Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Lei das finanças regionais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Woodhare » 6/2/2010 20:39

A competitividade e a dimensão do Estado estão inversamente relacionados. Não há nenhuma reforma no sentido de aumentar a competitividade que não passe por reduzir a dimensão do Estado. Podem olhar para todos os exemplos que quiserem, é sempre a mesma fórmula.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Silverwolf » 6/2/2010 19:53

"In 1987 the government started to embrace major reforms. The government realized that it could no longer be the people’s employer and enacted massive cuts in spending, slashing many government programs and agencies from 3-10%. According to The Economist Magazine, Ireland cut its capital spending by 16%.

The government created two highly aggressive and somewhat politically independent agencies that are made up of people from government and the private sector; one agency whose sole purpose is to encourage business and investment to stay in Ireland and the other is a go gettem’ agency that is designed to bring foreign investment and business into Ireland. These agencies have the authority to get tasks done.
"

Para cá, acho que a frase mais importante é mm esta:
"The government realized that it could no longer be the people’s employer and enacted massive cuts in spending"

Ia dar bastante polémica, mas eu acho que no privatizar é que estará o ganho, ao privado o erro toca-lhe directamente no bolso, pelo que o despesismo e má gestão próprios do funcionamento público tenderiam a acabar.

Registado: 15/1/2008 17:43

por Woodhare » 6/2/2010 18:50

mais_um Escreveu:
Woodhare Escreveu:
O governo sai a ganhar, a oposição sai a perder, o país sai a perder.

A unica coisa importante é o país sair a perder, o resto não interessa.

Woodhare Escreveu:. porque toda a gente sabe que o Estado português não tem nem vai ter coragem para fazer o que é preciso.

Estás equivocado, o Estado português tem meios para enfrentar os problemas, já o fez no passado , entre 1983 e 1985, depois da AD (PSD e CDS) deixar o país à beira da bancarrota, o Governo do Bloco Central teve que tomar medidas drasticas, os funcionários publicos não receberam o subsidio de natal e foi criado um imposto extraodinário. Com isto evitamos a bancarrota.

Depois de analisar os acontecimentos dos ultimos 4 meses parece-me que a estrategia da oposição é clara. Criar o maximo de dificuldades ao governo ( ao diminuir as receitas e aumentar as despesas) para mais tarde o governo ter que tomar medidas impopulares (como na Irlanda) para conseguir equilibrar as contas publicas. Quando as sondagens forem favoraveis fazem cair o governo, culpam o actual governo pela situação dificil e afastam o PS durante anos do poder (como o Cavaco fez em 1985).

Para mim o que deveria ser feito era o Socrates demitir-se já, provocar novas eleições, o PS substituir o lider, o PSD ganhar as eleições e depois fazer um governo de unidade nacional entre PSD, PS e CDS, liderado pelo PSD (Passos Coelho ou Rui Rio, prefiro o Rui Rio).

Por "coragem para fazer o que é preciso" referia-me ao que a Irlanda fez para se tornar o segundo país mais rico da Europa depois de ter sido mais pobre que Portugal ou para combater o défice. Ou as reformas que devolveram a competitividade ao Reino Unido e o colocaram à frente da França.

http://iusbvision.wordpress.com/2006/12/06/the-irish-miracle-how-ireland-went-from-economic-basket-case-to-masterpiece/

No governo do Durão Barroso também tiveram coragem para aumentar impostos, e depois o Sócrates teve a mesma coragem, mas não era a esse tipo de coragem que me referia como já expliquei.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por mais_um » 6/2/2010 18:15

Silverwolf Escreveu:
mais_um Escreveu:
Silverwolf Escreveu:O que tem que ser feito, é o governo e oposição, meterem na cabeça que terão que ser feitos esforços efectivos para subir receitas e baixar custos, e isto terá obrigatóriamente, neste momento, de ser feito à custa de medidas impopulares... espero que não exista o tipico aproveitamento politico demagógico de dizer mal por dizer mal.

