[off-topic] - Rotundas
11 mensagens
|Página 1 de 1
arnie Escreveu:Sargotronss Escreveu:Tipo a famosa rotunda centrifuga da Quinta do Marques, Oeiras.
Desconheço esse tipo de rotunda![]()
Também desconhecia, mas pela imagem dá para perceber que é muito mais eficiente do que a generalidade das rotundas. Obriga a que os que circulem pela direita tenham obrigatoriamente de sair na próxima saída, tendo os restantes de circular numa das outras duas vias de circulação.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos
- Registado: 5/12/2007 22:29
O problema é que quem vai por dentro e bate naquele que vem erradamente no que vem por fora, então o culpado será o que saiu da sua faixa de rodagem.
O ideal seria colocarem um tracejado para obrigar as pessoas a sairem na saída se seguinte, como no exemplo:
O ideal seria colocarem um tracejado para obrigar as pessoas a sairem na saída se seguinte, como no exemplo:
- Anexos
-
- rotunda_tracejada.bmp (434.68 KiB) Visualizado 1140 vezes
- Registado: 7/4/2007 17:13
Re: [off-topic] - Rotundas
arnie Escreveu:Deixo aqui um artido de 4 paginas, que saiu na revista do ACP de Setembro deste ano onde se fala da circulação rodoviaria nas rotundas.
Pessoalmente acho que as rotundas são uma maneira muito practica de evitar alguns congestionamentos que os semáforos por vezes provocam mas até tremo quando tenho que entrar numa onde existe mais de 1 faixa.
Aqui, rotundas com mais de 1 faixa já deveriam ser substituidas por semáforos
- Anexos
-
- co.PNG (214.12 KiB) Visualizado 1152 vezes
- Registado: 29/11/2007 2:05
Também não vi os links, porque o tempo disponível para dar passar pelo fórum é um pouco limitado, mas concordo com a opinião de que quem está na faixa de fora e não saí tem que dar prioridade a quem vem de dentro. As faixas de fora são em primeiro lugar para sair.
Quanto ao facto das rotundas com mais do que uma faixa, como diz o Arnie, deverem dar lugar a semáforos pela eventual dificuldade sentida em circular nelas, então que dizer a rotundas com semáforas, com mais do que duas fixas como a Marquês de Pombal.
Sempre que vou a Lisboa tento não perder uma voltinha nesta rotunda para não acumular adrenalina que depois me obrigue ir a um parque de diversões andar numa roda qualquer ou numa montanha russa. Duas voltinhas na rotunda e está o dia feito!
Quanto ao facto das rotundas com mais do que uma faixa, como diz o Arnie, deverem dar lugar a semáforos pela eventual dificuldade sentida em circular nelas, então que dizer a rotundas com semáforas, com mais do que duas fixas como a Marquês de Pombal.
Sempre que vou a Lisboa tento não perder uma voltinha nesta rotunda para não acumular adrenalina que depois me obrigue ir a um parque de diversões andar numa roda qualquer ou numa montanha russa. Duas voltinhas na rotunda e está o dia feito!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Boas tardes.
Em primeiro lugar convem esclarecer o seguinte: Se em Portugal, de uma forma geral se circula mal nas rotundas, embora com mais incidencia em determinadas zonas do país, é porque tambem de uma maneira geral se circula mal, ponto.
As regras de circulação nas rotundas são quase identicas em todos os países da Europa e em grande parte deles as rotundas não são cortadas a direito desde a entrada á saída, como em Portugal e os condutores tem consciencia de como devem entrar, circular respeitando as regras de mudança de via como aliás fora das rotundas, e sair das mesmas com sinalização de mudança de via atempada sem cortar a 45ª diagonalmente 1, 2 ou 3 vias desde o centro até á saída conforme a rotunda tenha 2, 3 ou 4.
Já se fizeram algumas experiencias e é certo que se dividirmos o código da estrada em 4 graus de exigencia de conhecimento e for feito um teste teorico e pratico a condutores de todas as idades e experiencia, nos 2 niveis intermédios a taxa de sucesso não vai alem de 17% e 28% no mais elementar.
Verifica-se efectivamente até neste tópico e mesmo nos pdfs do ACP: Confusão e ignorância total entre via e faixa de rodagem, e, esta noção é correspondente ao nivel mais elementar de conhecimento exigivel do código da estrada.
Depois há quem tenha conhecimento preciso destas regras e circule normalmente e alem destes, os que sabendo da ignorancia da maioria, respeitam as regras sem praticar condução defensiva, antes pelo contrario, ofensiva mas denro das regras, aproveitam para se sujeitar propositadamente a acidentes nas rotundas por necessidade de reparações a danos anteriores.
