O FMI devia ter vergonha
Esta noticia é engraçada por 2 motivos:
1º Por termos dinheiro para emprestar ao FMI (o que é mesmo muito cómico)
2º Por o FMI fazer comentários a um País Soberano ( embora seja um baldas )
Quanto a 1ª o Banco de Portugal se tem assim tanto dinheiro podia emprestar era ao Governo Português ou será que não tem as "garantias" suficientes para tal!
o 2º Acho que é mais um aviso do que esta para acontecer se continuarem nesta politica idiota de se gatsra mais do que o que se tem. Ja alguém se perguntou quanto deve cada Portugues ao estrangeiro? Não seria engraçado alguem bater a vossa porta e dizer: o sr. e a sua familia devem 20.000 euros , como vão pagar? Qual seria a reacçao? e que isso pode acontecer.
1º Por termos dinheiro para emprestar ao FMI (o que é mesmo muito cómico)
2º Por o FMI fazer comentários a um País Soberano ( embora seja um baldas )
Quanto a 1ª o Banco de Portugal se tem assim tanto dinheiro podia emprestar era ao Governo Português ou será que não tem as "garantias" suficientes para tal!
o 2º Acho que é mais um aviso do que esta para acontecer se continuarem nesta politica idiota de se gatsra mais do que o que se tem. Ja alguém se perguntou quanto deve cada Portugues ao estrangeiro? Não seria engraçado alguem bater a vossa porta e dizer: o sr. e a sua familia devem 20.000 euros , como vão pagar? Qual seria a reacçao? e que isso pode acontecer.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Re: respostas
JLMF Escreveu:Como diz buffett: O que aprendemos com a história é que as pessoas não aprendem com a história, e acrescento eu, para simplificarmos, entretemo-nos a encontar padrões repetitivos em contextos diferentes e realizamos um copiar colar atlético, sem ajustes e depois aceitamos a fatalidade de forma passiva perdendo a oportunidade maravilhosa de pôr a nosso proveito eeses ciclos que parece que se repetem, mas não, o que mudou e evoluiu foi a nossa experiencia acumulada e numa nova situação temos mais conhecimento, ou deveriamos ter. Engraçado, esta coisa tem tambem a ver com mercado, históricamente, eheheh)
O probema é que a historia encontrou um novo mundo a china. Como reage o mundo ao despertar desta nova potencia economica? Os estados unidos que sempre defenderam a democracia estão nas mãos de um pais que não é democratico. como se explica este facto?
- Registado: 12/6/2009 20:52
Re: respostas
rg7803 Escreveu:olá boa tarde,
quanto a certezas não tenho, embora o tom em que escrevi assim possa ser entendido; é a minha opinião, somente isso, fruto do que leio, vejo, penso e noto quotidianamente na minha actividade social e profissional
temporalmente, apesar de não ser o professor bambo, penso que um cenário deste género tem boas hipoteses de acontecer num horizonte temporal razoavelmente curto; não no tempo dos meus filhos ou netos, mas ainda no meu; em sintese, daqui a 3 ou 4 anos, senão antes
por tudo isto, creio que iremos sofrer bastante brevemente, conforme já referi aqui noutro post, uns tempos atrás; acho um cenário tipo islandia ou equivalente aqui possivel? acho, infelizmente acho; pois quando olho no horizonte vejo um avolumar de sinais fumo muito sombrios, e poucos em tons rosados
quanto ao teu tom jocoso...na boa, uns ficam bem vestidos de fato e gravata, outros de marujo, outros de palhaço, etc
abraço
Ok, valeu o esforço, parcialmente.
Fica mal na foto quando aunciamos certezas e as damos como adquiridas sem a minima explicação.
Evidentemente o mundo até pode acabar amanhã, mas como não tenho a certeza digo que pode, imagino e tento convencer-me de uma série de motivos que podem fazer com que o mundo acabe amanhã. Claro que não é pelo simples facto de encontrar e imaginar esses motivos, que os mesmos ficam legitimados.
E, mais importante, enquanto o mundo dura vou ser realista e tentar encontar um equilibrio analitico e verei que entre hoje e 20 ou 25 anos atrás não há como comparar este nosso "mundo". Somos um grande país e mais actualmente, apesar de tudo.
