Tremor de terra
Ao largo de Sagres as profundezas no mar mexem e é algo complexo que não podemos controlar... nem tão pouco imaginar ou antecipar!
Tinha-me deitado à instantes e foi algo que nada esperava naquele momento. Aqui no Ribatejo senti a cama a abanar e é uma sensação imensamente estranha ainda mais porque no meu quarto tenho imensas navalhas expostas, medalhas, emblemas, livros e outro tipo de objectos que facilmente mexem. Os móveis! assim que senti aquilo, à velocidade da luz vesti o sobretudo e saí porta fora alertando os demais cá prá a rua até a coisa se amenizar.
Depois... depois a confiança é algo que demora a estabelecer-se e posso dizer que entrei em casa, mas foi mais uma noite que não dormi tranquilo...
Pensar sériamente em uma casa de madeira! quem ganha poderão ser as empresas de madeira pré-fabricadas. Good idea!
Aqui na minha terra, em 1 Novembro de 1909 precisamente há 100 anos atrás houve um sismo de magnitude 7 que durou mais tempo (dizem os antigos) e a igreja foi o único edificio que prevaleceu, tudo o resto ruiu, tudo por durar mais tempo. Espero que o Socrates nunca tenha que dizer: "imaginem estarem num parque campismo" - como a categoria do Sr. Berlusconi proferiu. Haja perdão neste Natal!
Tinha-me deitado à instantes e foi algo que nada esperava naquele momento. Aqui no Ribatejo senti a cama a abanar e é uma sensação imensamente estranha ainda mais porque no meu quarto tenho imensas navalhas expostas, medalhas, emblemas, livros e outro tipo de objectos que facilmente mexem. Os móveis! assim que senti aquilo, à velocidade da luz vesti o sobretudo e saí porta fora alertando os demais cá prá a rua até a coisa se amenizar.
Depois... depois a confiança é algo que demora a estabelecer-se e posso dizer que entrei em casa, mas foi mais uma noite que não dormi tranquilo...
Pensar sériamente em uma casa de madeira! quem ganha poderão ser as empresas de madeira pré-fabricadas. Good idea!
Aqui na minha terra, em 1 Novembro de 1909 precisamente há 100 anos atrás houve um sismo de magnitude 7 que durou mais tempo (dizem os antigos) e a igreja foi o único edificio que prevaleceu, tudo o resto ruiu, tudo por durar mais tempo. Espero que o Socrates nunca tenha que dizer: "imaginem estarem num parque campismo" - como a categoria do Sr. Berlusconi proferiu. Haja perdão neste Natal!
O pior é que provavelmente não estamos preparados para um grande sismo como o de 1755, principalmente a baixa pombalina.
Já se devia ter legislado a sério sobre a matéria, dado que estamos numa zona crítica.
Salvo o erro, o único edifício em Lisboa que tem um isolamento de base que protege a estrutura da acção dos sismos é o Hopital da luz.
Pedro
Já se devia ter legislado a sério sobre a matéria, dado que estamos numa zona crítica.
Salvo o erro, o único edifício em Lisboa que tem um isolamento de base que protege a estrutura da acção dos sismos é o Hopital da luz.
Pedro
A terra acabou de tremer nos Açores, com magnitude 5,4! Foi às 14h55m
http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/ ... 09qhay.php
Magnitude 5.4 - AZORES ISLANDS REGION
2009 December 17 14:55:38 UTC
Versión en Español
DetailsMapsScientific & Technical
Earthquake Details
Magnitude 5.4
Date-Time Thursday, December 17, 2009 at 14:55:38 UTC
Thursday, December 17, 2009 at 12:55:38 PM at epicenter
Time of Earthquake in other Time Zones
Location 42.500°N, 30.439°W
Depth 10 km (6.2 miles) set by location program
Region AZORES ISLANDS REGION
Distances 340 km (210 miles) N of Santa Cruz das Flores, Azores, Portugal
465 km (290 miles) NNW of Horta, Azores, Portugal
690 km (430 miles) NW of Ponta Delgada, Azores, Portugal
1845 km (1150 miles) WNW of LISBON, Portugal
Location Uncertainty horizontal +/- 9.6 km (6.0 miles); depth fixed by location program
Parameters NST=156, Nph=157, Dmin=673.5 km, Rmss=0.66 sec, Gp= 58°,
M-type=body wave magnitude (Mb), Version=6
Source USGS NEIC (WDCS-D)
Event ID us2009qhay
This event has been reviewed by a seismologist.
Did you feel it? Report shaking and damage at your location. You can also view a map displaying accumulated data from your report and others.
http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/ ... 09qhay.php
- Registado: 5/11/2002 12:21
Dois rapazes verdadeiramente assustados...
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/V5aYfA4txdA&hl=pt_BR&fs=1&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/V5aYfA4txdA&hl=pt_BR&fs=1&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/V5aYfA4txdA&hl=pt_BR&fs=1&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/V5aYfA4txdA&hl=pt_BR&fs=1&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
ursopolar11 Escreveu:Estou em Lisboa e senti e bem.
Deu para fazer alguma ideia do que poderá ser um sismo maior pela ansiedade que isto provoca.
Não esquecer que quase sempre por esta altura acontece uma catastrofe no mundo.
E Pelo que sei, a origem foipróxima do de 1755, onde se encontra uma importante falha.
Mas também é certo que têm havido libertações ao longo dos últimos anos nessa zona o que faz com que possamos estar um pouco mais descansados.
- Registado: 24/7/2009 12:13
SMALL1969 Escreveu:Estranhei a minha namorada ter-me agradecido tanto. Disse-me que sentiu a Terra mexer.
Agora sei que tive ajuda
lol...espetaculo

A iniciar me...
http://atletismovalejas.blogspot.pt/
http://atletismovalejas.blogspot.pt/
- Registado: 30/6/2008 12:25
Sismo desta madrugada foi o maior em 40 anos
O Instituto de Meteorologia (IM) registou 16 réplicas do sismo verificado às 01:37 desta madrugada e considera que este foi o "maior registado desde 1969", disse hoje à Lusa o presidente daquele organismo.
De acordo com o responsável do IM, Adérito Serrão, "o sismo desta madrugada é o maior registado desde 1969", a cerca de 100 quilómetros do Cabo de São Vicente, no Algarve, mas "sem problemas a registar", reforçou.
O sismo que ocorreu no Oceano Atlântico, a cerca de 30 quilómetros de profundidade, teve a magnitude de 6.0 na escala de escala de Richter e registou uma intensidade de 5.0, na escala de Mercalli, "foi um sismo de forte intensidade, mas não causou estragos e não danificou estruturas", precisou aquele responsável.
O responsável afirmou ainda que o "sismo foi sentido em Lisboa, em muitos locais sobretudo nos lugares de maior elevação", bem como "ao longo de toda a costa algarvia".
"Não existem vítimas a registar", foi apenas um sismo "sentido com alguma intensidade, em bastantes locais pelas populações", explicou Adérito Serrão à agência Lusa junto ao Centro Operacional de Sismologia, em Lisboa.
O sismólogo Fernando Carrilho afirmou, por seu lado, que as "réplicas são normais" e que "tendem a diminuir quer em intensidade, quer em intervalos de tempo".
O sismo foi registado pela rede de 40 equipamentos distribuídos por todo o território nacional, e teve uma "duração aproximada de três minutos", concluiu o sismólogo.
In BPIOnline.pt
De acordo com o responsável do IM, Adérito Serrão, "o sismo desta madrugada é o maior registado desde 1969", a cerca de 100 quilómetros do Cabo de São Vicente, no Algarve, mas "sem problemas a registar", reforçou.
O sismo que ocorreu no Oceano Atlântico, a cerca de 30 quilómetros de profundidade, teve a magnitude de 6.0 na escala de escala de Richter e registou uma intensidade de 5.0, na escala de Mercalli, "foi um sismo de forte intensidade, mas não causou estragos e não danificou estruturas", precisou aquele responsável.
O responsável afirmou ainda que o "sismo foi sentido em Lisboa, em muitos locais sobretudo nos lugares de maior elevação", bem como "ao longo de toda a costa algarvia".
"Não existem vítimas a registar", foi apenas um sismo "sentido com alguma intensidade, em bastantes locais pelas populações", explicou Adérito Serrão à agência Lusa junto ao Centro Operacional de Sismologia, em Lisboa.
O sismólogo Fernando Carrilho afirmou, por seu lado, que as "réplicas são normais" e que "tendem a diminuir quer em intensidade, quer em intervalos de tempo".
O sismo foi registado pela rede de 40 equipamentos distribuídos por todo o território nacional, e teve uma "duração aproximada de três minutos", concluiu o sismólogo.
In BPIOnline.pt
Estou em Lisboa e senti e bem.
Deu para fazer alguma ideia do que poderá ser um sismo maior pela ansiedade que isto provoca.
E Pelo que sei, a origem foipróxima do de 1755, onde se encontra uma importante falha.