Lamento desiludir-te mas pelo que vi acontecer durante estes ultimos 4 meses vamos ter aquilo que eu escrevi anteriormente, gostava de estar enganado mas não me parece. Daqui a uns meses vemos quem é que tem razão.

mais_um, não me desiludes :) cada qual tem a sua opinião, e até podes acertar. Se acertares, então o Socrates, esse sim, desilude-me... mas não acredito que ele contribua para uma situação de crise politica... mais não seja, porque essa imagem de "fugir" aos problemas lhe iam mais que provavelmente, e de forma bem explorada, tirar-lhe milhares de votos e a vitória das próximas eleições.

Estou a borrifar-me se é o PS ou PSD que ganham as eleições, quero é alguém que saiba escolher uma boa equipa para governar o país e que resista aos lobbys, sejam eles grupos economicos ou grupos profissionais, estou farto de ser bobo da corte... :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 6/2/2010 18:11

Silverwolf Escreveu:"O crédito a Angola destina-se a fazer face ao elevado défice externo do país, neste momento com uma grave crise na balança de pagamentos, provocada por uma forte queda nas exportações de ramas petrolíferas e dos respectivos preços em finais de 2008 e 2009. Uma crise na balança de pagamento que já estava, desde o ano passado, a causar problemas financeiros a algumas empresas que realizam negócios com angolanos. De acordo com a revista Exame de Angola, em Junho de 2009, as reservas cambiais de Angola davam somente para pagar 2,75 meses de importações, quando o FMI aponta como óptimo um nível de reservas que sustentem entre "três e seis meses de importações."

Quer dizer nós temos um défice elevado e vamos emprestar dinheiro a Angola para eles baixarem o défice deles, e com essa medida aumentamos nós o nosso????? mas isto tb de facto não faz qq sentido, isto é só tiros no pé, puxa, parece mto fácil de perceber pela comunidade internacional o porquê de não podermos ajudar ninguém agora.

A Isabel dos Santos em vez de comprar 10% da Zon que ajudasse o próprio país...

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/inter ... id=1478700

FMI Dívida externa de Portugal passa dos 100% do PIB, mas Governo comprometeu-se a alinhar com o Brasil para ajudar Luanda

Portugal comprometeu-se com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a emprestar a Angola até 200 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros) já em 2010, ao abrigo do megaempréstimo no valor de 2,35 mil milhões de euros organizado pelo Fundo à ex-colónia portuguesa e a entrar nos cofres de Luanda já em Março próximo.

Contactado pelo DN, o Ministério das Finanças, tutelado por Teixeira dos Santos, recusa - desde a semana passada - confirmar o empréstimo de Portugal ao país africano, bem como a certificar os montantes associados ao crédito, mas Luanda e Brasília confirmam a participação de Lisboa no megaempréstimo. O crédito obrigará Portugal a endividar-se ainda mais no exterior, num contexto de aumento das taxas de juro, para, por sua vez, emprestar ao Governo de Eduardo dos Santos.

A dívida externa portuguesa ultrapassa os 100% do produto interno bruto (PIB), de acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal, e deverá aumentar nos próximos dois anos, com as casas de rating a a ameaçar Portugal com o aumento das taxas de juro que remuneram a dívida. Em 2009, o desequilíbrio das contas do País com o estrangeiro (défice externo) deverá situar-se em 8,2% do produto e deverá agravar-se este ano para os 9,8% do PIB, o que por si só é o suficiente para aumentar a dívida acumulada dos portugueses ao estrangeiro. Ou seja, Portugal, neste momento, vive à custa das poupança dos estrangeiros, já que tem de contratar empréstimos para pagar o défice externo.

Mas, apesar disso, de acordo com a ficha técnica do empréstimo a Angola, Portugal, em conjunto com o Brasil, comprometeu-se a participar com 400 milhões de dólares (282 milhões de euros) de um total de 2,35 mil milhões de dólares (1,65 mil milhões de euros) até 2011 concedidos ao abrigo do FMI. Lisboa não "abre o jogo", mas os angolanos afirmam ter "indicações" de que o empréstimo será "dividido" entre Portugal e Brasil.