Existem ainda os que não sendo culpados nos acidentes em rotundas, não sabendo como se deve circular nas mesmas, se deixam abusar pelos culpados que conhecem como deve ser feita a participação, porque sabem circular bem mas fazem-no mal. Tenho visto muitas em que tal se nota descaradamente.
As rotundas, são quase sempre uma forma de agilizar a fluidez do tráfico desde que não fiquem entupidas constantemente com acidentes porque as pessoas não circulam de acordo com as regras ou por falta de fiscalização.
Aliás quantos de nós já vimos em Portugal alguem ser multado por deficiente utilização das rotundas? Se eventualmente começarmos a ver, muitos de nós não vão esquecer de injuriar o governo e mais não sei quem por delito de caça á multa, os malandros.
Em primeiro lugar convem esclarecer o seguinte: Se em Portugal, de uma forma geral se circula mal nas rotundas, embora com mais incidencia em determinadas zonas do país, é porque tambem de uma maneira geral se circula mal, ponto.
As regras de circulação nas rotundas são quase identicas em todos os países da Europa e em grande parte deles as rotundas não são cortadas a direito desde a entrada á saída, como em Portugal e os condutores tem consciencia de como devem entrar, circular respeitando as regras de mudança de via como aliás fora das rotundas, e sair das mesmas com sinalização de mudança de via atempada sem cortar a 45ª diagonalmente 1, 2 ou 3 vias desde o centro até á saída conforme a rotunda tenha 2, 3 ou 4.
Já se fizeram algumas experiencias e é certo que se dividirmos o código da estrada em 4 graus de exigencia de conhecimento e for feito um teste teorico e pratico a condutores de todas as idades e experiencia, nos 2 niveis intermédios a taxa de sucesso não vai alem de 17% e 28% no mais elementar.
Verifica-se efectivamente até neste tópico e mesmo nos pdfs do ACP: Confusão e ignorância total entre via e faixa de rodagem, e, esta noção é correspondente ao nivel mais elementar de conhecimento exigivel do código da estrada.
Depois há quem tenha conhecimento preciso destas regras e circule normalmente e alem destes, os que sabendo da ignorancia da maioria, respeitam as regras sem praticar condução defensiva, antes pelo contrario, ofensiva mas denro das regras, aproveitam para se sujeitar propositadamente a acidentes nas rotundas por necessidade de reparações a danos anteriores.
Existem ainda os que não sendo culpados nos acidentes em rotundas, não sabendo como se deve circular nas mesmas, se deixam abusar pelos culpados que conhecem como deve ser feita a participação, porque sabem circular bem mas fazem-no mal. Tenho visto muitas em que tal se nota descaradamente.
As rotundas, são quase sempre uma forma de agilizar a fluidez do tráfico desde que não fiquem entupidas constantemente com acidentes porque as pessoas não circulam de acordo com as regras ou por falta de fiscalização.
Aliás quantos de nós já vimos em Portugal alguem ser multado por deficiente utilização das rotundas? Se eventualmente começarmos a ver, muitos de nós não vão esquecer de injuriar o governo e mais não sei quem por delito de caça á multa, os malandros.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Porque estou com pouco tempo, ainda não vi os linkes que inseriste e que vou ver mais tarde. Antes de mais o que penso sobre a circulação em rotundas é que o Código da Estrada devia ser alterado, e retirar a prioridade a quem circula na faixa da Direita e não sai na 1ª. saída, se a via de saída contem mais que uma faixa, o condutor que circula pela faixa de fora se não sair, deve perder a prioridade para o condutor que circule na 2ª. faixa da rotunda e queira sair para a 2ª. faixa da via que quer tomar.Por uma questão de lógica quem está a mudar de direção é o condutor que circula na rotunda e não sai na primeira saída.
Cumprimentos e BN
Cumprimentos e BN
Que nunca por vencidos se conheçam
[off-topic] - Rotundas
Deixo aqui um artido de 4 paginas, que saiu na revista do ACP de Setembro deste ano onde se fala da circulação rodoviaria nas rotundas.
Pessoalmente acho que as rotundas são uma maneira muito practica de evitar alguns congestionamentos que os semáforos por vezes provocam mas até tremo quando tenho que entrar numa onde existe mais de 1 faixa.

- Anexos
-
rotundas01.pdf
- (305.63 KiB) Transferido 264 Vezes
-
rotundas02.pdf
- (315.17 KiB) Transferido 206 Vezes
-
rotundas03.pdf
- (283.08 KiB) Transferido 244 Vezes
-
rotundas04.pdf
- (338.21 KiB) Transferido 200 Vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
11 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cisne3, Google [Bot], Mar58, marketisnotefficient, psandrade, TTM62 e 171 visitantes