- Registado: 9/12/2009 13:04
smiile Escreveu:«O Talmud ensina-nos que uma das causas dos sismos é a homossexualidade que foi legitimada pelo nosso parlamento», disse Shlomo Benizri, um dos 12 deputados do partido Shass.
O Knesset legalizou a homossexualidade em 1988 e nos anos seguintes diversas leis passaram a reconhecer os direitos dos homossexuais.
“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.”
by Albert Einstein
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
smiile Escreveu:Sismo de magnitude 6, o mais forte dos ultimos 40 anos faz tremer Portugal no mesmo dia em que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é aprovado pelo Governo......coincidencia...
«Os homossexuais são responsáveis pela onda de sismos que atingiu Israel nos últimos meses, porque Deus advertiu que não se deve «menear» os genitais indevidamente, disse esta quarta-feira no Knesset (Parlamento) um deputado israelita ortodoxo. Segundo a edição online do jornal russo Pravda, para justificar a sua teoria o deputado baseou-se no Talmud (livro sagrado da religião judaica).
«O Talmud ensina-nos que uma das causas dos sismos é a homossexualidade que foi legitimada pelo nosso parlamento», disse Shlomo Benizri, um dos 12 deputados do partido Shass.
O Knesset legalizou a homossexualidade em 1988 e nos anos seguintes diversas leis passaram a reconhecer os direitos dos homossexuais.
«Deus disse que sacudiria o mundo para despertar-vos se menearem os vossos genitais onde não tenham que fazê-lo», afirmou Benizri numa comissão parlamentar que estuda medidas para proteger o país dos sismos.
Segundo Benizri, em vez de implementar medidas tardias para combater os movimentos das placas tectónicas, seria necessário «preveni-los, eliminando as causas». No mês passado, outro deputado do Shas, Nissim Ze¿ev, descreveu os gays como «aqueles que destroem o mundo hebreu».
Fonte: Portugal Diário
Space Migration, Intelligence Increase, Life Extension. The Next Stage of Evolution.
comentário
Estou em Vila Novs de Gaia...e por momentos pensei que estava em Ponta Delgada onde já vivi.
Senti durante 10 segundos abanões signicativos que faziam a casa dançar.
Em 1969, então em Mafra, o sismo pareceu-me uma enorme cavalgada e foi mais aterrador.
Desta vez não notei qualquer ruído, mas foram movimentos amplos.
Nos Açores senti frequentes vezes movimentos semelhantes.
É a natureza que nós homens, julgamos domar.
cumps
Senti durante 10 segundos abanões signicativos que faziam a casa dançar.
Em 1969, então em Mafra, o sismo pareceu-me uma enorme cavalgada e foi mais aterrador.
Desta vez não notei qualquer ruído, mas foram movimentos amplos.
Nos Açores senti frequentes vezes movimentos semelhantes.
É a natureza que nós homens, julgamos domar.
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
helderjsm Escreveu:tugatuga11 Escreveu:Aqui no granito do Porto nada senti!
Sou da Maia e acordei com o tremor. Ainda fiquei na dúvida se tinha sido algum camião a passar. Mas não me lembro de ouvir nada a passar aquela hora :S (mas tal como já disse só acordei com o tremor. No entanto foi uma coisa de 1 segundo. Nem senti as réplicas...
Acho que, tirando os aparelhos, ninguém sentiu réplicas

tugatuga11 Escreveu:Aqui no granito do Porto nada senti!
Sou da Maia e acordei com o tremor. Ainda fiquei na dúvida se tinha sido algum camião a passar. Mas não me lembro de ouvir nada a passar aquela hora :S (mas tal como já disse só acordei com o tremor. No entanto foi uma coisa de 1 segundo. Nem senti as réplicas...
InversuS Escreveu:Boas...
Estou em Coimbra e não senti nada...
Gastava de ter admirado, por pouco que seja, a força da natureza...
É uma sensação muito, muito estranha.
Eu lembro-me que no último sismo que senti aqui em Lx (1, 2 anos?) eu estava no escritório e 3 ou 4 segundos antes do abalo senti um vazio de som. Parecia que o som me queria engolir. Foi demasiadamente estranho. Não consegui interpretar esse sinal.
Depois veio o sismo e fiquei sem reacção, apenas olhei pela janela e vi os cabos a abanar e vi também o monitor do meu computador a abanar ligeiramente.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Feedfetcher, iniciado1, latbal, marketisnotefficient, rg7803, simvale e 199 visitantes