Quanto á história que se repete e aos ciclos fatais, não acredito. É uma lei fatalista, tipo castigo divino. Para mim deixa de o ser se...(Em engrenagens como o equilibrio biológico, climatologia, etc, ok, pode ser que sim; mas tudo aquilo em que o Homem tem a minima hipotese de meter o bodelho, fica estragado, irremediavelmente e, ainda bem, senão isto era monótono demais.
Como diz buffett: O que aprendemos com a história é que as pessoas não aprendem com a história, e acrescento eu, para simplificarmos, entretemo-nos a encontar padrões repetitivos em contextos diferentes e realizamos um copiar colar atlético, sem ajustes e depois aceitamos a fatalidade de forma passiva perdendo a oportunidade maravilhosa de pôr a nosso proveito eeses ciclos que parece que se repetem, mas não, o que mudou e evoluiu foi a nossa experiencia acumulada e numa nova situação temos mais conhecimento, ou deveriamos ter. Engraçado, esta coisa tem tambem a ver com mercado, históricamente, eheheh)
- Registado: 29/11/2007 4:15
New Killer, espero que recuperes rapidamente dos teus problemas de saúde.
No entanto, nunc gostámos que o Caldeirão servisse para monólogos. Para isso, há os blogs. Criaste um tópico. Houve pessoas que discordaram de ti e que te colocaram perguntas. O mínimo que podes fazer é responder às questões colocadas. Se não o fazes, decididamente que o fórum não será o veículo de comunicação que deves escolher para comunicar.
Um abraço,
Ulisses
No entanto, nunc gostámos que o Caldeirão servisse para monólogos. Para isso, há os blogs. Criaste um tópico. Houve pessoas que discordaram de ti e que te colocaram perguntas. O mínimo que podes fazer é responder às questões colocadas. Se não o fazes, decididamente que o fórum não será o veículo de comunicação que deves escolher para comunicar.
Um abraço,
Ulisses
JLMF Escreveu:Colocada: 3/12/2009 15:21
Citação:
FMI pede "contenção" nos salários da função pública e "cuidado" nos subsídios sociais
e isso é mau? para quem?
Colocada: 3/12/2009 15:41
"Vem dois depois a atacar os Portugueses."
Atacar os Portugueses? Por isto?
"FMI pede "contenção" nos salários da função pública e "cuidado" nos subsídios sociais"?
Tambem não percebo para quem é que este pedido pode ser mau e como pode ser considerado um ataque aso Portugueses.
"É mau para quem ganha os mais baixos salários da Europa e para quem pouco ou nenhum dinheiro tem para viver. É dificil mesmo adivinhar!"
Há! Era uma adivinha.
Mas..., então se o estado fizer o inverso do aconselhado pelo FMI, gastar á toa, vai haver mais dinheiro para os salarios mais baixos?
Adivinha xoxa.
Colocada: 3/12/2009 15:48
OK, então só contribuimos para o FMI quando for a nossa vez de ser ajudados?
Será que eles vão nisso?.
Colocada: 3/12/2009 16:05
New Killer, achas então que os sucessivos Governos portugueses têm sabido melhor gerir o dinheiro do que o FMI?
Colocada: 3/12/2009 16:16
new-killer-star escreveu:
Por que mandar dinheiro para o FMI e deixar os municipios portugueses sem dinheiro?
Para o Governo a crise é realmente uma marolinha e para os Municípios, um Tsunami
Qual a relação entre o "dinheiro" "mandado" para O FMI e o "dinheiro" que faz falta aos municipios?
Colocada: 3/12/2009 16:25
Queria pedir-te um favor Killer.
Explica lá porque usas como fonte de criticas à globalização, FMI, etc sites e autores de orientação comunista?
Também consultas os mesmos sites para aprenderes assuntos relacionados com a bolsa? técnicas de investimento? AT? AF?
Colocada: 3/12/2009 16:34
Quem semeia ventos? estás a referir-te ao excesso de despesa nas autarquias, da administração publica em geral?
Confesso que não estou a perceber muito bem...
Colocada: 3/12/2009 17:48
Já agora, também devemos abandonar a Nato e a União Europeia?
Entre as referidas e as restantes, são mais de uma dezena de questões colocadas ao new-killer-star, por diversos participantes, baseadas em afirmações por ele proferidas e a verdade é que continua a intervir sem responder a nenhuma. Estranho forense. Questiono com direito a lógica de assim proceder para um autor de tópico?
Peço desculpa mas tenho passado uma depressão e custa -me a raciocinar mas acho que as respostas a essas questões não são relevantes, a resposta que todos nós procuramos é se estamos no caminho certo? Isto é se vamos sacrificar alguém por determinados motivos receberemos retornos? A situação mundial está mal eu não quero fugir ao tópico mas politicos que foram eleitos pelos seus povos caso dos USA com o Obama por defender várias ideias vemos agora a defraudar os seus eleitores. Vejo politicos como os nossos que defendiam várias ideias agora mudam de ideias ou as suas ideias t~em que ir para a parteleira. Não encontro solução para a situação mundial dado que os povos pediam mudança e agora os eleitos mudam de ideias. Isto leva a um desanimo geral.
Colocada: 3/12/2009 15:21
Citação:
FMI pede "contenção" nos salários da função pública e "cuidado" nos subsídios sociais
e isso é mau? para quem?
"FMI pede "contenção" nos salários da função pública e "cuidado" nos subsídios sociais"?
Tambem não percebo para quem é que este pedido pode ser mau e como pode ser considerado um ataque aso Portugueses.
"É mau para quem ganha os mais baixos salários da Europa e para quem pouco ou nenhum dinheiro tem para viver. É dificil mesmo adivinhar!"
Há! Era uma adivinha.
Mas..., então se o estado fizer o inverso do aconselhado pelo FMI, gastar á toa, vai haver mais dinheiro para os salarios mais baixos?
Adivinha xoxa.
New Killer, achas então que os sucessivos Governos portugueses têm sabido melhor gerir o dinheiro do que o FMI?
Por que mandar dinheiro para o FMI e deixar os municipios portugueses sem dinheiro?
Para o Governo a crise é realmente uma marolinha e para os Municípios, um Tsunami
Qual a relação entre o "dinheiro" "mandado" para O FMI e o "dinheiro" que faz falta aos municipios?
Explica lá porque usas como fonte de criticas à globalização, FMI, etc sites e autores de orientação comunista?
Também consultas os mesmos sites para aprenderes assuntos relacionados com a bolsa? técnicas de investimento? AT? AF?
Quem semeia ventos? estás a referir-te ao excesso de despesa nas autarquias, da administração publica em geral?
Entre as referidas e as restantes, são mais de uma dezena de questões colocadas ao new-killer-star, por diversos participantes, baseadas em afirmações por ele proferidas e a verdade é que continua a intervir sem responder a nenhuma. Estranho forense. Questiono com direito a lógica de assim proceder para um autor de tópico?
Citação:
e isso é mau? para quem?
Há! Era uma adivinha.
Adivinha xoxa.
respostas
olá boa tarde,
vamos por partes; quanto a melindres não te preocupes, erro tanto ou mais que os restantes frequentadores deste espaço, pelo que se errar só me restará reconhecer que errei e tentar aprender algo com isso; sem problema, as tuas questões são pertinentes
quanto a certezas não tenho, embora o tom em que escrevi assim possa ser entendido; é a minha opinião, somente isso, fruto do que leio, vejo, penso e noto quotidianamente na minha actividade social e profissional
temporalmente, apesar de não ser o professor bambo, penso que um cenário deste género tem boas hipoteses de acontecer num horizonte temporal razoavelmente curto; não no tempo dos meus filhos ou netos, mas ainda no meu; em sintese, daqui a 3 ou 4 anos, senão antes
porquê? tu proprio apontaste algumas das razões: déficite público excessivo, endividamento galopante, capacidade exportadora diminuta, piramide etária fortemente invertida e com tendencia a piorar, desemprego crescente, economia praticamente assente em exclusividade no sector terciario (mas sem grande valor acrescentado, pois falamos de comercio e restauração no essencial), pessima gestão recursos quer do poder local quer central, corrupção quase generalizada, relações quase incestuosas entre poder politico e grandes empresas em que os proveitos cabem sempre a uma parte e os custos a outra, etc
por tudo isto, creio que iremos sofrer bastante brevemente, conforme já referi aqui noutro post, uns tempos atrás; acho um cenário tipo islandia ou equivalente aqui possivel? acho, infelizmente acho; pois quando olho no horizonte vejo um avolumar de sinais fumo muito sombrios, e poucos em tons rosados
quanto ao teu tom jocoso...na boa, uns ficam bem vestidos de fato e gravata, outros de marujo, outros de palhaço, etc
abraço
vamos por partes; quanto a melindres não te preocupes, erro tanto ou mais que os restantes frequentadores deste espaço, pelo que se errar só me restará reconhecer que errei e tentar aprender algo com isso; sem problema, as tuas questões são pertinentes
porquê? tu proprio apontaste algumas das razões: déficite público excessivo, endividamento galopante, capacidade exportadora diminuta, piramide etária fortemente invertida e com tendencia a piorar, desemprego crescente, economia praticamente assente em exclusividade no sector terciario (mas sem grande valor acrescentado, pois falamos de comercio e restauração no essencial), pessima gestão recursos quer do poder local quer central, corrupção quase generalizada, relações quase incestuosas entre poder politico e grandes empresas em que os proveitos cabem sempre a uma parte e os custos a outra, etc
abraço
pois o problema são os comunistas, qual é a acção do FMI sobre a china para a valorização da sua moeda, eles não ligam, eles têm um superavit da sua balança comercial, qual a garantia que a europa tem de os EUA não virarem para o comunismo e não fazerem o que o fmi acha, portugal e quem emprestou o dinheiro ao fmi não têm garantias de retorno. Portugal é demasiado pequeno para embarcar em tais empréstimos e sem garantias.
Re: já agora acrescento...
rg7803 Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:new killer e já vou, não podemos ter memória curta e esquecer do papel essencial que o FMI teve num dos períodos mais críticos do nosso país.
Um abraço,
Ulisses
...e que brevemente terá, novamente (é curioso como a história se repete, em ciclos)!
Brevemente terá? quando? de certeza? porquê?
Paralelismo com a época passada, apesar de escudo/euro? Déficite público excessivo? Balança de pagamentos?
Como vê tenho imensas dúvidas. Espero que não fique melindrado por oportunamante aproveitar a presença de ilustre homem de certezas, tentado esclarece-las.
new-killer-star Escreveu:Eu não sou de orientação comunista mas quando se semeia ventos colhem -se tempestades. E é isso que está a acontecer a Portugal.
- Registado: 3/6/2008 14:11
já agora acrescento...
Ulisses Pereira Escreveu:new killer e já vou, não podemos ter memória curta e esquecer do papel essencial que o FMI teve num dos períodos mais críticos do nosso país.
Um abraço,
Ulisses
...e que brevemente terá, novamente (é curioso como a história se repete, em ciclos)!
new-killer-star Escreveu:Aqui fica um exemplo da acção do FMI.
http://www.midiaindependente.org/pt/blu ... 7374.shtml
Obrigado.
teria que ir ao bau
Este empréstimo, em termos de contabilidade nacional, afecta a Balança de Pagamentos através de saida de divisas ou como se trata de um empre´stimo do BP não afecta nada, ou seja, só é reflectido nas contas do BP?
- Registado: 29/11/2007 3:01
Aqui fica um exemplo da acção do FMI.
new-killer-star Escreveu:Por que mandar dinheiro para o FMI e deixar os municipios portugueses sem dinheiro?
Por outro lado, aprofundar um pouco os conhecimentos acerca do FMI, que como foi afirmado, já nos valeu como país em dificuldades, não seria despropositado e, depois sim, se houver criticas a fazer serão fundamentadas, argumentadas, com possibilidade de debate amarrado a factos e circunstancias, passadas presentes e eventualmente futuras.
Por agora, e visto o conhecimento demonstrado, oposto á quantidade, mas sem qualidade, critica, talvez porque não começar suavemente com leitura acessivel?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundo_Mone ... ernacional
Já agora killer aceita a sugestão, dá uma vista de olhos neste link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Internatio ... etary_Fund
Antes de criticarmos acho que devemos ter uma ideia do que aquilo é e para que serve.
http://en.wikipedia.org/wiki/Internatio ... etary_Fund
Antes de criticarmos acho que devemos ter uma ideia do que aquilo é e para que serve.
O problema é que o FMI é um buraco que não se sabe como gasta o dinheiro e depois quem sofre é a população.Quando se pede dinheiro ao FMI eles "dizem "não deias peixe mas ensina -o a pescar", mas quando se trata do FMI vir buscar dinheiro ele não sabe pescar mas está a engordar outros.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PXYC e 25 visitantes