumentação foi a de que os painéis de combustível ao longo das auto-estradas veio pressionar a concorrência, para além de contribuir para que os consumidores estejam mais bem informados.
Não rezam as crónicas que os deputados tenham questionado as suas conclusões... Aliás, em bom abono de verdade, tenho-os em menor consideração que a Autoridade da Concorrência. Já havíamos aqui referenciado no passado que os painéis não levaram a lado nenhum. Por isso interessa esmiuçar novamente esta infeliz argumentação.
A forma mais fácil é começar no comparador de preços online da DGEG. Selecciona-se o tipo de combustível, neste caso gasóleo, para comparar directamente com os slides do Sebastião, seleccionando igualmente como tipo de posto a auto-estrada. O resultado de hoje está na imagem ao lado, devendo clicá-la para observar o detalhe. Note-se que nesta data os preços não diziam apenas respeito ao dia de hoje.
Depois, é só comparar com os slides do Sebastião. No slide 121, há uma diferença substancial nos preços de gasóleo praticados ao longo das auto-estradas portuguesas, referenciado no mínimo em 5.5 cêntimos entre 25 e 29 de Janeiro. A escolha do gasóleo não é despropositada, como se verá de seguida, sendo que se estudasse a gasolina, os resultados não seriam tão evidentes...
Nos dados recolhidos hoje, a diferença é realmente de 5.5 cêntimos, mas se excluirmos os postos da A25 (Vilar Formoso, Mangualde e Viseu, porque será?), então a diferença é de apenas 3.5 cêntimos! A A25 é muito importante neste contexto porque é por onde circulam mais camiões para Espanha/Europa. Com depósitos brutais, os camiões (e mesmo os particulares) sabem que podem atestar do outro lado da fronteira, pelo que deste lado os postos têm que fazer um esforço para ficarem sem clientes. Aliás, isso é igualmente visível fora das auto-estradas. .
Depois há o argumento no slide 134, em que se diz que "uma amostra significativa não pode ser substituída pela simples observação de imagens instantâneas dos painéis que vou vendo quando me desloco numa autoestrada". Devia dizer que é proibido parar para tirar uma foto e partilhá-las depois na Internet! Mas para isso serve o site da DGEG. Para ver esses dados quase em tempo real e provar que as estatísticas da AdC são insuficientes!
Mas vamos a factos. Vejamos os postos da A1:
Não há dúvidas que todos os postos, com a notável excepção da estação de Antuã, têm o mesmo preço. A Antuã voltaremos. E se observarem a imagem ao lado com atenção, vão ver que o preço apresentado para estas estações da A1 são as mais elevadas em todas as auto-estradas do país. Como justificará a AdC que na principal auto-estrada do país se pratiquem os preços mais elevados? Será regido pela oferta/procura?
Portanto, a AdC primeiro disse que os paineis serviriam para aumentar a concorrência. Agora justifica os preços iguais nos painéis com a seguinte tirada:
A recomendação da AdC tem por base a conclusão de que informar atempadamente e de maneira prática os consumidores sobre os preços praticados em cada momento pelos diversos operadores num mercado relevante aumenta a transparência e reforça a concorrência nesse mercado em benefício dos consumidores.
Se algum deputado ler esta análise, é melhor começar a pensar em chamar novamente o Sebastião...
Ecotretas
O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Manuel Sebastião, esteve ontem novamente na Assembleia da República, para reafirmar que não existem indícios de cartel nos combustíveis. Manuel Sebastião fez uma apresentação, sendo que uma das principais linhas de argumentação foi a de que os painéis de combustível ao longo das auto-estradas veio pressionar a concorrência, para além de contribuir para que os consumidores estejam mais bem informados.
Não rezam as crónicas que os deputados tenham questionado as suas conclusões... Aliás, em bom abono de verdade, tenho-os em menor consideração que a Autoridade da Concorrência. Já havíamos aqui referenciado no passado que os painéis não levaram a lado nenhum. Por isso interessa esmiuçar novamente esta infeliz argumentação.