O crédito a Angola destina-se a fazer face ao elevado défice externo do país, neste momento com uma grave crise na balança de pagamentos, provocada por uma forte queda nas exportações de ramas petrolíferas e dos respectivos preços em finais de 2008 e 2009. Uma crise na balança de pagamento que já estava, desde o ano passado, a causar problemas financeiros a algumas empresas que realizam negócios com angolanos. De acordo com a revista Exame de Angola, em Junho de 2009, as reservas cambiais de Angola davam somente para pagar 2,75 meses de importações, quando o FMI aponta como óptimo um nível de reservas que sustentem entre "três e seis meses de importações".

Do total do empréstimo, o FMI atribuirá a Angola 1,4 mil milhões de dólares por um prazo de 27 meses; o Banco Mundial terá a seu cargo outros 400 milhões e os países doadores deverão apoiar com 600 milhões de dólares.

Vejamos, estes emprestimos tem por fim garantir mercado às nossas empresas e consequentemente postos de trabalho em Portugal.

Em algumas areas, tem sido as exportações para Agola que tem substituido os mercados que estão em crise, permitindo minimizar a crise.

Por muito que custe aceitar ainda bem que o fazemos, não me recordo de ler ou ouvir qualquer partido da oposição a criticar, mas posso estar enganado.

É diplomacia economica... :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Silverwolf » 6/2/2010 18:05

mais_um Escreveu:
Silverwolf Escreveu:O que tem que ser feito, é o governo e oposição, meterem na cabeça que terão que ser feitos esforços efectivos para subir receitas e baixar custos, e isto terá obrigatóriamente, neste momento, de ser feito à custa de medidas impopulares... espero que não exista o tipico aproveitamento politico demagógico de dizer mal por dizer mal.

Lamento desiludir-te mas pelo que vi acontecer durante estes ultimos 4 meses vamos ter aquilo que eu escrevi anteriormente, gostava de estar enganado mas não me parece. Daqui a uns meses vemos quem é que tem razão.

mais_um, não me desiludes :) cada qual tem a sua opinião, e até podes acertar. Se acertares, então o Socrates, esse sim, desilude-me... mas não acredito que ele contribua para uma situação de crise politica... mais não seja, porque essa imagem de "fugir" aos problemas lhe iam mais que provavelmente, e de forma bem explorada, tirar-lhe milhares de votos e a vitória das próximas eleições.

por Silverwolf » 6/2/2010 17:57

São para mim, de longe, os 2 melhores candidatos a líder do PSD.

No entanto, isso para agora é perfeitamente irrelevante, não nos podemos dar ao luxo de ficar sem governo num momento destes, a imagem lá para fora seria extremamente negativa... então a nível de acções ui, seria um panico tremendo. Se os estrangeiros já estão a reduzir exposição ao mercado português, então aí seriam vendas massivas. é que nem se mete a questão de trocar um por outro, é trocar um por nenhum até abril, mais o $ que se gastaria em campanhas e novas eleições, antes de Junho não teria havido nenhuma decisão importante para virar o curso dos acontecimentos, seria terrível para o país. Espero sinceramente que tenham juízo estes politicos que temos :shock:

por mais_um » 6/2/2010 17:56

por mais_um » 6/2/2010 17:49

Já agora, prefiro o Rui Rio considerando os interesses economicos que estão por trás do Passos Coelho ou do Aguiar Branco.

Passos Coelho:
É administrador de um grupo que tem como unicos accionistas:
Caixa Capital, Espirito Santo Capital, Millennium BCP, Fundação Ilidio Pinho, Fundação Horacio Roque, BANIF, BAI, IP Holding

