Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Condições Gerais do Mercado - DAX, SP500 e PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Gekkopt » 5/1/2010 20:11

Olá Elias

nos gráficos de cima tem a média móvel exponencial de 50 dias a azul e a vermelho a média móvel exponencial de 200 dias.
O ser exponencial ou simples não é muito diferente mas em índices habituei-me a usar a exponencial.

Por exemplo, sabes que a 50 com a de 200 são usadas para indicar se é um ciclo de subida ou descida no gráfico diário, se também cruzar no semanal, obtém a confirmação. Indica um ciclo de subida com maior duração.

Para ver se é um ciclo de subida ou descida no gráfico mensal usa-se médias móveis mais pequenas, por exemplo 15 e 7, pode-se usar médias diferentes para gráficos diferentes, depende do que se pretende obter.

Dá para ajustar a média móvel como zona de suporte e resistência, imagina que vês um suporte num gráfico e procuras uma média móvel que passe próximo do mínimo (suporte) onde ocorreu o arranque e assim essa média móvel irá marcar uma zona que pode vir a ser suporte no futuro, por vezes isso sucede em índices, talvez mais frequente ainda em acções, mas nem sempre sucede, é uma questão de experimentar, por vezes, descobrem-se coisas interessantes.

Registado: 16/7/2009 14:03

por Elias » 5/1/2010 18:29

emanuelmfs Escreveu:não vejo que dado economico-financeiro-social possa estar a suster este crescimento.

Emanuel não é preciso de qualquer dado economico-financeiro. Basta haver interesse comprador. :)

Registado: 5/11/2002 12:21

por emanuelmfs » 5/1/2010 18:23

querer, querer, nao quero. ate porque estou quase completamente investido.

assustou-me um pouco esta subida tao forte no sentido em que passamos por um periodo de lateralização com alguma duração e não vejo que dado economico-financeiro-social possa estar a suster este crescimento.

poderá ser eventualmente a recomposição de carteiras de inicio de ano, acredito.

quanto ao resto, que suba e muito, já que estou dentro e os titulos que detenho, curiosamente, sao dos que mais teem valorizado
That's all folks

Registado: 29/11/2007 3:06

por Conquistador » 5/1/2010 15:54

emanuelmfs Escreveu:para quando uma correcção?

esta a ser um inicio de ano fulgurante mas que me deixa de pé atrás.

será fogo fátuo?

emanuel ainda vamos só na segunda sessão do ano e já queres uma correcção???

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por Elias » 5/1/2010 15:40

Gekko já agora poderias por favor indicar quais as médias móveis que utilizas? Qual é a vermelha e qual é a azul?

1 abraço,
Elias

por Gekkopt » 5/1/2010 14:32

olá emanuelmfs

Eu cheguei a pensar que o indice dax não ia conseguir superar a média móvel exponencial de 50 dias em fecho, mas conseguiu no mês passado.
É muito provável que os mercados continuem a subir, a nossa obrigação deve ser seguir os mercados :)

Os palpites de correcção não têm muito valor quando não existem indícios de correcção. No fim de ano recebi no email ainda alguns palpites que apontavam para uma queda muito grande em 2010, curiosamente por aqueles que desde Março de 2008 têm estado de fora ou que têm estado bears, mas o que podemos ver é que nada sugere isso ainda. O futuro ninguém sabe.

Vou olhar também para alguns indices que estão mais adiantados que na Europa e América, por exemplo, no brasil, em breve deve voltar ao máximo de 2008 e vou verificar como irá reagir, é pouco provável que ocorra um duplo topo como ocorreu no DAX e SPX mas vou seguir.
Os mercados emergentes têm levado o resto dos mercados para cima.

por emanuelmfs » 5/1/2010 14:18

para quando uma correcção?

esta a ser um inicio de ano fulgurante mas que me deixa de pé atrás.

será fogo fátuo?
That's all folks

Registado: 29/11/2007 3:06

por Gekkopt » 5/1/2010 14:08

olá Elias,

a media de 50 dias é historicamente uma resistência e suporte importante, no gráfico diário.
analisando ciclos de descida e subida verifica-se a importância da média historicamente.

Mas refiro a média móvel exponencial no gráfico mensal porque é evidente que foi uma resistência em 2002 no dax, o índice desceu desde que tocou na média de 50 dias, e em 2009 por 3 meses que esteve acima e fechou sempre em baixo (foi algo que segui com bastante atenção) só no mês de Dezembro fechou acima, daí dizer que é uma resistência importante que foi superada.

Quanto à visualização do documento, em baixo dá para aumentar o zoom.

por Elias » 5/1/2010 8:51

Olá Gekko,

Referes que no caso do DAX a média móvel exponencial de 50 dias constitui uma resistência importante.

Gostaria de perceber o que te leva a considerar esta média móvel em particular e não outra qualquer.

Nota que eu dou valor às médias móveis como indicadores de tendência mas não como suportes ou resistências, daí a minha questão.

1 abraço,
Elias

P.S. - Relativamente aos primeiros três gráficos, sugiro um outro padrão de cores, pois tenho alguma dificuldade em vê-los bem.

Condições Gerais do Mercado - DAX, SP500 e PSI20

por Gekkopt » 5/1/2010 2:49

Fiz uma análise ao DAX, SP500 e PSI20.
Se quiserem dar uma opinião, agradeço.

<object codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=9,0,0,0" id="doc_647310179026828" name="doc_647310179026828" classid="clsid:d27cdb6e-ae6d-11cf-96b8-444553540000" align="middle" height="600" width="600" > <param name="movie" value="http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=24784347&access_key=key-ft16sb9lzl86eu0keck&page=1&version=1&viewMode=list"> <param name="quality" value="high"> <param name="play" value="true"> <param name="loop" value="true"> <param name="scale" value="showall"> <param name="wmode" value="opaque"> <param name="devicefont" value="false"> <param name="bgcolor" value="#ffffff"> <param name="menu" value="true"> <param name="allowFullScreen" value="true"> <param name="allowScriptAccess" value="always"> <param name="salign" value=""> <param name="mode" value="list"> <embed src="http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=24784347&access_key=key-ft16sb9lzl86eu0keck&page=1&version=1&viewMode=list" quality="high" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" play="true" loop="true" scale="showall" wmode="opaque" devicefont="false" bgcolor="#ffffff" name="doc_647310179026828_object" menu="true" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" salign="" type="application/x-shockwave-flash" align="middle" mode="list" height="600" width="600"></embed> </object>

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], boavista, carlosdsousa, darkreflection, Ferreiratrade, GamesOver, Google Adsense [Bot], malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, niceboy, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, smog63, trilhos2006 e 175 visitantes