A forma mais fácil é começar no comparador de preços online da DGEG. Selecciona-se o tipo de combustível, neste caso gasóleo, para comparar directamente com os slides do Sebastião, seleccionando igualmente como tipo de posto a auto-estrada. O resultado de hoje está na imagem ao lado, devendo clicá-la para observar o detalhe. Note-se que nesta data os preços não diziam apenas respeito ao dia de hoje.
Depois, é só comparar com os slides do Sebastião. No slide 121, há uma diferença substancial nos preços de gasóleo praticados ao longo das auto-estradas portuguesas, referenciado no mínimo em 5.5 cêntimos entre 25 e 29 de Janeiro. A escolha do gasóleo não é despropositada, como se verá de seguida, sendo que se estudasse a gasolina, os resultados não seriam tão evidentes...
Nos dados recolhidos hoje, a diferença é realmente de 5.5 cêntimos, mas se excluirmos os postos da A25 (Vilar Formoso, Mangualde e Viseu, porque será?), então a diferença é de apenas 3.5 cêntimos! A A25 é muito importante neste contexto porque é por onde circulam mais camiões para Espanha/Europa. Com depósitos brutais, os camiões (e mesmo os particulares) sabem que podem atestar do outro lado da fronteira, pelo que deste lado os postos têm que fazer um esforço para ficarem sem clientes. Aliás, isso é igualmente visível fora das auto-estradas. .
Depois há o argumento no slide 134, em que se diz que "uma amostra significativa não pode ser substituída pela simples observação de imagens instantâneas dos painéis que vou vendo quando me desloco numa autoestrada". Devia dizer que é proibido parar para tirar uma foto e partilhá-las depois na Internet! Mas para isso serve o site da DGEG. Para ver esses dados quase em tempo real e provar que as estatísticas da AdC são insuficientes!
Mas vamos a factos. Vejamos os postos da A1:
Portanto, a AdC primeiro disse que os paineis serviriam para aumentar a concorrência. Agora justifica os preços iguais nos painéis com a seguinte tirada:
A recomendação da AdC tem por base a conclusão de que informar atempadamente e de maneira prática os consumidores sobre os preços praticados em cada momento pelos diversos operadores num mercado relevante aumenta a transparência e reforça a concorrência nesse mercado em benefício dos consumidores.
Se algum deputado ler esta análise, é melhor começar a pensar em chamar novamente o Sebastião...
65489 Escreveu:Realmente dos máximos da gasolina 95 não me lembro ao certo e é difícil encontrar gráficos portugueses sobre isso, creio que se situava entre 1.5-1.6€, mas se souberem, já agora estou curioso.
Quanto ao petróleo o máximo foi 1.47, sendo assim, por exemplo no dia 3-7-2008, o petróleo cotava a 145.29 e o euro a 1.57$, ou seja o barril custava 92,54€ e hoje custa 54.4€
Já agora encontrei um economista também a falar sobre o abuso dos preços:
http://www.eugeniorosa.com/Sites/eugeni ... E27-2F.pdf
Partindo do principio que os numeros estão correctos, que dados tens para concluir que é um abuso os preços praticados pelas empresas?
E nos outros paises em que o preço é mais alto que a media europeia, a culpa também é da nossa AdC?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Realmente dos máximos da gasolina 95 não me lembro ao certo e é difícil encontrar gráficos portugueses sobre isso, creio que se situava entre 1.5-1.6€, mas se souberem, já agora estou curioso.
mais_um Escreveu:fjp1977 Escreveu:pedrom Escreveu:Elias Escreveu:4 perguntas a... CARLOS BARBOSA
"A AdC não chega ao fundo da questão"
dn.pt
Como vê as conclusões da Autoridade da Concorrência?
Volta a dizer o mesmo e não me admira nada. A Concorrência não consegue chegar ao fundo da questão.
E porquê?
Porque os dados que tem são fornecidos pelas companhias. Porque é que não faz um raide às petrolíferas e mesmo à Apetro (Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas) como fez à Portugal Telecom? Não é normal a coincidência de preços e de timings na alteração de preços que existe em Portugal e o nosso estudo provou-o.