Aguiar Branco:
Presidente da Assembleia Geral das sociedades:
o CGC - Centro de Genética Clínica e Patologia, S.A., desde
Outubro de 2007
o SEMAPA – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A.,
desde Março de 2007
o PORTUCEL – Empresa Produtora de Pasta de Papel, S.A.,
desde Março de 2007
o IMPRESA – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A.,
desde Abril de 2006
• Presidente da Mesa da Assembleia Geral das sociedades:
o ÁREAS PORTUGAL – Restauração e Distribuição, S.A., desde
2007
o ROPAR – Fabrico de Calçado Ortopédico, S.A., desde 2007
o NTM – Comunicação e Publicidade, S.A., desde 2007
de todas as sociedades portuguesas integradas no grupo de
distribuição internacional sob a insígnia E.LECLERC, desde
2005
o VILA CAMILO – Gestão e Administração de Bens, S.A., desde
2005
o SÁ ROSAS, S.A., até 2004
o SERUNION – Restaurantes de Portugal, S.A., até 2004
• Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral das sociedades:
o CONSTRUÇÕES VEIGA DE MACEDO, S.A., até 2004
o J.A. VEIGA DE MACEDO, S.A., até 2004
• Gerente das sociedades:
o PORTOCOVI – Organização e Gestão de Escritórios, Lda.,
desde a sua constituição até 2004 e desde 2005
o VISIVA – Consultadoria e Gestão de Empreendimentos, Lda.,
desde a sua constituição até 2004

por Silverwolf » 6/2/2010 17:48

mais_um Escreveu:
Woodhare Escreveu:

Woodhare Escreveu:. porque toda a gente sabe que o Estado português não tem nem vai ter coragem para fazer o que é preciso.

Estás equivocado, o Estado português tem meios para enfrentar os problemas, já o fez no passado , entre 1983 e 1985, depois da AD (PSD e CDS) deixar o país à beira da bancarrota, o Governo do Bloco Central teve que tomar medidas drasticas, os funcionários publicos não receberam o subsidio de natal e foi criado um imposto extraodinário. Com isto evitamos a bancarrota.

Depois de analisar os acontecimentos dos ultimos 4 meses parece-me que a estrategia da oposição é clara. Criar o maximo de dificuldades ao governo ( ao diminuir as receitas e aumentar as despesas) para mais tarde o governo ter que tomar medidas impopulares (como na Irlanda) para conseguir equilibrar as contas publicas. Quando as sondagens forem favoraveis fazem cair o governo, culpam o actual governo pela situação dificil e afastam o PS durante anos do poder (como o Cavaco fez em 1985).

Para mim o que deveria ser feito era o Socrates demitir-se já, provocar novas eleições, o PS substituir o lider, o PSD ganhar as eleições e depois fazer um governo de unidade nacional entre PSD, PS e CDS, liderado pelo PSD (Passos Coelho ou Rui Rio, prefiro o Rui Rio).

Primeiro, e segundo li, a haver eleições antecipadas apenas poderia ser em Abril, até lá tinhas um país completamente sem rumo, e isto apenas na altura das decisões mais importante a serem tomadas para o nosso futuro. Isso seria o que de pior poderia acontecer, além de uma crise económico-financeira, uma crise politica.

Segundo, uma união PS, PSD? eheh
Epa o PSD nem união tem dentro do seu próprio partido, isto é completamente impossível de acontecer.

O que tem que ser feito, é o governo e oposição, meterem na cabeça que terão que ser feitos esforços efectivos para subir receitas e baixar custos, e isto terá obrigatóriamente, neste momento, de ser feito à custa de medidas impopulares... espero que não exista o tipico aproveitamento politico demagógico de dizer mal por dizer mal.

por mais_um » 6/2/2010 17:34

Woodhare Escreveu:

por amsfsma » 6/2/2010 14:32

O crédito a Angola (140 milhões ?) destinasse a honrar as dívidas que tem para com empresas portuguesas. Portugal pode esperar e os seus contribuintes até arriscam-se a não receber de volta o dinheiro emprestado mas os nossos grandes empresários não podem correr esse rico. Mais um exemplo de socialização das perdas e privatização do lucros!

Parece que temos que fazer reset à classe política e à própria mentalidade da grande maioria dos portugueses!

