PIB- o seu calculo
20 mensagens
|Página 1 de 1
Manu Escreveu:Se calhar.
Se a moda pega, cada País passa a apresentar o indicador que mais o favorece.
Não encontrei o link, mas o Chavez já tinha anunciado isso em Novembro ou Outubro.
Com o petróleo a este preço o PIB não dá jeito

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Manu Escreveu:Em França, Sarkozy pediu a uma comissão liderada pelo Nobel Stiglitz, para encontrar outro indicador para avaliar as riquesas dos Países, precisamente pelas limitações do PIB.
http://www.rfi.fr/actubr/articles/117/article_14644.asp
Limitações tipo não conseguir apresentar os números que quer.
Em França, Sarkozy pediu a uma comissão liderada pelo Nobel Stiglitz, para encontrar outro indicador para avaliar as riquesas dos Países, precisamente pelas limitações do PIB.
- Registado: 17/1/2006 20:25
RiscoCalculado Escreveu:Oh Risco, basta ver para o crescimento do PIB dos EUA durante a 2ª Guerra para ver que o que eu estou a dizer é verdade.
Achas que os americanos viveram melhor enquanto durou a guerra?
...
Claro que a distribuição pode nem sempre ser a melhor, e em tempo de guerra, por exemplo, a distribuição pode estar muito "polarizada" para salários de militares e lucros (e salários dos seus empregados) de produtores de material bélico![]()
....
Ou seja... o que eu disse à 3 posts atrás.
Oh Risco, basta ver para o crescimento do PIB dos EUA durante a 2ª Guerra para ver que o que eu estou a dizer é verdade.
...
Claro que a distribuição pode nem sempre ser a melhor, e em tempo de guerra, por exemplo, a distribuição pode estar muito "polarizada" para salários de militares e lucros (e salários dos seus empregados) de produtores de material bélico

....
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
RiscoCalculado Escreveu:Assim se explica como sobe o PIB em tempo de guerra enquanto as populações vivem em piores condições.
É disto que um bom Keynesiano gosta, de brincar com números que nada têm a ver com a realidade.Ou seja... it's just a number.
Lol
Foi exactamente para esclarecer esse tipo de dúvidas que eu recomendei ao best que aprofundasse as três ópticas de cálculo (despesa, rendimento e produto) e constatar como evidentemente os números batem certo (despesa de uns é rendimento de outros) ...
... e como o Produto Nacional Líquido (ou Rendimento Nacional) pode ser calculado
como o somatório de salários, lucros, juros, rendas, ...
Claro que a distribuição pode nem sempre ser a melhor, e em tempo de guerra, por exemplo, a distribuição pode estar muito "polarizada" para salários de militares e lucros (e salários dos seus empregados) de produtores de material bélico ....
Vê por exemplo o link que deixei que passas a perceber melhor:
http://www.fep.up.pt/docentes/moutinho/icicom/teaching/medir_activ_ec.pdf
Oh Risco, basta ver para o crescimento do PIB dos EUA durante a 2ª Guerra para ver que o que eu estou a dizer é verdade.
Branc0 Escreveu:Pode não ter nada a ver mas apetece-me.Pata-Hari Escreveu:PIB = C + I + E + G
C = consumo interno
I = investimento feito pela industria
E = Saldo balança comercial
G = Gastos públicos
Assim se explica como sobe o PIB em tempo de guerra enquanto as populações vivem em piores condições.
É disto que um bom Keynesiano gosta, de brincar com números que nada têm a ver com a realidade.
É isso mesmo , a formula para o Pib crescer é :
2 Novas Pontes sobre o Tejo ( uma para o tgv a outra é para as biclcletas )
1 Linha TGV Lisboa/Porto
1 Linha Alfa pendular Lisboa/Porto
1 linha intercidades lisboa /Porto
10 Novos estádios para o Mundial de Futebol
(...)
o Pib cresce que é um mimo, e para o futuro fica a dívida ...
mas já dizia o "outro" no longo prazo estamos todos mortos.
- Registado: 14/1/2008 0:05
Assim se explica como sobe o PIB em tempo de guerra enquanto as populações vivem em piores condições.
É disto que um bom Keynesiano gosta, de brincar com números que nada têm a ver com a realidade.
Ou seja... it's just a number.
Lol
Foi exactamente para esclarecer esse tipo de dúvidas que eu recomendei ao best que aprofundasse as três ópticas de cálculo (despesa, rendimento e produto) e constatar como evidentemente os números batem certo (despesa de uns é rendimento de outros) ...
... e como o Produto Nacional Líquido (ou Rendimento Nacional) pode ser calculado
como o somatório de salários, lucros, juros, rendas, ...
Claro que a distribuição pode nem sempre ser a melhor, e em tempo de guerra, por exemplo, a distribuição pode estar muito "polarizada" para salários de militares e lucros (e salários dos seus empregados) de produtores de material bélico ....
Vê por exemplo o link que deixei que passas a perceber melhor:
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
tonirai Escreveu:Quico Escreveu:O PIB é calculado em que moeda?
É que se for em dólares, e o dólar desvalorizar relativamente à moeda do país, bem pode o PIB crescer que os salários se podem manter ou até cair...
Ou estou a ver mal?!
Mas para essa análise (salário de um país vs PIB do mesmo), seguramente se calcula na moeda nacional...
Agora para comparação com outros países é que poderá ser transposto noutra moeda.
Acho que o que o Quico queria dizer era que o PIB pode subir enquanto as condições de vida das pessoas na realidade desce.
Mais ou menos o que eu tinha dito antes sobre despesa publica. O Estado gastar dinheiro não é automaticamente sinónimo de melhor qualidade de vida no entanto serve para subir o PIB.
O consumo interno, quando é com recurso a dívida, pode não ser saudável... mas o PIB sobe.
Ou seja... it's just a number.
Quico Escreveu:O PIB é calculado em que moeda?
É que se for em dólares, e o dólar desvalorizar relativamente à moeda do país, bem pode o PIB crescer que os salários se podem manter ou até cair...
Ou estou a ver mal?!
Mas para essa análise (salário de um país vs PIB do mesmo), seguramente se calcula na moeda nacional...
Agora para comparação com outros países é que poderá ser transposto noutra moeda.
Pode não ter nada a ver mas apetece-me.
Pata-Hari Escreveu:PIB = C + I + E + G
C = consumo interno
G = Gastos públicos
O Pib é calculado na moeda nacional , pode é ser depois colocado numa outra moeda para comparações e análises com os restantes paises.
Se o usd desvalorizar esse efeito é sentido no teu salário por via das importações pagas em usd , ganhas poder de compra nos bens importados pelo que o teu rendimento disponivel irá aumentar .
( exemplo dos combustiveis , no entanto quando o usd desvaloriza o preço do crude sobe o que diminui/anula esse efeito è por isso que não nos sobra dinheiro
)
Se o usd desvalorizar esse efeito é sentido no teu salário por via das importações pagas em usd , ganhas poder de compra nos bens importados pelo que o teu rendimento disponivel irá aumentar .
( exemplo dos combustiveis , no entanto quando o usd desvaloriza o preço do crude sobe o que diminui/anula esse efeito è por isso que não nos sobra dinheiro

