Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal - Deficit , Obrigações e Credit Deafult Swaps

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por The Mechanic » 9/2/2010 17:43

Portugal to Sell Bonds Via Banks Amid Deficit Concern

By Caroline Hyde and Anna Rascouet

Feb. 9 (Bloomberg) -- Portugal hired banks to help it sell bonds amid concern the nation will be forced to pay more to borrow as it struggles to cut its budget deficit.

Portugal plans to issue 10-year notes in euros, according to two bankers involved in the transaction. Barclays Capital, Banco Espirito Santo SA, Credit Agricole CIB, Goldman Sachs Group Inc. and Societe Generale SA are managing the sale, said the bankers, who declined to be identified before the transaction is completed.

The nation has pledged to reduce its budget gap of 9.3 percent of gross domestic product by more than half in three years to meet European Union limits. Portugal’s public debt will rise to 91 percent of economic output by 2011, from 77 percent last year, according to European Commission forecasts.

“Syndication is a safe way to raise money,” said Giuseppe Maraffino, a fixed-income strategist at UniCredit SpA in Milan. “I expect Portugal to pay a premium, but it has to fund itself. It could be a good deal to launch a new bond.”

Portugal will sell the bonds subject to market conditions, said the bankers. It last hired banks to sell bonds through a syndicated deal in August, when it issued debt in dollars, according to data compiled by Bloomberg. Its last 10-year bond sale via banks was in March, when it raised 4 billion euros ($5.5 billion), Bloomberg data show. The notes were priced to yield 135 basis points more than the benchmark mid-swap rate.

Alberto Soares, chairman of Portugal’s government debt agency in Lisbon, confirmed the planned bond sale but declined further comment.

Bonds Tumble

Portugal’s existing bonds have tumbled this year and the cost of insuring against losses on the debt using credit-default swaps has soared to a record. The country has been affected by concern that European nations including Greece, Spain and Ireland will fail to meet EU rules to cut budget deficits to less than 3 percent of GDP. Speculation is growing that a meeting of European leaders on Feb. 11 to lay the groundwork for a 10-year economic program for the region will be dominated by bailout discussions.

“When a deficit has to be financed, timing becomes a minor issue,” said Michiel De Bruin, who helps manage $28 billion of assets as head of euro government bonds at F&C Investments in Amsterdam. “Sovereign markets are tremendously volatile. At a certain stage a pragmatic decision has to be made to come to market.”

Higher Yield

The yield on Portugal’s outstanding 10-year note has soared 63 basis points to 4.69 percent since Jan. 1, increasing the premium investors demand to hold the securities instead of benchmark German bunds to 154 basis points. That’s against an average of 30 basis points in the past 10 years. A basis point is 0.01 percentage point.
Credit-default swaps tied to Portugal’s bonds fell to 240 basis points, from an all-time high of 244.5 yesterday, according to CMA DataVision prices. That means it costs $240,000 a year to insure $10 million of debt for five years, up from about $82,000 at the start of the year.
Credit-default swaps pay the buyer face value in exchange for the underlying securities or the cash equivalent should a country or company fail to adhere to its debt agreements.

Standard & Poor’s lowered the outlook on Portugal’s A+ rating to negative in December and Moody’s Investors Service also has a negative outlook on its Aa2 rating. Fitch reduced the outlook on its AA grade to negative in September.

Greece, Spain and Ireland have also done syndicated bond sales this year. Portugal is planning its 10-year issue after it reduced a planned 500 million-euro sale of 12-month bills by 200 million euros on Feb. 3, according to data compiled by Bloomberg.

“They think they need to do it, conditions are not likely to improve materially, let’s get it done,” said Gianluca Salford, a fixed-income strategist at JPMorgan Chase & Co. in London. “If you end up having to issue a few billion at very expensive levels it does very, very little to your debt sustainability.”

Um abraço,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por helderjsm » 30/1/2010 19:06

Marco Martins Escreveu:
helderjsm Escreveu:(...)
Teorias da conspiração? Pensei que já tivessem acabado com os ficheiros secretos.
(...)

Acho interessante, é não tentarem somar 2+2... se a realidade dos valores do défice e das despesas públicas fossem conhecidas (e não fossem escondidas) na altura das eleições, acham mesmo que o Sócrates ganhava?!!?.
Será que não conseguem ver o quanto mal este tipo de atitude faz mal ao País?!?!?

Pior do que haver problemas é não os encarar e não ser realista com a situação presente... pois é certo que no futuro próximo haverá sempre problemas...

E que valores também estavam escondidos do governo anterior? E do outro antes desse? E...? O que eu vejo é um país a CFN à custa do estado e ainda diz mal do governo porque lhe convém. Claro que cada um pode estar confrontado com situações diferentes dependendo da área onde vive, mas aqui no Porto e Maia vejo muito disso.

De qualquer forma continuo a insistir, que isto é só teorias da conspiração. Já vi li e ouvi de tudo.

Cumprimentos

Registado: 23/10/2009 8:52

por Marco Martins » 30/1/2010 17:15

helderjsm Escreveu:(...)
Teorias da conspiração? Pensei que já tivessem acabado com os ficheiros secretos.
(...)

Acho interessante, é não tentarem somar 2+2... se a realidade dos valores do défice e das despesas públicas fossem conhecidas (e não fossem escondidas) na altura das eleições, acham mesmo que o Sócrates ganhava?!!?.
Será que não conseguem ver o quanto mal este tipo de atitude faz mal ao País?!?!?

Pior do que haver problemas é não os encarar e não ser realista com a situação presente... pois é certo que no futuro próximo haverá sempre problemas...

Registado: 7/4/2007 17:13

por jlmf » 30/1/2010 14:09

mfsr1980 Escreveu:Exmo. JLMF,
Relativizar o quê?
O que se passa é gravíssimo porque a maior parte do défice está encoberto
Esse défice irá aparecer nos próximos anos e como de costume surgirá sem culpados.
Isto passa-se na maior das impunidades.

PS: Lamento que os Portugueses tenham elegido uma raposa para guardar a capoeira.

Sem o Exmo. Por favor, eheh

Não me parece que a maior parte do deficit esteja encoberto. Não é algo fácil de esconder por muito tempo e sobretudo de forma intencionada.

Já aconteceram no passado situações em que o deficit foi empolado ou ignorado no seu real valor e de seguida sabemos que de uma forma ou de outra a situação foi corrigida e também sabemos que deficit tem de haver e acredito que por vezes tenha sido mais por incompetência ou por mau funcionamento dos organismos que por vontade criminosa de alguém a ponto de nos reservarmos o direito de julgar os sucessivos intervenientes na questão e muito menos na praça publica sem argumentos concretos e partindo de suposições ou afirmações de adversários políticos, sejam eles quais forem.

Relativizar, em relação ao deficit, embora eu me referisse na generalidade, porque se de deficit falamos, existem países que nos são comparáveis com problemas bem maiores e que até os vão manter mais um tempo deliberadamente numa tentativa de não retirar de forma brusca os incentivos.

Registado: 29/11/2007 4:15

por helderjsm » 30/1/2010 14:02

mfsr1980 Escreveu:Exmo. JLMF,
Relativizar o quê?
Esse défice irá aparecer nos próximos anos e como de costume surgirá sem culpados.

PS: Lamento que os Portugueses tenham elegido uma raposa para guardar a capoeira.

E já agora quem é que tu achas que se devia eleger que ia fazer assim tanta diferença? E já agora porquê? E achas que os outros partidos também não têm que pagar favores eleitorais (alguns partidos pequenos se calhar até mais)?

Acho curioso que sempre que há uma crise (de qualquer tipo) tem de haver sempre alguém que possa ser responsabilizado, mas nós nunca somos os culpados!!

Registado: 23/10/2009 8:52

por mfsr1980 » 30/1/2010 13:51

Exmo. JLMF,
Relativizar o quê?

Registado: 3/5/2007 13:55

por jlmf » 30/1/2010 13:35

mais_um Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Caro mais_um,
Eu aconselho-o a ver a entrevista do economista Abel Mateus para perceber o nivel mais que medíocre deste (des)governo! E olhe que há acusações feitas pelo Dr. Abel Mateus que seriam matéria suficiente para uma imediata demissão deste elenco governativo. Já se percebe que este (des)governo durará até as empresas de rating nos baixarem a classificação.

PS: Espero que não se resuma só à demissão destas nódoas que nos (des)governam!

Lamento mas fazer acusações não me diz nada, nem a mim nem a ninguém que esteja no seu perfeito juizo...

Por exemplo se eu acusar-te que és um ladrão não faz de ti um ladrão, certo? ou será que faz?

Já agora, diz-me qual é a entrevista. Terei todo o prazer de a ler ou ouvir para dar a minha opinião. Como eu vou ao futebol à muitos anos, já estou habituado aos disparates dos treinadores de bancada...

Abel Mateus, Medina Carreira, Belmiro de Azevedo, e tantos outros ilustres com méritos reconhecidos, de diversas áreas, vão dando as suas opiniões em entrevistas mais ou menos oportunas, mais ou menos construtivas, mais ou menos sedentas de protagonismo, mais ou menos isentas, enfim, mais ou menos válidas e instrutivas.

Penso que o que convêm é, como em tudo, relativizar, tentando ler as coordenadas do púlpito de onde emitem, o que os move, a sua experiencia traduzida em actos passados que nos levem para alem da oratória presente e sobretudo qual o objectivo com que se pronunciam.

Poderíamos ter tido em Portugal qualquer grupo de políticos dirigentes nestes últimos três anos, que o resultado não seria assim muito diferente do actual em termos gerais, (talvez um pouco melhor ou pouco pior, salvaguardo a minha opinião pessoal), assim como o número de críticos e cantigas de mal dizer também não seria muito variável.

O que me parece é que se analisarmos a situação de alguns países comparáveis a Portugal, no final chegamos á conclusão que apesar de haver motivos para preocupações, não se justificam por si só os alaridos e botas abaixo, ainda por cima vindo de pessoas que deveriam ter um conhecimento acima da média dos assuntos de que se pronunciam.
A não ser talvez pelo desejo protagonista de auto promoção de imagem e de continuarem a alimentar as lamúrias e o fado popular.

Nestes últimos 20 anos muito de positivo foi feito, em alguns aspectos autenticas revoluções silenciosas, como no caso da educação, da independência energética, do apoio social, da protecção do cidadão face ao estado e aos grupos económicos, da organização do estado e da sua eficiência, etc., mas poucos são os que falam ou elogiam tais factos, sendo por vezes mais realçados por artigos e personagens estrangeiros.

É reconhecido que em sistemas como o nosso, antes da evolução social e económica, pelo menos a bom ritmo, teremos de acelerar a aquisição de bases sólidas em termos culturais e cívicos reflectidos na nossa mentalidade e consciência como povo.

Poderíamos ir mais depressa? Sim, talvez, se já tivéssemos globalmente, como povo, a mesma maturidade cívica e democrática que os nórdicos, os alemães, os canadianos, os suíços e outros, mas de par com o ritmo, existem as etapas de evolução e por essas temos de passar e estamos a passar, como os outros passaram, talvez á nossa maneira mas de outra forma não pode e não deve ser.

Pela razão de ser inevitável deste caminho evolutivo, parece-me até salutar que os ilustres referidos e todos ou os outros, se pronunciem de forma critica e participativa, faz parte do trajecto, cabendo-nos a cada um de nós interpretar o que é debitado sem ficarmos ofuscados cada vez que alguém bota discurso de um palco utilizando a arma poderosa da comunicação social que disto vive, porque é prova maior de maturidade e de distancia a manipuladores quando um povo sabe relativizar e contextualizar a retórica dos que tem o poder de intervir.