Os governos preocupam-se mais com os eleitores do que com os contribuintes pois estes são numericamente minoritários. E quanto mais o país empobrecer mais minoritários serão estes...Claro que mais tarde ou mais cedo dar-se-á a ruptura pois os contribuintes não conseguirão satisfazer os eleitores. Primeiro cairá o governo, posteriormente o país! :evil:

Registado: 4/2/2010 19:57

por Silverwolf » 6/2/2010 13:43

"O crédito a Angola destina-se a fazer face ao elevado défice externo do país, neste momento com uma grave crise na balança de pagamentos, provocada por uma forte queda nas exportações de ramas petrolíferas e dos respectivos preços em finais de 2008 e 2009. Uma crise na balança de pagamento que já estava, desde o ano passado, a causar problemas financeiros a algumas empresas que realizam negócios com angolanos. De acordo com a revista Exame de Angola, em Junho de 2009, as reservas cambiais de Angola davam somente para pagar 2,75 meses de importações, quando o FMI aponta como óptimo um nível de reservas que sustentem entre "três e seis meses de importações."

Quer dizer nós temos um défice elevado e vamos emprestar dinheiro a Angola para eles baixarem o défice deles, e com essa medida aumentamos nós o nosso????? mas isto tb de facto não faz qq sentido, isto é só tiros no pé, puxa, parece mto fácil de perceber pela comunidade internacional o porquê de não podermos ajudar ninguém agora.

A Isabel dos Santos em vez de comprar 10% da Zon que ajudasse o próprio país...

por Woodhare » 6/2/2010 12:37

Elias Escreveu:
E agora?

Desculpa tirar a interrogação do contexto, mas acho que agora o Estado vai ter menos legitimidade para a austeridade fiscal e a oposição deu um tiro no próprio pé e outro no país.

Também não votei no PS, votei no CDS mas estou descontente com este desfecho.

Em relação ao que tem sido dito, parece-me que não vale a pena cair em extremos porque o governo também é despesista e foram dados alguns exemplos. O problema aqui é que são todos despesistas porque todos vivem da compra de eleitores. Talvez por isso o caso de Portugal seja apresentado ao lado do da Grécia apesar de não ser ainda tão grave, porque toda a gente sabe que o Estado português não tem nem vai ter coragem para fazer o que é preciso.

por Silverwolf » 6/2/2010 12:28

Exactamente :)

É mto mais fácil dizer mal, mandar umas bocas, e depois esconderem-se na sombra... do que se unirem e bloquearem esses projectos. Tal como se uniram neste agora para aumentar despesa. (edit: não estou a dizer que concordo sobre cancelar os projectos, tb terei que ler melhor os prós e contras)

Porque o aumentar despesa tipicamente ganha votos, já o contrário...

Caro ul, a questão não é os 130M que já foram, isso são custos afundados, esquece isso, a questão é que hoje, temos que poupar e temos o parlamento a cortar vazas ao governo para gastar mais 100M ao ano durante 4 anos.

Esse empréstimo a Angola foi aprovado qd? vou ler sobre isso, porque realmente acho uma estupidez, temos algum retorno? então temos uma das mulheres mais ricas de angola a comprar meio portugal e nós vamos emprestar dinheiro a eles??? diria que agora seria era mais o contrário :)

por mais_um » 6/2/2010 10:47

Mais um exemplo de clubite partidária e demagogia....
TheTraveler Escreveu:A oposição quer diminuir despesas com RSI a quem não merece, o governo deixa na mesma.
A oposição quer pôr o TGV em stand by porque neste momento não há dinheiro, o governo avança na mesma.
A oposição quer pôr o aeroporto em stand by porque neste momento não há dinheito, o governo avança na mesma.
A oposição reclama dos desperdícios com o magalhães que só serve pra jogar jogos e prós putos não aprenderem a escrever à mão, o governo continua a desperdiçar.
A oposição quer aumentar o que vai prá Madeira em 50 milhões. Escândalo nacional! O país vai abaixo e assim nunca se vai conseguir conter o défice! E vão se demitir e tal... E ao mesmo tempo aprovam um empréstimo a Angola de 140 milhões... Empréstimo que com certeza vai ser mais um para perdoar a dívida daqui a alguns anos... Que perdoar dívidas como já fizemos a vários países Africanos, não faz mal, quando se perdoa à Madeira já isso é jogado em cara como estão a jogar agora... E aos países Africanos voltam a emprestar sem problemas, mas à Madeira que são Portugueses já está tudo contra o aumento do que vai pra lá...

