Off Topic: Regresso à agricultura de subsistencia
Re: Eu acho atee piada aa agricultura,
Pois a minha ideia não era bem trabalhar a terra, é por a terra a trabalhar para mim
E com a tecnologia cada vez é mais viável (se bem que ainda tens que sujar os dedos de vez em quando
).
E por causa desta discussão lá voltei a dar uso ao sistema hidropónico, lá coloquei uma batata (com algumas dúvidas que dê em alguma coisa no sistema que tenho de trazer por casa) se der alguma coisa aviso

E com a tecnologia cada vez é mais viável (se bem que ainda tens que sujar os dedos de vez em quando

E por causa desta discussão lá voltei a dar uso ao sistema hidropónico, lá coloquei uma batata (com algumas dúvidas que dê em alguma coisa no sistema que tenho de trazer por casa) se der alguma coisa aviso

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Re: Eu acho atee piada aa agricultura,
bboniek00 Escreveu:quer dizer essa coisa de plantar e coisao. Mas o que me chateia soo de pensar ee um tipo ter de cavar e o ctano. Ee paa isso jaa devia estar tudo mercanizado. Quer dizer, nao se percebe que ainda se tenha que revolver o solo e regar e coiso. Atee parece o Seculo XV. Isso ee que me desmotiva, caso contrari ia para lavrador, ai isso era limpinho.
Da forma que estaa o secundario e o terciario, nao tendo eu minas para escavacar nem barcos capazes da captura de bom peixe... ai era isso mesmo que eu faria.
mas, como disse, essa coisa de enxadas e sacholas e coiso... nao ee pra mim. Sou mais de coisas mais tecnicas. Nao sei se me fiz entender...
bboniek00,
Hoje em dia já é possível mecanizar quase todas as operações agrícolas, sem sujar os dedinhos

Até já é possível colher, por exemplo, uva (para vinho) e azeitona (para azeite) de forma totalmente mecânica, apenas é preciso uma grande máquina e um condutor. E essa tecnologia já é utilizada por cá

Para ti solução é aeroponia: é limpinho, apenas ar e água com todos os nutrientes que as plantas precisam na altura certa do seu ciclo produtivo

E se gostas de rebentos de soja, apenas precisas da semente, um recipiente, algodão, alguma água, pouca luz e voilá

O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Eu acho atee piada aa agricultura,
quer dizer essa coisa de plantar e coisao. Mas o que me chateia soo de pensar ee um tipo ter de cavar e o ctano. Ee paa isso jaa devia estar tudo mercanizado. Quer dizer, nao se percebe que ainda se tenha que revolver o solo e regar e coiso. Atee parece o Seculo XV. Isso ee que me desmotiva, caso contrari ia para lavrador, ai isso era limpinho.
Da forma que estaa o secundario e o terciario, nao tendo eu minas para escavacar nem barcos capazes da captura de bom peixe... ai era isso mesmo que eu faria.
mas, como disse, essa coisa de enxadas e sacholas e coiso... nao ee pra mim. Sou mais de coisas mais tecnicas. Nao sei se me fiz entender...

- Registado: 22/4/2003 23:12
Também gostaria muito de viver nesses moldes (campo).
Mas...
Não sei onde vives, mas estou certo que não conseguiras ter a mesma viva que os teus avôs tiveram.Os tempos são outros.Poderás achar piada a isso durante uns tempos.Mas depois saturas.
Este tipo de vida é bom para quem já trabalhou ou tem um bom pé de meia.
Tu terás que descontar para a segurança social.Se não tiveres rendimentos, estás arrumado.
Se necessitares de ir ao médico, se não tiveres seguro, ou uma boa carteira, estás feito.
Isto para não dizer, que se tiveres descendentes, terás de gastar muito dinheiro.
Além disso, a agricultura dá muita despeza.
A acrescentar, que se tiveres doente, ou não souberes realizar alguma operação, teras de contratar pessoal ao dia, e isso sai caro, muito caro.
Por isso essa opção é boa quando já se tem um bom pé de meia e está-se próximo da reforma (idade superior a 45-50 anos).
Caso contrario, podes "enterrar-te".
Cuidado com as opções de vida
Mas...
Não sei onde vives, mas estou certo que não conseguiras ter a mesma viva que os teus avôs tiveram.Os tempos são outros.Poderás achar piada a isso durante uns tempos.Mas depois saturas.
Este tipo de vida é bom para quem já trabalhou ou tem um bom pé de meia.
Tu terás que descontar para a segurança social.Se não tiveres rendimentos, estás arrumado.
Se necessitares de ir ao médico, se não tiveres seguro, ou uma boa carteira, estás feito.
Isto para não dizer, que se tiveres descendentes, terás de gastar muito dinheiro.
Além disso, a agricultura dá muita despeza.
A acrescentar, que se tiveres doente, ou não souberes realizar alguma operação, teras de contratar pessoal ao dia, e isso sai caro, muito caro.
Por isso essa opção é boa quando já se tem um bom pé de meia e está-se próximo da reforma (idade superior a 45-50 anos).
Caso contrario, podes "enterrar-te".
Cuidado com as opções de vida
- Registado: 9/12/2009 13:04
Luis19 Escreveu:Branco, pelo que vejo dominas a parte da tecnologia, mas não estás muito à vontade com a parte do ciclo da cultura.
Vê na tua zona se há alguma associação de agricultores ou empresa de consultoria agrícola que te possa ajudar nessa parte
Eu estou em Lisboa, presumo que deve haver qualquer coisa relativamente perto. Se conheces/recomendas alguma deixa aqui ou por MP.
Branc0 Escreveu:O meu sistema é diferente com perlite e uma "inundação" automática recorrente mas a ideia é a mesma. As alfaces cresceram, estavam comestíveis, souberam muito bem mas não estavam comerciáveis como essas aí do filme
O sistema em si não é muito difícil de montar, o meu problema é que acabo por perceber mais do sistema do que de alfaces e morangos que é o essencial
Branco, pelo que vejo dominas a parte da tecnologia, mas não estás muito à vontade com a parte do ciclo da cultura.
Vê na tua zona se há alguma associação de agricultores ou empresa de consultoria agrícola que te possa ajudar nessa parte

O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
Re: Outra coisa que daa papel sao os transgenicos...
bboniek00 Escreveu:Mas ee preciso montar guarda por causa dos verdes e coiso. Aquilo ee gente capaz de destruir uma colheita em nome da Ecologia !
Olha que aquilo até é amigo do ambiente e não é (necessariamente) transgénico. Mas deve haver malucos para tudo

Outra coisa que daa papel sao os transgenicos...
Mas ee preciso montar guarda por causa dos verdes e coiso. Aquilo ee gente capaz de destruir uma colheita em nome da Ecologia ! 

- Registado: 22/4/2003 23:12
Eu fiz as experiência em pequena escala apenas para ver como funcionava, em grande escala torna-se rentável sem sombra de dúvidas, os morangos mais que as alfaces (mas lá está, para os morangos precisas de um fornecedor de pés de morango congelados porque vais estar a apontar a colheita para os meses "caros")
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/FHBhyqowSEc&hl=pt_PT&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/FHBhyqowSEc&hl=pt_PT&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
O meu sistema é diferente com perlite e uma "inundação" automática recorrente mas a ideia é a mesma. As alfaces cresceram, estavam comestíveis, souberam muito bem mas não estavam comerciáveis como essas aí do filme
O sistema em si não é muito difícil de montar, o meu problema é que acabo por perceber mais do sistema do que de alfaces e morangos que é o essencial

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/FHBhyqowSEc&hl=pt_PT&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/FHBhyqowSEc&hl=pt_PT&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
O meu sistema é diferente com perlite e uma "inundação" automática recorrente mas a ideia é a mesma. As alfaces cresceram, estavam comestíveis, souberam muito bem mas não estavam comerciáveis como essas aí do filme

Branc0 Escreveu:Não, era um proof of concept tão pequeno que não devia interessar a ninguém que trabalhe a sério no ramo. Era mesmo para ver o que se podia fazer por aqui com recursos bastante limitados (hidroponica).
Até acabei por desistir de morangos porque parece que em Portugal ninguém sabe vender pés de morangueiro fora de época, tinha que importar os congelados da Holanda
Acabei por me dedicar a coisas mais simples, como a alface, para acabar os testes que queria.
Branco, a hidroponia é a "state of the art" da agricultura portuguesa. Daí que julgo não ser muito fácil no nosso país arranjar fornecedores para isso.
No entanto tenho ideia (até posso estar errado, pois não estou por dentro dessa área...) que apesar dos custos brutais de instalação, os sistemas hidroponicos são (ou podem ser) rentáveis, pois permitem no mesmo espaço ter várias produções anuais ou ter vários grupos de plantas em fases diferentes do seu ciclo produtivo permitindo assim uma produção contínua, por exemplo.
Recentemente vi (julgo que num dos noticiários) um sistema de hidroponia aplicado à batata julgo que ainda na fase experimental (e não tenho a certeza que fosse no nosso país)

Já agora a alface funciona bem em hidroponia?
Luis19 Escreveu:Branco, essas experiências que fizeste foram acompanhadas por alguma associação de agricultores ou empresa de consultoria agrícola?
Não, era um proof of concept tão pequeno que não devia interessar a ninguém que trabalhe a sério no ramo. Era mesmo para ver o que se podia fazer por aqui com recursos bastante limitados (hidroponica).
Até acabei por desistir de morangos porque parece que em Portugal ninguém sabe vender pés de morangueiro fora de época, tinha que importar os congelados da Holanda

Acabei por me dedicar a coisas mais simples, como a alface, para acabar os testes que queria.
Duplicado
Editado pela última vez por Branc0 em 4/1/2010 0:11, num total de 1 vez.
xtech Escreveu:basta eu ver que a minha avó de 94 anos acredita que são as joaninhas que criam os pulgões nas plantas, quando a ciência demonstra que é o contrário!!)
xtech, agora fizeste-me lembrar os cursos de protecção integrada em que mais de 90% dos agricultores entravam lá a acreditar piamente nisso e quando lhes mostrávamos fotos das joaninhas (e das larvas de joaninhas) a come-los ou quando no campo conseguíamos mostrar-lhes isso mudavam radicalmente de opinião, passando a partir daí as joaninhas a serem os melhores amigos deles

xtech Escreveu:mas têm um "saber de experiência feito", que os levou a conseguir sobreviver da agricultura e em muitas coisas conseguiram antecipar em muito o conhecimento da ciência. Eles olham para as plantas, e através de certas características eles conseguem saber qual é o problema delas. E acertam praí em 80% das vezes, o que é excelente para quem nunca tirou um curso de agronomia!!
Perfeitamente de acordo. Aliás foi graças às muitas experiências que os nossos antepassados fizeram que ainda hoje se consegue controlar eficazmente muitas pragas e doenças apenas com essas técnicas ancestrais... aliás a erradicação da filoxera e o controlo eficaz do oídio na vinha ainda hoje é feito da forma como descobriu a Ferreirinha no século 19

Branco Escreveu:As experiências que fiz com morangos foram desastrosas, mas se percebes do assunto fazemos uma joint-venture icon_wink.gif
Branco, essas experiências que fizeste foram acompanhadas por alguma associação de agricultores ou empresa de consultoria agrícola?
mfsr1980 Escreveu:O scotch têm reparado na revolta e nas manifestações dos agricultores nestes últimos anos?
Ainda por cima, com este clima traiçoeiro, quem lhes faz um seguro?
Scotch, pense noutra coisa!
Por acaso até são sempre os mesmos sub-sectores agrícolas a queixarem-se e geralmente as mesmas confederações...
Por exemplo, até acontecer este temporal, nunca ouvi nenhuma manifestação por parte do pessoal que tem estufas no Oeste...
Re: Off Topic: Regresso à agricultura de subsistencia
scotch Escreveu:Recentemente vi um crédito à habitação recusado. Imaginei então que tão cedo não terei possibilidades de sair de casa de familiares.
A precariadade no trabaho e os baixos ordenados em Portugal não oferece grandes perspectivas.
Pensei então! A agricultura de subsistencia responde a muitas das necessidades, que nos levam a sair todos os dias de casa e de perder horas no caminho para o trabalho.
Por outro lado, um terreno com poucos hectares no "fim do mundo", custa menos que os apartamentos mais baratos nas grandes metropeles. E alguns terrenos já têm pequenas casas.
Da terra obtem-se 80% das nossas necessidades primárias (carne,vegetais,fruta e água).Com recurso a alguma tecnologia pode-se ainda produzir electricidade!!
Imaginem que em vez de sairem de casa, e perder horas para chegar ao trabalho, podem fazer tudo sem sair de casa.Em vez de perderem 11-13 horas com o trabalho, bastaram 6 horas para tratar da "horta" e dos animais.
Outra vantagem é o facto de o desenvolvimento de uma "quinta" poder ser feita gradualmente.
Com está recusa de crédito, pondero seriamente em adquirir um terreno da próxima vez que pedir um crédito.
Alguém aqui que já tenha um terreno ou que já tenha pensado nesta alternativa?
Tens alguma experiência agricola?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Os métodos modernos de cultivo são um "upgrade" aos métodos tradicionais, que é necessário conhecer. Os nossos antepassados cultivaram as terras muito antes de nós... não têm formação científica (e isso nota-se bem em certas situações... basta eu ver que a minha avó de 94 anos acredita que são as joaninhas que criam os pulgões nas plantas, quando a ciência demonstra que é o contrário!!
) mas têm um "saber de experiência feito", que os levou a conseguir sobreviver da agricultura e em muitas coisas conseguiram antecipar em muito o conhecimento da ciência. Eles olham para as plantas, e através de certas características eles conseguem saber qual é o problema delas. E acertam praí em 80% das vezes, o que é excelente para quem nunca tirou um curso de agronomia!!
Branc0, relativamente aos morangos, eu tb os cultivo em "micro produção" (quer dizer, os meus pais, que agora estão reformados e a agricultura é o passatempo full-time deles) e tipo, os morangos não apreciam muita luz directa sobre eles!! Com solo, dão-se melhor nos sítios onde bate o sol matinal (e não à tarde no verão, que é mais abrasador) e não necessitam grandes tratamentos!
Ah e como em tudo, quanto mais água tiverem (rega) maiores e menos saborosos são... é um trade off!

Branc0, relativamente aos morangos, eu tb os cultivo em "micro produção" (quer dizer, os meus pais, que agora estão reformados e a agricultura é o passatempo full-time deles) e tipo, os morangos não apreciam muita luz directa sobre eles!! Com solo, dão-se melhor nos sítios onde bate o sol matinal (e não à tarde no verão, que é mais abrasador) e não necessitam grandes tratamentos!
Ah e como em tudo, quanto mais água tiverem (rega) maiores e menos saborosos são... é um trade off!
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)
As experiências que fiz com morangos foram desastrosas, mas se percebes do assunto fazemos uma joint-venture 

Branc0 Escreveu:Só por curiosidade o que recomendas e em que região do país?
Dou-te alguns exemplos, mas há mais...
kiwi, castanha, aromáticas, floricultura, frutos vermelhos (mirtilos, morangos, framboesas, etc), olival intensivo...
O melhor mesmo é contactar com alguma empresa que faça projectos agrícolas. A partir do tipo de investimento que estiveres disposto a fazer e do que já tiveres à partida (terreno, máquinas, etc), entre outros factores, e do tipo de projectos que possam existir nessa altura, podes conseguir estabelecer um plano de negócio que te permita ser competitivo e ganhar dinheiro...
Acima de tudo acho que devemos aproveitar as lições dos nossos familiares que trabalharam neste sector e a partir dai ser inovadores, apostar em algo novo ou faze-lo de uma forma diferente, inovar sempre, estar sempre um passo à frente da concorrência...
Vejo muita gente neste sector ainda agarrada às tradições dos pais e avós e muitas vezes é por isso que não conseguem ter rentabilidade... se bem que também há os que a partir de processos tradicionais, com algumas alterações conseguem ser rentáveis...
É difícil? De certeza!
É possível? Concerteza!
Branc0 Escreveu:Há que ter em conta a dificuldade da coisa (manutenção), batatas é provavelmente a coisa mais fácil de plantar
Branco, deves estar a esquecer-te certamente dos tratamentos fitossanitários, principalmente em anos muito húmidos...
mfsr1980 Escreveu:O que eu gosto mais da agricultura, é a parte do pousio
Muitas vezes em sistemas extensivos ou em sistemas de rotação de culturas este é "O" factor que permite aumentar o rendimento e muitas vezes fazer a diferença...
mfsr1980 Escreveu:quando se recebe dinheiro, claro!
Infelizmente este é muitas vezes "O" factor que leva à pouca ou nenhuma competitividade da agricultura nacional...
mfsr1980 Escreveu:Mas falando sério, acho que o "cajado" é que me fazia falta, para correr com uma certa banditagem que nos (des)governa aqui em Lisboa.
Muitas vezes esse é para mim o maior entrave ao desenvolvimento da agricultura portuguesa...
Branc0 Escreveu:Luis19 Escreveu:E quem disse que a agricultura é só batatas, laranjas e estufas no oeste???
Só por curiosidade o que recomendas e em que região do país?
Há que ter em conta a dificuldade da coisa (manutenção), batatas é provavelmente a coisa mais fácil de plantar a seguir ao coentro e à salsa
Ya as batatas são a coisa mais fácil de plantar e tratar! (isto é, se forem de sequeiro, porque de regadio (o que é mais produtivo) tem que se regar regularmente!! Se não usares meios de rega modernos, pelo menos de 3 em 3 dias no verão (rega por sulco),
Penso que as batatas serão de mais fácil cultivo nas zonas centro/norte do país dado que no sul chove menos... ou seja batatas de sequeiro no sul imagino que não devam resultar muito bem!!
São uma "food source" sempre pronta: n precisa de transformação... é só descascar e cozinhar!

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)
A agricultura é muito abrangente, mas os métodos de produção e custos também, depende de muita coisa.
Falei nesses produtos agricultas a titulo de exemplo...
Quanto à informação, tenho alguma, conheço quem trabalhe na agricultura e tenho familiares que vivem da agricultura e embora consigam ganhar algum, trabalham 365 dias por ano e a maior parte dos dias mais de 12 horas... e se tivessem empregados, aconteceria o mesmo que se passou com uma quinta relativamente perto de onde vivo, deu o estouro e foi tudo a leilão...
Falei nesses produtos agricultas a titulo de exemplo...
Quanto à informação, tenho alguma, conheço quem trabalhe na agricultura e tenho familiares que vivem da agricultura e embora consigam ganhar algum, trabalham 365 dias por ano e a maior parte dos dias mais de 12 horas... e se tivessem empregados, aconteceria o mesmo que se passou com uma quinta relativamente perto de onde vivo, deu o estouro e foi tudo a leilão...
Luis19 Escreveu:E quem disse que a agricultura é só batatas, laranjas e estufas no oeste???
Só por curiosidade o que recomendas e em que região do país?
Há que ter em conta a dificuldade da coisa (manutenção), batatas é provavelmente a coisa mais fácil de plantar a seguir ao coentro e à salsa

_urbanista_ Escreveu:Eu penso que são precisos os outros 80% e não sei se chegam.Se forem 2 ou 3 hectares a produção não é nada por aí alem, mas dá muito trabalho, e depois é preciso investir em máquinas,ter agua para regar,comprar sementeiras, fertilizantes, herbicidas,corrente eléctrica para regar, combustível, manutenções,seguros,etc,etc, e ir a missa aos domingos de manhã para que não aconteça como no oeste e lá se vai o investimento...
Quando se vende às laranjas a 15 ou 20 cêntimos o kg e batatas a 5 ou 10, impossível sobreviver... hoje só a agricultura intensiva ou biológica dão lucro e mesmo assim não é nada fácil, mesmo com todos os subsídios que existem.
os preços praticados nos hipers não tem nada a ver com o que pagam ao produtor.
o melhor aínda é ter o quntal lá de casa com algumas arvores de fruta e uns vegetais, sempre se poupa na conta do hiper no final do mês.
E quem disse que a agricultura é só batatas, laranjas e estufas no oeste???
Informem-se por favor!!!!
scotch Escreveu:O pouco que se pode ganhar com pequenas transsações é o suficiente para adquirir os 20% que a terra não dá
Eu penso que são precisos os outros 80% e não sei se chegam.Se forem 2 ou 3 hectares a produção não é nada por aí alem, mas dá muito trabalho, e depois é preciso investir em máquinas,ter agua para regar,comprar sementeiras, fertilizantes, herbicidas,corrente eléctrica para regar, combustível, manutenções,seguros,etc,etc, e ir a missa aos domingos de manhã para que não aconteça como no oeste e lá se vai o investimento...
Quando se vende às laranjas a 15 ou 20 cêntimos o kg e batatas a 5 ou 10, impossível sobreviver... hoje só a agricultura intensiva ou biológica dão lucro e mesmo assim não é nada fácil, mesmo com todos os subsídios que existem.
os preços praticados nos hipers não tem nada a ver com o que pagam ao produtor.
o melhor aínda é ter o quntal lá de casa com algumas arvores de fruta e uns vegetais, sempre se poupa na conta do hiper no final do mês.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, darkreflection, Google [Bot], iniciado1, m-m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 262 visitantes