Livro - O mundo é curvo
8 mensagens
|Página 1 de 1
Não conhecia o livro,
pesquisei no google e parece interessante.
Aqui fica o prólogo:
http://www.presenca.pt/files//products/Exc10400037.pdf
pesquisei no google e parece interessante.
Aqui fica o prólogo:
http://www.presenca.pt/files//products/Exc10400037.pdf
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
Branc0 Escreveu:O melhor exemplo é a razão (primeira) da gravidade da actual crise (do subprime) em que uma série de contínua de descontinuidades imprevistas, incertezas nos bloqueiam o horizonte.
Talvez tenham sido imprevistas para o autor do livro, para outros não foram.Acho que hoje todos concordamos que essa foi a causa primeira para a crise do crédito que vivemos (2007/2008).
Não, não concordamos.
ok.
Mas numa coisa tens que concordar, o pessoal que meteu dinheiro em certos produtos financeiros não previu o que iria a acontecer, certo? caso contrário não teriam tido os problemas financeiros que tiveram (para não falar nas instituições que foram à falência, etc., etc..)
mas não vale a pena alongar esta conversa, já vi que discordamos em aspectos fulcrais. De qualquer forma acho que é sempre bom ler, principalmente quando não concordamos com o que lemos.
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
O melhor exemplo é a razão (primeira) da gravidade da actual crise (do subprime) em que uma série de contínua de descontinuidades imprevistas, incertezas nos bloqueiam o horizonte.
Talvez tenham sido imprevistas para o autor do livro, para outros não foram.
Acho que hoje todos concordamos que essa foi a causa primeira para a crise do crédito que vivemos (2007/2008).
Não, não concordamos.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Re: Livro - O mundo é curvo
Branc0 Escreveu:cannot Escreveu:A questão é mesmo essa, acham mesmo que o mundo é plano? A mim parece-me que esta crise é a prova que de plano os mercado globais têm pouco e foi exactamente por se achar isso que isto aconteceu.
Se deixarmos de falar em metáforas se calhar percebia melhor.
Entendo por plano que cada vez mais pessoas têm acesso aos mercados e à informação em tempo real (se compararmos com 2 ou 3 décadas atrás). Nesse sentido o mundo está de facto mais plano e não acho que seja isso que tenha causado a crise (como é obvio para quem me conhece/lê).
ok, tem razão, vou tentar num parágrafo resumir melhor a ideia. Mas vou continuar com metáforas

O livro de Friedman (o mundo é plano) é óptimo e descreve a globalização centrando a questão nas cadeias de abastecimento global de bens e serviços e em como a era digital veio encurtar essas distâncias. A questão é que a transposição disto para o mundo financeiro não é directa e linear. O melhor exemplo é a razão (primeira) da gravidade da actual crise (do subprime) em que uma série de contínua de descontinuidades imprevistas, incertezas nos bloqueiam o horizonte. No mundo financeiro é difícil ver para além do horizonte, a visão de cada um é limitada e cheia de incertezas. Acho que hoje todos concordamos que essa foi a causa primeira para a crise do crédito que vivemos (2007/2008).
Para perceberem melhor terão que ler os livros. Podem começar pelo do Friedman e depois ler o do Smick.
Abraço
cannot Escreveu:A questão é mesmo essa, acham mesmo que o mundo é plano? A mim parece-me que esta crise é a prova que de plano os mercado globais têm pouco e foi exactamente por se achar isso que isto aconteceu.
Se deixarmos de falar em metáforas se calhar percebia melhor.
Entendo por plano que cada vez mais pessoas têm acesso aos mercados e à informação em tempo real (se compararmos com 2 ou 3 décadas atrás). Nesse sentido o mundo está de facto mais plano e não acho que seja isso que tenha causado a crise (como é obvio para quem me conhece/lê).
Be Galt. Wear the message!
LTCM Escreveu:cannot Escreveu:Acabei de escrever um comentário, algo indignado, acerca de um artigo de jornal num outro tópico. Isso despertou em mim a necessidade de partilhar este livro convosco. Não é que esteja directamente relacionado com o que no artigo se escrevia, mas penso que seja um dos livros mais interessantes escritos nesta época tão conturbada. pelo menos aprendemos alguma coisa com ele. É sem dúvida o livro mais interessante que li sobre os mercados globais, consequências e as dificuldade que estamos a viver.
"O mundo é curvo", David M. Smick (presença)
Abraço
O Mundo é Plano - Uma história breve do século XXI
de Thomas L. Friedman."Como é que um país se desenvolve?" é um dos tópicos abordados por Thomas Friedman, um reconhecido jornalista norte-americano, que resume esta obra como uma breve história do século XXI. "Como o mundo tornou-se plano";
"A América e o Mundo Plano"; "Os países em vias de desenvolvimento e o Mundo Plano"; "Empresas e o Mundo Plano"; "Geopolítica e o Mundo Plano" e "Conclusão: imaginação"
Existem para todos os gostos
A questão é mesmo essa, acham mesmo que o mundo é plano? A mim parece-me que esta crise é a prova que de plano os mercado globais têm pouco e foi exactamente por se achar isso que isto aconteceu.
abraço
cannot Escreveu:Acabei de escrever um comentário, algo indignado, acerca de um artigo de jornal num outro tópico. Isso despertou em mim a necessidade de partilhar este livro convosco. Não é que esteja directamente relacionado com o que no artigo se escrevia, mas penso que seja um dos livros mais interessantes escritos nesta época tão conturbada. pelo menos aprendemos alguma coisa com ele. É sem dúvida o livro mais interessante que li sobre os mercados globais, consequências e as dificuldade que estamos a viver.
Abraço
O Mundo é Plano - Uma história breve do século XXI
de Thomas L. Friedman.
"Como é que um país se desenvolve?" é um dos tópicos abordados por Thomas Friedman, um reconhecido jornalista norte-americano, que resume esta obra como uma breve história do século XXI. "Como o mundo tornou-se plano";
"A América e o Mundo Plano"; "Os países em vias de desenvolvimento e o Mundo Plano"; "Empresas e o Mundo Plano"; "Geopolítica e o Mundo Plano" e "Conclusão: imaginação"
Existem para todos os gostos

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Livro - O mundo é curvo
Acabei de escrever um comentário, algo indignado, acerca de um artigo de jornal num outro tópico. Isso despertou em mim a necessidade de partilhar este livro convosco. Não é que esteja directamente relacionado com o que no artigo se escrevia, mas penso que seja um dos livros mais interessantes escritos nesta época tão conturbada. pelo menos aprendemos alguma coisa com ele. É sem dúvida o livro mais interessante que li sobre os mercados globais, consequências e as dificuldade que estamos a viver.
Abraço
Abraço
8 mensagens
|Página 1 de 1