Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Pior da Crise ainda estará para chegar !?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bull Bull » 22/12/2009 0:28

cannot Escreveu:
Tomate_Guloso Escreveu:Não chega só um tópico de novos mínimos ?

Ele apenas transcreve os artigos, se têm outra opinião força nisso, não se acanhem, postem! Agora porquê isto, porquê aquilo, que seca! Este tópico está perfeito, tem um nome adequado, quem tenha mais de uma semana de fórum, percebe logo o que aqui vai encontrar ao fim do terceiro post.

Contribuam...

Abraço

Ele chegou a dar a sua opinião, dizendo que espera que o 2010 seja um ano pior que o 2009

Registado: 21/12/2009 18:46

O pior da crise jaa chegou:

por bboniek33 » 22/12/2009 0:15

ee nao se saber quando chegaraa o pior da crise.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Marco Martins » 22/12/2009 0:12

Espero que as pessoas comecem a fazer contas realistas e se deixem de partidarismos, independentemente de estarem ou não arrependidos em quem votaram!

As receitas fiscais diminuíram 4,5 mil milhões em relação ao ano passado!!!
Estamos com uma dívida pública de 13 mil milhões.
O euro está a começar a desvalorizar!
Qual será a dívida pública no momento de apresentação do orçamento em finais de Janeiro???

Será difícil ver que tal como os gráficos da bolsa, quando as coisas começam a ter um sentido, tendem a seguir esse mesmo sentido, seja Bull ou seja Bear?

Na minha opinião, acho que o orçamento será mais uma vez apresentado (entre vários) e sem considerar um cenário de queda, mas sim um cenário de retoma!!

E depois???? Virá novamente Sócrates "o Chorão" dizer que os outros países ainda estão em crise, não somos os piores, que os outros é que são péssimistas, bla bla bla...
não sou vidente, nem adivinho... mas tenho a certeza (à semelhança das contas de merceeiro que eles fizeram o ano passado, para tapar o sol com a peneira) que infelizmente será novamente assim!!

E depois de muito "enganarem" o Zé Povinho, ainda lhes daremos regalias vitalícias que nenhum de nós terá... carro, motorista, choruda reforma, seguranças... regalias sempre extensíveis à família é claro... :)

E o Zé Povinho sempre contente!! Sorria Zé Povinho, sorria... afinal de contas, o que mais podemos esperar deste circo que é a vida?

Ainda falam dos sentimentos dos bombistas?? Será assim tão errado tentar mudar o mundo dos grandes que se "marimbam" para o povo?!?!? Neste momento não sei o que responder!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por cannot » 21/12/2009 22:39

Tomate_Guloso Escreveu:Não chega só um tópico de novos mínimos ?

vou também contribuir para a conversa fiada, mas depois de ver tantos a criticar ou questionar a pertinência deste tópico, sou só mais um.

Deixo uma pergunta (não é para responderem). Porque não se preocupam em discutir e apresentar opiniões, em vez de apenas questionar um tópico em que alguém se dá ao trabalho de juntar artigos, com notícias alarmistas, e os coloca aqui para quem quer ler?

É que as vossas perguntas têm todas uma resposta muito simples e não fazem sentido nenhum. O que é que este tópico tem haver com o dos novos mínimos?

Eu cheguei agora de mini-férias e apenas procurava actualizar-me um pouco. Os posts do Nyk ajudaram, só foi pena ter tido que ler tanta "crítica" (nem foi bem crítica, é mais um bota abaixo) descabida.

Ele apenas transcreve os artigos, se têm outra opinião força nisso, não se acanhem, postem! Agora porquê isto, porquê aquilo, que seca! Este tópico está perfeito, tem um nome adequado, quem tenha mais de uma semana de fórum, percebe logo o que aqui vai encontrar ao fim do terceiro post.

Contribuam...