Muito contestado pela AdC...
Não vale a pena o presidente da AdC tentar denegrir o estudo. Foi feito por pessoas que sabem mais de concorrência do que ele alguma vez saberá. Cabe ao Estado decidir se as pessoas que estão na AdC são as certas.
Em relação a Espanha argumenta com a questão fiscal...
Ele faz sempre isso, mas o que interessa é a comparação antes de impostos. Ele que compare com o resto da Europa. Somos o quinto país mais caro antes de impostos. Aliás, basta ver as "bombas" por esse país fora para se ver que há concertação, bastava haver um painel de preços, são todos iguais.
Ainda gostava de saber como é que se consegue ter concorrência de preços num sector onde o produto base vem todo do mesmo sitio????
É obvio que se uma companhia baixa o outra também baixa ou vice versa......
Exato Pedrom, em Espanha existem 5 ou 6 refinarias e a concorrência começa aí, cá isso é impossível porque só há uma refinaria...
Essa informação não é correcta, provavelmente quererás dizer que em Portugal só existe uma empresa, Galp Energia porque refinarias existem pelo menos duas, Matosinhos e Sines (Galp).
Os combustiveis comercializados em Portugal tem origem nas refinarias portuguesas (Galp), numa refinaria em Huelva (Cepsa) e de outra em La Coruna (Repsol).
Penso que a Repsol tem previsto construir uma refinaria em Sines, mas não tenho a certeza
A refinaria da Repsol em Sines era para a produção de polímeros. Com o início da crise em 2009, foi suspensa. Penso que só reactivará com uma retoma.
- Registado: 18/6/2007 8:14
65489 Escreveu:A “percepção” que eu tenho é que quando o petróleo passou os 150$ andava a pagar a gasolina 95 a 1.5€, agora que o petróleo está a 73$, menos de metade dos máximos ando a vê-la a 1,345€…. E o euro na altura não valia 3 US$, lembro-me de no máximo ele andar na casa de 1.6$
65489, estás a demonstrar pela enésima vez como o publico desinformado "pensa".
Este tópico explica-te vezes sem conta como é que realmente se fazem os cálculos...
Mais, diversas das tuas referências são inexactas, sempre puxadas para o lado de parecer que algo está muto desviado de onde devia estar:
> A gasolina 95 (preço de referência) passou dos 1.5 euros (arredondaste para baixo);
> O crude não chegou aos 150 USD (arredondaste para cima).
Depois, não bastam fazer referências vagas ao Euro-Dolar. Há que fazer as contas. Ou se fazem as contas todas ou é escusado atirar com números de "acho que".
Também não retiras os impostos, o que é determinante. Tu aludes a que o petróleo está a metade do preço, o que não é verdade. Mas mesmo que estivesse, não é suposto a gasolina ficar a metade do preço quando o petróleo baixa para metade dado que a componente do ISP (e o IVA sobre o ISP) mantém-se fixo por muito que varie o petróleo.
Bom, isto já foi explicado n vezes mas há sempre quem chegue aqui e atire com uns números sem efectuar os cálculos realmente relevantes.
65489 Escreveu:Alguém anda a ganhar muito…e muitos outros a pagar muito. Só não vê quem não quer ver.
Não acredito em bruxas, mas que elas existem...existem!…em Portugal então...é cá um bruxedo!!!
Esta lenga-lenga não interessa para nada. Já que começaste a fazer as contas, porque não as fazes completas e correctas até ao fim?
A “percepção” que eu tenho é que quando o petróleo passou os 150$ andava a pagar a gasolina 95 a 1.5€, agora que o petróleo está a 73$, menos de metade dos máximos ando a vê-la a 1,345€…. E o euro na altura não valia 3 US$, lembro-me de no máximo ele andar na casa de 1.6$
Alguém anda a ganhar muito…e muitos outros a pagar muito. Só não vê quem não quer ver.
Não acredito em bruxas, mas que elas existem...existem!…em Portugal então...é cá um bruxedo!!!
Alguém anda a ganhar muito…e muitos outros a pagar muito. Só não vê quem não quer ver.
Mcmad Escreveu:Eu não consigo entender este problema.
Eu coloco gasolina 12cts abaixo da concorrência num hipermercado. Obviamente existe concorrência, agora não se esquecem que o Estado é o maior estanque á não descida dos preços..
Ora nem mais. Aqui há minha volta há uma variedade de preços enorme (na ordem dos 10 centimos). Essa variedade é mt significativa dado que metade do preço (numeros redondos) é carga fiscal. Portanto estamos a falar de variações de 15% no preço base...
O único problema que existe é que os combustíveis são caros (preço base "elevado" devido ao encarecimento do petróleo nos últimos anos acrescido de uma pesada carga fiscal) e diversas entidades escolheram este produto para capitalizar simpatias populares.
Não estou a dizer que tudo é perfeito no "mundo dos combustíveis" mas antes que não existe nenhum "grande problema". É essencialmente uma questão de percepção e aproveitamento sobre essa percepção!
Elias Escreveu:Concorrência reafirma não haver indícios de cartelização no mercado de combustíveis
Alexandra Machado
amachado@negocios.pt
A Autoridade da Concorrência reafirma não haver indícios de cartelização no mercado de combustíveis, garantindo ter os meios necessários para actuar se fossem detectados problemas.
Manuel Sebastião, presidente da AdC, voltou a elogiar o trabalho da Concorrência neste mercado, afirmando conhecer este mercado como ninguém.
O mesmo responsável afirma que "não dizemos que não exista (cartel), mas não detectamos indícios".
Não é preciso cometer nenhuma ilegalidade para as petroliferas terem o mesmo valor de venda dos combustiveis.
Não é dificl encontrar 3 ou 4 cafés numa zona geografica limitada e todos com o café ao mesmo preço.
fjp1977 Escreveu:pedrom Escreveu:Elias Escreveu:4 perguntas a... CARLOS BARBOSA
"A AdC não chega ao fundo da questão"
dn.pt
Como vê as conclusões da Autoridade da Concorrência?
Volta a dizer o mesmo e não me admira nada. A Concorrência não consegue chegar ao fundo da questão.
E porquê?
Porque os dados que tem são fornecidos pelas companhias. Porque é que não faz um raide às petrolíferas e mesmo à Apetro (Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas) como fez à Portugal Telecom? Não é normal a coincidência de preços e de timings na alteração de preços que existe em Portugal e o nosso estudo provou-o.
Muito contestado pela AdC...
Não vale a pena o presidente da AdC tentar denegrir o estudo. Foi feito por pessoas que sabem mais de concorrência do que ele alguma vez saberá. Cabe ao Estado decidir se as pessoas que estão na AdC são as certas.
Em relação a Espanha argumenta com a questão fiscal...
Ele faz sempre isso, mas o que interessa é a comparação antes de impostos. Ele que compare com o resto da Europa. Somos o quinto país mais caro antes de impostos. Aliás, basta ver as "bombas" por esse país fora para se ver que há concertação, bastava haver um painel de preços, são todos iguais.
Ainda gostava de saber como é que se consegue ter concorrência de preços num sector onde o produto base vem todo do mesmo sitio????
É obvio que se uma companhia baixa o outra também baixa ou vice versa......
Exato Pedrom, em Espanha existem 5 ou 6 refinarias e a concorrência começa aí, cá isso é impossível porque só há uma refinaria...
Essa informação não é correcta, provavelmente quererás dizer que em Portugal só existe uma empresa, Galp Energia porque refinarias existem pelo menos duas, Matosinhos e Sines (Galp).
Os combustiveis comercializados em Portugal tem origem nas refinarias portuguesas (Galp), numa refinaria em Huelva (Cepsa) e de outra em La Coruna (Repsol).
Penso que a Repsol tem previsto construir uma refinaria em Sines, mas não tenho a certeza
Quem está ligado: