Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Regionalização, sim ou não?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 26/12/2009 17:33

quanto à regionalização Sim ou não

a minha é :
Não sei

Infelizmente é como alguém aqui escreveu e muito bem

"não podemos copiar o que se passa lá fora porque somos muito suigeneris "

receio os candidatos e a própria escolha

escrevi já há bastante tempo qualquer coisa do género que transcrevo a seguir e que infelizmente não abona muito

Com tantos políticos " ilustres " que Trás os Montes " e "Beiras" têm tido ,mesmo após o 25 ABR .bastava que eles se tivessem preocupado um bocadinho de nada com as suas origens para que a realidade fosse completamente diferente

cumprimentos
mcarvalho

Ter Nov 10, 06:53:00 PM

Os Políticos do Interior

deixam-se iludir pela pompa de Lisboa, olham para as luzes e para os prédios altos como parolos, apaixonam-se por prostitutas da alta, deixam-se corromper para pagar os vícios, vendem as terrinhas que os pais lhes deixaram com tanto amor e fruto de tantos sacrifícios por tuta e meia,informam as grandes empresas exploradoras das riquezas da região
e da meneira como podem ser roubadas...... e quando lhes perguntam :

-De onde é?

Com vergonha das suas origens

respondem já com sotaque "bem"

- Sou de Cascais!!....

E assim traiem a região que lhes deu o ser, os seus antepassados, os seus amigos ... mas sobretudo aqueles que tão orgulhosamente neles confiaram e ... votaram

Mas acabam enxovalhados e sem serem "NADA" normalmente sózinhos num hospital, arrastando-se a segurar no suporte do soro com uma mão e na algália com a outra e "fazerem " para o saco , já não os camarões e as lagostas que comiam sofregamente para que outros não comessem mas os restos de toda a pastilhada que tomam e em que a única pessoa que os ajuda é normalmente a Senhora da Limpeza que eles tanto prejudicaram...

Registado: 17/2/2004 1:38

por mcarvalho » 26/12/2009 16:48

bem o Pib em Lisoa é dos mais elevados .. rendem mais

mas a produzir o quê?

donde vêm as matérias primas?

Onde operam as empresas que produzem e que pagam os impostos em Lisboa?

A divida interna e externa é provocada por meio dúzia de velhos que estão no interior a receber práticamente nada e sem as mínimas condições depois de uma vida dura de trabalho?

Economia moderna é gerar lucros sem olhar a meios?

-- É matar os velhos porque dão prejuízo?
--É perder toda a "vergonha" se é que existe ainda alguma pinta disso e em termos de rentabilidade e lucro olhar para a mulher e filhas e filhos e p~-los a "render" na prostituição ou vendê-los à peça para fazer ainda mais dinheiro???

até que com os bolsos cheios de dinheiro e há 3 ou 4 dias sem comer ... quanto estão dispostos a pagar por uma batata? Sabendo que se a não comerem morrem?

Moral da História :

..... A importancia da batata na sobrevivencia humana

bom fim de semana

mcarvalho

Ps . Infelizmente não faltará muito para que algumas das grandes empresas além de venderem energia, água,
vendam também batatas e de dedo em riste digam mexendo-se:
----- O TEMPO DAS BATATAS BARATAS ... JÁ LÁ VAI---

por tugatuga11 » 26/12/2009 16:42

Peço desculpa por me desviar do tema mas esta frase do jlmf fez-me lembrar um hino que se ouvia no antigo estádio das antas e que dizia "aqui nas antas ninguém passa acabamos com a vossa raça"...tenho ideia que se estavam a referir a pessoas preconceituosas como o jlmf...
Lamento mas até parecia ser boa pessoa apesar de um pouco arrogante a escrever.
Sim à regionalização!

Registado: 27/4/2009 19:07

por tugatuga11 » 26/12/2009 16:34

JLMF Escreveu:Pois, já tinha percebido a raça.

Já somos dois... :wink:

por mcarvalho » 26/12/2009 16:28

define-me, por favor, ecónomia actual?

mcarvalho

por jlmf » 26/12/2009 16:27

tugatuga11 Escreveu:JLMF, como a tua vida pode dar muitas voltas fica aqui a promessa que se algum dia precisares de uma sopa quente, um pão ou um agasalho eu os disponibilizarei para que não passes fome nem frio. :(

Pois, já tinha percebido a raça.

Registado: 29/11/2007 4:15

Re: e

por jlmf » 26/12/2009 16:26

mcarvalho Escreveu:esqueces os da A Republica, dos palácios,dos museus da equipes de futebol etc etc etc ..

O que é se produz em Lisboa???

Vocês sobreviviam com o que produzem?

Parasitas??? onde é que estão?

sem rancor

mcarvalho

A questão em economia actual não se coloca dessa forma. Em economia de "subsistencia" sim, cada qual individualmete ou em grupo teria de viver com o que produz mas hoej não é assim.
Praa resposta a essa questão basta consultar as estatisticas actuais e a respectiva evolução, (as do INE são fidedignas mas há de organsimos euripeus), e ver o nivel de riqueza de cada região, o respectivo PIB, os indices de pobreza, os niveis de produtividade empresarial e por sector e individual, os niveis de formação academica e profissional entre outros dados e facilmente se verifica quem produz, onde se produz, como se produz e qual o futuro se deixar de ter de pagar para outros ou se deixar de receber, conforme os casos.
Quando se fala de Lisboa ou do Porto ou de outra cidade em termos de regionalização fala-se de uma região não de uma cidade.
Se o PIB de alguma zonas de Portugal é o mais baixo da europa noutras é mais alto que a média da europa.
E sempre foi assim, porque algumas zonas estão habituadas há dezenas de anos a receber, sem nada fazer, é como alguns beneficarios de rendiemnto minimo de inserção, habituaram-se e nada os vai fazer trabalhar enquanto não lhes cortarem o subsidio.

por tugatuga11 » 26/12/2009 16:16

JLMF, como a tua vida pode dar muitas voltas fica aqui a promessa que se algum dia precisares de uma sopa quente, um pão ou um agasalho eu os disponibilizarei para que não passes fome nem frio. :(

e

por mcarvalho » 26/12/2009 16:14

esqueces os da A Republica, dos palácios,dos museus da equipes de futebol etc etc etc ..

O que é se produz em Lisboa???

Vocês sobreviviam com o que produzem?

Parasitas??? onde é que estão?

sem rancor

mcarvalho

por jlmf » 26/12/2009 16:10

tugatuga11 Escreveu:JLMF, curioso falares muito de subsidios como se tudo se reduzisse a isso. Estás por acaso a "ma mar" algum? :mrgreen:

Estou é farto de andar a deixar mais de 50% do que ganho para impostos e saber para onde vai esse dinheiro:
Para subsidios de desemprego.
Rendimentos minimos.
Baixas fraudulentas.
Parasitas que querem passear em autoestradas e não querem pagar portagens.
Mais parasitas que querem passar pontes e querem que sejam outros a paga-las.
Mais não sei quantos que querem andar de autocarro, metro, comboio mas não querem pagar o preço que custa e então tem passe social que nem 1/100 do custo do transporte paga e são aqueles que nunca lá poem os pes ou que estão a centenas de kms que pagam impostos para sustentar os Milhoes de prejuízo dessas empresas, carris, metro, cp, etc.
E, quando vamos ver as estatisticas, vemos que a maior parte deste dinheiro é gasto para 1/5 da população do Norte e são precisamente estes que andam sempre a chorar e lamentar-se da sorte e mais uma vez claro, são os que tem razão em estar contra a regionalização.

por tugatuga11 » 26/12/2009 16:03

mcarvalho Escreveu:citação

"Desculpem-me esta sugestão mas, não querendo ser insensível à condição humana, porque não fazer uma região no interior (numa zona muito despovoada) e colocar lá quase todos os presos, drogados, vagabundos, e outras pessoas que para lá quisessem ir? (seria um pouco do que aconteceu na colonização dos estados unidos...)
Por um lado pode parecer desumana, mas por outro lado dá uma nova oportunidade às pessoas para que possam criar nova vida longe do ambiente que as levou a ter uma vida errante. "

eu logo vi :( +

Não não ... esses podem ficar onde fizeram a escola .. em LISBOA

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por mcarvalho » 26/12/2009 16:02

citação

"Desculpem-me esta sugestão mas, não querendo ser insensível à condição humana, porque não fazer uma região no interior (numa zona muito despovoada) e colocar lá quase todos os presos, drogados, vagabundos, e outras pessoas que para lá quisessem ir? (seria um pouco do que aconteceu na colonização dos estados unidos...)
Por um lado pode parecer desumana, mas por outro lado dá uma nova oportunidade às pessoas para que possam criar nova vida longe do ambiente que as levou a ter uma vida errante. "

eu logo vi :( +

Não não ... esses podem ficar onde fizeram a escola .. em LISBOA

por tugatuga11 » 26/12/2009 15:56

JLMF Escreveu:As pontes do Porto

Uma pequena correcção: não são as pontes do Porto mas sim as pontes de Gaia e Porto! :roll:

por tugatuga11 » 26/12/2009 15:52

JLMF, curioso falares muito de subsidios como se tudo se reduzisse a isso. Estás por acaso a "ma mar" algum? :mrgreen:

por jlmf » 26/12/2009 15:41

TheTraveler Escreveu:
JLMF Escreveu:Exactamente, quando todos os Lisboetas e Portuenses deixassem o algarve pelo caos que seria quando essa região fosse autónonoma ou independente

JLMF Escreveu:O norte litoral é a região do país que mais depende de subsidios

Então vamos por partes:

O Algarve não se aguentava sozinho.
O Norte litoral também não.
Madeira, nem pergunto porque todos os lisboetas acham que a Madeira só sabe CFN do continente.
Alentejo e Norte interior concerteza que também não se deviam aguentar.

Chego à conclusão que Portugal é só Lisboa...

Pois está enganado, como regioes todos se aguentavam, há projeções para os variados modelos tendo como base os modelos de regionalização existentes em 4 países europeus e com 5 regiões em Portugal, embora se saiba que em algumas a pobreza se iria acentuar e noutras a riqueza aumentar, assim com seria de prever em algumas um aumentar da corrupção tipo Sicilia ou Nápoles e noutras a sociedade seria mais justa, mas em todas o povo tinha o que queria e sua vontade era respeitada e sobretudo não se sentiam injustiçados por um poder central que já não existia e por isso eram mais felizes.

Como autonomas ou independentes de facto, o Algarve é de longe o que menos hipoteses teria. Seria inviável, o mais pobre dos estados Europeus e com o maior nivel de corrupção.

por jlmf » 26/12/2009 15:29

tugatuga11 Escreveu:JLMF ficaste dorido...mas não precisas de chorar! :oops: :oops: :oops:
O custo de uma ponte sobre o tejo dá para quantas pontes sobre o douro?
Pelo menos eu admito e confesso que não sou "mamão"! :wink:

Dorido não, estou acostumado a ver que há mentalidades tristes.
As pontes do Porto custam em manutenção mais que as duas de Lisboa para não falar do custo de construção e acessos, e quem paga? Em Lisboa é quem lá passa? No Porto é o resto do país.

As autoestradas á volta do Porto quem as paga? É todo o país e ainda querem mais a avaliar pelas manifestações da semana passada.

Os 38% de subsidios para 11% da população na região Douro litoral e Norte quem paga? os restantes 89%.

Os 23% de desemprego da cidade do Porto quem paga? o resto do país, e não em venham dizer que não há trabalho, sempre foi assim.

