Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cimpor - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

CSN lança OPA de 3,86 mil milhões sobre a Cimpor

por MercúrioH » 18/12/2009 12:18

Nuno Carregueiro
nc@negocios.pt
Susana Domingos
sdomingos@negocios.pt

A empresa brasileira Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou hoje o lançamento de uma oferta pública de aquisição geral sobre a totalidade do capital da Cimpor, oferecendo 5,75 euros por cada acção. O prémio é de 5% e avalia a Cimpor em 3,86 mil milhões de euros.

De acordo com o anúncio do lançamento da oferta, geral e voluntária, a CSN pretende comprar a totalidade do capital da cimenteira portuguesa, que é composto por 672 milhões de acções.

A oferta fica assim avaliada em 3,864 mil milhões de euros, o que representa um prémio de 5% face à cotação de fecho de ontem da Cimpor (5,465 euros). As acções estão suspensas em bolsa e regressam à negociação às 10h00.

Segundo o anúncio preliminar, a aquisição fica subordinada à compra, por parte da empresa brasileira, de um mínimo de 50% do capital da empresa portuguesa.

Os sete maiores accionistas na Cimpor, com posições no capital da empresa acima de 4%, controlam 81,2% da cimenteira. A Teixeira Duarte controla 22,9% da cimenteira, seguida da Lafarge que detém 17% e do empresário Manuel Fino, que detém uma posição de 10,7%. A Caixa Geral de Depósitos tem ainda 9,6% da Cimpor, depois de adquirir a posição de Manuel Fino.

Depois de vários meses de uma aparente acalmia na liderança da Cimpor, o conselho de administração da cimenteira decidiu, no início deste mês, afastar Jorge Salavessa da presidência-executiva, que foi substituído no cargo por Ricardo Bayão Horta. A mudança reabriu a guerra antiga entre os maiores accionistas

Internacionalização

A CSN, na mesma fonte, adianta que o objectivo desta operação “insere-se na estratégia de diversificação e internacionalização dos negócios da CSN”, sendo que “a aquisição do controlo da Cimpor permitirá o acesso a mercados já consolidados e a novos mercados com elevado potencial de crescimento”.

A Cimpor está presente no Brasil há vários anos, onde controla diversas fábricas, marcando ainda presença noutros países da América Latina, África e Ásia.

A CSN espera “trabalhar em conjunto com a actual administração da Cimpor, de modo a alcançar o sucesso da operação com vantagens para os dois grupos empresariais”, pelo que “pretende-se pois continuar e desenvolver a actividade da Cimpor, da Oferente e das sociedades que com elas se encontram em relação de domínio ou de grupo”.

A CSN está cotada na bolsa brasileira e em Nova Iorque.

O BESI é o banco intermediário financeiro representante da oferente e encarregado da assistência à oferta.
Se o seu problema tem solução então não há com que se preocupar.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.

Registado: 29/11/2007 10:29

por Primvs » 18/12/2009 12:17

rickypinto Escreveu:E digo que a opção é de cada um...não podem estar à espera que alguém tenha o onús da decisão por vocês.

Julgo ter sido claro no que escrevi. Não pedi a ninguém que tomasse a decisão por mim, nem eu o quereria.

Ao longo dos últimos anos têm sido lançadas OPAs sobre outras empresas cotadas e certamente essas OPAs tiveram uma repercussão sobre a sua cotação.

A minha pergunta era sobre se, o que está a passar-se com a Cimpor hoje, e analisando casos semelhantes, pode ser encarada como uma reacção momentânea à OPA, ou se em OPAs anteriores este tipo de reacção mostrou ser sustentada.

Julgo que este fórum serve também para instruir e ensinar os que entram no mundo da bolsa. Ou estarei engando? Será só para quem já tudo sabe?

Cumprimentos.

ricky

Não coloquei o post em resposta a si, mas para o geral face ao posts colocados.

Já aconteceu de tudo no que toca a OPA´s. Preços no mercado abaixo do preço da OPA e acima do preço da OPA.

É uma questão de perspectiva e expectativa. E a soma de todas as acções todas pelos intervinientes no mercado (oferta vs procura e comprador vs vendedor) é o que vai resultar.

Aparentemente, nesta situação o mercado o mercado entende que o preço é baixo e que poderá houver novas ofertas e novos oferentes.Pode não haver e a cotação depois ajustar. Como pode haver e a cotação ainda subir mais.

Não há situações iguais.Há cenários e os cenários podem acontecer ou não acontecer.Porque em matéria de OPA´s, já aconteceu tudo (e até pode até acontecer algo que nunca tinha acontecido).
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por pmpcpinto » 18/12/2009 12:11

Também não tenho, mas julgo que é uma excelente oportunidade para pessoas, como eu, que pouco percebem destes assuntos, aprenderem muito como funcionam estas coias, com o que se está a passar.

Dai as perguntas que fiz.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por jlmf » 18/12/2009 12:10

helderjsm Escreveu:Isto de informação privilegiada é uma maravilha. Se repararmos no gráfico da Cimpor os últimos dias já adivinhavam que vinha aí coisa.

Ou acham que era um movimento normal de mercado?

Cumprimentos.

Penso que foi um movimento normal, depois das visitas que foram feitas a semana passada de representantes de duas empresas das quais uma, pelo menos confirmou interesse.

Os volumes em média comparativa dentro do indice estavam altos há 9 dias, chegando a mais de 5%, saíu a recomendação da CX BI, etc.

Aqui vai uma opinião, eu pessoalmente tive de vender, já tinha superado em muito o meu objectivo:

"Preço da OPA à Cimpor é demasiado baixo e abre portas a ofertas concorrentes"

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=401305

Registado: 29/11/2007 4:15

por carf2007 » 18/12/2009 12:09

Não tenho cimpor, mas se tivesse talvez colocasse uma ordem stop loss ligeiramente abaixo, talvez nos 6,00€ e ia actualizando à medida que fosse subindo.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por rickypinto » 18/12/2009 12:05

E digo que a opção é de cada um...não podem estar à espera que alguém tenha o onús da decisão por vocês. [quote]

Julgo ter sido claro no que escrevi. Não pedi a ninguém que tomasse a decisão por mim, nem eu o quereria.

Ao longo dos últimos anos têm sido lançadas OPAs sobre outras empresas cotadas e certamente essas OPAs tiveram uma repercussão sobre a sua cotação.

A minha pergunta era sobre se, o que está a passar-se com a Cimpor hoje, e analisando casos semelhantes, pode ser encarada como uma reacção momentânea à OPA, ou se em OPAs anteriores este tipo de reacção mostrou ser sustentada.

Julgo que este fórum serve também para instruir e ensinar os que entram no mundo da bolsa. Ou estarei engando? Será só para quem já tudo sabe?

Cumprimentos.

ricky

Registado: 31/8/2009 18:01

Só uma ajuda

por Primvs » 18/12/2009 11:50

Tenho visto comentário de pessoas menos experientes nesta "coisa" da Bolsa sobre o que fazer agora.

E digo que a opção é de cada um...não podem estar à espera que alguém tenha o onús da decisão por vocês.

Mas em que é que devem pensar?Devem tentar responder a algumas questões

Será que a CSN vai aumentar o preço da OPA além dos 5,75€?Será que a Teixeira Duarte quer vender? E a Lafarge,Manuel Fino e a CGD?O que querem fazer?Vendem,não vendem, lançam contra-OPA?

Acham que podem obter um preço melhor daqui a uns tempos do que actualmente?É posição de curto,medio ou longo prazo?

Qual é a estratégia de investimento?Precisam do dinheiro?

Quando responderem a estas questões (para já não me lembro de mais nenhuma), vão achar a resposta para o que devem fazer
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por helderjsm » 18/12/2009 11:48

Isto de informação privilegiada é uma maravilha. Se repararmos no gráfico da Cimpor os últimos dias já adivinhavam que vinha aí coisa.

Ou acham que era um movimento normal de mercado?

Cumprimentos.

Registado: 23/10/2009 8:52

por pmpcpinto » 18/12/2009 11:43

Caso a OPA seja aceite, poderá ter influência nas cotadas que estão directamente ou indirectamente ligadas à Cimpor?

Estou-me a lembrar da TD e da SC (via Manuel Fino).

E ainda na Semapa, visto que está na mesma área de negócios.

pedro

por rickypinto » 18/12/2009 11:39

Bom dia a todos!

Sou novato na bolsa mas acompanho este fórum há já muitos meses. Há cerca de 3 semanas comprei cimpor a 5,16, porque a vi aproximar da resitência dos 5,10 descrita pelo Ulisses e achei que seria uma boa oportunidade.

Hoje deparo-me com esta situação e não sei se venda ou mantenha. O lucro é já bastante significativo, mas não tenho experiência para dizer se subirá mais ainda ou se voltará a descer brevemente.

Não peço previsões, mas provavelmente alguém saberá dizer-me o que aconteceu quando se realizaram OPAs semelhantes sobre outras cotadas.

Muito obrigado a todos e bons negócios.

ricky

Registado: 31/8/2009 18:01

por Elias » 18/12/2009 11:37

Batistock Escreveu:A oferta é a 5,75!! estando o valor do titulo neste momento acima desse valor a mim parece me que a tendencia é para baixar... certo?

Normalmente quando há uma OPA acontece uma de duas coisas:

- as acções estabilizam a um preço inferior ao da OPA e isso significa que o mercado não acredita que a OPA se concretize

- as acções mantêm-se a um preço superior e isso significa que o mercado acredita que a OPA se conretiza e, possivelmente, que a entidade opante aumentará o preço.

Creio que estamos perante a segunda hipótese, de qualquer forma o potencial de subida é agora mais limitado, em minha opinião.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Batmax » 18/12/2009 11:35

+1 ;) 5.03 out 5.29
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

Re: Brasileira Camargo Corrêa confirma interesse na Cimpor

por Luka! » 18/12/2009 11:31

luka Escreveu:
Batmax Escreveu:Boas

Mais um update sobre este assunto pelos vistos parece que se ve algo, mas para ser adquirida tem de fazer OPA ?

Brasileira Camargo Corrêa confirma interesse na Cimpor
O grupo brasileiro Camargo Corrêa afirma que está interessado em entrar em Portugal e confirma o interesse na cimenteira Cimpor.
Anabela Campos (www.expresso.pt)
10:04 Sábado, 5 de Dez de 2009

"A Camargo Corrêa Cimentos confirma que vem olhando com atenção o mercado português para o crescimento do Grupo, considerado de muito potencial pela Organização. A companhia avalia a Cimpor como uma óptima empresa no sector de cimentos", disse ao Expresso a empresa.

Um banco de investimento esteve em Portugal, em nome da Carmargo Corrêa, um dos grandes conglemarados brasileiros, para avaliar o interesse de alguns dos accionistas da Cimpor em vender as suas participações na maior cimenteira portuguesa. A informação foi confirmada pelo Expresso junto de fontes da Teixeira Duarte, Investifino e Caixa Geral de Depósitos, três dos maiores accionistas da Cimpor.

Este grupo brasileiro salienta, todavia, que "nenhum executivo do Grupo Camargo Corrêa esteve recentemente em Portugal para tratar do assunto".
Mais gente na corrida?

A Camargo Corrêa não está aparentemente sozinha na corrida à Cimpor. O Expresso apurou junto de fontes dos três referidos accionistas - Teixeira Duarte, Investifino e CGD - que a Votorantim, outro grande conglomerado brasileiro com empresas no sector do cimento, teve em Portugal um banco de investimento a averiguar do interesse de alguns accionistas em desfazer-se de participações na Cimpor.

Contactada pelo Expresso, a Votorantim nega, no entanto, qualquer interesse em comprar o grupo Cimpor, e afirma que não há qualquer negociação em curso nesse sentido.

Fonte :
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stori ... ies/551378

Tomada de posiçao na CIMPOR por 2 motivos>>
1) O interesse (agora confirmado) de um novo grupo estrangeiro é sempre um factor positivo... (e ainda agora começaram as noticias...)
2) A Zona entre os 5,0 e os 5,10€ é um suporte natural da CPR... que num dia de quedas esta a reagir bem...

Foi apenas para informar este "BUY POINT"
(mais logo com mais tempo faço um post mais completo sobre os fundamentais ...)