A verdade:
A oposição pode diminuir despesas com RSI mas não o faz
A oposição pode suspender o TGV mas não o faz
A oposição pode suspender o aeroporto mas não o faz
A oposição pode suspender o magalhães mas não faz
A oposição pode suspendaer o emprestimo a Angola de 140 milhões mas não o faz

Quando leio certos comentários fico com a ideia que há pessoas que devem pensar que os outros são parvos e depois fazem figuras tristes....

por Opcard » 6/2/2010 9:01

Caro Moppie85

Ontem estava noutro fuso horário após aquele pequeno comentário o caminho foi a cama.

Deve estar na primeira pagina expresso, este valor será maior no próximo ano, eu tenho na família professores , todos temos e por essa razão preparando-se para eleições este governo esqueceu o Rigor das contas publicas .

Não vou escrever o que penso do governo nem da maioria dos portugueses deste comportamento sobre a Madeira é grotesco .
No ano passado 130 000 000 e pouco controlo sobre o endividamento , este ano 50 000 000 controlo sobre o endividamento , é de Doidos .

Este governo ainda nem sequer começou a governar , penso que não o vai conseguir por culpa própria , nunca tinha acontecido , um 1º ministro passar de maioria minoria pode estar aqui o problema

moppie85 Escreveu:
ul Escreveu:Quanto custa o acordo com os professores pois:

420 000 000 de euros so este ano ,e tudo calado cambada

onde foste buscar esse número?

Registado: 14/3/2009 0:19

por carrancho » 6/2/2010 2:45

TheTraveler Escreveu:A oposição quer diminuir despesas com RSI a quem não merece, o governo deixa na mesma.
A oposição quer pôr o TGV em stand by porque neste momento não há dinheiro, o governo avança na mesma.
A oposição quer pôr o aeroporto em stand by porque neste momento não há dinheito, o governo avança na mesma.
A oposição reclama dos desperdícios com o magalhães que só serve pra jogar jogos e prós putos não aprenderem a escrever à mão, o governo continua a desperdiçar.
A oposição quer aumentar o que vai prá Madeira em 50 milhões. Escândalo nacional! O país vai abaixo e assim nunca se vai conseguir conter o défice! E vão se demitir e tal... E ao mesmo tempo aprovam um empréstimo a Angola de 140 milhões... Empréstimo que com certeza vai ser mais um para perdoar a dívida daqui a alguns anos... Que perdoar dívidas como já fizemos a vários países Africanos, não faz mal, quando se perdoa à Madeira já isso é jogado em cara como estão a jogar agora... E aos países Africanos voltam a emprestar sem problemas, mas à Madeira que são Portugueses já está tudo contra o aumento do que vai pra lá...

Há investimentos que compensam pelo retorno, não vou discutir os que apresentaste porque nunca consegui chegar a uma conclusão já que mais vezes se percebia que fala o clubismo partidário que a razão, há outros que comprovadamente nunca tiveram "retorno" algum nem vão ter.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por TheTraveler » 6/2/2010 2:30

A oposição quer diminuir despesas com RSI a quem não merece, o governo deixa na mesma.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por carrancho » 6/2/2010 2:30

Já nem me recordo da ultima vez que votei no PS ou PSD... mas isto é de tal forma absurdo que, havendo eleições antecipadas, sinto-me na obrigação de votar PS :evil:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por moppie85 » 6/2/2010 1:40

ul Escreveu:Quanto custa o acordo com os professores pois:

onde foste buscar esse número?

Registado: 15/4/2008 14:12

por Opcard » 6/2/2010 0:44

Quanto custa o acordo com os professores pois:

Registado: 14/3/2009 0:19

por Silverwolf » 6/2/2010 0:20

O pior é ouvir a oposição dizer que isto não é um aumento, pq tem um limite e o ano passado não tinha lol é um argumento mto mauzinho.

Não tem que haver qualquer aumento e ponto final, bem pelo contrário, a Madeira assim como todas as outras regiões tem que se esforçar é para reduzir o endividamento.