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Nyk » 21/12/2009 21:54

Receitas fiscais caem 4,5 mil milhões de euros até Novembro
As receitas fiscais do subsector Estado diminuíram em 14,2%, em Novembro, quando comparado com igual período do ano passado. Foram menos 4,5 mil milhões de euros que entraram nos cofres do Estado.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt

As receitas fiscais do subsector Estado diminuíram em 14,2%, em Novembro, quando comparado com igual período do ano passado. Foram menos 4,5 mil milhões de euros que entraram nos cofres do Estado.

As receitas fiscais totalizaram 27,48 mil milhões de euros, em Novembro, menos 14,2%, ou 4,5 mil milhões de euros, do que em igual período do ano passado, de acordo com a Execução Orçamental de Outubro, citada em comunicado pelo Ministério das Finanças.

Entre os impostos directos, o que sofreu uma quebra menor foi o IRS, cujas receitas desceram 4,6% para 7,9 mil milhões de euros.

Já o IRC registou uma descida de 24,9% para um total de 3,7 mil milhões de euros.

Nos impostos indirectos, o imposto sobre veículos (ISV) destaca-se ao observar uma redução de 25,2% para 633,7 milhões de euros, num período marcado pela quebra acentuada de vendas de automóveis.

As receitas provenientes do IVA caíram 19,4% e o imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) diminuiu 3,6% para 2,25 mil milhões de euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por jota007 » 21/12/2009 21:50

newone Escreveu:nao vos disse? quando dizem que esta tudo mau, e as noticias sao todas pessimistas, então é altura de comprarmos acçoes.
eu ja tenho as minhas. abri 2 posiçoes.

bn

Newone, bem-vindo ao clube!!

Abraço

Registado: 25/5/2009 20:57

por Ulisses Pereira » 21/12/2009 20:36

newone, não discutindo se o mercado vai subir ou não, concluir pelo dia de hoje que tinhs razão (num tópico que discute condições de longo prazo) parece-me excessivo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por artista_ » 21/12/2009 20:34

newone Escreveu:nao vos disse? quando dizem que esta tudo mau, e as noticias sao todas pessimistas, então é altura de comprarmos acçoes.

bn

Não tinhas 100% do teu capital na Soni?!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por newone » 21/12/2009 20:31

nao vos disse? quando dizem que esta tudo mau, e as noticias sao todas pessimistas, então é altura de comprarmos acçoes.

bn

Registado: 11/5/2009 10:04

por cannot » 21/12/2009 20:10

Nyk, obrigado pelo tópico ;)

abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Mascarado » 21/12/2009 17:24

ursopolar11 Escreveu:Os mercado sobem, únicamente, devido ao excesso de liquidez que existe por força das intervenções estatais.

Agora, esperem só pelo continuar do desemprego (que por exemplo em Portugal acredito que suba aos 15% em 2010), e com a necessidade de mais apoios sociais (com os estado com enormes dividas publicas), e depois falaremos.

Com todos os indicadores conhecidos de confiança e consumo a cairem, porque existe optimismo ? , de onde virá o tal falado lucro ?

Veremos.

A minha estratégia para 2010 é desvalorizações.

(para 2009 eram subidas e já vendi quase tudo)

Não concordo, os mercados sobem por vários motivos. As forças estatais ajudam a impulsionar os mercados mas sozinhos não consegueriam, acredito que em parte fosse um dos motivos principais mas não o unico.
A minha estratégia para 2010 são valorizações mas menos acentuadas que as ocorridas neste ano

Registado: 21/12/2009 13:58

por ursopolar11 » 21/12/2009 17:19

Os mercado sobem, únicamente, devido ao excesso de liquidez que existe por força das intervenções estatais.

Agora, esperem só pelo continuar do desemprego (que por exemplo em Portugal acredito que suba aos 15% em 2010), e com a necessidade de mais apoios sociais (com os estado com enormes dividas publicas), e depois falaremos.

Com todos os indicadores conhecidos de confiança e consumo a cairem, porque existe optimismo ? , de onde virá o tal falado lucro ?

Veremos.

A minha estratégia para 2010 é desvalorizações.

(para 2009 eram subidas e já vendi quase tudo)

Registado: 9/12/2009 13:04

por Nyk » 21/12/2009 16:57

Comissão Europeia decreta fim da recessão na Zona Euro

Está determinado o fim da recessão na Zona Euro com o crescimento da economia pela segunda vez consecutiva. Segundo o relatório trimestral da Comissão Europeia, hoje divulgado, o crescimento da economia na Zona Euro foi de 0,4 por cento em relação ao trimestre anterior, isto depois de cinco trimestres negativos consecutivos.

A Comissão Europeia determinou hoje o fim da recessão na Zona Euro ao divulgar o relatório trimestral que aponta para um crescimento da economia pela segunda vez consecutiva, agora de 0,4 por cento em relação ao trimestre anterior depois de cinco trimestres negativos consecutivos.
Mesmo assim o organismo de Bruxelas mantém a recomendação da necessidade de consolidação das finanças públicas portuguesas a médio prazo.

A Comissão Europeia prevê ainda que o Produto Interno Bruto dos 16 países da Zona Euro, sofra, este ano, uma contracção de 4 por cento, isto segundo as previsões do Outono, o que representa a maior quebra na produção após a II Guerra Mundial.

No relatório hoje divulgado a Comissão Europeia refere que a retoma da actividade na Zona Euro reflecte a melhoria da economia internacional, dos mercados financeiros e da confiança, apesar de as perspectivas se manterem incertas já que, escreve-se no documento, "a retoma é sustentada pelas ajudas massivas concedidas pelos Estados e os Bancos Centrais em todo o mundo.

O relatório da Comissão Europeia adianta ainda que as ajudas dos Estados e dos Bancos Centrais serão reduzidas na medida em que o sector bancário recuperar, ao mesmo tempo que mostra uma preocupação pelo crescimento, "ainda que mais moderado", do desemprego, que considera "uma fonte de inquietação social e económica".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por katanga » 21/12/2009 0:32

"O Short squeeze é uma forma de manipulação do mercado que consiste em, através de compras agressivas, obrigar quem está curto num dado activo a fechar as suas posições forçando ainda mais a subida. Um short squeeze também pode acontecer de forma natural e portanto, não ser uma forma de manipulação"

AC Blog. Foi isto que aconteceu na passada sexta-feira?

Não me parece, pois quando isto acontece o mercado sofre subidas agressivas.

Registado: 29/11/2007 4:20

por newone » 21/12/2009 0:12

JLMF Escreveu:
newone Escreveu:ainda recentemente na ligeira subida dos mercados do verao, o clima de noticias nessa altura era tudo mau. "ah e tal agosto e setembro sao os piores meses para a bolsa..."; "ah e tal um corte no preco alvo na PT..", " ah e tal o petroleo vai-se manter nos 60$ para 2010", etc etc no entando o que se observou foi voos de mercado!

depois nesta correcçao recente, o clima de noticias era tudo excelente, taxa de desemprego nos estados unidos a dar sinal de melhoras, aumentos de preços alvo (o caso da edpr foi escandaloso), noticias que os meses de dezembro e janeiro eram os melhores para a bolsa, etc e no entanto o que se observou foi uma queda ligeira de mercados.

portanto isto para mim parece que as vezes os mercados andam em contradiçao com as noticias. nao me admira nada que agora com esta vaga de mas noticias os mercados subam..

bn

Espero que aceite os meus parabens. Gostei de ler este comentário que pelo menos é uma análise pessoal e construtiva á sequencia do fluxo de noticias em relação com os momentos dos mercados.

Tenho visto criticas á razão de ser do tópico e ao autor, que ao contrario do que é aformado não são nem fundamentadas nem tolerantes, antes pelo contario e por mais que me esforce não consigo entender. Em que é que um topico destes pode lesar alguem? Nem quero acreditar que há pessoas com grau tão elevado de ingenuidade que acreditam que um tópico destes vai influenciar o mercado, mesmo que fosse essa a intenção.

Obrigado pela apreciação. Apenas constatei factos que aconteceram e que vivi. Portanto nao me admira nada que nesta proxima semana possa ja abrir uma ou duas posiçoes longas.

bn
NEW

por Supermann » 20/12/2009 23:48

PGGM Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Infelizmente a 6ªfeira deu-me razão, short-squeezee...e vai continuar a dar-me....

Esse comentário não te dá razão, dá-te é uma boa oportunidade para pensar antes de escrever certezas absolutas com arrogância. 6ª feira foi o tal «lindo short-squeeze para acontecer nos próximos dias» que anunciaste na véspera? Com um volume apenas marginalmente superior ao do dia em que afirmaste «a liquidez do mercado foi metade da média»? :roll: Pelo menos dá para ir conhecendo a credibilidade de certas pessoas...

Talvez ainda venha a haver um squeeze, resta saber se para norte ou para sul... Eu cá não sei, não sou génio dos mercados nem génio da lâmpada.

A mesma razao que o mercado lhe deu em Maio de 2008 a decretar bull por todo o lado... :roll:

Nao tenho nada contra as pessoas que erram ou deixam de errar... agora com comentarios destes a dizer "eu e que tenho razao e o mercado vaime continuar a dar..." como se em pedra estivessem escritos e que acho demais...

Registado: 18/12/2009 18:54

por jlmf » 20/12/2009 22:09

Fundamentar algo, muitas vezes uma afirmação, requer á partida vontade de esclarecer, eliminando possíveis duvidas através de elementos adicionados como justificações, documentação, motivos, razões, provas ou comprovações, raciocínios e, ou, através de uma consequente explicação, afinar e arquitectar de forma baseada e alicerçada a defesa do seu ponto de vista, ideia ou teoria, próprias e sobretudo se o exercício é objectivamente a contradição de pontos de vista, ideias ou teorias de outros, que podem ser assim contrariados, modificados ou suplantados. Neste ultimo caso, mais que no primeiro, é exigível a fundamentação guarnecida com os referidos elementos sem que não teremos fundamentação mas algo que rapidamente se pode parecer com uma critica sem valor ou demonstração de qualidades pessoais insuficientes a nível de conhecimento nos temas abordados ou no trato deficiente interpessoal ou institucional.

Em ciência e também em direito, por exemplo, a fundamentação é preocupação constante, no dia a dia deve ser igualmente quando encetamos a tarefa de contrariar alguém.

Quanto á tolerância, é isso mesmo, tolerar é antes de mais reconhecer o espaço de outrem exactamente igual ao meu, sejam quais forem as circunstancias e mesmo que me sejam contrárias, mas me respeitem, e respeitem a determinação dos pressupostos organizativos ou implementados.
Por isto não percebo como posso ser tolerante se ponho em causa o direito e a legitimidade de alguém criar um tópico neste fórum seja com que intenção for, desde que não me falte ao respeito e não quebre as regras de participação.

“No regime humano a autoridade tolera com acerto alguns males para não impedir alguns bens ou para que não se incorra em males piores”.
Esta definição que pode ser discutível será outra ideia de tolerância, distinta da que se quer numa relação directa, neste caso entre pessoas, porque neste caso não teremos referir tolerância como algo defensivo nem ofensivo mas como aceitação pura e simples não quantificável nem qualificável.

Obg.

Registado: 29/11/2007 4:15

por PGGM » 20/12/2009 21:29

AC Investor Blog Escreveu:Infelizmente a 6ªfeira deu-me razão, short-squeezee...e vai continuar a dar-me....

Esse comentário não te dá razão, dá-te é uma boa oportunidade para pensar antes de escrever certezas absolutas com arrogância. 6ª feira foi o tal «lindo short-squeeze para acontecer nos próximos dias» que anunciaste na véspera? Com um volume apenas marginalmente superior ao do dia em que afirmaste «a liquidez do mercado foi metade da média»? :roll: Pelo menos dá para ir conhecendo a credibilidade de certas pessoas...

Talvez ainda venha a haver um squeeze, resta saber se para norte ou para sul... Eu cá não sei, não sou génio dos mercados nem génio da lâmpada.

Registado: 5/11/2008 16:43

por jlmf » 20/12/2009 21:21

newone Escreveu:ainda recentemente na ligeira subida dos mercados do verao, o clima de noticias nessa altura era tudo mau. "ah e tal agosto e setembro sao os piores meses para a bolsa..."; "ah e tal um corte no preco alvo na PT..", " ah e tal o petroleo vai-se manter nos 60$ para 2010", etc etc no entando o que se observou foi voos de mercado!

depois nesta correcçao recente, o clima de noticias era tudo excelente, taxa de desemprego nos estados unidos a dar sinal de melhoras, aumentos de preços alvo (o caso da edpr foi escandaloso), noticias que os meses de dezembro e janeiro eram os melhores para a bolsa, etc e no entanto o que se observou foi uma queda ligeira de mercados.

portanto isto para mim parece que as vezes os mercados andam em contradiçao com as noticias. nao me admira nada que agora com esta vaga de mas noticias os mercados subam..

bn

Espero que aceite os meus parabens. Gostei de ler este comentário que pelo menos é uma análise pessoal e construtiva á sequencia do fluxo de noticias em relação com os momentos dos mercados.

Tenho visto criticas á razão de ser do tópico e ao autor, que ao contrario do que é aformado não são nem fundamentadas nem tolerantes, antes pelo contario e por mais que me esforce não consigo entender. Em que é que um topico destes pode lesar alguem? Nem quero acreditar que há pessoas com grau tão elevado de ingenuidade que acreditam que um tópico destes vai influenciar o mercado, mesmo que fosse essa a intenção.

por newone » 20/12/2009 20:57

ainda recentemente na ligeira subida dos mercados do verao, o clima de noticias nessa altura era tudo mau. "ah e tal agosto e setembro sao os piores meses para a bolsa..."; "ah e tal um corte no preco alvo na PT..", " ah e tal o petroleo vai-se manter nos 60$ para 2010", etc etc no entando o que se observou foi voos de mercado!

bn

por AC Investor Blog » 20/12/2009 20:16

Ulisses Pereira Escreveu:Para todos os que criticaram a abertura deste tópico:

Uma das características do Caldeirão é a tolerância. Quem não aceita tópicos com opiniões contrárias às suas e começa logo a acusar de tentativa de manipulação, deve escolher outro fórum.

É Natal e eu devia ter mais paciência? Wrong! É Natal e quem não quer estar num espírito de tolerância viaje para outro fórum. No Caldeirão não são bem vindos.

UM abraço,
Ulisses

Ulisses, estás-te a referir a mim ? Eu fundamento a critica....e sou tolerante. Gostaria de frizar o seguinte e penso o Nyv vai-me entender. O tópico é de dupla interpretação, informar os menos informados que ainda existem muitas más noticias assolar a economia, e pode ter também outra interpretação, que é o alarme. Sinceramente não sei, daí que tenha criticado apenas a reprodução das noticias, não criticando directamente a postura do Nyv. Como a minha base de trading , baseia-se em muito na análise técnica e fundamental, vir referir factos pontuais, não é muito relevante. Por exemplo, 140 bancos que fecharam nos states, é um bom sinal, sinal que finalmente os reguladores estão a funcionar e certamente algo como o que aconteceu em 2008 difcilmente acontecerá. São apenas opiniões.....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por DC89 » 20/12/2009 20:15

Bom topico...
Ha uma coisa que não entendo muito bem porque algumas pessoas simplesmente não ignoram o que não lhes agrada. Penso que o desprezo é a melhor coisa a fazer nesses casos.

Mas como uma vez ja tinha lido um dos administradores referir é bastante facil de verificar que estas confusões acontecem mais frequentemente quando os mercados "mergulham"...

:twisted: :mrgreen:

Cumprimentos
Sect
Editado pela última vez por Visitante em 20/12/2009 20:21, num total de 1 vez.

Registado: 26/12/2007 15:50

por Ulisses Pereira » 20/12/2009 20:14

Para todos os que criticaram a abertura deste tópico:

Uma das características do Caldeirão é a tolerância. Quem não aceita tópicos com opiniões contrárias às suas e começa logo a acusar de tentativa de manipulação, deve escolher outro fórum.

É Natal e eu devia ter mais paciência? Wrong! É Natal e quem não quer estar num espírito de tolerância viaje para outro fórum. No Caldeirão não são bem vindos.

UM abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AC Investor Blog » 20/12/2009 20:12

PGGM Escreveu:E certamente que acho muito mais interessante ler posts fundamentados deste género do que posts "achistas" subjectivos por ex. como este de dia 17 que cito mais abaixo, com dados que, pelas minhas fontes, nem sequer são rigorosos.

AC Investor Blog Escreveu:Salvo raras excepções, como é o caso do Citigroup, a liquidez do mercado foi metade da média. Acho q temos aqui um lindo short-squeeze para acontecer nos próximos dias......

Infelizmente a 6ªfeira deu-me razão, short-squeezee...e vai continuar a dar-me....caros amigos aprendam algumas lições de 2003, em que o pessimismo enterrou muitos curtos....Eu tenho até uma certa simpatia pelo "Nvk", mas achei que o tópico não é muito apropriado, pois pode ter dupla interpretação, os exemplos expostos não devem ser generalizados. Os dados macro-económicos são claramente favoráveis ao Bull.....
Editado pela última vez por AC Investor Blog em 20/12/2009 20:14, num total de 1 vez.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por jlmf » 20/12/2009 20:04

Tomate_Guloso Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Nyk, importas-te de explicar qual é o propósito deste tópico ?

O propósito é mais do que óbvio: O Nyk deseja que os mercados caiam para que possa entrar mais barato. Mais um de muitos.

Afinal era clara a intenção da critica. Cega. Intolerante. Fundamentalista. Fechada. Destrutiva. Arrogante.
Como é que alguem pode afirmar que é óbvia a intenção de outro e com isto insinuar que a conhece melhor que o próprio?
Como é que alguem pode saber melhor que o proprio quais os seus desejos?
O próprio já esclareceu, se bem que a isso não fosse obrigado, mesmo considerando as regras elementares indispensáveis num debate saudavel, quais os seus propósitos, porque é que se aplicam a tanta mesquinhez, critica destrutiva, gratuita, e arrogante, sim porque alguem que se julga dono da verdade ao ponto de querer justificar com mais certitude a razão de ser de um comportamento, que o próprio, só pode se considerado no minimo arrogante, para não me alongar nas considerações.
Será que o que afirmam ser obvio pode ser comprovado? Se não pose se-lo sólidamente, como pode ser óbvio? Contradição e falta de credibilidade.

E, se o desejo fosse mesmo "que os mercados caiam para entrar mais barato"? Se cairem não podemos todos entrar mais barato? E até ganhar com a descida? O que é que impede alguem de o fazer? Ou só aqueles que o desejaram o podem? E é porque se abre um tópico e eventualmente se deseja que os mercados caiam que eles vão caír? Aqui tenho vontade de repetir uma frase recentemente dirigida pelo nosso PM socialista ao não menos ilustre secretário geral de um partido da oposição no parlamento.

Apre.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], herminioayres, Jonas74, latbal, macau5m, marketisnotefficient e 145 visitantes