Por tudo isto fico sempre apreensivo quando alguém resume a resolução de todos os “males” de que supostamente padecemos como país, á escuta de um ilustre.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Mcmad » 30/1/2010 2:43

AC, não sei como o governo resolve o problema de Portugal, a consumir mais que produz, achas que é sustentável?

A não ser que os outros, lá fora sejam burrinhos por muito mais tempo.

Registado: 29/11/2007 10:26

por AC Investor Blog » 30/1/2010 0:50

MarcoAntonio Escreveu:Creio que estamos perante mais um caso de empolamento, não descurando que atravessamos dificuldades financeiras, especialmente ao nível orçamental. Mas acho que existe um certo exagero e uma "tentativa" de induzir pânico...

Exactamente, há muita gentinha que anda a ganhar muita gita á custa de meia dúzia de agências descrediveis, que em certo tempo davam rating AAA á falida Islândia e a meia-dúzia de bancos americanos actualmente falidos...... Os governos têm capacidade para limpar o débito, é preciso é deixá-los trabalhar e não atrapalhar quem trabalha. Não estou a defender nenhum governo, nem a desprestigiar nenhuma agência, agora deveria haver entidades internacionais a tutelar estes abutres, pois existem factos reais e com pouco tempo, em que foram estas mesmas agências de rating, a enduzir investidores e governos a comprar lixo "tóxico" de bancos falidos.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por keromais » 30/1/2010 0:34

Só quem for tolo é que cai nesta armadilha de um governo sem qualquer credibilidade.

O que dizem de manhã, à tarde já é mentira !......

Basta de aldrabões !......

Registado: 29/11/2007 9:33

O Portugueses gostam mesmo de ser enganados

por darkvader » 29/1/2010 23:08

Agora o governo prepara-se para "entalar" ainda mais os Portugueses, com o chamariz da emissão de obrigações do tesouro para os particulares.

Como já estão a ver que dos investidores estrangeiros, não vão levar nada a não ser que paguem bem, vêm agora virar-se para os poupanças das pessoas, para continuarem na senda do despezismo.

Depois de lançadas no mercado estas obrigações, estou mesmo a ver a queda a pique que vão ter. E depois quem quiser reaver o seu "investimento" terá de aguentar até á maturidade, ... se até lá o´País não falir.

dv

Registado: 29/12/2008 20:06

por mais_um » 29/1/2010 22:55

mfsr1980 Escreveu:Caro mais_um,
Eu aconselho-o a ver a entrevista do economista Abel Mateus para perceber o nivel mais que medíocre deste (des)governo! E olhe que há acusações feitas pelo Dr. Abel Mateus que seriam matéria suficiente para uma imediata demissão deste elenco governativo. Já se percebe que este (des)governo durará até as empresas de rating nos baixarem a classificação.

Lamento mas fazer acusações não me diz nada, nem a mim nem a ninguém que esteja no seu perfeito juizo...

Por exemplo se eu acusar-te que és um ladrão não faz de ti um ladrão, certo? ou será que faz?

Já agora, diz-me qual é a entrevista. Terei todo o prazer de a ler ou ouvir para dar a minha opinião. Como eu vou ao futebol à muitos anos, já estou habituado aos disparates dos treinadores de bancada...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mfsr1980 » 29/1/2010 20:11

Caro mais_um,

por Presa36 » 29/1/2010 11:47

... e nós precisamos ouvir mais a comunicação social dos países "civilizados" europeus, porque a de cá está contaminada com o virus governamental (salvo raras excepções).

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por mais_um » 29/1/2010 11:46

mfsr1980 Escreveu:Nós devemos ter o pior elenco governativo deste a célebre Dona Maria.
Nós adoramos que nos mintam! Deve ser o fado que nos está na alma.
Não sei se ouviram o Abel Mateus no Negócios da Semana, é só mais um que nos mostra o descalabro da situação.
Talvez para o ano acordemos...já não sei.

PS: A coisa que mais me chateia é o poder-se desgovernar sem consequências de maior.

Se isto (Portugal) é tão mau, porque ainda estás cá?

Tens 26 paises para escolher....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mfsr1980 » 29/1/2010 11:31

Nós devemos ter o pior elenco governativo deste a célebre Dona Maria.
Nós adoramos que nos mintam! Deve ser o fado que nos está na alma.
Não sei se ouviram o Abel Mateus no Negócios da Semana, é só mais um que nos mostra o descalabro da situação.
Talvez para o ano acordemos...já não sei.

PS: A coisa que mais me chateia é o poder-se desgovernar sem consequências de maior.

por Resina » 29/1/2010 11:25

Esta historia em torno da Grécia já me satura...
O mercado abriu bem, agora está a virar para o negativo, pelo sim pelo não saí... Mais vale não ganhar que perder...

09:21 Grécia volta a estar sob os holofotes da imprensa
George PapandreouPrimeiro-ministro gregoA Grécia tem estado sob pressão devido às suas contas públicas e aos receios de contágio. Hoje foi a vez de um jornal alemão publicar uma notícia onde revela que os ministros das Finanças da Zona Euro estão preocupados com o possível impacto que alguns países, como a Grécia, possam ter na união monetária. Almunia já desmentiu.

Os 16 ministros das Finanças da Zona Euro estão a demonstrar preocupação de que alguns países possam minar a união monetária. A notícia foi avançada pelo jornal “Handelsblatt”, que cita um rascunho de uma declaração dos ministros. A competitividade de alguns estados membros diverge de uma forma “preocupante” e “causa grande preocupação para o funcionamento da união monetária”, adianta o jornal, citado pela Bloomberg.

De acordo com o “Handelsblatt”, os ministros das Finanças referem-se à Grécia, Irlanda, Espanha, Portugal e Chipre.

O comissário dos Assuntos Monetários, Joaquim Almunia, já veio colocar algum travão nas notícias. O responsável afirmou que as autoridades europeias não têm um “plano B” para ajudar a Grécia, uma vez que já está a ser implementado um programa. “Não temos um plano B. O plano A está em cima da mesa”, referindo-se ao programa de ajustes fiscais apresentado pela Grécia.

“Não há um problema de salvação”, sublinhou. “A Grécia não vai entrar em incumprimento. Por favor. Na Zona Euro, o incumprimento não existe”.

Questionado sobre a possibilidade da Grécia abandonar a Zona Euro, Almunia disse “não há hipótese”. “É louco tentar resolver os problemas económicos da Grécia fora da Zona Euro”.

Almunia rejeitou as notícias que têm sido publicadas, e que já deram origem a vários desmentidos, de que a Grécia precisa de ajuda para conseguir sair da crise de finanças públicas em que se encontra. O défice orçamental grego está acima dos 12% do produto interno bruto, um factor que está a fazer disparar o preço da dívida grega, com os investidores a recearem que o país não consiga resolver os problemas que tem em mãos.

“Não procurem papéis secretos porque não existem”, concluiu.

Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por JMHP » 29/1/2010 3:27

Essa dívida em % do PIB de Portugal prevê-se que entre 2015 e 2020 ultrapasse facilmente os 150% do PIB, face aos compromissos já assumidos e perspectivas de crescimento assim como do reconhecimento internacional da nossa falta de competitividade.

As agências de rating assim como o resto do mundo financeiro estão preocupados e desconfiados não com o presente mas sim com o nosso futuro ao contrário do que temos feito cá.

E claro que se estamos a endividarmos para viver acima das nossas possibilidades, é natural que lá fora estejam atentos e preocupados a quem emprestam dinheiro e com a nossa capacidade de cumprimento.

Estas mesmas agências são aquelas que num passado ainda recente colocavam Portugal num bom nível de rating e que permitiu acedermos a crédito que de outra forma seria impossível.

