Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Regionalização, sim ou não?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TheTraveler » 26/12/2009 13:19

pinto80 Escreveu:A regionalização, em senti lato, até pode ser uma boa medida, visto que, teoricamente, permite que as regiões tenham mais autonomia.

Tal como a liberalização ia baixar os preços da gasolina, gás, electricidade, etc...

Acho que ainda não se convenceram que o que resulta nos países normais não resulta cá...
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por pinto80 » 26/12/2009 13:15

A regionalização, em senti lato, até pode ser uma boa medida, visto que, teoricamente, permite que as regiões tenham mais autonomia.

Tenho muitas dúvidas que a maior parte das grandes decisões possam ficar a cargo das regiões. Acredito que muitas das decisões (as grandes) continuariam a ser tomadas por Lisboa.

Por isso, e como os gastos aumentarão a grande escala não defendo a regionalização. Mas que me custa ver que todos os grandes projectos são desviados para Lisboa, lá isso custa.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos

Registado: 5/12/2007 22:29

por tugatuga11 » 26/12/2009 13:01

Eu nem sou dos que mais me queixo pois vivendo no Porto tenho tudo ou praticamente tudo: boas vias de comunicação, hospitais, bancos, policia, bombeiros, restaurantes, cinemas, finanças, centros comerciais aos magotes, hipermercados que nunca mais acabam, o grande Futebol Clube do Porto e muito mais.
Imagino quem estiver em Bragança, Viseu, Portalegre ou Beja (principalmente no interior de Portugal)...esses sim necessitam de uma regionalização muito urgente pelo menos para que o atraso não se mantenha em ritmo acelerado.
Quem tem mais a perder (obviamente) são alguns "mamões" em Lisboa...
Abraço e bom 2010.
Editado pela última vez por tugatuga11 em 26/12/2009 13:18, num total de 1 vez.

Registado: 27/4/2009 19:07

por tugatuga11 » 26/12/2009 12:49

Elpikas concordo contigo e há muito que digo isso...até a red bull air race foi para allisboa :mrgreen:

por Opcard » 26/12/2009 12:45

GRAÇAS AO DINHEIRO DOS "CUBANOS" DO CONTINENTE.

[. Vejam como a Madeira evolui graças à sua autonomia.
Enjaulem os cubanos do Continente habituados a ursupar os impostos de todos. Pergunto, quantos politicos, membros de departamentos governamentais, foram presos por enriquecimento ilícito ?[/quote]

Registado: 14/3/2009 0:19

por Elpikas » 26/12/2009 12:41

Claramente que Sim.
Basta da roubalheira de Lisboa. Neste momento não se passa nada fora da capital deste pobre País.
Vou mais longe e digo que o ideal era a independência do Norte da mesma forma que estão a fazer na Catalunha.
Actualmente o Norte do País é umas das regiões mais pobres da UE. Vejam como a Madeira evolui graças à sua autonomia.
Enjaulem os cubanos do Continente habituados a ursupar os impostos de todos. Pergunto, quantos politicos, membros de departamentos governamentais, foram presos por enriquecimento ilícito ?

Registado: 3/4/2009 13:05

por Opcard » 26/12/2009 12:11

Adoro o país mais regionalizado do mundo A Suíça , 4 línguas . metade católicos e outra metade protestantes

Onde até os exilados políticos são divididos por todas as localidades administrativas na proporção dos seus habitantes. 2/3 dos impostos fica na localidade 1/3 para o Cantão .O exilado o banco do jardim ou habitação para a 3ª idade é sentido directamente no bolso do cidadão local .

Por isso os referendos , onde o Povo Manda , Em Appenzell na sua linda praça era de braço no ar .
Estas estruturas administrativas são ligeiras pagos a tempo pleno um presidente e algumas secretarias sem custos uma assembleia eleita que fiscaliza o poder , sociedade civil a funcionar.

Não é possível haver corrupção , nestas localidades para urbanizar um terreno o povo ‘e soberano e o referendo local decide.

Estou contra a Regionalização que nos querem vender em Portugal não passa de Arranjar emprego para Políticos.

Da próxima vou escrever sobre a Bélgica , onde a regionalização vai dar 2 ou 3 países é uma questão de tempo.

por pinto80 » 26/12/2009 10:48

Sou claramente contra a regionalização, tendo em conta o real estado das coisas. Parece-me que a regionalização apenas serviria para criar mais uns tachos, aumentando ainda mais a despesa geral do Estado.

Em condições normais consideraria boa a regionalização.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos

Registado: 5/12/2007 22:29

por TheTraveler » 26/12/2009 2:37

Algarve
Regionalização, não. Independência, sim. :mrgreen:
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Marco Martins » 26/12/2009 2:21

vg1 Escreveu:Seria interessante além de darem a vossa opinião dizerem a que distrito pertencem.
Sou a favor e pertenço ao distrito do Porto

Idem...

Registado: 7/4/2007 17:13

por vg1 » 25/12/2009 20:50

Seria interessante além de darem a vossa opinião dizerem a que distrito pertencem.
Sou a favor e pertenço ao distrito do Porto

Registado: 15/6/2008 19:32

por Marco Martins » 25/12/2009 19:44

Que uma parte das conversas sobre regionalização sejam para distrair de outros problemas económicos mais graves, isso sim, acredito!

Mas ssim, sempre se poderá transparecer uma atitude de dinâmica política :), embora nada de "consistente" seja feito para além de pequenas mexidas aqui e ali...
(não digo que não sejam necessárias, mas são coisas avulso... é o mesmo que tentar recuperar e equipar tecnologicamente uma casa velha... de nada servirá toda a tecnologia se não se começar por deitar paredes abaixo e construir de novo com uma visão de um objectivo final).

Porque não começam a fazer uma regionalização por "módulos"? Primeiro uma região experimental onde se poderá dotar essa região com normas e estruturas que servirão de base às novas regiões?

Não sei até que ponto uma região poderá ser considerada com a autonomia das ilhas da Madeira e Açores. Sabem?

por LUSITO » 25/12/2009 12:15

Mais despesa pública ,mais niveis hierárquicos, mais burocracia, mais dialéctica e conflitualidade, mais demagogia , mais ineficiência e mais impostos.
Uma soma de adições explosiva.

Podem começar por descentralizar muitos mais poderes nas autarquas locais ...

Claro que não ...todo este tema ,suscitado nas presentes circunstâncias, não é mais que uma cortina de fumo para distrair do que é efectivamente essencial.

Regionalização ... NÂO

Registado: 13/2/2009 2:16

Re: 5 regiões

por EALM » 25/12/2009 12:03

AurioI Escreveu:Branc0 disse...
Ou a coisa é bem feita ou digo "não".

concordo 100%,o pior é que cá????,Humm,não sei!?

Ficam as regiões.

Como é a situação de Aveiro? O distrito fica dividido ao meio? Absurdo. A cidade tem um fluxo de pessoas e mercadorias enorme com o Norte e a cidade do Porto. A ficar em algum lado, deveria ficar na região Norte.

Será que Aveiro fica no Centro? E Águeda no Norte? Nao faz sentido separar esta área metropolitana.

Ah.. nao sei se já falaram em áreas metropolitanas.... ja percebi, estamos naquela fase de desviar as atenções de certos casos, por isso é Regionalização...

Registado: 1/5/2008 2:21

por cannot » 25/12/2009 3:19

sim ou não? hummm, talvez!

(mas que importa isso?)
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Marco Martins » 25/12/2009 1:09

Usando as bases da filosofia, deveremos tentar relativizar as coisas e olhar para algo grande como se fosse pequeno, para assim conseguir ter uma visão geral do problema e das soluções.