E já agora a conversa não tem sempre que ser em reduzir o défice, acho que isto já ficou na mente das pessoas com quem falo... não temos que reduzir apenas o défice, temos que passar a superavit, senão isto nunca dá a volta. O défice é como uma ancora a levar-nos para o fundo, ora imaginem que todos os anos o vosso ordenado não chega para as despesas e têm continuamente que pedir emprestado.

Agora é ridiculo num momento em que temos, todos juntos, de fazer um esforço para reduzir a despesa e aumentar a receita, passarem dias a discutir a treta de uma lei que aumenta a despesa... Nem interessa se são 100M, 50M ou 150M pq o valor em si mesmo é meio insignificante, a questão principal é mm a atitude em si, é a falta de timing, e é a imagem que passa e passou para os mercados internacionais, de um país em que o Governo poderá não ter força para cumprir um plano de austeridade sério.

Cumprimentos,

por mais_um » 5/2/2010 23:52

A lei aprovada em 2007 :

A nova lei esteve no centro de um braço-de-ferro entre o Governo e João Jardim, que pediu, sem êxito, ao Presidente da República, Cavaco Silva, que vetasse a lei.

A nova lei reduz as transferências para a Madeira (um corte poderá atingir os 34 milhões de euros já em 2007), limita o endividamento e proíbe o Estado de assumir as dívidas regionais – situações consideradas inaceitáveis pelo líder regional madeirense.

A lei foi aprovada no Parlamento a 30 de Novembro com os votos do PS, a abstenção do CDS-PP e os votos contra do PSD, PCP e Bloco de Esquerda.

Registo o facto de CDS ter mudado de opinião desde 2007 até hoje.

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/lei ... ca_1286118

Hoje o CDS afirmou::

Também o líder parlamentar do CDS, Pedro Mota Soares, referiu que esta lei "corrige as injustiças que o PS impôs à Madeira e, ao mesmo tempo, não prejudica os Açores".

O que mudou de 2007 para hoje?

Como podem verificar na página 6 de um relatório do governo regional, o PIB da Madeira tem estado sempre acima da média nacional, pelo menos desde 2000, estando desde 2002 mais de 21% acima da média nacional.

http://estatistica.gov-madeira.pt/DRE_S ... emfoco.pdf

Assim, é hilariante verificar que os partidos da oposição, só para criarem dificuldades ao governo (estão a borrifar-se para o estado do país) aprovam uma lei que obriga o Estado a dar dinheiro a uma região que tem apenas 250 mil habitantes e que está com um PIB bem acima da média do país.

Fico estupefacto quando leio comentários de pessoas (se fosse só os madeirenses eu ainda compreendia...) a defender esta lei. Onde é que essas pessoas deixaram o cérebro???

por Silverwolf » 5/2/2010 23:35

Elias Escreveu:
Woodhare Escreveu:Pensei que o IRS e o IRC é que ficavam na Madeira o IVA não. Afinal a situação é ainda pior.

Esta história do IVA ainda me parece muito mal contada.

Segundo percebo, o IVA cobrado na Madeira por parte das empresas que têm sede no continente é cobrado à taxa do continente. Mas pior do que isso, além de ser cobrado à taxa do continente, reverte para os cofres do continente.

Um exemplo são os telemóveis: quem fizer um cartão pré-pago e fizer um carregamento paga IVA à taxa de 20%. Dado que na maioria dos casos o operador não sabe onde mora o cliente (porque ele nem sequer se identificou) não pode aplicar a taxa de reduzida, logo nestas situações o IVA pago pelos madeirenses não fica na Madeira.

E agora?

Boa noite,

Fui passando pelo tópico e tenho de comentar sobre este ponto.
As empresas de telecomunicações móveis, segmentam os seus clientes, no caso daqueles tipicos cartões pré-pagos comprados algures sem qq informação, a segmentação é apenas geográfica e por valor gasto, e geográfica pela localização da maioria das chamadas.

Hoje em dia, basta terem o telemóvel ligado para a vossa empresa de telecomunicações saber com bastante precisão onde estão.

Ou seja, mal o cartão fosse bem segmentado geográficamente o iva passaria a ser bem cobrado.

Espero ter ajudado,

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], hugob0ss, macau5m, marketisnotefficient, trilhos2006 e 201 visitantes