- Registado: 14/1/2008 0:05
O ideal era comprares um livro para compreenderes as três ópticas de cálculo:
-> Despesa
-> Rendimento
-> Produto
Em alternativa vê por exemplo este link que já uma vez foi aqui colocado no forum
A Pata explicou-te a óptica da despesa que é a mais usualmente utilizada:
PIB = C + I + G + (X - M)
mas por sua vez o PIB é tb o rendimento gerado na economia (com a diferença das amortizações e rendimentos líquidos (recebidos) do exterior), uma vez que a despesa de uns é o rendimento de outros
RN = PIB + RLE - Amort.
e o Rendimento Nacional não é mais que o somatório dos salários, lucros, juros , rendas...
Daí que quando o PIB aumenta o somatório referido tb aumenta. Pode é haver uma má distribuição e o teu salário em particular não aumentar
(mas em agregado aumenta). 
-> Despesa
-> Rendimento
-> Produto
Em alternativa vê por exemplo este link que já uma vez foi aqui colocado no forum
A Pata explicou-te a óptica da despesa que é a mais usualmente utilizada:
PIB = C + I + G + (X - M)
mas por sua vez o PIB é tb o rendimento gerado na economia (com a diferença das amortizações e rendimentos líquidos (recebidos) do exterior), uma vez que a despesa de uns é o rendimento de outros
RN = PIB + RLE - Amort.
e o Rendimento Nacional não é mais que o somatório dos salários, lucros, juros , rendas...
Daí que quando o PIB aumenta o somatório referido tb aumenta. Pode é haver uma má distribuição e o teu salário em particular não aumentar

Editado pela última vez por RiscoCalculado em 10/12/2009 0:59, num total de 1 vez.
bestblandina Escreveu:boas Pata, todos tem o mesmo peso no calculo?
Tonirai, é verdade as vezes esquece-me do google, mas gosto saber diferentes opiniões para a 2 questão
Abraço best

Sobre a 2ª questão, acho que o exemplo da Pata ilustra bem a questão.
Quanto ao peso, penso que sim, pois senão, teriam factores associados na equação.
Pata-Hari Escreveu:PIB = C + I + E + G
C = consumo interno
G = Gastos públicos
Qualquer um destes items pode crescer sem que tu fiques com mais dinheiro no bolso. O meu vizinho pode estar mais rico sem que eu esteja e, no entanto, os dois somados, estamos mais ricos. Se muitos dos meus vizinhos ficarem mais ricos, os preços podem subir por via do aumento da procura sem que o meu ordenado suba.
boas Pata, todos tem o mesmo peso no calculo?
Tonirai, é verdade as vezes esquece-me do google, mas gosto saber diferentes opiniões para a 2 questão
Abraço best
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Best, como eu não saberia explicar com os detalhes e expressões certas, aqui vai uma ajuda:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Produto_interno_bruto
(primeira fonte ao teclar "pib" no google
)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Produto_interno_bruto
(primeira fonte ao teclar "pib" no google

PIB = C + I + E + G
C = consumo interno
G = Gastos públicos
Qualquer um destes items pode crescer sem que tu fiques com mais dinheiro no bolso. O meu vizinho pode estar mais rico sem que eu esteja e, no entanto, os dois somados, estamos mais ricos. Se muitos dos meus vizinhos ficarem mais ricos, os preços podem subir por via do aumento da procura sem que o meu ordenado suba.
C = consumo interno
G = Gastos públicos
PIB- o seu calculo
Muito se fala deste indicador, as minhas perguntas são simples.
Como se calcula o PIB de um pais (de uma forma simples)
Qual a grande melhoria sentida no bolso dos portugueses com o crescimento do PIB, pois lembro-me muitas das vezes o PIB crescer bem e o meu ordenado ficar na mesma e muitas das vezes o preço dos produtos subiam

O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, cisne3, Dc team, Google Adsense [Bot], Goya777, IX Hispana, J.f.vieira, Mar58, marketisnotefficient, TTM62 e 87 visitantes