Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[ off topic] E que tal uma greve geral contra a AHRESP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mfsr1980 » 5/1/2010 23:34

O Estado têm aumentado a carga fiscal sobre as empresas e pelos vistos pretende continuar a fazê-lo. Aliás, é por isso que o desemprego é galopante, pois as empresas acabam por fechar.
Sem empresas a quem cobrar impostos, o Estado só vai distribuir pobreza, estará cada vez mais refém da esquerda radical que, julga erradamente que tirando aos ricos deixaria de haver pobres.
Agora, as vitimas são a restauração, amanhã serão outras, mas sempre o mesmo argumento, OS PATRÕES.

PS: Os mil milhões de euros gastos com a frota de automóveis para eles não é despesa, é digamos uma necessidade!

Registado: 3/5/2007 13:55

por tonirai » 5/1/2010 23:25

JLMF Escreveu:A propósito da restauração e da Suíça.
Quem já viveu ou já esteve neste país sabe que nem que seja só um café, nada vem para o balcão ou para a mesa sem ticket ou comprovativo de despesa a acompanhar.

Exactamente.

E quanto ao acabar do Eldorado, é certo que já não é o que foi para a emigração portuguesa (sei bem do que falo, pois tenho lá meia família e a maioria dos meus reais amigos), mas ainda se consegue, logo que se espere pelo momento certo, e se tenha uma cunha;

Em contrapartida, um novo fluxo de emigrantes licenciados começam a conseguir bons empregos (com as consequentes grandes remunerações) na Suiça - tenho amigos Engenheiros Civis, Arquitectos e Dentistas que, com empregos estáveis cá, os largaram por propostas aliciantes por lá (pese o facto de terem familiares lá, o que pesou na escolha, mas em nada no encontrar do emprego, pois estão essencialmente nos ramos da restauração, construção, etc, uns como empregados mas muitos como patrões).

E uns "arrastam" outros - sou frequentemente aliciado por eles para procurar um novo emprego por lá e ir viver para lá... coisa à qual ainda não cedi.

Registado: 19/4/2007 18:26

por jlmf » 5/1/2010 22:48

A propósito da restauração e da Suíça.
Quem já viveu ou já esteve neste país sabe que nem que seja só um café, nada vem para o balcão ou para a mesa sem ticket ou comprovativo de despesa a acompanhar.

Todos sabemos quais os sectores em que mais se “foge” e só quando todos estivermos mesmo conscientes que todos perdemos enquanto assim for, até os próprios restauradores em ultima análise, por concorrência desleal e consequentes injustiças fiscais em parte decorrentes da situação.

Registado: 29/11/2007 4:15

por jlmf » 5/1/2010 22:39

new-killer-star Escreveu:Eu acredito que o estado melhore a qualidade de vida da sua população que combata o fosso entre ricos e pobres, é bonito ver dois donos de hoteis a concurrerem quem tem mais dinheiro em offshores e os empregados a viverem como escravos.

A solução é emigrar para a suiça mas já foi o eldorado.

A faixa de trabalhadores que ganha entre 2.200 e 4.200 francos suíços por mês foi a que menos recebeu reajustes (sobretudo nos setores de hotelaria, restauração e indústria de roupas).
http://www.swissinfo.ch/por/index.html?cid=5473318

Ora aqui está um exemplo: A suíça

Porquê?

Sempre nos debatemos (quem está atento) e mais, quando as vacas gordas estão de férias, nas questões que levam a que o mercado de emprego seja um pouco como as cotações; O emprego desaparece rápido e para inverter é mais lento.

Uma das razões é a excessiva regulamentação. Em países como a suíça em que está bem patente a facilidade com que se despedem 20 para salvaguardar 100 e depois também rapidamente se empregam mais outros tantos assim que aparece uma encomenda ou a situação melhora.

Sem esquecer o aspecto social de protecção dos trabalhadores em matéria de subsídios de desempregos (bem controlados), de segurança social e seguros na doença (através de seguros privados obrigatórios ou mistos igualmente obrigatórios), seguros de reforma (através de 3 pilares mistos e controlados entre confederação e privados, fiscalizando-se mutuamente) e funciona, a prova é que o mercado de trabalho é muito mais maleável o que possibilita uma maior mudança e mobilidade de emprego para quem quer trabalhar e uma contratação mais fácil por parte das empresas sem o receio de ter de colocar em risco uma empresa viável por eventual diminuição de carteira de encomendas.

A Suíça é como outros países, onde existe uma maior flexibilidade para adaptar o emprego ao momento económico, um país onde a par de uma grande protecção social (que cabe ao estado em grande parte e á responsabilidade individual por outro lado), existe também investimento e progresso.

Se verificarmos bem, o que parece ser mau para o empregado acaba finalmente por ser benéfico para todos e sobretudo para quem de facto tem valor e quer trabalhar, sejam empregados sejam investidores.

Um mercado de trabalho pouco flexível é um entrave ao investimento e á mobilidade dos empregados de maior valor que assim acabam por não progredir e ficar sem poder de negociação. E é bem verdade, se existem países onde um bom funcionário pode negociar condições a Suíça é um deles.

Registado: 29/11/2007 4:15

Eu apoio

por DareDevil » 5/1/2010 22:02

new-killer-star eu concordo contigo mas revoltou-me muito mais a tentativa de aumento do numero de horas de trabalho de 8 para 12 horas (penso que seria um aumento de 50%) por parte das grandes superfícies comercias. Parece que era uma medida de chantagem mais do que uma intenção séria, de qualquer forma choca-me que quem mais tens neste pais tente escravizar ainda mais quem menos tem. Eu gosto do sistema capitalista, mas este tipo de acções na minha modesta opinião roça o fascismo. Será que para a próxima a ameaça é que vão mudar os hipermercados para a china? oxalá!! Sejam ricos, muito ricos mas permitam que exista dignidade para todos e não escravidão.

PS: Não sou empregado de nenhuma empresa deste sector, nem tenho ninguém chegado relacionado com esse sector.
Who Dares Wins

Cumprimentos
DD

Registado: 29/11/2007 9:24

por new-killer-star » 5/1/2010 22:00

Vejam até na Alemanha se pode escravizar pessoas no sector da restauração.
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/ ... u1282.jhtm

Registado: 12/6/2009 20:52

por new-killer-star » 5/1/2010 21:39

Eu acredito que o estado melhore a qualidade de vida da sua população que combata o fosso entre ricos e pobres, é bonito ver dois donos de hoteis a concurrerem quem tem mais dinheiro em offshores e os empregados a viverem como escravos.

A solução é emigrar para a suiça mas já foi o eldorado.

A faixa de trabalhadores que ganha entre 2.200 e 4.200 francos suíços por mês foi a que menos recebeu reajustes (sobretudo nos setores de hotelaria, restauração e indústria de roupas).
http://www.swissinfo.ch/por/index.html?cid=5473318

por Quico » 5/1/2010 20:45

new-killer-star Escreveu:Quem acredita que baixem os preços se o IVA baixar está completamente cego.

E tu acreditas que, no dia em que estado arrecadar mais impostos, ele vai baixar a carga fiscal?! Ainda chamas cegos aos outros...

P.S. - Pelo menos quem está sujeito à concorrência do mercado é (quando este não é "distorcido") obrigado a baixar os preços.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por new-killer-star » 5/1/2010 19:51

Há j+a uns tempos atrás vi uma entrevista do Warren Buffet na Blomberg e perguntaram ao Warren se temia a China e a alta taxa de desemprego actual. O que me surprendeu foi o optismo que o Warren tem em relação à capacidade de iniciativa dos USA ele respondeu que no +inicio da década de 80 os USA também tinham uma alta taxa de desemprego e pensava -se que todos os bens manufacturados deviam vir do japão e da alemanha e o que me surprendeu foi ele dizer que esse problema foi solucionado. O seu optimismo surprendeu -me.

por rmachado » 5/1/2010 19:40

Elias

A "coisa" funcionava melhor se fosse penalizado como é em Itália o cliente não ter o recibo. :)

Ou se toda a gente pagasse com cartão ou pedisse a factura.

Temos de ter em conta que ao contrário de outros ramos aqui o não pedir factura não dá "vantagens" a que usa o serviço, só a quem o fornece.

Eu proponha não uma greve aos ditos, mas um pedir generalizado de facturas por parte dos utilizadores.

Registado: 24/8/2004 10:42

por new-killer-star » 5/1/2010 19:40

Certo. Mas porque se intimida com despedimentos?

por Elias » 5/1/2010 19:32

new-killer-star Escreveu:2 - Elias acreditas mesmo que iam baixar os preços?

o preço-base deveria manter-se certo?

o que baixava era o IVA.

Como a conta passa a ser preço + IVA o resultado final seria diferente, certo?

Registado: 5/11/2002 12:21

por new-killer-star » 5/1/2010 19:25

1 - Ulisses não sou sindicalista mas a única forma de este país evoluir é reivindicar senão temos que emigrar.

2 - Elias acreditas mesmo que iam baixar os preços?
Em Espanha um empregado de balcão ganha mais de 700 euros e tem horário e estes patrões exploradores pagam 500 euros e não existem horários.

Quem acredita que baixem os preços se o IVA baixar está completamente cego.

por Navete » 5/1/2010 19:19

Amigo, neste pais, o patronato goza com os diversos governos que vão surgindo, pois noutros tempos a porta às multinacionais se abriu demais...

Agora basta ameaçar com despedimentos.

E o estado acaba por fazer contas, mais subsidios de desemprego não interessa.
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por Elias » 5/1/2010 19:19

Em minha opinião as coisas funcionariam melhor para todas as partes envolvidas (consumidores, empresários e Estado) se os preços das refeições fossem anunciados sem IVA - esta é a prática corrente em Espanha.

Nesta situação, como o imposto é calculado à parte, ninguém vai pagar o imposto sem exigir a respectiva factura, nem o Estado será prejudicado com as descidas de impostos, uma vez que o preço-base não é afectado.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 5/1/2010 19:19

new killer, já percebi. Tu és uma espécie do sindicalista do Caldeirão. Sempre que há uma greve ou manif ou protesto lá estás tu a trazer o tema ao Caldeirão e a incitar à revolta das massas.

Sugiro que penses que isto é um fórum de Bolsa. E se é verdade que os off-topics têm o seu espaço no Caldeirão, tens que moderar o número de off-topics deste género que abres.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

[ off topic] E que tal uma greve geral contra a AHRESP

por new-killer-star » 5/1/2010 19:08

Vi esta notícia:
Restauração promete não fazer despedimentos se IVA descer
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1416382

Pelos vistos os em+presários querem é sacar dinheiro do estado, e manipulam -no com despedimentos, mas se os sindicatos da restauração fossem unidos faziam greve geral e evitavam este roubo ao estado.