Vamos continuar no mesmo erro de sempre, de ficarmos 'olhar o nosso umbigo'?!..... As agências de rating serviu-nos bem no passado e agora devido á nossa péssima e irresponsável performance ao longo de duas décadas já não servem?! :roll:

Registado: 19/5/2009 18:26

por Dialmedia » 29/1/2010 2:05

DOW Escreveu:Acho deveras escandaloso que estas agências de rating depois de falharem estrondosamente há um ano atrás, mantendo-se caladas desde então, venham agora de peito feito "avisar" sobre os niveis de divida de alguns Países, quando estes niveis e a crise é em grande parte consequência da sua má avaliação no passado!!

O problema da divida não é para ser ignorado, mas também não é para ser empolado da maneira que está a ser, ainda agora os Paises estão a tentar sair da crise e queriam já o que? milagres?

Pior do que isso, é que as agências de rating estão a apontar para o "óbvio" e a dramatizarem esses défices quando a economia mundial, como bem referiste, acabou de atravessar uma das piores crises das últimas décadas.

Para mostrarem trabalho, estão em cima de Portugal pois a Grécia está muito batida para além de que as medidas deles já foram anunciadas. No entanto, mesmo com o OE 2010 à porta, testemunhei com os meus próprios olhos que a imprensa internacional continua a dar mais importância ao caso grego do que ao de Portugal.

Estive a comparar dados do IMF e do CIA World Factbook e as conclusões que chego são as seguintes:

:arrow: Dívida em % do PIB na Europa (World Factbook 2009 est.):

1 - Itália - 115,2%
2 - Grécia - 108,1%
3 - Islândia - 100,6%
4 - Bélgica - 99%
5 - França - 79,7%
6 - Alemanha - 77,2%
7 - Portugal - 75,2%
8 - Hungria - 72,4%
9 - Reino Unido - 68,5%
10 - Áustria - 68,2%

:arrow: Perspectivas de desemprego para 2010 na Europa (dados do IMF):

1 - Espanha - 20,2%
2 - Irlanda - 15,5%
3 - Portugal - 11%
4 - Alemanha - 10,69%
5 - Islândia - 10,55%
6 - Grécia - 10,5%
7 - Itália - 10,5%
8 - Eslováquia - 10,32%
9 - França - 10,28%
10 - Bélgica - 9,88%

Reparem que Portugal e Alemanha estão muito parecidos nos dois rankings, mas a nossa situação é crítica e lá fora em países semelhantes ou piores nem tanto. Motivo? Falta de perspectivas de crescimento para os próximos tempos.

Na minha opinião, este sim era o único argumento de peso contra Portugal, pois nos restantes indicadores há países em pior situação. No entanto, tendo em conta a previsível subida dos juros nos próximos anos, os países que mais irão sofrer serão aqueles cujo serviço de dívida já come uma grande fatia das despesas, e seria interessante analisar em que estado estaria Portugal face aos restantes países europeus. Se alguém tiver dados que possa apresentar, agradecia.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por mais_um » 29/1/2010 1:59

As agências de ‘rating’ são fiáveis?
29/01/10 00:04 | Económico

--------------------------------------------------------------------------------
As agências de 'rating' internacionais, empresas que avaliam a capacidade de um país ou empresa em cumprir os seus compromissos financeiros, já deram a sua nota à proposta de Orçamento do Estado para 2010: entre o insuficiente e o suficiente menos.

A Fitch, a Moody's e a S&P, que tantas vezes se enganaram no passado recente na análise à situação financeira de Estados e empresas, não são os ‘Deuses na Terra' e também erram. Como no caso português.

O Orçamento para 2010 é a proposta possível e que tenta responder à necessidade de apoiar a economia e os mais desfavorecidos e dar os primeiros sinais de redução do défice público apurado em 2009, o mais elevado dos últimos trinta anos, como sucedeu, aliás, em tantos e tantos países europeus.