Podia passar a a tarde a citar exemplos do vicio de subsidiodependencia e outros males de que padecem alguns e como já disse atrás são os primeiros a dar com a cabeça no muro das lamentações, choram permanemtemente contra os outros e são os primeiros a estar contra a regionalização. Porque será?

por TheTraveler » 26/12/2009 15:22

JLMF Escreveu:Exactamente, quando todos os Lisboetas e Portuenses deixassem o algarve pelo caos que seria quando essa região fosse autónonoma ou independente

JLMF Escreveu:O norte litoral é a região do país que mais depende de subsidios

Então vamos por partes:

O Algarve não se aguentava sozinho.
O Norte litoral também não.
Madeira, nem pergunto porque todos os lisboetas acham que a Madeira só sabe CFN do continente.
Alentejo e Norte interior concerteza que também não se deviam aguentar.

Chego à conclusão que Portugal é só Lisboa...
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por jlmf » 26/12/2009 15:14

TheTraveler Escreveu:
JLMF Escreveu:é uma das que economicamente não teria qualquer viabilidadee e o mais certo seria ao fim de alguns anos ver 50% da população emigrar para Lisboa ou Porto.

Deves querer antes dizer que mais de 50% da população VOLTAVA para Lisboa ou para o Porto.

Algarve NUNCA foi Portugal, é um facto!

Exactamente, quando todos os Lisboetas e Portuenses deixassem o algarve pelo caos que seria quando essa região fosse autónonoma ou independente, precisamente a que em todo o país menos condiçoes teria para o ser. Sem industria, sem comercio de referencia, sem riquezas de sub-solo, agricultura fraca e em decadencia acelerada por questãoes climáticas, pesca quase só artesanal e a juntar a tudo isto pessimos exemplos de corrupção autarquica a todos os niveis.
Salva-se o turismo, mas retirando os nacionais, os estrangeiros depressa abandonam as paragens se nada for feiro a nivel ambiental e ecologico, alem da ordem que agora já é dificl manter e seria como se em vez de serem uma região se tornassem autonomos ou independentes? Com umas das mais dificeis fronteiras terrestras e sobretudo maritimas, de vigiar? A Madeira é uma ilha, mas o Algarve não, alem de que não se compara a atitude Algarvia com a Madeirense perante desafios. Questões de mentalidade.

por tugatuga11 » 26/12/2009 14:34

JLMF ficaste dorido...mas não precisas de chorar! :oops: :oops: :oops:
O custo de uma ponte sobre o tejo dá para quantas pontes sobre o douro?
Pelo menos eu admito e confesso que não sou "mamão"! :wink:

por jlmf » 26/12/2009 14:26

tugatuga11 Escreveu:Eu nem sou dos que mais me queixo pois vivendo no Porto tenho tudo ou praticamente tudo: boas vias de comunicação, hospitais, bancos, policia, bombeiros, restaurantes, cinemas, finanças, centros comerciais aos magotes, hipermercados que nunca mais acabam, o grande Futebol Clube do Porto e muito mais.
Imagino quem estiver em Bragança, Viseu, Portalegre ou Beja (principalmente no interior de Portugal)...esses sim necessitam de uma regionalização muito urgente pelo menos para que o atraso não se mantenha em ritmo acelerado.
Quem tem mais a perder (obviamente) são alguns "mamões" em Lisboa...
Abraço e bom 2010.

Eu talvez seja um dos mamões de Lisboa. Mas vejamos. O norte litoral é a região do país que mais depende de subsidios. É a região do país com mais RSIs, Etc. talvez com a independencia que defende, deixaseem de andar a beneficiar do dinheiro dos impstos dos algarvios, transmontanos, alentejanos, beirões etc.
Eu defendo a regionalização e segundo o que se escreve a maioria dos Lisboetas defende.
Porquê? Porque achamos que quem utiliza um serviço deve pagar e não quem não utiliza. Não estamos de acordo que á volta de lisboa se pague autoestrada e que o resto do país esteja a pagar para que noutros sitios não se pague, como no Norte. Porque em Lisboa para atravessar um rio temos duas pontes que pagamos e o resto do país tenha de de pagar para construir e manter 5 ou 6 no Porto.
Sabemos que os transportes colectivos do Porto de Lisboa, a Tap e muitos outros serviços de Lisboa e do Porto dão prejuízos colossais. Quantos Transmontanos ou Algarvios andam todos os dias no metro do Porto ou de Lisboa ou passam nas pontes do Porto ou nas autoestradas do litoral norte? Porque é que tem de pagar impostos para financiar estas coisas que nunca utilizam e ainda por cima estão em regiões mais ricas que as deles?

Venha rápidamente a regionalização, para quanto mais não seja deixarem de se desculpar com a historia dos "mamões" para encobrir as miserias de que dizem padecer.

Quem utiliza paga, chega de utilizar e fazer pagar os outros.

Por isso, venha a regionalização e que cada um pague o que consome, seja de Lisboa ou do Porto.

Depois veremos onde estão de facto os mamões, os que trabalham ou os que andam há decadas a viver a custa de subsidios.

por jlmf » 26/12/2009 14:04

ul Escreveu:Adoro o país mais regionalizado do mundo A Suíça , 4 línguas . metade católicos e outra metade protestantes

Onde até os exilados políticos são divididos por todas as localidades administrativas na proporção dos seus habitantes. 2/3 dos impostos fica na localidade 1/3 para o Cantão .O exilado o banco do jardim ou habitação para a 3ª idade é sentido directamente no bolso do cidadão local .

Por isso os referendos , onde o Povo Manda , Em Appenzell na sua linda praça era de braço no ar .
Estas estruturas administrativas são ligeiras pagos a tempo pleno um presidente e algumas secretarias sem custos uma assembleia eleita que fiscaliza o poder , sociedade civil a funcionar.

Não é possível haver corrupção , nestas localidades para urbanizar um terreno o povo ‘e soberano e o referendo local decide.

Estou contra a Regionalização que nos querem vender em Portugal não passa de Arranjar emprego para Políticos.

Da próxima vou escrever sobre a Bélgica , onde a regionalização vai dar 2 ou 3 países é uma questão de tempo.

O exemplo suíço é didatico. Não estou de acordo com as percentagens de católicos/protestantes e que seja impossivel haver corrupçaõ, mas que há muito menos e que o povov tem respostas quando questiona , sim.

A Suiça é de facto um conjunto de 26 regiões com linguas, religiões, origens, etc, duferentes e assim querem continuar e funciona. Cada região vive com a riqueza que produz, algumas são muito ricas outras menos como o Valais, mas cada uma decide sobre os seus assuntos.

Tem um governo Federal que alem da relação com o estrangeiro, o exercito, os caminhos de ferro, as autoestradas, o banco central, pouco mais interfere nos cantões.

A capital politica é Berne, no entanto as regioes mais ricas foram sendo outras como Zurich ou Zoug e de facto estão sempre em competição entre eles para ver quem ganha mais investimentos, quem oferece melhores condiçoes ás empresas estrangeiras, quem tem menos desemprego, quem cria mais riqueza, etc.

Não passam a vida a falar de tachos ou a lamentar-se contra o governo, se estiverem mal é porque tem de se culpar a a si proprios e á sua região, votam e correm com uns e poem lá outros e não chateiam as outras 25 regiões.

por Marco Martins » 26/12/2009 13:59

pinto80 Escreveu:A regionalização, em senti lato, até pode ser uma boa medida, visto que, teoricamente, permite que as regiões tenham mais autonomia.

Tenho muitas dúvidas que a maior parte das grandes decisões possam ficar a cargo das regiões. Acredito que muitas das decisões (as grandes) continuariam a ser tomadas por Lisboa.

Por isso, e como os gastos aumentarão a grande escala não defendo a regionalização. Mas que me custa ver que todos os grandes projectos são desviados para Lisboa, lá isso custa.

A única vantagem do aumento dos gastos será haver mais tachos distribuídos :) Se os políticos têm a fama que têm, ao menos o dinheiro gasto com eles, vai parar à região deles em vez de ficar apenas na capital! :)

Se nas regiões acontecer o mesmo que na liberalização do mercado e da livre concorrência, então será bom para o país.

Mas acima de tudo para que as coisas funcionem, os políticos terão de estar sujeitos às mesmas leis a que todos os administradores e trabalhadores estão, ou seja:
- deixar de ser o estado a pagar os advogados deles
- serem responsabilizados por gestão danosa
- terem de justificar as ausências (qualquer funcionário necessita apresentar uma justificação médica... com os políticos é na base da confiança!!)
- deixarem de ter motorista
- deixarem de ter segurança
- deixarem de ter ajudas de custo só para irem trabalhar
- ou seja haver a possibilidade das regalias serem diferentes de região para região
- etc, etc..

se a regionalização permitir reduzir essas mordomias e começar a distribuir/gerir melhor os dinheiros públicos, então creio que funcione.

Desculpem-me esta sugestão mas, não querendo ser insensível à condição humana, porque não fazer uma região no interior (numa zona muito despovoada) e colocar lá quase todos os presos, drogados, vagabundos, e outras pessoas que para lá quisessem ir? (seria um pouco do que aconteceu na colonização dos estados unidos...)
Por um lado pode parecer desumana, mas por outro lado dá uma nova oportunidade às pessoas para que possam criar nova vida longe do ambiente que as levou a ter uma vida errante.

ps. Não quero com isto fugir do tópico mas seria uma forma de "semi-regionalização"..

Registado: 7/4/2007 17:13

por TheTraveler » 26/12/2009 13:59

JLMF Escreveu:é uma das que economicamente não teria qualquer viabilidadee e o mais certo seria ao fim de alguns anos ver 50% da população emigrar para Lisboa ou Porto.

Deves querer antes dizer que mais de 50% da população VOLTAVA para Lisboa ou para o Porto.

Algarve NUNCA foi Portugal, é um facto!
Editado pela última vez por TheTraveler em 26/12/2009 14:02, num total de 1 vez.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por jlmf » 26/12/2009 13:48

TheTraveler Escreveu:Algarve
Regionalização, não. Independência, sim. :mrgreen:

Ora aqui está uma das opiniões que não tem lógica absolutamente nenhuma, porque quem estuda estas questões sabe perfeitamente que se por um lado o Algarve é a região onde mais desejos independentistas se manifestam é uma das que economicamente não teria qualquer viabilidadee e o mais certo seria ao fim de alguns anos ver 50% da população emigrar para Lisboa ou Porto.

Mas sou o 1º a defender que se os Algarvios se quiserem tornar independentes, em referendo, que sejam. Até é fácil criar fronteiras em termos geográficos e culturais.

por jlmf » 26/12/2009 13:41

LUSITO Escreveu:Mais despesa pública ,mais niveis hierárquicos, mais burocracia, mais dialéctica e conflitualidade, mais demagogia , mais ineficiência e mais impostos.
Uma soma de adições explosiva.

Podem começar por descentralizar muitos mais poderes nas autarquas locais ...

Claro que não ...todo este tema ,suscitado nas presentes circunstâncias, não é mais que uma cortina de fumo para distrair do que é efectivamente essencial.

Regionalização ... NÂO

Quem assim fala demonstra que não dedicou nenhum do do seu tempo ao estudo da questão e se limita a ter um prazer curto com um orgasmo explosivo e com parceiro de circunstancia.

A grande asneira que pode ser feita é dar mais poderes ás autarquias nesta momento pensando que estamos a descentralizar. Está provado.

Porquê?

Porque estamos a dar poderes e não responsabilidades, porque as autarquias, neste quadro legislativo apoiado na constituição que temos e nimguem parece ter poder ou vontade para mudar, estão concebidas para receber riqueza, do estado e do municipe, e gastar, gastar, gastar sem contar e não tem qualquer função que as obrigue a criar riqueza e a unica coisa que descentralizamos é a corrupção e o compadrio que assim ficam mais diluidos por esse país fora e mais dificilmente detectaveis.

Uma regionalização obgiga a que cada região viva com o que produz. Existirá um "ministério" da economia, das finanças, das obras públicas, etc em cada uma. Gasta o que tem. É claro.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], marketisnotefficient e 25 visitantes