:wink:

:wink: :wink:

FECHO DO TRADE
ENTRADA no "BUY POINT" >>>5.03
SAIDA TOTAL da CIMPOR nos 6.30€
CERCA DE +25%
Anexos
Contrarian.png
Contrarian.png (3.87 KiB) Visualizado 7235 vezes
Editado pela última vez por Luka! em 18/12/2009 11:38, num total de 1 vez.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

E agora a Lafarge?

por pullcall » 18/12/2009 11:24

Batistock Escreveu:Será que alguem mais experiente pode fazer aqui um resumo doque poderá acontecer daqui para a frente?!?! Será boa altura para vender? É provavel que possa subir mais? A oferta é a 5,75!! estando o valor do titulo neste momento acima desse valor a mim parece me que a tendencia é para baixar... certo?

Será que o mercado aguarda a resposta da LAFARGE?

O preço para mim será os 7,50.

Caro Ullisses sómente um prognóstico.

Mas a Lafarge nem se mexe no CAC. Assim, foi a mneira de comprar Lafarge.

Registado: 2/12/2009 16:02

por Batistock » 18/12/2009 11:19

Será que alguem mais experiente pode fazer aqui um resumo doque poderá acontecer daqui para a frente?!?! Será boa altura para vender? É provavel que possa subir mais? A oferta é a 5,75!! estando o valor do titulo neste momento acima desse valor a mim parece me que a tendencia é para baixar... certo?
<i>"if you really want something in this life, you have to work for it. Now quiet! They're about to announce the lottery numbers"</i>

by Homer Simpson

Registado: 25/5/2009 15:17

por pmpcpinto » 18/12/2009 10:47

Vou tentar explicar-me melhor.

A minha dúvida é se comprando acima do valor de oferta, os risco não serão muito elevados.

Talvez esteja a pensar mal, mas só pensaria comprar acima do valor oferecido, caso pretendesse ficar com elas.

Pedro

por Elias » 18/12/2009 10:41

pmpcpinto Escreveu:Uma pergunta básica, vale a pena comprar acima do valor oeferecido (5,75)?

Pedro

Isso depende das tuas expectativas.

por pmpcpinto » 18/12/2009 10:40

Uma pergunta básica, vale a pena comprar acima do valor oeferecido (5,75)?

Pedro

por fenrir » 18/12/2009 10:27

Bolas, esta noticia estragou o meu plano de trading :mrgreen:

Esta situação é nova para mim...
E agora? Espera-se serenamente?

Registado: 21/11/2008 15:40

por jlmf » 18/12/2009 10:14

“A Oferta Pública da CSN é não solicitada, mas não é hostil. Estamos abertos a trabalhar com os accionistas que quiserem ficar conosco na empresa”, disse o porta-voz da empresa brasileira ao Económico.

Registado: 29/11/2007 4:15

por FHSMONTEIRO » 18/12/2009 10:04

E veio aos 5,91 para os mais distraidos entrarem :lol:

Registado: 29/11/2007 2:47

por Elias » 18/12/2009 10:01

Abriu a 6 euros.

por Viegaspinto » 18/12/2009 9:36

Vamos a ver quem têm mais a ganhar com a OPA.
Pelos menos algumas acções vão subir...
Anexos
XPQej8wXX2705ZAX6gkNRyMZKU.jpg
XPQej8wXX2705ZAX6gkNRyMZKU.jpg (20.07 KiB) Visualizado 7209 vezes

Registado: 6/1/2006 1:17

A negociação está suspensa.

por johncq » 18/12/2009 9:31

O preço no leilão encontra-se próximo dos 5,53. O mercado parece não estar a atribuir uma grande probabilidade de ocorrer este evento.

Registado: 29/11/2007 4:32

por Zeb_PT » 18/12/2009 8:54

18/12/2009

07:49 | ANÚNCIO PRELIMINAR
Oferta pública geral de aquisição sobre as acções representativas do capital social da CIMPOR, SGPS, SA a lançar pela Companhia Siderúrgica Nacional

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd15979.pdf

Pelos vistos o valor a da oferta da OPA será de 5,75€.

Comentários já que estou dentro.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 149 visitantes