Assim, poderemos tentar olhar para o país como sendo uma grande "empresa" com sede em Lisboa.
Existem vantagens e desvantagens de tratar essa "empresa" como um todo, mas havendo uma descentralização poderemos ter a capacidade de decisão mais perto das várias regiões.

Ao haver a regionalização, concordo com o que foi dito:

JMLF Escreveu:Em alguns paise europeus os poucos aspectos comuns são, a gestão das linhas ferreas, autoestradas, código da estrada, constitituição, justiça, exercito, controlo de alfandegas e espaço aéreo. A partir daí cada região tem os seu ministérios e segue o seu caminho de desenvolvilemto em competencia com as outras regioes ou se quiser em colaboração.

Ou seja, teremos vantagens em ter determinados organismos centralizados para assim podermos continuar a agir com um projecto único para o país...
porém, discordo que esses organismos fiquem centralizados numa única zona do país.
Cada uma das regiões deverá ter um organismo Geral e com responsabilidades sobre o país.

(Partidarismos à parte, a bem dizer será aquilo que (mal ou bem) o Santana Lopes tentou aplicar quando foi PM... mas sem sucesso, ou por não ter sido bem compreendido ou por ter sido mal explicado!!!)

por Opcard » 25/12/2009 0:47

Sim , Não!!! não interessa.
Saber quem vai pagar , como se financiam essas regiões, quantos Albertos e Cesares vamos ter.
Quantos clubes na 1ª liga por região ,isso sim deve interessar os portugueses que pagam impostos para, os outros tanto faz.

por jlmf » 24/12/2009 11:24

Este mapa, actual ou não, é um mapa de regiões propostas, não de provincias nem de nutts.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Elias » 24/12/2009 11:22

Aurio esse mapa está desactualizado.

Actualmente Santarém pertence ao Alentejo. :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

5 regiões

por AurioI » 24/12/2009 11:14

Branc0 disse...
Ou a coisa é bem feita ou digo "não".

concordo 100%,o pior é que cá????,Humm,não sei!?

Ficam as regiões.
Anexos
mapa.jpg
mapa.jpg (22.73 KiB) Visualizado 1275 vezes

Registado: 17/3/2009 20:38

por jlmf » 24/12/2009 11:08

Branc0 Escreveu:
JLMF Escreveu:Precisamente. Trata-se de entregar o poder, e bastante mais poder, ás autarquias mas que tem de se agrupar em regiões, para poderem ser "autosuficientes" aos vários niveis, e depois cada região que se governe com os governantes que escolher.

Não me parece que é isso que querem fazer pelos contactos que tenho tido. De qualquer das formas é dar tempo ao tempo.

Não é um "sim" só porque vai haver regiões. Ou a coisa é bem feita ou digo "não".

A coisa bem feita é dar poder e autonomia a cada região e depois cada uma que mostre o que vale em condições iguais.

O que aqui se produz aqui gera riqueza.

Acabam-se os choros e as acusações de tachos em Lisboa. Mais justo que isto?

por dvck » 24/12/2009 11:04

Obviamente que não.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por Branc0 » 24/12/2009 11:00

JLMF Escreveu:Precisamente. Trata-se de entregar o poder, e bastante mais poder, ás autarquias mas que tem de se agrupar em regiões, para poderem ser "autosuficientes" aos vários niveis, e depois cada região que se governe com os governantes que escolher.

Não me parece que é isso que querem fazer pelos contactos que tenho tido. De qualquer das formas é dar tempo ao tempo.

Não é um "sim" só porque vai haver regiões. Ou a coisa é bem feita ou digo "não".
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por tugatuga11 » 24/12/2009 10:59

Definitivamente sim sim sim!

por jlmf » 24/12/2009 10:57

Precisamente. Trata-se de entregar o poder, e bastante mais poder, ás autarquias mas que tem de se agrupar em regiões, para poderem ser "autosuficientes" aos vários niveis, e depois cada região que se governe com os governantes que escolher.

AnteriorPróximo

Quem está ligado: