Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investir a longo prazo com AT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Valete » 19/11/2009 17:12

Sem dúvida. Importante é escolher algo com um gráfico de aspecto dócil e domesticável - forte liquidez ajuda - e escalas temporais adequadas.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por caiadoferrao » 19/11/2009 17:00

Obrigado pelo tópico, Elias.

Este tópico que o Bala criou não responde à questão do uso da AT no longo prazo?

Registado: 23/12/2008 13:55

Re: Investir a longo prazo com AT

por LTCM » 19/11/2009 16:27

Elias Escreveu:É possível usar a AT para identificar oportunidades de longo prazo, nomeadamente ignorando os movimentos correctivos de curto prazo e olhando essencialmente para a "tendência-mãe", eventualmente com o auxílio de indicadores de longo prazo (médias móveis elevadas, por exemplo).

Gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre este assunto.

É possível com AT, médias de escalas temporais longas (Ou outros indicadores de momentum de longo prazo, ou máximos de x sessões, ou...), negociar o longo prazo.

Não se consegue é rentabilidades de 300% ao mês como é habitual.

Contudo, quando comparado com o índice de referência o risco é substancialmente menor e a rentabilidade muito similar.

Depois podemos complicar, filtros de volatilidade, força relativa, alavancagem, é só escolher ou acrescentar.

É uma estratégia muito simples de testar no MS, ou algo mais sofisticado, com bons resultados essencialmente em índices.

Existem vários exemplos na NET sobre o assunto.

Conclusion:
All tested iterations of this moving average crossover method handily outperform a passive BAH strategy during the fifteen-year test period, a period which includes a great bull market, a devastating bear market, and trendless periods.

All combinations produce profitable results.

Some combinations produce significantly better returns than the BAH strategy.

All tests produce a less volatile equity curve with smaller drawdowns than buying and holding for the period.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Elias » 19/11/2009 15:24

Já lá tens o gráfico. Agora vamos voltar ao tema do tópico.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Conquistador » 19/11/2009 15:23

Elias Escreveu:
Conquistador Escreveu:PS: Não te esqueças de ires actualizando o tópico da Volkswagen, a malta agradece :P

suponho que te referes à malta dos shorts :mrgreen:

E dos longos também, quando chegar aos €80 :wink:

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por Elias » 19/11/2009 15:18

Conquistador Escreveu:PS: Não te esqueças de ires actualizando o tópico da Volkswagen, a malta agradece :P

suponho que te referes à malta dos shorts :mrgreen:

por Conquistador » 19/11/2009 15:16

Grande Elias, excelente tópico.
É precisamente isto que eu faço, utilizo aquilo a que chamo ATR(análise técnica rudimentar, já que os meus conhecimentos não dão para mais :oops: ),investindo a longo prazo, normalmente em fundos de investimento.
Dou de barato as oscilações diárias e até semanais, que dado o meu perfil e objectivos de investimento, pouco ou nada se alteram com essas oscilações.
Utilizo a minha ATR fundamentalmente para definir a tendência dominante, não analiso gráficos com menos de 6 meses.
A minha experiência nos mercados é ainda muito curta,e como costumo dizer, a minha apredizagem tem sido feita "à bruta".
Entrei nos mercados em Dezembro de 2007, ou seja, possivelmente na pior altura dos últimos 90 ou 100 anos.
Trabalho essencialmente com as bases da AT, apenas resistências, suportes e LTs, definindo pontos razoáveis de entrada e saída numa perspectiva de longo prazo.

Grande abraço,

PS: Não te esqueças de ires actualizando o tópico da Volkswagen, a malta agradece :P

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por bestbland » 19/11/2009 15:06

boas Elias
A minha opinião é que talvez com a analise tecnica consigamos uma entrada mais cedo do que se utilizarmos uma analise fudamental.
Uma boa analise seria juntado as duas
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

Investir a longo prazo com AT

por Elias » 19/11/2009 14:46

Quando ouvimos falar em investir a longo prazo, geralmente a escolha das acções é feita com base em AF.

Quando ouvimos falar de investir com AT, geralmente o horizonte temporal do investimento é relativamente curto (no máximo alguns meses).

No entanto, parece-me que também é possível usar a AT para identificar oportunidades de longo prazo, nomeadamente ignorando os movimentos correctivos de curto prazo e olhando essencialmente para a "tendência-mãe", eventualmente com o auxílio de indicadores de longo prazo (médias móveis elevadas, por exemplo).

Gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre este assunto.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carrancho_, fred2008 , Google Adsense [Bot], latbal, m-m, marketisnotefficient, nunorpsilva, PMP69, Santanderes, silva_39 e 565 visitantes