O Governo precisa de fazer muito mais nos próximos anos para equilibrar as contas do Estado e incentivar, com as políticas correctas, a competitividade do país e o crescimento. Mas não era possível, não era sequer desejável, esperar muito mais deste orçamento. Como já se percebeu, as agências de 'rating' não quiserem esperar pelo plano do Governo para 2010/2013 para avaliar negativamente o país. E isso já está, obviamente, a sair caro a Portugal, porque aumentou o chamado risco-país, isto é, vamos todos pagar mais pelos empréstimos que o Estado, os bancos e as empresas contraem no exterior.

As agências de 'rating' existem e os Estados não podem deixar de as ter em conta, mas o ministro das Finanças português, Teixeira dos Santos, fez bem em reagir de forma violenta, e surpreendente, às primeiras e apressadas avaliações dessas sociedades internacionais. O ministro precisa de desmontar os argumentos dessas agências, em voz alta, e sem receios. E precisa, depois, de ser consequente e apresentar medidas que provem a crebilidade e a legitimidade que reclama para si pelo trabalho feito nos primeiros anos de Governo.

http://economico.sapo.pt/noticias/as-ag ... 80162.html

por DOW » 29/1/2010 0:40

Toda esta sucessão de noticias sobre ratings, divida e agências financeiras apenas está a acontecer da forma que está a acontecer para alguns ganharem uns bons milhões á custa de posições curtas no mercado... aquele fundo que em Dezembro comprou uns milhões de acções do BCP a descoberto é que deve estar a esfregar as mãos... :twisted:

Acho deveras escandaloso que estas agências de rating depois de falharem estrondosamente há um ano atrás, mantendo-se caladas desde então, venham agora de peito feito "avisar" sobre os niveis de divida de alguns Países, quando estes niveis e a crise é em grande parte consequência da sua má avaliação no passado!!

O problema da divida não é para ser ignorado, mas também não é para ser empolado da maneira que está a ser, ainda agora os Paises estão a tentar sair da crise e queriam já o que? milagres?

Registado: 29/12/2005 1:10

por jlncc » 29/1/2010 0:30

Nao acho que seja razao para panico mas o problema é sério!

Temos uma dívida grande, grandes gastos fixos e nao vejo grandes rendimentos no horizonte...
Para vingar no mercado é preciso um certo distanciamento.

Registado: 29/11/2007 4:27

por mais_um » 29/1/2010 0:29

MarcoAntonio Escreveu:Creio que estamos perante mais um caso de empolamento, não descurando que atravessamos dificuldades financeiras, especialmente ao nível orçamental. Mas acho que existe um certo exagero e uma "tentativa" de induzir pânico...

100% de acordo, há paises bem piores que nós e não estão a dar a mesma imagem.

Em relação ao Roubini, tenha sérias duvidas que se lhe perguntassem qual tinha sido a evolução do PIB e da divida externa de Portugal nos ultimos 10 anos que ele soubesse responder....alguém entrega-lhe uns apontamentos e ele debita-os

Se verificarem na lista de empregados dele, que fazem as analises, não há nenhum dedicado a Portugal.

http://www.roubini.com/economists-and-analysts

por MarcoAntonio » 29/1/2010 0:09

Creio que estamos perante mais um caso de empolamento, não descurando que atravessamos dificuldades financeiras, especialmente ao nível orçamental. Mas acho que existe um certo exagero e uma "tentativa" de induzir pânico...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mais_um » 29/1/2010 0:04

Independentemente de considerar que Portugal está melhor ou pior do que a Grecia, não posso deixar de concordar com o Teixeira dos Santos, quando considera leviano e de alguma forma estranho, os comentários do director da Fitch, sobre o OE português, considerando que o documento foi entregue em português, perto das 23 horas na AR e aos jornalistas presentes e no outro dia bem cedo, em Madrid ele faz os comentários que faz sobre o nosso orçamento de estado, não acredito que tenham ficado toda a noite a traduzir e a estudar o nosso OE... :roll: :roll: :roll:

Também considero engraçado a credibilidade que dão às agências de rating quando estas falharam estrondosamente num passado bem recente.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, macau5m, marketisnotefficient, PiFer, PMP69, silva_39, trilhos2006 e 199 visitantes